Carro elétrico: 16 dos 20 modelos mais vendidos do mundo são chineses
Os veículos elétricos estão em crescimento, ainda que a evolução não esteja a acontecer conforme esperado pelas marcas. Indo ao encontro de uma tendência que temos, também, acompanhado, 16 dos 20 modelos mais vendidos em todo o mundo foram chineses, nos primeiros seis meses de 2024.
Conforme publicado na Autovista24, com quase 1,5 milhões de unidades vendidas em junho de 2024, os registos globais de carros elétricos aumentaram 15% relativamente ao ano anterior:
- As vendas de veículos elétricos a bateria aumentaram apenas 4% em comparação com junho de 2023;
- As entregas de híbridos plug-in aumentaram 41%.
Combinados, estes dois grupos motopropulsores representaram 22% do mercado automóvel global em junho, com os elétricos a bateria a representarem 14%. A tecnologia totalmente elétrica foi responsável por 63% dos registos de elétricos, o que significa que a quota entre janeiro e junho manteve-se em 64%.
No primeiro semestre do ano, os carros elétricos representaram 18% de todos os registos em todo o mundo, com os modelos totalmente elétricos a representarem 12%.
O Tesla Model Y e o BYD Song ocuparam os lugares cimeiros, com o Tesla Model 3 a beneficiar do seu pico no final do trimestre para ficar em terceiro lugar, à frente do BYD Qin Plus. Dos 20 modelos de carros elétricos mais vendidos em todo o mundo, 16 são assinados por marcas chinesas.
Segundo os dois analistas, o alinhamento dos três primeiros lugares replica os resultados do ano inteiro de 2023 e 2022. Na sua perspetiva, parece improvável que haja mais alterações até ao final do ano e, por conseguinte, é provável que 2024 seja o terceiro ano consecutivo com a mesma classificação.
Atualmente, o top 20 global inclui cinco modelos dos segmentos A e B, bem como dos segmentos E e F. Com o Changan Lumin em 20.º e o Zeekr 001 em 21.º, "a balança poderá pender a favor dos modelos maiores".
A análise das tendências globais foi feita por José Pontes, diretor de dados da EV Volumes, e pelo editor da Autovista24, Tom Geggus. Mais dados disponíveis aqui.
Leia também:
obviamente não podemos inferir por estes dados, mas é um reflexo do mercado dos eletricos ser dominado pelo mercado chinês. Gostava de ver resultados por regiões
Como não estava fácil para a China se impor no mercado automóvel mundial, face à concorrência “ocidental” (Europa, EUA, Japão e Coreia do Sul), toca a impor uma nova tecnologia, onde já consegue medir forças. Enquanto isso, vamos ver a indústria Europeia a ser gravemente lesada e alguns dos nossos a aplaudir, porque ter um elétrico é fixe (sou um tipo moderno). Vão ter o que merecem.
A China não impôs os carros elétricos, antecipou-se sim às novas necessidades ditadas pelas alterações climáticas.
Quanta a industria europeia ou ocidental ela andou a dormir (com exceção da Tesla) e agora esta a tentar apanhar o comboio que já saiu da estação.
Enquanto o mundo ocidental continuar a apostar em veículos caros (acima dos 30k€) para maximizar os lucros e não difundir os BEV’s juntos dos consumidores, vamos continuar a ter os fabricantes chineses nos lugares cimeiros da produção de automóveis de nova geração e com preços bem mais acessíveis (e não creio que seja só à custo dos subsidios do estado…) do que os ocidentais.
Quem sofre é o consumidor ocidental que até queria comprar um BEV mas com a oferta existente e que continua cara vê-se obrigado a continuar a comprar os ICE e manter os status quo dos fabricantes tradicionais.
Já temos a maior parte dos eletrodomésticos, telemóveis e outros gadget feitos na China pelo que a produção de carros não me estranha nada, até fomos nós que ajudamos a montar as fabricas por lá.
A BMW, já começa a colocar as garras de fora, vamos ver qual das tecnologias vai ” vencer: ainda acho cedo dizer que os VE são a solução ou o futuro, pelo menos com a tecnologia de hoje.
A China tem mão de obra barata, e isso ajuda no preço final, e também ajuda ser um país nada democrático.
Eu ainda olho para os carros “Xineses” com desconfiança.
Uma coisa e ser feito na China com controle de qualidade Chinês, outra coisa e ser feito na China e Controle de qualidade ocidental
A BMW está na China e faz parcerias com empresas de chinesas a considerável tempo.
Lusitano, dizes que a China impôs uma nova tecnologia? Essa é nova, põe lá as fontes , artigos, links que mostrem a China impor os carros elétricos.
Se é só por ser fixe então porque diz que são imposição? Já agora qual é o seu ?
@Lusitano, correcto!
Concordo. Para competir no mercado, fez a inovar. Não em todos os aspectos, mas em parte, o fez.
Lusitano, os tuga por tostão e meio, vendem-se. Já devias saber disso
Qualquer coisa: 18 ou 19 dos 20 modelos mais vendidos são chineses
Não admira, a China tb é o maior consumidor de EV’s e em boa parte PHEV’s que são carros a combustão na mesma!
Sério ? pensava que eram híbridos. LOL
Nunca ouviste dizer que a merx@ é a mesma, apenas o cheiro é que é diferente? Ao menos com um hibrido não tens que estar 1 hora a espera que o carro carregue ou em longas viagens não tens que fazer varias paragens sem sentido…
Não, não ouvi, então como carrega o híbrido ? Com sonhos e esperanças ?
As paragens não são sem sentido, são idênticas as que se faz com um plugin, senão não compravam plugin , que até são bem mais caros que os outros e mesmo assim nunca compensam.
Os PHEV’S não se fizeram para serem carregados com electricidade. Mas sim para terem acesso aos subsídios elektros.
Os próprios carros colheram os dados e a UE analisou-os concluindo que devido ao peso extra andam a consumir mais combustível
e por consequência a emitir mais CO2 que o equivalente puro a combustão interna.
Adicionalmente gastam mais pneu o que agrava ainda mais o problema.
Apesar disso há Países que continuam a papar o isco e mantêm os subsídios.
Tanto fizeram que se não forem gastam bem mais só para manter a bateria híbrida.
Mas não é para terem direito, tanto que já não têm.
Então e os diesel, não era para terem subsídios ?
Phev são para carregar, senão não fazem sentido.
Claro que têm. No PT das bananas desconta muita coisa num PHEV. Basta que a autonomia esteja homologada para um mínimo de 50 kms mas que na realidade só anda 10 kms em AE:
-75% desconto no ISV (se só o andar 500 metros não há grd problema, ainda assim pode descontar 40%)
Além disso, redução no IUC, não paga IVA na compra Leasing, beneficia de taxas reduzidas na tributação autónoma e podem deduzir no IRC a desvalorização do carro até ao montante de 50.000.
Isto tudo e ainda andam aí a prejudicar mais o ambiente que um puro ICE qd em circulação, nem sendo necessário entrar em linha de conta com quanto poluíram a mais no acto da produção por causa das baterias. É tão evidente que só não vê quem não quer ver!
O que desconta muita coisa ? mais que um diesel descontava ?
Os phev não são para andar em modo ev em AE, onde viu esse disparate ?
O iuc é igual aos outros, depende das emissões.
Curioso, têm os mesmos benefícios que os diesel tinham até há uns anos atrás.
O Diesel nc ISV. Onde foi buscar essa ideia? E Sempre pagou o IUC e bem acima dos outros por causa da maior C.C. .
Qua raio de argumentos!
Leia novamente.
Errado, sempre pagou menos que os a gasolina.
Não pagou nada menos. O Diesel tradicionalmente sp pagou mais ISV e IUC que os gasosas. Salvo raras excepções de gasosas de alta cilindrada, mas estes eram a excepção e não a regra!
Pagou e paga, ainda me lembro do meu diesel pagar apenas 9 euros, quando um a gasolina pagava 4 vezes mais.
É fazer a simulação
CARROS NOVOS
Gasolina até 1250 CC – 111€
Gasóleo de 1751CC a 2500cc 241€
CARROS ANTIGOS
Gasolina até 1000 CC – 19€
Gasóleo de 1501CC a 2000cc 46€
https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc/
Não custa nada @JL
Mas a grande pancada era exactamente no ISV. Em ambos os casos, a causa maior é a cilindrada!
Já o tinha feito, pagam menos para as mesmas características, não sei porque está a meter tanta diferença na cilindrada.
Um híbrido é um ICE, quando é preciso circula com o motor de combustão, não ficando limitado á ansiedade da autonomia do BEV.
É claro para os manipuladores de opinião e políticos convém dizer que é um eléctrico.
Ah, já agora, os híbridos também vão dar jeito á comissão europeia daqui a uns tempos.
Quem diz que é um elétrico? aqueles que não entende nada de automóveis ?
Vamos lá a perceber uma coisa. A China tem 1.4 mil milhões de pessoas. Bem mais que UE e USA juntos. É normal só pela força dos números serem lideres em muita coisa. E como têm mão de obra mais barata, fazem os carros mais baratos. Os chineses e se calhar boa parte dos outros também.
Mas há uma coisa que muita gente se esquece. A China tem vindo ao longo de muitos anos a alargar a sua influência nos países em desenvolvimento. Na América do Sul, em África, na Índia. Enquanto que os USA e a UE (e outros ) ainda andam cheios de tiques imperialistas. Claro que a China não é nenhum arauto de benevolência, mas se até em Portugal já são donos da EDP (por exemplo)…
A china não é só uma ditadura, que parece ficar esquecido por pessoas com memória seletiva, mas a china também tem forte tiques imperialistas, ou o que se passa no Mar do Sul da China também fica esquecido juntamente com a china ir às compras comprar tudo e mais alguma coisa para controlar, utilizou um de muitos exemplos, EDP. Se gosta de acusar os EUA e UE. de ser imperialistas, não esqueça que a china já pertence ao clube.
O que se passa no mar do sul acontece porque Taiwan é um estado separatista. Não tem nada a ver com imperialismo. E a China não comprou a EDP, estes podem ser os maiores accionistas, no entanto, estes nem 1/4 das acções possuem. E ter participações em empresas estrangeiras não é imperialismo.
Não te esqueças da desavença com as Filipinas, não é só com Taiwan
A desavença com a Filipinas têm a ver com terrenos em disputa, que também incluem o Vietname, Malásia e Brunei. Não é equiparável a imperialismo. Quando vires a China a invadir um país, falaremos sobre imperialismo.
A desavença com as Filipinas têm a ver com disputas territoriais que incluem outro países, Vietname, Brunei e Malásia. Não têm a ver com imperialismo.
A desavença com as Filipinas, deve-se a àreas em disputa que estão envolvidos mais países, Vietname, Brunei e Malásia. Não têm nada a ver com imperialismo.
Portanto quando é A UE ou os USA a defender os seus interesses noutros países chama-lhe tiques imperialistas, quando é a China a cobrar pelas estradas e outras infraestruturas em África chama-lhe influência…OK!
Sim, leste bem. Vai dar mais ao menos ao mesmo na verdade.
Ao dizer que os EUA e a UA têm tiques imperialistas, estou a querer dizer que têm a p*** da mania mas que são, em boa parte totalmente inconsequentes.
A China não. A China não espera que lhes venham fazer vénias nem com falinhas mansas. Entra à bruta, seja com pressão económica, dinheiro, inundando o mercado ou coisas piores… mas dá perceção (falsa, atenção) de tratar os parceiros mais pobres de igual para igual.
Ambas as táticas são más, mas pelo menos a China consegue resultados para si, coisas que USA e UE já foi tempo e ainda não conseguiram perceber que já ninguém lhes bate pala.
As vendas dos Teslas estão a cair a pique.
Onde ?
#googleit
Onde ?
Isso são notícias antigas. A Tesla já faliu
Caso não saibas a Tesla pode vender carros a preço de custo, tem outro tipo de receitas que não a venda de carros.
Na construção de VEs a China supera os EUA. Os teslas construidos na China são muito melhores que os feito nos EUA. Tendo isto em conta é natural que os VEs chineses vendam muito mais pois os americanos tendem em cortar cantos ou seja os americanos fazem VEs às 3 pancadas.
Ora vá ler sobre o conceito de cha bu duo
deixo aqui um link mas meta no google e pesquise à vontade
https://www.sourcingallies.com/blog/cha-bu-duo
a mim diz-me tudo sobre os standards de qualidade chineses, não quer dizer que seja em tudo, agora dizer que os americanos ou os alemães fabriquem com pior qualidade que os chineses é um erro muito grosseiro
Estamos a falar de VEs mas reconheço que no resto são piores que os americanos e alemães.
Não conhecia esse conceito.
Obrigado pela partilha.
A China é uma grande nação, e sempre foi, quando Portugal era a 9a maior economia do mundo, no sec 17, já o Dinastia Qing (China) era a maior.
Em muitos aspectos é perfeita, mas a nível político é uma ditadura. Ao fim de 30 anos de capitalismo económico, continua numa visão fechada sobre os direitos dos seus cidadãos. Para mim é um mistério como tudo aquilo se aguenta.