Estudo demonstra que fogões a gás podem aumentar o risco de cancro
Os aparelhos emitem benzeno, um potente cancerígeno. A exposição varia consoante a ventilação e outros fatores, mas não existe um nível seguro. O risco de cancro duas vezes maior em crianças do que em adultos.
Fogões a gás → libertam benzeno cancerígeno
- Risco de cancro duas vezes maior em crianças do que em adultos
- Poluem mesmo quando estão desligados
- Emitem também monóxido de carbono e óxidos de azoto
- Algumas cidades já restringem novas instalações a gás
- Transição para eletricidade impulsionada por códigos energéticos
- Benzeno e amianto: tóxicos silenciosos dentro de casa
Fogões a gás aumentam o risco de cancro, sobretudo em crianças
Um novo estudo realizado por investigadores das Universidades de Stanford, Califórnia-Berkeley e outras instituições confirmou um dado preocupante: os fogões a gás natural aumentam o risco de cancro, especialmente nas crianças, o grupo mais vulnerável.
O benzeno, composto classificado como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde, foi detetado em níveis alarmantes em casas com fogões a gás.
O mais preocupante é que este gás tóxico é libertado mesmo com o fogão desligado.
Este estudo reforça investigações anteriores que já haviam identificado emissões de monóxido de carbono e óxidos de azoto, ambos associados a doenças respiratórias e cardiovasculares.
O inimigo invisível em casa
Segundo os resultados, o risco de cancro derivado do uso de fogões a gás é quase o dobro nas crianças, devido ao seu menor tamanho corporal, maior frequência respiratória e proximidade às fontes de emissão durante a preparação das refeições.
Alguns estados dos EUA já começaram a agir. Nova Iorque definiu que todos os edifícios novos devem ser totalmente elétricos. Na Califórnia, as normas energéticas estão a ser atualizadas para promover edifícios sem ligação a gás.
Contudo, há resistência política. Alguns legisladores tentam eliminar incentivos fiscais para eletrodomésticos eficientes, enquanto outros, como o governador da Califórnia, recusam propostas para aplicar advertências sanitárias nos fogões a gás.
Qual a gravidade do problema?
Os investigadores mediram emissões de benzeno em 87 habitações e modelaram a sua dispersão em diversos tipos de casas.
A conclusão é clara: não existe nível seguro de exposição ao benzeno.
O limite comummente aceite é que não mais de 1 pessoa por milhão desenvolva cancro após 70 anos de exposição. No entanto, as concentrações encontradas excedem largamente esse valor.
Substituir os fogões a gás: um passo essencial
- Melhora a qualidade do ar interior, reduzindo riscos para a saúde.
- Diminui o uso de combustíveis fósseis, apoiando a descarbonização.
- Facilita a integração de energias renováveis (solar, eólica) nos edifícios.
- Previne futuras crises de saúde pública associadas a químicos como o benzeno e o amianto.
- Promove um modelo energético limpo e descentralizado, mais resiliente a emergências.
A evidência científica é inequívoca: o futuro das cozinhas sustentáveis é elétrico, saudável e livre de tóxicos.
Mas quando há um apagao, são a solução
E não só..
Os Fogoẽs a Gas, são soberanos, as pessoas podem escolher productos de diversos fornecedores…
Como vais fazer isso com a luz??pois…só ha um sistema.
Depois os Fogões a Gas, não emitem as quantidades de radiação massiva que os dispositivos eléctrios emitem, e que são causa para cada vez mais cancro…mas ninguém fala nisso..
Já imaginaram a quantidade de cancros, e outras doenças, como cegueira, que os Microondas criaram desde que foram popularizados??
Pois .. parece que não ha interesse em ver o elefante da Pequena Sala..enfim é o que temos.
Só podes estar a gozar, existem mais de 20 empresas de eletricidade em Portugal, eu de x em x meses mudo para a mais barata.
Microondas? arranja outea
Outra??
Há um teste que podes fazer, que é colocar um telemóvel dentro do microondas, e a seguir ligar para ele, ou ver se ele continuam ligado há net…
PS: Vais ficar chocado!!
Um Microondas gasta mais de 1Kw de radiação, basta ver o que acontece com a cimoda e liquidos que lá são colocados, depois tira as tuas conclusões.
Fogões de indução??Pois porradas de radiação!!
É prático??Sim é prático e rápido, mas isso não compensa pelos riscos.
“Transição para eletricidade impulsionada por códigos energéticos”
O povo que acorde para a realidade, entre um estudo que diz “Benzeno e amianto: tóxicos silenciosos dentro de casa” e depois vir um vizinho meu pedir para fazer o jantar na minha casa porque não tinha eletricidade no dia do apagão, é só pensar qual o risco que quer correr se o apagão for durante uma semana.
Se calhar é melhor fazer uma fogueira dentro de casa e morrer todos por monóxido de carbono.
Idiotices confiar demasiado na eletricidade.
Se o apagão for durante uma semana o fogão a gás não te vai salvar quando não tiveres o que cozinhar. Os enlatados não necessitam de fogão (apesar de se comerem melhor quentes). Quem tem gás canalizado também pode rezar para que lhe chegue algum a casa porque um apagão desses seria devido a uma catástrofe tipo terramoto ou grande incêndio e aí também não há gás. Usem um grelhador a carvão ou fogão a lenha. Agora ficou tudo com medo do apocalipse. A última falha de energia parecida em Portugal foi à uns 30 anos. Para aguentar 12h sem electricidade de 30 em 30 anos agora vamos todos ficar pelo gás?
É melhor ficarmos só com eletricidade e dependentes de um só serviço.
Isto há com cada um.
Chisa, que não pachorra para tanta inteligência.
É melhor como alguém por aqui me sugeriu, uma bilha de 13kgs e um bico adaptador directo à botija.
Qd passar por Espanha trago a botija. Cá em PT é muito caro.
Eu não utilizo gas em minha casa faz anos, o gas é perigoso antes de ser queimado e depois de ser queimado.
Seja uma fuga de gas ou uma fuga do esquentador é perigoso.
É uma opção minha, mas tenho um pequeno fugão Campingaz e duas bilhas de campismo, e como moro em vivenda tenho churrasqueira, mas é como tudo na vida tens prós e contras, cabe a cada um de nos escolher o que nos serve melhor no dia a dia.
Só pelos simples facto da facilidade que é limpar uma placa de indução Vs fugão, é caso para dizer que vale bem mais ficar 12H sem comer por falta de luz do que perder 12H por ano a limpar o fugão. 🙂 🙂
O lobby climático nunca desiste. Agora até implica com os fogões a gás. Dass que parasitas. Pregam salvação climática mas depois empurram soluções que causam mais problemas do que resolvem.
Esse governador da Califórnia, por exemplo, vive a vender a ideia de um paraíso verde. Resultado? Acaba de condenar milhares de pessoas ao cancro no curto prazo, graças ao incêndio no parque de baterias de Moss Landing, um mega armazém de lítio que só existe por causa da obsessão deles com energias “limpas”.
https://youtu.be/w59Yp8087V0?si=q15RbpykZ-bKxpSO
Chato és tu com a tua mania que as baterias são o mal do mundo. Caso não saibas (ou prefiras ignorar) o gás é muito perigoso! Já morreu muita gente intoxicada em casas de banho, por exemplo, sem se dar conta.
Evidentemente que tudo o que seja a combustão não deve estar num espaço fechado e sem ventilação.
Se te fechares lá com 3 marmanjas tb morres. Mas morres feliz.
…isso
Tudo serve para obrigar a população a ter tudo eletrico..
enfim…
Mas enfim o quê? O gás não é mais perigoso que o eléctrico?
@Mr.y para quem ė conhecedor e inteligente sabe que ambos são perigosos e mortais se os cuidados necessários não forem cumpridos. Agora ficar-mos dependentes de um só serviço não é aconselhável. A eletricidade também mata.
Em casa com uma instalação elétrica recente é muito difícil de morrer eletrocutado, já o gas basta estares distraído com qual quer coisa e um tacho ao lume com água a ferver e entornar a água apagar a chama e lá vais de charola sem saber o motivo.
Como em tudo na vida há prós e contras e se fizerem greve os funcionários das companhias de gas, ou outro apagão o mais provável é também ficarmos sem gas e combustíveis.
Eu no dia do apagão estava a viajar pelo sul de Espanha de mota e só quando cheguei ao hotel depois das 14:00 é que tomei conhecimento do apagão, fui tentar colocar combustível na mota e a grande maioria das bombas não tinham energia, até a policia andava com jerricã à procura de bombas com geradores.
Tudo na vida têm prós e contras, cabe a cada um de nos utilizar o que mais lhe convêm.
Acredito q o maior risco serão as deficientes instalações de gás. Os fogões elétricos tambés devem ter algum risco associado com certeza.
Nao ha luz nem gas? Basta cromar uma parabolica e mete-se o tacho/frigideira no centro.
Outra alternativa sera utilizar lentes fresnel.
So basta que o apagao ocorra em dias de sol. lol
Tudo o que se vende no supermercado faz mal à saúde. Nada é natural.
o próprio oxigênio mata..tá tudo a parar de respirar
Assim que pude mudei para placa de indução, prefiro não ter gás em casa e só falta aparecer uma coisa elétrica fiável para o banho que deixo o gás de todo.
Agora, o curioso e’ que quando instalei a placa, a fatura de eletricidade não mexeu, há de facto uma economia no processo e nem sabia.
Já existe, é só comprar um duche de campismo com êmbolo para dar pressão e enchê-lo de água quente de uma cafeteira. E com uma coisa dessas é possível improvisar um duche no local de trabalho e ir de bicicleta.