Califórnia vai exigir carregadores de VE para todas as novas residências em 2026
A Califórnia vai implementar novas regras que obrigam à inclusão de carregadores para veículos elétricos (VE) na maioria dos espaços de estacionamento residencial a partir de 2026. Isto resolverá um dos maiores obstáculos associados aos VE.
Uma das grandes vantagens de possuir um veículo elétrico é a conveniência de o carregar em casa. Em vez de deslocar-se a um posto de combustível, basta estacioná-lo em casa - onde geralmente passa pelo menos oito horas por dia - e sair todas as manhãs com a bateria carregada.
Contudo, este benefício está limitado a quem dispõe de um espaço de estacionamento dedicado, como uma garagem, onde pode instalar um carregador. Para quem vive em apartamentos, a situação pode ser mais complicada.
Embora alguns estados tenham promulgado leis conhecidas como "direito a carregar", oferecendo soluções para moradores de prédios, estas medidas ainda são inconsistentes e não abrangem todas as situações. Mas a Califórnia está a resolver esta lacuna através de novos códigos de construção.
Novas regras implicam aumento significativo de pontos de carregamento de VE
Os códigos de construção californianos já exigiam que algumas unidades fossem EV Ready (prontas para VE), dependendo do tamanho do empreendimento. Contudo, as novas regras aumentam significativamente esta exigência, determinando que, na maioria dos casos, deve haver pelo menos um carregador por unidade habitacional.
Unidades
Unidades podem ser:
- Um apartamento dentro de um prédio.
- Uma casa num conjunto habitacional.
- Qualquer tipo de habitação autónoma dentro de um edifício maior.
Em empreendimentos multifamiliares (apartamentos ou condomínios), cada unidade com um estacionamento deverá dispor de um espaço EV Ready. Isto significa, no mínimo, uma tomada de 240V/20A ou um carregador específico para VE (NEMA 6-20, 14-30, 14-50 ou J1772).
Para reduzir custos, espaços EV Ready podem partilhar energia, desde que cada unidade consiga receber, no mínimo, 3,3kW em simultâneo. Um exemplo recente demonstrou que o custo final de implementação foi de cerca de 405 dólares por espaço, já incluindo um incentivo de 2000 dólares por espaço concedido pela companhia de energia local.
Nos casos em que o estacionamento é exclusivo de uma unidade, as novas regras estipulam que o carregador deve estar ligado ao quadro elétrico da unidade, sempre que "tecnicamente viável". Se os lugares forem partilhados, é obrigatório haver pelo menos um espaço EV Ready por unidade.
Adicionalmente, em empreendimentos com mais lugares de estacionamento do que unidades habitacionais, pelo menos 25% dos lugares excedentes devem ser EV Ready, com a possibilidade de os municípios aumentarem este requisito.
Regras alargadas a hotéis e espaços comerciais
Estas exigências também abrangem hotéis e motéis. Em novos empreendimentos deste tipo, 65% dos lugares de estacionamento deverão ser EV Ready, com os municípios a poderem exigir até 100%.
Parques de estacionamento comerciais também estarão sujeitos às novas normas, com 20% dos lugares a necessitarem de infraestrutura para carregamento de VEs, podendo este valor aumentar para 30% ou 45%, dependendo das decisões locais.
Estas regras aplicam-se não apenas a novas construções, mas também a qualquer alteração ou adição de lugares de estacionamento existentes que requeiram licenças de construção. Por exemplo, ao construir um novo parque coberto com painéis solares, será obrigatório incluir carregadores de VE.
As novas regras entram em vigor no início de 2026, com tempo suficiente para serem implementadas antes de 2035, ano em que a Califórnia planeia que todos os novos carros vendidos sejam elétricos ou híbridos plug-in.
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Incrível com um estado tão “progressivo” permite cidades nojentas onde é necessários mapas de cócó, cuidado para não pisar a cabeça de nenhum drogado e ficar a arder as vitiminas de furtos menores….
+1
É produto da elite narcisista progressista. Precisam de incentivar a existência de adultos-crianças para mostrarem o quão tolerantes são, ao mesmo asseguram que em face da mediocridade que instilam nos outros os seus lugares nunca estão em risco.
Como o Rob Anderson notou, o tipo de designou esse tipo de pensamento “luxury beliefs” os progressivos americanos promovem a desconstrução de famílias, vandalismo, ao mesmo tempo que são os menos vulneráveis ás suas consequências.
Em Portugal já é obrigatório há alguns anos, ter um ponto de carregamento, pelo menos nas moradias, nos préditos não tenho a certeza, mas deverá ser igual. Bastar estar o ponto de carregamento já instalado com um disjuntor próprio, não é preciso ter o carregador dedicado. Afinal a California não está assim tão avançada…
Não tenho a certeza que é obrigatório, eu acabei de construir casa este ano e fui eu que mandei fazer o projeto, eu optei em obra por um ponto de carregamento na garagem, no projeto das especialidades nada constava, é obrigatório aquecimento de águas, e olha que no meu conselho de residência é obrigatório um projeto paisagístico, que tive de pagar 450€ mais iva para a arquiteta paisagística pedir os projetos ao arquiteto e pintar de verde.
Só os que tiverem mais de 20 lugares de estacionamento, em todo o caso o processo legal para instalação foi simplificado.
https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2024/05/21/64062-casas-novas-tem-de-ter-pontos-de-carregamento-para-carros-eletricos%3famp
Só é obrigatorio o ponto com tubo de 25mm não é obrigatorio colocar logo o dijuntor proprio
Em Portugal só é obrigatório em prédios novos, com 50, ou mais, apartamentos e que possuam, pelo menos, 20 lugares cobertos, na estrutura do prédio habitacional.
É que aumentar 630% no preço do seguro e pagar 5000 euros, por cada lugar, além da electricidade consumida, há um outro problema: 840000KWH. É que, mesmo hoje, prédios novos usam metade desta potência, para 40 apartamentos. Graças ao preço dos seguros disparar, preço da electricidade vai atrás (e pagar 6 milhões de euros para ter painéis solares, no telhado, para ajudar a pagar os pontos de carregamento, só para os muito ricos).
Porque são 630% no preço ?
5000 euros de seguro por cada lugar ? onde inventou isso ?
840000KWH ??? qual potência ? falou em quantidade de energia e não potência.
6 milhões de euros para ter painéis no telhado ? andam caros os painéis, que painéis são esses ?
Se conseguir responder a apenas 1 destas questões já era bom.
O seguro subir por ter carregadores no parque num predio novo ahahahhahahah as coisas novas são bem feitas o risco é bem maior de guardar 1000 litros de líquidos inflamáveis na garagem.
O seguro que devia subir é para a malta que altera placa de fogao a gas para eletrica e liga aquilo numa tomada qualquer isso é que devia subir e depois queixam-se que há azares. Já montei mais de 1000 carregadores em parques de estacionamento e tive 0 problemas, só no saldanha residence montei mais de 100 as coisas é que têm de ser bem feitas.
E já agora teres ou não carregador na garagem aumenta 0 o preço do seguro
Depois admiram-se que as habitações fiquem mais caras.
O pior nem é o preço da casa. É o que virá a seguir. Seguros a custar 6 a 400 vezes mais (por causa do risco de incêndio e a obrigação de ter, no mínimo dos mínimos, 9kwh, de tensão (operadoras aconselham 16kwh)), consumo fantasma de energia, parecendo pouco, 1 euro por dia, são 30 euros, a mais, ao final do mês. Num prédio é multiplicar por 50% do número de apartamentos. Onde moro andaram com essa ideia mas, cada casa pagar 58000 euros, para 110 painéis solares e para 20 carregadores, rapidamente foi esquecido. Nem se chegou a falar dos 450%, que o seguro, do condomínio, iria subir, mensalmente.
Como aconselham 16 kw, é que mais uma vez só pode estar a inventar, porque além de não existir essa potencia, ainda usa mal as unidades.
Consumo fantasma de energia ? então os fantasmas vão para lá carregar o elétrico ?
Porque 1 euro por dia se tem fornecedores que o fazem por 0.25 € ? ah já sei, porque para si tem de ser o mais caro.
Então mas à pouco eram 6 milhões de euros agora já só são 58 mil ?
Agora já são 450% de seguro ? ainda à pouco eram 630% ?
Amigo Manuel se você não faz a mínima ideia do que está a falar esteja calado não envergonhe quem sabe é que nem nas unidades de potência acertou e com potências que nem exitem por amor de deus se usasse o tempo que demorou a escrever o comentário a pesquisar aprendia qualquer coisa e não fazia figuras tristes
Não são 500€ que vai fazer diferenca.
Para um capitalista diferenças de 50 cêntimos já contam.,
Se 50 cêntimos contam é melhor procurar trabalho que pague um ordenado
Tudo bem, podem me instalar os carregadores todos em casa desde que o estado pague. Senão, que vá dar ordens nas casas dos donos do estado.
Desde que os edifícios com lugares com carregadores para elektros recebam o mesmo status de perigo e consequentes medidas de protecção q as fábricas de fogos de artifício ou as fábricas de produtos químicos, tudo bem.
É que cada vez mais proprietários de elektros são impedidos de carregar em complexos de estacionamentos subterrâneos e em muitos casos são simplesmente impedidos de estacionar, exactamente pq a estrutura dedicada ao estacionamento da maioria dos edifícios não foi concebida para receber elektros com as mínimas condições de segurança, tais como:
1-Treino e manutenção permanente de uma equipa de segurança para lidar com incêndios de baterias, que podem reacender.
2-Kits de combate a incêndios, como cobertores antifogo elektro.
3-Sistemas de drenagem para isolar líquidos inflamáveis ou tóxicos.
4-Sistemas de sprinklers ou jatos de água para arrefecer baterias.
5-Disponibilizar para uso agentes químicos ou soluções de arrefecimento específicas para baterias.
6-Maior distância entre veículos para evitar propagação do fogo.
7-Barreiras físicas entre estacionamentos com materiais resistentes ao fogo.
8-Sensores para detetar fumo, calor ou gases perigosos.
O valor que o legislador está a disponibilizar é suficiente para a segurança do local? Tenho duvidas mas se for, td bem!
Na ausência destes pressupostos o ideal infraestrutura de carregamento seja pensada no exterior do edifício e bem longe dos blocos de apartamentos.
Curioso, e o que é preciso para carros a combustão que ardem nas garagens, é que são cada vez mais.
Se acontecer num a combustão, esteja descansado que as garagens tem meios para debelar o incêndio. No caso da minha garagem, que guarda para cima de 50 carros, esses meios estão intocáveis há quase 20 anos e apenas têm sido mexidos para trocar o pó.
O problema é que se o incêndio for num carro elektro, as garagens não apetrechadas para conter esse tipo de incêndios que não se apaga pelos métodos tradicionais.
É igual, é que afinal nos incêndios que ocorreram com eléctricos, nada foi diferente.
Então o último que você portou por si, eram 22 carros a combustão, apenas 2 eléctrico, o que foi diferente ?
Este?
https://cascais24horas.pt/fogo-em-garagem-de-edificio-destroi-23-veiculos/?fbclid=IwY2xjawHIHXNleHRuA2FlbQIxMQABHehkLrv3Ja9PaV0wywGzcM87N8azqIC8CxqVvJxdUkV_z0ADNH0q-ScnnA_aem_ECDW0lTtMh8bWsxreUDmaQ&sfnsn=wa
O único que saiu de lá completamente ardido foi o elektro
(os únicos a combustão saíram parcialmente ardidos e os restantes foram 20 veículos de 2 rodas que entregaram a alma ao criador, entre as quais uma Harley)
Essa cabeça é uma confusão completa, baralha tudo! Ou então tem dificuldades de interpretação. Já não há pachorra!
Tem a certeza que sabe ler ?
“Duas dezenas de outros veículos, estes de duas rodas, entre os quais uma Harley, também arderam por completo.”
eu leio que 23 arderam e apenas 2 parcialmente.
No entanto é bem visível a ênfase que tentam dar ao elétrico, para o meterem numa frase com 2 parcialmente ardidos, e depois dizem na outra frase que mais 20 arderam também.
LOOOOOOL; enfim, noticia para petrolerdos lerem.
Resuma-se á sua pseudo sabedoria de elétricos e deixe o resto para os especialista.
Concordo plenamente . Looool
Para isso devia ser igual para os a combustão porque é muito mais perigoso guardar na gargem milhares de litros de liquidos inflamaveis do que baterias
Mais inflamável como, @Gonçalo? Ao combustível dos carros falta sempre o comburente para que possa arder.
Já ouviste falar no triângulo do fogo? Para haver fogo é preciso o combustível, o comburente e o calor.
Pois às baterias só lhes falta o calor, dado que combustível e comburente têm com fartura. Olha um dos q vinha no camião de teslas chegou-lhes o calor e foi o q se viu.
Combustivel só lhes falta uma coisa o fosforo ahahah, sim no algarve no alentejo com 40º é só velos a pegar fogo ahahahahahah
Nop, tens o calor mas nãochega, é preciso o oxigénio (o tal comburente) e se for gasóleo nem assim consegues.
Então diga lá quantas baterias já lhe arderam até hoje ,?
Então e numa garagem falta o quê ? O oxigénio ? Loooool
Se houver uma fuga é preciso ter cuidado com as fontes de ignição, obviamente.
Agora nem com fogueiras à volta. Nos depósitos não há comburente suficiente para alimentar um fogo, nem com fogueiras à volta. Vai-se a fogueira e fica o combustível. Um bocado frustrante, eu sei:
https://images.impresa.pt/sicnot/2024-10-23-bomba-de-gasolina.jpg-6ef410f9/original/mw-720
Isso foi um eléctrico ou o quê?
Desde quando os depósitos estão aí ? Não sabe que estão debaixo de terra ? Já por alguma razão, e já agora até a pressão deles é controlada.
A garagem do prior velho riu-se a ler isto ahahah carros a combustão impedidos de entrar na gagarem do prio velho ahahahah
História mal contada pelas entidades oficiais e bem contada pelas testemunhas que assistiram e tentaram debelar o incêndio na sua fase inicial e tiveram que fugir.
A falta de noção dos decisores que querem à força estender a passadeira vermelha aos elektros, e de tal forma, que há dias a mesma fracção politica na Austrália afirmou que a tragédia na garagem da Coreia do Sul não passava de desinformação por parte dos meios de comunicação. Ai se nao tivesse sido filmado (e partilhado). De certeza que tinha sido mais um rele de um Mercedes com 30 anos 😛
Ahahahahahah Claro mal contada pelos investigadores mas bem contada pelas pessoas que disseram a 1º coisa que lhe veio à cabeça ahahahhahaah claro que sim motinhas claro que sim
É assim q funcionam as politiquices, @Gonçalinho.
Estás muito verde.
Não era 30 anos, era 21.
Claro que se fosse um rele num Tesla já era verdade.
Foram os jornalistas que tentaram apagar o fogo ?
Festival andanças também foram os Elektros
Califórnia, lol. Quem já lá esteve sabe bem que aquilo é uma cidade de terceiro mundo.
Então em qual teve ?