Dar a volta a Portugal num carro 100% elétrico? Sim, é possível
Acha que Portugal não está preparado com as infraestruturas necessárias para uma longa viagem com um carro elétrico? A 1º Volta a Portugal em automóveis 100% elétricos já aconteceu e terminou com sucesso.
Ao todo foram percorridos 2066 quilómetros, ligando os quatro cantos de Portugal, rolando por algumas das estradas mais belas do continente, paisagens magníficas e locais cheios de história.
Foram percorridos 2066 km de carro a uma média de 83 km/h
A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre, com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), realizaram a 1º Volta a Portugal em automóvel 100% elétrica, que percorreu os quatro cantos do país: Sagres, Vila Real de Santo António, Miranda do Douro e Caminha.
No total das 56h20m que durou a 1ª Volta Elétrica a Portugal, a caravana esteve ligada aos carregadores 17h33m, mas apenas 1h43m foram gastos em paragens com o único propósito de carregar. As restantes decorreram durante as refeições e as dormidas ao longo da iniciativa de três dias.
Para cumprir os 2066 quilómetros, os três EQA rolaram nas estradas e autoestradas durante 24h32m, a uma média de 83 km/h.
De acordo com Luís Celínio, presidente do Cube Escape Livre...
Provar que é possível palmilhar quilómetro após quilómetro nas lindíssimas estradas de Portugal ao volante de um automóvel elétrico, foi gratificante, juntando a isso confirmação inequívoca que o automóvel 100% elétrico tem um custo de utilização sensivelmente mais baixo que um veículo com motor de combustão interna
Contas feitas, cada EQA gastou 122,95€ para cumprir os 2066 km, ou seja, uma poupança real e substantiva de 110,31 euros face, por exemplo, a um GLA diesel, que teria gasto, nas mesmas condições, cerca de 233,25€. Ou até uma poupança de 143,07€ face a uma versão a gasolina.
A 1ª Volta Elétrica a Portugal permitiu poupar 749,958 Kg de CO2, o valor que três unidades de Mercedes-Benz GLA emitiriam para a atmosfera caso fizessem os 2066 km percorridos pelos EQA neste percurso.
Este artigo tem mais de um ano
Pois é , cada vez mais me convenço de que o problema do meu país(Brasil) é ser muito grande, tal qual uma casa enorme difícil de manter limpa….
3 dias? Média de 83km/h… se eu fizer isso em dois dias no Gla poupo uma noite de hotel. A essa média de velocidade se calhar o GLA tb consome menos…. Já agora poderiam fazer um comparativo de preço dos dois carros e quantos quilómetros seriam precisos percorrer no Gla para apanhar o EQ em preço. Já agora o preço dos carregamentos foi calculado como? Tabela da ionity ?
A velocidade média é perfeitamente normal. Aliás visto que muito foi feito por estradas nacionais a média até está bastante elevada
Só o tempo que perderam a carregar dava quase para fazer o mesmo percurso 2x num veiculo convencional
em “1h43m”?
” a caravana esteve ligada aos carregadores 17h33m” … foi quase um dia só para carregar!!!
Esse tempo não foi perdido…
Acho que a ideia era provar que se pode calcorrear o País num carro eléctrico que há sempre hipóteses de recarregar e não ficar parado. Duvido muito que a ideia fosse quebra de recordes de velocidade …