Chrysler confirma que vai fabricar apenas carros elétricos a partir de 2028
A CES 2022 tem sido o palco para imensas novidades interessantes do mundo tecnológico. Desde equipamentos gráficos, de processamento, gaming, automóvel, entre outros, o evento tem-se mostrado rico em novos produtos e anúncios.
E especificamente no mercado automóvel, a Chrysler aproveitou o evento para anunciar que irá apenas fabricar carros elétricos até ao ano de 2028. Ou seja, a marca norte-americana estabeleceu um período de 6 anos para transformar completamente a sua produção, adequando-a àquela que é a tendência das grandes empresas do ramo: os carros a energia elétrica. Para isso, a fabricante já se encontra a trabalhar no conceito Chrysler Airflow Concept, um luxuoso SUV elétrico.
Chrysler preparada para fabricar apenas elétricos em 2028
A Chrysler faz atualmente parte do grupo Stellantis, juntamente com a Jeep, Fiat, Peugeot, entre outras. E a marca de automóveis sediada em Michigan, EUA, aproveitou a CES 2022 para anunciar que irá apenas fabricar carros elétricos até ao ano de 2028, atualizando assim a sua dinâmica à semelhança de outras marcas.
Para isso, a empresa já está a começar a dar os primeiros passos com o seu Chrysler Airflow Concept. A marca apresentou o conceito durante a CES 2022 o qual se caracteriza como um luxuoso SUV, moderno e todo ligado, que promete levar o selo de qualidade da Chrysler, mas sem motores.
A Chrysler refere que um dos destaques do carro é a plataforma STLA Brain, a qual permitiu que a equipa de criadores criassem uma experiência imersiva para os utilizadores através da STLA SmartCockpit.
Segundo Chris Feuell, CEO da marca:
O Chrysler Airflow Concept representa o futuro da marca Chrysler. Ao observarmos o design dinâmico, as tecnologias avançadas e a conectividade perfeita, temos a caracterização do portfólio totalmente elétrico que planeamos atingir em 2028.
O STLA SmartCockpit cria assim um espaço perfeito e conectado que oferece ao condutor um ambiente adequado a um estilo de vida digital. Para além disso consegue providenciar um espaço personalizado a cada utilizador que conta com quatro ecrãs intuitivos e repletos de recursos como aplicações multimédia, notícias e jogos, dando ainda feedback ao condutor sobre como está a correr a viagem e como se encontra o veículo.
Tal como podemos ver pelas imagens, o luxo e o cuidado com os pormenores mantém-se como uma das características da empresa norte-americana. Os detalhes transmitem conforto, luxo e bem-estar, provocando até a vontade de realizar viagens longas com este Chrysler Airflow Concept.
No evento, a marca revelou que a capacidade elétrica do veículo será equivalente a cerca de 200cv, com tração na dianteira e traseira. Já no que respeita à autonomia, este Chrysler poderá alcançar 650 km com apenas uma carga.
Para já este carro é apenas um conceito, mas a empresa pretende lançá-lo assim que se iniciar a todo o gás nos carros elétricos. Estima-se que o primeiro carro sem motor da marca possa chegar até ao ano de 2025.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Stellantis
Neste artigo: carro eletrico, Chrysler, Chrysler Airflow concept
400 cv não 200cv… “Power comes from an electric motor at each axle, each rated at 201 hp.” total 400…
Pergunta
Para onde vão todas as baterias usadas?
Carros com 6 anos e baterias viciadas, para onde vão todos estes carros usados?
Acreditando que fazendo uso de um carro elétrico sou um cidadão preocupado com o ambiente, preciso me preocupar com a poluição criada nos países onde se extrai o mineiro?
as btaerias usadas nao estão viciadas porque são de litio. Podem ser utilizadas para alimentar equipamentos que não requeiram tanta corrente disponivel, como para armazenar energia fotovoltaica, etc. Já se sabe que nada é perfeito mas acho que estamos num bom caminho para eleminar a quantidade de sucata que importam de outros paises…
Percebido, obrigado
Mas e sobre a poluição nos países de extração?….todos aqui são lições de tecnologia mas não vi uma única de moral….
Bem menor que a alternativa, tem aqui os dados:
Num deles até estão também os a hidrogénio que para quem pensava que o hidrogénio caia do céu…. deixam muito a desejar, a começar pela produção de energia e o pior, os tanques de armazenamento que têm duração entre 10 a 15 anos, e não duração média, é duração limitada, por exemplo a toyota manda rever e testar os tanques a cada 5 anos, logo têm de ser desmontados do carro e testados contra fugas, e substituir ao fim de 15.
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2020/04/TEs-EV-life-cycle-analysis-LCA.pdf
https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
Baterias viciadas já não existem à 30 anos, quando tem um problema com o seu veiculo também diz que viciou ?
Se preocupa já devia estar mais informado.
Para já usam em segunda vida e depois de não terem mais capacidade podem ser recicladas, comece por pesquisar pela NorthVolt, Li-Cycle,Duesenfeld, Redwoodmarterials.
Ahhh e tal, fora da UE ninguém liga a isso. Pois pois.
Percebido, obrigado
Mas e sobre a poluição nos países de extração?….todos aqui são lições de tecnologia mas não vi uma única de moral….
Não precisa de ser nos países de extração, Portugal tem 4 minas ativas.
E com mais 4 já concessionadas.