Carregar um elétrico no tempo de reabastecer um carro a combustão? Chineses estão perto!
Além da autonomia, também o tempo de carregamento é apontado como um entrave aos carros elétricos, por ser comparado ao tempo que um carro movido a gasolina ou gasóleo demora a ser atestado. Ora, uma empresa chinesa conseguiu esbater significativamente essa diferença.
Uma fabricante chinesa mostrou que conseguiu atingir capacidades de carregamento rápido singulares, deixando a indústria perplexa. Numa série de vídeos publicados nas redes sociais chinesas, a Li Auto mostrou o quão rápido poderá ser carregado o seu próximo lançamento.
Pelo que é revelado, a fabricante carregou a bateria de 100 kWh do seu modelo MEGA de 10 a 80% em 10 minutos.
Estes números representam um recorde verdadeiramente impressionante, num teste em que a proposta da Li Auto atingiu uma potência máxima de carregamento de quase 522 kW, e quebrou o recorde estabelecido pelo Xpeng G9 de 445 kW.
Para referência, a potência de carga da geração atual do Porsche Taycan é de 270 kW, ao passo que a próxima será de 300 kW.
Conforme partilhado, o carro elétrico mantém uma potência acima de 40 kW até aos 60% de carga, passando para 315kW entre os 60 e 80%.
Para o teste, a Li Auto utilizou um supercharger de design próprio: durante o carregamento, a corrente pode chegar a 711,6 amperes. Até agora, o carregador mais rápido era um desenhado pela Huawei, que atinge 600 kW e 600 amperes.
O segredo para isto reside na bateria usada no elétrico da Li Auto. Segundo a fabricante, o pack CATL Kirin consegue recuperar 500 km de autonomia em apenas 12 minutos.
Além de tudo isto, a bateria foi projetada para que o calor gerado não afete a sua vida útil, mesmo utilizando essas potências regularmente. Isto, graças a um sofisticado sistema de refrigeração líquida.
Problemas todos resolvidos, aí está a bateria perfeita……, nem mexam mais que podem estragar essa evolução épica…., agora e só investir nesse carregador, deve ser barato como o habitual….
Sabes o que é 711,6 amperes. ou 600 kW?
Só de pensar numa pequena falha de segurança a essa amperagem até os meus ossos tremem…
O pessoal começa a lidar com amperagens que faz lembrar o filme do regresso ao passado.
Isso é praticamente inviável em maior parte dos países colocar carregadores com esses requisitos em grande escala.
E porque havia de lhe tremer os ossos ? quando passa por um PT de 2 MW também treme ?
Inviavel porquê ? a por cá existem dezenas de locais com muito mais potência instala para carregar veiculos, a tesla tem 2 por cá de 3.6 MW ou 3600 MW.
Quando passas junto a um PT de 2MW não estás a manipular nenhum cabo de carregamento com uma ficha na extremidade, por isso a analogia não é feliz/adequada
E desde quando o cabo está com energia quando está a ser manipulado ?
Comparações infelizes dão nisto.
O mundo perfeito e idílico que apregoas não existe, as coisas acontecem, desde o mau uso, a avarias nos equipamentos , a um cabo degradado por qualquer motivo, a uma ficha danificada, por isso sim, concordo que se trata de potências exageradamente altas para o tipo de utilização que lhes será atribuído.
Em todo o caso esquece, não pretendo voltar a tentar argumentar contigo, sempre que o tentei fazes-te, no mínimo, de sonso.
Sabe que seguranças tem o posto para isso ?
Quem está apregoar um mundo de terror é você, deve ter apanhado um choque e ficou assim.
Além disso sabe que existe isolamento entre a rede e os cabos de carga?
Isso, não vale a pena já que não entende nada do assunto.
O que eles não dizem é que os carregamentos rápidos diminuem o tempo útil das baterias .
«Além de tudo isto, a bateria foi projetada para que o calor gerado não afete a sua vida útil, mesmo utilizando essas potências regularmente. Isto, graças a um sofisticado sistema de refrigeração líquida.»
Está mesmo no ultimo parágrafo…
É o que dá comentar sem ler tudo…
Ninguém é obrigado a utilizar sempre a potência máxima de carregamento.
Boa tarde.
Segundo este site https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-diario/ o consumo de pico em Portugal no dia 23/10/2023 foi de 7 196 Mw com estes carregamentos de 522 kW = 0,522Mw se em Portugal ninguém gastar energia nenhuma é possível carregar 13785 veículos simultaneamente.
Ainda bem que todos dizem que as redes energéticas globais estão preparadas para a massificação de veículos elétricos.
bom comentário 🙂
Não estão preparadas para amanha passarem todos a elétricos tal como não estavam preparadas à 100 anos atras para todos terem eletricidade em casa imagina só hoje em dia toda a gente tem, a rede aumentou gradualmente tal como vai acontecer com os elétricos à medida que vão aparecendo mais a rede vai melhorando vocês falam como se amanha de manha toda a gente fosse acordar com um elétrico tenham juízo é claro que não é assim as coisas vão aumentando gradualmente por exemplo os carregadores de elétricos subiram exponencialmente no ultimos anos e a rede continua a aguentar deve ser magia
Curioso porque muitos querem soluções que gasta muito mais e nessa altura não se perguntam se a energia chega.
Ui, isto vai deixar muita gente de azia,… lol
Potências desta dimensão para todos dá-me vontade rir. Vivemos a completa utopia.
Porquê para todos ?
Ou será que a utopia está na sua cabeça ?
ah uns ano diziam mesmo, “ui eletricidade em todas as casas devem estar a sonhar” agora toda a gente tem eletricidade em casa
Que eu saiba isto não muda muito a situação , para já ainda não há confirmação destes números , sugundo há a questão dos ” carregadores próprios” alegações são só isso ,alegações Depois existe a questão do “Optimismo” dos chineses ao anunciarem os nuneros em jeito de propaganda , reparem que até este website não se cansa de vangloriar os avanços alucinantes dos chineses , será mesmo verdade ou alguém anda muito iludido na propaganda? Vamos ao que interessa , mobilidade eléctrica existe para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis , proteger o ambiente , maior eficiência …calma eficiência não é o mesmo que autonomia porque isso resolve-se com baterias maiores , é mesmo fazer msis km com a mesma energia e vejam lá que continua a ser o rei , dica ; não é chinés .