Crescimento da BYD é imparável: está prestes a ultrapassar a Ford e a Honda nas vendas anuais
A BYD, fundada em 1995 como fabricante de baterias para telemóveis, transformou-se num dos líderes mundiais da produção de veículos elétricos (VE). Quase 30 anos depois, a gigante chinesa destaca-se por um crescimento que a coloca perto de ultrapassar marcas como a Ford e a Honda em vendas anuais.
Crescimento da BYD não para!
Um marco notável desta subida aconteceu no final de 2023, quando a BYD superou a Tesla em vendas globais. Além disso, a empresa tem intensificado esforços para expandir a sua presença internacional, através da construção de novas fábricas em locais estratégicos como a Europa, a Ásia e a América Latina. Também recebeu recentemente um navio da SAIC, especialmente concebido para transportar os seus automóveis.
De acordo com a Reuters, a BYD está prestes a bater a sua meta anual de vendas de 4 milhões de veículos e superar várias marcas históricas. Em novembro de 2024, a empresa sediada em Shenzhen registou 506.804 vendas, onde acumulou um total de 3,76 milhões de veículos vendidos ao longo do ano.
Quando comparado com o mesmo período de 2023, em que vendeu 2,68 milhões de unidades, a BYD obteve um crescimento global de 40% em vendas nos primeiros 11 meses de 2024. Apesar de estar a expandir-se no mercado europeu, a China continua a ser o seu principal mercado, representando 90% das vendas totais.
Este domínio no mercado chinês traduz-se numa quota de 17,1% em 2024, um aumento considerável face aos 12,5% alcançados no ano anterior, segundo a Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA, originalmente).
Históricas como Ford e Honda vão ficando para trás...
Enquanto a Honda e a Ford enfrentam previsões de ligeiras quedas nas suas vendas este ano, a BYD continua na sua crescente trajetória. Em 2023, a Honda vendeu menos de 4 milhões de veículos e a Ford atingiu as 4,4 milhões de unidades. No entanto, os analistas sugerem que a BYD poderá atingir vendas anuais de 6 milhões de veículos já em 2025.
Embora o panorama geral seja favorável, a marca enfrenta desafios no mercado europeu. As tarifas das alfândegas podem complicar os planos da BYD de fortalecer a sua posição no continente.
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As viaturas têm uma boa relação preço/qualidade, eles conseguem vender na China o BYD Dolphin abaixo de 15K mesmo no brasil já está no top de vendas e o pessoal adora, a marca está sempre a crescer.
Há uma diferença entre construir um carro elétrico numa fábrica pensada para construir carros elétricos e construir carros com baterias e motores elétricos, mas usando a base de um carro de combustão. Os construtores tradicionais ainda não conseguir interiorizar.
Actualmente a China detem 76% do mercado. Os construtores tradicionais já perderam o barco dos carros elétricos.
É e não é. Não podemos esquecer que grande parte da produção e vendas chineses vivem à custa de subsídios do estado e de enorme dívida. Qualquer vento que venha e lá se vai outro grande grupo económico chinês como o evergrande e outros que tal. Os construtores tradicionais ainda têm muitas cartas, mas também é preciso que as saibam dar. Pelo que temos visto recentemente, só sabem é dar tiros no pé.
O maior mercado dos construtores tradicionais é a china, é esse o maior motivo pelo qual estarem com algumas dificuldades. Não esquecer que as grandes marcas como a VW vendem mais no mercado chines do que no mercado Europeu. Passaram os ultimos anos a assobiar para o lado agora torna-se dificil.
Dumpping. depois de alguns anos e controlo de mercados os preços disparam…
A BYD é a única construtora automóvel chinesa que apresenta lucros por automóvel mas esses lucros são irrisórios.
Mas o reverso da medalha é a enorme dívida que tem, a marca só existe devido ao constante investimento por parte do governo chinês
Basicamente como todas as grandes empresas, comecam sempre com dividas enormes e só existem devido ao constante investimento
É verdade que a BYD tem recebido apoio do governo chinês, mas isso não é exclusivo da China. Muitas empresas europeias/americanas também se beneficiam de financiamentos e incentivos da União Europeia/Governo Americano.
Aqui estão alguns exemplos claros:
Airbus: A gigante da aviação tem recebido subsídios significativos da UE, que têm sido fundamentais para o seu desenvolvimento e inovação no setor aeronáutico. Esses investimentos ajudam a manter a competitividade da Airbus no mercado global.
Indústria Automobilística: Várias montadoras europeias, como a Volkswagen e a Renault, têm se beneficiado de empréstimos e subsídios governamentais, especialmente em projetos de transição para veículos elétricos e tecnologias mais limpas. Esses incentivos ajudam a garantir a competitividade e a inovação no setor automotivo.
Cognac: A produção de Cognac na França é outro exemplo, onde o governo francês e a UE oferecem suporte à indústria, promovendo a exportação e a proteção dos produtos típicos. Esse apoio é crucial para a sustentabilidade e crescimento desse setor.
Indústria Aeroespacial: o Governo Americano frequentemente fornecem financiamentos significativos para empresas de tecnologia aeroespacial, como a Lockheed Martin, a SpaceX e a Boeing.
Portanto, enquanto a BYD é uma empresa notável, é importante reconhecer que o apoio governamental é uma prática comum em várias partes do mundo, incluindo a Europa/EUA. Isso ajuda a criar um ambiente mais competitivo e inovador para as empresas.
Como obteve esses dados? É só replicar o que ouves nas Tv;s…
A própria China é o maior mercado mundial de EV´s!
A China detém 76% de market share a nível mundial!
Enfim, replicantes…
Aqui na China é um mundo diferente da Europa e USA, basta dizer que mais de 70% (pelo menos) vive em apartamentos, sem garagem. Garagem aqui é um luxo. No entanto é fácil constatar hoje que 50% dos carros são eléctricos, as matrículas são verdes, é só fazer uma contagem de 2 a 3minutos e empiricamente constata-se isso. Portanto, perguntei como fazem para carregar os carros? Disseram me que na base dos prédios há milhares de carregadores, “e ninguém rouba os cabos?” Perguntei eu, “não, há camaras em todo o lado, até a perda de 1 telemóvel é fácil de localizar, ninguém se atreve a roubar”… Chinesices, eheh
Viajas-te com preconceitos já pré-definidos e andas-te á procura daquilo que satisfizesse o teu ego malicioso!
E tu trazes uma narrativa, que só não roubam porque existem câmaras.
O oriente é diferente daquilo que pensas.
Não havia câmaras e as scooters, bicicletas, capacetes, correio á entrada de pequenas bielas e outros bens apetecíveis para serem gamados pelos ocidentais, permaneciam nos locais… Enquanto o ocidente se degrada culturalmente onde os valores morais e sociais pouco existem há outros países a fazer caminhos inversos…
Ganham 1500 USD em cada carro com vista a aumentar, tudo por causa de eficiências, e estão verticalmente integrados, tem automação, software, basicamente tem tudo para matar os legacy
Isso é pork o governo chinês investe nas suas marcas até falir com as marcas europeias depois vai acontecer igual os telemóveis. O preço aumenta e mesmo sendo mais barato a qualidade em determinados pontos não acompanha a das melhores marcas
BYD > Tesla
Tesla vai falir esta mesmo quase quase
Vem este agora tentar dar lições de conhecimento da China a mim, que venho cá há 30 anos. Era por isso que antes, quando só andavam de bicicleta, amarravam aos postes até com 2 correntes. E é por isso que tem câmaras nos postos de carregamento, é para ver que “estrangeiros” vai lá carregar…
Se realmente são esses anos todos, que visão tão preconceituosa! Deve ser do aeroporto hotel e visse versa e vistas exclusivas da janela do hotel.Esse teu ultimo paragrafo é uma pérola. Fui!
Não percebeu as minhas opiniões ou eu não me expliquei bem, não tenho preconceitos contra a China, antes pelo contrário, admiro imenso o que conseguiram fazer em 30 anos, coisa única no mundo, difícil de perceber principalmente vindo de um sistema de partido único e que, na minha opinião, se deve ao facto de terem tido como dirigente máximo pessoas que tiveram e têm uma visão estratégica de futuro muito boa para os interesses do povo chinês. Outros sistemas semelhantes, também com amplos recursos potenciais, não atingiram qq desenvolvimento que se visse, antes pelo contrário, falo principalmente da Venezuela (se bem que não é um sistema comunista puro), e da Russia.
No entanto, a questão do roubo dos cabos não é um preconceito contra o povo chinês, é uma questão da raça humana, até na Suiça há roubos, não muitos mas há