PplWare Mobile

Carros demasiado ruidosos? Poderão ser multados automaticamente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Reuters

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Dinamico says:

    Ansioso pela chegada a Portugal e acabar com os maninos do chuning.

    • PTdoNorte says:

      chuning??? eu chamo a isso azeiteiros, porque o que não falta em Portugal são azeiteiros que furam a panela de escape para fazer barulho porque velocidade está quieto

      • Jorge Rodrigues says:

        +1
        mas também há muito fedelho por aí com carros com motor 1000 cc e pouco mais com ponteiras de escape maiores do que o referido motor.

    • Vitor says:

      Eu vou-me rir é com os subarus, quem é que os vai multar e uma c63 amg?? Que palhaçada esta lei, conta tá coisa para melhorar e vão logo chatear o pessoal que mete escapes desportivo, o povo português é tão pequeno de cabeça que se incomoda pelo facto de alguém estar a que tem um bom carro , amigos vocês não têm mesmo mais nada que fazer das vossas vidas não?
      Atenção que o meu carro é bem silencioso não vá aparecer alguma ave rara dizendo que sou a favor porque tenho, comentei porque o pequenez português não tem limites.
      O país na lama e as pessoas preocupadas com o barulho dos carros é bem

      • FAR says:

        Esta medida está a ser tomada na França…

      • FAR says:

        E já agora, nada tem que ver com um bom carro. Tem a ver com o carro ser barulhento. Quem mora perto de uma estrada movimentada só tem a ganhar com quaisquer medidas que reduzam o ruído a que estão expostas.

        O conceito de poluição sonora é real e afecta negativamente a vida de pessoas reais.

      • Pedro says:

        Tens razão o povo ta cada vez mais burro mais uma medida para espetar a unha no gado enfim mais multas paga ze

      • Jaime Macedo says:

        O ruído é um problema de saúde pública, não um direito individual de escolha. Quem não sabe respeitar os outros, pode exigir ser respeitado?

      • João says:

        Somos um país de peneleirões… os meus 71 aninhos insurgem -se contra os mariconços que proliferam pelos gabinetes dos ministérios produzindo leis doentes tal como quem as produz. Peguei em armas no 24 de abril, enviamos Caetano e Tomás para o Brasil. Hj repetia mas punha a panfletagem que dita leis aberrantes num barco sem fundo a caminho do Brasil, é ajudava a purificar portugal

    • FP says:

      Secalhar devem ter sido um dos que também já andaram assim e na altura gostavam… A malta depois de ganhar cabelos brancos diz que isso é xunice, mas na altura secalhar até andavam de linha direta e filtros de competição a puxar primeiras e segundas pela cidade fora.. Enfim..

  2. Pedro Pinto says:

    Aqui em Portugal era só facturar com motas e chunings ….

  3. David Guerreiro says:

    Aqui o pior são mesmo as motas, essa malta que tem as Harley Davidson mete aquele de uma maneira que até treme vidros, é uma barulheira infernal. E aqueles carros a gasóleo todos alterados que deixam uma nuvem de fumo atrás, até a parte traseira está toda suja dos gases de escape.

    • hmk says:

      diz logo directo. seat ibiza

    • fak says:

      David Guerreiro
      o fumo preto é inerente aos motores diesel, não é preciso ter o carro alterado para ele deitar fumo, seja novo ou velho, quando lhe carregas no acelerador vai fazer fumo mais preto, uns carros mais que outros…

      as harley são mesmo assim, depende da quantidade de cilindros e relação potência/binário. se te passar uma harley Nova (que é 4 cilindros) até te doi os tímpanos, mas isso é devido à potencia, já imaginas-te um motor de um carro montado numa mota?
      não há silencioso (panela de escape) capaz de reduzir o barulho para niveis “aceitaveis” em carros ou motos com muita potencia (V12 para os carros, V4 para motos chega, embora até existam motas V12).

      só gostava de saber como é que a frança vai tratar de carros com motores mais potentes, é que basta um carro ser V6 ou mesmo L6 que já não consegue ser tão silencioso quanto um carro “normal” (4 cilindros em linha).

      • Miguel says:

        FaK até concordo contigo em muito aspectos, mas o fumo preto dos ibizas, honras, etc.. não tem nada haver.
        São carros alterados ( e mal alterados) .
        Vais ver a SEAT CUP, e os carros não lançam nuvens de fumo preto como os que se vê na estrada.
        A mania dos tugas é que pensa que fazer fumo preto é sinal de carro com muita potência

        • fak says:

          Miguel
          a ir por partes, não são mal alterados, aliás, nem é uma alteração, a maioria dos fumarentos, o que o pessoal lhes faz é abrir a valvula da injeção mas para isto ser bem feito, é preciso um turbo apropriado e digo desde já, a ser bem feito, menos de 1000€ não se paga.

          no caso da seat cup, duvido que esses carros sejam diesel, mas não tenho a certeza, nem sequer sabia que existia seat cup, não gosto muito de seats nem do mundo automobilistico, se forem diesel certamente têm um turbo apropriado a acompanhar o gasoleo, uma mistura homogénea entre gasoleo e ar não produz fumo por mais que se puxe pelo carro.

          a mania dos tugas é acreditar em maus mecanicos e comerem da mão deles, isso sim, um bom mecanico nunca iria autorizar uma modificação dessas sem informar os riscos, é que não é só o fumo, é o gasoleo por queimar e os danos que se pode dar ao motor.

          • unhuzpt says:

            Compreende que está a negar o que escreveu anteriormente?
            “(…)o fumo preto é inerente aos motores diesel, não é preciso ter o carro alterado para ele deitar fumo,(…)

            Entao mudar/alterar um parametro nao é uma alteracao?
            “(…) a ir por partes, não são mal alterados, aliás, nem é uma alteração, a maioria dos fumarentos, o que o pessoal lhes faz é abrir a valvula da injeção(…)”

          • Hugo says:

            “não é preciso ter o carro alterado para ele deitar fumo” não invalida que, tendo o carro alterado ele também deite fumo.
            Porra, quando corrigirem a malta tentem ser interessantes, no mínimo.

      • Frederico Almeida says:

        O seu comentario esta totalmente errado.

        O tal fumo preto nao é inerente aos diesel nem tem nada a ver se é diesel ou gasolina.
        Em qualquer motor a combustao existe uma coisa chamada AFR, dependendo do tipo de combustivel, temos valores diferentes nos varios regimes do motor mas é sempre um motor em que desde que seja garantida a estanqueometria, nao deverá existir “fumo preto” na saida de escape – isso significa que está a sair combustivel que nao foi queimado na camara de combustao – portanto ou o motor tem algum problema ou o dono fez com que isso aconteca.
        Quase sempre sao os donos que mandam reprogramar o ECU e tal é feito de forma ou defeciente (fica rico demais) ou de proposito (no caso dos gasoleo) porque quem o faz nao sabe fazer correctamente ou o dono exige porque o amigo tem um diesel que tem mais potencia e deita mais fumo. Ignorantes relacionam o fumo com a potencia.

        Caso real: um cliente que exigiu que o programador colocasse o carro a diesel a deitar muito fumo porque o do amigo tambem o fazia embora o seu pp carro, igual, tivesse mais potencia.

        Um desafio: veja a competicao automovel com viaturas a diesel e venha aqui dizer se deitam o tal fumo….

        Depois, mais uma vez errado, o barulho do escape nao tem nada a ver com a potencia, tem unicamente a ver com a imagem de marca de quem compra viaturas desportivas ou especificas como as motas referidas. Nunca reparou que modelos que nao sao desportivos ou exoticos nao fazem quase barulho nenhum?
        As mascas que, de origem, teem escapes de rendimento e desportivos pagam bem por isso aos governos.
        A sua logica esta errada em tudo.

        • Bruno says:

          Você tem carro a gasolina por acaso?
          Eu tenho a gasolina mas desde pequeno que fui habituado a ver carros a diesel e posso dizer que um carro a diesel quando faz uma má combustão faz o tal fumo preto enquanto a gasolina faz fumo branco, mas isto sou eu que não sou nenhum enginheiro mecânico, a gasolina para fazer fumo preto é preciso largar fogo ao carro…
          Concluindo o fumo preto está sim relacionado com os carros a diesel

          • unhuzpt says:

            Eu por acaso até sei bem do que falo, ao contrario de si.
            Um carro a gasolina nao faz fumo preto? Basta ter um AFR superior a 11 que além do fumo vai ter a ponta do escape preta.
            Mas quem sou eu para educar outros?
            Apenas faco ecu tuning desde 2002 em carros a gasolina….
            Nem percebo nada de mapas de ignicao, injeccao, compensacoes, multiplicadores, wide bands, egt’s, etc etc etc

          • unhuzpt says:

            Até lhe dou um exemplo pratico;
            Sabe como a malta faz os pops and bangs nos carros, agora tao na moda?
            Mete a primeira coluna do mapa de ignicao (em vacuo) a -6 ou -8 graus de acvanco e no mapa de injeccao duplica/triplica a duracao dos injectores (mais ou menos para 140ms).
            E ai tem os famosos pops e bangs com o escape a dar um tiro e a lancar uma chama de 30 ou 40cm e muito fumo preto a mistura.
            O fumo preto é gasolina ou gasoleo caso nao tenha reparado.
            Fumo branco é maioritariamente agua.

      • Frederico Almeida says:

        Pela sua logica um autocarro da carriz devia fazer mais barulho e fumo do que um ferrari ou um seat ibiza a gasoleo dos antigos com 1000cv….
        Um Volvo B12B pode ter 13 cilindros e 12.000cc (12 litros) com potencias de 400 ou ate 600cv; onde está a nuvem preta de fumo e o barulho imenso do escape?

      • Vitor says:

        Exato, Subaru, M3 , db11() jaguar , Mustang só assim a cabeça, depois temos a categoria dos Ferraris, Lamborghinis e afins

      • Bruno says:

        Os carros para serem vendidos no mercado europeu têm que ser homologados pelos fabricantes e tal como existem regras para os faróis, para as emissões, ou para a segurança, existe para o ruído. E mesmo motores grandes a baixa rotação não fazem assim tanto barulho, e dentro de Paris é zonas rezidenciais o limite de velocidade é 30 km/h.

    • Miguel says:

      Ha motos e motos…
      O problema é que as motos São invisíveis na estrada para maior parte dos condutores.

      Fazer muito barulho é uma maneira de marcar posição na estradas ( porque temos muitos condutores que não sabem o que é um pisca)

      • Marco says:

        E é preciso marcar a posição nas estradas vazias às 3h00 da manhã???
        Querem fazer barulho façam, mas sem exageros…e por a moto a cortar (ou quase) também conta como exagero!

      • Frederico Almeida says:

        Mais um comentatio que nao faz sentido nenhum.
        Querem ser respeitados e diminuir os acidentes?
        Cumpram as regras da estrada, nao ultrapassem pela esquerda e direita de qualquer maneira, nao se metam a frente dos carros nos semaforos, nao andem em excesso de velocidade, etc etc etc

        • Vitor says:

          Frederico o problema não é tudo isso , o problema é que não é só porque te dão a carta que és bom e os acidentes é quase tudo nabos, maior parte das vezes nem é os chicos espertos que têm os acidentes.

      • Frederico Almeida says:

        Pela sua logica qualquer um teria o direito de se “mostrar” na estrada com mais barulho do que o anterior. Mas que ideia sem sentido a sua.

        • Miguel says:

          Desafio te a ires para a estrada 2 messes de moto.
          Uma moto é quase invisível nos espelhos do carro.

          As pessoas que andam de moto, sim metem se a frente nos semáforos, passam pelo meio do trânsito andam mais rápido.
          É verdade.
          Mas qual o problema se não interferem com os carros? Nós de moto saímos mais rápido do semáforo, não vamos ultrapassar e atrapalhar o trânsito.

          O sr sabe que as motos podem ocupar o lugar de um carro de estacionamento certo??
          Queria ver se todas as motos começarem a ocupar um lugar de um carro em Lisboa… Até me ria, ias estacionar o carro em almada

    • José Carlos da Silva says:

      Por favor… Não vamos comprar uma Harley Davidson com uma PCX com uma escape alterado…

  4. Josué says:

    Pôr um radar desses na Ponte Vasco da Gama.

  5. Maria says:

    o meu traseiro também é barulhento por vezes…. também vai pagar multa????

  6. CMatomic says:

    O pior são a motos

  7. hmk says:

    é cada azeiteiro com chunings. pensam que são os velocidade furiosa. era esta lei passar para portugal e aqueles retardados nojentos que não ligam os faróis quando esta nevoeiro

    • fak says:

      é compreensivel… os farois gastam mais gasolina 😛

    • Frederico Almeida says:

      Outro comentario sem sentido….
      Em Portugal, assim como em todos os paises, existme leis para limitar o ruido dos veiculos.
      O que refere sao pessoas que circulam com sistemas de escape ilegais.
      Nao saber a lei e escrever estes comentarios nao abona a seu favor…

      Nao ligam os farois quando esta nevoeiro? LOL
      E os que ligam sem nevoeiro?

  8. Ricardo says:

    Eu, de vez em quando, dou uns traques braulhentos, alguém tem por aí um silenciador?

    • Blackbit says:

      arranjo umas rolhas, servem? 🙂

    • fak says:

      eu arranjo o dildo preto de uns 20 ou mais cm que a gente encontrou dentro de um apartamento que estava fechado à 8 anos, certamente que foi usado já que tem marcas de fluídos, mas nada temas, com um bocadinho de vaselina limpas e lubrificas aquilo e torna-se um silenciador topo de gama, vais deixar de dar traques e passar a dar bufas que vais parecer um carro elétrico.

  9. Paulo says:

    Em Portugal o maior problema são mesmo as motas, demasiado barulho, as vezes um gajo até parece que vai ficar surdo, mas infelizmente a mentalidade dos motoqueiros é quanto mais barulho mais estilo.

    • David Guerreiro says:

      E aquelas aceleras que parecem aspiradores

    • Pedro says:

      Depende das motos se falares dos putos que alteram as 50CC ou 125CC de maneira a fazer um barulho enorme… Não me parece que seja a minha África Twin de origem que te faça esse barulho ou outras motos de amigos que tenho que são motas todas de 600CC para cima
      Agora os azeiteiros que dão um toque no acelerador fazem o cagaril enorme e mandam uma nuvem de fumo que ninguém que vai atrás vê nada

  10. Einstein says:

    Barulhos?

    Bom o barulho que oiço e bastante em sete rios é a cambada de Otários a apitarem feitos tontos/as aquando o sinal ainda está VERMELHO!!!!

    SÓ MESMO EM LISBOA.

    FALTA DE CIVISMO…

    Então as mulhers … é uma mão no telemovel outro no cigarrinho e mesmo assim conseguem BUZINAR!!!

    E eu assim arranco só deipois de 10 segundos quando estiver VERDE 😉

  11. Fr says:

    Há aí muito desportivo de fábrica que fazem muito barulho e mandam peidinhos, têm vidros escurecidos, e xenons que cegam os outros, vamos ver se agora uns são filhos outros enteados.

    • Tiago Afonso says:

      nenhuma palavra nesse comentário faz sentido, mas pronto… cheira-me (e o nick ajuda a isso) que és mais um com um Ibiza do açu FR 1.9TDI PD130 comercial.. ou pior, ainda , o manco 1.4TDI que parece um trator!
      Os carros desportivos modernos costuma ter escapes com valvulas, que so abrem acima de x RPM para facilitar a saida dos gases de escape. E o carros são homologados para isso! se os donos mudam isso, ai é o mesmo problema dos ibizas/civics/120d do costume.
      Em relação aos vidros escurecidos, mesma coisa.
      Xenon igual. aqui chega a ser chato, e concordo que algo devia ser feito. mas há o mesmo problema com o pessoal com farois de halogeneo que têm um dos farois a pontar à lua.

      Resumindo, o problema não é o que os carros fazem quando saem da fabrica, é o que o pessoal faz quando têm os carros. O mesmo para as motas, os escapes hoje em dia cumprem todos a nomra Euro4, que também envolve a componente do ruido, e o pessoal chega ca fora e muda isso.

      BTW: existem escapes aftermarket (tanto para carros como para motas) que cumprem as normas de ruido e são devidamente homologados. Mas muitas vezes depois são alterados para fazerem mais barulho.

  12. MM says:

    Tenho mota e é daquelas que se tira a carta, se for para tirar da rua as 2 tempos que não andam nada mas fazem um basqueiro que se farta ou mesmo 4 tempos com escapes que mais parecem cornetas para ampliar o som acho muito bem, de dia ainda é como o outro… Mas à noite o barulho é demasiado

  13. informado says:

    tem é de multar as motos

  14. EddieEp3 says:

    De tudo o que li, e atenção que a minha opinião vale o que vale, acho que apenas tem estado a ser um medir pilinhas.
    Isto porque o problema do ruído ou é tuning ou são motas (essencialmente)…
    Mais do que uma pessoa tocou nesse conceito que é o civismo, e aí eu digo, não atirem pedras uns ao outros porque cada um de nós (e eu não sou melhor que ninguém) à sua maneira diariamente, semanalmente, mensalmente seja lá quando for viola o conceito de civismo até em coisas pequenas justificadas com a própria razão.
    Eu não defendo que toda a gente ande de linha directa com panela de rendimento a fazer barulho. Mas também acho mal impor limites de ruído sendo que alguns de nós gostam de carros desportivos, e que além do mais já vêm com limite de dB de livrete e que só espero que tenham isso em linha de conta. Até porque, todos nós pagamos IUC por isso vamos lá a ver se os nossos dirigentes não se põe a inventar.

  15. Ricardo Silva says:

    Metam mas é os Radares na pista dos Aeroportos.. aí sim é sempre a faturar.

  16. Vitor says:

    Quando se trata de automóveis e assuntos ligados a eles, o zé tuga vem para aqui abrir a goela como se fossem injetores porque nas suas pequenas cabecinhas são os supra sumos dos carros….vocês escrevem pouco mas só escrevem asneiras. Trabalhai e quanto mais silencio melhor.

  17. Vitor says:

    Quando se trata de automóveis e assuntos ligados a eles, o zé tuga vem para aqui abrir a goela como se fossem injetores porque nas suas pequenas cabecinhas são os supra sumos dos carros….vocês escrevem pouco mas só escrevem asneiras. Trabalhai e quanto mais silencio melhor.

  18. Tiago Mendes says:

    O mundo está totalmente perdido agora já não podem ter gosto pelo tuning pela modificação automel porque incomoda pessoas.. Existem pessoas que nem mereciam existir neste mundo como aquelas que metem fogo e matam por gosto e ficam preocupados com uns zes quiaquer que são adeptos de automoveis e gostam de brincar com eles… Em vez de descobrirem maneiras novas de parar com os incêndios.. Sigam o exemplo dos estados unidos lá ninguém é proibido de fazer modificações no carro.. Ate existem encontros dedicados a isso.. Em Portugal se existisse um encontro desses metade nem aparecia porque a polícia iria estar a saída a multar quem tem modificações… Quando a maior parte das vezes eles sao os que mais fazem modificaçoes nos carro pois eles são a lei quem é que os vai proibir.. Realmente este mundo devia de acabar o ser humano só pensa no próprio humbigo e no dinheiro mais nada.. Se eu tou bem que se lixe o resto.. Desgraça mesmo

    • Jaime Macedo says:

      Se o Tiago tivesse uma pessoa acamada durante meses em fase terminal, a precisar de sossego, e lá fora a chungaria a entreter-se ruidosamente com os seus carros e colunas e subwoofers no máximo, talvez começasse a perceber o outro lado, o lado das vítimas. São esses que o Tiago defende que só pensam no seu umbigo, não os que precisam de silêncio. O silêncio não afeta ninguém. Há um ditado que diz “Quanto mais vazia a carroça, mais barulho faz”. Os chungas têm horror ao silêncio, pois assim já não dão nas vistas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.