EUA poderão proibir o sistema Start Stop nos automóveis – mas porquê?
A tecnologia Start Stop, presente em muitos veículos modernos, está a ser fortemente contestada nos Estados Unidos. Com benefícios claros para o ambiente, assim como para. a carteira do consumidor, a dúvida é por que razão estará a administração Trump a colocar a tecnologia em check! Estará a caminho um recuo?
Com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, inicia-se uma nova fase de desregulação, abrangendo áreas como a inteligência artificial e também regras ambientais aplicadas ao sector automóvel.
Um dos alvos é o sistema Start Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado (por exemplo, num semáforo), reduzindo as emissões de CO₂.
O Start Stop em risco nos Estados Unidos
O chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA) publicou recentemente uma mensagem polémica, criticando o sistema Start/Stop, descrevendo-o como algo que “faz o carro morrer em cada semáforo para que as empresas recebam um troféu de participação na luta contra as alterações climáticas”.
Start/stop technology: where your car dies at every red light so companies get a climate participation trophy. EPA approved it, and everyone hates it, so we’re fixing it. pic.twitter.com/zFhijMyHDe
— Lee Zeldin (@epaleezeldin) May 12, 2025
Acrescentou ainda, como crítica à administração anterior, que “a EPA aprovou isto e toda a gente odeia, por isso vamos corrigir”. Mesmo que a tecnologia não venha a ser proibida formalmente, poderá perder os incentivos regulamentares que têm motivado os construtores a incluí-la nos seus modelos.
Uma tecnologia com popularidade em declínio
Até agora, os fabricantes têm sido encorajados a adotar o Start Stop graças aos créditos de carbono atribuídos. No entanto, tem existido resistência por parte de alguns condutores, que se queixam de atrasos no reacendimento do motor e de desgaste prematuro dos componentes.
Ainda assim, o sistema poderá manter algum interesse devido à poupança de combustível que proporciona — entre 7% e 26% em ambiente urbano, segundo testes da Newsweek e da Society of Automotive Engineers.
O que é o Sistema Start and Stop?
O sistema start and stop nada mais é do que uma tecnologia que desliga de forma automática o motor do veículo quando estiver um determinado tempo sem funcionar (por exemplo, quando para num semáforo vermelho).
Embora desligue o motor, o carro continua ligado, assim como todas as outras funções.
Enquanto o carro está em standby, o funcionamento das velas de ignição e da injeção de combustível fica suspenso. Mas isto varia em função do tipo de transmissão.
Como Funciona o Sistema Start and Stop?
No caso da transmissão automática, acontece quando se pressiona o pedal do travão até imobilizar o carro.
Já na transmissão manual, acontece quando se coloca em ponto morto. Para ativar o motor, basta retirar o pé do travão e pisar a embraiagem.
No meu desligo sempre essa treta, a pala disso na empresa tivemos que trocar aos 80k um motor de arranque de uma Clio comercial.
o facto de algumas pessoas serem estupidas e não saberem usar o sistema start and stop não quer dizer que não seja bom. eu uso e se não quiser usar desligo. porém de fato é melhor usar.
Sim, de fato ficas mais elegante.
Ahahahah
:),muito bom
O sistema é automático nao existe grande escolha na sua utilização…
Dá para dasativar, normalmente tem um botão acessível para o efeito
Falso, o sistema é brushless, não tem qualquer tipo de desgaste, trabalhe muito ou não
Hehehe e chamas mentiroso aos outros quando dizes que não tem desgaste trabalhe muito ou não, hehehe descobriste o motor de arranque ilimitado usa tecnologia alien.
Qualquer pessoa que entenda de motores eléctricos sabe o que ele disse, não é tecnologia alien, é tecnologia do século passado que dura mais que o resto da aplicação.
Acho que qualquer pessoa minimamente informada sabe o que é, e também sabe que é treta o não ter desgaste, tem menos desgaste mas avariam na mesma e vais a sites compras de peças novas e está cheio de motores de arranque a venda dos modelos start/stop.
Que não é o seu caso.
Mas eles não têm desgaste.
Pois têm, mas não são desses.
mentira n foi pelo SS tenta lá outra vez…eu trabalhei na Renault na parte dos serviço técnicos portanto vê lá a peta q contas…
Investimento inútil e dispendioso. Alternador mais caro, baterias e motor de arranque. As oficinas adoram
Eu tenho esse sistema desde 2010. 1 Problema em 15 anos, resolvido em garantia. Mesmo dramático…
Não é necessário proibir, basta obrigar a ter a opção de desligar.
O problema é quando desligas e ligas o carro, ele volta a ligar sozinho.
Devia ser obrigatório teres uma opção, permanecer desliga até voltar a ligar.
Tenho um carro “antigo” que nem essa opção tem.
Solução o botão de AC está sempre ligado.
Faz sentido não, mas ao menos não desliga… E como é um carro velho as vezes ele não reconhece que é para arrancar e não liga logo tenho de andar a carregar no acelerador e na embraiagem e a tirar e por mudanças até ele se lembrar de ligar..
Conclusão porcaria de sistema.
Devia ter um botayde desligar.
O meu carro nisso é uma maravilha.
Carrego para desligar e fica desligado até lá voltar a carregar, independentemente de desligar o carro ou não. Anda desligado desde que tenho o carro…
Tenho um Cactus com 200.000Km e nunca tive problemas com este sistema.
Ainda por cima um PSA
PSA é muito, mas muito mais que o 1.2 podretech!
O fantastico 1.6 turbo diesel 109cv e 16v é um motor de querra, mas depois lá tiveram de dar cabo dele.
De facto…tenho um Citroen com esse motor 1.6 HDI, 109 cv, já percorreu 400.000 Kms, sem problemas.
Essa nem de vendedor da Stellantis. Como se algum cactus chegasse aos 200 mil. Só se for com motor podre tech, esses sim, chegam aos 200 mil metros.
Olha que o cactus é carro do proletariado, respeitinho.
É igual, Quem recolhe os lucros desse e dos outros carros é a burguesia exploradora.
O Start and Stop é muito giro, mas as oficinas agradecem a substituição de motores de arranque e mais importante o preço das baterias “especiais” porque não pode ser uma qualquer e ronda perto de 300€ a título de exemplo na Dacia/Renault.
Da primeira vez que conduzi um carro com start-stop o carro não era meu nem sabia que existia isso. O carro “foi-se abaixo”, pensei eu, num cruzamento em que estava à espera de uma aberta no trânsito para entrar. Fiquei a dar à chave de ignição feito parvo. Não achei graça nenhuma.
Não se deve desligar o motor, sobretudo qd este está no processo de aquecimento.
Sistema da treta, só serve promover desgaste prematuro do motor e periféricos.
27% de poupança nos consumos? Outra treta.
o start&stop não desliga o motor quando está no processo de aquecimento, nem quando a bateria está baixa, nem quando está a fazer a regeneração, etc.
podes até n\ao gostar do sistema, eu não gosto, mas diz algo com sentido…
É bem verdade, no entanto não deixa de ser um sistema inútil. Esse 27% devem ser medidos como os consumos. O meu carro tem e é chato ter de desligar todas as vezes que pego nele porque não dá para desligar definitivamente. Se as contas forem feitas de forma séria, contabilizar o custo, peso extra e o desgaste, não há como defender o Start&Stop, é uma aberração e nunca devia ter sido inventado. Querem uma tecnologia que não gasta quando pára usem eléctricos.
@MLopes, até os modernos híbridos desligam o motor qd este está frio e eles “sentem” que podem andar a bateria. Depois qd precisas do motor é a esgassar nele ainda frio. Nada melhor para acabar com um motor em 3 tempos. Mas eles é que sabem e se calhar é o que querem. Dessa forma vendem mais.
O melhor para acabar com motores em 3 tempos é fazer em 1 tempo, retirar essas relíquias que só dão problemas e meter lá motores que sempre trabalharam a qualquer temperatura, isso mesmo, eléctricos.
Cada um com a sua prefiro aquecer um motor antes de lhe dar carga, do que aquecer uma bateria antes de a carregar.
Não precisa de aquecer bateria antes de carregar, o carro faz isso por ele.
Ficas à espera que o carro aqueça e à espera que o carro arrefeça para não estragar o turbo… todos os dias.
Mas já é um problema esperar 10 minutos que o carro carregue de vez em quando.
Está bem abelha.
Nem uma coisa nem outra.
Para aquecer é ligar, meter o cinto, olhar para os espelhos, arrancar e simplesmente não puxar até ao redline antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Para arrefecer em alta carga (tipo em AE), que é raro mas pode acontecer, basta desengatar uns 2 km antes da entrada para a bomba se for preciso parar.
Chega lá no ponto. 😛
P.S. Os elektros não carregam em 10 minutos.
Até carregam em menos, depende do que se quer meter.
“Para aquecer é ligar, meter o cinto, olhar para os espelhos, arrancar e simplesmente não puxar até ao redline antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento.”
Vulgo, “conduzir à avozinha.”
M Lopes estás a falar de carros posteriores a 2020 só pode.
Conheço alguns que desligam quentes, frios, com bateria boa, com bateria em baixo.
Digo isto porque já tive de ir ajudar uma pessoa com um Booster porque o carro ficou parado num semáforo.
Ele estava envergonhado porque além dos buainoes que levou dos carros de tras ainda teve de pedir a eles para empurrar o carro para a entrada de uma casa.
E como um azar não vem só, quando lá chegai estava o dono da casa a querer estacionar o carro e estava lá ele.
Acho que nunca mais ele se vais esquecer nem eu desta história.
O volume de negócios das marcas e dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os que duram. Com esses o cliente fica satisfeito e nunca mais aparece com o guito para comprar outro. Foi assim que o carocha quase levou a VW à falência.
Isso só confirma o que já se sabia, não os sabem fazer e metem os clientes a testá-los.
o facto de algumas pessoas serem estupidas e não saberem usar o sistema start and stop não quer dizer que não seja bom. eu uso e se não quiser usar desligo. porém de fato é melhor usar.
♂️♂️ tu és um grunho muito estranho…. Como é que decides quando usar?? Com que informação ou bases??? O sistema por si só é autónomo a trabalhar… e a realidade é que só cria problemas e desgaste prematuro do motor…
Circulo de bicicleta na cidade e é excelente poder parar num semáforo sem ter de respirar o fumo dos escapes próximos.
Finalmente um citadino inteligente. Mas quando vou de bicicleta prefiro os eléctricos, esses não empestam absolutamente nada. Agora, é preciso estar sempre de olho no espelho e controlar a presença deles, que não se ouvem.
Há que o desligar para sempre.
É mais um estúpido da cambada Trump, ando com um Toyota Auris à 214000 Km, e só substitui a bateria, já tinha mais de 8 anos.
Tem opção de desligar.
Tem registado uma média de consumo de 4,5 l, a gasóleo.
Mais uma treta imposta pelos wokes
Porquê os wokes? É assim tão inteligente queimar mais combustível? Para mim esses são os calhaus. Diz-me quanto gastas aos 100, dir-te-ei o teu QI.
Nunca tive problemas com o sistema. É muito usado e está sempre ligado. Já lá vão 180.000km.
Ainda bem assim ainda vendem menos ou mais caro na Europa. Daqui a pouco andam de carroça ou a carvão.
O meu tem 230K, uma boa parte feitos em cidade, e até agora nao tive problemas.
Agora é o start&stop…. os maluquinhos trumpistas têm sempre de arranjar temas para confrontar a realidade… e quando a realidade é confrontada com ideologias ridiculas está tudo dito… por mim, se não tiver start&stop não compro…
Podes fazer o teu próprio sistema, quando chegas a um semáforo desligas o carro. Já eu tenho de pagar por uma tecnologia que não quero usar porque não tenho outra opção. E por favor não me venham com argumentos ambientais que não são científicos. Eu detesto o Trump, mas lá por ser ele a tomar uma medida não faz dela má (apesar da maioria ser).
@JAr, então o mundo gira à tua volta?
Não queres não usas, se tens a opção de desligar, desligas, qual é o drama?
Há mas sempre que entro no carro tenho de desligar
– Ok já estás formatado e já o fazes instintivamente.
Eu como tenho um carro modesto o meu não tem , e pessoalmente também dispenso o sistema, mas dai a fazer um drama vai uma grande diferença.
Um sistema claramente para impor mais uns gastos ao consumidor devido ao excesso de desgaste de algumas peças provocadas por esse sistema….mas temos idiotas a comentar por ideologia política em vez de conhecimento
O consumidor inteligente não circula de carro na cidade. 100 kms de carro custam sempre 20 euros mínimo em combustível. 100 kms de moto 125 custam 3 euros, e 100 de e bike custam 20 cêntimos de energia.
Mas és algum entregador da glovo ?
ehehe!
“…100 kms de carro custam sempre 20 euros mínimo em combustível…”
13,33 l/100? Sim uma van de 10m3 deve gastar isso. O problema da mota e da bici é onde acomodar esses 10 m3.
Uma van de 10 m3 em para-arranca estoura bem mais do que isso. Estou a falar de SUVs a diesel e até de segmentos B a gasolina, em que os 20 euros dão à rasca para 11 litros. Esses andam todos com condutor só a bordo, estão-se nas tintas para os 10 m3.
A quantos quilómetros você mora do local de trabalho?
Para dar cabo dos motores de arranque é optimo.
Tenho carro com isso à 5 anos, e nunca o deixei ligado, é a primeira coisa que faço, desativar o start stop. A Bateria e motor de arranque agradece.
A bateria é especial para o efeito, completamente preparada sem qualquer desgaste prematuro por causa do sistema, o mesmo acontece com o motor de arranque que é brushless, não sofrendo qualquer desgaste por não haver fricção interna dos componentes. As marcas têm os melhores engenheiros do setor a trabalhar com eles, mas pelos vistos esqueceram-se de alguns comentadores do pplware
Acho uma piada…vejo malta a dar um tratamento de choque aos carros…e depois dizem que o problema é o start-stop!
Mercedes Class C 2014, 200 mil kms, 0 problemas com o start/stop.
Considerando que as pessoas podem desligar o sistema quando querem, não vejo o problema de estar. É dar a liberdade a quem quer usar que o possa usar.
No meu, às vezes basta reduzir muito a velocidade e desliga logo…..Assim, desligo sempre o sitema!
Proibir uma coisa que não faz mal nenhum e só usa quem quer quando quer é pura estupidez. Mas vindo dos EUA já nada me espanta. Tenho um Mazda diesel com mais de 200.000km e nunca tive nenhum problema neste sistema ou provocado por este sitema. Já agora, devia chamar-se ao contrário, Stop & Start, porque a primeira acção é parar (stop)…
Revolverem os problemas importantes eles não resolvem nem parecem importar-se, no entanto a questão do Start Stop dos carros isso sim, esse é deveras importante!
Este mundo está todo de louco, então a maioria dos politicos nem se fala, temas de treta esses valem a pena perder tempo e gastar rios de tinta, e dinheiro, resolver os outros, os verdadeiramente importantes e que mexem com as pessoas, esqueçam…. as guerras, a fome, o planeta, a habitação, saúde, a justiça quase tudo na mesma… f…
Concordo. É como a história das palhilhas e da pressão da água, o Trampas é tão possessivo e narcisista que tem de meter o bedelho até nestas insignificâncias.
O meu carro (Peugeot 208) em ralenti gasta 1litro de gasolina por hora. Na minha opinião, em carros com caixa manual, o start/stop não é um problema – se prevejo que a paragem vai ser breve, é uma questão de manter a embraiagem premida que o motor não para. Já em carros com caixa automática, nunca conduzi nenhum, mas admito que o motor pare sempre que o carro pare de se movimentar, ainda que por breves segundos – aí provavelmente será uma chatice.
oh atulambados e os hibridos? que só ligam com uma certa velocidade?
Start Stop foi um sistema que não era preciso nos carros. Dá cabo das baterias.
Falso, as baterias dos carros com S&S são especiais com uma amperagem de descarga muito superior
Errado, o que não presta é que desgasta ainda mais:
“que se queixam de atrasos no reacendimento do motor e de desgaste prematuro dos componentes”
É apenas um sistema para encarecer o valor de venda ao consumidor, acelarar a degradação e meter palas aos amantes do ambiente.
Falso, acabar o 9º ano deve ter-te subido à cabeça
Não ando em filas e aquilo e’ um bocado incomodo, desligo, mas volta a ligar sempre que arranco by default, devia ser ao contrario. O que e’ bom e’ que da’ para ver se a bateria esta em baixo, para os carros que não dão essa informação, claro.
Isso é uma Tecretinologia e explico: solução que não funciona de fato, não economiza combustível como dizem, gasta mais a bateria e exige mais esforço do motor em carregar que faz com que se queimei combustível… Uma verdadeira BOSTA!
A maior parte dos comentários parecem-me mais baseados no preconceito do que no conhecimento e na razão. Sempre tenho usado o S&S (embora muitas vezes nas filas use a embraiagem para não o accionar, porque aí acho que não vale a pena), o meu carro já passou os 210.000 km e só agora levou a 3ª bateria. O motor de arranque ainda é o mesmo e nunca falhou. Acho que há aí muita gente avessa ao progresso que preferia anida andar em carroças puxadas por mulas.
A maior parte dos comentários parecem-me mais baseados no preconceito do que no conhecimento e na razão. Sempre tenho usado o S&S (embora muitas vezes nas filas use a embraiagem para não o accionar, porque aí acho que não vale a pena), o meu carro já passou os 210.000 km e só agora levou a 3ª bateria. O motor de arranque ainda é o mesmo e nunca falhou. Acho que há aí muita gente avessa ao progresso que preferia anida andar em carroças puxadas por mulas.
eu ainda nao percebi este sistema, o meu pai tem uma carrinha com este sistema, paro para entregar comprar a um cliente e o carro fica minutos a trabalhar, 1 ou 2 minutos que seja, paro uns segundos num stop e o carro desliga logo.