Carros elétricos? Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a gasóleo
Ainda não foi há muito tempo que o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou a quase "morte" dos veículos a diesel. Na altura o tema gerou uma forte discussão, mas parece não que nem todos ficaram convencidos no que diz respeito à "mobilidade elétrica".
O Turismo de Portugal prepara-se para adquirir 46 carros a gasóleo. A explicação é que esta é "a opção mais racional"!
O Turismo de Portugal realizou um pedido para comprar 46 carros a gasóleo. A explicação avançada ao Jornal i, de acordo com uma fonte oficial do Turismo de Portugal, refere que...
...os veículos elétricos atualmente disponíveis no mercado não possuem a autonomia exigida para as deslocações que se efetuam por todo o país. Além disso, a rede de abastecimento aos veículos elétricos embora em expansão não abrange ainda todo o território, o que pode penalizar a exequibilidade das deslocações. Em função do histórico da taxa de utilização dos veículos no Turismo de Portugal e atendendo ao período do contrato, o rácio custo/benefício torna a opção pelo diesel ainda como a mais racional
A resposta foi entretanto alterada, depois de o i ter confrontado o Ministério do Ambiente com estas aquisições e os argumentos invocados. Num segundo esclarecimento o Turismo de Portugal, referiu que carros elétricos não eram a opção mais racional, passou a ter um entendimento diferente.
Esclarecemos ainda que o referido procedimento de contratação de veículos em Aluguer Operacional de Veículos (AOV) foi iniciado no começo de 2017. Nessa altura, concluiu-se que a autonomia dos veículos elétricos disponíveis no mercado inviabilizaria a respetiva utilização pelos nossos serviços. Os preços das viaturas também implicariam um gasto mais elevado do que aquele que foi aprovado para as mesmas 40 viaturas. Neste momento existe uma rede mais robusta espalhada por todo o país e os desenvolvimentos tecnológicos e as soluções disponíveis no mercado garantem já uma autonomia superior à que existia no momento em que se iniciou este procedimento
O Turismo de Portugal acaba por dizer que se fosse hoje escolhia carros elétricos, os mesmos que inicialmente dizia ser a opção menos racional: “De acordo com os pressupostos atuais, o Turismo de Portugal colocaria como opção prioritária contratar veículos elétricos”.
A terminar, o Turismo de Portugal refere que pondera que os carros a diesel sejam trocados por carros elétricos:
Temos como compromisso ter toda a frota elétrica até 2023, na sequência da Estratégia Turismo 2027, e pretendemos proceder à substituição das viaturas a diesel do presente contrato por viaturas elétricas assim que seja contratualmente possível
O Turismo de Portugal alugou veículos entre novembro de 2017 e abril de 2019: em 2017 teve 32 carros à disposição, e em 2018 e 2019 43 viaturas. No total, com este rent-a-car o Turismo de Portugal gastou 287.134 euros (+ IVA).
Atualmente, mais de 70% da frota da administração direta e indireta do Estado é a diesel, segundo o relatório do Parque de Viaturas do Estado.
Este artigo tem mais de um ano
Felizmente há um Centeno que ainda sabe fazer contas e coloca de lado todo o lirismo e é pragmático!
+1000
“mais de 70% da frota da administração direta e indireta do Estado é a diesel” e os restantes menos de 30% são a gasolina 😀
os carros gasolina não andam.
o estado tem os seus proprios depositos de combustivel, espalhados pelo país. onde trabalho temos 25 Mil litros de combustivel, da REPSOL, vendidos a 0.60€/L, não são alvos de impostos e ainda por cima a REPSOL dá desconto por causa do contrato de fornecimento. não há depositos de gasolina, nem de GPL… mas se for mesmo necessário, existem cartões da Frota GALP, com um plafond de 250€ mensais para gastar em combustivel (para o caso de emergencias maioritariamente). cada viatura tem o seu proprio cartão, seja diesel seja gasolina.
Claro que são a diesel!!! O tempo dirá, qual o tacho que o ministro Matos Fernandes vai comer, quando acabar a gerigonça, e a partir daí saberemos a origem do disparate dito pela boca dele…
Malta, não há “opções racionais” universais. Achar isso é que me parece irracional.
Infelizmente tenho de andar com um carro eletrico no trabalho, acreditem, não é uma boa aposta.
Um veículo elétrico não possibilita um dia inteiro de funcionamento, isto é, se alguém precisar de ir Coimbra – Leiria, ida e volta, não o consegue fazer mais de uma vez por dia porque os veículos não têm carga para tal. Para fazer esta viagem, não se pode passar dos 100Km/h senão arriscam-se a não ter bateria para a viagem toda.
Podem fazer o alarido que quiserem com estas noticias e dizerem que a culpa é do governo. Mas, se quiserem fazer uma gestão responsável dos recursos do estado de uma forma adequada, não se pode ainda investir em elétricos. Para manter a disponibilidade existente até então, para cada veículo a combustivel fóssil, necessitam de pelo menso 2 ou 3 veículos elétricos, alem disso, estes não podems er utilizados para viagens de longa distância. Se alguém precisar de se deslocar de Coimbra a Lisboa, vai demorar o triplo do tempo e só poderá regressar após carga completa. Percebo a presão do zé povinho e o show off que se quer fazer, mas na prática, a verdade é que é estupido comprar carros elétricos para realidades não citadinas.
Tudo bem. E que tal híbridos? E que tal metade da frota a gasóleo e a outra gasolina? E que tal primeiros passos? E que tal dar o exemplo? …
Que tal veiculos movidos a hidrogénio??? Qual a razão do nosso atraso na introdução desta tecnologia???
esse será o futuro
a razao do atraso é que nao é uma opçao muito fiavel as pessoas vêm uma coisa mas nao se dao ao minimo de trabalho de pesquisar os carros a hidrognio (fuel cell) foi um grande avanço que nada mais é do que um carro eletrico no entanto tem uma bateria mais pequena porque esta constantemente a ser carregada pela energia produzia pela jusçao de atomos de hidrogenio com os de oxigenio esta energia vai para uma bateria ou diretamente para o motor é um boa ideia e sem duvida uma excelente tecnologia o problema é o abastecimento pode ser feito numa bomba comum se estiver preparada para hidrogenio e demora 2 3 minutos abastecer mas o grande problema é o transporta e estabelização do hidrogenio é muito dificil de transportalo e de estabelizalo num sitio nao é um liquido é um gas o transporta é uma dor de cabeça nao vou entrar em grandes promenores mas ha video no youtube a explicar muito bem isto que é a principal se nao a unica razao para o carros a hidrogenio nao serem pratricos ou melhor eles sao ja o hidrogenio que vai ate eles é um grand problema e o transporte iria ser tao complicado que os preços iriam ser os mesmos dos combustiveis atuais
Mas não precisa de ser transportado em Inglaterra o hidrogénio é produzido na própria bomba a shell já faz isso.
Isto é como os telemóveis, cada um escolhe aquilo que o satisfaz, os elétricos são a mesma coisa, a maioria dos carros que circula na estrada não faz mais de 80kms
Sim, a questão é que estes artigos genéricos e comentários semelhantes com o único intuito de minar a opinião pública em nada contribuem para uma otimização dos recursos e inerente despesa, e inerente gestão de dinheiros públicos. Enfim… Mas há vários casos destes a decorrer atualmente no nosso país, não é só com veículos elétricos, é com enfermeiros, é com… Enfim, o que me assusta é que pensava que os “outros países” andavam malucos, com o Brexit, com o Trump, o que me assusta mesmo é que por cá estamos igual, isso sim é o que me preocupa…
O mundo está louco. O tema é o que “estiver à mão”
Vania vai desculpar mas voce está completamente errada…
O problema que vejo na empresa para onde trabalha é que optaram por um modelo de eletrico que nao satisfazia as necessidades da empresa, e isso nao é culpa do carro mas sim de quem decidiu comprar o mesmo.
Tenho dois eletricos em casa, Model S e Model X… Viajo regularmente pela Europa e nao tenho qualquer tipo de problema ou limitacao a quando andava com um a combustível fossil.
Na verdade as viagens até se tornaram mais eficientes e seguras, pois acabamos por parar por mais tempo por forma a descansar em vez de abastecer em 5 min e continuar mais umas centenas de KM.
Caro Louro,
A empresa onde trabalho, chama-se estado português, e model S e model X são utopias para um português de classe média e até mesmo para o estado. Para que saiba, a entidade onde trabalho, foi OBRIGADA a escolher nissan leaf, sem qualquer hipótese de negociação de modelo, pelo que, é o mais em conta.
Depende dos carros, os que eu vejo por aí são todos modelos mais antigos – 4/5 anos por exemplo um leaf com 30 kwh bateria quando hoje a maioria dos modelos já está nos 60 kwh mas claro são mais caros os outros é só para ir ali e já venho.
Pode informar-nos em veiculo eléctrico se desloca (modelo e capacidade da bateria)? Como deve saber já existem muitos veículos eléctricos e com diferentes capacidades de bateria. É um risco generalizar.
Leiria – Coimbra são 76km qualquer carro eléctrico recente faz essa viagem ida e volta sem carregar. Provavelmente você anda num carro eléctrico de primeira geração com capacidade de bateria muito reduzida, mas isso não quer dizer que possa generalizar. Por exemplo você tem noção que um Leaf de 40kWh ou um ZOE de 40 fazem perto de 300km com uma só carga? Podia por exemplo fazer essa viagem 3x num dia e ainda lhe sobrava bateria e caso tivesse que fazer uma quarta viagem, sabe que na A1 em todas as estações de serviço existem carregadores rápidos e em apenas 15/20 minutos tem carga suficiente para para uma quarta ou até uma quinta viagem. Sabe por exemplo que já existe no mercado carros com baterias que permitem fazer cerca de 500km com uma só carga, o caso do Kauai eléctrico e do e-Niro e em breve o Leaf 60.
À 2 meses fui de Vendas Novas a Coimbra (215km) com o meu Leaf de 30kWh (~200km de autonomia) fui a 110km/h e demorei apenas mais 40 minutos e não o triplo do tempo como afirma.
“Percebo a presão do zé povinho e o show off que se quer fazer, mas na prática, a verdade é que é estupido comprar carros elétricos para realidades não citadinas.”
Para quem anda de carro eléctrico esta a dizer um grande disparate. Das duas, uma. Ou você não sabe tirar partido do carro em que anda, ou então não anda em carro eléctrico nenhum.
Eu ainda não deixei de ir a lado nenhum no meu carro eléctrico. Posso-lhe dizer que tenho outro carro a diesel que fez no ultimo ano apenas 3000km, por outro lado o meu Leaf fez 40000km.
De vendas novas a Coimbra mais 40 minutos…e depois foi pegar no carro e voltar…. não foi? Como é que na era do imediatismo onde tudo é para ontem se justifica esta preferência? Diga lá quanto tempo para carregar e juntar aos 40 minutos para fazer os 200km de volta.
Esta a ver como se tira conclusões sem perceber. Os 40 minutos foram de paragem para carregar! Duas paragens de 20 minutos.
Pensa que demorei mais 40 minutos porquê?
O carro tem uma autonomia de 200km a uma velocidade de ~100km/h como fui mais depressa gasta mais (da mesma maneira que um carro a gasóleo gasta mais quanto maior é a velocidade a que se desloca) ir e vir, mais andar dentro de Coimbra no total o carro fez 460km. As duas paragens para lá foi para depois fazer apenas uma na volta. Matemática é uma ciência exacta, portanto é fazer as contas. Num total de 460km demorei mais 60 minutos diga-me lá onde é que esta o meu prejuízo?
Quantas pessoas fazem 460km num dia? Quantas vezes você faz 460km por ano apenas num dia?
E como escrevi mais atrás já existem carros que fazem estes 460km sem necessidade de carregar.
Meu caro, a vida não é matemática. Eu não falei em prejuízo. Apenas quiz destacar um facto que o meu amigo apresenta como lhe convém: eu vou mais rápido a Coimbra, à chegada posso logo voltar e regressar novamente…e fazer tudo outra vez e tive stress zero com o abastecimento da viatura. E essa é a questão. A logística do abastecimento, para além do preço da tecnologia. Quanto custa o veículo com autonomia de 500km, ainda que esta seja só no papel?
censo,
eu não apresento os dados como me convêm! Ao contrario de si eu já não vivo na idade da pedra e o que escrevi é com conhecimento de causa, ninguém me contou, fui eu que fiz os 460km e foram feitos como escrevi. Se a vida não é matemática porque esta preocupado com o tempo que leva carregar o carro?
Já agora, também era interessante ter respondido as minhas outras perguntas. Provavelmente é daqueles que faz 10000km por ano e tem um carro a gasóleo porque nem soube fazer as contas (porque a vida não é matemática), para esse numero de KM o carro a gasóleo não compensa.
500km só no papel! Saia da caverna onde vive e pesquise um pouco
Ridiculo sao estes artigos de encher chourico a procura de fomentar a discordia e que os mais radicais soltem os tipicos comentarios.
Comprar um veículo exige uma análise da sua utilização (tanto para ICE como EV) e uma compra racional não vai ter sempre o mesmo resultado…isso não invalida que é necessária uma mudança de paradigma no que respeita a emissões… mudança essa que é acompanhada numa evolução do próprio produto. Mas para necessidades do momento onde as opções não cumprem os requisitos é necessário encontrar outra opção (gasóleo)….
Uma coisa nao invalida a outra
Claro, a seu tempo vão estar disponiveis as condições para o governo apostar no elétrico
No início do século passado os primeiros carros (entre muitos outros defeitos), também tinham pouca autonomia, no entanto rapidamente se ultrapassou esse problema, cada vez foram ficando melhores. Os eléctricos é a mesma história, neste início de século também eles têm pouca autonomia e demora a carregar… daqui por 10 ou 20 anos esse problema já estará ultrapassado com o desenvolvimento de novas baterias de maior capacidade e maior rapidez a carregar. Tal como no início do século passado havia poucas bombas de combustível, hoje há poucos postos de carregamento…. A evolução demora o seu tempo!
Eu também gostava das histórias da carochinha.
Quando conseguir carregar bateria em 5 minutos a 100% e conseguir autonomia dos carros atuais, aí talvez passa a ser alternativa aos carros atuais. Até lá não deixa de ser um brinquedo para quem tem dinheiro.
Ninguém que defenda verdadeiramente a mobilidade eléctrica acha que os carros a diesel e a gasolina devem acabar de forma imediata. A pressa com a introdução desta tecnologia só está relacionada com negócios. O transporte deve ser inclusivo e não exclusivo e o que andam a fazer é a encarecer a deslocação dos cidadãos seja num carro eléctrico, a gasolina ou a diesel e quem não percebe isto não percebe rigorosamente nada do mundo em que vive.
Lá está o ESTADO a dar o “bom exemplo” aos cidadãos.
Porquê a ironia? Quanto é que poluem os novos diesel?
O problema não é esse. O problema é que um governo que tem um ministro que anda a fazer propaganda aos veículos eléctricos e denegrindo os veículos a diesel, deveria dizer aos seus congéneres que deviam comprar carros eléctricos para os seus ministérios e dessa forma dar o exemplo. É que falar é fácil, mas fazer e dar o exemplo é outra coisa… E não devia de ser sempre, o zé povinho a ser sempre o primeiro a ser sacrificado pelas medidas do(s) governo(s).
Fala-se e fala-se de veiculos ligeiros, mas, ninguém fala dos pesados e da maquinaria pesada. Malta, uma boa parte dos TIR enfia 800 litros de diesel e passados uns días é a mesma dose. Um particular gasta isto num ano… Claro que devemos começar por algum lado. Dito isto, têm de existir veículos em oferta nas principais gamas, na rua, nas garagens têm de existir pontos de carregamento, etc, etc. Tudo isto dá ideia que querem é vender carros aniquilando os anteriores…
Nem mais… E o problema é que ainda não existem pontos de carregamento suficientes fora das localidades, o que torna mais difícil a adesão aos veículos eléctricos.
Tragam é o “Fuel cell”!
Vejam lá este: https://www.youtube.com/watch?v=XaIypuuhhWM
😀
Meus Sr o carro elétrico ainda não é solução pouca autonomia ,tempo demais a carregar o abastecimento pelo o pais é inexistente e as baterias estão sempre a dar o berro . O seja ainda é muito prematuro.
Meus Sr o carro elétrico ainda não é solução pouca autonomia ,tempo demais a carregar o abastecimento pelo o pais é inexistente e as baterias estão sempre a dar o berro . O seja ainda é muito prematuro.
É uma grande pena isso, Portugal como um país europeu deveria dá um passo a frente nessa questão
E que tal o estado não ter frotas! Aí sim poupava realmente o dinheiro dos contribuintes como acontece nos países nórdicos em que os próprios ministros andam de transportes.
Diz assim:”para mim não serve”.
É que dizeres que não é uma boa opção não é verdade. Eu ando à 2 anos com um leaf e tenho poupado imenso dinheiro.
Há, e não anda só na cidade. E só demoras o triplo do tempo a ir para Lisboa se fores muito acima do limite de velocidade.
Já lá fui muitas vezes e até mais longe, vê lá tu bem…
Mas é um facto que pelo menos o leaf não é ainda um carro de auroestrada devorador de km.
Agora para quem faça 100-150 km diários maioritariamente em nacional, ou até mais se tiver oportunidade de carregar enquanto está a trabalhar por exemplo, a nível de dinheiro poupado é abismal.
Estúpido é comprar um carro novo e não colocar o elétrico na equação só porque se leu um comentário descabido como o teu
Com a entrada do WLTP os veículos de combustão interna vão passar a seguir regras que reduzem e muito a poluição. Os diesel conseguem reduzir 95% das partículas cancerígenas que muito se fala e os a gasolina também possuem filtros especiais melhorados para reduzir poluição (emissão de CO2).
Comprar carros novos depende portanto da utilização:
-Poucos Km e maioria citadino : Veículo eléctrico (desde que o orçamento o permita, senão gasolina ou híbrido).
-Percurso diário sem atingir grandes distâncias: Veículo a gasolina/híbrido.
-Percurso diário de longas distâncias: Veículo diesel.
Até haver mais inovações estáveis nos veículos eléctricos a minha opinião e a de muitos vai ser esta.
Só vim ver os comentarios para me rir um bocado…
Aos Gasoleomaniacos, obrigado por me terem feito o dia… É sempre bom comecar o dia a rir.
Não entendo isto, o meu carro de 1992 (Rover) já tem tecnologia híbrida, consome 50% de gasóleo e 50% de impostos. Noto que ao longo do tempo ele está a tornar mais eficiente, a percentagem do lado do gasóleo tem vindo a reduzir. Daí pensar, daqui alguns anos o consumo de origem fóssil vai ser reduzida o que fica no meu ver um carro “verde”
Também já tinha reparado… O gasóleo/gasolina está cada vez mais barato e o estado cada vez mais caro!
Os ricos querem ostentar carros electricos especialmente de alta gama. Não porque necessitem de economizar, mas simplesmente por essa razão. Estes carros são anti económicos, A começar pelo preço, pelo valor das baterias e o seu valor depois como retoma bem como o exgerado valor das revisões. Quem quizer ser cobaia que seja. Eu náo serei certamente