Burger King e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Já pode carregar o seu automóvel elétrico enquanto degusta um hambúrguer. Uma parceria entre a Burger King e a EDP disponibiliza 180 pontos de carregamento em 90 restaurantes em Portugal Continental. Os equipamentos permitem servir até duas viaturas em simultâneo.
Conceito de carregamento em tempo de lazer
O Burger King, no âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos.
A EDP foi o fornecedor escolhido para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país. Os equipamentos de carregamento rápido, que correspondem a mais de 90% dos pontos instalados nos restaurantes da cadeia, têm uma potência máxima de 90kW ou 120kW, consoante o restaurante e equipamento instalado. Esta última potência permite carregar a energia necessária para percorrer mais 100 quilómetros em menos de dez minutos.
Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
Desta forma, os clientes Burger King podem carregar o seu veículo elétrico enquanto estão no restaurante. Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.
A EDP foi pioneira no desenvolvimento da rede pública de carregamento em Portugal e é um dos principais intervenientes na mobilidade elétrica. A empresa conta já com mais 3.400 pontos de carregamento contratados, com opções disponíveis em todos os distritos do país.
Desde que a EDP começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica no país, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de sessões de carregamento nos pontos da empresa ligados à rede pública. Estes carregamentos permitiram percorrer mais de 260 milhões de quilómetros apenas com recurso à eletricidade e evitaram mais de 30 mil toneladas de CO2.
Transição para a reabilitação sustentável
Além da introdução de pontos de carregamento para veículos elétricos, o Burger King iniciou, já em 2023, um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery, com o objetivo de a tornar 100% elétrica e, desta forma, reduzir o seu impacto ambiental.
Com esta medida irá poupar 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo, totalizando 450 toneladas para as 120 motas, o que equivale a plantar cerca de 2600 árvores.
Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, que procura contribuir para a redução da pegada ambiental da sua atividade, investindo nas pessoas e comunidades em que opera, o grupo está, também, empenhado em construir restaurantes cada vez mais sustentáveis.
O-M-G!!! não me digam que estão a tentar carregar os VE com… hambúrgueres??? LOLOLOL
Boa tarde
Continuo sem perceber o motivo para o local da porta de carregamento não ser standard em todos os veiculos. O local da minha porta de carregamento é do lado do condutor, e nesse carregador, apenas tinha um lugar onde podia carregar sem fazer esforço/estragos para conectar. Os cabos dos carregadores com potencia superior a 120kw são extremamente pesados e pouco maleáveis. Estou a fazer algo errado, ou isto está mal planeado e os carregadores deviam ter cabo suficiente para dar a volta ao carro? Sei que existe carros em que a tomada de carregamento é do lado do passageiro, mas não podemos planear que vai ser sempre usado por um carro com o carregador de ambos os lados.
Deve ser mesmo falta de homogeneização e planeamento. A bomba de gasolina onde costumo ir funciona 24/24 com cartão e em horário “diurno” com funcionário. Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos e ficar a segurar para não riscar a pintura.
É defeito, não é feitio lol
” Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos”
Estás a falar da excepção á regra! Isso acontece muito mas muito pouco!
De facto não faz muito sentido, mas se olharmos para as viaturas a ICE, temos o mesmo tema.
Em vez de estacionares de traseira, estaciona de frente. Vais ver que isso deixa de ser um problema 😛
Só falta fazerem um ‘menu’ refeição + Kw
Nunca nos vamos livrar a 100% do cancro, ora é no combustivel ou na comida!
1.º Preocupado com a grande redução do CO2, algo essencial para que as plantas e árvores em geral prosperem.
2.º A UE não estava a querer exigir que todos os pontos de carregamento eléctrico teriam obrigatoriamente de aceitar cartões de pagamento de débito e crédito convencional? De forma a descomplicar a vida dos cidadãos da UE.
Ninguém quer reduzir as emissões de CO2. Onde ouviu isso ?
Sim, vão ser todos com vários tipos de pagamento.
É o que a UE diz.. ou se calhar a sua televisão é especial de corrida..
Mas na verdade é tão cordeirinho que acha que o imposto do co2 é para reduzir emissões.
Não, não dizem, dizem apenas que querem meter os carros a emitir menos co2.
Então serve para quê cordeirinho ?
tem logica! com o tempo de espera a carregar a torradeira, leva a vontade de morfar umas sandochas ecom batatas fritas e cola
Estes não são a combustão, esses sim são torradeiras, torram tudo o que se lá mete.
@JL o que tens a dizer sobre isto?
https://www.facebook.com/share/18NtaSBZw4/
Já sei… A pessoa não acautelou os 3500 pormenores para a viagem.
Eu simplesmente com um multibanco resolvia o problema. Ou com 20€
Simples, tivesse ativado o cartão, ou usando as alternativas, agora o carro é que tem a culpa de ela não saber ?
E sim, vão ser todos assim, com multibanco.
E se o multibanco tivesse perdido ? ou caducado, e sem dinheiro ? não entendi, isso deve ser culpa do eléctrico também. loooool
Não acontece. Tenho 3 cartões com prazos de validade diferentes com códigos diferentes e de redes diferentes. Se eles falharem jogo no Euromilhões.
E se eu levar 50€ no bolso e quiser pagar com 50€ posso? Não.
Eu tenho 4 cartões de carregamento, que nem têm prazo de validade….
Pode, mas podia não ter, hoje em dia poucos usam dinheiro no bolso.
Como vê o seu argumento não serviu para nada.
Eu ando sp com dinheiro. Aqui o Zé das bifanas não aceita cartões. E o padeiro so aceita cartões se a conta for superior a 5€.
E há dias fui almoçar a Belas e apesar de a conta não ser pequena, se não tivesse notas ficava a lavar pratos.
Tb aqui a Galp, “vendas ao postigo”, à noite, é só a dinheiro.
Porque já sabe o que o espera, cada um na sua situação, como vê, as pessoas adaptam-se à sua situação de vida, mas para o Mário não, parece que todos são umas máquinas que não pensam.
E se o posto estiver desativo? E se tiver ocupado? E se no raio de autonomia do carro não houver postos funcionais?
E se a mobie estiver nas couves?
Mas pronto já sei já sei. Você nunca tem uma emergência, nem coisas não planeadas nem nada.
Mas fazemos uma coisa… Eu vou de diesel e fazemos porto Lisboa… Mas eu marco a velocidade…. Ver quem lá chega sem parar para carregar.
Se o posto estiver desativo vai ao do lado, se estiver ocupado para noutro.
É como o seu, se for para um local sem postos de abastecimento fica na mesma.
Que o seu tem mais autonomia já eu sei, mas agora pergunto, quantas vezes usou a autonomia dele ?
Não quer, não compre, não entendo porque insiste, eu não vou vender o meu, esteja descansado.
Atesto duas vezes por mês quando vou ao pão. E demoro 2 minutos.
2 minutos + quanto ? Faça um vídeo.
Então mas assim o seu argumento da falta de autonomia já não faz sentido. Queixa se da falta de autonomia, e depois tem um diesel para fazer 2 mil KMS num mês ? Agora entendo que tente justificar por aqui o dinheiro mal gasto
Desconhecia que frequentava grupos de mães. LOOOOOL
Enquanto esperam horas para o carro carregar podem comer várias hambúrgueres. Pessoas com tempo a mais e cérebro a menos…
Então quantas horas demora o seu ? Assim ficamos a saber quem são os que não têm cérebro.
O seu não sei… mas o meu com 15 minutos de carga faz mais 100kms… entre colocar o carro a carregar, chegar ao restaurante, pedir, comer e sair, normalmente serão cerca de 30 a 40 minutos.
E ficas todo satisfeito pq vais comer onde o carro quer é não onde tu querias. Acho isso um pouco triste para não dizer pior.
Isto desde q chegues lá e esteja tudo a funcionar , a comunicar e com pouca afluência.
Não é onde ele quer, é onde nós escolhemos, igualzinho aos a combustão.
+1 é triste só ser permitido carregar carros no burger king. Quem não tiver burger king perto de casa fica a pé.
Mais um a colocar na Lista só comprar Elektro se tiver perto de um burger king
No entanto pessoas com cérebro a menos – e que pensam em mono tarefa – é que pensam que não se pode fazer mais nada enquanto o carro está a carregar…
Significa que eu posso ir almoçar/jantar como faria normalmente, mas consigo deixar ao mesmo tempo o carro a carregar.
É sempre bom haver PC, e quantos mais melhor. Mas, não há informação quanto ao custo de carregamento.
Sim porque Portugal é um pais que tem eletricidade com fartura, nem importa eletricidade nem nada!
Isto é só rir.
E até exporta.
O saldo importador é altamente desfavorável. Ainda assim ainda há quem julgue que assim é que está bem porque de toda a energia que importamos, apenas 10% é electricidade:
https ://cnnportugal.iol.pt/amp/energia/renovaveis/pedro-amaral-jorge-o-mito-da-importacao-de-eletricidade/20241212/675b05c7d34e94b82908914a
Começo a achar que neste país, metade anda drogado ou perdeu o senso looolooolool
Também acho, deviam era começar a abrir poços de petróleo e minas de carvão e exportar com força:
“Na verdade, a energia elétrica representa uma das fatias mais pequenas da estrutura de importação de produtos energéticos, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia. Em 2023 teve uma expressão de apenas 10% face aos 15,3% do gás natural e aos 73,6% dos produtos de petróleo.”
Nem sei como o JL não foi ralhar com a REN por estarem a ligar as centrais a gás e os carros dele a consumirem energia daquela… suja.
Ah ja me esquecia, ele tem um 150 paineis em casa para alimentar 2 ou 3 carros, aliás toda a pessoa tem dinheiro para ter o setup dele.
Você é que devia ralhar com eles, para produzirem mais do carvão.
Por acaso são 16, é por não ter dinheiro que os tenho, porque quem tem não tem se preocupar com isso. Saem mais barato que aquilo que você gasta de gasóleo durante 2 a 3 anos.
Ahahah, e qual é o problema? A produção a partir do carvão é mais barata que as renováveis, basta que tirei a taxa teorica e administrativa do CO2 que passam imediatamente a ser mais cost effective que as renovaveis.
A produção a gás natural por exemplo sem CO2 é mais barata que as feed in tariff das eólicas… como dizia o Guterres, é só fazer as contas.
Por isso é que o carro elétrico me compensa só ao fim de 15 anos, mesmo a pagar o gasóleo 2€ o litro.
E não sou rico para pagar 600€ por um kit de pneus para um tesla.
Não seja mentiroso. Sai mais caro investir em painéis do q comprar a electricidade à companhia (por enquanto e em PT)
A propósito, não caiu por aí calhaus de granizo? Tem o seguro em dia?
Viu bem…gás natural para produção elektra lol, viu bem…petróleo para produção elektra Madeira e Açores lol
Ainda assim, viu bem… 10% de toda a energia importada, é electricidade importada. Uma barbaridade e o bacano acha que é normal e que é bom. Enfim. Melhor que isto só um gajo de um site concorrente achar que pode ocupar o passeio e carregar o seu PHEV na rua impedindo a passagem das pessoas inclusive deficientes.
Esta malta está mas é toda deficiciente mas é da carola à conta dos fumos da política verde.
É mais barata mas não é precisa.
A produção de energia eléctrica por fontes não renováveis não tem taxa CO2.
Não, não saí mais caro, saí mais barato, e não é mais barato, é bem mais barato.
Curiosamente é a electricidade que faz mexer o país, já os combustíveis são 100% importação, não entendo porque não levam em conta a minha sugestão…
E não, não compensa ao fim de 15 anos, curioso que se fosse nesse tempo, compensava, o seu diesel compensa em relação a quê? Uma bicicleta ?
600 euros por pneus ? Para quê? Dizer que é rico ?
Melhor que isso só alguém que pensa que pode ocupar o passeio com um diesel e nem carregar ou abastecer consegue. Pois, também não entendi o argumento com preconceitos do costume.
A Madeira usa gasóleo, esse combustível que você diz ser tão verde, não entendo então a preocupação, já que até mesmo com gasóleo têm metade das emissões.
Como sabe, o gasóleo usado nas centrais não é igual ao q é usado nos automóveis.
Onde dizem que não é igual ?
Já lhe tinha explicado e já várias x-s falamos sobre isto mas parece que a si não entra nada nessa cabecinha oca.
Não, não é a mesma coisa. O gasóleo usado nas centrais termoeclétricas e o das bombas têm finalidades e características muito diferentes, mesmo sendo ambos derivados do petróleo.
O gasóleo das termoeléctricas (às vezes chamado de fuelóleo ou gasóleo pesado) é um combustível mais pesado, com mais enxofre e menos refinado.
É usado em motores grandes ou turbinas para produzir electricidade. Aqui o q importa é ser eficiente e barato, não tanto ser “limpo” ou amigo do ambiente.
Por outro lado, o Gasóleo rodoviário é muito mais refinado e com baixíssimo teor de enxofre (normalmente menos de 10 ppm, para cumprir normas ambientais como a Euro 6).
Vem cheio de aditivos que ajudam na combustão e reduzem as emissões. Certos países como PT já mandam incorporar 10% mínimo de biocombustíveis (eis a verdadeira netZero) E claro, é mais caro, tanto pela refinação como pelos aditivos aplicados.
Além disso os carros modernos dispõem de mecanismos para tornar a queima ainda mais limpa com o AdBlue, o filtro de partículas, turbo, common rail, catalisador, EGR etc
Coisas que as termoeléctricas nem sonham.
Já lhe tenho dito várias vezes que não tenho cabeça oca, e também não tenho cabeça de rebanho que ouve e acredita.
E mais uma vez meteu os pés pelas mãos, fuel-oleo não é gasóleo, é um combustivel mais pesado, que nem dá para ser usado em motores diesel comuns, mas sim em motores e turbinas como diz, portanto nada a ver com o que se passa na Madeira onde usam gasóleo comum, senão chamavam fuel-óleo ou óleo pesado e não gasóleo.
À gasolina também não chama querosene.
Ehehe. Voce é um brincalhão
Não, sou realista, se não acredita veja os dados da REN.
Ou é apenas mais um negacionista papalvo ?
Só falta o BK substituir os toldos e usar os telhados com paineis solares e dar mais um contributo para a redução do CO2. Aqui e em qualquer parque de estacionamento dos supermercados, devia passar a ser obrigatório para os novos.
Mas ainda perdem tempo com isto?! Alguem que diga a estes papalvos que o eletrico morreu antes mesmo de começar?
Então o burger King e a EDP morreram ? É isso ?
É muito deprimente e triste os condutores de elektros terem q se alimentar à base de fast food só pq têm q carregar o elektro.
Então só o burger King é que tem carregadores que ainda não tem ?