Citroën Ami: Um carro 100% elétrico que custa 6 900 euros ou 20 euros por mês
Os carros elétricos serão tão baratos que os vamos poder comprar como se fossem smartphones. Ok, pode parecer exagero, mas se pensarmos que os smartphones estão a ficar mais caros e os elétricos mais baratos, brevemente haverá um ponto convergente. Indo ao encontro desta verdade, a Citroën apresenta ao mundo o seu carro 100% elétrico, compacto e urbano, com o qual pretende chegar a todos. Chama-se Ami, tem lugar para dois e 70 km de autonomia, tudo isto num aluguer de apenas 19,99€/mês.
Se ficou admirado com este preço, saiba ainda que não precisa de carta para o conduzir. Mas há mais novidades!
Um preço escandaloso para um carro elétrico
O preço de facto é completamente fora da realidade que outras marcas têm vindo a praticar. Contudo, a marca francesa está a tentar revolucionar a mobilidade urbana. Nesse sentido, o Citroën Ami estará disponível para venda na Internet e para aqueles que não têm tanto dinheiro a pronto, a empresa irá disponibiliza-lo com a modalidade de aluguer por 19,99 euros por mês, através do serviço Free2Move.
Um carro elétrico ideal para a cidade
A ideia do Citroën Ami é tentar eliminar a dificuldade de conseguir um carro para circular na cidade. Além disso, a marca parece ter uma estratégia para chegar a mais potenciais clientes. Sim, porque pelas características parece fácil de o conduzir, este carro mede 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros de largura e 1,52 metros de altura. O peso total, incluindo a bateria, é de 485 kg. Contudo, este veículo não pode ser conduzido em autoestradas.
O alcance prometido do Citroën Ami é de 70 quilómetros e a sua velocidade máxima é de 45 quilómetros. Assim, estamos perante um veículo perfeitamente rápido para circular pela cidade e permitirá a qualquer cidadão da União Europeia com mais de 16 anos conduzi-lo, mesmo que não tenha carta de condução.
Vem equipado com uma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh e pode ser totalmente carregada em três horas com uma ficha convencional de 220V. Em termos de oferta dentro da gama, este estará disponível apenas em cinza-branco, mas pode ser personalizado com acessórios que estão disponíveis em seis cores diferentes.
Segundo Frederic Duvernier, diretor de concept cars da Citroën, o Ami foi projetado para aqueles que querem um carro o mais barato possível e que também possa ser usado como um carro partilhado.
Citröen Ami, preço e disponibilidade
Conforme já foi referido, este carro terá uma modalidade de 19,99 euros por mês inclui aluguer durante 48 meses, com um pagamento inicial de 2 644 euros. Portanto, sabemos o preço, 6 900 euros, mas ainda não foi anunciada a data de chegada a Portugal do novo Citroën Ami 100% elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
Papa reformas elétrico?
Até os papa reformas são mais bonitos. Esta “coisa” faz-me lembrar um Fiat Multipla.
1 esse preço não vai ser em Portugal… aqui no mínimo perto do dobro.
2 fosse 70km de autonomia e 70km/h velocidade máxima até compra um.
Só pagas IVA sobre o valor dos € 6.900 e despesas de registo fica sempre abaixo dos € 9.000
Ou seja… Pegando nos teus valores…
6900*1.23 = 8487 + 9000(para registo), logo 17487
Mais do dobro portanto.
9000 já com registo. É um quadriciclo, custa tanto registar como uma motorizada.
The Chinese Wuling MiniEV is cheaper, faster, better range and 4 seats + small boot, but not so cute looking. Without range speed and space it needs a big upgrade!
Pouca euros dizes tu. Cada vez temos de olhar para o que fazem os nórdicos. Bike, elétricos e transportes públicos. Melhor qualidade de vida.
LOL
Volta C-Zero, estás perdoado…
Aqui está um conceito “out of the box” bastante interessante. Um veículo 100% citadino, simples e nas cidades super congestionadas por trânsito será uma séria alternativa para muita gente.
Vai ser um fiasco como o twizzi da Renault. A baixa velocidade maxima e sobretudo a impossibilidade de andar em autoestrada impossibilita que seja interessante para o dia-a-dia.
Quem mora nos arredores de uma cidade tem quase forçosamente de usar autoestrada, dai nao perceber no porquê dos construtores em insistir nesse tipo de veiculos…
O twizzy é um citadino nao foi feito para autoestradas. Inclusive tem uma versao que pode ser conduzida por nao encartados.
Electricos para auto estrada tens muitas outras opçoes. Basta procurar
Basta procurar… Queremos e exemplos. Enviar dicas para o ar todos nós conseguimos..
Não leste que é feito para usar nas cidades? 70km dá para ir daqui até ali quase
Mas as cidades têm vias reservadas onde as pessoas têm de andar e com estes carros não é possivel. Tenta andar pelo Porto sem usar a VCI, A44, etc. Ou por Lisboa sem usar segunda circular, CRIL, CREL, etc.
Portugal nao é só lisboa e porto. Temos pena.
Temos pena de quê? Pena de que o carro não vá servir para a idealização de melhorar os problemas que existem em Lisboa e Porto, a nível de constrangimentos de trânsito e estacionamento? A nível de poluição? A nível de melhorar a mobilidade nas grandes cidades? Ok.
Segunda circular não é autoestrada. Pode viajar por exemplo à vontade de Lisboa para Almada ou Costa da Caparica.
Deslocações pequenas como ir ao centro comercial e levar filhos à escola, ou os próprios filhos irem sozinhos para a escola.
É um conceito revolucionário, depois virão outros modelos mais evoluídos certamente… o jovem começa com Citroen e a Citroen vai agarrar o cliente ao longo da vida…..
Portugal nao se resume a andar de autoestrada e muito menos passar a ponte 25 de Abril. Um veiculos destes é mais que suficiente para 80% das pessoas no dia a dia. É preciso carros pequenos, com pouca potência, baterias pequenas, minimizar as coisas. Os carros estao cada vez maiores. Antigamente um ford fiesta dava para uma familia inteira, hoje pega-se num suv para ir sozinho para o trabalho.
É seguir o exemplo do Japão com os seus carros Kei.
Já agora voltamos todos atrás umas décadas e andamos todos de bicicleta.
A Holanda fez isso.
Ainda não pensaram que Lisboa e Porto estão a tornar-se insustentáveis nas infraestruturas? Quanto mais estradas pensarem para os carros, mas carros vai haver. É um ciclo vicioso. Neste caso o problema não está nos carros, mas sim na cidade. Portugal é o melhor país da Europa em termos de clima, e continuamos a pensar em carros, mais carros, maiores, melhores, mais potentes, mais estradas, mais rápidas, mais dispendiosas, casas mais caras e tudo atafulhado em cima uns dos outros. Assim é que estão bem… O resto do país é esquecido, e vamos atafulhar mais as grandes cidades, com super vias rápidas, para os carros. Micromobilidade? Isso é para as outras cidades da Europa. Portugal tem que ter estrada para carros, com estacionamentos nas cidades para toda gente. Para caber os carros todos. Milhares e milhares de carros. Ridículo….
Se nao fosses tao gordo talvez.
Bom para quem paga e para quem circula mas congestionadas cidades portuguesas.
Como é possível conduzir um carro (mesmo um papa-reformas) sem qualquer habilitação para conduzi? pensava que só era aplicável a bicicletas trotinetas eléctricas e afins…
É só preciso a carta de motorizadas, mas sim é preciso carta
Carta de carro não precisa. Mas tiras licença de Mota.
Precisa de ter mais de 16 anos e carta de condução B1. E não é um carro, é um quadriciclo.
O preço foi anunciado para onde?? Portugal?? Estranho
O Twizy é mais engraçado e tem muito mais autonomia
O aluguer da bateria é que são 50€/mês
E em dias de chuva ou frio estás mais exposto.
O Twizzy nao teve sucesso porque é aberto. Quando chove é um problema e nao tem espaço para um saco de compras.
Há versões fechadas e podes pôr as compras no banco de trás!
Não, há é umas coisas de plástico para meter nas “portas” que deixa passar o frio todo na mesma. E o formato com os dois lugares em fila, não é nada prático. O AMI é mais “Smart”, o que pode ditar um maior sucesso. Se eu for buscar o miúdo à escola, onde ponho o saco das compras? Lá está, não é tão prático. A dimensão é mais limitada. Mas olhando para isto, tenho a certeza que a Renault é a concorrência vai pensar em algo do género.
Mais fraquinho e mais caro o Twizy.
Ah pois mas é mais caro, se bem que esta merda é feia como um pânico quadrado e mais engraçado, só que se chover este é melhor!
Epah brutal!! 20€ é um preço inacreditavelmente baixo. Excelente, a Citroen está de parabéns, grande produto, grande conceito e excelente execução!
Haha parece os teslas a 30 mil, ainda não vi nenhum novo a esse preço hahaha
Em portugal nao, por causa dos impostos absurdos que se paga.
20€?
Isso é uma mentira descabida.
O carro é tão feio que tinham de me pagar para andar nele.
Será que não querem vender carros….
por 20€ mes, tas a ser demasiado exigente…
Digo o mesmo… sem tirar nem pôr…
Como eu concordo consigo.É mesmo feio.Só dá pra rir,foge. 🙂
Hahhah exato
Papa reformas dos tempos modernos
* Emendando, categoria B1 (categoria B2 não existe).
Pelo que vejo, o pessoal por aqui é todo rico !…
Sem a necessidade de habilitação vai ser uma confusão ter pessoas sem conhecimento do código da estrada a conduzir. Do que sei os “papa reformas” precisam de habilitação para ser conduzidos, pode-se é tirar a mesma aos 16. Mas aí já é dado o código da estrada e a condução, assim como nas 125.
Aqui é a mesma coisa. Este carro terá matrcula amarela como so papa reformas.
Gosto do conceito, 20€ mes é algo muito bom. Penso que vamos ver muitos deste em Lisboa e no Porto. Para quem faz 30km por dia e tem garagem, não poderia pedir melhor!
Finalmente uma marca se apercebeu de um dos problemas dos EV’s… 20€ mes, quem compre sabe o que tá a comprar. Um papa reformas que sai demasiado barato. Mesmo que não tenha a mesma disponibilidade um carro normal. Tambem, para andar a 50km/h, para que um carro de 30/60k? Tanto I3 a pastelar por Lisboa, pode ser facilmente substituido por um bixinho destes.
Não vais ter porque estes carros não podem andar em Lisboa nas pontes, segunda circular, etc. e no Porto na VCI, A44, A28 etc. É muito dificil fazer o dia a dia numa cidade sem passar em vias reservadas, autoestradas, etc.
Concordo.
Por exemplo eu vivo junto a praça Paiva Couceiro em Lisboa e trabalho no Restelo (junto ao estádio). Fica na mesma cidade.
Como vou para lá sem passar pela A5 ou por uma via reservada?
Desconhecia o não poderem circular em AE’s e equiparadas. Então sim, acaba por ser para esquecer… dificilmente não se tem de apanhar uma dessas hoje em dia…
Só para lembrar que AINDA há algum Portugal para lá de Lisboa e Porto
E para além de Lisboa e Porto, onde há enormes constrangimentos a nível de trânsito, estacionamento e afins? Atenção: enormes como nas duas cidades, não ligeiros.
Agora perdi-me.
Esse carro melhora os “constrangimentos a nível de trânsito”?
Julguei que era uma forma barata de ir do ponto A ao ponto B. Independentemente do trânsito.
Que carro tão feio,minha nossa senhora.Só gostava de ver um tipo de 1 metro e 90 a conduzir um calhambeque destes,ah,ah,ah. 😀 😀 😀
Hahhaha pois esse carro é para anões… Hahaha
Preferia antes andar no Citroën Ami 6 do tio Manuel dos anos 60 do século passado do que neste,mas sem dúvida alguma—»(https://targa67.motor24.pt/o-citroen-ami-6-do-tio-manuel-e-outras-historias/).Pelo menos tinha mais classe andar num carro antigo e já com quase 60 anos.Aqui,neste caso,foi andar de cavalo para burro,kkk. 🙂
Que carro mais mais feio… Parece uma caixa de fósforos hahaha Deus me livre…
“Assim,estamos perante um veículo perfeitamente rápido para circular pela cidade e permitirá a qualquer cidadão da União Europeia com mais de 16 anos conduzi-lo,mesmo que não tenha carta de condução.” Minuto 1 e 28 segundos deste vídeo—»está um rapaz com uma camisa vermelha e um skate na mão a dizer “From age 14” .Estarei a ver mal ou o que é que se passa ?? Parece-me que não.Mas adiante,mesmo que seja com 16 anos e a conduzirem sem carta num calhambeque destes ?? Ui,os acidentes e mortos que se vão dar !! Eh pá,tirem as pessoas deste filme. 😐
Sim, mortos… Num carro que só dá 45km/h… O drama, o horror, a tragédia….
Ja aos anos que os jovens de 16 podem conduzir este tipo de carro… Primeiro, não é todo o jovem de 16 anos, com poder financeiro para ter um bixo destes.
Segundo, não são todos os pais que o podem fazer ou que o querem, convenhamos que só os riquinhos de Cascais é que sempre usufruiram destes veiculos.
Terceiro, não vi uma unica noticia de morte com estes veiculos, mas verdade seja dita, nao pesquisei nem ando atento… Até já pode ter acontecido e tou aqui a falar atoa.
7 mil euros para um carro é muito, para os jovens de 16 anos? E um telefone de 1200 euros?
Concordo pelenamente sem falar das pessoas que não podem tirar a carta de condução por mutivos de visão ou algo do género e vão andar na estrada sei la a fazer o que.
A malta não sabe andar corretamente com as trotinetes eletricas imagino um veículo eletrico na estrada sem falar na melhor parte e seguro caso aconteça um acidente.
Acho que o nosso governo não vai ser assim tão imprudente a deixar isto andar para a frente.
São 20€ por mês mas tens de dar quase 3000€ á cabeça, os 20€ por mês até nem chateia, são 2/3 maços de tabaco mas o valor de entrada da quase para comprar um bom carro em segunda mão sem grandes problemas.
Qual seria o bom carro que comprarias com 3mil€?
Até podes ir buscar um Golf4 1.9 TDI, mas se tiveres o azar de vir todo martelado, vais gastar mais dinheiro sobre esse carro. É ver se a troca de varias peças compensam os 3mil€ de entrada / 20mes€.
Exijo pagar mais!
E vais pagar. Deixa-o chegar cá.
No site oficial : uma modalidade de ‘renting’ com uma entrada de 2.600 euros e “rendas” de 20 euros em 48 meses.
É o que está no texto.
Não sei ai em Portugal, mas aqui no Brasil muita gente medo de comprar carros franceses. Não sei o porque, mas da a impressão que a marca não conseguiu tropicalizar os carros que nem GM, Ford e Volkswagen.
Descansa que não precisamos de tropicalizar os carros aqui. Temos frio que chegue. Basta ver que a marca mais vendida em Portugal é francesa. Além disso, temos regras europeias quanto à segurança dos carros, muitos dos carros que se vendia até à bem pouco tempo, no Brasil, não podem ser vendidos à muito na Europa, pelos padrões de segurança, poluição e qualidade.
Não percebi o preço…
É 6900€ para comprar e ficar com o carro ou 2660€ + 48×20€ e devolver o carro ao fim do contracto?
Lê o texto. La diz.
Sim, é um reting de longa duração
Eu acho que alguém se enganou nas contas!!
Ora vamos la ver:
” Conforme já foi referido, este carro terá uma modalidade de 19,99 euros por mês inclui aluguer durante 48 meses, com um pagamento inicial de 2 644 euros. Portanto, sabemos o preço, 6 900 euros ”
19,99€ x 48 Meses = 959,52€
959,52€ + 2644€ de entrada : 3,603.52€
Ora então onde foram buscar o preço de 6 900 euros???????
Estás a misturar a compra com a aluguer. Diz no texto ora lê .
Podes comprar por 6900euros ou alugar durante 48 meses por 20 euros por mês mais 2600 de entrada
Pois… Mas parece que essas contas não batem certo. 48 x 20 nem chega a 1000 euros.
chegas ao fim do contracto e entregas o carro, ou pagas a diferença do valor para ficar com ele.
Eu ainda tento perceber o porquê de ser possivel conduzir veiculos, “papa reformas” sem idade minima de 18 e sem habilitação…
E aqueles que tem carta e são uns manos na estrada desde que tiraram a carta? Tens razão.
Tens que ler o código, perceber onde se insere a Categoria B1, e a partir de que idade é que se pode conduzir com B1 (quadriciclos com matrícula amarela, vulgo “papa-reformas)
Daqui a uns aos depois de comrpsr o carro as baterias degradam se e já não faz os 70km faz 50km, já aperta o cerco para algumas pessoas. Fica complicado assim com ansiedade de autonomia
boa tarde, afinal nao será necessario licença de condução ou e mesmo necessário como ja li em algum s comentários . obrigado
€20?
Obrigado, queria um para cada pé.
Obrigado.
Ora cá está, um carrinho a pilhas à medida das minhas necessidades, 70km dá para 3 dias.
Está perfeito para mim e muita gente que o desdenha.
Em relação ao aspecto tenho impressão que foi a mesma equipa que cria os brinquedos dos Ovos Kinder mas tudo bem, e será que também só sai em Outubro?
comprei à 6 anos um nissan micra k11 por 600 euros, funciona bem, todos os dias para ir para o trabalho e voltinhas inclusive autoestrada.
Fiz as contas. Em 4 anos, com gasolina, reparações , seguro e imposto , gastei cerca de 4,000
Alugando este electrico, fazendo as contas a 48 meses, alem de ficar com um carro mais limitado, é preciso acrescentar o custo de electricidade que se vai ter em 4 anos com este carro. A questão do custo do seguro e selo não esta esclarecida porque nao se sabe as condições, duvido que os 20 euros ja tenha tudo incluido.
Este carro não é solução que o mundo precisa. A entrada inicial é muito alta para um carro com estas limitações.
O carro economico do futuro tem ser mais universal, um aglomerado de varias marcas a produzir o mesmo carro para que seja de baixo custo e de um custo de suporte baixo.Todos partilham o custo, todos partilham os lucros. E quem tem de liderar este projeto é a União Europeia.Esta ideia que eu gostava de ver acontecer.
E a mim ofereceram-me há dois anos um carro velho. Como não ando com ele, estimo os gastos totais em cerca de -700 euros (menos 700 euros porque ainda faz de galinheiro e portanto estou a considerar a renda que teria que gastar com esse galinheiro como um beneficio). Exijo portanto que as marcas de carros façam um carro e ainda me paguem para andar com ele. E a EU é que tem que fazer isto acontecer. És tão lol. É óbvio que se andares pouco e estiveres a comparar um carro novo, diacho, até uma bicicleta nova, com uma pandeireta de 600 euros… nunca vai dar vantagem para o veiculo novo não é? DUUUUUHHHHH
Acho piada a alguns comentários. Há pessoas que parece que não sabem o que querem. Mas a mim já nada me admira. É moda não saber o que querem. E parece que gostam. Este carro é o que é. Dá para andar onde pode. Ponto final. É feio? E não há gente que casa com mulheres feias e homens feios? Gostos não se discutem. E… só compra quem quer!
Não creio que a sua aparência física faça qualquer diferença. Um carro deve ser objeto de utilidade, e não de ostentação. Qualquer solução que possa substituir um padrão de vida obsoleto (com grandes custos de manutenção, combustível e impostos), por um mais minimalista, torna-se absolutamente válido.
Além disso parece-me que este tipo de veículos poderão, não só, ser útil em cidades mais movimentadas, como também, e talvez de uma forma mais expressiva, em pequenas vilas e aldeias.
9.000 TEMOS O DACIA MAIS PRATICO PARA ANDAR EM TODO O LADO
O Spring? É muito bonito, parece o Sandero Stepway… 😀
Este veículo paga estacionamento, EMEL por exemplo?