Compra de carros elétricos? Portugueses “não querem” apoio! Saiba porquê
Se em outros anos os apoios do Governo imediatamente esgotavam para a compra de um carro elétrico, agora não é bem assim. Em 2024 as regras de obtenção do apoio mudaram ligeiramente e isso foi o suficiente para que os portugueses não quisessem. Atualmente já não há dinheiro para bicicletas, mas ainda há dinheiro para carros elétricos.
Abate tem afastado os portugueses do apoio para carros elétricos
Os avisos relativos às candidaturas ao incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas, no ano de 2024, encontram-se publicados no site do Fundo Ambiental. Em causa estão apoios dirigidos a particulares e empresas, no âmbito do pacote "Mobilidade Verde" . Os apoios são financiados pelo Fundo Ambiental nos montantes máximos de dez milhões de euros, em 2024, e outros dez milhões de euros em 2025.
Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
No entanto, o facto do comprador ter que abater o seu carro atual tem feito com que os portugueses não se candidatem ao apoio. O programa do Governo tem como objetivo retirar das estradas veículos em fim de vida, com matrícula anterior a 2007.
Com apenas 12 dias para o fim do prazo de candidaturas, houve apenas 379 candidatos, sendo que 293 foram aceites, 39 excluídos e 72 precisam de elementos adicionais. Estão ainda 32 candidaturas por validar.
A malta quer um VE mas também tem o dieselxito na garagem…LOL.
Parece que o Padroeiro da mobilidade electrica JL tem que se esforçar mais nas rezas….pois ele pensava que por esta altura as pessoas passavam horas ou dias em filas á espera de conseguir comprar um VE.
Quem está com rezas é você, não eu.
Louvado seja santo JL, Amém!
Amém para si também.
Você é que está aziado porque há apoios que não são usados e nem todos vão na sua cantiga de ter um elétrico.
Como sabe que não são usados ? os mesmos vão passar para o ano seguinte.
Na minha cantiga ? onde disse que têm de ter um elétrico ? quantos menos comprarem melhor.
Nem sequer é isso, em muitos casos as pessoas não têm um carro com tantos anos para abater.
Acresce a isso que os preços dos EV’s continuam altos e mesmo com o incentivo a maior parte das pessoas não tem poder de compra para comprar um EV, até pq tem de ter o €€€ à cabeça para o pagar a 100% e depois pode ter de esperar mais de 1 ano para receber os 4000 euros de volta. Isso se a candidatura for aceite.
Nem mais.
Obviamente ninguém vai querer trocar o seu bom e fiel companheiro a combustão por uma lata elektra.
Tivessem adoptado a mesma política (que é a correcta) na NO e iriam obter o mesmo resultado.
Os poucos que aderiram, certamente eram carros irrecuperáveis atacados pelas intempéries. Em Valência uma política destas teria milhares de Clientes este ano, infelizmente para quem passou por isso.
Na Noruega não precisaram de abater e o número de veículos a combustão desceu na mesma.
Curioso, será que são como você, compraram um diesel e deixaram lá o gasolinas velho encostado ?
Ou será que é por terem carros que até podem valer mais de 4000 euros ? Ou quem tem um carro de 4000 euros pode comprar um de 38 mil ?
Não podem ser carros danificados e têm de estar operacionais.
Deixa lá a Noruega, o artigo é sobre Portugal e tu és um santo do país.
Sabem lá os noruegueses quem é Santo JL, padroeiro da mobilidade electrica.
Quem trouxe a Noruega para aqui não fui eu, porque não diz isso a quem trouxe esse assunto ?
Facil, se tiveres 1 carro em Casa e se precisares de um segundo carro, compra-se 2 carros novos e o que está em casa vai para a sucata.
Da mesma forma se tiveres 2 carros, se for necessario trocar 1 deles, trocam-se logo os dois.
@JL será que os tanques na ucrania pagam taxa de CO2? Quando pagarem eu mudo para um elétrico. até lá é tudo bla bla bla whiskas saketas e pura hipocrisia.
Reduzimos de um lado, aumentamos 100000x no outro.
Não sei, pergunte a eles.
Quando o combustível for de borla eu mudo para combustão.
Não fui eu que aumentei na Ucrânia, foi você ?
Quando a eletricidade for de borla, eu mudo para um elétrico.
E não não é de borla… voce deve ter aproveitado o subsidio do estado (apesar de ser liberal e defender menos estado) para meter paineis.
A minha já é.
Não aproveitei subsídio nenhum, investi e recuperei o investimento.
Recuperou o investimento de certeza?
Se comprou baterias tenho sérias duvidas…
Vou investir em baterias e comer ar.
Recuperei sim, comprei uma bateria de um carro acidentado e montei eu, é verdade que se comprar bateria nova e própria para este tipo de utilização demora mais tempo.
Ninguém tem a culpa de ganhar pouco.
O VE tem crescido para alimentar o virus dos TVDE.
Se conduzir o TVDE eletrico depois tb recupera o seu investimento. Se não, é sempre um prejuízo, maior ou menor, não interessa.
Tb pode comprar um VE lixo no estrangeiro, troca-lhe a bateria e ganha dinheiro com algum Tuga que necessite de um VE.
É o merxado a funcionar.
E porque havia de trocar bateria ?
Os Noruegueses têm um fundo soberano feito com o dinheiro do petróleo…
E Portugal não tem porquê ?
Povo inteligente com boa qualidade de vida.
…do petróleo… deles.
Vc sobre muito de amnésia. Desde o início que digo que se obrigasse a entregar o carro antigo à troca do elektro na Noruega que os Noruegueses não iriam aderir pq ficavam impossibilitados de viajar pelos Fiordes.
Então é por isso que cada vez têm menos carros a combustão ? É para viajar menos ?
A verdade é que um carro antigo em bom estado tem sempre um valor superior a 1000 euros. Dar um incentivo de 4000€ para comprar um carro razoável que nunca custará menos de 25000€ não é um grande negócio. O abate dá à volta de 150€ e se há anos atrás se viam verdadeiros galinheiros a circular, hoje isso já não acontece. Ter um carro novo é um luxo, um carro eléctrico, uma inconveniência em algumas situações. Entre ter um velhinho mas fiável e uma incógnita por uma pipa de massa não existem muitas dúvidas.
O velhinho mas fiável é a maneira mais barata de se andar de carro. FIM
Ou a maneira mais barata de se ter mais despesa.
Ou? Mas é ou não é?
Não é.
Eu não entendo a premissa do fiável, num carro que consome sumo de dinossauro e tem 2000 peças a bater umas nas outras, devo estar equivocado se calhar queriam dizer fiabilidade era do BEv e não do chupador de sumo ice, acho que é isso
E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.
“…tem 2000 peças a bater umas nas outras,…”
Uma bateria tem o triplo.
“Uma bateria tem o triplo.”
Uma bateria tem peças a bater umas nas outras ? tem de ver o que se passa com a sua.
“E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.”
Então qual é a sua experiência ?
Também um Rolex
O mito da simplicidade dos carros elektros foi criado pelas missas elektras no início da década e enganou muitos inocentes.
Essa é a essência do problema. Os carros elektros não são mais simples, eles são complicados de maneira diferente.
Um carro a combustão tem um motor com centenas de peças móveis e UM tanque de combustível simples com apenas uma peça móvel, a bomba de combustível.
Um carro elektro inverte essa complexidade. Tem um motor elektro normalmente com uma ou duas peças móveis, mas o seu tanque de combustível (a bateria) num carro elektr típico pesa centenas de quilos e tem centenas, senão milhares, de peças q, na realidade, se movem. São produtos químicos q dependem de um sistema de refrigeração, sistemas de segurança para a eletrónica, para a potência, para os sistemas estruturais… É um “motor” muito complicado, mas é um motor elektroquímico em vez de um motor termodinâmico, se preferir.
A complexidade não desaparece, apenas muda de lugar. Obter os materiais para montar a bateria é complicado, porque a bateria tem q ser montada e feita de todos os tipos de materiais, não apenas lítio. O lítio é um dos menores componentes minerais na bateria; os maiores componentes são coisas como grafite, alumínio, níquel, cobre e muitos outros produtos químicos. E, bem, vc sabe q tem q montar todas essas coisas, é uma máquina muito complicada e, como eu disse, são milhares de peças, milhares de soldas, o q torna tudo isso muito caro e complexo e susceptível à avaria cuja resolução não está ao alcance da maioria dos técnicos existentes.
Mas não tem milhares de peças, isso é mentira, além disso elas não se movem nem se gastam.
O motor a combustão não depende de um sistema de refrigeração ? no electrico até é o mesmo que faz tudo, tanto arrefece a bateria como aquece, arrefece o motor, controlador e carregador e ainda toma conta do habitáculo, tudo no mesmo sistema.
Máquina muito complicada é a combustão, até usa sistemas de redução de partículas e poluentes que usam os componentes mais raros do planeta, como é o caso da platina, onde 60% da extraída é usada nos carros a combustão. Ou seja, é um veiculo tão complexo que além de poluir ainda polui para não ser tão poluente, quanto ridiculo isto é.
Claro, num a combustão não é preciso montar nada, basta ter um bloco de ferro e ele aparece feito.
Só faltava vir dizer que um a combustão não tem soldas ? até a eletrónica é mais complexa, se ligar uma máquina de diagnostico num elétrico aparecem-lhe 15 a 20 ECU , num a combustão facilmente passa as 40, alguns chegam ás 60.
Veja lá se mexem ou não mexem:
https://youtu.be/4-1psMHSpKs?si=fig9puolNhW85lSo
@JL deixa de falar do que não entendes. Não é o mesmo compressor que faz tudo. Vai ler um bocadinho.
Portanto não mexem.
É o mesmo sistema que faz tudo sim, e não é compressor, apesar de também ter, é uma bomba de calor.
O velhinho é bom para andar a queimar dinheiro e a pagar por fora para passar nas inspeções.
Deves fazer isso em casa. E porque vais ao Zé Manel mecânico.
Só diferes o custo do eletrico. Ao fim do dia pagas o mesmo de um a combustão
Então quanto pagou quando teve um eléctrico ?
Não percebo porque elétrico é incógnita… Nunca fiquei apeado.
Aqui na empresa comprámos uma viatura elétrica com abate de um caco velho que já tivemos sorte não ter de pagar para ir para o centro de abate. Parece-me bom negócio.
Isto deve ter sido para criar mais um “job for the boys”.
Entao quem tem carro com mais de 10 anos e que vale menos de 4k, regra geral nao tem dinheiro para carro novo, ainda por cima um elektro que normalmente sao mais caros xD.
Tipo de governo, baixar impostos não, mas desperdicar o dinheiro dos nossos impostos em tachos sim.
Foi o que me aconteceu… o meu velhinho de 97 deu para “abater” 500€ no negocio de outro a combustão porque por mais que quisesse um elétrico, não havia guito e também não tenho sitio para o carregar em casa.
A verdade é que faz pouco sentido trocar o carro a combustão ainda em bom estado só pelo capricho de ter carro novo VE.
Outra coisa é teres um carro que pelas mais diversas circunstancias está em final de vida e querer comprar um carro novo, ai sim é uma boa opção optares por um VE dependendo da utilização que vais fazer com ele.
Em relação ainda aos VE, ainda ontem estava a falar com um dos meus colegas que têm um Fiat 500E, e o carro vai hoje a revisão anual o carro faz este mês 4 anos e a revisão dos 20000 Km é de 250€, dizem eles que vão trocar o oleo dos travões, e os filtros do habitáculo, arranjam sempre maneira do nos irem aos bolsos.
5000 km por ano? E vender o carro e comprar uma bicicleta? Não?
Por acaso ele até é um excelente ciclista amador, vai mesmo ao estrangeiro fazer Granfundos, ele comprou o carro este ano em 2* mão de uma pessoa conhecida dele que por acaso até têm mais 2 modelos VE em casa, não te esqueças que há pessoas que têm mais €€€ que juízo 🙂 🙂 🙂
Não entendi a do juízo ? A média em Portugal é de 9000 KMS ano.
Caro JL vais de Portugal a África do sul, vais de VE se tivesses esse desafio?
Já agora digo te… Em um mês fiz 4000 km, com um VE ainda estava a espera de ter carga.
Vou, qual o problema, até carregadores da tesla já lá existem.
Você já lá foi ?
Portanto só posso comprar um carro se ele for a Africa do Sul ? mesmo que não precise de lá ir ? É isso ?
Já entendi porque você diz não ter dinheiro, é porque compra coisas que não precisa, compre aquilo que precisa, e assim fica com dinheiro.
Os carregadores da Testa são um penar. Nem é preciso sair de PT para sofrer a penitência.
Então porquê? Que problemas lá teve ?
Não é um preço alto para essas trocas, quando paga na marca num carro idêntico a combustão ?
Para mim é. oleo é uns 20 paus e o filtro uns 15!
Mas na marca depende desta, estando a falar de um fiat sim, é carissimo.
Aos 20000 Km não é normal trocar oleo dos travões, mais a mais como tu próprio dizes nem pastilhas gastão então trocar o leio para quê?
A do Juízo é uma pessoa sozinha ter 3 carros e todos VE e só ir ao café ao fim da rua e pouco mais, e a pessoa neste momento nem pode conduzir por causa de uma intervenção cirúrgica e devido à avançada idade é provável que nem possa conduzir mais, nada contra, eu estou constantemente a dizer cada um gasta os €€€ onde e como quiser e na quilo que nos dá prazer, no meu caso é em viagens e casas, é a minha panca. 🙂 🙂 🙂
O óleo de travões é trocado por kms e por tempo.
Mas não disseram que iam trocar pastilhas.
E porque só vão ao café no fim da rua ? Para isso iam a pé.
Ah, então nesse caso já precisa do carro.
O oleo dos travoes degrada-se muito com a idade.
E com a humidade.
Há dias vi um model 3 com o sistema de travagem todo podre, incluindo os discos que não acusavam muito uso mas estavam igualmente podres. Isto com meros 40000 kms
No caso específico, aquela marca usa um óleo fraquinho, o DOT4 ou inferior, já não estou bem certo. Poupam todos os tostões possíveis em todo o lado estes gajos, até na segurança!!!
Obviamente o dono do carro investiu num sistema de travagem como deve ser. Custou-lhe os olhos da cara mas passou a ter confiança para descer colinas onde o carro não travava, só abrandava loooloool
Claro que viu, agora deve andar armado em mecânico de teslas.
Por acaso o numero do dot não tem a ver se é fraco ou forte.
Mais uma vez a sofrer de amnésia. Já lhe mostrei essa realidade. Quer que procure ou já se lembra?
Mas essa realidade não existe, para quê insistir ? Foi buscar isso ao pseudo mecânico que não sabe meter um carro no elevador ?
Vc é mesmo esquecido, nada a fazer.
Tanto não sou esquecido que disse qual foi.
Sim, o óleo dos travões é caro. Também no meu paguei uma pipa de massa para isso. De resto as revisões são 90€ e trocar de bateria de 12V de 3/4 anos.
não podemos olhar somente para o nosso umbigo, pois isso não retrata o panorama geral… mas ainda assim questiono a assertividade da noticia, com muita gente que vou falando… não teriam problema em abater o carro atual, o problema é mesmo o preço dos elétricos novos! pessoas que para comprar um carro de 15 mil euros novo já fizeram um esforço enorme, agora estas entidades acham que por magia todos tem 30 ou 40 mil para um elétrico …
40 mil já está fora das “ajudas”, o problema do tuga é que é vaidoso, tens o Dacia Spring salvo erro a começar nos 18 mil, mas, e a vergonha de andar com um carro desse valor na rua. 🙂 🙂 🙂
O problema é esses 18.000 serem para um spring quando há relativamente pouco tempo se comprava um carro a “sério” pelo mesmo ou pouco mais.
O que é um carro a sério ?
Um astra ou focus que perto do sping são carros de luxo.
Isso é um carro a sério ?
Encontras melhor pelo mesmo preço?
Isso é um carro a sério ?
É melhor que o Dacia, então em segurança.
O Dacia tem uma bateria muito pequena.
Querem um BEV, aconselho o Tesla 3, é o mais barato.
Por isso é que é mais caro.
+1
Não teria problema nenhum em abater um velhito carro mas apenas mais 4K e ser eu a atravessar-me para depois vir ou não a receber esse guito por um EV de no mínimo 18k (Dacia Spring)…mais vale manter o velhito!
Se queres um carro com mais de 400k de autonomia real não compras um novo, por esse preço. Se andares devagar talvez. Tem de ser citadinos… e nem toda a gente pretende apenas isso.
Estive quase para comprar um Dacia Spring. O meu carro tem 13 anos, mas arranjava um caco para abate. Já com alguns extras, seriam +/- 20k. Menos 4k. Menos 7k – 10k pelo meu carro atual, o resto do meu bolso. Pouparia cerca de 50 a 60 euros por mês nas deslocações (ou mais, mas atualmente ando pouco). 95% dos kms que faço são voltinhas. Na pior das hipóteses alugava um carro para as férias ou ía de kimboio.
Ou vais de VE, afinal estás de ferias.
Mas sim em último caso alugas, desde que não vás de ferias na época alta os alugueres até podem compensar.
Também posso ir de VE, é verdade. Férias são para levar na calma e mesmo com o carro a diesel dificilmente faço mais de 2horas seguidas sem esticar as pernas e mudar a calda aos ananases.
Eu acho que se colocarem mais carros de criança telecomandados nos shoppings, já sobe a média de adopção dos eletricos.
É desses que compra ?
E por razão os nossos governantes não andam de carro eléctrico e porquê o presidente da república não anda de eléctrico e porquê ele não manda o seu classe A para abate e compra um Dacia tbm?
Não andam ? Alguns andam.
Mostre.
Isto em 2021:
https://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/mobilidade/mobilidade-eletrica/metade-da-frota-do-governo-e-verde-mas-ha-quatro-ministros-a-chumbar/20211203/619bdc2c0cf21847f09bfbf2
Nop
Gasóleo 72,90%
Gasolina 23,30%
Eletricidade 1,80%
Não aplicável 1,10%
Híbrido 0,90%
GLP 0,00
https://expresso.pt/sustentabilidade/2023-02-27-Mais-velhos-e-poluentes-apenas-3-dos-automoveis-do-Estado-sao-eletricos-ou-hibridos-32072455
Os poucochinhos elektros que compram é só para o showoff. Depois do greenwashing são encostados.
https://expresso.pt/sustentabilidade/2023-02-27-Mais-velhos-e-poluentes-apenas-3-dos-automoveis-do-Estado-sao-eletricos-ou-hibridos-32072455
Eu disse alguns, não disse que eram mais.
Como sabe que é para show off ? anda com eles ?
Este JL é uma peça, o “alguns” é 1,8 %. Nunca pensei que fosse tão baixo. O estado português dá o mau exemplo.
E eu disse quantos eram ? é que até podia ter dito muitos, mas não, disse alguns.
Dá o mesmo exemplo que a população, já que curiosamente é a mesma percentagem que da ultima vez disseram que havia de elétricos.
Anda o Papa, p.e.
Não são eles que pagam…
@Alter o Class A é dele, não foi pago por todos nos.
Quando o presidente da república andar nas cerimónias oficiais de carro eléctrico eu troco o meu por um eléctrico!!!!
Também anda num carro blindado ?
Então mas não há carros blindados elétricos? Porquê?
Eu falei em eléctrico ?
Se o presidente anda em carro blindado, ele também deve andar..
Podes trocar à vontade que o Papa já tem um GWagen blindado elétrico.
Se fosse com as regras que tinha o outro governo tinha usado o apoio… Era pela troca de um VE usado. VE novo é demasiado caro. Em usado pode-se comprar uma gama, mais acima, porque um preço menos salgado.
Estive quase para comprar um Dacia Spring. E ainda não perdia a ideia de o fazer em 2025 ou 2026. Estou bem servido para já, mas quem sabe o futuro.
Eu hoje estive a ver o preço para o E-C3, como não sou piegas com os extras na configuração que necessito fica por 25.950€, para ser mais preciso.
Espera pelo Hyundai inster, pode ser que não abusem no preço… Já está no site, mas sem o valor do mesmo…
@JL, tens de ir ensinar o pessoal da Hyundai que não é necessário ficar a segurar no cabo de carregamento 🙂 🙂 🙂
“Com o INSTER, esperar está OUT.
Carrega o teu carro de 10% a 80% em
apenas 30 minutos – o tempo de beberes
um café ou leres as tuas mensagens.”
Então não é preciso ensinar, eles já sabem, tanto que referem isso.
Então os 30 minutos referidos é para encaixar o cabo?
É para beber o café e ler mensagens.
honestamente não é o tipo de carro para CCS ser critico, pois será mais usado em cidade e viagens são ocassionais e em cidade com 40kwh fazes perto de 400km sem qualquer problema e é facil carregar em casa sem nada de especial existir…
Eu não vejo qual é o problema do abate. Faz todo o sentido.
Devia ter sido assim desde inicio dos incentivos e em toda a UE.
E já foi durante muitos anos.
Há uns 15 anos ou mais (já não me lembro) também houve incentivos ao abate na compra de carro novo. Na altura ninguém se queixou da medida.
porque na altura os carros estavam a preço justo
um carro usado que nessa altura estava a 500€, hoje o mesmo carro está à venda a 3/4k €
Provavelmente não era obrigatório comprar uma lata elektra.
Era obrigatório comprar uma lata a combustão.
O problema do abate é a idade exagerada que este governo decidiu escolher para as viaturas a abater. Provavelmente se tivesse escolhido 6 ou 8 anos em vez de 10 anos, haveria mais candidaturas.
Aliás, em minha opinião até deveria ser sem idade nenhuma, bastava a obrigação de ter de entregar um carro de combustão para abate que estivesse ainda funcional, ou seja, que conseguisse circular. Depois cada um avaliava a sua situação pessoal e decidia o que achasse melhor.
Não percebo esta “guerrinha” entre os veículos a combustão e os elétricos.
Eu faço todos os dias perto de 150 Km (carro a combustão), e vou agora comprar um carro elétrico e imaginem lá vocês, vou pagar menos de prestação que o que pago de gasolina… Agora convençam-me que estou a fazer um mau negócio… A sério, fico a aguardar que me iluminem com a vossa extrema sabedoria…..
Foste mesmo “burro”, para fazeres tantos Km foste comprar a gasolina?
Ps, Desculpa a utilização do burro na frase, apenas estou a fazer ilusão ao teu Nick
Chama-me Burro à vontade, é para o lado que eu durmo melhor (se soubesse o que sei hoje não tinha feito a faculdade). O carro comprei-o à mais de 15 anos, depois as circunstâncias da vida é que me fizeram sujeitar a um emprego que me “obriga” a fazer 150 Km por dia.
Mas…… continuo à espera que me digam que fiz um mau negócio.
15 é uma idade simpática, e não foi caro o carro, ao fim de 15 anos aindo o tens é sinal que tem sido fiável, e agora sim, acho que é uma boa opção, substituir um carro em fim de vida
Porque é que queres que te convençam se estás (ou não) a fazer um mau negócio? Até parece que estás inseguro com a tua decisão.
Acho que o problema é o valor máximo de compra do valor do vê.
38.500 parece-me curto para um ve
nem por isso já, tens n modelos abaixo disso incluido o Tesla Model 3 que tinha uma edição especial pre configurada para tal, tens varios BYD, MGs, Renault, Citroen e Dacia, não é assim tão pouca opção até…
Melhor coisa que a minha empresa fez foi eletrificar toda a sua frota comercial com esses tais apoios o ano passado.
Acharam bonito mudar tudo mas se esqueceram de um pormenor, que quanto mais peso um elétrico carrega menos autonomia ele tem. Como bom Português agradeço pelo tempo que tenho que ficar a espera nas estações de serviço(a ver os posts da pplware) sem fazer nada a espera que carregue para continuar viagem
Afinal um homem tem que descansar um bocado 🙂
Não é assim em todos os veículos ?
Não, com um carro a combustão é sempre a dar ao litro. Foi bom para os empregados que guiam carrinhas elektras. Se der para carregar perto de casa ainda deu para ir ver o Benfica com o Nacional na TV loooloool
É ? onde ?
É mais rápido abastecer um comercial tradicional do que estas Toyotas Proaces que a minha empresa comprou ao abrigo do programa do governo, depois o meu Sócio-Gerente se queixa dos nossos tempos, carregamos literalmente uma oficina as costas + carga o que reduz um bocado o nosso range operacional, deveriam ter escolhido modelos melhores mas o governo só ajuda até certo valor.
Como sabe ? qual é o que carrega ?
Qual programa do governo ?
Bem me parecia que estava a inventar, porque não existe limite para os comerciais.
Pelos vistos quem comprava eléctrico mantinha o seu “fumarento”. É compreensível o BEV ainda não dá a confiança suficiente às pessoas.
Obviamente que não. O JL é que acha que sim. Que dão 500% de confiança. Até ter um contratempo e precisar de autonomia na hora
Já tem a minha resposta em baixo, eu não preciso de ser a Maya das outras pessoas como você faz.
Se tiver um contratempo faço aquilo que todo o ser humano faz, chama ajuda, um taxi, um uber, um amigo, ou até muitas outras opções, assim não preciso de vir ganhar que não tenho dinheiro porque compro aquilo que não uso.
Confirmo, para quem muda de tecnologia, não vai logo confiar, eu mantive durante algum tempo.
Bora lá malta… toca aproveitar “ajuda de migalhas” do governo para trocar o carro a combustão por um BYD, Tesla, Toyota, etc.
Isto faz-me lembrar a “febre e publicidade” que houve há uns anos atrás pelos painéis solares para aquecimento de águas domésticas, (ajudas na governação do Sócrates) mas foi febre passageira, que até eu caí nela. Atenção, que sempre tive água quente pelo sol na primavera e verão e deixei de usar o esquentador a gás. O problema é que no ano passado, em pleno inverno, a resistência elétrica do painel avariou e foi o cabo das tormentas para a conseguir substituir, pela falta de assistência aqui na zona de Leiria. Ao ponto de eu ser obrigado a instalar um termoacumulador elétrico para poder ter água quente rapidamente.
Moral da história: se fosse hoje não mandava instalar um painel solar para aquecimento da água. Um simples termoacumulador, substitui e bem o tradicional esquentador a gás, ainda fica muito mais barato que um painel solar e temos água quente durante todo o ano
Por isso, os carros elétricos, são muito bonitos e bons nos primeiros 4 ou 6 anos de idade, depois disso, é que vamos ver e depois falamos. Mas tentando adivinhar, se calhar, uns trocarão por outro carro elétrico e muitos outros voltarão ao carro a combustão.
Já agora, se calhar vale mais trocar o esquentador a gás lá de casa, que até serve todos os dias, por um termoacumulador elétrico, aqui podem poupar mais uns €€ do que trocar de carro e também fica a poluir muito menos.
Agora pergunto, quem faz até 15 000 Kms por ano, vale a pena arriscar trocar o carro a combustão fiável, mesmo que tenha 10 ou 15 anos, por um carro elétrico? Na minha sincera opinião, é obvio que não.
E a resistência do termo acumulador não podia avariar ?
Tem alguma razão de queixa de carros eléctricos com mais de 6 anos ? É que não tenho nenhum com menos de 10.
Portanto os que compraram a combustão e tiveram avarias compram eléctricos ?
Um carro a combustão é mais fiável que um eléctrico ? Então qual teve que não foi fiável ?
Opinião? Então é porque já teve algum, certo ?
“…a resistência elétrica do painel avariou e foi o cabo das tormentas para a conseguir substituir, pela falta de assistência aqui na zona de Leiria. Ao ponto de eu ser obrigado a instalar um termoacumulador elétrico para poder ter água quente rapidamente…”
Bem vindo ao clube, a diferença é que além de banhos era tb para aquecimento e como tinha caldeira a gás já instalada para os dias em que os espelhos não conseguissem aquecer água suficiente que prometeram ser poucos. LOL
No meu caso, acabada a garantia aquilo pifou tudo. Entre chamadas de técnicos, custos de deslocações e trabalhos que resolveram patavina foram-se umas boas centenas. Neste caso ainda bem para ti que não havia técnicos na tua zona. Sempre meteste esse ao bolso.
Resultado fiquei com um bibelot no telhado para a posteridade e enquanto não me decidi a estrangular aquilo tudo foram uns bons milhares para a conta do gás! E espelhos nc mais, nem ouvir falar nisso é bom!!!
Já agora a talhe de foice:
https://www.walesonline.co.uk/news/wales-news/huge-storm-wrecked-solar-farm-30556529
Muito ecológico, a derramar produtos químicos mortais para as terras e para as águas!
Eles têm produtos químicos ?
E ainda são mortais. Looooool e você tomava banho nisso ?
Mas agora pergunto, alguém tem a culpa de vocês terem sido enganados ?
Ninguém está interessado em carros elétricos e as vendas refletem isso. Só as empresas é que compram devido aos benefícios fiscais.
Quais vendas ? aquelas que aumentam?
“Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”
Então mas, primeiro é ninguém, depois já são alguns ?
Porque é que está a contar com o UK se estes não fazem parte da UE?
E depois ?
Para contar com os 80 milhões de UK que são europeus mas que não fazem parte da UE, teria que contar com os restantes 350 milhões que tb são europeus e tb não fazem parte da UE.
E não pode contar porquê?
Venham eles.