PplWare Mobile

EUA poderão proibir o sistema Start Stop nos automóveis – mas porquê?

O que é o Sistema Start and Stop?

O sistema start and stop nada mais é do que uma tecnologia que desliga de forma automática o motor do veículo quando estiver um determinado tempo sem funcionar (por exemplo, quando para num semáforo vermelho).

Embora desligue o motor, o carro continua ligado, assim como todas as outras funções.

Enquanto o carro está em standby, o funcionamento das velas de ignição e da injeção de combustível fica suspenso. Mas isto varia em função do tipo de transmissão.

Como Funciona o Sistema Start and Stop?

No caso da transmissão automática, acontece quando se pressiona o pedal do travão até imobilizar o carro.

Já na transmissão manual, acontece quando se coloca em ponto morto. Para ativar o motor, basta retirar o pé do travão e pisar a embraiagem.

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mário says:

    No meu desligo sempre essa treta, a pala disso na empresa tivemos que trocar aos 80k um motor de arranque de uma Clio comercial.

  2. Eu ze + says:

    Investimento inútil e dispendioso. Alternador mais caro, baterias e motor de arranque. As oficinas adoram

  3. Anung says:

    Não é necessário proibir, basta obrigar a ter a opção de desligar.

    • Ifm says:

      O problema é quando desligas e ligas o carro, ele volta a ligar sozinho.

      Devia ser obrigatório teres uma opção, permanecer desliga até voltar a ligar.

      Tenho um carro “antigo” que nem essa opção tem.
      Solução o botão de AC está sempre ligado.

      Faz sentido não, mas ao menos não desliga… E como é um carro velho as vezes ele não reconhece que é para arrancar e não liga logo tenho de andar a carregar no acelerador e na embraiagem e a tirar e por mudanças até ele se lembrar de ligar..

      Conclusão porcaria de sistema.
      Devia ter um botayde desligar.

      • PF says:

        O meu carro nisso é uma maravilha.
        Carrego para desligar e fica desligado até lá voltar a carregar, independentemente de desligar o carro ou não. Anda desligado desde que tenho o carro…

  4. João+Oliveira says:

    Tenho um Cactus com 200.000Km e nunca tive problemas com este sistema.

  5. Max says:

    Da primeira vez que conduzi um carro com start-stop o carro não era meu nem sabia que existia isso. O carro “foi-se abaixo”, pensei eu, num cruzamento em que estava à espera de uma aberta no trânsito para entrar. Fiquei a dar à chave de ignição feito parvo. Não achei graça nenhuma.

  6. Yamahia says:

    Não se deve desligar o motor, sobretudo qd este está no processo de aquecimento.
    Sistema da treta, só serve promover desgaste prematuro do motor e periféricos.
    27% de poupança nos consumos? Outra treta.

    • MLopes says:

      o start&stop não desliga o motor quando está no processo de aquecimento, nem quando a bateria está baixa, nem quando está a fazer a regeneração, etc.
      podes até n\ao gostar do sistema, eu não gosto, mas diz algo com sentido…

      • jAr says:

        É bem verdade, no entanto não deixa de ser um sistema inútil. Esse 27% devem ser medidos como os consumos. O meu carro tem e é chato ter de desligar todas as vezes que pego nele porque não dá para desligar definitivamente. Se as contas forem feitas de forma séria, contabilizar o custo, peso extra e o desgaste, não há como defender o Start&Stop, é uma aberração e nunca devia ter sido inventado. Querem uma tecnologia que não gasta quando pára usem eléctricos.

        • Yamahia says:

          @MLopes, até os modernos híbridos desligam o motor qd este está frio e eles “sentem” que podem andar a bateria. Depois qd precisas do motor é a esgassar nele ainda frio. Nada melhor para acabar com um motor em 3 tempos. Mas eles é que sabem e se calhar é o que querem. Dessa forma vendem mais.

          • JL says:

            O melhor para acabar com motores em 3 tempos é fazer em 1 tempo, retirar essas relíquias que só dão problemas e meter lá motores que sempre trabalharam a qualquer temperatura, isso mesmo, eléctricos.

          • Yamahia says:

            Cada um com a sua prefiro aquecer um motor antes de lhe dar carga, do que aquecer uma bateria antes de a carregar.

          • JL says:

            Não precisa de aquecer bateria antes de carregar, o carro faz isso por ele.

          • Realista says:

            Ficas à espera que o carro aqueça e à espera que o carro arrefeça para não estragar o turbo… todos os dias.

            Mas já é um problema esperar 10 minutos que o carro carregue de vez em quando.

            Está bem abelha.

          • Yamahia says:

            Nem uma coisa nem outra.
            Para aquecer é ligar, meter o cinto, olhar para os espelhos, arrancar e simplesmente não puxar até ao redline antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento.

            Para arrefecer em alta carga (tipo em AE), que é raro mas pode acontecer, basta desengatar uns 2 km antes da entrada para a bomba se for preciso parar.
            Chega lá no ponto. 😛

            P.S. Os elektros não carregam em 10 minutos.

          • JL says:

            Até carregam em menos, depende do que se quer meter.

          • Realista says:

            “Para aquecer é ligar, meter o cinto, olhar para os espelhos, arrancar e simplesmente não puxar até ao redline antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento.”

            Vulgo, “conduzir à avozinha.”

      • Ifm says:

        M Lopes estás a falar de carros posteriores a 2020 só pode.

        Conheço alguns que desligam quentes, frios, com bateria boa, com bateria em baixo.
        Digo isto porque já tive de ir ajudar uma pessoa com um Booster porque o carro ficou parado num semáforo.

        Ele estava envergonhado porque além dos buainoes que levou dos carros de tras ainda teve de pedir a eles para empurrar o carro para a entrada de uma casa.
        E como um azar não vem só, quando lá chegai estava o dono da casa a querer estacionar o carro e estava lá ele.

        Acho que nunca mais ele se vais esquecer nem eu desta história.

    • Grunho says:

      O volume de negócios das marcas e dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os que duram. Com esses o cliente fica satisfeito e nunca mais aparece com o guito para comprar outro. Foi assim que o carocha quase levou a VW à falência.

    • JL says:

      Isso só confirma o que já se sabia, não os sabem fazer e metem os clientes a testá-los.

  7. xpto says:

    o facto de algumas pessoas serem estupidas e não saberem usar o sistema start and stop não quer dizer que não seja bom. eu uso e se não quiser usar desligo. porém de fato é melhor usar.

    • luisa says:

      ‍♂️‍♂️ tu és um grunho muito estranho…. Como é que decides quando usar?? Com que informação ou bases??? O sistema por si só é autónomo a trabalhar… e a realidade é que só cria problemas e desgaste prematuro do motor…

  8. Jonas says:

    Circulo de bicicleta na cidade e é excelente poder parar num semáforo sem ter de respirar o fumo dos escapes próximos.

    • Grunho says:

      Finalmente um citadino inteligente. Mas quando vou de bicicleta prefiro os eléctricos, esses não empestam absolutamente nada. Agora, é preciso estar sempre de olho no espelho e controlar a presença deles, que não se ouvem.

  9. Factos says:

    Há que o desligar para sempre.

  10. Virgolino says:

    É mais um estúpido da cambada Trump, ando com um Toyota Auris à 214000 Km, e só substitui a bateria, já tinha mais de 8 anos.
    Tem opção de desligar.
    Tem registado uma média de consumo de 4,5 l, a gasóleo.

  11. Zé+Manuel says:

    Mais uma treta imposta pelos wokes

    • Grunho says:

      Porquê os wokes? É assim tão inteligente queimar mais combustível? Para mim esses são os calhaus. Diz-me quanto gastas aos 100, dir-te-ei o teu QI.

  12. há cada gajo says:

    Nunca tive problemas com o sistema. É muito usado e está sempre ligado. Já lá vão 180.000km.

  13. João says:

    Ainda bem assim ainda vendem menos ou mais caro na Europa. Daqui a pouco andam de carroça ou a carvão.

  14. Tiago says:

    O meu tem 230K, uma boa parte feitos em cidade, e até agora nao tive problemas.

  15. Luis Triguedo says:

    Agora é o start&stop…. os maluquinhos trumpistas têm sempre de arranjar temas para confrontar a realidade… e quando a realidade é confrontada com ideologias ridiculas está tudo dito… por mim, se não tiver start&stop não compro…

    • jAr says:

      Podes fazer o teu próprio sistema, quando chegas a um semáforo desligas o carro. Já eu tenho de pagar por uma tecnologia que não quero usar porque não tenho outra opção. E por favor não me venham com argumentos ambientais que não são científicos. Eu detesto o Trump, mas lá por ser ele a tomar uma medida não faz dela má (apesar da maioria ser).

      • B@rão Vermelho says:

        @JAr, então o mundo gira à tua volta?
        Não queres não usas, se tens a opção de desligar, desligas, qual é o drama?
        Há mas sempre que entro no carro tenho de desligar
        – Ok já estás formatado e já o fazes instintivamente.
        Eu como tenho um carro modesto o meu não tem , e pessoalmente também dispenso o sistema, mas dai a fazer um drama vai uma grande diferença.

  16. Anti Esquerda escrota says:

    Um sistema claramente para impor mais uns gastos ao consumidor devido ao excesso de desgaste de algumas peças provocadas por esse sistema….mas temos idiotas a comentar por ideologia política em vez de conhecimento

  17. É bom para as oficinas says:

    Para dar cabo dos motores de arranque é optimo.

  18. AJ says:

    Tenho carro com isso à 5 anos, e nunca o deixei ligado, é a primeira coisa que faço, desativar o start stop. A Bateria e motor de arranque agradece.

    • Analberto Vaginário says:

      A bateria é especial para o efeito, completamente preparada sem qualquer desgaste prematuro por causa do sistema, o mesmo acontece com o motor de arranque que é brushless, não sofrendo qualquer desgaste por não haver fricção interna dos componentes. As marcas têm os melhores engenheiros do setor a trabalhar com eles, mas pelos vistos esqueceram-se de alguns comentadores do pplware

  19. Palavra do Senhor says:

    Acho uma piada…vejo malta a dar um tratamento de choque aos carros…e depois dizem que o problema é o start-stop!
    Mercedes Class C 2014, 200 mil kms, 0 problemas com o start/stop.

    Considerando que as pessoas podem desligar o sistema quando querem, não vejo o problema de estar. É dar a liberdade a quem quer usar que o possa usar.

  20. Pedro António says:

    No meu, às vezes basta reduzir muito a velocidade e desliga logo…..Assim, desligo sempre o sitema!

  21. Carlos says:

    Proibir uma coisa que não faz mal nenhum e só usa quem quer quando quer é pura estupidez. Mas vindo dos EUA já nada me espanta. Tenho um Mazda diesel com mais de 200.000km e nunca tive nenhum problema neste sistema ou provocado por este sitema. Já agora, devia chamar-se ao contrário, Stop & Start, porque a primeira acção é parar (stop)…

  22. Lino says:

    Revolverem os problemas importantes eles não resolvem nem parecem importar-se, no entanto a questão do Start Stop dos carros isso sim, esse é deveras importante!

    Este mundo está todo de louco, então a maioria dos politicos nem se fala, temas de treta esses valem a pena perder tempo e gastar rios de tinta, e dinheiro, resolver os outros, os verdadeiramente importantes e que mexem com as pessoas, esqueçam…. as guerras, a fome, o planeta, a habitação, saúde, a justiça quase tudo na mesma… f…

    • Gurmezindo Penetra says:

      Concordo. É como a história das palhilhas e da pressão da água, o Trampas é tão possessivo e narcisista que tem de meter o bedelho até nestas insignificâncias.

  23. Mapril says:

    O meu carro (Peugeot 208) em ralenti gasta 1litro de gasolina por hora. Na minha opinião, em carros com caixa manual, o start/stop não é um problema – se prevejo que a paragem vai ser breve, é uma questão de manter a embraiagem premida que o motor não para. Já em carros com caixa automática, nunca conduzi nenhum, mas admito que o motor pare sempre que o carro pare de se movimentar, ainda que por breves segundos – aí provavelmente será uma chatice.

  24. Analberto Vaginário says:

    oh atulambados e os hibridos? que só ligam com uma certa velocidade?

  25. cAPEX says:

    Start Stop foi um sistema que não era preciso nos carros. Dá cabo das baterias.

  26. Factos says:

    É apenas um sistema para encarecer o valor de venda ao consumidor, acelarar a degradação e meter palas aos amantes do ambiente.

  27. somebody says:

    Não ando em filas e aquilo e’ um bocado incomodo, desligo, mas volta a ligar sempre que arranco by default, devia ser ao contrario. O que e’ bom e’ que da’ para ver se a bateria esta em baixo, para os carros que não dão essa informação, claro.

  28. Giggio says:

    Isso é uma Tecretinologia e explico: solução que não funciona de fato, não economiza combustível como dizem, gasta mais a bateria e exige mais esforço do motor em carregar que faz com que se queimei combustível… Uma verdadeira BOSTA!

  29. Carlos says:

    A maior parte dos comentários parecem-me mais baseados no preconceito do que no conhecimento e na razão. Sempre tenho usado o S&S (embora muitas vezes nas filas use a embraiagem para não o accionar, porque aí acho que não vale a pena), o meu carro já passou os 210.000 km e só agora levou a 3ª bateria. O motor de arranque ainda é o mesmo e nunca falhou. Acho que há aí muita gente avessa ao progresso que preferia anida andar em carroças puxadas por mulas.

  30. Carlos says:

    A maior parte dos comentários parecem-me mais baseados no preconceito do que no conhecimento e na razão. Sempre tenho usado o S&S (embora muitas vezes nas filas use a embraiagem para não o accionar, porque aí acho que não vale a pena), o meu carro já passou os 210.000 km e só agora levou a 3ª bateria. O motor de arranque ainda é o mesmo e nunca falhou. Acho que há aí muita gente avessa ao progresso que preferia anida andar em carroças puxadas por mulas.

  31. andre says:

    eu ainda nao percebi este sistema, o meu pai tem uma carrinha com este sistema, paro para entregar comprar a um cliente e o carro fica minutos a trabalhar, 1 ou 2 minutos que seja, paro uns segundos num stop e o carro desliga logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.