China obriga a Tesla a redesenhar os puxadores das portas
Não, quem manda não é Elon Musk, é mesmo a China. Falamos nos novos regulamentos que irão proibir explicitamente os puxadores totalmente retrateis dos carros novos. A Tesla já está a estudar a nova forma de abrir os seus carros.
Problemas reportados por proprietários
A Tesla está a estudar um redesenho da forma de abrir as portas dos seus carros em caso de emergência, após vários acidentes em que passageiros terão ficado presos em veículos em chamas porque os socorristas não conseguiram abri-las.
Mesmo sem acidente, alguns proprietários de elétricos Tesla relataram ter de partir os próprios vidros depois de prenderem os filhos nas cadeirinhas e não conseguirem voltar a entrar no carro, segundo uma investigação lançada pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), que cita queixas de proprietários.
Uma investigação da Bloomberg encontrou 140 incidentes de pessoas presas nos seus Tesla devido a problemas com os puxadores das portas, incluindo vários que resultaram em ferimentos horríveis.
Solução em estudo: botão único
O chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, disse num podcast na quarta-feira que a empresa está a considerar combinar os mecanismos de abertura manual e eletrónica das portas, que atualmente estão separados, para tornar a saída do carro mais fácil e rápida numa “situação de pânico”.
A ideia de combinar o eletrónico e o manual num único botão, penso que faz todo o sentido. É algo em que estamos a trabalhar.
Disse numa entrevista ao podcast Hot Pursuit!, da Bloomberg.
Não está claro se a Tesla está a trabalhar numa solução para todos os seus carros ou apenas para os novos modelos, mas é pouco provável que a empresa consiga combinar os dois métodos de abertura das portas nos modelos já existentes.
Diferentes mecanismos de puxadores nos modelos
Os puxadores das portas do Tesla Model S e Model X estendem-se e retraem-se, enquanto os do Model 3 e Y saltam mecanicamente quando pressionados. Mas, quando isso falha, é necessário abrir as portas através do mecanismo manual no interior do veículo para sair.
Isso pode acontecer em caso de perda de energia após uma colisão.
A localização dos botões de abertura manual pode ser difícil de encontrar, especialmente para uma criança pequena sozinha no carro, ou para um passageiro que não conheça o veículo, como numa situação de emergência.
A investigação da Bloomberg encontrou vários casos de passageiros que morreram ou sofreram queimaduras graves em incêndios após colisão, quando os socorristas no local não conseguiram abrir as portas.

























O que a Tesla anunciou, depois do regulador chinês obrigar foi que, nos novos modelos:
-– desaparecem os puxadores interiores apenas eletrónicos e escondidos
– e desaparece o puxador exterior embutido
Quem os andou a defender meta a viola no saco.
Incrível como agora é a China a impor regras de segurança (puxador das portas, normas mais severas para as baterias…) quando há uns anos atrás eram uma desgraça nesse capítulo.
O mundo ocidental esta a ser ultrapassado também nesse capítulo.
Normal, eles têm montes de startups de carros a desenharem carros que são um perigo e como tal algo que anda na rua no meio de milhões de pessoas tem de ser regulado. No meio desses pacotes de regulação vem sempre este tipo de normas mais basicas.
Aposto que isso só se aplica à Tesla por ser estrangeira. As empresas de lá se for preciso metem um puxador falso, um pedaço de plástico que não faz nada, e é na boa. Na China é tudo de qualquer maneira, é leite em pó com gesso.
Não é não. Fiquei surpreso ao ver a China atual 😉
Com todo o respeito, “Fiquei surpreso ao ver a China atual” ou com aquilo que te mostraram, são coisas diferentes, mas sim a grandes cidades Chinesas são fantásticas, eu só ainda estive no norte da China.
Era como no tempo do Salazar, Lisboa e Porto eram fantásticas, enquanto o resto do pais era uma miséria de 20 anos de atraso.
Podia ser uma resposta irónica, mas não é! É pura ignorância…
Acho muito bem.
Segurança em primeiro lugar.
A renault no megane tem puxadores retrateis nas portas frontais.
Será possível o Xi, ou até o designer da Tesla, explicar esta situação ao JL?
Tentámos explicar em português, mas o rapaz demonstra pouca capacidade de encaixe.
Mas não tentou explicar, apenas complicou, eu nunca disse que estavam em bons locais, pelo menos nesse modelo, no que possuo está no local correcto.
A questão não é se disseste ou não se os locais dos puxadores manuais (mecânicos) estavam em bons locais ou escondidos.
A questão é que aceitavas que houvesse puxadores eletrónicos num lado e puxadores mecânicos noutro (escondidos ou não).
– Os puxadores puramente eletrónicos acabaram – se forem eletrónicos têm que ser também manuais, para não se andar a premir o eletrónico, não funcionar e depois lembrar-se que há outro manual, e depois andar à procura dele para o descobrir.
– E os puxadores do lado de fora tem que efetivamente poder agarrar neles, deixam de estar embutidos e se forem eletrónicos têm que ser também mecânicos e abrir efetivamente as portas.
Não houve essa questão em lado nenhum.
Mas eles já são manuais, não estão é no mesmo local.
Não houve essa questão em lado nenhum?? É apenas dessa questão que se trata, rapaz.
Acorda, puxadores salientes, puxadores salientes, puxadores salientes, puxadores salientes.
Acabou-se essa m**da. É triste é terem que ser os chineses a acabar com ela.
Mais um que não lê, eu deixo a frase:
“A questão é que aceitavas que houvesse puxadores eletrónicos num lado e puxadores mecânicos noutro (escondidos ou não).”
explica lá então aqui à malta como é que em caso de acidente qual é o procedimento que uma equipa de socorro tem que efetuar para tentar abrir o carro
Ou parte os vidros ou encontra o sítio onde é possível encontrar dois fios elétricos para ligar a outra bateria. Mesmo que não seja em situação de emergência e desse para ligar os tais fios os bombeiros geralmente não sabem disso nem onde os encontrar.
A solução é partir os vidros – que, além do mais, do lado de dentro é difícil.
Onde viu que não sabem disso ? Os bombeiros têm acesso às fichas de segurança de cada carro, onde isso está explicado.
Ó enguia, facilmente encontro casos em que os bombeiros chegaram e também não sabiam abriras portas.
Então encontre lá SFF ?
Como sempre fazem, se as portas não abrem usam as pinças de desencarceramento.
Desencarceram à força … se as portas não abrem em caso de acidente. E não é propriamente com pinças. Nos outros carros, com as portas intactas, que é do que se está falar, limitam-se a abri-las ou a partir os vidros para as abrir.
Num Tesla em que as portas estejam intactas mas não abram nem as saibam abrir manualmente – têm que tirar as pessoas pela janela.
Não, se partirem o vidro abrem a porta por dentro.
Ó enguia, se os que estão encerrados dentro do carro porque as portas não abrem, os bombeiros partem os vidros e abrem-nas?
Então mas você levou uma limpeza da memória de ontem para hoje ?
Por dentro tem sempre abertura manual.
O quê? Não desinformes.
O que desinformei ?
100% de acordo.
O que essencial para a sobrevivência dos passageiros deve ser analógico ou deve ter sistemas mecânicos complementares que os possam substituir em caso de avaria.
Há algum tempo atrás algumas mentes brilhantes, aqui no PPlware, achavam que deviam existir carros com volante Fly By Wire porque os aviões tambem têm…
Não me faz falta, não uso. E prefiro mil vezes andar a pé
A Tesla continua muito atrasada. Vende modelos inacabados por isso precisam de tanta correção OTA.
Puxadores é das coisas mais básicas que há e mesmo assim a Tesla conseguiu falhar!
Os puxadores são correção OTA ? Boa.
Então e outros carros que fazem o mesmo?
5* na EuroNcap, apesar de tudo. Hipócritas, looolloolloool
Qual é a norma que viola ?
Falta um acessório essencial que devia ser fornecido de origem:
-Uma marreta de pedreiro https://image.shutterstock.com/image-photo/old-sledge-hammer-seen-head-600w-310377815.jpg
Que norma é essa ?
Pelo que se vê, nos teslas devia vir de origem. Falha grave, gente que não pensa!
E porque não diz qual é a norma que viola ?
Falha grave ? tal como aconteceu no jaguar velho no algarve ?
Boa medida em defesa da segurança, assim pode-se salvar alguém em perigo, sem precisar de andar com pinças de desencarceramento no bolso como alguns querem.