PplWare Mobile

Comprar um carro elétrico pode poupar até 8.300 euros em 4 anos, segundo um estudo

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Pedro says:

    Gasolin/Diesel forever…
    Por muitas razoes e mais algumas, já discutidas vezes sem conta.
    No final das contas todas conclui-se que, “tempo é dinheiro”.

    • Lala says:

      Eu dizia a mesma coisa, comprei um para experimentar… agora conduzir um carro a combustão no dia a dia é inconveniente.

    • JL says:

      Sim, por muitas razões e mais algumas, gasolina e diesel nunca mais.

      Sim, o tempo é dinheiro, porque isso é que eléctricos permitem poupar muito mais tempo, é uma boa razão.

      • Hugo Nabais says:

        Os eléctricos têm muitos e muitos argumentos a favor… Melhor conforto sonoro na condução, menor custo de manutenção, menor preço por cada km percorrido, a fonte de energia tem o potencial de poder ter menor pegada de carbono, e mais etc .

        Mas por favor não vamos dizer que permitem poupar muito mais tempo. Isso é tapar o sol com a peneira! Pois é exactamente o contrário! E falo com experiência! O carro a combustão serve precisamente para poupar tempo e é muito mesmo!

        • JL says:

          A mim permitem, eu não fico lá a segurar o cabo.

          Eu também falo com experiência, tanto tive de uns como de outros, aos anos que não perco 2 minutos para carregar o carro, coisa que não acontecia quando abastecia.

          • PTO says:

            Tu, como vives fechado na tua realidadezinha, deves achar que todos têm possibilidade de carregar o carro em casa. Explica lá então como é que um EV ajuda a poupar tempo a quem tem de carregar fora de casa.

          • JL says:

            A maior parte tem sim.

            Quem não tem nem é aconselhado a ter ve, mas alguém disse que todos têm de ter ? é que você e outros só querem aquilo que vocês impingem.

            E eu disse que quem carrega sempre fora poupa tempo ? Onde ?

          • PTO says:

            Se há alguém que tenta impingir algo aos outros és tu, sem qualquer dúvida.

          • JL says:

            Eu impingi onde ? explique lá ?

        • Realista says:

          A mim demora 10 segundos.

          5 segundos para ligar o cabo quando chego a casa e 5 segundos para desligar quando saio de manhã…

          • PTO says:

            A tua realidade não é universal. Para quem não tem onde carregar em casa, um EV não faz poupar tempo faz exatamente o contrário, perder tempo.

          • JL says:

            Portanto a realidade dos utilizadores que aparecem por aqui não é real. LOOOOOL

            Depende se o tempo que perdem é superior ao dinheiro que deixam de gastar….

          • PTO says:

            Mostra lá onde eu generalizei que a realidade dos outros utilizadores não é real. És um demagogo e usas sempre má fé nas tuas respostas.

            O que eu referi é verdade, os que têm de carregar fora de casa perdem tempo, não poupam tempo, (como tu próprio confirmaste implicitamente na tua resposta a mim, acima).

            E nesses casos a poupança em dinheiro é pouca ou nenhuma, quando não é até mais caro que abastecer um carro a combustão. E tu sabes disso, mas gostas de te fazer de tanso porque só andas aqui para criar disrupção.

            Lá está, é a tua habitual postura de má fé, a tua marca registada neste site.

          • JL says:

            Aqui, é preciso procurar muito ? Queijo a mais..

            Comentário ao Realista:

            “A tua realidade não é universal.”

            Comentário a mim:

            Tu, como vives fechado na tua realidadezinha”

            *Portanto os utilizadores de VE são extra-terrestres, só pode.

            Mas como sabe que perdem tempo ? até podem carregar no trabalho, não sabe, portanto inventou uma realidade para satisfazer o seu comentário egoista.

          • JL says:

            Não tem aqui um artigo a falar dos custos ?

            Porque não diz antes assim: Não é isto que quero queria ler….

            Má fé tem você, que tenta a todo custo distorcer as realidades que são contadas por aqui.

          • PTO says:

            Sim, a realidade do Realista não é universal e a tua também não, qual é a dúvida? Só existem as vossas realidades. é isso?

            Tu é que NUNCA, repito, NUNCA, admites qualquer realidade que ponha em causa a utilidade dos EV’s ou que realce partes negativas dos mesmos para o dia a dia de outras realidades que não a tua.

            És obtuso e arrogante, nunca tens uma atitude construtiva nas tuas respostas e raramente respondes às críticas ou questões que te põem. Limitas-te a responder com perguntas de chacha, que quase sempre são irrelevantes e acessórias para o que está em discussão. Só andas aqui para armar confusão e criar mau ambiente e atritos com os outros utilizadores do PPlware.

            Infelizmente aqui não existe um botão de bloqueio para tirar o pio a gajos impertinentes e arrogantes como tu, que distorcem as respostas dos outros e agem de má-fé. mas de minha parte não receberás mais nenhuma resposta, apesar de gostares muito de andar atrás dos meus comentários mesmo quando eles nem sequer são dirigidos a ti.

            Já te dei atenção a mais, mas isso é 100% minha culpa. A partir de agora, em relação a mim, falas para a “borracha”.

          • JL says:

            Ah ok, então somos super, somos especiais, LOOOOL

            Eu admito, e até já as disse aqui, quer que volte a repetir ?

            Não, nem sou arrogante, agora não pareçam é crianças mimadas só porque os outros têm opções diferentes das vossas, isso até tem um nome, mas não vamos por ai.

            Eu respondo quando me fazem perguntas, e faço perguntas quando tenho duvidas, simples assim ? se as acha de chacha é porque não as entende, portanto informe-se em vez de ser da negação e do contra.

            Eu armo tanta confusão como você e outros armam por aqui, e só fica pior quando mais armarem, portanto eu sou o equilíbrio, tal como tudo tende a ser.

            Eu não crio mau ambiente, desmascarar mal intencionados e interesses instalados é sim uma coisa boa, e parece que resulta, tanto é que temos o seu testemunho a provar isso.

            Essa do bloqueio só confirma o que disse antes, como querem desinformar, a melhor maneira é calar a voz da razão, engraçado que querem ser moralistas e depois falam em censura.

            Eu destorci onde ? consegue dar um exemplo ?

            Deu atenção porque foi importante, mas esqueça, quando mais refilam, pior fico, já são 16 anos a lutar contra lobbies….

        • Hugo Nabais says:

          No carro a combustão tenho de abastecer 2 vezes por mês em média.
          Tenho uma bomba literalmente a caminho de casa por uma rua que tenho que passar todos os dias, nessas duas vezes por mês que abasteço demoro menos de 5 minutos. (bombas com cartão multibanco, não preciso de falar com ninguém)
          São 10-15 minutos por mês que gasto para abastecer no total.

          O meu elétrico tem de ser deixado praticamente todos os dias uteis a carregar, e ao contrário do meu a combustão, que pode ser deixado em qualquer lado fora da garagem ou na rua, o elétrico tem de ser estacionado na garagem e ligado para carregar e perde-se um minuto por dia nesta operação (estou a ser generoso) . O que vai dar também +/- 15 minutos por mês gastos no total.

          Mais, quando tenho de fazer alguma viagem maior normalmente vou no carro a combustão pois aí demoro 10 minutos no máximo a “recarregar”. E não preciso de falar do elétrico aqui…

          O elétrico não poupa tempo algum! É uma ilusão e um argumento sem sentido. Mas que tem muitas outras vantagens, tem sim!

          • Realista says:

            Da mesma forma que o argumento de que nem toda gente possui um local para carregar à porta de casa, nem todos possuem local para abastecer a caminho de casa (e certamente local para abastecer que tenha descontos como o @Yamahia) e necessitam de se deslocar para a bomba – assumindo que não está cheia. Já morei a 200m de uma bomba da Galp com 8 bombas e por vezes demorava mais de 20 minutos na fila à espera das outras pessoas.

            Em épocas festivas ou vésperas de feriado ainda aumentava mais 10 minutos o tempo de espera, especialmente se os funcionários tinham de atender os clientes da cafetaria. E nem me venham falar no racionamento de €20 durante a greve dos camionistas – porque foram situações excecionais e o tempo de espera subiu em flecha.

            Para além disso eu que tenho uma bateria de 23kW e ando 45km por dia, carrego de dois em dois dias e deixo um buffer de 30 a 50% para não me stressar. Para carregar todos os dias, teria que rodar mais de 100km por dia, mas isso era equivalente a ir à bomba pelo menos 3 vezes por mês…

            Não digas disparates, o EV poupa-me tempo e de que maneira!!

          • JL says:

            No meu caso poupa, porque seja a combustão ou não era metido sempre na garagem. Portanto é muito menos tempo.

      • Infinity says:

        Poupar mais tempo? no outro dia estava em viagem e parei 10 minutos na estacao de serviço da mealhada para ir ao WC e tomar um cafe e no momento em que parei o carro estava um senhor com uma mercedes vito eletrica no posto de carregamento em que so tinha a porta de carregamento aberta enquanto o senhor estava com a app da via verde para colocar a carregar, passados os 10 minutos segui viagem e o homem ainda nem tinha posto a carrinha a carregar.

        • Realista says:

          Já já tive a ajudar sr. de Idade a abastecer o carro porque estava à 10 minutos a olhar para o posto automático e não se safava…

          O teu exemplo é um não exemplo.

          • Infinity says:

            certo, mas tambem em 10 minutos nao ganha 100% da autonomia, talvez 25%

          • Realista says:

            O meu ganha 100% entre os 10 segundos que demoro a ligar e desligar da ficha.

          • PJA says:

            Um carro que carrega em 10 segundos. Muito bom.

          • Realista says:

            Sim, carrega em 10 segundos.

            5 segundos para ligar quando chego à noite e outros 5 segundos para desligar a ficha quando saio de manhã…

            O resto do tempo ele carrega sozinho.

          • Hugo says:

            E se for o JL carrega em 1 segundo (dito, e confirmado pelo próprio) 😀

          • JL says:

            Nunca disse que carrego em 1 segundo, o que disse é que perco menos de 20 para carregar o carro.

            Mas é óbvio que você nunca entende nada.

          • Hugo says:

            Mentiroso. Escreveste, LITERALMENTE, que carregavas em 3s (obviamente tentando deixar o texto confuso como tu bem sabes) e ao insistir no assunto acabaste por afirmar que até punhas a carregar em apenas 1s. Vai mentir à tua mãe 😀

          • JL says:

            Mentiroso é você, nunca escrevi isso em lado nenhum.

            Portanto o mentiroso e mais uma vez quem não entendeu foi o Hugo.

          • Hugo says:

            Dizê-lo mais vezes não o torna verdade.

          • JL says:

            Ao que parece não disse muitas vezes, já que você nem decorou o que eu tinha dito.

          • Hugo says:

            Não decorei mas lembro-me do suficiente. Afirmaste e confirmaste que punhas o carro à carga em 1s 😀 Mentiroso.
            E nem me venhas com a conversa de que 1s chega para ligar o cabo à corrente…não faças essa figura por favor LOLOL

          • JL says:

            Você é que está a fazer figura de parvo, nunca falei em 1 segundo em lado nenhum, e falei sempre no tempo que perdia para o carregar. Pois não venho, nunca disse isso.

          • Hugo says:

            Mentiroso. Falaste em 3s e na mesma conversa passaste para 1s. Gostas de ser literal no que escreves (quando te dá jeito), e eu digo-te: não consegues meter o carro a carregar e arrumar o cabo num segundo. Nem em 3. Talvez em 10, apressadamente. Aldrabão.

          • JL says:

            Mentiroso não falei isso em lado nenhum.

            10 a 20 segundos.

            Aldrabão.

          • Hugo says:

            Vai chamar aldrabão a qum tem de, infelizmente, te aturar:
            (afinal baixaste de 20s para 3s. Falha minha mas continuas a ser mentiroso :D)

            “O rapaz demora 5 segundos, mas ainda espera quase 2 que a porta de carga do carro abra, no meu caso posso sair do carro a carregar no comando para ela abrir, coisa que o model 3 não faz, ou seja, são menos 2 segundos, portanto acho que consigo em 3 segundos.”

          • JL says:

            Ainda bem que confirmou que é mentiroso e aldrabão.

            Eu disse acho, e era na situação específica do carregador rápido.

            Portanto ainda bem que continuo quem é o aldrabão, e também pode ir chamar isso a quem lhe fez o nariz. Mentiroso.

          • Hugo says:

            Tu confirmaste acima os 10 a 20 segundos oh azelha. LOLOL Então em que ficamos? Enganaste-te aqui ou no outro post?
            Não quero saber o que pensas que escreveste. O que deste a entender, é bem claro e ponto final. Doente.

            “Mentiroso não falei isso em lado nenhum.

            10 a 20 segundos.

            Aldrabão.”

          • JL says:

            Não sabe o que quer dizer “acho que consigo” oh aldrabão ?

            O que dei a entender é o mesmo que já disse muitas vezes, não preciso voltar a repetir.

            Mentiroso

          • Hugo says:

            Procura ajuda. A sério.

          • Hugo says:

            Afirmaste nesse post que carregavas 20x mais rápido que num veículo a combustão.
            Afirmaste com as letras todas que achavas que conseguias em 3s mas no final…não é nada disso? LOOOOOOOOOL

          • JL says:

            Não, não afirmei, o que disse que gastava menos tempo para carregar o carro, são coisas diferentes.

            Não, eu disse que achava que conseguia, não disse com toda a certeza.

          • JL says:

            Procuro ajuda ? Então consigo resultou?

          • Hugo says:

            Se escreves “achas” mas não é isso que achas pah, resolve-te. Disseste o que eu transcrevi, literalmente. Fim.

          • JL says:

            Não, não transcreveu nada, apenas inventou e mentiu, como sempre:

            “Hugo 26 de Junho de 2024 às 15:28
            Não decorei mas lembro-me do suficiente. Afirmaste e confirmaste que punhas o carro à carga em 1s Mentiroso.
            E nem me venhas com a conversa de que 1s chega para ligar o cabo à corrente…não faças essa figura por favor LOLOL”

          • Hugo says:

            Não transcrevi? Menti? LOLOL
            A diferença é que eu assumi que estava a falar de 1s e afinal eram 3s, já tu insistes em manipular o texto e negar à força o que disseste.
            Temos pena.

          • Hugo says:

            Mas pronto..ficamos esclarecidos.
            “Não, eu disse que achava que conseguia, não disse com toda a certeza.”
            Eu também NUNCA disse que o tinhas afirmado com toda a certeza. Foi só com alguma lol. Ufff…finalmente esclarecidos deste problema gravíssimo.

          • JL says:

            Tanto disse que está aqui, novamente:

            “Afirmaste e confirmaste que punhas o carro à carga em 1s”.

          • JL says:

            Não manipulei nada, apenas fiz copy past.

            Sim, temos pena…

          • Hugo says:

            Ah ok, tu não sabes o que é mentir por definição.
            Desculpa, continua na tua bolha. Bom dia.

          • Hugo says:

            “(afinal baixaste de 20s para 3s. Falha minha mas continuas a ser mentiroso :D)”

            “Falha minha”. Aprende a ler
            Eu errei e tu continuas a mentir.
            Nem 1, nem 3 nem 10s. Não ligas e desligas cabos nesse tempo em condições consideradas normais. Esquece os 2segundos que subtraí sem querer e pára de mentir LOLOL

        • JL says:

          Pois, mas ele perde quando vai para viagens grandes, você perde sempre.

          Já agora, como sabe que estava na aplicação ?

        • BC says:

          E hoje, no programa “Coisas que nunca aconteceram”…

        • Toni da Adega says:

          Telemóvel é coisa horrível. Muito complicado e perca de tempo é de evitar. Esse senhor é a prova viva disso.

    • Malasia_GRL says:

      Eu tenho um Tesla Model 3 (aprox 300 cv) e antes tinha um diesel (170cv), comparativamente:
      – gasto <1.80€/100km no M3 e no Diesel uns 8€/100km. Fazendo 23.000km/ano, poupo 1400-1600€/ano em locomoção. Tenho amigos que comparando os seus M3 com os seus diesel "potentes" também de 300cv e fazem mais km, dizem que a poupança anda quase no triplo da minha.
      – nesses 23.000km/ano em revisões no Diesel gasto uma média de 600-800€/ano (filtros, óleos, alguma peça, etc) que no M3 não existem.

      Até agora falamos de 2400-2500€/ano em poupança.

      Ora bem, um amigo tem um M3P e em 4 anos e 100.000 km ainda só trocou de pneus e escovas vidros. Eu no meu diesel em 80.000km tive um problema na bomba do adblue que não cobre a garantia, uns vedantes quaisquer "de desgaste" e calços + discos, escovas etc etc e a conta (com IVA) ascende sempre a umas boas centenas de euros de cada vez; logo aos 140.000 km (+-, não me recordo ao certo) teve que levar uma correia qualquer e uma mola dessa correia e só disso foram mais muitas centenas de euros.

      A somar tudo em 10 anos, estamos a falar que em 220.000 km:
      – de reparações / substituições programadas (calços, discos, óleos, correias, etc) e mais alguma fora disso: pelos menos 6000-7000€ já foram no diesel;
      – em 10 anos, de locomoção: 15.000€

      Resumo e comparando um carro de 300cv elétrico e 170cv diesel: em 10 anos uns 23.000 €.
      Em 10 anos é altamente improvável que precise duma bateria nova, como muito algumas células que pelo que dizem são 2000-3000€ com IVA e mão de obra.

  2. Carlos says:

    E quando as baterias avariam? A consultora não explicou essa parte?
    Enquanto não houver alterações nos termos de garantia da baterias e todas as clausulas ridiculas que as marcas colocam no contracto, para mim não obrigada.

    Talvez leasing ou renting possa compensar.

    • rui says:

      Podes mostrar ai numeros das megas avarias de baterias em carros eletricos? E já agora o custo das mesmas vs carros a diesel ou gasolina e os respetivos custos como FAP, embraiagem e distribuições por exemplo…

      • Mário says:

        Um bateria de um elétrico custa quê…. 500€?
        É que se for isso, eu mudo já para elétrico… é que no carro a combustão eu sei ao que vou e o que preciso substituir e quando… O Elétrico ainda é uma lotaria… poupo 10 000€ em 10 anos por exemplo, para depois gastar 9990€ numa bateria ao fim desses 10 anos.

        • JL says:

          E porque havia de a comprar toda ? Se tiver um problema num injetor também compra o motor completo ?

          Lotaria são os a combustão, até há marcas que parece que fazem de propósito para avariarem.

          • Mário says:

            Até agora Zero problemas em motores a combustão.
            Dos elétricos já não posso falar… nomeadamente dos Ipads com rodas.
            Ainda hoje soube de um que todos os anos vai trocar as borrachas do tejadilho… sabe-se lá porquê, e ficou sem travões a meio de uma viagem, e ainda hoje (ao fim de 4 anos) a tesla não sabe o que aconteceu.
            Pede-se um relatorio de avarias e não dão… transparencia acima de tudo.

          • JL says:

            Soube mas mas não sabe? Curioso.

            O meu nunca trocou.

            Pois ficou, até parece verdade.

            Dão, até estão na aplicação.

            Como é que fez a participação ?

          • Francês says:

            Acho que o dito cujo já acabou ali na siderurgia nacional just in case.
            Ou vá num aterro porque reciclagem não é com eles…

          • JL says:

            Acha ?pois é, é isso que você faz muito, “achar” de achismo.

      • PTO says:

        Ele não referir mega avarias nenhumas e é verdade que tudo pode avariar, baterias incluídas. A pergunta dele é pertinente e tu estás só a defletir a mesma, pelos vistos não tens resposta para ela.

        • JL says:

          Pertinente ? não entendi porquê ? O que não faltam são oficinas a efetuar essas reparações, e cada vez há mais.

          Pois não tem resposta.

          Mas eu vou fazer uma pergunta, sendo assim, pertinente:

          Então os que dizem que não querem eléctricos e querem híbridos, se a bateria ou qualquer outro componente do sistema eléctricos avariar, o que fazem ?

    • doe says:

      É muito raro uma “bateria” (completa) avariar. Na maior parte das vezes são outros componentes, uma célula problemática, um fusível, um sensor teimoso ou o carregador (onboard) do carro.

      O que é preciso é ter cuidado com a marca que se compra, “ouvi dizer” que há aí umas marcas que preferem cobrar 20 mil por uma “bateria” nova do que substituir um módulo problemático que custa €1000.

    • JL says:

      Já lhe avariou alguma ?

  3. Francês says:

    O que poupa é para depois investir numa bateria nova.

      • freakonaleash says:

        Debate épico entre o JL, o Hugo e o Yamaha, melhor que os debates das europeias!

      • Francês says:

        @Vitor M. Faz me lembrar os iphones…. Comprei um Iphone há uns anos, porque podia e disseram-me a bateria raramente dá problemas e a autonomia mantém-se estável ao longo dos anos… ao fim de 1 ano, tinha que andar de carregador atrás porque o iphone nem 14h de carga me fazia com uma utilização normal.

        • Vítor M. says:

          Mas, lá está, a forma como utilizas, diz muito quer do utilizador, quer da sua predisposição para esse mesmo produto. Usar um iPhone, ou qualquer outro smartphone, é diferente de pessoa para pessoa. Umas têm atividades que permitem ter um desses dispositivos ligados com tudo e dura o tempo que qualquer um desses dispositivos dura nas mesmas circunstâncias.

          O teu discurso fazes-me lembrar um “conhecido” que dizia que o smartphone dele durava 3 a 4 dias sem recarga. Mas tinha os dados desligados, raramente fazia e recebia chamadas, não era pessoa de grandes emails e o bluetooth estava também sempre desligado (jogava Candy Crush na hora de almoço). A antena Wifi ligava-a quando ia ao café, em casa e na empresa. Fora isso, desligava para não gastar. Ao passo que o seu colega de trabalho, um fulano que ainda hoje tem um dos melhores blogs amadores de fotografia, além de exercer a sua profissão, era um apaixonado pela fotografia, tinham um iPhone de última geração (uma versão Pro, que não me lembro de era o 13 ou o 14), era um apreciador de apps de edição de imagem e o seu equipamento, apenas tinha autonomia para 24 horas. Mas, o outro fazia sempre a comparação. Tal como tu estás a fazer.

          E justa a comparação? Para o nível de perceção da vida de cada um… é justa. Porque é escusado explicares, há um que nunca vai entender.

          No caso dos carros elétricos, para muita gente, é a mesma coisa. Vale o mesmo para cada pessoa? Não. E por isso o texto começa com “Os carros elétricos não são para todos…”. Porque, por mais que sejam lançados estudos com 10 anos de utilização das baterias e seja comprovado que a degradação é menor do que o esperado e o utilizador nem dá conta (porque o seu trajeto diário não se compadece da bateria sempre a 100%), algumas pessoas nunca vão deixar “de desligar o bluetooth e o wifi”… esquece, nunca vão perceber.

          Vão sempre entender maravilha como sendo mão na virilha.

          • Geraldo says:

            Ehehehe tal e qual *maravilha como sendo mão na virilha* divinal e explica muito da mania das pessoas em querer falar do que não sabem. Dizem mal dos elétricos mas nem sabem em kwh o que gasta um carro a cada 100km, não fazem a ideia do custo de um carregamento total, não fazem ideia dos consumos urbanos e fazem as contas como se as pessoas andassem sempre o modo autoestrada.

            Tenho um BMW i3S ha 7 anos e hoje apesar da bateria ter uma degradação notoria e passar pouco dos 80%, continua a ser o meu meio de transporte de casa para o trabalho, do trabalho para a cidade e da cidade para casa. São todos os dias cerca de 80 a 90 kms e tenho sempre bateria para quase o dobro. Em casa carrega toda a noite e está sempre pronto para o dia seguinte. Em 7 anos, comparando com o meu antigo carro a diesel, o Opel Vectra, no mesmo tempo de utilização e a fazer a mesma coisa, poupei mais de 15 mil euros entre combustível/energia, manutenções e pneus.

          • PTO says:

            Os valores divulgados pelos construtores pouco interessam pois são sempre obtidos em condições ideais. No mundo real do dia a dia, os consumos num carro elétrico são como num carro a combustão, dependem do condutor, dos percursos que faz e principalmente da forma como conduz. O resto é acessório.

          • Vítor M. says:

            São indicadores e os únicos que tens certificados. O resto é o resto, podemos tentar adivinhar, mas é sempre à “tua moda”. Claro, o dia a dia traz novos cenários, mas não são novidade. E, desde aquele caso da VW, os valores já são muito mais precisos.

        • PTO says:

          Tive o mesmo problema com vários androids, incluindo um da propria Google. Nada de novo, portanto.

  4. O Barbaro says:

    LoL, poupança de 8k em 4 anos… Eu vou poupar uns 10k logo no primeiro ano optando por um veiculo a gasolina.

    • Vítor M. says:

      Pode ser, mas, como referido, um elétrico não é para todos. Nem sempre as características de um carro destes serve para ajudar a poupar e a ter usabilidade. Algumas pessoas optam por térmicos porque são mais úteis na sua vida. Por exemplo, conheço casos onde, após 4 anos, a empresa está a despachar os elétricos em favor dos bi-fuel.

      • GM says:

        Para mim, enquanto utilizador de um veículo diesel, o mais racional é um híbrido com 100/120km de autonomia eléctrica (os novos Passat / Tiguan…). Quando tiver de trocar, será certamente por um híbrido. Não chinês.

        • rui says:

          Vai ver os dados sobre esses carros e as taxas de avaria dos sistemas hibridos e mudas de ideas… a menos que seja leasing de 4 anos e trocar por outro claro…

          • Francês says:

            Compras toyota e vês o que é um Híbrido a sério.
            Eu pessoalmente gostava de comprar um elétrico, mas além do elétrico iria gastar mais 3000 ou 4000€ só a refazer toda a instalação da minha casa que é antiga, recertificação, mudança de baixada, etc.
            Sim, tenho uma baixada com 45 anos que nunca foi mudada e que apenas suporta 3.45kva a muito custo.

          • JL says:

            A Toyota tem híbridos a sério ?

            Já agora, já fui dono de um.

          • rui says:

            Sr Francês, isso da baixada terá da fazer de qualquer forma, 3.45kwh é limitado para os dias de hoje mesmo sem carro eletrico, assumo que ainda tenha forno e fogão a gás e esquentador, pois é impossivel ter tudo isso eletrico.
            Mas já agora, se fizer menos de 100km por dia, não precisa de mais de 2kwh para o carro durante a noite…

          • PTO says:

            “A Toyota tem híbridos a sério ?”

            Eu tenho a certeza que o Prius deve ser um híbrido bem a sério. Bem mais a sério que estes modelos da VW.

          • JL says:

            Tem a certeza ? é que pelos consumos que faz o novo, diria que já teve hibridos, um carro tão pequeno e fazer consumos tão altos, não é um hibrido, é outra coisa qualquer.

          • PTO says:

            Sem, realmente o novo Prius tem um consumo assustador, tanto em combustível como em eletricidade.

            Uma vergonha insustentável para a Toyota. Inacreditável!

            https://es.motor1.com/reviews/697071/toyota-prius-enchufable-prueba-consumo/

          • JL says:

            Exato, qualquer diesel do mesmo tamanho faz melhor, nem é preciso ir para electrico.

          • JL says:

            Só me pergunto o que fazer quando a bateria, os inversores e os motores ao fim de meia duzia de anos se forem..

        • nuno a says:

          o hibrido so compensa se o carregares em casa mas apenas compensa durante tempo / km’s que o motor electrico consegue estar a ajudar o de combustão. ou seja se nao o carregares em casa o motor a combustao vai estar a utilizar energia para carregar as baterias e o motor eletrico nao vai estar a trabalhar durante o carregamento logo alem de estares a gastar combustivel para carregar as baterias, tens um carro que está a carregar o peso das baterias motor eletrico e tudo o mais que é necessario para ser hibrido. hibrido so se for para trajetos curtos e com carregador em casa caso contrario é um engano

        • nuno a says:

          á uns tempos vi no youtube uma situação em que um toyota prius nos estados unidos o gajo saiu de casa com o carro carregado e andava a fazer consumos na ordem dos 1.2/1.4 litros, quando a bateria acabou os consumos subiram para os 10/11 litros . imagina comprares um hibrido porque presicas de fazer 200 ou 300 km por dia e no final do dia gastares mais 10 litros de combustivel do que num carro “normal”

        • JL says:

          Com esse poupa o quê? O que custam a mais é praticamente impossível recuperar, a não ser que os carreguem muito.

          • GM says:

            É esse o propósito. Nas deslocações do dia a dia, utilizar a mobilidade eléctrica, e quando necessário, o motor a combustão. Com a facilidade que tenho em poder carregar em casa, certamente que existiria amortização.

        • PTO says:

          Mais de 50k por um híbrido plug in? Não, obrigado. Há bem melhor na Toyota (Prius) e mais barato.

  5. Hugo says:

    Só o valor da “poupança” dá-me para comprar carro, abastecer e fazer manutenção durante esses 4 anos..e ainda sobram uns trocos.

    • JL says:

      Com carro velho.

      • Obvio says:

        O que é um carro velho? Que tipo de argumento é esse? Leva-nos do local A para o local B de forma diferente dum carro novo? E dum carro semi novo? Poupança é poupança e não gastar 30K num electrico é poupança certo? Ou é um investimento comprar um electrico e gastar 20 ou 30K sem necessidade de trocar de carro?

        • JL says:

          Leva de muitas maneiras, um carro velho é pior em segurança, conforto e tranquilidade, é sempre aquela dor se ele vai pegar ou não.

          A poupança não é nenhuma, o que gasta num carro velho até é superior a um carro novo, senão as empresas não trocavam de carro de x em x anos.

          E quem disse que é obrigado a trocar ?

          • Obvio says:

            Defendes os electricos com tanta alma que deixas toda a lógica de fora logo argumentar contigo é perder tempo.. Se te disser que nos últimos 20 anos fiz cerca de 15k km ao ano e gastei menos do que a pagar um tesla novo vais dizer que sou mentiroso e que comprar carros novos e electricos é que compensa ou as empresas não o faziam… Ganhas sempre… Mesmo que as empresas apenas comprem para apresentar despesas e para abater nos lucros elevados como todos sabemos q fazem frequentemente 😉

          • JL says:

            Eu defendo onde ?

            Perder tempo porquê? Porque digo as verdades ? Pois, entendo.

            Pode dizer o que quiser, acreditar vai ser pior, mas 15 k por ano é alguma coisa ? Fiz mais eu em 5 anos que você fez em 20.

            Não vou dizer que é mentiroso, vou dizer é que não sabe fazer as contas, porque com 300 mil KMS já gastou só em combustível mais que aquilo que custa um Tesla, agora é meter o resto, com certeza que os carros que comprou não foram dados.

            Ganho sempre ? Porque será ?

            Para apresentar despesas compravam coisas mais caras, como Ferraris e etc..

          • Obvio says:

            Nem contas sabes fazer mas tens razão na mesma, inédito mas vindo de ti n é de admirar. 300k km a médias 6l a 1.5€ por litro dá quanto? E tou a ser conservador pois raramente faço médias tão elevadas e em 20 anos a média do diesel n é certamente 1.5€. Sobra tanto que deu para comprar 2 carros e pagar as respetivas reparações tal como tinha indicado. É fazer as contas bem feitas e sem favorecer o electrico e sem esquecer o preço inicial do veiculo, aquelas contas q n convem fazer com um electrico…

          • JL says:

            Dá quase 30 mil euros, agora é meter o resto.

            Mas deu para comprar 2 como ? A comparação assim era se fossem de borla.

          • Francês says:

            @JL E trocar de carro de 4 em 4 anos ou de 5 em 5, é ambientalmente responsável? Pois eu digo que não.
            Além de que grande parte da população não tem nem quer andar a trocar de carro nesse intervalo.

          • JL says:

            Se não é responsável porque o faz ? Já que é tão ambientalista use o carro até ao final da sua vida.

            E quem disse que têm de trocar ? Você?

          • Francês says:

            @JL eu não troco de 5 em 5 anos, talvez de 10 em 10 seja melhor… mas ao que parece, o sr fomenta essa política…

          • JL says:

            Então se troca porque veio dizer que é de 4 em 4 ?

            Não entendi…

            Eu fomento onde ? Mostre lá ?

      • Anung says:

        E? Já sei, não tens luzinhas coloridas nem gadgets lindos…

      • Hugo says:

        Opah pois, isso agora chama-lhe o que quiseres.
        Eu chamo-lhe um carro sem problemas e que nunca me deixou a pé 😀

  6. Hugo says:

    Mas lá está…não ando é num carro novo 😀

    • rui says:

      Logo é irrelevante… Mas mesmo carros usados, poucos são os que 8k dá para 4 anos incluindo uso, a menos que andes 1000km por ano…

    • Lala says:

      Para que a comparação seja justa, tens de fazer a fazer de igual para igual, em todos os sentidos possíveis.

      Se queres mercado de usados, compara com um elétrico igual do mesmo ano, com características e performance similares.

      Depois diz a que conclusão chegaste.

      Nao deixa de ser engraçado que os mesmos que agora dizem que não compram elétrico porque é muito caro, são os mesmos que pagavam 5k mais por um diesel, porque o diesel é 20c mais barato por litro.

  7. Nuno says:

    e quanto se poupa se não comprarmos….????

  8. Jose says:

    Cada vez mais tenho dúvidas sobre a “sustentabilidade” de tal tecnologia. Tudo tem a ver com números. Tudo é muito bonito quando se trata de uma escala pequena, quando passamos a grandes escalas, tudo se transforma e passa a ter impacto no ambiente e na economia. Basta verificar com andam os países onde se exploram os componentes que são usados! Há miséria e poluição na mesma. Não se descobriu até hoje uma tecnologia que evite essa desgraça e permita manter uma viatura por muitos e longos anos com fiabilidade sem custos para o ambiente e a vida das pessoas. Quando se fala de baterias estamos a falar de pequenas quantidades de automóveis, mas o facto, é que há automóveis em demasia as estradas estão sempre cheias e até estacionar fora do centro das cidades tornou-se uma aventura, as massas transforma de imediato a equação. Por outro lado, em países como Portugal que deveriam ter serviços públicos de excelência, está tudo mal desenhado e pensado, pois quem vive fora dos grandes centros, mesmo grandes à nossa escala, deixa de ter acesso a uma série de serviços e comodidades da vida contemporânea. A solução passaria por mais e melhores intercomunicações entre as várias localidades e dentro delas – apostar nas vias férreas e modernas e eficazes, e não, apostar em algo que ainda não convence em pleno a quem optar por tal tecnologia que é de facto a mais limpa e racional para as nossas deslocações. Por mim, vejo-me a adiar a compra de uma nova viatura, não quero enterrar mais dinheiro em automóveis, terei de pensar muito bem como tudo isto irá evoluir pois é um investimento, pesado e com cada vez menor retorno e ciclos de substituição cada vez mais curtos. Antes demais deveríamos começar por aí, tentar manter os bens por mais tempo. Deixar esse crime da obsolescência programada de lado de uma vez por todas, esse princípio vale para tudo. A evolução e progresso não tem de ser feito à custa de sucessivas “revoluções” onde estamos sistemáticamente a recomeçar de novo. Deveríamos deixar de ter 1.000 marcas de automóveis, que no final das contas, usam como é lógico todos os meios para ganhar cada vez mais e a qualquer custo! O preço das nossas opções nem sempre está naquilo que pagamos na loja!

  9. Anung says:

    Querem poupar e ficar bem servidos comprem um diesel antigo usado, por exemplo um 1.9 tdi ou 1.6 hdi 110cv.

    • JL says:

      Daqueles todos atamancados ?

      • Obvio says:

        Não… Daqueles que custam 1/20 dum electrico. Daqueles que reparas no mecanico da esquina por 500€ e fazem mais 20000km. Daqueles que duram uma vida sem gastar 30K à entrada como um electrico. Daqueles em que até parece q levas uma vida modesta porque tens um carro de merda mas depois viajas até ao Japão num ano e Caraibas no outro porque sobra para isso tudo se n torrares à toa em carros… Daqueles que te permitem levar uma boa vida em vez de andares a pagar um carro ao banco…

        • freakonaleash says:

          Verdades como punhos!

        • Anung says:

          E até podes ter uma casa própria em vez de se andar a chorar 🙂

        • JL says:

          Mais mais 200 mil ? Ou 2 mil ?

          E quem lhe disse que preciso de pagar o carro ao banco ?

          Quantas vezes viajou até ao Japão de carro ? Aliás, quantas vezes saiu do país de carro ?

          • Obvio says:

            Sabes ler? Falei de fazer vinte mil kilometros entre reparações de 500€. Tira as palas para conseguires ler a frase toda

          • JL says:

            E conseguem fazer tantos ? Com quantas idas à oficina ?

            Eu já tirei há muitos anos, por isso já não os querer.

          • Hugo says:

            JL e o paleio do costume.
            Lá porque tiveste carros com motores problemáticos e cárteres que se partiam a cada esquina não significa que também aconteça aos outros 😀
            Já tiraste as pálas…agora é abrir horizontes.

          • JL says:

            Não, você é que como de costume gosta de inventar, mas lá está, tem as palas da invenção, depois fala dos outros.

            Nem é nada frequente. LOOOL

            https ://www.jn.pt/arquivo/2007/acidentes-causados-por-lombascom-queixa-crime-em-tribunal-688631.html/

          • Francês says:

            @Obvio, não vale a pena… ainda gostava de saber se andava de carro a combustão antes de haver elétricos… ou tb era daqueles que não andava com um a GPL porque dizia que explodia?

          • JL says:

            Tanto que andava que já o disse várias vezes, e você andava de eléctrico e agora anda de combustão ?

        • JL says:

          Dá para viajar até às Caraíbas de carro ? Desconhecia….

          • Obvio says:

            As vezes não sei se não percebes mesmo e deves um pouco à inteligência ou se és só teimoso confesso

          • JL says:

            Não foi isso que ele disse ?

          • Hugo says:

            Não foi isso que ele disse. LOLOL
            Estou farto de te dizer que não sabes ler…não acreditas em mim.
            Perdes demasiado tempo a tentar usurpar o que os outros escrevem…e acabas por perder o sentido do que lês.

          • JL says:

            Sim, o paleio que incomoda os incomodados que teimam eu falar de assuntos de coisas que não lhes interessa. LOOOOOOOOOOOL

            Já tirei as palas há muito tempo, por isso ter aberto outros horizontes, você é que parece que não, veja lá se consegue ser um pouco mais inteligente.

          • Hugo says:

            Então mas….o assunto das Caraíbas? LOLOLOL ah crominho…

          • JL says:

            Ah crominho, nem sabe o significado da pontuação numa frase.

            É isto que temos de aturar.

          • Hugo says:

            Vá…explica lá qual foi desta vez a tua confusão.
            Onde está o erro que te fez, a ti unicamente, não entender o que foi escrito?

          • JL says:

            Sabe ou não sabe a pontuação ?

          • Hugo says:

            Sei.
            Vais explicar o que foi mal escrito e te causou tal falha na leitura?

          • JL says:

            Está a fazer perguntas, isso não se faz…

            Não, não vou explicar, até porque o interveniente não reclamou, só o Hugo com os seus maus entendidos.

          • Hugo says:

            Não vais explicar porque és demasiado orgulhoso para admitir uma simples falha. Parabéns…é preciso coragem para descer tão baixo LOLOL

          • Hugo says:

            @obvio, tens de ser tu a requerer a explicação do homem que escreve “maus entendidos” Ahahah

          • JL says:

            Não houve falha nenhuma na pontuação, está corretíssima, veja se tira um tempo para aprender português.

            Ui, já precisa de ajuda. Looool

          • Hugo says:

            Vamos então fingir que leste bem…nós é que percebemos mal LOLOLOL

          • JL says:

            Eu li bem, por não ter entendido correctamente é que fiz pergunta, e como sempre o Hugo entendeu mal.

            Portanto está tudo normal, nada diferente do costume.

          • Hugo says:

            Eu entendi TUDO muito bem. É claro no teu primeiro comentário que leste mal ou interpretaste mal. Fim.

          • JL says:

            O que não entendeu foi o que eu disse.

          • Hugo says:

            Deste sempre a entender que tinhas entendido bem, não te venhas agora fazer de parvo a dizer que estavas a PERGUNTAR se não tinha sido o que ele tinha dito, por que aí sim, fica claro que tens mesmo dificuldades no Português.

          • JL says:

            Que grande confusão que prai vai, mas ok, já sabemos o quanto é normal para si.

            Sim, já entendemos quem tem dificuldades no português, tanto que agora voltou a baralhar tudo.

          • Obvio says:

            Mas onde é q eu disse ou insinuei que era possível ir de carro ao Japão ou às Caraíbas? Interpretou mal o texto e depois a culpa é dos outros? Onde é que faltam virgulas ou pontuações? @JL: não resta dúvidas de quem distorce tudo e de quem não sabe ler mas nada é argumento válido para si pois a razão é sua sempre..
            @Hugo: discutir com este pessoal é como concorrer nos paraolimpicos, mesmo que ganhes já perdeste pois não deixas de ser deficiente ao final do dia

          • JL says:

            Eu disse que a culpa era dos outros onde ? Afinal também não sabe interpretar.

            Realmente discutir com este pessoal que inventa depois de dizerem os disparates que dizem é mesmo complicado.

          • Hugo says:

            No final desta confusão toda só há uma conclusão possível:
            O JL é maluco. Espero que sejas só um troll porque a proceder desta forma na vida, casa e trabalho vais ter muitas amarguras.
            ps: poupa-nos á conversa de que a confusão é nossa etc etc bla bla bla…

          • JL says:

            Ah eu é que sou maluco ? LOOOOOOOOL

            O troll aqui é você, sempre a tentar trollar os outros, mas enfim, depois cai nos seus erros e ainda tenta culpar os outros.

            Exato, a prova está na ultima frase:

            “ps: poupa-nos á conversa de que a confusão é nossa etc etc bla bla bla…”

            que é como quem diz, vê se te calas que cada vez estou mais fodi….

          • Hugo says:

            Tudo isto veio de um único comentário:
            “JL
            21 de Junho de 2024 às 12:10

            Dá para viajar até às Caraíbas de carro ? Desconhecia….”

            Ao qual fugiste ao assunto, acusaste-me de não compreender pontuação, não assumiste ter interpretado mal, claramente não interpretaste bem e no final ainda fazes perguntas absurdas.
            Chamando os bois pelos nomes, sim, és maluco.

          • JL says:

            Quem originou foi o Hugo, e a sua dificuldade de entender o que está escrito.

            Exato, se tem pontuação é para ser respeitada.

            Mas continuar a lamentar-se da sua teimosia ?

          • Hugo says:

            Qual teimosia?

          • JL says:

            Ainda pergunta, loooool

          • Hugo says:

            Pergunto pois. Caso não tenhas ainda percebido esta conversa desenrolou-se a partir de uma questão tua. A confusão é tua e só tua LOLOL Se já estás esclarecido melhor e já entendeste o que tinha sido escrito melhor…foi rápido LOL

          • JL says:

            Portanto se há houve resposta e você continua, afinal é teimosia.

            A confusão é apenas sua, a questão nem foi para si, apenas se intrometeu com 1001 confusões.

            Para mim está esclarecido, mas para si nunca está, lá está, a dificuldade de entender e de adorar falar comigo. Loool

          • Hugo says:

            Bem, vou ter de te explicar como se tivesses alguma deficiência:
            Tu colocaste uma dúvida á qual responderam e posteriormente nunca assumiste qualquer falha tua. Antes pelo contrário…os outros é que não conhecem a pontuação etc.
            Em certa altura dizes que não explicas (o que já todos sabemos desde o primeiro comentário lol) porque o interveniente não se queixou e quando este responde começas a fazer perguntas novamente.
            A confusão é nossa e as falhas são nossas?
            O único teimoso aqui és tu. Queres chamar tanso aos outros mas és o único a fazer figuras tristes.

          • Hugo says:

            Podias simplesmente ter assumido que leste mal. Acontece a todos, mas não… foste pelo caminho da manipulação do texto e da mentira. Tudo isto por causa de uma simples frase. Parabéns. Deve ser bonito lidar contigo no trabalho.

          • JL says:

            É considerado uma falha quando se tem uma dúvida ? Vida estranha a sua, deve ser por isso que não faz muitas perguntas.

            Os outros não, apenas o Hugo não conhece a pontuação.

            Óbvio, se já está explicado, para quê repetir, os comentários não desapareceram.

            Eu disse que a falha era vossa ? Onde ?

            Tanto que não sou teimoso que não voltei a perguntar, o Hugo é que continua teimoso e sempre a repetir o mesmo.

            Mas eu não li mal, simplesmente não está claro em que tipo de veículo eram feitas essas viagens, daí a pergunta.

          • Hugo says:

            Deves pensar que os outros andam por aí a comer gelados com a testa. Tens muito que aprender.
            Pelos vistos há muita gente por aqui a não se entender contigo, concerteza não será por acaso nem por “dizeres as verdades” LOLOL

          • Hugo says:

            E ambos sabemos que não foi dúvida nenhuma., apenas te dá jeito dizê-lo mas assumindo, o que é mentira, que era uma dúvida, responde-me seriamente se és homem:

            Qual é a tua dúvida mesmo?

            “Dá para viajar até às Caraíbas de carro ? Desconhecia….”

            Queres saber se dá? Achas que ele disse que dava?
            É que qualquer uma das hipóteses te faz mais burro do que assumir simplesmente que leste mal, que é uma coisa que acontece a qualquer ser humano.
            Vá…responde à pergunta e calo-me já…

          • JL says:

            Ao que parece apenas o Hugo anda a comer gelados com a testa, tanto que diz que cansa e é mau falar comigo mas não me larga a calça.

            Eu não tenho dúvida nenhuma, fora a que perguntei no ultimo post em que mais uma vez não responde, porque não deve ter resposta.

            Se não especificou o veiculo, é de assumir que para ele dá, e acredito que dê, afinal existem ferries que transportam carros.

            Então quer dizer que quem tem dúvidas sobre algo e faz perguntas é um burro !!! Novidade de hoje… LOOOL

            Eu não li mal, podia sim interpretar mal, mas nem isso.

          • Hugo says:

            Ele nunca falou em ir de carro. NUNCA.
            Depois de tanta conversa só podes não saber ler pronto.

            Em relação à última pergunta “Eu disse que a falha era vossa ?” disseste coisas do tipo
            “Quem originou foi o Hugo, e a sua dificuldade de entender o que está escrito.”
            “nem sabe o significado da pontuação numa frase.”
            Afinal tudo partiu de uma simples pergunta de um menino que não sabe ler. Peço-te desculpa por isso se for o caso, que não é.

          • Hugo says:

            Vais-me desculpar:
            “Eu não li mal, podia sim interpretar mal, mas nem isso.”

            “Dá para viajar até às Caraíbas de carro ? Desconhecia….”

            Ou estás a mentir ou és efetivamente muito burro. Estás-te a contradizer. Então o homem diz uma coisa, tu perguntas outra mas entendeste tudo? Chumbaste na primária…não há forma de isto ser real Lol

          • JL says:

            A contradizer onde ? Explique lá onde está a contradição ?

          • JL says:

            Só falou de carro, não falou em ir de outro veículo, até podia ir de comboio.

            Exato, tem razão , tudo partiu de um menino que não sabe ler, que é o Hugo, tanto que lê 1 onde está 3, lê obsoleto onde está chaço, acho que não precisa de mais exemplos !!!

          • Hugo says:

            Leste bem, interpretaste bem mas fizeste uma pergunta que assume que alguém insinuou que dá para ir de carro. Ok, és estúpido e aceito isso. Assunto encerrado.

          • JL says:

            Só há confusão da sua parte, da minha não há nenhuma.

            Não dá para ir de carro às Caraíbas ?

          • Hugo says:

            Tu não atinges que a questão nem é se dá ou não…é teres assumido algo de errado no teu primeiro comentário. Deixa isso para outra vida…

          • JL says:

            Tanto não está errado que voltei a fazer a mesma pergunta, e não a sabe responder, portanto é uma pergunta dificil que depois de dezenas de comentários não sabe responder. LOOOL

          • Hugo says:

            “Dá para viajar até às Caraíbas de carro ? Desconhecia….”
            Quando dizes DESCONHECIA pode-se afirmar que a questão inicial pressupunha que era possível. BURRO.
            E não, não podes ir DE carro.
            E sim, LESTE MAL da primeira vez embora tantos comentários depois já não o possas assumir 😀 Mentiroso.

        • O Barbaro says:

          Grande verdade, até te digo mais, o meu Seat Ibiza Sdi que este ano faz 24 anos, já se pagou a si mesmo e há uns bons 5 anos e agora que rende a favor do dono, como perguntam vocês, simples desloco-me nele a serviço da empresa e sou pago por isso, todos os meses chovem entre 500 e 600€. Ando à procura de substituto identico mas um pouco mais novo para continuar a render a favor do dono, carros novos não obrigado, carros a pilhas não obrigado.

          • Anung says:

            Isso não morre. Os 1.9 SDI são eternos, magnificos para o mato.
            Em tempos andei a ver de um comercial mas não encontrei nada de jeito.
            Acabei por comprar um duster usado.

          • JL says:

            Já se pagou como ? Recebe dinheiro dele ?

            A pilhas é impossível, nem sequer existem cá.

          • JL says:

            São, se gastarem grandes fortunas todos os anos.

          • Hugo says:

            Grandes fortunas LOLOL Este JL é mesmo anjinho.
            Pela conversa deves ser daqueles que quando tinhas carro a combustão era dar à chave acelerar. Só tiveste problemas…azarado LOL

          • JL says:

            Era dar à chave e rezar para que “pegasse”. LOL

            Claro que não, carros a combustão não têm problemas, só soluções, é mandar para sucata e pronto, solução 100% fiável.

          • Hugo says:

            Carros que não pegavam, partiam cárteres….gastavam milhares em oficina.
            Já deste mais que provas que só tiveste lixo está visto. Não és de todo exemplo para ninguém.

          • JL says:

            Tal eu como vocês e outros, toda a gente sabe o lixo que são, a alguns só leva mais tempo a admitir.

            Eu nem quero ser exemplo, bolas, não se usa o exemplo do melhor, só dos piores..LOOOL

          • Hugo says:

            Cego é aquele que não quer ver.

          • JL says:

            Exato, bem dito.

      • Anung says:

        Daqueles que consomem pouco,dão poucos problemas e aguentam muita porrada.

        • JL says:

          Pois, os eléctricos.

          • Anung says:

            Lol, vou ali comprar um por 2500 euros e já venho.
            Óh parece que isso nem para a bateria dá 🙂

          • JL says:

            Compre 2, eu fico com um e ainda lhe pago um almoço.

            E porque haveria de dar para uma bateria ? Será que dá para um motor ?

          • Francês says:

            Se andar com o AC desligado, vidros abertos, radio desligado, tudo para poupar bateria e dizer que faz medias de 10kWh/ 100km

          • JL says:

            Também pode fazer isso num a combustão, que é o que mais se vê, para poupar pelo menos um litro de combustível.

            Já agora, com vidros abertos consome mais, não invente muito, a roda já está inventada.

    • freakonaleash says:

      Para mim só se forem sem FAP, pois faço poucos km. Mas sem FAP, ainda em condições decentes, já são uma raridade!

  10. Joao Silveira says:

    São todos uns grandes artistas… Continuem os bons negócios. Engraçado, que agora os Grandes fabricantes começam a questionar-se se vale a pena continuarem a evoluir o mercado de elétricos, ou se vão adoptar os hibridos em larga escala. Continuo com a mesma opinião de sempre, carros a pilhas é uma bela porcaria de negócio. E quem os comprou de certeza que se não tiver moradia com paineis solares, e possibilidade de ter dois carros, um para as viagens e outro elétrico apenas para as cidades, o negócio é uma bela porcaria. Não me demovem da minha opinião, enquanto não colocarem os eletricos a bom preço e houver uma melhor gestão das baterias, bem como sitio para as reciclar sem ter de poluir o ambiente, continuamos com o egoismo, olhar para o nosso umbigo e pensarmos que somos mais espertos que os outros. Abram os olhos e crescam, olhem para a realidade. A solução existe faz muitos anos, carros a hidrogénio, não sai para fora porque ? Porque nao dá dinheiro, nem enriquece os fabricantes.

    • Francês says:

      Não diga que há carros a pilhas que o JL fica ofendido!
      Pilhas, baterias, vai tudo dar ao mesmo…

      • JL says:

        Mas ele agora falou bem, e falou nos carros a pilhas, só que se confundiu todo, primeiro começa por falar mal deles e depois já diz que é a solução, há como cada um….

    • JL says:

      Então mostre lá eles a questionarem-se ?

      Se existe porque não a usa ?

      Não dá dinheiro ? Ao preço que está esse combustível, tem de dar dinheiro a muitos.

      Dá dinheiro até a mais gente, já que existem mais envolvidos, o problema é que é uma tecnologia tão cara que os clientes não lhe pegam.

    • BC says:

      Um tipo que se diz preocupado com o ambiente e a reciclagem das baterias para nao poluir, mas depois prefere continuar a utilizar um carro a combustão… adoro estas contradições desta gente.

  11. há+cada+gajo says:

    Poupa 8300 euros ao fim de 4 anos depois de ter gasto mais 10 ou 15 mil no momento da compra e comparativamente a um a combustão, e é por que estamos a falar de carrinhos do segmento mais popular, porque noutros segmentos…bem…é melhor nem falar nisso. E tambem não se fala no consumo de tempo que estes carros impõe. E tempo é demasiado valioso para ser desperdiçado.

  12. Damnupa Kot says:

    a BYD vai lançar um híbrido que tem 2.000km de autonomia

  13. Poraicomac says:

    Pelo contrário. Pelo equivalente a combustão paga alguns 15 mil Eur a mais. Carregar carros em Portugal é um stress. Horas perdidas para carregar, baterias ainda com tecnologias limitadas que as fazem perder capacidade de carga. Manutenção muito cara em função do desgaste superior de tudo o que tenha a ver com transmissão do veículo. Elétricos são mais uma solução que irá servir a um público específico.

  14. Carlos says:

    The devil is in the details… É muito giro dizer que tem 8 anos de garantia sem ler as letrinhas pequeninas…

    https://www.myev.com/research/buyers-sellers-advice/evaluating-electric-vehicle-warranties

  15. Infinity says:

    Pequeno exemplo, Hyundai I30 sw começa nos 26436€ o IONIQ 6 (o que tem dimensoes similares) começa nos 59395€, bem longe da diferenca dos 12%

  16. Realista says:

    Enquadro-me nesta situação.

    Estou a poupar com um veículo elétrico cerca de €2000 a €2500 por ano mas se tivesse optado por um modelo maior e com mais autonomia os valores que poupava eram quase o dobro.

  17. Realista says:

    Até agora ainda não encontrei ninguém que estivesse insatisfeito com carro elétrico…

    Ainda hoje encontrei um cliente que passou de um carro a gasóleo para um 100% elétrico e só me disse que era a melhor coisa que podia ter feito.

    • Carlos says:

      Pois, penso que é por aí que acabamos por formular opiniões divergentes. Talvez sejam os meus amigos que têm azar…

      As queixas andaram sempre à volta de problemas no momento das marcas darem garantias sobre as baterias. Num caso, foi na bmw que indicaram-lhe que a bateria de arranque tinha provocado a avaria na bateria principal do carro e como tal não haveria cobertura da garantia. Num outro caso, onde a garantia também não funcionou, não teria chegado ao valores reduzido de autonomia que está estipulado contractualmente.

      • Realista says:

        Chatices possuímos todos e eu também já tive de levar o meu carro à garantia (felizmente não foi nada de mecânico, leia-se, do sistema de propulsão) mas se ficasse chateado não seria devido ao carro mas sim com a marca.

        O que eu quero dizer é que nunca encontrei ninguém que não tenha gostado do carro elétrico em si ou de viver com um.

        • Francês says:

          No meu caso, comprar um elétrico era meter a corda ao pescoço com o banco… mas pelos vistos há quem goste.

          • JL says:

            Então não meta, porque é que alguém tem de meter a corda ao pescoço com o banco ?

            Se é o caso é porque está contente com o que gasta com outros, como a galp e bp por exemplo, os árabes também apoiam…

          • Realista says:

            Ou… Ou…

            O que poupas abate ao banco… digo eu.

    • JL says:

      Pois claro, é sempre o diz que disse.

    • Hugo says:

      Eu até hoje não tive cancro. Conclusão…é um mito.

  18. PorcoDoPunjab says:

    Adoro cheiro a gasóleo logo pela manhã….
    Quando o meu frigorífico avariar meto-lhe 4 rodas et voilà, já tenho um eléctrico e bem barato… pena só fazer descidas mas isso depois logo se vê.

  19. Meus10escudos says:

    Não entendo as contas que aqui se fazem, para uma familia de 3/4 pessoas, em que normalmente existem 2 carros na familia, como fazem essas poupanças?
    Eu tenho 2 carros, 1 SUV grande a gasóleo com 4 anos comprado com 3 anos (26k) + 1 utilitário com 10 anos comprado quando tinha 2 anos (12K) , total 38K.
    Por aqui a lógica é gastar 40k num só carro, médio/pequeno, para a familia toda, para talvez começar a poupar ao fim de 6/7 anos (e já agora vou avisar a mulher que vai ter de andar a pé :-)).
    Conhecendo a realidade das vendas em Portugal, arrisco dizer que mais de 60/70% dos eletricos são comprados por empresas e depois quem usa são os particulares, quem compra como particular são os de classe alta ou média alta que são representam de todo o nosso pais.

    Atenção! Gosto muito da tecnologia, nada contra eletricos, mas não estou a perder dinheiro nenhum por ter 2 carros a combustão e consigo perceber a realidade do nosso pais

    • JL says:

      Então errou, porque são mais vendidos a particulares do que a empresas, já os diesel é o contrário, mais para empresas do que particulares, aliás, como sempre foi.

      O dinheiro que perde nos carros é o mesmo, no seu caso é mais porque além de perder no carro perde nos custos dele.

      • Meus10escudos says:

        Não é verdade, em 2023 cerca de 70% de todos os eletricos vendidos foram a empresas, não tenho os numeros finais, mas em setembro era à volta destes numeros.

        Peço humildemente que me dê a aula de finanças, como é que estou a perder dinheiro?Acabei de mostrar que com o mesmo dinheiro tinha menos carro, 1 pessoa do agregado tinha de andar a pé.

        Nota, não perco o mesmo, a perda de valor dos carros eletricos é qualquer coisa, perco menos dinheiro no carro, ao ter comprado usado com 3 anos. Além de a longividade ser maior.

        Em 2023, o preço médio dos carros comprados em Portugal foi de 16K, e aqui fala-se em poupar com carros de 40k/50K, é não ter a noção da realidade, com todo o respeito.

        • JL says:

          Então mostre lá esses números ?

          O carro custa dinheiro, as manutenções custam dinheiro, o combustível também, está a ganhar dinheiro onde ?

          Só se o desse a alguém e andasse a pé.

        • JL says:

          E porque tem de comprar por 40 a 50k ? Não entendi…

        • Obvio says:

          o JL tem sempre razão, n vale a pena argumentar.

          • JL says:

            Tenho ? Que bom.

          • Meus10escudos says:

            mas é pena, porque era interessante as pessoas não serem tapadas e podermos argumentar uns com os outros.

            Eu adoro tecnologia, e gosto dos eletricos, mas da mesma maneira que gosto do do mercedes GLC mas tenho um Peugeot 3008, tambem fiz as contas para decidir o que comprar.

            mas deixo 2 argumentos:

            1-no artigo falam em 2 modelos que supostamente teem 12% de diferença entre combustão e eletrico, basta dar um salto ao site de ambas as marcas para ver que a diferença é entre 30% e 36%

            2-em que cenário era possivel ter 2 carros para uma familia e poupar muito dinheiro se um deles for eletrico?

          • JL says:

            Realmente não entendo como quem não tem electrico consegue ser tão tapado, aliás, nem entendo porque se preocupam tanto.

          • Obvio says:

            Ele apresentou numeros reais e pediu os teus números e uma solução para poupar mais, tu apenas disses-te que ele errou e q perde dinheiro e q n devia comprar carros de 40K mas nunca vi números reais de poupança nem solução para o problema dele.. Criticar só é fácill.. Dificil é fazer sentido e ver poupanças na porcaria que dizes..

          • JL says:

            A solução está aí espalhada por este artigo, quantos não falaram já nisso, carregar um carro em casa custa 1.5 euros cada 100 KMS , agora é cada um fazer as suas contas.

            Mas vocês fazem o mesmo, apenas criticam quem mete aqui os valores que gasta.

      • Carlos says:

        Não acertas uma… lol

      • PTO says:

        Erraste novamente. 80% dos EVs em Portugal são vendidos a empresas e trabalhadores independentes (que tb são considerados empresas mas em nome individual). Nem posso esperar pela tua habitual distorção e engenharia verbal para não o admitires.

        “Segundo dados das associações patronais (ANFAC e ACAP, respetivamente), as empresas e os trabalhadores independentes compraram 62% dos veículos elétricos em Espanha e 80% em Portugal.” – (Fonte: https://executivedigest.sapo.pt/noticias/portugal-consegue-vender-tres-vezes-mais-carros-eletricos-do-que-espanha-o-que-explica-as-diferencas-entre-os-dois-paises/ )

      • Francês says:

        @JL, fiscalmente um carro a gasóleo já não compensa para uma empresa, a nivel de tributações autónomas e afins.
        A empresa onde trabalhei trocou tudo de gasóleo para plugins e a conta da Galp disparou. e nem Deus sabe porquê.

        • JL says:

          E compram plugins para quê ? já não têm benefícios nenhuns.

          Sabe-se lá ? é bem simples, mas eu explico de maneira simples

          PLUGIN -> P L U G I N -> quer dizer que é um carro de ligar à tomada, mas que é hibrido, se não o carregarem, só consome 3.5 vezes mais que um normal.

          Se quiser eu digo isto para gente ainda menos instruida.

    • Realista says:

      A lógica é veres quantos quilómetros fazes por ano e quanto é que gastas para os fazer.

      Eu cá tinha um Hatchback a gasolina e um a gasóleo e obviamente o carro a gasóleo era o carro de eleição da família porque como era mais barato por km. Então andava todos os dias e só usava o Hatchback para ir para o trabalho.

      Em conjunto dos dois automóveis rodavam cerca de 35.000km por ano, o que representava um gasto de cerca €3.000 só em combustível por ano. (Isto em 2021, porque em 2022 o custo era muito superior)

      Entretanto despachei o carro a gasolina e arranjei um carro elétrico citadino pelo que o carro elétrico agora faz cerca de 20.000km e o carro a combustão é encostado ao fim de semana, rodando cerca de 15.000km por ano.

      Para fazer esses 15.000km a gasóleo gasto €1200 por ano e para fazer os 20.000km agora gasto €400. Assim oó em combustível reduzi a conta em cerca de €1500 por ano, isto assumindo que pago toda a eletricidade, o que não é verdade porque agora carrego várias vezes de graça no trabalho ou em casa dos sogros enquanto vou lá almoçar, por exemplo lolol

      Depois vem a parte dos impostos e revisões, para além de que é muito mais prático de viver diariamente com um carro elétrico do que com um carro a combustão desde logo porque as viagens são muito mais suaves e no transito é um mimo não ter sequer uma caixa de velocidades.

      Quando puder vou despachar o carro a gasóleo porque não faz sentido…

    • PTO says:

      100% verdade, nem mais!

  20. Carlos says:

    Mas agora que vejo de quem é o estudo a conclusão torna-se obvia de entender.
    New AutoMotive : “New AutoMotive is an independent transport research organisation founded in 2020 with a mission to support the switch to electric vehicles.”

    Acham que iam concluir que mais vale apenas os carros a combustão?

    • JL says:

      Para suportar têm de ter provas para o fazer, ou mais vale confiar na palavra de quem não os tem? Como acontece por aqui ?

      • Carlos says:

        Então acha que não existe “estudos encomendados”, pagos para demonstrar um resultado especifico?

        Não compreende que uma empresa que tem como missão apoiar a passagem para veiculos electricos, desde logo nuca será neutra nesta tema? Sendo que procurará apresentar os dados da forma que mais lhe convem. Assim como o JL que por algum motivo defende os EV’s com unhas e dentes deste forum.

        Quem acha que irá financiar empresas como essa?

        • JL says:

          Podem haver, e só existem para um lado ?

          Eu defendo evs ? O que o leva a tomar tão consideração ? Sou um simples utilizador.

          Curioso porque vejo aqui outros utilizadores e até dizem que os dados estão elevados demais, tal como eu também considero, então mas quem usa não sabe ?

          E quem acha que financia o oposto ? Empresas de combustíveis não devem ser, já que grande parte delas também vendem electricidade.

  21. Meus10escudos says:

    como é possivel ver, existe uma percentagem elevada a querer voltar para a combustão e uma boa parte por motivos económicos (isto com estudos que não são feitos por empresas direcionadas a “levar” o publico a usar os eletricos) .

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/arrependido-de-ter-comprado-um-carro-eletrico-estudo-aponta-que-30-dos-proprietarios-de-um-ev-querem-voltar-ao-motor-de-combustao/

  22. Grunho says:

    “Até 8300” significa que nunca vais poupar mais do que isso. Podes poupar menos, muito menos, ou nada, que é sempre ATÉ 8300. Com uma sorte de euromilhões e muito cuidadinho é isso que poupas. E para poupar algum na energia e na manutenção primeiro tens de gastar à bruta no carro. E não te esqueças da conta dos pneus, que duram metade, se não tiveres o azar de trocar bateria, que pelo menos nos Leaf é fatal como o destino.

  23. PJA says:

    Bev ao fim de 70k km está pago, carregando em casa. Caregamentos fora lentos 130k, carregamentos rapidos nunca vai estar pago.

  24. Jonas says:

    Se os eléctricos são tão bons, porque é que estão tantos à venda (que ninguém lhes pega) em segunda mão, ainda com garantia, e muito poucos kms? A desvalorização é abismal… Acho estranho.
    O meu avô dizia-me para comprar carros da mesma marca que os taxistas, pois eles têm maior experiência de utilização. É verdade que vejo alguns Uber/taxis elétricos, mas são uma minoria.

    • JL says:

      Onde ?

      Se os a combustão são tao bons, porque é que estão há venda 100x mais ?

      Onde estão eles desvalorizados ?

      • Jonas says:

        Obrigado pelo seu comentário. Devia aprende a fazer comentários mais construtivos e com maior maturidade.

      • PTO says:

        “Se os a combustão são tao bons, porque é que estão há venda 100x mais ?”

        Porque há muitos mais no mercado do que EV’s. Lógica e matemática simples.

        Onde estão eles desvalorizados? Mais uma vez… cá vai: https://youtu.be/qZLmj2htnkM?si=soIH7MyRomHOkaDe

        Desvalorização de quase 40% no PRIMEIRO ano pós compra.

        • JL says:

          Mas não há, basta ir ao standvirtual e pisca pisca, nem chegam a 1% do que existe de combustão à venda, portanto são bem menos.

          Onde estão eles com essa desvalorização ? mostre lá um por cá ?

          • PTO says:

            Tu não sabes mesmo interpretar um texto, fdx! Respondes-me cheio de arrogância e sem sequer notares confirmas exatamente o que eu escrevi. Que atrasado, fdx!

            Qto à desvalorização, vê o video do link, já é a segunda vez que o disponibilizo numa resposta a ti.

          • JL says:

            Não sei ou não lhe convém ? Mas que interessa um mercado que nunca vou importar nenhum ? Depois são os outros que não vivem na realidade.

            Mas arrogância porquê? Não entendi ? Até fiz uma pergunta.

            Mas que interessa um video de um mercado que nenhum português e restante povo europeu compra carro ?

    • JL says:

      Não vê ? Então tem de ir ao oftalmologista, que isso é um problema grave.

  25. PTO says:

    Sim, claro. Gasto mais 15k para comprar um EV em vez de uma a combustão, apenas para poupar 7k nos primeiros 4 anos e ficar ainda por recuperar 8k. Brilhante!
    Vou já comprar um, é que é já a seguir.

    Depois acontece-me como a estes compradores de 15 países do mundo:

    https ://executivedigest.sapo.pt/noticias/arrependido-de-ter-comprado-um-carro-eletrico-estudo-aponta-que-30-dos-proprietarios-de-um-ev-querem-voltar-ao-motor-de-combustao/

    • JL says:

      Pois acontece, provavelmente ficava da parte dos 70% QUE ESTÃO SATISFEITOS. Mas não era você que tinha um carro velho ? agora se for novo já só fica com ele 4 anos ?

      Não dá mesmo para entender esta malta.

      • PTO says:

        Onde é que eu disse que só ficava com o carro 4 anos? Apenas usei o espaço temporal referido no artigo para efeitos de igualdade, uma vez que no artigo também não falam da poupança pós esses 4 anos.

        Aprende a interpretar o que os outros escrevem em vez de responderes sempre de má fé e a distorcer o que te respondem. Sempre!

        • JL says:

          Não fala nem precisa, isto não são carros a combustão que vão consumir mais conforme a idade.

          Eu já aprendi há muito tempo…

          • PTO says:

            O meu carro a combustão consome o mesmo que consumia quando o comprei em 2006. Tu deves é ter tido carros a combustão de qualidade muito duvidosa ou então fazias-lhes as revisões em mecânicos de garagem.

          • JL says:

            Pensa você que consome.

            Não era qualidade duvidosa, cada vez que começavam a consumir mais lá se iam mais uns centos de euros.

            Coisa que finalmente resolvi….

  26. Jonas says:

    Comentários desta natureza em nada contribuem para uma discussão saudável e construtiva.

  27. Nirelle says:

    Podes poupar 8.300 euros desde que não faças viagens tipo Lisboa – Porto ou Lisboa – Faro. Caso faças as viagens diariamente esta poupança vai ser negativa pois vais ter de carregar o automóvel 3 a 6 vezes por dia nos postos de carregamento por outras palavras vais gastar cerca de 150 euros (mínimo) por semana
    €150 x 52 semanas = 7800 euros por ano
    €7800 x 4 anos = 31200 euros

    Não compensa ter carro eléctrico pois em 5 anos terás gasto um valor equivalente ao preço do VE só em carregamentos.

  28. TdSR says:

    O Musk embolsa o guito e o consumidor fica na m£rd@.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.