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Carro mais vendido na Europa em 2024: Tesla perde relevância e Dacia domina o mercado

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. nhecos says:

    “Great news!”

  2. JL says:

    Indicação que houve perda de compra. Tesla afundou, tal como a Toyota que andou sempre nos primeiros lugares, bastou um ano…..

  3. LJ says:

    Mais acessível , crises económicas , etc etc

  4. Rui says:

    Más notícias para os donos dos carros a pilhas!
    Mas que forretas e sem cuidado pelo ambiente, preferem gastar 15.000€ num Dacia que 40 a 50.000€ num carro “amigo” do ambiente! Quem diria.

    Eu não estava nada à espera disto!
    E agora que fazem os donos de carros eléctricos quando quiserem trocar de carro? Fazem uma doação a uma instituição de caridade?

    Quem aposta só em carros eléctricos vai passar por muitos maus momentos!!!!! E rezem para que a energia não volte a disparar (não basta o valor da energia, o grosso da energia eléctrica é gerado por reatores nucleares e centrais a gás……….)

    • JL says:

      Não está ali nenhum carro a pilhas, e a marca que os tem está em último.

      Já agora porque haviam de trocar ? Já que são os clientes mais fiéis às marcas.

    • Caneleiras de Gesso says:

      +1

    • RICARDO says:

      Amigo reze para que não haja guerra no médio oriente porque eu tenho painéis solares e carro elétrico… Não leva boleia pois não dou…

    • says:

      É mesmo. Quando a energia disparou de preço andava tudo aflito que não conseguir encher o depósito de gasolina ou gasóleo.
      E, por acaso, ainda esta semana foi noticiado que já mais de metade na energia elétrica produzida na UE é de fontes renováveis. Não fossem as energia renováveis, quanto estaríamos a pagar pelo KW/h agora? E quanto estaríamos a pagar (ainda mais) em termos ambientais?
      E não, não tenho carro elétrico nem estou a pensar trocar de carro num futuro próximo, mas há que ter mente aberta e não ser Velho do Restelo.

      • PTO says:

        Eu nunca andei aflito, o meu Toyota era atestado sempre que fosse preciso e antes de sequer chegar à reserva. Isso de generalizar corre sempre mal.

      • Yamahia says:

        @Zé, deixa de papar “grups”, as “energias verdes” estão muiiiiiiito, mas muito mais caras que as tradicionais:
        https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=IxAiM9
        E quem acaba por pagar o sonho molhado somos todos nós, seja de forma directa ou indirecta.

        Quanto à produção, é ires consulado o mapa abaixo:
        https://app.electricitymaps.com/map
        Notar que a maior macha verde no centro da Europa é energia nuclear que de verde não tem nada.

        • JL says:

          Então e os subsídios nos combustíveis ? Não contam ?

          https ://www.publico.pt/2024/05/21/politica/noticia/uniao-europeia-gasta-359-mil-milhoes-ano-subsidios-combustiveis-fosseis-2091239

          • Yamahia says:

            Nem vou abrir. Subsídios a fósseis na UE é só para produção de elelectricidade.
            Para combustíveis rodoviários, é o oposto, taxam pela medida grande. Em regra sempre mais do dobro do custo e todas as outras despesas. associadas aos mesmos. Aliás, tirando o tabaco, não estou a ver nada com tanta carga fiscal em cima, nem o cognac!

          • JL says:

            Sim, subsideos esses também usados na produção e distribuição de combustíveis.

            A eletricidade também tem taxas e impostos e não são nada baixos.

            https://multimedia.expresso.pt/059_taxas_preco_eletricidade/

          • Yamahia says:

            Taxa de acesso às redes? Isso está bem expresso no filme do report da TVI mais acima. Não há bicas grátis.
            Mesmo assim ainda está baixo atendendo ao que estamos a pagar aos produtores do solar, 0,35 o kWh.
            A pancada maior ainda deve estar para chegar.

          • JL says:

            E sabe porque a aumentaram ?

            A alguns produtores, isso está a acabar, eram os contratos bonificados que entretanto acabam.

            Sim, vai ficar pior, pelo menos quando avançarem para soluções que gastam muito mais como você gosta.

        • Gabriel says:

          Muito mais caras? Eu desde que coloquei painéis solares de mais caro não tem nada tem de muitoooo mais barato

    • Cenas+e+coisas says:

      nossa, isso anda mal, a maria nao deixa e’?

      Uma guerra a preparar-se para acontecer no medio oriente de onde vem um grande percentagem do pertroleo e por consequencia combustivel, e tu preocupado com as pilhas.

  5. ZeColmeia says:

    A bem dizer, Dacia Sandero é que domina mercado, mas a VW é que mais vende (Golf + T-Roc), seguida da Toyota, olhando apenas para o Top10

  6. says:

    Não podemos tirar grandes conclusões apenas destes dados.
    Por um lado, podemos dizer que o mais vendido foi um carro “barato” e que haverá falta de poder de compra. Mas também podemos pensar se não será por as pessoas darem menos valor ao carro, comprar algo mais acessível porque “chega bem” e pensarem que não há necessidade de gastar tanto dinheiro num carro, libertando fundos para outras coisas.

    • Vítor M. says:

      Já não é só a questão do mais barato (embora o preço seja o fator dominante).

      O mercado, com incidência no empresarial, está a reposicionar a sua procura. Há um crescimento do bi-fuel, dos híbridos, ocupando o espaço deixado pelo diesel. Estou expectante quanto à curva de crescimento dos elétricos. Já a vi com mais vigor. A Tesla está a sentir os efeitos normais de uma marca que já tem concorrência com tanta ou mais tecnologia, com preços até melhores. O conceito parece-me gasto e agora os próprios empresários que apostaram no carro estão já a trocar 4 anos depois. E pelo que tenho conversado com alguns… a aposta já não será de novo na Tesla.

      Contudo, fica a ressalva, a marca continua a ter um bom número de fiéis clientes e isso continua a pressionar o próprio mercado. Eles são responsáveis pelo que hoje temos de impulso dos elétricos na Europa.

      • says:

        O mercado empresarial está cada vez mais virado para renting, aluguer operacional e outras soluções “a prazo” normalmente com prazos de 3 a 5 anos. Ao fim desse tempo, vem outro.
        Dado relevante é a Toyota continuar perdida. Uma empresa icónica no nosso país e que sempre esteve nos lugares da frente, tem andado um pouco às aranhas nos últimos anos.

        • PTO says:

          A Toyota perdida? Foi a marca que ficou em 2º lugar de vandas na Europa em 2023 e a que ficou em 1º lugar de vendas a nível mundial, com quase mais 4 milhões de unidades vendidas que a marca que ficou em 2º lugar. Se isso é andar perdida, vou ali e venho já.

          • JL says:

            Na Europa a Toyota ficou em primeiro no ano passado, a Tesla só obteve o primeiro lugar do módulo mais vendido.

            Pelo andar da carruagem, este ano vai para o meio da tabela, apenas em 1 ano.

    • MataPorcosDoPonjab says:

      No meu caso é mais o “chega bem” tenho um seat a diesel do ano 2000, com 400K km, mas agora tenho que o trocar e estou a pensar num carro o mais barato possível, provavelmente usado, para fazer 30km por dia chega e sobra, se precisar de fazer uma viagem maior… alugo. Não estou para empatar muito dinheiro em ferrugem.

      • B@rão Vermelho says:

        Tens o perfil ideal para teres um VE, o problema é o preço 🙂
        És como eu, comprar carro é um “mal” necessário vamos tentar perder o mínimo dinheiro possível e utilizar o carro até ao limite.

        • says:

          B@rão Vermelho: O problema não é o preço de compra do carro. Nós em Portugal é que temos pouco dinheiro.

          • IrÓcuMata says:

            Por acaso tenho dinheiro para comprar um carro a pronto até 30k, não mais porque também quero comprar um apartamento, mas na verdade não estou disposto a gastar esse dinheiro em carros, na verdade para as minhas necessidades não estou disposto a gastar mais que 10k, vou optar por um carro simples usado, muita mecânica e pouca electrónica, assim eu mesmo posso fazer a manutenção.

      • says:

        Eu neste momento não estou a pensar muito trocar de carro, mas já fiz o exercício mental e, se fosse o caso de ir para novo, talvez fosse o AMI (OK, não é um carro) ou o Dacia Spring. Se um Dacia Spring durar 10 anos com as baterias a 70/80%, não preciso de mais e poupo umas lecas em combustível.
        Um dos grandes senãos do AMI é mesmo não poder circular em AE, o que nem sempre é fácil pois em vários locais do país espetaram com ICs e AEs em cima de troços das estradas nacionais.
        Mas para já, estou servido e espero ter carro sem grandes problemas para mais 10 anos. A mim pessoalmente não faz confusão nenhuma, mas não deixa de ser um dado triste quando o tuga pensa ter o mesmo carro mais de 20 anos. Para mim é um mal necessário e qualquer dia até arranjo a vida para a não ter carro. Não vivo numa cidade grande, mas se vivesse, certamente que não tinha. É mesmo o mal aqui de tudo ficar a 5/10 kms de casa e transportes públicos serem fraquinhos, mas também não estou à espera de ter autocarro para meia dúzia de pessoas. Mas também dá para ir de bicicleta 😀

  7. Rui says:

    Perde relevância mas continua a ser o unico carro acima de 40mil € que está no top 10 todos os outros são bem mais baratos

  8. Vortex says:

    Quem diria que um produto mais barato vende mais…

  9. Yamahia says:

    “Na vice-liderança ficou o VW Golf. Conseguiu 126.993 unidades”
    Um modelo com praticamente meio século de mercado, cuja última versão já data de há 5 anos. Tb não deixa de ser impressionante

  10. TugAzeiteiro says:

    Eu só não sei é como é que as vendas não cairam ainda mais na Europa… ao preço que os carros estão é só ridículo que ainda se vendam carros, novos ou usados! Já os EUA estão com o mesmo problema… só que lá os stands estão mesmo com problemas sérios de carros novos sem venda… e já há layoffs, tudo isto porque segundo eles o preço dos carros tem que descer 30 a 40%. Por cá achamos normal um simples Honda Jazz custar a partir de 29mil Eur. ou um Yaris começar nos 23mil Eur. Ainda sou do tempo em que com esse valor se comprava um carro de segmento C ou D… e os ordenados não subiram assim tanto!

  11. ElectroescadaS says:

    Até estou admirado a Dacia quando criou o modelo a “pilhas” não ter usado o “Sandero” como modelo base mas preferiu criar um Mini Stepway…

    • says:

      Não o acho feio, mas nunca estive sentado num nem olhei bem para a coisa. Daquilo que vi, podia ter um pouco mais de autonomia, mas não sei se há modelos com autonomias diferentes. Mas podiam ser mais arrojados no design. Dou como exemplo o AMI, ou Smart Fortwo que, para o mal ou para o bem, saíram do “conforto” de desenhar um carro aborrecido.

  12. VapokaFP says:

    Dacia > Tesla

  13. VitorPT says:

    É o mais vendido, porque quase todos nos carros mais baratos dos TVDE são Dacia.

  14. Eugenio Figueiredo says:

    É incrivel ser a Dacia a subir à liderança quando as opinioes negativas e a falta de assistencia tecnica sobre os carros está patente não apenas nas redes sociais, basta ver os grupos Dacia no Facebook bem como nos partais de queixa e reclamação. Tenho um Jogger com 30 mil km 1 ano e depois de 32 dias a espera, trocaram, turbo, arcondicionado, motor de arranque e caixa de velocidades. Mas não terminou aí, estou à espera que os engenheiros da marca venham fazer uma avaliação tecnica ao carro. Quando é uma hia pergunta. Duvida mande um email e lhe conto a saga toda registada minunciosamete. Meu proximo passo é a Justiça (se é que existe em Portugal)

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