Carro Casa faz 3 mil quilómetros só com energia solar
Mais que os carros ligeiros a mudar o aspeto das nossas estradas, irão aparecer outros veículos que deixarão os combustíveis fósseis para adotar a energia elétrica. Neste caso em particular é uma espécie de autocaravana, mas adaptada para fornecer uma estrutura ampla que acomodasse painéis solares para produzir energia solar.
Este carro casa solar projetado e construído por estudantes, conseguiu completar uma jornada de 3.000 km pela Europa.
3 mil quilómetros com energia solar
Vinte e dois alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven projetaram um carro, que é uma casa, para sair estrada fora numa aventura sustentável. O carro, que se chama Stella Vita, rodou durante um mês pela Europa e todos os momentos foram partilhados por quem usufruiu, seguramente, de uma experiência incrível.
A equipa começou a viagem na Holanda para chegar a Tarifa, uma cidade na província espanhola de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, a cidade mais a sul de Espanha.
Os estudantes fizeram 13 paragens durante a viagem - Eindhoven, Zolder, Bruxelas, Paris, Le Mans, île de ré, Bordéus, Biarritz, Saragoça, Toledo, Madrid, Córdoba e Tarifa - onde partilharam a sua missão sustentável com os governos locais, universidades e o público em geral.
Com a nossa casa autossuficiente sobre rodas, mostramos que podemos viver e conduzir com a energia do sol.
Queremos inspirar o mercado e a sociedade de hoje a acelerar a transição para um futuro sustentável. Visitaremos várias empresas, universidades e instituições públicas. Além disso, também visitaremos muitos lugares bonitos para mostrar o futuro das viagens.
Depois de um início difícil devido a um problema elétrico desconhecido, Stella Vita e os estudantes dirigiram-se para Bruxelas. Aí visitaram o Parlamento Europeu para discutir a sustentabilidade com o MPE Tom Berendsen.
A equipa foi também convidada para visitar a ASOM, uma plataforma cooperativa europeia para estabelecer e promover a indústria da mobilidade solar.
Um projeto sustentável para influenciar novos veículos
Conforme é referido no seu diário de viagem, durante a etapa francesa da viagem, a equipa participou num evento na embaixada holandesa em Paris para falar sobre a importância da inovação aberta.
Visitaram também o centro de design da Renault para discutir como a mobilidade pode desempenhar um papel num futuro sustentável.
Em Bordéus, os estudantes deram uma palestra aos residentes para lhes falar da sua missão.
Depois de deixar a França, a Stella Vita dirigiu-se para Saragoça, Espanha. Os estudantes organizaram um evento sobre como a mobilidade se enquadra num futuro sustentável, e visitaram a Universidade para falar com professores e estudantes.
A 7 de outubro, a equipa chegou a Madrid e visitou a embaixada holandesa, bem como duas universidades técnicas.
Finalmente, a 15 de outubro, o Stella Vita alcançou a linha de chegada em Tarifa, completando a viagem e os 3.000 km alimentados exclusivamente por energia solar.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Meter painéis solares para carregar carros é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço. E ainda por cima o carro tem de ficar parado no sítio do painel.
É ??? então porque ?
Eu carrego quando estou por casa, nos últimos meses fiz quase 10 mil kms só com energia vinda do solar.
Meter painéis em cima da viatura para ela andar, isso sim, porque área é pequena e a orientação não é a melhor.