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Deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. AlexS says:

    Claro que não. Deve adoptar o que for melhor para a missão.

      • AlexS says:

        Onde estão os veiculos blindados de combate eletricos? os camiões pesados ou médios eletricos, os jipes eletricos, os veiculos dos bombeiros eletricos – e o desastre que seria combater um incêndio com baterias de litio e o fogo atingir o veiculo…

        E sem falar do preço.

        E para o final. Ninguém percebe o clima é demasiado complexo de entender e não há provas cientificas algumas que entendam. Enquanto não conseguirem explicar a variações climáticas passadas não conseguem explicar as presentes.

    • Miguel says:

      Obviamente…

  2. Sergio J says:

    A transição deve evolutiva e não revolucionária. É preciso fazer uma migração gradual, dar tempo que se crie naturalmente condições para que se faça sem sobressaltos. Acredito que no futuro teremos condições de gerar e transportar toda essa energia, mas não estamos nesse ponto agora. De forma simples, não vale a pena meter a carroça a frente dos bois.
    O estado deve dar o exemplo. Fazer uma transição sensata e serena.

  3. GatoXico says:

    Não. Devem manter os que já têm, que ainda estão muito actuais e em muito boas condições.

  4. Há Cada Gajo says:

    Claro que não. São mais caros, e quem paga são sempre os mesmos. E depois são elétricos, aquele mundo em que o homem está ao serviço do carro e não o contrário…

  5. PoisPois says:

    Acho que toda a classe política (Governo e Presidente) devia andar/ter/viajar de VE (pago pelo bolso deles), de comboio, bicicleta, etc…, ou seja, tudo o que gaste gasóleo e gasolina (Ex: avião) seria expressamente proibido de usarem.
    O exemplo vem de cima.

  6. João Carlos says:

    Falta aí a opção “deviam andar de transportes públicos”

    • PN says:

      Concordo, deviam dar o exemplo.

    • Rui says:

      É isto mesmo. Passe gratuito para todos, querem carro paguem que eu faço o mesmo.

    • pp24x7 says:

      Errado, acho que devem andar em carros particulares e com todas as comodidades e regalias que um cargo soberano de lidearança de uma nação lhes confere.
      Alias, ate acho que os politicos ganham pouco.
      Deveriam ganhar mto mais sabes pq? Porque os lideres competentes nao tem interesse em politica pois tem muito mais beneficios se trabalharem no setor privado, ou seja, os que ficam com a politica, sao em regra geral os menos competentes e os menos capazes pois os verdadeiramente bons não têm qualquer moticação para este folclore

      • GM says:

        Pensamento errado. Mesmo que os vencimentos dos políticos fossem o quíntuplo, seriam os mesmos a estarem na dança das cadeiras, pois para eles é a profissão deles. Vê o PM, há quantos anos é “político/governante”? Pois, mais do que deveria.

        • Yamahia says:

          Deve ser por isso que o Pavilhão Meo Arena foi vendido ao genro do Cavaco por uma bagatela.

        • Pp24x7 says:

          E porquê? Porque o universos de interessados em serem bons politicos é reduzido. Os bons profissionais estão no privado a liderar grandes empresas e com salarios muito mais atrativos.

          • GM says:

            O problema está em ver a função de político/governante, não como profissão, mas sim como missão. Temporária. Faz um mandato e vai à sua vida, e vem outro com o mesmo lema. Mas não é o que se tem visto desde há quase 50 anos.

  7. GM says:

    Concordo com o comentário do AlexS. Devria ser adoptados o que for mais conveniente para a situação. Viaturas eléctricas dentro das cidades, veículos a combustão fora.
    Deveria o Governo, sim, e uma vez que espetou tantos impostos numa empresa como a EFACEC, pedir o retorno na forma de desenvolvimento de tecnologias nacionais no que respeita a baterias para VE’s, e refiro-me a VE’s e não automóveis, uma vez que temos uma boa reserva de matéria prima para baterias, sobretudo lítio, e aproveitando também o know-how que a empresa já tem em matéria de carregadores e outras tecnologias. Mas não, este Governo não tem esse rasgo de inteligência. Há quem se queira livrar da EFACE a todo o custo, eu creio que uma vez que se enterrou o montante já dispendido, e que se continua alegadamente a subsidiar, há que obter o retorno, e incentivar à criação deste “cluster”, com o envolvimento também do CEIIA e outras empresas do sector automóvel.

  8. Yamahia says:

    Votei sim que é para saberem o que custa a vida.
    Isto de andarem a 200 nas AE tem q acabar. De elektros tinham que andar pianinho como os outros e fazer uns pic-nic’s pelo caminho e é se não querem andar a pé.

    • AlexS says:

      És tu que os pagas e os EV deles , não são eles. E podem bem andar a mais de 200, o alcance é que não será grande coisa para muitos deles.

      • Yamahia says:

        Um i4 ainda faz 114 kms a uma media de 150 kms/h. A 200 kms hora ainda deve dar para 50 kms. Pelo menos para ir comer a um choco frito a Setúbal deve dar. Depois regressam no dia seguinte.

    • Segna says:

      Não penses que eles fossem adquirir Nissan leaf’s… deviam era de andar de transportes públicos ou de veículos próprios às suas custas para assim serem respeitados mas nem isso eles são capazes de fazer.

  9. O casebre feudal says:

    O governo português devia era parar de tomar banho de sol e jantaradas e travar um plano que não seja só dar de comer aos acionistas da EDP e TAP.

    Isto significa conseguir produção de VE e componentes como baterias, chips, etc em Portugal, assim como painéis solares. Trazer riqueza ao país, não pobreza como é costume…

  10. Hugo says:

    Sim, todos os novos veículos devem ser eléctricos ou, em alternativa, andarem de transportes públicos – se não é o Governo a dar o exemplo, é normal que a maioria coloque as medidas em causa.

  11. freakonaleash says:

    Eu pensei de imediato nas viaturas de representação para deslocação de governantes, logo sim. Até porque em determinadas gamas altas já começa a haver uma certa paridade de preços. Quanto menos ICE nas estradas melhor!

  12. gFan says:

    O estado deveria de andar em transportes públicos.

  13. Joaocesar says:

    alterações climaticas a farsa e a manipulação como enganar os povos.

  14. Entusiasta says:

    Para mim a resposta é simples e nada tem a ver com a questão ideológica de ser a favor ou contra eléctricos (nunca conduzi um sequer).

    É apenas uma questão de princípio, que muito falta aos sucessivos governos (maioritariamente) socialistas que ficam sempre presos no politicamente correcto e no populismo bacoco.

    Se for mais barato ao Estado comprar e manter VEs, incluindo o custo de compra de energia, e a compra de veículos em maior número a distribuir por todo o país para que os funcionários se possam deslocar sem ter de pernoitar e perder dias de trabalho, então força. Caso contrário não.

  15. Anónimo says:

    Sim. O estado tem que dar o exemplo.

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