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Compra de carros elétricos? Portugueses “não querem” apoio! Saiba porquê

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    A malta quer um VE mas também tem o dieselxito na garagem…LOL.

    Parece que o Padroeiro da mobilidade electrica JL tem que se esforçar mais nas rezas….pois ele pensava que por esta altura as pessoas passavam horas ou dias em filas á espera de conseguir comprar um VE.

  2. Yamahia says:

    Obviamente ninguém vai querer trocar o seu bom e fiel companheiro a combustão por uma lata elektra.
    Tivessem adoptado a mesma política (que é a correcta) na NO e iriam obter o mesmo resultado.
    Os poucos que aderiram, certamente eram carros irrecuperáveis atacados pelas intempéries. Em Valência uma política destas teria milhares de Clientes este ano, infelizmente para quem passou por isso.

    • JL says:

      Na Noruega não precisaram de abater e o número de veículos a combustão desceu na mesma.

      Curioso, será que são como você, compraram um diesel e deixaram lá o gasolinas velho encostado ?

      Ou será que é por terem carros que até podem valer mais de 4000 euros ? Ou quem tem um carro de 4000 euros pode comprar um de 38 mil ?

      Não podem ser carros danificados e têm de estar operacionais.

  3. klimane says:

    A verdade é que um carro antigo em bom estado tem sempre um valor superior a 1000 euros. Dar um incentivo de 4000€ para comprar um carro razoável que nunca custará menos de 25000€ não é um grande negócio. O abate dá à volta de 150€ e se há anos atrás se viam verdadeiros galinheiros a circular, hoje isso já não acontece. Ter um carro novo é um luxo, um carro eléctrico, uma inconveniência em algumas situações. Entre ter um velhinho mas fiável e uma incógnita por uma pipa de massa não existem muitas dúvidas.

    • Anung says:

      O velhinho mas fiável é a maneira mais barata de se andar de carro. FIM

      • JL says:

        Ou a maneira mais barata de se ter mais despesa.

        • Anung says:

          Ou? Mas é ou não é?

        • NunoManuelAlves says:

          Eu não entendo a premissa do fiável, num carro que consome sumo de dinossauro e tem 2000 peças a bater umas nas outras, devo estar equivocado se calhar queriam dizer fiabilidade era do BEv e não do chupador de sumo ice, acho que é isso

          • Mario says:

            E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.

          • Yamahia says:

            “…tem 2000 peças a bater umas nas outras,…”
            Uma bateria tem o triplo.

          • JL says:

            “Uma bateria tem o triplo.”

            Uma bateria tem peças a bater umas nas outras ? tem de ver o que se passa com a sua.

          • JL says:

            “E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.”

            Então qual é a sua experiência ?

          • Anung says:

            Também um Rolex

          • Yamahia says:

            O mito da simplicidade dos carros elektros foi criado pelas missas elektras no início da década e enganou muitos inocentes.
            Essa é a essência do problema. Os carros elektros não são mais simples, eles são complicados de maneira diferente.

            Um carro a combustão tem um motor com centenas de peças móveis e UM tanque de combustível simples com apenas uma peça móvel, a bomba de combustível.
            Um carro elektro inverte essa complexidade. Tem um motor elektro normalmente com uma ou duas peças móveis, mas o seu tanque de combustível (a bateria) num carro elektr típico pesa centenas de quilos e tem centenas, senão milhares, de peças q, na realidade, se movem. São produtos químicos q dependem de um sistema de refrigeração, sistemas de segurança para a eletrónica, para a potência, para os sistemas estruturais… É um “motor” muito complicado, mas é um motor elektroquímico em vez de um motor termodinâmico, se preferir.

            A complexidade não desaparece, apenas muda de lugar. Obter os materiais para montar a bateria é complicado, porque a bateria tem q ser montada e feita de todos os tipos de materiais, não apenas lítio. O lítio é um dos menores componentes minerais na bateria; os maiores componentes são coisas como grafite, alumínio, níquel, cobre e muitos outros produtos químicos. E, bem, vc sabe q tem q montar todas essas coisas, é uma máquina muito complicada e, como eu disse, são milhares de peças, milhares de soldas, o q torna tudo isso muito caro e complexo e susceptível à avaria cuja resolução não está ao alcance da maioria dos técnicos existentes.

          • JL says:

            Mas não tem milhares de peças, isso é mentira, além disso elas não se movem nem se gastam.

            O motor a combustão não depende de um sistema de refrigeração ? no electrico até é o mesmo que faz tudo, tanto arrefece a bateria como aquece, arrefece o motor, controlador e carregador e ainda toma conta do habitáculo, tudo no mesmo sistema.

            Máquina muito complicada é a combustão, até usa sistemas de redução de partículas e poluentes que usam os componentes mais raros do planeta, como é o caso da platina, onde 60% da extraída é usada nos carros a combustão. Ou seja, é um veiculo tão complexo que além de poluir ainda polui para não ser tão poluente, quanto ridiculo isto é.

            Claro, num a combustão não é preciso montar nada, basta ter um bloco de ferro e ele aparece feito.

            Só faltava vir dizer que um a combustão não tem soldas ? até a eletrónica é mais complexa, se ligar uma máquina de diagnostico num elétrico aparecem-lhe 15 a 20 ECU , num a combustão facilmente passa as 40, alguns chegam ás 60.

          • Mário2 says:

            @JL deixa de falar do que não entendes. Não é o mesmo compressor que faz tudo. Vai ler um bocadinho.

          • JL says:

            Portanto não mexem.

          • JL says:

            É o mesmo sistema que faz tudo sim, e não é compressor, apesar de também ter, é uma bomba de calor.

      • Guelindão says:

        O velhinho é bom para andar a queimar dinheiro e a pagar por fora para passar nas inspeções.

    • paulo g. says:

      Não percebo porque elétrico é incógnita… Nunca fiquei apeado.

  4. says:

    Aqui na empresa comprámos uma viatura elétrica com abate de um caco velho que já tivemos sorte não ter de pagar para ir para o centro de abate. Parece-me bom negócio.

  5. XBUZZY says:

    Isto deve ter sido para criar mais um “job for the boys”.
    Entao quem tem carro com mais de 10 anos e que vale menos de 4k, regra geral nao tem dinheiro para carro novo, ainda por cima um elektro que normalmente sao mais caros xD.
    Tipo de governo, baixar impostos não, mas desperdicar o dinheiro dos nossos impostos em tachos sim.

    • RC says:

      Foi o que me aconteceu… o meu velhinho de 97 deu para “abater” 500€ no negocio de outro a combustão porque por mais que quisesse um elétrico, não havia guito e também não tenho sitio para o carregar em casa.

  6. B@rão Vermelho says:

    A verdade é que faz pouco sentido trocar o carro a combustão ainda em bom estado só pelo capricho de ter carro novo VE.
    Outra coisa é teres um carro que pelas mais diversas circunstancias está em final de vida e querer comprar um carro novo, ai sim é uma boa opção optares por um VE dependendo da utilização que vais fazer com ele.
    Em relação ainda aos VE, ainda ontem estava a falar com um dos meus colegas que têm um Fiat 500E, e o carro vai hoje a revisão anual o carro faz este mês 4 anos e a revisão dos 20000 Km é de 250€, dizem eles que vão trocar o oleo dos travões, e os filtros do habitáculo, arranjam sempre maneira do nos irem aos bolsos.

    • Anung says:

      5000 km por ano? E vender o carro e comprar uma bicicleta? Não?

      • B@rão Vermelho says:

        Por acaso ele até é um excelente ciclista amador, vai mesmo ao estrangeiro fazer Granfundos, ele comprou o carro este ano em 2* mão de uma pessoa conhecida dele que por acaso até têm mais 2 modelos VE em casa, não te esqueças que há pessoas que têm mais €€€ que juízo 🙂 🙂 🙂

        • JL says:

          Não entendi a do juízo ? A média em Portugal é de 9000 KMS ano.

          • Mário2 says:

            Caro JL vais de Portugal a África do sul, vais de VE se tivesses esse desafio?

            Já agora digo te… Em um mês fiz 4000 km, com um VE ainda estava a espera de ter carga.

          • JL says:

            Vou, qual o problema, até carregadores da tesla já lá existem.

            Você já lá foi ?

            Portanto só posso comprar um carro se ele for a Africa do Sul ? mesmo que não precise de lá ir ? É isso ?

            Já entendi porque você diz não ter dinheiro, é porque compra coisas que não precisa, compre aquilo que precisa, e assim fica com dinheiro.

          • Yamahia says:

            Os carregadores da Testa são um penar. Nem é preciso sair de PT para sofrer a penitência.

          • JL says:

            Então porquê? Que problemas lá teve ?

    • JL says:

      Não é um preço alto para essas trocas, quando paga na marca num carro idêntico a combustão ?

      • Anung says:

        Para mim é. oleo é uns 20 paus e o filtro uns 15!

        Mas na marca depende desta, estando a falar de um fiat sim, é carissimo.

      • B@rão Vermelho says:

        Aos 20000 Km não é normal trocar oleo dos travões, mais a mais como tu próprio dizes nem pastilhas gastão então trocar o leio para quê?

        A do Juízo é uma pessoa sozinha ter 3 carros e todos VE e só ir ao café ao fim da rua e pouco mais, e a pessoa neste momento nem pode conduzir por causa de uma intervenção cirúrgica e devido à avançada idade é provável que nem possa conduzir mais, nada contra, eu estou constantemente a dizer cada um gasta os €€€ onde e como quiser e na quilo que nos dá prazer, no meu caso é em viagens e casas, é a minha panca. 🙂 🙂 🙂

        • JL says:

          O óleo de travões é trocado por kms e por tempo.

          Mas não disseram que iam trocar pastilhas.

          E porque só vão ao café no fim da rua ? Para isso iam a pé.

          Ah, então nesse caso já precisa do carro.

        • Anung says:

          O oleo dos travoes degrada-se muito com a idade.

          • Yamahia says:

            E com a humidade.
            Há dias vi um model 3 com o sistema de travagem todo podre, incluindo os discos que não acusavam muito uso mas estavam igualmente podres. Isto com meros 40000 kms
            No caso específico, aquela marca usa um óleo fraquinho, o DOT4 ou inferior, já não estou bem certo. Poupam todos os tostões possíveis em todo o lado estes gajos, até na segurança!!!
            Obviamente o dono do carro investiu num sistema de travagem como deve ser. Custou-lhe os olhos da cara mas passou a ter confiança para descer colinas onde o carro não travava, só abrandava loooloool

          • JL says:

            Claro que viu, agora deve andar armado em mecânico de teslas.

            Por acaso o numero do dot não tem a ver se é fraco ou forte.

          • Yamahia says:

            Mais uma vez a sofrer de amnésia. Já lhe mostrei essa realidade. Quer que procure ou já se lembra?

          • JL says:

            Mas essa realidade não existe, para quê insistir ? Foi buscar isso ao pseudo mecânico que não sabe meter um carro no elevador ?

          • Yamahia says:

            Vc é mesmo esquecido, nada a fazer.

          • JL says:

            Tanto não sou esquecido que disse qual foi.

    • paulo g. says:

      Sim, o óleo dos travões é caro. Também no meu paguei uma pipa de massa para isso. De resto as revisões são 90€ e trocar de bateria de 12V de 3/4 anos.

  7. orelhas says:

    não podemos olhar somente para o nosso umbigo, pois isso não retrata o panorama geral… mas ainda assim questiono a assertividade da noticia, com muita gente que vou falando… não teriam problema em abater o carro atual, o problema é mesmo o preço dos elétricos novos! pessoas que para comprar um carro de 15 mil euros novo já fizeram um esforço enorme, agora estas entidades acham que por magia todos tem 30 ou 40 mil para um elétrico …

  8. Pastor says:

    Eu acho que se colocarem mais carros de criança telecomandados nos shoppings, já sobe a média de adopção dos eletricos.

  9. Alter says:

    E por razão os nossos governantes não andam de carro eléctrico e porquê o presidente da república não anda de eléctrico e porquê ele não manda o seu classe A para abate e compra um Dacia tbm?

  10. Alter says:

    Quando o presidente da república andar nas cerimónias oficiais de carro eléctrico eu troco o meu por um eléctrico!!!!

  11. paulo g. says:

    Se fosse com as regras que tinha o outro governo tinha usado o apoio… Era pela troca de um VE usado. VE novo é demasiado caro. Em usado pode-se comprar uma gama, mais acima, porque um preço menos salgado.

    • says:

      Estive quase para comprar um Dacia Spring. E ainda não perdia a ideia de o fazer em 2025 ou 2026. Estou bem servido para já, mas quem sabe o futuro.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu hoje estive a ver o preço para o E-C3, como não sou piegas com os extras na configuração que necessito fica por 25.950€, para ser mais preciso.

      • rui says:

        Espera pelo Hyundai inster, pode ser que não abusem no preço… Já está no site, mas sem o valor do mesmo…

        • B@rão Vermelho says:

          @JL, tens de ir ensinar o pessoal da Hyundai que não é necessário ficar a segurar no cabo de carregamento 🙂 🙂 🙂

          “Com o INSTER, esperar está OUT.
          Carrega o teu carro de 10% a 80% em
          apenas 30 minutos – o tempo de beberes
          um café ou leres as tuas mensagens.”

  12. Anónimo says:

    Eu não vejo qual é o problema do abate. Faz todo o sentido.

  13. BurroFuiEuQueEstudei says:

    Não percebo esta “guerrinha” entre os veículos a combustão e os elétricos.
    Eu faço todos os dias perto de 150 Km (carro a combustão), e vou agora comprar um carro elétrico e imaginem lá vocês, vou pagar menos de prestação que o que pago de gasolina… Agora convençam-me que estou a fazer um mau negócio… A sério, fico a aguardar que me iluminem com a vossa extrema sabedoria…..

    • B@rão Vermelho says:

      Foste mesmo “burro”, para fazeres tantos Km foste comprar a gasolina?

      Ps, Desculpa a utilização do burro na frase, apenas estou a fazer ilusão ao teu Nick

      • BurroFuiEuQueEstudei says:

        Chama-me Burro à vontade, é para o lado que eu durmo melhor (se soubesse o que sei hoje não tinha feito a faculdade). O carro comprei-o à mais de 15 anos, depois as circunstâncias da vida é que me fizeram sujeitar a um emprego que me “obriga” a fazer 150 Km por dia.
        Mas…… continuo à espera que me digam que fiz um mau negócio.

        • B@rão Vermelho says:

          15 é uma idade simpática, e não foi caro o carro, ao fim de 15 anos aindo o tens é sinal que tem sido fiável, e agora sim, acho que é uma boa opção, substituir um carro em fim de vida

    • PTO says:

      Porque é que queres que te convençam se estás (ou não) a fazer um mau negócio? Até parece que estás inseguro com a tua decisão.

  14. mx says:

    Acho que o problema é o valor máximo de compra do valor do vê.
    38.500 parece-me curto para um ve

    • rui says:

      nem por isso já, tens n modelos abaixo disso incluido o Tesla Model 3 que tinha uma edição especial pre configurada para tal, tens varios BYD, MGs, Renault, Citroen e Dacia, não é assim tão pouca opção até…

  15. Rei dos Panados says:

    Melhor coisa que a minha empresa fez foi eletrificar toda a sua frota comercial com esses tais apoios o ano passado.

    Acharam bonito mudar tudo mas se esqueceram de um pormenor, que quanto mais peso um elétrico carrega menos autonomia ele tem. Como bom Português agradeço pelo tempo que tenho que ficar a espera nas estações de serviço(a ver os posts da pplware) sem fazer nada a espera que carregue para continuar viagem

    Afinal um homem tem que descansar um bocado 🙂

    • JL says:

      Não é assim em todos os veículos ?

      • Yamahia says:

        Não, com um carro a combustão é sempre a dar ao litro. Foi bom para os empregados que guiam carrinhas elektras. Se der para carregar perto de casa ainda deu para ir ver o Benfica com o Nacional na TV loooloool

      • Rei dos Panados says:

        É mais rápido abastecer um comercial tradicional do que estas Toyotas Proaces que a minha empresa comprou ao abrigo do programa do governo, depois o meu Sócio-Gerente se queixa dos nossos tempos, carregamos literalmente uma oficina as costas + carga o que reduz um bocado o nosso range operacional, deveriam ter escolhido modelos melhores mas o governo só ajuda até certo valor.

  16. PJA says:

    Pelos vistos quem comprava eléctrico mantinha o seu “fumarento”. É compreensível o BEV ainda não dá a confiança suficiente às pessoas.

    • Mário2 says:

      Obviamente que não. O JL é que acha que sim. Que dão 500% de confiança. Até ter um contratempo e precisar de autonomia na hora

      • JL says:

        Já tem a minha resposta em baixo, eu não preciso de ser a Maya das outras pessoas como você faz.

        Se tiver um contratempo faço aquilo que todo o ser humano faz, chama ajuda, um taxi, um uber, um amigo, ou até muitas outras opções, assim não preciso de vir ganhar que não tenho dinheiro porque compro aquilo que não uso.

    • JL says:

      Confirmo, para quem muda de tecnologia, não vai logo confiar, eu mantive durante algum tempo.

  17. Carlos Silva says:

    Bora lá malta… toca aproveitar “ajuda de migalhas” do governo para trocar o carro a combustão por um BYD, Tesla, Toyota, etc.
    Isto faz-me lembrar a “febre e publicidade” que houve há uns anos atrás pelos painéis solares para aquecimento de águas domésticas, (ajudas na governação do Sócrates) mas foi febre passageira, que até eu caí nela. Atenção, que sempre tive água quente pelo sol na primavera e verão e deixei de usar o esquentador a gás. O problema é que no ano passado, em pleno inverno, a resistência elétrica do painel avariou e foi o cabo das tormentas para a conseguir substituir, pela falta de assistência aqui na zona de Leiria. Ao ponto de eu ser obrigado a instalar um termoacumulador elétrico para poder ter água quente rapidamente.

    Moral da história: se fosse hoje não mandava instalar um painel solar para aquecimento da água. Um simples termoacumulador, substitui e bem o tradicional esquentador a gás, ainda fica muito mais barato que um painel solar e temos água quente durante todo o ano
    Por isso, os carros elétricos, são muito bonitos e bons nos primeiros 4 ou 6 anos de idade, depois disso, é que vamos ver e depois falamos. Mas tentando adivinhar, se calhar, uns trocarão por outro carro elétrico e muitos outros voltarão ao carro a combustão.
    Já agora, se calhar vale mais trocar o esquentador a gás lá de casa, que até serve todos os dias, por um termoacumulador elétrico, aqui podem poupar mais uns €€ do que trocar de carro e também fica a poluir muito menos.

    Agora pergunto, quem faz até 15 000 Kms por ano, vale a pena arriscar trocar o carro a combustão fiável, mesmo que tenha 10 ou 15 anos, por um carro elétrico? Na minha sincera opinião, é obvio que não.

    • JL says:

      E a resistência do termo acumulador não podia avariar ?

      Tem alguma razão de queixa de carros eléctricos com mais de 6 anos ? É que não tenho nenhum com menos de 10.

      Portanto os que compraram a combustão e tiveram avarias compram eléctricos ?

      Um carro a combustão é mais fiável que um eléctrico ? Então qual teve que não foi fiável ?

      Opinião? Então é porque já teve algum, certo ?

    • Yamahia says:

      “…a resistência elétrica do painel avariou e foi o cabo das tormentas para a conseguir substituir, pela falta de assistência aqui na zona de Leiria. Ao ponto de eu ser obrigado a instalar um termoacumulador elétrico para poder ter água quente rapidamente…”
      Bem vindo ao clube, a diferença é que além de banhos era tb para aquecimento e como tinha caldeira a gás já instalada para os dias em que os espelhos não conseguissem aquecer água suficiente que prometeram ser poucos. LOL
      No meu caso, acabada a garantia aquilo pifou tudo. Entre chamadas de técnicos, custos de deslocações e trabalhos que resolveram patavina foram-se umas boas centenas. Neste caso ainda bem para ti que não havia técnicos na tua zona. Sempre meteste esse ao bolso.
      Resultado fiquei com um bibelot no telhado para a posteridade e enquanto não me decidi a estrangular aquilo tudo foram uns bons milhares para a conta do gás! E espelhos nc mais, nem ouvir falar nisso é bom!!!

      Já agora a talhe de foice:
      https://www.walesonline.co.uk/news/wales-news/huge-storm-wrecked-solar-farm-30556529
      Muito ecológico, a derramar produtos químicos mortais para as terras e para as águas!

      • JL says:

        Eles têm produtos químicos ?

        E ainda são mortais. Looooool e você tomava banho nisso ?

        Mas agora pergunto, alguém tem a culpa de vocês terem sido enganados ?

  18. semerodk says:

    Ninguém está interessado em carros elétricos e as vendas refletem isso. Só as empresas é que compram devido aos benefícios fiscais.

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