Crescimento de 30% do tráfego nas ex-SCUT após eliminação das portagens
Desde 1 de janeiro de 2025, passaram a ser isentas de portagens várias autoestradas anteriormente conhecidas como SCUT. Dados recentes revelam que o tráfego nas ex-SCUT cresceu 30%.
De acordo com os mais recentes dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), relativos ao segundo trimestre de 2025, o tráfego médio ponderado nas ex-SCUT aumentou quase 30%, comparativamente a junho de 2024, quando ainda se cobravam portagens.
Destaques por via (ex-Scut)
- A13-1 (subconcessão Pinhal Interior): tráfego vegetal subiu 46%.
- A13 (mesma concessão): aumento de mais de 36% no tráfego médio diário.
- Via do Infante (A22), no Algarve: +28,6%.
- A23 (Beira Interior): +29%.
- A24 (Interior Norte): +25,5%.
- A25: +21%
- A28
- troço Esposende–Antas: aumento superior a A>20%
- troço Neiva–Darque: incremento de 36%.
Quanto à A4 (Transmontana e Túnel do Marão), embora também livre de portagens, os dados do IMT ainda não permitem avaliar a evolução do tráfego nesta via.
Esta medida foi aprovada em junho de 2024 com o objetivo de promover a coesão territorial, especialmente em áreas onde não existem alternativas rodoviárias seguras e de boa qualidade
Em termos financeiros, o governo estimara inicialmente uma perda de receitas de cerca de 180 milhões de euros com esta medida, segundo o Orçamento do Estado de 2025. No entanto, a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê uma perda direta de receitas potencial ainda mais elevada, na ordem dos 257 milhões de euros.





















É uma questão de tempo até que voltem a ser pagas…
Espero bem que sim, então a A22 é uma vergonha ser gratuita, é usada mais por espanhóis do que por portugueses
Não circulas em espanha nas suas AE? só usas as secundárias
Circulo nas AEs e pago-as, também circulo nas APs (gratuitas) para todos mas 90% usadas por espanhóis
por essa mentalidade, a Alemanha e Holanda tambem deveriam impor taxas…que mentalidade mais manhosa…
Tens muitas APs em Espanha que são pagas.
Umas 10 talvez
Devias viver e trabalhar no Algarve e seres obrigado a percorrer de carro todos os dias a Nacional 125 de uma ponta à outra para veres o que é bom!
Serias o primeiro na manifestação a favor da inexistência de portagens na A22, vulgo Via do Infante…oralilolelas…
Porque seria obrigado a correr a 125 de carro? As pessoas que vivem na margem sul do Tejo vão a nado? E as que vivem em Cascais, Mafra, Torres e trabalham em Lisboa?
Estão mal habituados é o que é
Se não fosses inculto percebias, que existe apenas uma via, ao contrário das pessoas que descreve onde além de existir múltiplas alternativas, as faixas tem várias vias. A N125 é maioritariamente de apenas uma faixa de rodagem, e traçado contínuo.
Mais valia estares calado, mas estás mal habituado…
Mais valia conheceres o distrito de Lisboa em vez de falares sem saber
Eu sou de Lisboa, meu Z=)/(&$&$#
Então precisas de sair à rua, quero saber como é que alguém de Mafra, Torres ou margem sul vai trabalhar sem pagar portagens, até Cascais, boa sorte com a av marginal
Realmente?
Que Comentario!
Então paga, faz doações e deixa de chatear os outros.
Pagamos todos, mesmo quem não usa
Os espanhois trazem dinheiro…
Lol.. essa é para rir, são mais sovinas que os tugas
vai a pé
Vem viver para o Algarve.
Espero bem que sim!!!
Em Aveiro tudo na mesma. Tudo a pagar!
Aveiro é uma ilha
Eu não utilizo as Autoestradas de Aveiro, queres que eu ajude a pagar????
Lamento informar: que na A25 o limite passa a ser 100. Não paga portagem, mas passa a pagar multas.
Num aparte, estes limites cada vez mais apertados são um bocado estúpidos, pois contribuem para o aumento da sinistralidade e não o contrário. Ao promoverem limites mais baixos sem adequarem, na mesma proporção, a velocidade dos pesados, criam-se aglomerações entre ligeiros e pesados , facto que geralmente dá raia.
Os decisores não apanham trânsito e circulam a mais de 200 nas AEs. Nisto e no resto, vivem numa redoma.
Boa. Lol
Nisso e passarem vermelhos a abrir pq quero posso e mando.
Entretanto o desgraçado q ficou a meio da manobra q se desenrasque pq entretanto o verde dos outros abriu.
Quando não é o utilizador a pagar são todos que pagam. Mesmo quem não utiliza. Irónico é a medida ter sido do governo anterior, que quando lá esteve foi sempre contra a gratuidade… À portuguesa!
PS trabalha para ganhar votos não é para governar com competência
Foi implementada pelo Governo AD que sempre foi contra, certo!
MAS foi obrigado porque foi aprovada no parlamento com os votos PS e Chega e assinatura do pres. Marcelo.
Por isso, para o bem e para o mal, responsáveis PS e Chega
Não percebeste pevas, ou que não queres perceber:
– As ex-SCUT foram construídas sem portagens, para desviar o tráfico das vias secundárias, frequentemente más.
– O valor a pagar aos consórcios que as financiaram e exploravam – e que o Estados (todos os contribuintes) pagavam, em vez dos condutores que as utilizavam a data altura era muitíssimo elevado. No período da troika foram introduzidas portagens em quase todas.
– Mas o valor apagar aos construtores, depois de atingir o pico começou a descer – e o valo das portagens começou a descer.
– O que estás a dizer, do PS e do Chega, na aprovação do OE terem votado juntos foi pelo fim das portagens, o valor que ainda sobrava.
O valor total já era relativamente pequeno. O PSD é que se armou em virgem ofendida, por não ter a medida no seu programa – mas não deu liberdade de voto aos seus deputados. Se tivesse dado, com os votos dos deputados do interior, teria-se formado uma maioria muito maior pelo fim das portagens, nas ex-SCUT do interior e do Algarve (não foi em todas).
Com se vê pelo aumento do tráfego nas ex-SCUT – retirando carros das vias secundárias – foi uma medida acertada.
S.f.f repesquem o meu comentário que foi para o filtro
Bem lá tenho que reescrever o principal:
– As SCUT foram projetadas para retirar carros das vias secundárias.
– O pagamento aos consórcios que as construíram e exploravam, a quem o estado pagava, teve um forte crescimento a que se seguiu a fase decrescente
– As portagens foram introduzidas no ponto mais alto dos pagamentos aos consórcios
– Correspondendo ao decréscimo nos pagamentos aos consórcios, o preço das portagens foi diminuindo
– Quando, no OE 2025, foi aprovado o fim das portagens já era apenas o valor remanescente. Se tivesse havido liberdade de voto a maioria de deputados que tinha aprovado o fim das portagens tinha sido maior.
isto são os factos, o resto é politiquice.
Foi pelo PS que era contra
Na A23 nota-se que há, muito, mais carros. Na A25, não notei (talvez por só fazer Pinhel-Salamanca).
Isso é porque não reparaste que no período noturno, na A25, circulam por hora mais de 5000000 de motos, 34500000 de camiões e 47330000 de carros. Sem contar com os elétricos.
Não é isso mas em milhões ?
Quando os pavimentos estiverem como nas nacionais e municipais, voltam a cobrar.
Podem ser que refaçam as auto-estradas em concreto como se faz nos países mais a sério.
A CREL já foi 100% assim. Sinceramente escolhe outro, andar em estradão come menos pneu.
O interior do país está abandonado pelos políticos de Lisboa há décadas, colocar as auto-estradas sem portagens que servem sobretudo a região interior é pela primeira vez fazer algo de palpável para ajudar o desenvolvimento do interior, perdem nas portagens mas depois ganham no combustível, manutenções, venda de imóveis, criação de mais empresas no interior do país que até ao momento era inviável pelo elevado custo das portagens, etc. e eventualmente poderá começar a ajudar no repovoamento gradual do interior, em especial se tornar-se numa medida que é aceite por todos os partidos como fundamental para desenvolver o interior do país no longo prazo, e onde exista a razoável expectativa que não vai ser revertida e com isso tirar os benefícios de viver/ trabalhar no interior mas conseguir deslocar-se rapidamente às zonas mais próximas da costa com um custo mais aceitável.
Portagens SCUT (abreviatura de Portagens Sem Cobrança aos Utilizadores[1] ou Portagens Sem Custos para o Utilizador) é um modelo de financiamento de autoestradas e vias rápidas implementado em Portugal, baseado no modelo britânico das shadow toll.
O IUC tb não é imposto de circulação, deixou de ser depois da febre elektra.
Febre ? então do outro lado é um erro, agora já uma febre ?
Já agora, os eléctricos também têm iuc, só não pagam porque o calculo dá menos de 10 euros.
É natural que tenha crescido. Se os outros contribuintes do resto do país também pagassem para eu andar de borla na autoestrada, eu também a passava a usar mais.