Carros autónomos da Waymo são atraídos para uma rua sem saída e Google não sabe porquê
A condução autónoma é cada vez mais um tema presente no dia a dia e a Google é das empresas que mais está a investir nesta área. Sob a empresa Waymo, tenta criar soluções para o futuro próximo.
Com testes reais a decorrer em cidades dos EUA, muita aprendizagem está a ser feita e muita informação essencial está a ser recolhida. Há ainda algumas situações estranhas a acontecer, como a mais recente, que leva os carros da Waymo a serem encaminhados para uma rua sem saída sem qualquer razão aparente.
Os planos da Google e da Waymo para a criação de uma frota de carros autónomos são muito grandes. A gigante das pesquisas e a sua subsidiária querem criar a tecnologia necessária para ter carros que se conduzem de forma automática e sem qualquer intervenção humana.
Estes devem ter a capacidade de gerir não apenas as suas funções básicas, mas também conduzir-se para os locais pré-destinados. Na cidade de São Francisco, onde estes testes decorrem, foi agora encontrada uma situação anormal. Os carros da Waymo estão a ser todos encaminhados para uma rua sem saída.
Não existe ainda uma razão, mas do que é descrito os carros autónomos da Google confluem para esta rua, que percorrem até terem de fazer uma inversão de marcha. Não é um local onde seja lógico entrarem, até porque não existe nada que os leve a entrar nessa rua.
Os residentes relataram que chegam a afluir a essa rua mais de 50 carros da Waymo ao longo de um dia. A cada 5 minutos é normal verem ali chegar um carro, entrar na rua e fazer uma inversão de marcha.
Este cenário anormal parece estar a acontecer há já várias semanas e não está associado ao serviço de transporte de passageiros que a Waymo tem já disponível nessa cidade. A empresa e a Google estão já a avaliar esta situação e vão certamente ajustar os seus algoritmos para a evitar.
Esta é uma situação anormal e até agora sem uma explicação lógica. A falha deverá estar associada a qualquer elemento da inteligência que gere estes carros e que terá encontrado uma situação que não consegue resolver, optando por algo simples.
Este artigo tem mais de um ano
A primeira ideia que me veio à cabeça ao ler o artigo… Mão de Programador / hacker infiltrado na rede deles…
Aliens?
“e Google não sabe porquê”, de onde foram buscar isso?
Estava a pensar no mesmo. Lá porque a google/Waymo ainda não respondeu aos media, não quer dizer que não saibam a razão. Podem não querer revelar o que causa este bug.
Curiosidade da IA. (Brincadeira, porque ainda estamos longe disso.)
Claro que sabem porquê. Eles são estúpidos mas não assim tanto. Claramente é um bug que não querem admitir.
É amor.
Gravity…. interstellar
Carros autonomos… depois dizem que são inteligentes… nem ler os sinais sabem…