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De novo o IUC! Carros do Estado estão isentos do imposto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. O que sera, sera says:

    Mais nada…. o governo a roubar ao povo olhando na cara dos coitados a rir hahaha

    Opa…. Portugal que nao acorde que vai cair numa miseria grande! O que nao falta sao Americanos, Ingleses, Alemaes, etc. a virem para Portugal com mais dinheiro e gozar uma boa vida dado quase de graca pelo governo portugues enquanto que o portugues trabalha para os estrangeiros, as tias de cascais e os primos de cascais e estoril….

    Zimbora que fazer a diferenca so no cafe e social media 🙂

  2. Anastacio Vitorino says:

    Obvio que estão isentos, faria algum sentido pagar um imposto com o dinheiro dos contribuintes?

    • Mançebos says:

      Fazia sentido não terem nada tal como nós e pagarem eles do ordenado

      • Zé Fonseca A. says:

        Claro, lá está o tuga a nivelar tudo pela mediocridade, eu tenho carro da empresa e como eu muitos milhares de tugas, é normal o estado ter veículos de serviço

        • GM says:

          Mais normal seria dar o exemplo. O bom, claro.

          • Zé Fonseca A. says:

            dar o exemplo como? deixar de ter carros de serviço quando efectivamente são precisos ou passar a pagar impostos que vão parar ao proprio bolso?

          • GM says:

            Necessitando de viaturas de serviço, e exigindo aos cidadãos/contribuintes/ proprietários de viaturas, no caso em apreço as mais antigas, substituindo-as por viaturas mais recentes, “amigas” do ambiente. Ora, exigir ao contribuinte, desincentivar do a utilização de viaturas mais antigas e mais poluentes por voia da subida de impostos, e mantendo na sua frota viaturas antigas e poluentes, obrigando os funcionários a usar viaturas em mau estado, não é ético nem dá o exemplo. Essa substituição exigiria investimento, proveniente de impostos, claro. Mas não com acréscimos.

    • B@rão Vermelho says:

      2º um estudo que vi à dias na SIC, 50% da frota do estado têm mais de 16 anos

    • João Carlos says:

      O estado ia pagar IUC ao estado.. Isso é que não faz lógica nenhuma.
      Por isso estão isentos

  3. B@rão Vermelho says:

    Os Portugueses também vão para fora, se procurares um país do sudoeste Asiático também é muito barato para nos Portugueses, eu compreendo a tua insatisfação, mas nos necessitamos de €€€ vindo de fora, se essas pessoas ganham os rendimentos fora de Portugal e vêm para cá pagar impostos e fazer consumo também é necessário, o reverso da medalha é o aumento exponencial do custo de vida para nos Portugueses.
    Não sei se sabes mas em Cascais não vive só tios e tias, e quem ca vive está a passar um mau bocado, T0 a serem arrendados por 900€ e T1 a 1800€.
    A Câmara Municipal é PSD e como tal habitação a custos controlados nada, longe vão os tempos do Judas que acabou praticamente com os bairros de lata que existiam e acredita que eram muitos.

    • ifm says:

      Cascais, agora é mais um gueto de Lisboa.

      Basta da um passeio por la, para se perceber que 80% tem um sotaque qualquer que não é Tuga.
      Alias é mais dificil encontrar um portugues em Cascais que um Portugues na suiça

    • se gguro says:

      convinha que explicasse o que se passou com o fim dos bairros de lata.
      uma parte das pessoas foram para os bairros sociais e as rendas sao pagas por todos nos.
      olha se quiseres podes pagar a minha parte!
      vivam os socialistas e o judas de cascais mais o fmi e a troica

    • 25Novembro says:

      B@rão Vermelho nao digas mentiras.
      Judas alem de ser maior ladrao que passou em Cascais. Acabou mandato 2001
      Demolições no bairro do Fim do Mundo, iniciadas em 2002, Capucho que era PSD
      acabou demolições de 338 barracas do bairro das Marianas em 2006, mandato Capucho do PSD.
      Ja os Fascistas de Esquerda na Esquerda.net falavam isso no artigo, Moradores de cascais contra despejos “desumanos”.

  4. Nuno Nunes says:

    O carro do centro de emprego de arganil e um fiat puntos dos anos 90 enfim

  5. Joaocesar says:

    De acordo com a Constituição ninguem está acima da lei portanto mais uma violação da Constituição.

  6. Rui says:

    De Gaia igual … O que me leva a pensar que serão mais…

  7. lince ibérico says:

    O espanto! Então, eu, Estado faço pagamentos a mim mesmo, Estado?
    E seguro automóvel, sabem se pagam?

  8. TSSRK says:

    Pendurem o Medina num portico das ex-scut, ao menos serve de pinhata

  9. Rui says:

    Faz o que eu digo, não olhes ao que eu faço!

    Claro que os carros do Estado não poluem, só os carros privados poluem!!!!!!
    O que este Governo inventa para subir impostos!!!!!

  10. Joao M says:

    Acho que o tema do IUC e do estado acho que não se prende tanto com o tema de o Estado pagar ou não IUC (no código tem lá a lista de isenções e estado é um deles.. alias, pagar impsoto a si mesmo é.. lavar dinheiro? 😀 ). No entanto acho que o tema está mais relaccionado com a hipocrisia ambiental.
    Por um lado temos o estado a cobrar ao zé povo – principalmente que tem mais dificuldades – em nome do ambiente mas, por outro lado, não temos o estado a dar o exemplo. Como se costuma dizer, o exemplo tem de vir de cima.

  11. Tobias says:

    Se os estado tem mais de 50% entao da prever a proporcao da populacao com carros com mais de 16 anos.
    E por isso sendo um numero tao elevado compensa aumentar imposto.
    A % de carros novos e baixa, nao compensa.
    Claro que nao faz sentido cobrar impostos sobre carros do estado.
    O que interessa aqui e que apesar da abundancia de $$ e que permitiria renovar a frota o paleio da poluicao e mesmo apenas desculpa para aumentar impostos.
    Ora, mas isso tambem ja se sabe.

  12. se gguro says:

    também estao isentos de seguros . . . .

    e agora? também se faz um abaixo assinado para nao pagar seguro automóvel?

  13. Carlos Pedro says:

    Sempre a bater naqueles com menos possibilidades….
    Neste momento não é fácil para muitos considerar sequer trocar de carro, nem só por limitações financeiras, mas também por não saber o que comprar, pois entre híbridos, híbridos recarregáveis, elétricos, hidrogénio, a gaz, a gasolina, gasóleo, etc…

    Muitas dúvidas permanecem, mas os elétricos, na minha opinião (vale o que vale) não me parece ser a solução

    • se gguro says:

      carros a gasóleo so arranjas usados . . .
      híbridos ficas com os dois males dos dois mundos (ou seja o mal dos electricos e o mal da combustão), gaz e gasolina estao apresentados e tem iuc . . . Hidrogénio deus nos livre e talvez dentro de 20 anos.

      estarei a ver mal? sobrou alguma coisa? podes optar pela bicicleta, trotinete . . . e sim a alternativa ja em uso por alguns os electricos.

  14. Rui Soares says:

    25 € em 2024
    25 € em 2025
    25€ em 2026
    25€ em 2027, em 4 anos anos são mais 100€
    Percebi bem ou percebi mal?

    • Mr. Y says:

      Percebeste mal

    • se gguro says:

      depende. . .
      votas neles em 2026?
      se sim e/ou ficares em casa deve ser mais ou menos isso (pelo menos).

    • oiiiii says:

      é mais
      25 de 2024 mais 50 em 2025, mais 75 em 2026 e mais 100 em 2027 ou seja, até 2027 não são mais 100 euros que pagaste mas sim 250!

    • NjsS says:

      Neste momento apenas é garantido que em 2024 aumenta 25 euros, para os anos seguintes é ambíguo.
      https://www.publico.pt/2023/10/24/economia/noticia/limite-25-euros-aumento-iuc-nao-garantido-2024-2067665

      • Rui Soares says:

        Lá está, fica no ar a duvida, fica no ar o pode ser, pode não ser…
        Será certinho.
        De imposto em impost, de taxa em taxa, até á pobreza total..
        Coitado deste país…

      • Aves says:

        É que dá não ler a proposta de lei (ou não saber ler). Mas por certo o texto da norma travão ficará mais clara na redação final na lei do OE 2024, que é o que se diz no post. Redação atual:
        Artigo 164.º nº 1:
        “1 – A coleta do IUC, relativa aos veículos das categorias A [matriculados antes de 01/07/2007] e E [motociclos], decorrente das alterações efetuadas pela presente lei, NÃO PODE AUMENTAR, ANUALMENTE, MAIS DE 25 (euro) por veículo”.
        Isto não é uma disposição que só vale para o OE 2024, como acontece, por exemplo, com as tabelas gerais do IUC, que todos os anos sofrem alterações e. É uma norma geral – se não for revogada por uma lei posterior da AR vigora por um número de anos indeterminado, não precisa de ser confirmada todos os anos.

        • NjsS says:

          https://expresso.pt/politica/2023-10-24-Governo-garante-que-teto-anual-de-25-euros-para-aumento-do-IUC-se-mantem-para-la-de-2024-31a1f523

          Está aí explicado o porquê.
          “O facto de a garantia constar de uma norma do OE, e não do código do IUC ou de outra qualquer legislação, não diminui o compromisso político que a redação atual consagra: não haverá, em qualquer ano, aumentos do IUC superiores a 25 euros”

          compromisso político do ps…………..lol

        • Paulo Noronha says:

          Boa noite. Isso não é vardade. As normas do OE só vigoram até que um novo OE seja aprovado. É por isso que se repararem a maioria dos artigos repetem-se de ano para ano. Se no OE para 2025 esse n.º não for repetido desparece. Só é perene se for inscrito no respetivo código, tal como há um conjunto de artigos que altera o Código do IVA, do IRS, dos benefícios fiscais, etc. Aí sim, como é uma nova redação dos códigos é perene e não “desaparece” com a entrada em vigor de um novo OE.

          • Aves says:

            Então não havia diferença entre:
            – não pode aumentar mais de 25€ ” (vigência anual e no ano seguinte era necessário repetir) e
            – “não pode aumentar, ANUALMENTE, mais de 25 (euro)” (vigência indeterminada).
            Em todo o caso, dado que há quem tenha objeções, não deixarão de encontrar uma forma inequívoca.

    • Aves says:

      Depende da emissão de CO2 do carro. Até podem ser 7 ou 10 anos. É até atingir o valor do IUC dos carros matriculados a partir de 01/07/2007. Os que poluem menos têm um aumento total menor, os que poluem mais têm um aumento maior.
      E isto com as emissões de CO2 do livrete/DUC, quando o carro foi homologado. Com as folgas de motor e outros factores, as emissões de CO2 aumentam. Tributar, os matriculados antes e depois antes de 01/01/2007 pelos níveis de CO2 medidos na inspeção também não dá, porque o que mais há é oficinas a oferecerem-se para levar os carros à inspeção “regulando” primeiro a admissão de combustível no motor. Achei graça foi a uma sugestão num comentário noutro dia – medir as emissão de CO2 nas operações da GNR na estrada e passar multas, que dispensava a cobrança do IUC 🙂

      • João Carlos says:

        O estado não tem nada que cobrar a mais IUC aos carros anteriores a 2007.
        Os de 2007 para cima só pagam mais IUC porque lhes baixaram o isv. Coisa que não aconteceu nos carros antes de 2007 e logo não faz sentido pagar IUC igual aos matriculados depois de 2007

        • Aves says:

          Tu tens um carro matriculado mo primeiro semestre de 2007, pagaste IA. Eu tenho um carro matriculado no segundo semestre de 2007, paguei ISV por um valor menor do que o que tu pagaste de IA.
          Durante 16 anos pagaste muito menos IUC que eu. Essa diferença pelas contas que fiz mais do que compensou o que pagaste a mais de IA. O que vejo é dizer o que tu dizes, que o IA era superior ao ISV – mas nem um continha a mostrar se essa diferença foi ou não já compensada pela diferença do IUC, ao fim de 16 anos, ou de 15, ou outra prazo.
          Passados 16 anos eu pago um balúrdio do IUC e vejo-vos a pagar quase nada – e muito revoltados por, progressivamente, irem pagar o mesmo valor que eu. O que sei é isto – até agora, os carros matriculados antes de 01/07/2007, não pagavam nada pelas emissões de CO2, quer poluíssem muito ou pouco. Os que poluem pouco têm um aumento do IUC, os que poluem muito têm um aumento muito maior. Isto é esquecido e parece que os carros anteriores a 2007 são todos aumentados por igual. Ainda por cima são os carros dos “povrezinhos”, porque os que compraram carros a seguir são os ricos.

  15. Tiago says:

    E o povo merece.
    Até eu gostaria de governar um país como Portugal cheio de mansos.
    Colocaria a gasolina a 3 euros o litro, aumenava os impostos e o povo calado sobre isto, mas ao mesmo tempo a discutir futebol.
    Não tenho pena.

  16. JL says:

    Faz algum sentido sentido o estado pagar imposto ao próprio estado ?

    Que eu saiba 100 – 100 = 0

    Só iam perder na logística. Loool.

    • Rui says:

      A gravidade da situação não é o pagar o IUC, é o facto de quase obrigarem a trocar de carro, para ganharem um balúrdio no Imposto Automóvel e IVA por causa do meio ambiente diz o Governo……. mas não olha para a frota que tem em casa, excepto se forem os bólides para conduzirem os Ministros!!!!!!!

  17. Rui Soares says:

    Não voto neles e voto sempre e não fico em case, mesmo que esteja bom tempo…
    Mas alguém acha que esta medida, se for avante, vai alguma vez ser retirada?
    E mais, alguém pensa que quem virá a seguir, as coisas vão melhorar?

  18. César Oliveira says:

    O povo precisa de entender com urgência que socialismo e pior ainda, o comunismo, só é benéfico para a elite socialista e comunista. Para o povo é miséria e côdeas.
    Esses sistemas geram um governo rico, poderoso, opressor. e um povo pobre.
    Isso que eu estou a dizer são fatos confirmados em todos os governos socialistas e comunistas.

    • se gguro says:

      ora aqui esta alguém com visao!!!
      nao posso concordar mais. o marxismo so traz pobreza e opresso a todos os povos onde esta ou esteve implementado. vide urss, bloco de leste, china, coreia, vietname isto para falar de alguns.
      Ide para os kolkhoz e a siberia os deportados e os regimes que voces andam a defender.

    • Carlos Silva says:

      Sem dúvida nenhuma.

      E temos bem a prova em Portugal.

      https ://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/

  19. Tobias says:

    Percam a maioria absoluta e assim ja terao que discutir e negociar. Acaba-se a roda livre.
    Saco de vento do Marcelo que em vez de obrigar os meninos a acabar com as birras e a negociar ate ao fim o orcamento decidiu dissolver.
    Agora sao os xerifes, aqui mandamos nos.

  20. mikado says:

    Quando chegar aos 100 euros mando abater o carro e cancelo o seguro. Como eu muitos vão o fazer levando a uma perca de 40% da receita estimada.

  21. Luis says:

    O aumento de 25€ por ano é a ideia que existe agora. Entretanto o governo muda de ideia quando quiser. Talvez seja 25€ no próximo ano, 50€ no seguinte e depois tudo…

  22. Jorge says:

    Assinem a petição https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117993 ja´está com mais de 345 mil pessoas que não irão votar mais no PS.

    • se gguro says:

      assinem assinem e depois desloquem-se a repartição de finanças para pagar! 😀

      lololololololll

    • Aves says:

      Porque é que não irão votar PS?
      Só se o PS fosse parvo é que não dava um rebuçado na versão final da lei. Por exemplo:
      em vez de dizer que o aumento é de 25€/ano até que o IUC dos carros com matrícula anteriores a 01/07/2025 atinjam os valores dos matriculados posteriormente, diga é de 2€ para os carros com emissão de CO2 até X de emissão de CO2 por km; de 5 € para os carros com emissão de CO2 entre X e Y de emissão de CO2 por km; de 20 € para os carros com emissão de CO2 entre Y e Z de emissão de CO2 por km. Isto dividia o campo dos que têm carros antes de 01/07/2007. E nem é preciso dizer que isso se mantém até atingir o valor do IUC dos carros matriculados a partir de 01/07/2007;
      – Ou marimba-se nisso, porque também dá votos manter uma posição firme, seja com as exigências salariais dos professores, seja nesta questão “fraturante” do IUC, alimentada pelos órgãos de comunicação soicial, como foi o “caso Galamba”. Estranho, ou nem tanto, são os apelos ao PR e alegação de inconstitucionalidade, não o terem conseguido “trazer a terreiro”.
      O que não é estranho – porque a comunicação social não o exige, por está empolgada a atacar o Costa, à “caso Galamba” – é que o PSD diz que tem uma proposta, mas só a revela em sede de discussão na especialidade do OE. Pelo menos balizava os termos da discussão.
      O provável é que tudo termine à “caso Galamba” – em nada.

    • Aves says:

      Já estou tão farto disto, que já nem ligo. Acima é 01/07/2007 (em vez de 2025).

      • Aves says:

        O comentário anterior a “Já estou farto disto …” e que começava em “Por que é que não vão votar?”, estava em moderação sumiu-se. Era/é um bom comentário que podia escrever outra vez, mas de facto já cansa.

    • mikado says:

      Já assinei para o Costiço e Gambas saberem que sou contra.

  23. Infinity says:

    Votem PS que isso passa, oh wait….

  24. Mário says:

    Para mim o tema do IUC foi só desviar a atenção dos reais problemas da saúde e educação.

  25. JL says:

    Isto é o mesmo que para entrarem na vossa casa tenham de pagar bilhete de entrada . LOOOOOOOOOOL

  26. tiago says:

    oh pessoal! entao o Estado vai pagar um imposto a favor do Estado?! matemáticamente dá no mesmo!

    qual a lógica de o Estado ter de pagar um imposto a seu próprio favor?!

  27. JL says:

    Um dado curioso, mais de 350 mil pessoas assinaram a petição contra o aumento do IUC, o que é notável.

    Tive curiosidade de procurar petições para o aumento do salário minimo ou ordenados em geral, encontrei uma com 14500 assinaturas, portanto o pessoal está mais preocupado com o iuc do que com o ordenado. LOOOL

    Ok, ok, eu sei que a divulgação também ajudou, mas não deixa de ser curioso…

    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SMN

  28. Mac says:

    Onde o Tuga comum tem sobriedade monetária para comprar um carro eléctrico? Estou a falar de todos que recebem o ordenado minimo. Tem rendas água luz gás vestuário calçado filhos para criar … etc. O que sobra para passar para a mobilidade eléctrica? Nem O Costa apresenta uma solução viavel para essa aquisição para todos o que recebem o ordenado minimo. Sabem o que vai acontecer ? Basta os partidos populistas dizerem que se forem eleitos vão imediatamente acabar com essa medida e adeus PS e PSD.

    • JL says:

      Tanto que apresentou que já existe, incentivo ao abate.

    • Jatobranco says:

      Concordo… A culpa foi da educação que nos fizeram acreditar… A ilusão de segurança de um governo que só serve para viver de quem trabalha… A nossa formatação escolar foi aprender o que eles aprenderam sem questionar, apenas para preencher as lacunas do mercado de trabalho tributário para fazer a máquina andar… Graças a “mim,” abri empresa fora da europa não interessa a onde, depois envio o dinheiro que preciso para um país europeu onde pago 0 ( tenho empresas em 3 países para não atingir os valores contábeis a impostos, e morada fiscal fora daqui… Tenho casa, carro e uma família normal, e vocês pagam os impostos e eu não… Todo o dinheiro que servia para pagar impostos que era quase metade do que eu ganhava, vai para um fundo caso precise de algo… Não estou para estar á espera 2 anos por consultas … Portugal é uma comédia onde todos saiem á rua pelo futebol e os professores de economia pedem empréstimos aos bancos… Não abram os olhos que um dia até as famílias vos tiram…

      • GM says:

        Portanto, deixa ver se bem percebi. Foges aos impostos, e deves viver num país, não interessa qual, onde tu asseguras a segurança com o dinheiro que poupas nos impostos, as vias públicas também recorres ao dito fundo formado com o dinheiro poupado nos impostos, pagas aos funcionários públicos, isto é, privados, pois és tu que os pagas com recurso ao dito fundo. As redes de abastecimento de água, drenagem de esgotos, isto é, todos os serviços, públicos nos países ditos normais, mas privados no país, não interessa qual, resides, és tu que os sustentas. Diria que esse Fundo, não tem fundo. Num ponto dou-te razão, Portugal, isto é, os contribuintes, sejam singulares ou colectivos, está estrangulado com impostos. Mas daí a “não pagar qualquer imposto”, vai uma distância enorme.

  29. Fernando says:

    Parabéns ao povo manso português por ter dado a maioria absoluta a esta cambada de irresponsáveis

    • Luis says:

      Sr Fernando… É por isso que deslocalezei todo o património para fora da europa … Nunca mais vou viver outro COVID… Quando digo COVID, é ditadura…

  30. Yamahia says:

    “Medina anuncia desconto no IUC dos automóveis que ficam uma hora mais novos na madrugada de domingo”
    https ://expresso.pt/inimigo-publico/2023-10-28-Inimigo-Publico-Medina-anuncia-desconto-no-IUC-dos-automoveis-que-ficam-uma-hora-mais-novos-na-madrugada-de-domingo-5d012613

  31. Kim jonh says:

    Não sei porque não atrasam meia hora e fica assim o ano todo… 🙂

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