Carros libertam algo ainda mais tóxico do que o fumo do escape, revela um novo estudo
As emissões de gases provocadas pelos carros movidos a combustíveis fósseis são uma das principais fontes de poluição atmosférica - um problema que a eletrificação das estradas procura solucionar. No entanto, um novo estudo indica que há algo ainda mais tóxico do que isso a ser produzido pelos automóveis...
A exposição à poluição atmosférica está associada a cerca de sete milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo. Esta, por sua vez, resulta em grande medida das emissões de gases de escape dos carros com motor de combustão interna.
Apesar de as emissões provocadas pelos automóveis alimentados por combustíveis fósseis serem verdadeiramente prejudiciais, uma investigação recente aponta outro problema: o pó que resulta do desgaste dos calços dos travões.
Desgaste dos calços dos travões é tóxico
O pó produzido pelo desgaste da estrada, dos pneus e dos travões, conhecido como "emissões não relacionadas com o escape", são atualmente o principal tipo de emissões dos transportes rodoviários, ultrapassando as emissões de escape em muitos países europeus.
Destas, o pó dos travões é frequentemente o principal contribuinte. Contudo, ainda não está sujeito a regulamentação. Afinal, sabe-se muito menos sobre o potencial impacto deste pó na saúde do que dos gases emitidos pelo escape dos carros.
Para a investigação, os cientistas cultivaram células que imitam o revestimento do pulmão e expuseram-nas ao pó dos travões e ao dos gases de escape dos carros com motores de combustão interna.
🔎 O pó dos travões revelou-se significativamente mais nocivo para estas células em diferentes medidas associadas a doenças pulmonares, como o cancro e a asma.
Segundo James Parkin, da Universidade de Southampton, e Matt Loxham, da Faculdade de Medicina da mesma instituição de ensino, os resultados sugerem que há uma necessidade urgente de considerar a regulamentação das emissões não provenientes dos gases de escape.
A reformulação dos calços dos travões poderá reduzir os potenciais impactos das emissões na saúde.
Poluição atmosférica provocada pela mobilidade automóvel
Antigamente, os calços dos travões continham fibras de amianto para combater o sobreaquecimento.
No entanto, com a larga proibição deste material, devido a ligações a doenças pulmonares, a indústria automóvel precisou de conceber novos revestimentos, incluindo calços orgânicos sem amianto (em inglês, NAO), habitualmente utilizadas nos veículos modernos.
Os cientistas compararam a toxicidade do pó resultante do desgaste de diferentes tipos de calços.
Ironicamente, descobrimos que o pó dos calços NAO era mais tóxico para as células pulmonares, em comparação não só com o pó de outros tipos de calços, mas com o pó dos gases de escape dos carros movidos a combustíveis fósseis.
Alguns dos efeitos nas nossas células expostas estão relacionados com doenças como o cancro do pulmão, a fibrose pulmonar, a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica.
Investigações anteriores demonstraram que os metais presentes nas partículas de poluição atmosférica podem ter efeitos tóxicos. Por isso, os cientistas mediram o teor de metais nos diferentes tipos de pó de travões e de escape.
Por via de Inteligência Artificial, identificaram um elevado teor de cobre como a caraterística definidora do pó dos travões dos calços NAO e descobriram que este podia entrar nas células pulmonares expostas.
Curiosamente, a remoção do cobre do pó dos travões, com um produto químico para neutralizá-lo, reduziu os efeitos tóxicos inicialmente identificados, sugerindo que o cobre está a causar pelo menos algumas das propriedades nocivas deste pó.
Os investigadores escreveram, num artigo originalmente publicado no The Conversation, que "quase metade de todo o cobre no ar que respiramos provém do desgaste dos travões e dos pneus; vários estudos realizados por outros grupos de investigação concluíram que a exposição a concentrações elevadas de cobre está associada a uma função pulmonar deficiente e a um risco global de morte".
Como se comportam os carros elétricos?
Embora a mudança para veículos elétricos elimine as emissões de escape, os investigadores alertaram que não eliminará o pó das estradas, dos pneus e dos travões.
Aliás, os estudos indicam que, como tendem a ser mais pesados, os veículos elétricos podem gerar mais pó não relacionado com os gases de escape do que os veículos a gasolina ou a gasóleo - "o rótulo de emissões zero não é claramente exato", escreveram os investigadores.
Cientistas defendem que é preciso regulamentar estas emissões silenciosas
As próximas normas de emissões Euro 7 estabelecerão limites para as emissões de pó dos travões, estimulando a inovação no desenvolvimento de novos materiais de travagem ou de mecanismos de retenção.
Além disso, poderão dar maior ênfase à redução do tráfego e à conceção das estradas, de modo a minimizar o para-arranca e os estilos de condução agressivos - uma vez que ambos aumentam as emissões de pó dos travões.
Os investigadores escreveram que "as novas formulações de calços de travão podem reduzir o nível total de emissões de pó ou podem ser concebidas para excluir componentes tóxicos, à semelhança do que aconteceu com o amianto anteriormente".
Lá vai a Europa criar mais umas leis…bur(r)ocracia europeia no seu melhor. Perde-se tanto tempo com leis e decretos para “salvar” o planeta… alguém sabe qual é a percentagem de CO2 existente na atmosfera?
É de 0,035%. Destes 0,035% qual é o valor produzido pelos seres humanos?
As alterações climáticas sempre existiram no planeta (eras glaciares e eras de degelo).
Já pensaram na poluição causada pelo fabrico das baterias para os carros elétricos?
Na quantidade absurda de destruição de floresta, morte de animais para se produzir comida vegan?
A melhor maneira para controlar uma população e medo, medo das alterações climáticas, medo da comida, medo das doenças, medo das guerras.
Estas enganado, a melhor forma de controlar as massas e mantê-las ignorantes
Agora é que os kamikazes vão vir a assoprar aqui para comentar…em 3,2,1
Já, daí haver muitos estudos sobre isso, fica muito longe só das emissões da perfuração, obtenção, produção, transporte, refinação e consumo dos combustíveis.
Sr. JL e ninguém fala nos microplásticos emitidos pelos pneus de borracha? Ou será que o seu elektro não faz isso… pois não deve fazer… deve ter pneus feitos exclusivamente para si.
Por isso é importante voltar às carroças, ou andarmos a pé… mas descalços!
Tem um artigo a falar sobre isso e vem dizer que não falam ?
Não acredites em tudo o que lês na net pá!
E vou acreditar no que você quer ? Porquê ?
Devem ser pneus de papel…
São iguais aos outros.
+1
És tão limitado, quem a pena vale apresentar factos… Não os irias compreender….
Tinha que vir o argumento sem fundamento algum e a subverter todos os estudos. E as teorias da conspiração não podiam faltar, se é tudo mentira você é o único inteligente e isso? Que falta de honestidade intelectual tudo para defender o seu ponto de vista sem fundamento algum nem prova científica.
senhora van der Luegen e uma Santa…
Os cientistas esquecem-se que os carros elétricos tem travagem regenerativa, o que diminui drasticamente o uso dos calços. Basta procurar e encontram-se casos de carros com centenas de milhares de kms ainda com os calços originais… a maior parte é substituído por causa de ferrugem (e falta de manutenção dos calços).
Já agora, e a “borracha” dos pneus, também não é tóxico para o ambiente?!
E os elétricos pesam mais 500kg que um carro equivalente a combustão.
Gastam mais pneus e destroem as estradas.
E os carros a gasóleo não destroem mais que os a gasolina? E híbridos que o secalharya tanto defende ?
E alguém disse o contrário? Gasóleo polui bastante!
Não percebi a 2ªª parte.
E porque nunca os menciona ? e os hibridos ? são mais leves ?
Vão dizer á malta dos datacenters para meter baterias que aguentem os DC’s offline durante pelo menos 1 semana… E isso os geradores diesel fazem-no eximiamente.
O que é mais facil, transportar combustivel ou eletricidade? Obviamente que para o JL é a eletricidade, em condições normais, porque ele nunca tem contratempos e já fez um pacto com o Sao Pedro para não haver catastrofes naturais que nao destruam as linhas de energia.
Porque não metem lá uns geradores a gasóleo ? Já que segundo você é mais fácil transportar.
Apesar disso a burguesia exploradora que tem os carros de alta cilindrada a gasóleo continua a beneficiar de combustível barato à pala do proletariado e classe média assalariada dos carros pequenos a gasolina.
Mostra lá essa dos 500 kilos a mais? pois pelo que vejo andam neste momento elas por elas… tens o exemplo do Dacia Spring que pesa 1040kilos, um up gasolina vs eletrico a diferença é 250 kilos.
Ou vamos a outro exemplo 2008 Elect 1550kg, diesel 1270, gasolina 1205.
algo maior i4 2050kg, 420d GC 1705Kg, 430i 1770Kg…
Tesla Model 3 Standard 1765Kg…
Olha o carro dedicado a EV por uma marca lider pesa o mesmo que um carro a gasolina equivalente…
Claro que pesa menos. É um produto inacabado e interior despido. Só cai quem quer…
quer dizer que você caiu.
tem mais equipamento do que os outros todos e é incabado e despido? 😀 😀 😀
Não é nada, primeiro o meu Y pesa só mais 70kg que outro carro a gasóleo que tenho, mas também é maior, carrega mais. Calços aos 100 Mkm estão como novos, pneus fazem só menos 5,000 km que o outro, mas eu também carrego mais no Y e também acelero bem mais.
Portanto, as diferenças são para muito melhor, não gasta calços e não emite fuminho, que em muitos, após os 150,000 para fumaceira preta mal cheirosa
Oh Renato, a Trendanium já tinha isso!
E as baterias ainda são mais nocivas para a saúde.
Já tirou a do seu ? É que é nociva para a sua saúde.
O meu elétrico ainda está por fabricar. XD
O melhor custo/benefício é carro a gasolina ou híbrido.
Mas quem falou de eléctrico ? tem algum carro que não usa bateria ?
Então e a bateria do hibrido não polui ?
Se é melhor porque não compra um ?
Para mim só ha duas soluções, acabar com os carros de vez. Não servem para nada e são inúteis. Enquanto isso, terminava se com os calços como os conhecemos e fazíamos calços eléctricos também.
É o preço dos combustíveis cada vez mais caros a nível europeu
Em França começam a haver taxas absurdas sobre os carros a combustão para obrigar os cidadãos a caíram na armadilha dos elétricos.
Então mostre lá essas taxas ?
Armadilha
Grande toto.
LJ_ICE Você deve ser dos que gosta de INHO. Fuminho, barulhinho, oleozinho…
Fala-se nos carros porque é que está o dinheiro para mais um imposto, umas comissões cheias de empregos..além de mais um do ataque á mobilidade individual que tantos na esquerda odeiam.
E os comboios? comboios e os comboios metropolitanos em subterrâneos, fechados?
Transportes públicos parecem ser uma espécie protegida. Até durante o COVID a ideologia esteve á frente. Não se ouviu um politico a aconselhar o transporte individual que naturalmente tem menos risco.
Tanto falam que até os andam a substituir.
Os comboios? nem 1€ tem no PRR para comboios… vá lá ver.
Comboios e autocarros.
Não ? Olhe estranho!!
https ://www.publico.pt/2024/07/17/economia/noticia/linha-alta-velocidade-obtem-813-milhoes-financiamento-europeu-2097874
https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/infraestruturas/investimentos/programas/planos-estrategicos/ferrovia2020
https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/lancado-concurso-publico-do-prr-no-ambito-da-digitalizacao-do-transporte-ferroviario
Deixa, estes que protegem o veículo individual e ICE vivem num mundo à parte
Que informação dramática.
Eu já obtive essa informação Zé.
Assim vou deixar de andar de bicicleta porque os calços dos travões hidráulicos também imitem partículas tóxicas…a solução será mesmo andar a pé…bolas!
Solução: nada que a engenharia dos materiais e química não resolva (se houve interesse económico claro).
*emitem
Ei fiquei um pouco preocupado…
Os carros deveria ser taxados pelo peso que têm. Carros leves são mais ecológicos no fabrico, transporte e utilização. Menos peças menos desperdício. Menos peso menos partículas dos pneus, travões. deveríamos voltar ao básico.
Como sabe que são mais ecológicos ? Portanto menos peças num eléctrico, o único senão é mais peso nos pneus, mas menos emissões nos travões.
Sim, estamos a voltar ao básico, um simples motor eléctrico e uma bateria.
Os elétricos são veículos descartáveis. Enviam as baterias para as lixeira ao ar livre em África e eles que se amanhem!
Mas a poluição vem cá ter na mesma! A Terra é redonda!
Então quantos já descartou ?
Qual lixeira ?
A sério ? pensava que a terra era plana.
Os elétricos eram uma oportunidade maravilhosa de simplificar o complexo carro com motor a combustão. Mas depois põem portas automáticas complexas e fechaduras com chips e motores. Daqui a anda não haverão chips para substituir a fechadura, a porta o parachoques, etc. um carro passa a ser um bem descartável.
Compre um que não tenha nada disso, é uma opção sua.
Um carro com 20 anos a gasolina é melhor que um elétrico que desvaloriza 50% em 2 anos.
Já voltou com outro nick secalharya ?
Onde estão eles com essa desvalorização ? compro 2.
Sim certamente não comprarei um swastikar. Além de complicados, mal construídos têm um problema grave de neonazismo…
Sim.. é um mero automóvel que tem problemas de ideais…e não tu LOLOL
São escolhas: há quem escolha a barbárie e há quem escolha o estado de direito. O Musk depois de passar a vida a receber dinheiro público também podia ter escolhi a via não nazi. quiçá.
A VW já não está associada a suásticas desde 1945, se está falar da Tesla deduzo que você seja inimputável. Flores de estufa!
Vamos ver quem é que é flor de estufa quando o fascismo varrer o mundo de novo.
Na primeira noite, eles aproximam-se
e colhem uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem,
pisam as flores, matam o nosso cão.
Nada dizemos.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra
sozinho em casa, rouba-nos a lua,
e, conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
já nada podemos dizer.
Maiakovski
(1893/1930)
Ahhh Depois a indústria automóvel europeia está a cair, ahhh O malvados capitalistas estão a destruir os empregos pelo Lucro Ahhh Temos Que rEGuLAr RegulaR reGULAR
Enquanto Isso nos Chinos, a arrebentar montanhas e a produzir cada vez mais rápido e barato
Os elétricos são um SCAM!
Poluem mais que os carros a combustão.
Então porquê ? onde dizem que poluem mais ?
que parodia, então os veiculos ice não usam pneus nem pastilhas de travoes?!!! por acaso tem travagem regeneratica ??? e os eletricos estao cada vez mais leves e nao mais pesados !!! mas nos de carga como é? e a forma como se permite a condução do acelera e trava no semafero ou cruzamento, é cada mentalidade que só mesmo rir para não chorar e a ‘comunicaçõa’ social continua patrocionada pelo petrolio assim como as mentalidades que importao os mortos pela poluição dos motores ICE, (carros, camioes, barcos avioes…), e a dos CO2 é a menos má.
Para comentar é preciso saber escrever.
É útil para que a mensagem seja bem percebida, mas não é preciso.
Sugestão para novo estudo: Impacto da travagem e dos gases de escape em estradas com lombas vs sem lombas
Mais um estudo encomendado para iniciar uma nova taxa europeia para os veículos.
UE sempre na vanguarda tecnológica………dos impostos e tampas de plástico agarradas ás garrafas 🙂
A única coisa que sei sem sombra de dúvidas, a Europa está a ficar ESTUPIFICADA, enquanto outros continentes vivem a vida deles despreocupados sem taxas e taxinhas.
O meu argumento tem “conhecimento de causa” não é porque li nos canais oficiosos.
Abram a pestana .
O que a Europa tem a ver com estes números ?
Ó Jorge Lúcio já tinha percebido que tens um problema de interpretação, não sabia é que era tanto acentuada.
Meu nome não é Jorge, esteja descansado.
Então mas não sabe a resposta.
Toda a gente preocupada com as taxas mas ninguém interessado nos pulmões nos nossos filhos (que respiram mais próximo das fontes de emissão), micro plásticos no cérebro (que vêm dos pneus cada vez maiores).
É função da Europa estabelecer limites seguros para a nossa saúde . E promover as soluções mais saudáveis de mobilidade (mobilidade suave, transportes públicos, mais vias pedonais, menos velocidade nas cidades).
É preciso mudar a mentalidade que temos.
É preciso mudar a mentalidade que temos, indo viver para uma gruta ou uma floresta, porque o teu argumento só serve para as massas europeias da classe alta a classe baixa, porque a classe VIP europeia esta-se bem a c*g*r para o teu argumento, tal e qual como outros países não europeus.
Ou seja, a Europa vai ficando mais empobrecida e ignorante com tantos mismismis, enquanto os outros, ricos ou pobres vão vivendo a vida deles, porque a nossa vida planetária é muita curta.
Vivam a vida e deixem de ser tanto Flores de Estufa.
A ultima vez que vi ter pulmões a funcionar ainda era engraçado para isto de estar vivo. Mesmo quando és um miúdo.
A última vez que vi a classe baixa também gosta de ter saúde. Especialmente porque já viu que a vai ter que pagar por inteiro.
Tens razão, sou uma florzinha, não quero ser um durão agarrado a uma botija de oxigênio (olha mais um negócio) a “viver a vida”.
Não há nada mais empobrecido de que não ter saúde e não há nada mais caro que os serviços sanitários.
Sou adepto da seleção natural da humanidade, os fracos e doentes tem que morrer, os fortes e saudáveis tem que sobreviver e adaptar-se as circunstâncias.
Se um forte ficar doente e fraco tem que morrer, só assim se consegue eliminar possíveis defeitos hereditários passados as futuras gerações.
Relembro que, um dia o planeta TERRA também será extinto.
Estás a caminho de um prémio Darwin, parabéns! Já agora não te esqueças que podem existir danos que se transmitem de geração em geração
O que estes números têm a ver com a Europa ?
Tens de começar por aqui e tentar evoluir todos os anos um pouco, se assimilaste o que estudaste anteriormente.
https://imgur.com/o-livro-da-primeira-classe-1958-6DlP1nZ
Então, o que estes números têm a ver com a Europa.
Saudades ainda me lembro bem desse livro
O JL é um sabichão e so faz perguntas como so eje é que sabe, mas enfim que fique com a sabedoria so para ele
Trabalho em elétricos mas a nível de Autocarros e se eles /muitos soubessem o que este sistema é estavam calados
Enfim deixa-os falar
É um sistema diferente dos outros, não usa combustível.
Enfim, deixem-os falar. Lol
É pro isso que os portugueses são o que são, não conseguem ser objetivos, o que tem estas filosofias baratas a ver com o tema em discussão?
Proibiram os asbestos nas telhas dos telhados com medos das partículas que supostamente se desprenderiam, mas nos calços dos travões continuam em circulação, porque não existe material melhor que suporte atrito sem calor…
Uma vez que o software dos novos veículos regista tudo a Europa vai começar a cobrar taxa de emissões por travagem sem utilização da redução de velocidade através de engrenagem de caixa ou o vulgo “tirar o pé do acelador” (nos ICE), ou por acionamento dos travões mecânicos nos VE ou híbridos sem utizilar a travagem por regeneração.
E não vai haver como fugir porque a taxa é automaticamente transformada em imposto e anexada ao IRS/IRC… Depois é só fazer as continhas..
Há muito que se sabe (pelo menos desde 2020) que a poluição proveniente do desgaste dos pneus é 1000 vezes pior do que as emissões de escape dos automóveis.
Pouco depois concluiu-se q as partículas emanadas pelos pneus são 1.850 vezes superiores às emissões de partículas dos tubos de escape
Tudo calculado por km percorrido.
Tb há muito que se sabe q os elektros consomem em média 30% mais pneu que um seu semelhante a combustão.
O que nos vale é q as missas elektras asseguram q os elektros são ZeroEmissions.
Cambada de demagogos.
Então mostre lá essa média ?
E as pastilhas ? Não falou delas porquê?
Eles são zero emissões onde consideram apenas as emissões dos a combustão, ou seja, com tratamento igual.
Todas as pessoas que visitam estas paginas de opinião sabem como você distorce e conta meias verdades para tentar engrandecer os combustão e achincalhar os electricos, estes comentários sobre a poluição é mais uma das suas mentiras.
A poluição maior provocada pelos carros é devido aos gases de combustão, mortais, estimasse a cerca de 50% do total;
A 2* maior poluição provem dos travões, o seu uso liberta micro partículas extremamente perigosas por várias razões, e são altamente cancerígenas, estima-se que 80% das partículas produzidas são respiraveis.
A 3* maior poluição será provocada pelos pneus dos carros, embora as partículas libertadas são bastante maiores que as micro partículas dos travões, e portanto , de precipitação muito mais facil nas estradas e beiras de estrada, pelo que só 10% será respirável.
A questão do peso dos eléctricos é uma falsa questão, o que interessa não é propriamente o peso do carro, mas sim a area de contacto dos pneus com a estrada, envia o peso seja maior, como a superfície de contacto dos pneus também é maior, a pressão por cm quadrado dos eléctricos será igual ou até menor que os combustão.
Essa história dos eléctricos gastarem mais 30% de pneus não é verdade, antes pelo contrário, posso testemunhar que gastam menos, e há vários videos de taxistas no you tube a declararem isso mesmo.
Eu sinceramente não vos percebo. Estes factos já foram amplamente documentados aqui no Pplware e como se não bastasse, a informação está em todo o lado :
https://nypost.com/2024/03/05/business/evs-release-more-toxic-emissions-are-worse-for-the-environment-study/?utm_source=chatgpt.com
Nc é tarde para aprender.
Cultivem-se.
Porque nunca aparece um estudo a dizer que os diesel emitem mais partículas dos pneus que os a gasolina ?
Olhe este acordaram agora para a vida.
Folgo em constactar que cada vez mais há gente com TOMATES a dar o corpo às balas!
https://www.bloomberg.com/news/articles/2025-04-11/why-oslo-s-dirty-air-persists-despite-rise-of-electric-vehicles
A adoção generalizada de elektros a 90% por Oslo não foi suficiente para limpar o ar, já que os veículos elétricos ainda produzem mais partículas PPM 10 mortais provenientes do desgaste dos pneus, das estradas e dos travões.
Perceberam que devido ao excesso de peso dos elektros, os índices de poluição estão 3x acima do recomendado pela UE LOL.
Perceberam finalmente que os elektros não são solução e desataram a bani-los da cidade e a multa-los em 130,00€ por usarem pneus que agarrem melhor à estrada. E andam feitos tolos com frotas de camiões cheios de água com sabão a lavar as estradas, com exércitos de malta armada com aspiradores para aspirar o ar e mais exércitos a despejar na estrada produtos químicos venenosos na expectativa que comam a poluição elektra 😛
Como se não bastasse, já estão a levar com os fumos resultantes dos locais onde mandam fazer as “clean batteries” para os elektros… Nada para que não tenham sido avisados mas pensavam que plantavam umas árvores à volta da fonte emissora e o problema estaria resolvido loolool. Os ventos são fdd’s 😛
Chamam-lhe “transição verde”, mas mais parece mais uma tragicomédia elektra.
Nunca tantos fizeram tanto disparate em tão pouco tempo.
Então ? Com um texto tão grande não conseguiu encontrar algo negativo para acusar os eléctricos ?
Enfim… Lá está a narrativa a culpar os inocentes.
Portanto vamos lá ás suas aldrabices:
“A adoção generalizada de elektros a 90% por Oslo não foi suficiente para limpar o ar”
Pois não, porque ela só foi de 40%:
“The widespread adoption of EVs, which now represent around 40% of cars on the road and nearly all of new car sales, has helped drive the city’s nitrogen oxide emissions down to half what they were in 2013. ”
Com isto reduziram para metade as emissões de NOx para metade do que era em 2013, espero que agora não venha mais com a treta de que os diesel não emitem NOx, pois com apenas 40% de eléctricos reduziram para metade.
Portanto se são os carros, porque dizem que zonas sem carros têm o mesmo problema ?
“ar-free zones and transit improvements in downtown Oslo have helped clean up the city’s air. But certain pollutants remain a problem.Photographer: Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images”
E porque continuam a fazer limpeza nessas mesmas zonas, desde 2021:
Dizem até que essas medidas foram importantes para a limpeza do ar, mas que existem outros problemas, como as poeiras, só falta dizer que são poeiras das baterias:
“slo’s air would be far dirtier without these measures, but they haven’t been enough to render it fully clean. If Oslo’s experience shows anything, it’s that cutting carbon emissions may be valuable, but it will not automatically reduce other types of pollution. And other contributing factors, such as such topography and weather, mean that sometimes even the best measures just aren’t enough.
Dust in the Wind
One issue is that cars foul the air regardless of the fuel they use.”
Outra mentira, os 130 doláres são para usarem pneus com pregos, qualquer carro usa e não apenas eléctricos como você bem tenta distorcer:
“Oslo now levies fees — from 35 kroner ($3.20) per day to 1,400 kroner ($129) for the whole winter season — that have helped reduce the use of studded tires from 29% 20 years ago to just 8% of vehicles last year.”
Sobre as partículas, os carros não são os únicos responsaveis:
“Cars are also not the only source. Smoke from wood-burning stoves, used to heat saunas and to provide an attractive supplementary heat source for homes in winter, is a major source of PM 2.5, as is airborne pollution blown north from continental Europe. They’re one reason why the city has parked an air quality station alongside the city’s fjord to monitor puffs of smoke wafting from a nearby cluster of saunas.”
E não esquecer a gravilha e sal para as estradas no inverso:
“ong winters don’t help things, with the gravel and salting required to keep roads safe resulting in a lot of accumulated dust that can be hard to clean up. Nor does Oslo’s location: The city sits in a shallow valley that creates thermal inversion, trapping stagnant air and the particles it contains close to the ground.”
Eles discordam das albradices que você diz:
““Electrification has come a long way in Norway,” she said. “It hasn’t solved the PM10 problem, but is has solved the exhaust problem, so that’s a big takeaway.””
É caso para dizer:
Nunca apenas um disse tanto disparate em tão pouco tempo.
Efectivamente, em 2022 já estavam registados mais de 40% de elektros em Oslo. No entanto, os carros a combustão são, na prática, usados apenas para deslocações grandes, aos fiordes por ex,onde os elektros não são opção. Estamos faróis de constactar isso por aqui. Para circular dentro da cidade os Noruegueses usam o carro elektro oferecido pelos alucinados e a percentagem de uso de elektros na cidade atinge os 90%, porque beneficiam de uma série de isenções e subsídios oferecidos pela autarquia alucinada.
Portanto, os carros a combustão ficam maioritariamente parados na garagem e não circulam em Oslo.
Ou seja, resumindo a parvoíce:
Apesar da cidade estar praticamente cheia de elektros a circular, a qualidade do ar piorou, e agora andam aos saltos a tentar tapar o sol com a peneira.
Basicamente estão a expulsar da cidade o monstro que criaram. Ou seja, os elektros looolooolool
Deste efeito já se sabe há muito, ainda mais depois da publicação dao estudo da EmissionsAnalytics e até tem uma classificação falada em surdina nos bastidores, mas
que aramente, ou nunca, os países que abraçam a narrativa elektra fazem menção ao chamado EFITO OSLO, conhecido como o assassino silencioso do ar e, consequentemente, da vida de milhares de milhões de pessoas.
O efeito Oslo é uma combinação extremamente letal de partículas invisíveis, mais perigosas ainda do que as emissões do tubo de escape, causando danos graves à função pulmonar e representando uma ameaça ambiental séria, afetando a biodiversidade e destruindo ecossistemas inteiros.
está mais que provado é o resultado direto desta política alucinada, insana e hipócrita, onde se assobia para o lado enquanto se ignora o óbvio, a substituição de pneus em elektros é muito mais frequente do que em veículos convencionais, libertando milhares de vezes mais partículas para o ar do que os seus congéneres a combustão.
O resultado está à vista: Oslo, apesar de ser o paraíso dos elektros, tem a degradação da qualidade do ar muito acima dos limites recomendados pela OMS.
Oslo foi o laboratório perfeito para se chegarem a estas conclusões.
Vá de elektro, mas leve um aspirador atrás looolooolool
Então desde 2022 para 2025 passou o dobro ? LOOL
Mas eles falam do presente e não de 2022.
Errado, mas a cidade está cheio de carros a combustão, que eu saiba 40% é menor que 60 %.
Não, a qualidade do ar melhorou, eles falam disso, ou quer que poste aqui ?
Aliás, piorou em PM10 que nada tem a ver com pneus, já que pneus são PM2.5, tem lá um artigo a explicar isso.
Onde dizem que estão a expulsar os eléctricos ? Mostre lá isso com letras bem grandes se quiser.
Qual efeito ? das PM10 do aquecimento ?
Qual efeito ? até parece que Oslo é a única, provavelmente provocada pela maioria dos carros que lá andam que SÃO A COMBUSTÃO.
Olha que curioso, se Oslo é tão mau, então Lisboa está lá perto, só têm 4 lugares de diferença, que aparece 38º e 42º então como estão as restantes ? devem ser por terem muitos eléctricos.
Coitadas destas 2 cidades, estão mesmo na cauda……..das menos poluidoras….LOOOL
https://www.eea.europa.eu/en/topics/in-depth/air-pollution/european-city-air-quality-viewer
Está mais que provado onde ? na cabeça dos negacionistas alucinados como você ? só pode ser, porque não se vê isso mais lugar nenhum.
Nesse caso os a combustão são melhores, pois têm 2 aspiradores com filtro, é o da admissão e o do ar condicionado, mas mesmo isso não bate o superfiltro do meu, que é HEPA. LOL
Aqui está um problema que todos os veículos contribuem e não só os combustão, aliás um elétrico nuna travagem de emergência pokui mais porqie tem de sustém mais peso logo mais desgaste, mas isso não importa para nada, tal como não importa para nada o problema da pokuicao no processo de fabrico.
A hipocrisia no seu esplendor
Exacto, hipocrisia no seu esplendor, quantas transferência de emergência faz por ano?
Posso lhe dizer que em 100M km nem uma vez tive que limpar jantes daquele pó negro do ferodo, quando no BMW todas as semanas tinha que as limpar.
Quando mudei de pneus estive a ver os discos, estão como novos, nem desgaste minimo tem, portanto a sua narrativa é totalmente falsa e hipócrita
“…Posso lhe dizer que em 100M km nem uma vez tive que limpar jantes…”
Eu vou a Almeria e venho ≈1800 kms e não preciso limpar jantes. Praticamente não travo.
Ele só fez 50x mais que você.
Quer que vá lá 50x’s a ver se ficam sujas?
Fixe, mas sem chuva.
O seu carro é diferente, tem regenerativa, dai não travar.
Yá, sou dos que não trava e fica muito chateado qd por qq motivo tem me meter pé no travão. São manias. Pq, há azar?
Em AE então mais depressa acertava na lotaria que meto travões, eheh
Bom, veja lá bem se os teslas não fazem pó. Fazem lá agora… Parece que ainda mais que os ICE. 😛 Suspeitam que o AP e a FSD são os culpados:
https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/ridiculous-brake-dust-on-highland-m3p.332898/
Se não trava, bate.
Num M3P ? Ah ok, então e se for num a gasolina de 500cv ?
Não é fenómeno exclusivo dos M3P. Se tivesse lido a thread, teria evitado meter o pé na poça.
Sim eu sei que se não travar bato, mas em AE é possível gerir apenas com o acelerador, e muitas x’s em urbano tb.
Agora, sim, fico muito chateado com certos “mecos” que insistem em meter-se na faixa da esquerda qd sentem (e vêm) que estão prestes a serem ultrapassados e depois insistem em não sair de lá apesar da direita estar livre. Claro que fico muito chateado, pois fico, e quando isso acontece não perco o ensejo de lhes fazer uma valente razia e lhes pregar um valente @cagaço que é para se tocarem.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwqs4XB7EmuiJbT2g?e=0DA2Fh
Dou toda a razão ao gajo do Volvo, ng aguenta esses tacanhos.
Veja lá se não lhe serviu de lição? Nc mais saiu da direita de tão borr@dinho que ficou:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPwuhDFRM1OAHvIH3g?e=fDle23
“Inté” ficou gago loooloool
Então qual é o outro que não é performance, está lá um com LR diz que ao fim de 3 anos só tem pó da estrada.
Então o problema são os a combustão que andam devagar ?
Os elétricos não têm porquê pesar mais: BMW i3. Estava no caminho certo mas ninguém soube ver.