Desconto para carros elétricos nas ex-SCUT não arranca (por agora)
Tal como já informamos, as portagens nas ex-SCUT baixar vão baixar de preço já a partir de 1 de julho. O novo modelo de redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços foi aprovado em Conselho de Ministros e já está em Diário da República.
Os carros elétricos iam ter 75% de redução, mas tal medida ainda não vai avançar por agora devido a questões técnicas.
Desconto para elétricos nas ex-SCUT não avança por questões técnicas
A implementação do regime de descontos previsto para veículos elétricos e não poluentes nas ex-scut implicará a adoção de um conjunto significativo de medidas de operacionalização técnica que impedem que a medida possa entrar em vigor no dia 1 de julho de 2021, cuja regulamentação será oportunamente implementada através de portaria, pode ler-se no DR.
De relembrar que o Governo aprovou a Portaria que institui o novo modelo de redução de 50% do valor das taxas de portagens em cada passagem nos lanços e sublanços das seguintes autoestradas: A22-Algarve; A23 – IP; A23 – Beira Interior; A24-Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; A28 – Norte Litoral; Concessões do Grande Porto (A41, A42) e de Costa da Prata.
Para as autoestradas A4 - Túnel do Marão, A4 - Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 - Atalaia (A23)/Coimbra Sul e A13-1, a portaria assinada pelo primeiro-ministro prevê ainda "um regime de desconto de quantidade" para as classes 1 e 2, em função da frequência de utilização, e "um regime de modulação do valor de taxas de portagens para veículos das classes 2, 3 e 4 afetos ao transporte rodoviário de mercadorias e de passageiros".
No caso dos veículos elétricos e não poluentes a redução é de 75%.
Os descontos nas portagens das ex-scut foram propostos pelo grupo parlamentar do PSD. Apesar de ter gerado alguma polémica sobre a constitucionalidade da medida, em abril o gabinete jurídico do primeiro-ministro considerou que era legal e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, comprometeu-se a cumprir a redução das portagens, apesar da oposição do Executivo.
Este artigo tem mais de um ano
Então mas…!!?
questões técnicas….
estes informáticos são uns incompetentes.. sempre a dificultar a vida ao cOsta!
não tem nada a ver com questões técnicas, já existe leitura de matriculas, pela matricula facilmente consegues classificar se é um EV ou não, em 1 dia qualquer cepo faz isso em SQL, problema é mesmo falta de vontade uma vez que os EVs estão a crescer e em breve vamos assistir a uma mudança das regras do jogo 🙂
Não percebeste a ironia…
Quem tem um carro elétrico tem poder de compra acima da média e ainda leva com desconto?
Tá bem é justo….
Pior, muitos com eléctrio ainda têm um segundo carro a gasolina ou diesel.
Claro dha
Viagens longas e mais rápido
E o carrinho a pilhas deve estragar menos o alcatrão que os outros…
Plenamente de acordo. Não devem ter porque os custos que são devidos ao concessionário devem ser proporcionais ao desgaste causado. O desgaste é diretamente proporcional ao peso do veículo, como tal um VE até deveria pagar mais, mas nem vale a pena entrar por aí. Agora um VE pagar menos trata-se de subsidiação de um tipo de carro e não deve ser feita.
Tás aqui tás a dizer que os gordos deviam pagar mais portagens ! LOL
e os gordos deveriam pagar mais nos avioes..ou autocarros…ou comboios…etc
Quem tem dinheiro com um carrinho electrico, se possivel um tesla para depois ter descontos e estacionamento gratuitos.
O zé povinho compra um charuto que o dinheiro não dá para mais, não leva descontos e ainda tem de pagar uma barbaridade pelo combustível para se andar a sustentar malandros e apoios aos carros electricos para os quais não tem dinheiro.
Quem se lixa é sempre o mexilhão.
Desconto? Então mas qual a diferença de um carro elétrico vs combustão nas autoestradas? Combustão, gasta a estrada, em caso de acidente suja e polui a estrada. Ora um elétrico gasta a estrada, em caso de acidente suja e polui estrada assim um a combustão! Vamos todos cagar para carros a combustão e comprar eletrico. Sera que o desconto entra em vigor na mesma?…. Sinceramente.
era precisamente o que eu ia comentar, não vejo porquê que teria de haver diferenciação entre motorizações, daqui a pouco vão lembrar-se de cobrar taxas de portagem em função da cavalagem do motor, não?! que tristes, viva a igualdade neste país!
Concordo consigo, pois o eléctrico desgasta o piso da mesma maneira que o veículo a combustão, e até para ser justo, quanto mais largo o pneus e mais pesado a viatura, mais desgaste.
Logo, não faz sentido por os EV a pagar menos. tem de ser igual pois estamos a pagar o desgaste e manutenção da via, e os EV não tem vantagens sobre a combustão.
A diferenca é que um eletrico polui muito menos…
Há que comecar a olhar pelo nosso futuro e nao condenar os nossos descendentes por causa dos nossos bolsos.
E depois vives no carrinho ou comes calhaus?
‘e melhor isso do que os nossos descendentes nao poderem viver de jeito agum
O prémio de o eléctrico poluir muito menos é não pagar imposto especial de consumo sobre a energia. Pelo uso da auto estrada deve pagar como os outros ou mais ainda, na proporção do peso.
Um ICE desgasta a estrada faz poluição sonoro (bastante relevante para quem mora ao lado de uma AE) polui o meio ambiente e ainda os pulmões do pessoal, um eletrico é silecioso não polui o meio ambiente (pelo menos nas autoestradas pode até poluir onde se fazem as baterias ou onde se gera a eletrecidade mas sao zonas afastadas das cidade e é uma poluiçao num local portanto pode ser controlada) e também não rebenta com os pulmões do pessoal que nos ultimos anos o numero de miudos que vivem em cidade e têm problemas respiratorios tem crescido exponencialmente. Queres mais ou achas que está bom por aqui? Se o país se quer desenvolver tem que haver estes insentivos se não daqui a 40 anos olhamos para nós e olhamos para os paises nordicos e pergutamos como é que isto aconteceu dps lá aparecem aqueles post no facebook:
Noruega: 10 de eletrecidade para abastecer o carro sem paineis solares / ordenado minimo 3000
Portugal: 70 para abastecer a gasolina / ordenado minimo 600
A hipocrisia daqueles que apelam à não discriminação do que quer que seja ou de quem quer que seja…mas só no que convém.
Aposto que os descontos de 50% é só se se usar todos os dias
De acordo, ou a partir de x passagens.
Abstendo-me eu da luta pelo carro a combustão vs elétrico, porque atualmente ainda me dá muito prazer conduzir carro a gasolina, a minha maior questão prende-se com o seguinte… tendo o valor das portagens o (suposto) objetivo de ajudar os custos de manutenção das mesmas… O desgaste causado pelo meu carro a gasolina não é semelhante ao causado por um EV ?
Então eu pago a mesma portagem quer vá de mota, quer vá de carro, e estes marmanjos com um EV teriam uma redução ainda maior ? Incompreensível sinceramente … E isto, nada compra os EVs, poderão ser o futuro, mas para mim, com o longo tempo atualmente de carregamento são um grande não.
Mas um carrinho a combustão está a desgastar a estrada e o meio ambiente e o eletrico enquanto vai a passar na AE só vai a desgatar a estrada
e já agr também desgasta os pulmões do pessoal
Sim, porque o carro elétrico não polui nada… Vai ver como é feita a exploração de lítio e o fabrico de baterias e, já agora, pesquisa a longevidade das mesmas.
Os carros elétricos vão ser um fenómeno de passagem até se desenvolver algo melhor, ou outro tipo de bateria mais amiga do ambiente.
Sim mas isso polui num só local que pode perfeitamente ser controlado, o que não pode ser controlado são carros por todo o mundo porque não podes pôr uma arvore em cada carro.
Claro concordo perfeitamente com os anos vão aparecer baterias muito melhores que as atuais, os ICE tem mais de 100 anos de desenvolvimento os eletricos têm meia duzia
Pelo meio ambiente o eléctrico já tem o prémio de não pagar imposto especial de consumo pela energia que consome, ao contrário do que acontece com os combustíveis.
O meu carro a GPL ri-se do verdismo ambiental proveniente de ter um EV.
Sabes que se comparares carros recentes GPL é mais poluente que diesel e gasolina? E que nunca mais menos poluente que gasolina?
Não sei onde foram tirar que GPL era pouco poluente.
eu não sei onde é que foste tirar que o gpl era mais poluente ahah é que nem perto amigo ahah
Vai comparar as emissões por km percorrido.
Esquecem-se que gpl precisa de gastar mais combustivel para fazer kms. Comparem carros com mesma cilindradas para ver a realidade.
Tens aqui os dados neste link, renault captur 1.0 100cv a gasolina 133 g/km (CO2 emissions WLTP), mesmo carros mesmo motor mas a GPL 119 g/km (CO2 emissions WLTP), não sei de onde foste tirar essa ideia absurda
https://www.auto-data.net/en/renault-captur-ii-generation-7244
Para quando comparticipação nos serviços mecânicos do meu tesla ? E dedução no irs das ecologicas TVs OLED ? Estou a ajudar a salvar o mundo – Paguem-me !
Espera sentado para não te cansares