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Código da Estrada: Motas podem “furar” nas filas de trânsito?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Luis Rosalino says:

    Não. É imprudente e já morreram muitos a fazer isso, e vão continuar a morrer, tenham juízo, é o mínimo.

    • zémanel says:

      Claro, a solução é ficar em fila atrás dos carros (e com um bocadinho de sorte ser “ensanduichado” entre dois carros. É para isso que o pessoal compra uma mota, para demorar tanto tempo no transito como de carro…

      • António says:

        Tens razão, quem quer continuar a andar de mota assim à doida vai poupar muito tempo no trânsito, sem dúvida: quando vier a ambulância para os levar para o hospital, depois de mais um acidente de moto/trotinete/etc. que entra pelas urgências dentro.

        Os motivos que referes claro que são os mais comuns e lógicos para preferir mota a carro e ninguém discute isso. Mas a maior parte dos condutores (não só de mota/trotinete/afins) não quer saber de segurança rodoviária porque por algum motivo precisam de poupar 5 minutos de trânsito em vez da própria vida, e ao contrário de um carro que tem uma maquinaria toda a proteger o condutor em caso de acidente, na mota tens só o teu corpo e um mísero capacete (e alguns, nem isso querem colocar), e nem por isso andam mais devagar que um carro ou sem ser ao lado de 1001 obstáculos mais pesados e perigosos. Os carros também matam, claro – mas convido-te a entrares numa urgência, UCI ou numa clínica de fisioterapia e veres a quantidade de feridos que também tinham essa atitude com as motas, ou teres pessoas próximas que sofreram na pele (literalmente) a consequência dos atos.

        • HMR says:

          Aceito o convite mas antes pague o jantar que eu não sou fácil… diga a morada que eu passo de Mota a buscá-lo pra não ficarmos presos no trânsito

        • Grunho says:

          Excelentes razões para varrer de lá os carros, a começar por SUVs de mais de 1500 kgs. Ou então condicionando-os de maneira a circularem sem perigo para veículos de 2 rodas – limites rigorosos, lombinhas, não entrarem em centros urbanos, etc.. São eles a ameaça aos outros utilizadores da via, e não o contrário. E as ameaças resolvem-se eliminando o predador .

        • B@rão Vermelho says:

          Compreendo o que diz, mas todos esses casos que fala nas urgências dos hospitais é tudo por culpa própria dos motociclista?
          Quantos condutores ao mudar de faixa nem olham quanto mais fazer pisca, alias os Portugueses adoram ter extras nos carros e depois esquecem-se que têm piscas, talvez fosse boa ideia taxar os piscas como extra, assim podiam dar mais uso aos mesmos.
          Eu tenho mota e ainda esta semana fui a consulta médica ao Hospital Santa Maria e sai à hora de ponta claro que fui entre filas a uma velocidade moderada/baixa, e atrás de mim estavam outros motociclistas furiosos comigo por ir com cuidado, até parece que é um direito que temos de andar entre os carros, e já agora dar os parabéns a muitos automobilistas no IC19 que circulam bem chegados aos estremos das faixas de rodagem para deixar passar os motociclistas, a eles o meu muito obrigado pela compreensão.

        • PedroFortunaGomes says:

          Se fosse tão Linear assim como diz a lei tinham toda a razão, mas o principal problema está nos condutores de automóveis que não conseguem superar o facto de estarem parados ou em marcha lenta e executam manobras de forma prejudicar quem de morta circula por entre o Transit. Mas sentem exatamente o mesmo quando um pesado faz o mesmo bloqueando o automóvel. Enfim quando círculo no trânsito por entre carros tenho muitas vezes o prazer da companhia das autoridades a fazer a mesma manobra. Aqui o problema é mesmo que este artigo é um pequeno excerto do artigo publicado pelo ACP e como tal coloca os motociclistas como sendo as bestas mas na realidade estás manobras até podem estar dentro da legalidade. Basta ler o código da estrada sobre ultrapassagem que só aí verifica que este artigo falta a verdade da lei da ultrapassagem

          • Rui Jorge says:

            Ando de mota, hoje menos, e anos a fio andei a circular no meio do trânsito sem colocar em perigo ninguém.
            A mota é um veículo que, pela sua dimensão, permite agilizar a circulação, evitando a emissão de toneladas de CO2 para a atmosfera. Não fará sentido nenhum esperar em fila, com prejuízo para o motociclista, para o ambiente e para os restantes utentes da via que teriam mais um veículo a acrescentar aos muitos carros e, portanto, a acrescentar tempo ao para arranca.
            É tempo de ver a mota, assim como a bicicleta, como parte da solução. Faz muito mais sentido uma pessoa circular nas viagens pendulares com um veículo dimensionado para um ou dois utilizadores e com um peso de 200 kg., do que os milhares de carros de mais de uma tonelada e com capacidade para cinco pessoas, que se arrastam diariamente commumente com um único utilizador. Isso é que não têm qualquer racionalidade.

          • polik says:

            Como? «mas na realidade estás manobras até podem estar dentro da legalidade».. Em que lei passar entre carros de das faixas, ou ultrapassar um carro na mesma faixa está-se na legalidade? Taansponha aqui esse excerto tão peculiar da lei, porque é isso que se discute aqui.

          • Pedro Fortuna Gomes says:

            POLIK, com todo o prazer deixo aqui não só o excerto retirado do manual de instrução do IMTT, mas também o link do próprio IMTT para o manual do código da estrada.

            https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

            • O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem, sem se certificar de que a
            pode realizar, sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou
            em sentido contrário;
            • O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
            − A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização .

            Ora uma mota quando passa por entre duas filas de transito tendo largura e distancia suficiente para efetuar a ultrapassagem em segurança, não está em incumprimento ao código da estrada, desde que não ignore qualquer sinalização que indique proibição de ultrapassagem.

      • Luis Henrique Silva says:

        Não as motas tem de respeitar como se foase um carro ficar na fila, isso de ficar enlatado é raro e se acontecer é o condutor culpado, mas na estrada anda é tudo maluco ebtão motociclistas credo…

        • Miguel A. says:

          Sabiam que dá para passar no meio de duas faixas, sem ser a grande velocidade? Já agora, se mais gente andasse de mota, havia menos carros para furar. Deixem os motociclistas em paz, na minha zona nem a polícia se importa, principalmente à entrada da cidade que o trânsito é uma vergonha.

          • deepturtle says:

            Não confundas “faixa” com “via”!
            Por ex., numa autoestrada, vais na faixa do sentido norte-sul. Nessa faixa podes ter várias vias: 2, 3, 4…

          • polik says:

            Exactamente o contrário, uma via é que pode ter várias faixas.

            nota: para o comentário de baixa em que não podia responder directamente.

      • JL says:

        Infelizmente tenho 2 amigos que faleceram assim, “ensaduichados”.

        Nunca fiquem entre carros, isso é a morte anunciada, mais vale pagar a multa, não estou a dizer que é legal furar as filas, mas entre a fila dos carros eu não fico de certeza.

      • Nuno says:

        As vossas leis são muito inflexíveis.
        A lei deve ser de 1950?

      • Leonel matos says:

        Mais importante que a Malta comprar moto para não ter de ficar nas filas de trânsito é quem as comprar antes de o fazer saber que existe o código da estrada e cumprir o mais que puder. Se formos a ver por esse lado quem tiver um Ferrari então também não compra carro para andar a 50 ou até 120 sendo que o carro pode andar muito mais mas… Isso se a situação o permitir

    • Mariana says:

      Se tivessem juízo não andavam de mota.

    • Hugo says:

      Calma, não estão a falar de ultrapassagens entre carros a 200km/h.

    • Cyberon says:

      É tão imprudente que há vários países que o permitem. Morrer a fazer isso? Tiraste essa de onde o sol não brilha certo? A inveja é uma coisa muito feia…

    • Nuno V says:

      Vamos lá ignorar o facto que os países que permitem filtrar o trânsito possuem uma taxa de mortalidade inferior aos restantes países, bem como os vários estudos feitos que indicam que filtrar o trânsito não só reduz o risco de acidente, bem como em caso de acidente os riscos de lesões graves são mais reduzidos, desde que a manobra seja efectuada nos limites estabelecidos. É preciso separar entre filtrar e dividir o trânsito. Quando os motociclistas passam pelo trânsito a uma velocidade elevado é quando começam a surgir os problemas, por alguma razão os países que é permitido filtrar o trânsito impõem limites á velocidade que o podem fazer.

    • Rui says:

      A cumprir as regras, sem mudar de faixa, já dois carros me albaroaram no trânsito (não deram pisca, mudaram bruscamente de faixa para aproveitar o espaço pois não viram a moto). Felizmente nunca me magoei. Efetivamente é bem mais seguro circular pelas bermas quando o espaço assim o permite e a velocidades dentro do que é razoável. Um mau motociclista não pode ser exemplo para todos os outros, assim como um mau automobilista. Mas a realidade é que num automóvel é comum não se aperceberem do meio envolvente com tanta facilidade

  2. NC says:

    Opiniões sobe motas vindo dos que defendem os automóveis são sempre suspeitas!!!

  3. Osnofa says:

    E estar ao volante do automóvel com o telemóvel na mão? Também dá coima?

  4. Naodouonome says:

    Podem claro, tanto podem que o fazem.

    • Mart says:

      Não, não podem. Só o fazem porque neste país não se cumpre a lei, e as autoridades fecham os olhos a isto.

      Infelizmente.

      • B@rão Vermelho says:

        Poder podem, mas não devem, o que é que me impede de conduzir sem carta?
        Nada, nada me impede de matar alguém, agora sei que não devo de o fazer.

      • says:

        Os agentes de autoridade são os primeiros a fazerem isso. Já vi e continuo a ver nas auto-estradas polícia de mota e a circularem no meio de 2 faixas…
        Se circularem com cuidado não vejo o mal de o fazerem. Bem pior são os condutores de carro que trocam de faixa e nem pisca dão, isso sim é mais grave

  5. luis says:

    Não faz sentido promover o uso de veículos de duas ou três rodas na cidade e depois estes ficarem a aguardar o andamento lento de viaturas, pelo que seriam bem criados corredores á semelhança dos já existentes em corredores BUS, mas sem interrupção como acontece em alguns pontos da cidade, por exemplo em Lisboa.

  6. Roberta Martins says:

    Nunca viram um polícia de Mota a furar filas?

    • Grunho says:

      E o que ele vai dizer é que o artigo 15/1 do código da estrada não se lhe aplica porque o veículo dele não ocupa toda a largura da faixa de rodagem e que a marcha dele não está condicionada pelos veículos que o precedem. E isso aplica-se a todas as motas, e não só às da polícia.

  7. Paulo Gomes says:

    Até pode ser uma infração, mas em certas situações não faz sentido que assim seja. A2, 7h da manhã, sentido Sul/Norte para passar a Ponte 25 de Abril… Se todos os motociclos tivessem que ficar na fila, não seria 1h na fila, seriam 2h… Não seriam filas de 5 km mas sim de 10 km… Em situações cujo trânsito circula a 5 km/h ou está parado, faz algum sentido “enfileirar” os motociclos? É que ainda por cima chamam nomes por se estar ali! Isto para não falar que se corre o risco de ficar esmagado por condutores que vão a olhar para o telemóvel. Em quase 30 anos de A2 em modo “hora de ponta”, nunca vi nenhum agente da autoridade autuar um motociclista furando as filas, neste caso na A2. Aliás, nem em hora de ponta em Lisboa. Bom senso…

  8. Profeta says:

    Nao vejo problema algum com isso. Vao a 10km/h no maximo e nao colocam em perigo ninguem. Ao contrario de muitos outros automobilistas na conducao parece que estao a comer um pastel de nata e a beber um cafe. Atencao na estrada 0

  9. Civismo says:

    Basta estar atento e são às centenas a fazerem isso. Já agora, para quando se inicia a inspeção obrigatória para acabar com as notas barulhentas?

    • B@rão Vermelho says:

      As motas barulhentas são comos os carros a largar fumo por todo o lado, basta no dia da inspeção colocar o silenciador no escape e retirar no dia seguinte

  10. Carlos Manuel says:

    … e os que estacionam em cima do passeio que é uma via concebida para trânsito de peões e não para parque de estacionamento, obrigando peões a circulares pela estrada, não dá coima? … e os que estacionam em cima das passadeiras, não dá coima?; e os que estacionam na zona exclusiva dos transportes públicos, não dá coima?; … e os que estacionam em cima dos passeios e bloqueiam portas de prédio, não dá coima?; e os que passam semáforos vermelhos, não dá coima?; … e os que transitam pelo corredor BUS, não dá coima?; … e os que transitam por via assinaladas com sinais de sentido e trânsito proibido, não dá coima?; … e os que estacionam em zona de proibida paragem e estacionamento, não dá coima?; e… e… e… (artigos 48º. e 49º. do código da estrada)

  11. AP says:

    Balelas! A única coima que as autoridades conhecem são as de velocidade. Eu imagino nas esquadras e quartéis sempre que o chefe anuncia que vão efectuar uma operação de controlo de velocidade todos a dar saltos e pulos de alegria num êxtase quase orgasmico! É como que um dia de festa!

    Agora a sério. Não é que não ache o excesso de velocidade perigoso. O que mais me irrita é não controlarem absolutamente mais nada! Quantos acidentes se dão em rotundas porque raros são os que circulam de acordo com o novo código? Quantos mudam de direcção sem usar o raio dos piscas? Quantos andam de telemóvel na mão? Quantos furam filas de obras e em vez de deixarem uma fila livre para veículos de emergência e entopem tudo como vejo aqui todos os dias? (Pronto, já deixei uma dica sobre a zona onde resido). Nada. No entanto radar? É semana sim semana não literalmente à caça dos pobres que se atrasam para o trabalho e ficar à coca numa zona de 50 onde até se podia andar a 70 ou em sítios dúbios a ver se apanham quem não se apercebe de imediato das velocidades logo a seguir a sinais de localidade, mesmo ainda longe de habitações (estes são os sítios preferidos pelas brigadas dos radares). E o estado veio dar uma ajudinha ao entupir de semáforos, lombas e rotundas as nacionais que acompanham autoestradas do Sócrates feitas paralelas a uma distância de 500 metros. Se não pagam na portagem pagam nas multaszinhas!
    Ah e atenção: se forem multados por estarem a 70 numa localidade, antes de pagarem tentem verificar se existe também o sinal de fim de localidade. Porque o código exige a presença dos dois e nem sempre acontece.

    • B@rão Vermelho says:

      Há multas e multas de excesso de velocidade, numa zona de 50 se fores a 60, vá, agora sabes tão bem quanto eu que se lá estive-se 70 iam a 100, metes velocidades baixas na esperança que não abusem.

  12. Jesus says:

    Por acaso habitualmente realizo tal ultrapassagem no dia-a-dia. E noto alguma cortesia por parte dos condutores de automóveis em facilitar a ação. Aqui aplica-se a máxima “amigo não empata amigo”. Havendo espaço para todos não há razão para não facilitar a vida do outro. E também depende da autoridade se está disposta a perder o tempo com a ação de autuar os motociclistas.

  13. Antonio Santos says:

    Todos os que estejam engarrf deveríam dar uima faixa,via central para motos.VI documentário no Brasil os tipos ds motos quebrarem retrovisores.

  14. Liana says:

    Comentários e tema da treta…
    Deixem as motas em paz…enfim….se vos custa estar nas filas comprem uma também.
    Invejosos

  15. Kito says:

    A ser cumprido com rigor o CE não haveria vantagem nenhuma prescindir do carro e ir para o trabalho de mota, porque demorava o mesmo tempo, isto para além de aumentar exponencialmente as filas de trânsito. Eu uso bastas vezes a mota mas, em situações de transito intenso também passo por entre os carros mas a uma velocidade bastante reduzida que, à partida, não ponho em perigo a minha integridade nem o património dos outros…

  16. Vasco says:

    Eu penso que sempre que o trânsito esteja parado, em fila, dentro de zonas urbanas, e a largura da via assim o permita, os condutores de automoveia deviam ser obrigados por lei a deixar um corredor suficientemente largo que permitisse a passagem de motos e bicicletas. É essa a minha opinião enquanto condutor de automóveis: facilitar a fluidez do trânsito, mantendo a segurança.

    • says:

      Finalmente um comentário inteligente!
      Em alguns países da Europa é permitido os condutores de mota circularem entre carros, quando existe trafego intenso, parado ou em velocidade reduzida (as filas).
      Sempre que conduzo nessas situações, encosto o carro o mais possível à direita, para deixar um bom espaço para os outros poderem circular.

  17. Miguel A. says:

    Eu agora sou sempre o primeiro a arrancar nos semáforos. Os outros estão sempre a olhar para o telemóvel. Como é possível um país com tanto sol e combustíveis cronicamente caros, haver tão pouca gente a andar de mota. Com tanta 125 a gastar 2l aos 100, e que permite ser conduzidas com carta de carro? Deixem-se disso… Não levantem problemas onde não há.

  18. Jorge says:

    E quando é a própria policia nestes respectivos veiculos não circulando em missão de emergência também é válido? Porque fazem

  19. Luis Espírito Santo says:

    Nota se, não só na peça de jornalismo mas também nos comentários, uma certa inveja dos automobilistas que se vêm presos em filas de trânsito enquanto vêm motociclistas a “safarem se” das mesmas. Eu conduzo mota, diariamente, com chuva ou sol, e nunca, mas nunca ficarei numa fila de trânsito, se tiver oportunidade de avançar por entre os veículos. Faço o a velocidade mínima e sempre com cuidado para não provocar prejuizos nos automóveis. E sabem uma coisa? Em 7 meses tive 2 acidentes. Ambos provocados por automobilistas saídos de STOP com o pensamento ‘é mota. Ou para ou se desvia”. Não deu para uma coisa ou outra.

    • Vítor M. says:

      Bom dia Luís. “ não só na peça de jornalismo…” sim sim, de facto tudo o que o editor da peça queria era ir de Mota para o trabalho, são filas e filas de carros que ele tem diariamente que enfrentar 😀 😀

      Nada disso Luís, o Pedro não tem tais problemas. Comenta só o que sabes e deixa o que desconheces. Fazes muito bem usares o que te traz mais vantagem.

      Cumprimentos.

      • Luis Espírito Santo says:

        Não sei que e o Pedro, nem como se locomove. Mas sei que não e um artigo isento, pois só consultou o AUTOMOVEL Clube de Portugal. Não e um artigo que procure a visão do motociclista, limitando se, como em muita coisa em Portugal, a seguir os “livrinhos”.

        • Vítor M. says:

          É a tua opinião, respeito-a, mas o ACP tem bastante mais informação que tu, seguramente. Logo, faz sentido termos informação com base em quem tem essa informação. Tu e muito bem, podes ter e deves ter uma opinião, mas nunca podes dizer que se os outros não têm a mesma que tu, que eles não são isentos e tu és. 😉

    • Zé Fonseca A. says:

      certo, andas no meio dos carros e devagar mas nem por isso andas legal.
      mas com motociclistas como tu ninguém se preocupa, o pior são aqueles que passam os carros parados bem depressa e às vezes quase sem espaço e apitam e reclamam, eu até sou daqueles que deixa o carro bem colocado para o pessoal das motos passar, de qualquer forma muitos de vocês têm de ver isso como uma benesse e não um direito, lembrem-se sempre que o que vocês estão a fazer é uma contraordenação e que o condutor do carro não é obrigado a ajeitar o carro para vossas excelencias passarem.

  20. Ze says:

    So vejo aqui guerra de carro vs mota. Todos os condutores precisam das estradas, se facilitarmos a vida uns aos outros era tudo mais simples e facil e ninguem morria de acidentes, mas so pensam no vosso CU. Bom senso e era tudo muito mais simples.

  21. RuiCenas says:

    Multados? As motas da PSP/GNR fazem o mesmo e não vão em marcha de emergência!
    Vão mas é para a Índia multar os que andam em contra-mão!

  22. Tiago says:

    Usar o bom senso, deixar aquela abertura para as motos passarem, geralmente passam bem devagar quando o trânsito está parado. Preocupo-me mais com os condutores de carro com telemóvel a mão sem ter o mínimo de cuidado com a vida dele e a dos outros.
    Deixo ali passar as motos é menos 1 veículo a minha frente.

  23. Jonas says:

    Tanta azia de quem está 2h+ em filas todos os dias no trânsito.

  24. deepturtle says:

    a ultrapassagem efetuada por motas entre filas de carros é permitida em vários estados dos EUA. Ainda recentemente passou a ser permitido num deles, não me lembro de qual, agora.

  25. guedes says:

    Sinceramente eles é que sabem o risco que correm e as consequencias também são na generalidade dos casos para eles. O que espero que não se implante aqu, com tanta imigração, é o habito no Brasil de apitar a buzina da moto sempre que se passe pelo meio dos carros . O Barulho é ensurdecedor com centenas de motociclistas a buzinar em continuo.

  26. João Ribeiro says:

    É tudo muito bonito, conversas e mais conversas sobre isto, sobre aquilo e perante tal eu deixo aqui uma pergunta bastante pertinente!
    No dia a dia observa-se as autoridades a fiscalizarem, sancionar em as desordens e anarquia que se vê todos os dias nas Rua das cidades?
    Provavelmente acontece em todo o lado, mas aqui em Vila Nova de Gaia onde resido, basta percorrer a cidade, que vários pontos saltam á vista do que vai ser uma cidade daqui a alguns anos, que mais se vai parecer como a cidade demonstrada num filme passado há algum tempo que se chamava”Cyborg”.
    Como um dos exemplos, Rua Soares dos Reis em Santo Ovídio.

  27. FJMS says:

    A própria polícia o faz.

  28. José says:

    Em Janeiro sofri um embate de um carro, na traseira e lateral esquerda da mota. enquanto estava parado, no pára-arranca. A pessoa que me bateu só parou quando bateu, logo depois de me projectar para cima do rail, quando bateu a mais de 60km/h na traseira da carrinha que estava parada à frente. Segui o código da estrada e mantive-me sempre na minha faixa quando poderia, perfeitamente, ter ido à minha vida, pelo meio. Felizmente tive a iluminação de, quando parei, chegar-me mais para a direita, muito perto na guia. Foi a minha sorte, porque caso tivesse parado mesmo atrás do veículo que seguia à minha frente teria não estaria, com toda a certeza, hoje, a escrever este comentário. A pessoa que me bateu ia, claramente distraída, muito provavelmente ao telemóvel. Em momento as algum travou para evitar o acidente. Só Parou quando bateu ficou “encaixada” na carrinha. Enquanto estava a ser projectado vi o carro a passar a menos de 50 cm de mim e bater a mais de 60km/h na traseira da carrinha. Não devemos generalizar os condutores, tanto de carro como de mota. Existem condutores maus de ambas as partes que não têm a mínima noção do perigo e de circular na estrada. Uma coisa é certa, de mota não vamos ao telemóvel, a falar para o lado, etc. Quem conduz mota sabe que a qualquer momento pode sofrer um embate e é por essa razão que muitas vezes tentamos “fugir” desse perigo. Bem haja a todos!

  29. JR56 says:

    🙂 E os motociclistas estão cheios de sorte em serem visíveis 🙂
    Já os ciclistas são extraterrestres invisíveis para os automobilistas 🙂

  30. JS says:

    Curiosamente os acidentes com motociclos a circular no meio acontecem quando alguem num automovel também não cumpre a regra e resolva andar aos SS……

  31. Realista says:

    Não vejo problema nenhum… aliás eu até encosto o carro para as deixar passar e é sempre menos um veículo a ocupar espaço na via quando estamos todos no para-arranca.

    Pela minha experiência no Porto, a maior parte deles são educados e reconhecem e agradecem a gentileza com a mão ou fazem o sinal que usam para cumprimentar outros motociclistas… do qual eu não faço parte lol

    Mas também já vi motociclistas a passarem ao lado de policias e sem problema nenhum, sério qual é o problema mesmo?

    Egoísmo por terem que ficar no transito ou é por falta de capacidade para observar o transito ao seu redor?

    • Grunho says:

      Cada carro parado a marcar passo e a fumegar em filas de para-arranca dos acessos a Lisboa ou Porto é uma autêntica mina de ouro para os sem vergonhas do lobby automóvel. Cada condutor que o encosta e segue a pé, de bicicleta, trotinete ou transporte público é uma mina de ouro que seca. E as motos podem ser uma boa ajuda para o princípio do fim deles, desde que não usem aqueles motores pestilenciais a 2 tempos que já deviam ter sido banidos da circulação.

  32. Tiriri says:

    Por mim andava de mota. Á chuva é que não…

  33. Duarte says:

    Mor mim os motociclistas podem fazer o que quiserem.
    Regra geral, mesmo sendo eles ou não culpados nos acidentes, são eles que acabam sempre no hospital ou no jardim dos pés juntos.

  34. CA says:

    Acho que no meio de tanto comentário de esqueceram dos patins.

  35. Osnofa says:

    Sou utilizador de automóvel e de mota e acho esta discussão estéril porque como em tudo na vida o que deve imperar é o civismo e o bom senso. Utilizo quase diariamente a mota, aliás, scooter, para me deslocar e sim também ando entre filas, mas, e este mas é muito importante, ima vez que quando o faço ando a velocidade moderada, com os quatro piscas ligados e em vez de olhar só para os veículos imediatamente à minha frente, tento “adivinhar ” o que se vai passar com os três ou quatro imediatamente a seguir. Devo confessar que regra geral conto com a colaboração dos condutores dos automóveis e respondo com um aceno de mão. Obviamente que no papel de automobilista procuro fazer o que gostaria que me fizessem a mim. Por último admito que também a mim me incomodam os motards que usam o barulho excessivo das suas motas e a velocidade para intimidar quem não tem outra alternativa para circular. Em resumo, com respeito, com civismo e alguma precaução todos nós conseguiremos circular nas melhores condições.

  36. Ricardo Santos says:

    Ainda há bem pouco tempo mandei 1 ao chão. Abri a porta do carro quando o filho da mãe queria furar a fila.
    Motas têm para e dar prioridade aos carros.

  37. Alex says:

    Se todos os motociclistas seguirem essa regra estúpida que nem os agentes da autoridade seguem. Os “Latinhas” estavam tramados só chegavam a casa no dia seguinte devido ás filas de trânsito.

  38. Gy Blade says:

    Os motociclistas reivindicam que os carros devem passar a 1 metro deles por questões de segurança- E a que distância devem eles de passar dos carros, por questões de segurança (deles proprios)?
    O problema das motos é que vão fazendo razias aos carros, no zigue-zague das filas. Se um condutor mudar de faixa e houver um acidente as mazelas vão ser para o motociclista e a culpa do acidente também, já que, no momento do embate, está na faixa de rodagem ocupada pelo carro – e dizem as leis da física que dois objectos sólidos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Estudassem!

  39. iFernando says:

    Nem carros, nem motos, acho que a Polícia nunca ouvir falar deste código de estrada.

  40. David Lopes says:

    Respondendo à questão do título do post, Não, não se pode “furar” as filas de trânsito.
    Se o faço? Sim faço-o consciente de que não é permitido.
    As “minhas” para o fazer são:
    – Não o faço a mais de 50 km/h, nem se a difeerrença de velocidadee entre mim e os automóveis for grande. Se o trânsito for a mais velocidade vou na fila, se o transito estiver mesmo parado vou a 20/30 km/h
    – Não forço ninguém a dar-me passagem. Se não quiserem dar não dão, não são obrigados a abrir para eu passar, não buzino não dou aceleradelas, simplesmente páro.
    – Não ando entre faixas de um lado para outro
    – Quando em 3 faixas, passo entre a 2ª e 3ª fila. Detesto ver motociclistas a passar entre a 1ª e 2ª, pois basicamente “atiram” com os carros para a esquerda apertando o espaço entre a 2ª e 3ª.
    – Quando vejo ou sinto algum outro motociclista atrás de mim saiu o mais rapidamente possivel da frente, enconstado-me à esquerda fazendo pisca.
    Cada um tem o seu ritmo e se estão atrás de mim é porque são mais rápidos a “furar” e não será por mim que não vão chegar mais cedo. Já efetuei o trajeto que faço todos os dias atrás de motoclclistas que vão a furar a menos velocidade e visivelmente com muito menos experiência, penso que podiam dar um jeito para o resto da malta, mas não os forço nem começo a buzinar, vou atrás.
    Com todos os atropelos ao código que vejo todos os dias bastante mais graves do que furar filas, isto será dos menos graves, tão menos grave que É LEGAL em alguns países (malucos de certeza), logo toda esta conversa que hoje é verdade amanhã pode não ser, é uma questão de alterar o código. Sou a favor desta alteração.
    Se for apanhado cá estou para assumir.
    Acima de todo tento respeitar todos na estrada, o que é bastante dificil hoje em dia.

  41. Lourenço says:

    Motões de malas laterais, querem furar as filas de trânsito. Apitam e dão muito.à cabeça de indigandos. Quando nao levam espelhos retrovisores por sorte. Dois pesos e duas medidas no cumprimento do codigo da estrada para as motos vs. carros.

  42. says:

    E se eu não mudar de faixa, já posso fazer a ultrapassagem de forma legal?

  43. Paulo says:

    Mudem o código no que respeita aos velocípedes e motas neste aspe,deixem a mala de duas rodas circular entre faixas sempre é mais seguro para quem anda nestes veículos que sendo mais seguro do que ficar entre veículos automóveis. O código tem que ser vivo,mudar as regras e cumprimentos mediante a evolução das necessidades do trânsito e da sociedade.

  44. Emanuel says:

    “ocupem toda a largura da faixa de rodagem” ora se a mota passa, obviamente que toda a largura da faixa de rodagem não está ocupada. Aqui temos mais um automobilista a pensar como tal, e a sofrer da chamada dor de cotovelo, gentinha pequenina

  45. Paulo Costa says:

    Só faz comentários por inveja, os indivíduos de carro porque estes tem quatro rodas e tem mesmo que aguentar na fila, porque há-de ter que ficar uma mota na fila se passa muito bem sem prejudicar quem tem que Aguentar Mesmo.. É só mesmo por. Inveja e raiva,. Que falam mal dos motociclistas e acham que estes tem que aguentar como eles… Pobres de Espírito…. …..

  46. ... says:

    Por acaso tenho uma questão que não sei onde a colocar, a resposta habitual não faz muito sentido e é muito conformista:
    Na zona onde vivo, nas vias reservadas a automóveis, é-me habitual assistir a condutores a circular (insistentemente, isto é, por vários km e não por necessidade mas por conveniência, acho eu…) na via mais à esquerda, isto sem terem a via direita ocupada, muitas vezes abaixo do limite de velocidade máximo permitido. A minha questão é: temos que nos submeter a esse comportamento ou existe alguma lei que preveja esse tipo de abuso?
    Na minha opinião, esse comportamento é tão grave como ultrapassar pela direita, mas posso estar enganado…

    • JL says:

      Existe pois, estão a infligir pelo menos 2 regras do código da estrada , a de velocidade mínima e de circularem à esquerda com as vias mais à direita disponiveis.

  47. Dannyel says:

    Ninguém respeita ! Nao ha fiscalização para tal; la por sorte um agente que queira anotar a matricula e depois se chatear para provar que esta certo; por isso continuo a dizer; eu estou no carro , voce que esta na mota boa sorte e nao reclame quando tiver uma perna partida.

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