PplWare Mobile

Carlos Tavares diz que Tesla pode não existir daqui a 10 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. zezinho says:

    A tesla quer passar a ser distribuidor de energias e deixar o mercado automóvel.

  2. Sabe-se lá says:

    Da maneira como está o Mundo, sabe-se lá como estarão as coisas daqui a 10 anos …

  3. sf says:

    Mais depressa desaparecem mais de metade das marcas da Stellantis e a própria Stellantis que a Tesla. A Tesla provavelmente vai ser vendida a outro construtor, mas dificilmente desaparece.

  4. Talvez Alguem says:

    De a Tesla vai deixar o mercado automóvel , sim pode acontecer agora deixar de existir e de ter valor e algo completamente tirado de uma bola de cristal daquelas vendidas na feira da ladra.
    Este senhor até tem algum respeito meu pelo que fez na stellantis mas vir agora mandar bitaites sobre o que outra empresa vai ser no futuro quando ele nem sequer soube prever a empresa onde esteve até a pouco tempo e só no mínimo irrelevante. Acho que de CEO passou a ser comentador de bancada do porque deve dar mais uns trovos para o bolso dele.

  5. eunaovinada says:

    Eu também achava isso em criança. Mas pelos vistos ainda há quem use coisas a pilhas ainda hoje

  6. TugAzeiteiro says:

    Diz o homem que destruiu a confiança do consumidor nos produtos Stellantis… a nível global!

  7. SrBla says:

    Eu acredito em algo um pouco diferente…. já há largos anos que me parece que as coisas se encaminham é para a industria automóvel mudar e em vez de termos fabricantes a vender automóveis, esses fabricantes passam a ser vendedores de serviços de mobilidade.
    Por exemplo, era pensar que de hoje para amanhã a Tesla diz “Não vendemos mais carros, agora temos um serviço de subscrição em que numa das modalidades tens X KMs mensais de mobilidade nas zonas 1 e Y KMS nas 2, e acesso a veículos do tipo A e B e exclui C. Utilizas a app para programar as tuas deslocações de forma antecipada e, ou ‘chamar’ um carro no momento.” e depois na realidade não conduzes e é tudo condução autónoma, o carro aparece-te à frente ou à porta de casa e segues caminho.
    Num cenário deste um grupo como a VW deixava de produzir o Golf, o Leon, etc e tinha o veículo VW com um tipo de características, o Seat com outras, o Skoda com outras, etc.
    Assim, o “construtor” controla o ciclo de vida dos veículos por completo e deixam de existir grandes necessidades com o design, etc, vira-se apenas para conforto e segurança. Uma das vantagens vendidas aos consumidores seriam as “redes inteligentes” de veículos que iriam otimizar as deslocações, rotas, tempos, etc uma vez que os veículos comunicam entre si….

    Isto seria uma mudança de paradigma por completo, que não sei se ocorre em 10 anos… Para empresas como a Tesla acredito que esta transição fosse mais fácil, ignorando a clara questão de que de momento a condução autónoma ainda não tem maturidade nem é segura o suficiente, isto porque todo o seu discurso mudou de mobilidade elétrica, futurista e amiga do ambiente para automação/autonomia “robótica” – sejam humanoides sejam veículos ou outra coisa qualquer.
    Para os construtores tradicionais isto seria uma mudança muito agressiva e transformação total, pois tem estruturas completamente diferentes e a pensar em modelos diferentes de negócio.

    Alguns construtores ou marcas iriam continuar a existir com capacidades não autónomas, exemplo Ferrari, Bugattti e talvez uma outra de desportivos um pouco mais modestos, mas apenas para quem tem carteira para isso. Eventualmente iria tornar-se numa coisa de nicho, novamente só para ricos.

    Pessoalmente não ia gostar disto, pois a medio longo prazo a mobilidade ia ficar muito mais cara e ia tornar-se altamente aborrecida.

  8. Max says:

    Não há nado de errado nos pressupostos de Carlos Tavares:
    1) A Tesla está com um valor estratosférico. Fechou ontem como 8ª empresa do Nasdaq em capitalização de mercado (no grupo das 10 empresas mais valiosas do mundo) – 1,5 biliões (trillion, trilhões) de dólares. Isto porque está avaliada não como um fabricante de automóveis, mas como uma empresa tecnológica (no NASDAQ, onde há dinheiro a rodos para as tecnológicas).
    2) Musk pode abandonar a Tesla e dedicar-se aos robots, foguetões ou outra coisa. Ele próprio ameaçou que não contassem com ele como CEO se, na assembleia de acionistas de novembro, não fosse aprovado o plano de bónus remuneratório para 2028-2038, que lhe daria até 1 bilião de dólares (ou valores menores, também estratosféricos, mesmo não atingindo o máximo). Se Musk sair a perda de valor da Tesla será colossal.
    3) E finalmente, a concorrência da BYD, cotada das bolsas asiáticas, por uma fração do valor da Tesla no NASDAQ, mas que Tavares diz que “está a conquistar mercado da Tesla com veículos mais eficientes e económicos”. Também não há surpresa nisto.
    E nem sequer se referiu às desconfianças quanto ao sucesso dos robotáxis e dos robôs humanóides.

  9. Paulo says:

    Diz o iluminado que destruiu a Stellantis

  10. JL says:

    Ele engasgou-se quando estava a dizer o nome, em vez Tesla queria dizer Stellantis. Lool

  11. David Guerreiro says:

    O próprio Elon Musk quer afastar-se dos automóveis e apostar nos humanóides.

  12. Anung says:

    Para este senhor só digo isto:

    1.2 PODRETech

  13. George M says:

    São as marcas de automóveis europeias que estão silenciosamente a falir. A VW e a Porsche estão com reservas de caixa operacional perigosamente baixas. A Mercedes fez uma oferta a 40.000 funcionários para deixarem a empresa por 500 mil euros (5.000 aceitaram a oferta), e uma das razões é que assinaram um contrato com os sindicatos nazis/máfia que os impede de despedir alguém até 2035. É isto que os meios de comunicação europeus de notícias falsas deveriam estar a noticiar…

  14. LS says:

    É tão bom que foi despedido

  15. Andre says:

    Não disse mentira alguma.
    Pode não existir, tal como qualquer outra marca em qualquer sector

  16. Pedro says:

    Qual é o BYD mais eficiente que o Model 3 ou o Model Y, por exemplo?

  17. Anung says:

    Nem Tesla nem metade das marcas europeias.
    Para as marcas europeias recuperarem é necessário investir forte novamente nos carros a combustão, baixar os impostos sob o combustível e o valor dos carros para incentivar ao consumo.
    A europa vive de impostos, e os impostos dos combustíveis e até dos carros é condição essencial para o financiamente da máquina estatal e burocrata europeia. Alavancar o seu consumo é o mais importante.

    Resumidamente meter o “Green” no lixo que isso nunca deu “comida” a ninguém. Na verdade é isso mesmo que vai acontecer, e o processo já está em andamento, só espero que seja rápido.

    • JL says:

      Então mas afinal andam sempre por aqui a dizer que existe um terrivel lobby verde ? afinal em que ficamos ?

    • Yamahia says:

      Palavras sábias caro @Anung

    • Gonçalo says:

      Resumindo meter no lixo tudo o que são novas tecnologias porque os europeus não se conseguem adaptar e voltar tudo para as “carroças” para ver se a Vw continua a viver no bem bom vendendo carros 300 vezes acima do preço e ainda engana o ze povinho vendendo carros ilegais que depois a solução é tirar cavalos ao carro exato é isso mesmo concordo.
      A mim alemães é todos no lixo quanto à combustão façam o que quiserem nem me interessa muito desde que eu continue com o meu eletrico a poupar 120€ de combustível por mês estou bem a Galp que vá passear

    • Pierre says:

      Utopia compadre, a combustão tem os dias contados mas lentos… a máquina europeia vive de impostos mas os impostos não são para a máquina, caem num bolso azul fundo que nem imagina… o consumo é para quem ganha mais, e vai continuar assim, ou acha que a história muda em ciclos curtos?

      O Green no lixo? Mais uma fez compadre, a história está mal contada… o money manda e o planet agradece, agora não é em terras de Viriato que você vai constatar isso, ou acha que o paraíso onde vive é a cereja no topo do bolo?

      A europa desvirtua atualmente tudo que o que a levou a fundar, mesmo que fosse muito difícil, isso era certo… agora devia olhar para a história e perceber que valores e evolução são dois bens que precisam de ser cortados para evoluir… qual deles quer cortar?????

      Fóssil vai andar cá muito tempo mas para transportes GRANDES, o resto, paulatinamente, vai sendo trocado e esqueça… bem vindo ao presente futuro, se não gosta, problema seu, vive no país da europa que tem a maior parte do carros poluidores por habitante, quer queira quer não… e as modinhas nem se fala.

  18. eu sei que doi mas isto é o futuro says:

    Entretanto o bitcoin também era scam e era esquema ponzi, e ia baixar para centimos e deixar toda a gente na pobreza….

  19. PorcoDoPunjab says:

    A única certeza daqui a dez anos é que passaram dez anos.
    Tudo o resto são tretas.
    Da maneira como as coisas mudam é quase impossível prever como as coisas estarão daqui a dez anos.

  20. VAOpoK says:

    É certo que a Tesla irá falir brevemente. O CEO é doente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.