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Camiões elétricos podem ser mais rentáveis do que os tradicionais a combustíveis fósseis

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Yamahia says:

    Há que criar o hype. Não param estes gajos, eheh

    Está aqui um exemplo bem real das limitações de um camião elektro, embora procure os autores procurem o hype tb:
    https://greenfuture.pt/2023/02/01/empresa-suica-faz-viagem-de-3-000-km-em-camiao-eletrico/
    Demoraram 1 semana (vazio) para cumprir os 3000 kms, o que até posso acreditar, mas já não acredito que um camião convencional demorasse 4 dias como dizem. Na realidade demoraria apenas 32 horas com 2 motoristas, que é a forma de extrair a rentabilidade dos camiões empregues nestes negócios de transporte carga perecível!

    • R says:

      Já ha uns anitos bons que não é permitido dois motoristas. Passo a explicar: se o senhor vai a conduzir, o camião vai em movimento, o segundo condutor passa a modo disponibilidade mesmo que ele vá a fazer a cesta, logo não é considerado descanso mas sim disponibilidade.

      • Grunho says:

        Só os capitalistas é que não se permitem pagar 2 ordenados, quando nem um gostam de pagar. De resto, é igual ao litro, com a particularidade de o tacógrafo dever ter sempre as paragens legais.

    • JL says:

      Talvez deva ler tudo para não dizer disparate:

      “Uma vez que a infraestrutura de carregamento ao longo da rota não está otimizada para camiões elétricos, Schnell teve de recorrer às estações de carregamento convencionais para automóveis elétricos, não podendo frequentemente contar com a potência total: “Assim que uma estação era utilizada por outros veículos, a velocidade de carregamento diminuía enormemente”, explica. Schnell viu-se assim frequentemente obrigado a efetuar pausas de três horas em situações em que apenas uma seria necessária.”

      • JL says:

        32 horas para fazer 3000 kms. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        Enfim, onde chega a noção do básico, é isso, os camiões também andam a 120.

        • yamahia says:

          As velocidades são equivalentes e os pesos semelhantes.Só para se tirar a limpoque os tempos de viagem que referi são plausíveis e até , em caso de absoluta necessidade é possivel fazer menos.

          Neste capitulo o autocarro até perde pq não são as necessidades de 2 pessoas que estão em jogo. São cento e tal pessoas de várias faixas etárias que querem parar por este ou por aquele motivo. E o programa da própria viagem já prevê isso. Não é o mesmo q transportar laranjas.

          • JL says:

            Não, não, os autocarros podem andar a 110 kmh e os camiões a 90 kmh. Já devia saber isto.

            A

          • yamahia says:

            Na verdade os autocarros podem andar a 100 kmh e os camiões a 90 kmh.
            Na prática pouca diferença faz, pois nem o autocarro vai sempre colado nos 100 nem o camião nos 90. Ainda não há muito tempo vinha atrás de um que seguia nos 120 na EN e inclusive passou a Venda das Raparigas sem abrandar. O semáforo de controle de velocidade nem teve tempo de disparar, loolooloolool. Gosto muito de apanhar estes camiões rápidos á noite na nacional. São bons guias e sabem sempre onde estão e onde não estão os caçadores eheheh
            É muito mais immpactante no tempo gerir as necessidades dos passageiros que vão implicar paragens pré – programadas e imprevistas.

          • JL says:

            Em Portugal, existem outros paises, fazer 3000 kms só em Portugal é preciso dar muita volta, e há paises com troços sem limite para carros, mas os camiões até só podem dar 80, e os autocarros 110 kmh, que é o caso da Alemanha.

          • Yamahia says:

            Dê as voltas que der, não tem autocarros a poder dar 110. Alemanha não é excepção e cotiua a equiparar ao TIR:
            https://ec.europa.eu/transport/road_safety/going_abroad/germany/speed_limits_pt.htm

          • JL says:

            Só me está a dar razão, você é que estava a colocar os pesados e autocarros a andar a 120 e até mais, para fazer essas médias.

          • yamahia says:

            Por acaso foi só 100kmh para as 2 opções. 120 foi o outro maluko da Venda das Raparigas. Que por acaso está longe de ser o único. Mas não foi neles que baseei as médias

          • JL says:

            A andar a 100 kmh não faz média de 100 kmh, nem lá perto, ainda mais para um camião. LOL

            O outro maluco ia descarregado, senão não andava a essa velocidade, ou pensa que um camião carregado é como um F1 travar.

          • Yamahia says:

            32 horas para 3000 kms dá média de 93,75 kms/h. Até fui bonzinho eheh

          • JL says:

            Isso para um camião carregado, algo facilíssimo. Lioooool

          • Yamahia says:

            Qual é a dificuldade? O que custa é a cabeça, o resto é pescoço.

          • JL says:

            É isso, os camiões a subir dão 100, a descer para compensar dão 200. Loool

            Nao sei então porque é que o outros dizem que demoram 4 dias, quando nas suas contas só deviam ter levado 1 dia e 8 horas.

            Já pensou em mudar de profissão ? Se apanham lá um motorista como você, ganha o que quiser.

          • Yamahia says:

            4 dias é só para 1 motorista! E mesmo assim é um valor por excesso como convém aos promotores do Volvo elektro.

            Expliquei que a rentabilidade vem da opção por 2 motoristas.

            (Cada 1 pode conduzir durante 10 horas/dia com paragens de 30 minutos a cada 4 horas e meia e max 52 horas por semana)

          • JL says:

            Portanto compara situações que não se praticam para ir buscar valores ridículos, enfim, nem de carro se faz esse tempo.

            Promotores dos eléctricos ? mete um artigo a dizer que foi uma empresa Suíça e depois vem dizer que foi da volvo ?

            Cada vez pior, isso já deve ser doença.

          • Yamahia says:

            Não se praticam diz vc.
            Cargas urgentes e perecíveis é o que não faltam. Por exemplo peixe fresco. por exemplo oxigénio para os hospitais, uma colecção que tem que chegar a tempo da inauguração, sob pena de quebra de contrato . Os exemplos são imensos.
            Tudo isso envolve TIR’s com 2 motoristas com tempos de viagem completamente fora das cogitações de qq opção eléctrica!

            Ou isto ou enviar de avião que sai 8 a 10 x’s mais caro e nem todas as cargas são aceites no avião.

            Mesmo para cargas menores e pouco urgentes, essa opção não é rentável. Cada dia a mais num camião representa imensos custos e os elektros demoram imenso a chegar, cada tonelada a menos tb e os elektros roubam à nascença 6000 kgs de MGW.

            Portanto são giros para dar uma de vanguardista para os meios de comunicação. De certeza que tão cedo não repetem a graça!

          • JL says:

            Looool, peixe fresco…

            Acho que você não leu o artigo que foi buscar.

            Mas como que o interessa é libertar fanatismo até inventou que o peixe fresco é uma carga urgente. Looooool

            É isso é, oxigénio vem da Alemanha para Lisboa, quando ele se produz ali em Ota e em muitas outras instalações de Portugal. Lol

          • Yamahia says:

            Vc anda mesmo fora dela lool.
            Então não sabe que qt mais tempo passar por cima do peixe fresco, pior para o seu aspecto e propriedades organolépticas? Se a coisa correr mal pode perder por causa de umas horas de atraso entre 20 e 100 mil € num contentor! Pois vai ter que o despachar muito mais barato!

            E não é só com o peixe tem aqui a Primafrio a fazer congelados e hortofrutículas sempre com 2 motoristas. Só ali na Azambuja essa empresa que é espanhola, tem centenas de TIR’s e vão para toda a UE neste sistema!
            Fica aí o vídeo de 2 bacanos dessa empresa a explicar como é andar a 2
            https://youtu.be/-xvCwymeoww

            Qt ao Ar Liquido e/ou AirLiquide não é a 1ª nem ha-de ser a última q uns se safam aos outros. Não só com O2 mas tb com Azoto, CO2 para as gasosas etc. No entanto esse foi apenas um exemplo entre centenas de milhar por essa Europa fora. E num futuro muito breve há-de ser com o H2 loooloooloool

          • JL says:

            Loooool, os brasileiros. Oh Santa.

            É isso, vão produzir h2 e transportar com camiões a diesel. Looooooooiol

            Deixe lá, em Ota tambem se produz H2; pela Linde.

      • Yamahia says:

        A eterna desculpa do mau pagador.
        TEMOS PENA

        • JL says:

          Desculpa ? Veja que viagens fazem os a hidrogénio, 560 kms, pois não conseguem ir mais longe porque não têm onde abastecer. Looool

          Agora quero ver qual a desculpa.

          Ah, também pode verificar que viagens fazem os a efuels, será que já fazem Portugal – Suíça de autocarro como você tenta convencer em 33 horas.

          • yamahia says:

            Vão ter num futuro próximo, os dados já estão lançados.
            Não percebo a sua veia anti-H2. A sua e da quase totalidade dos defensores da ME. Devem estar com medo de perder algum tacho.

            Qt a este camião o que não faltam são estações de carregamento , mais me ajuda. Nalgumas perdeu 1 hora, diz ele. Mesmo que seja vdd, Isso tem cá uma influência no conjunto das 168 horas…
            Logo são desculpas.

          • JL says:

            Estes também vão ter, é igual, os dados também já estão lançados.

            Eu também não percebo a sua veia anti-H2, eu nem tenho nada contra, só lhe disse muitas vezes e continuo a dizer, que não têm como competir com estes, no máximo competem com os a combustão, já que os custos até são mais altos que esses.

            Errado, tanto que faltaram que tiveram de usar para carros, que não são nas potências que eles necessitam, mas já existem várias empresas a desenvolver e até instalar. Tal como as bombas de hidrogénio para camiões, também não são iguais que para carros.

            Se tivesse postos de carga a altura, fazia em muito menos, até o mesmo que os a combustão, já que as pausas eram feitas nessa altura.

            Se for a ver, só fez mais 24 horas que um camião a combustão.

          • yamahia says:

            Eu conto mais 150 horas!

          • yamahia says:

            *136 horas

          • JL says:

            Eu conto + 24 do que um a combustão, já que uma semana para um pesado são 5 dias.

          • yamahia says:

            7 dias, confirmadíssimo lool
            “In one sense, this is a PR stunt but it sounds like they tried to make the conditions as realistic as they could. I get that this looks like a fail when a typical 4-day drive is extended out to 7, but there are mitigations.”
            In https://electrek.co/2023/01/31/volvo-fh-electric-semi-just-made-a-3000-km-trip-across-europe/

            E mais uma vez, um semi a diesel faz a festa com 1 dia e +8 horitas. E se for um caso muito urgente até faz em menos.

          • JL says:

            Exato, camiões só andam durante a semana.

  2. Kush says:

    Vai ser engraçado, por exemplo, na ilha da madeira se um camião carregar a uma cota 500, para a cota 40 não precisa ser carregado, pois a energia ganha com a descida e maior que a energia que precisa para subir vazio, na Suiça tem um dumper elétrico que não e preciso carrega, pelo motivo que disse em cima e ainda da energia a central.

  3. R says:

    Já ha uns anitos bons que não é permitido dois motoristas. Passo a explicar: se o senhor vai a conduzir, o camião vai em movimento, o segundo condutor passa a modo disponibilidade mesmo que ele vá a fazer a cesta, logo não é considerado descanso mas sim disponibilidade.

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