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Burger King e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. MACnista says:

    O-M-G!!! não me digam que estão a tentar carregar os VE com… hambúrgueres??? LOLOLOL

  2. helder11 says:

    Boa tarde
    Continuo sem perceber o motivo para o local da porta de carregamento não ser standard em todos os veiculos. O local da minha porta de carregamento é do lado do condutor, e nesse carregador, apenas tinha um lugar onde podia carregar sem fazer esforço/estragos para conectar. Os cabos dos carregadores com potencia superior a 120kw são extremamente pesados e pouco maleáveis. Estou a fazer algo errado, ou isto está mal planeado e os carregadores deviam ter cabo suficiente para dar a volta ao carro? Sei que existe carros em que a tomada de carregamento é do lado do passageiro, mas não podemos planear que vai ser sempre usado por um carro com o carregador de ambos os lados.

    • says:

      Deve ser mesmo falta de homogeneização e planeamento. A bomba de gasolina onde costumo ir funciona 24/24 com cartão e em horário “diurno” com funcionário. Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos e ficar a segurar para não riscar a pintura.
      É defeito, não é feitio lol

      • Hugo Nabais says:

        ” Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos”
        Estás a falar da excepção á regra! Isso acontece muito mas muito pouco!

    • Ivo says:

      De facto não faz muito sentido, mas se olharmos para as viaturas a ICE, temos o mesmo tema.

    • Yamahia says:

      Em vez de estacionares de traseira, estaciona de frente. Vais ver que isso deixa de ser um problema 😛

  3. Mario says:

    Só falta fazerem um ‘menu’ refeição + Kw

  4. X says:

    Nunca nos vamos livrar a 100% do cancro, ora é no combustivel ou na comida!

  5. Joao Ptt says:

    1.º Preocupado com a grande redução do CO2, algo essencial para que as plantas e árvores em geral prosperem.

    2.º A UE não estava a querer exigir que todos os pontos de carregamento eléctrico teriam obrigatoriamente de aceitar cartões de pagamento de débito e crédito convencional? De forma a descomplicar a vida dos cidadãos da UE.

  6. João says:

    tem logica! com o tempo de espera a carregar a torradeira, leva a vontade de morfar umas sandochas ecom batatas fritas e cola

  7. Mário2 says:

    @JL o que tens a dizer sobre isto?

    https://www.facebook.com/share/18NtaSBZw4/

    Já sei… A pessoa não acautelou os 3500 pormenores para a viagem.
    Eu simplesmente com um multibanco resolvia o problema. Ou com 20€

    • JL says:

      Simples, tivesse ativado o cartão, ou usando as alternativas, agora o carro é que tem a culpa de ela não saber ?

      E sim, vão ser todos assim, com multibanco.

      E se o multibanco tivesse perdido ? ou caducado, e sem dinheiro ? não entendi, isso deve ser culpa do eléctrico também. loooool

      • Marito says:

        Não acontece. Tenho 3 cartões com prazos de validade diferentes com códigos diferentes e de redes diferentes. Se eles falharem jogo no Euromilhões.
        E se eu levar 50€ no bolso e quiser pagar com 50€ posso? Não.

        • JL says:

          Eu tenho 4 cartões de carregamento, que nem têm prazo de validade….

          Pode, mas podia não ter, hoje em dia poucos usam dinheiro no bolso.

          Como vê o seu argumento não serviu para nada.

          • Yamahia says:

            Eu ando sp com dinheiro. Aqui o Zé das bifanas não aceita cartões. E o padeiro so aceita cartões se a conta for superior a 5€.
            E há dias fui almoçar a Belas e apesar de a conta não ser pequena, se não tivesse notas ficava a lavar pratos.
            Tb aqui a Galp, “vendas ao postigo”, à noite, é só a dinheiro.

          • JL says:

            Porque já sabe o que o espera, cada um na sua situação, como vê, as pessoas adaptam-se à sua situação de vida, mas para o Mário não, parece que todos são umas máquinas que não pensam.

      • Marito says:

        E se o posto estiver desativo? E se tiver ocupado? E se no raio de autonomia do carro não houver postos funcionais?
        E se a mobie estiver nas couves?
        Mas pronto já sei já sei. Você nunca tem uma emergência, nem coisas não planeadas nem nada.
        Mas fazemos uma coisa… Eu vou de diesel e fazemos porto Lisboa… Mas eu marco a velocidade…. Ver quem lá chega sem parar para carregar.

        • JL says:

          Se o posto estiver desativo vai ao do lado, se estiver ocupado para noutro.

          É como o seu, se for para um local sem postos de abastecimento fica na mesma.

          Que o seu tem mais autonomia já eu sei, mas agora pergunto, quantas vezes usou a autonomia dele ?

          Não quer, não compre, não entendo porque insiste, eu não vou vender o meu, esteja descansado.

          • Mário2 says:

            Atesto duas vezes por mês quando vou ao pão. E demoro 2 minutos.

          • JL says:

            2 minutos + quanto ? Faça um vídeo.

            Então mas assim o seu argumento da falta de autonomia já não faz sentido. Queixa se da falta de autonomia, e depois tem um diesel para fazer 2 mil KMS num mês ? Agora entendo que tente justificar por aqui o dinheiro mal gasto

    • JL says:

      Desconhecia que frequentava grupos de mães. LOOOOOL

  8. semerodk says:

    Enquanto esperam horas para o carro carregar podem comer várias hambúrgueres. Pessoas com tempo a mais e cérebro a menos…

    • JL says:

      Então quantas horas demora o seu ? Assim ficamos a saber quem são os que não têm cérebro.

    • Ivo says:

      O seu não sei… mas o meu com 15 minutos de carga faz mais 100kms… entre colocar o carro a carregar, chegar ao restaurante, pedir, comer e sair, normalmente serão cerca de 30 a 40 minutos.

      • Yamahia says:

        E ficas todo satisfeito pq vais comer onde o carro quer é não onde tu querias. Acho isso um pouco triste para não dizer pior.
        Isto desde q chegues lá e esteja tudo a funcionar , a comunicar e com pouca afluência.

    • Realista says:

      No entanto pessoas com cérebro a menos – e que pensam em mono tarefa – é que pensam que não se pode fazer mais nada enquanto o carro está a carregar…

      Significa que eu posso ir almoçar/jantar como faria normalmente, mas consigo deixar ao mesmo tempo o carro a carregar.

  9. PJA says:

    É sempre bom haver PC, e quantos mais melhor. Mas, não há informação quanto ao custo de carregamento.

  10. Samuel says:

    Sim porque Portugal é um pais que tem eletricidade com fartura, nem importa eletricidade nem nada!
    Isto é só rir.

      • Yamahia says:

        O saldo importador é altamente desfavorável. Ainda assim ainda há quem julgue que assim é que está bem porque de toda a energia que importamos, apenas 10% é electricidade:
        https ://cnnportugal.iol.pt/amp/energia/renovaveis/pedro-amaral-jorge-o-mito-da-importacao-de-eletricidade/20241212/675b05c7d34e94b82908914a
        Começo a achar que neste país, metade anda drogado ou perdeu o senso looolooolool

        • JL says:

          Também acho, deviam era começar a abrir poços de petróleo e minas de carvão e exportar com força:

          “Na verdade, a energia elétrica representa uma das fatias mais pequenas da estrutura de importação de produtos energéticos, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia. Em 2023 teve uma expressão de apenas 10% face aos 15,3% do gás natural e aos 73,6% dos produtos de petróleo.”

          • Mario3 says:

            Nem sei como o JL não foi ralhar com a REN por estarem a ligar as centrais a gás e os carros dele a consumirem energia daquela… suja.
            Ah ja me esquecia, ele tem um 150 paineis em casa para alimentar 2 ou 3 carros, aliás toda a pessoa tem dinheiro para ter o setup dele.

          • JL says:

            Você é que devia ralhar com eles, para produzirem mais do carvão.

            Por acaso são 16, é por não ter dinheiro que os tenho, porque quem tem não tem se preocupar com isso. Saem mais barato que aquilo que você gasta de gasóleo durante 2 a 3 anos.

          • Mario3 says:

            Ahahah, e qual é o problema? A produção a partir do carvão é mais barata que as renováveis, basta que tirei a taxa teorica e administrativa do CO2 que passam imediatamente a ser mais cost effective que as renovaveis.
            A produção a gás natural por exemplo sem CO2 é mais barata que as feed in tariff das eólicas… como dizia o Guterres, é só fazer as contas.

            Por isso é que o carro elétrico me compensa só ao fim de 15 anos, mesmo a pagar o gasóleo 2€ o litro.
            E não sou rico para pagar 600€ por um kit de pneus para um tesla.

          • Yamahia says:

            Não seja mentiroso. Sai mais caro investir em painéis do q comprar a electricidade à companhia (por enquanto e em PT)
            A propósito, não caiu por aí calhaus de granizo? Tem o seguro em dia?

          • Yamahia says:

            Viu bem…gás natural para produção elektra lol, viu bem…petróleo para produção elektra Madeira e Açores lol
            Ainda assim, viu bem… 10% de toda a energia importada, é electricidade importada. Uma barbaridade e o bacano acha que é normal e que é bom. Enfim. Melhor que isto só um gajo de um site concorrente achar que pode ocupar o passeio e carregar o seu PHEV na rua impedindo a passagem das pessoas inclusive deficientes.
            Esta malta está mas é toda deficiciente mas é da carola à conta dos fumos da política verde.

          • JL says:

            É mais barata mas não é precisa.

            A produção de energia eléctrica por fontes não renováveis não tem taxa CO2.

          • JL says:

            Não, não saí mais caro, saí mais barato, e não é mais barato, é bem mais barato.

            Curiosamente é a electricidade que faz mexer o país, já os combustíveis são 100% importação, não entendo porque não levam em conta a minha sugestão…

            E não, não compensa ao fim de 15 anos, curioso que se fosse nesse tempo, compensava, o seu diesel compensa em relação a quê? Uma bicicleta ?

            600 euros por pneus ? Para quê? Dizer que é rico ?

          • JL says:

            Melhor que isso só alguém que pensa que pode ocupar o passeio com um diesel e nem carregar ou abastecer consegue. Pois, também não entendi o argumento com preconceitos do costume.

          • JL says:

            A Madeira usa gasóleo, esse combustível que você diz ser tão verde, não entendo então a preocupação, já que até mesmo com gasóleo têm metade das emissões.

          • Yamahia says:

            Como sabe, o gasóleo usado nas centrais não é igual ao q é usado nos automóveis.

          • JL says:

            Onde dizem que não é igual ?

          • Yamahia says:

            Já lhe tinha explicado e já várias x-s falamos sobre isto mas parece que a si não entra nada nessa cabecinha oca.
            Não, não é a mesma coisa. O gasóleo usado nas centrais termoeclétricas e o das bombas têm finalidades e características muito diferentes, mesmo sendo ambos derivados do petróleo.
            O gasóleo das termoeléctricas (às vezes chamado de fuelóleo ou gasóleo pesado) é um combustível mais pesado, com mais enxofre e menos refinado.
            É usado em motores grandes ou turbinas para produzir electricidade. Aqui o q importa é ser eficiente e barato, não tanto ser “limpo” ou amigo do ambiente.
            Por outro lado, o Gasóleo rodoviário é muito mais refinado e com baixíssimo teor de enxofre (normalmente menos de 10 ppm, para cumprir normas ambientais como a Euro 6).
            Vem cheio de aditivos que ajudam na combustão e reduzem as emissões. Certos países como PT já mandam incorporar 10% mínimo de biocombustíveis (eis a verdadeira netZero) E claro, é mais caro, tanto pela refinação como pelos aditivos aplicados.
            Além disso os carros modernos dispõem de mecanismos para tornar a queima ainda mais limpa com o AdBlue, o filtro de partículas, turbo, common rail, catalisador, EGR etc
            Coisas que as termoeléctricas nem sonham.

          • JL says:

            Já lhe tenho dito várias vezes que não tenho cabeça oca, e também não tenho cabeça de rebanho que ouve e acredita.

            E mais uma vez meteu os pés pelas mãos, fuel-oleo não é gasóleo, é um combustivel mais pesado, que nem dá para ser usado em motores diesel comuns, mas sim em motores e turbinas como diz, portanto nada a ver com o que se passa na Madeira onde usam gasóleo comum, senão chamavam fuel-óleo ou óleo pesado e não gasóleo.

            À gasolina também não chama querosene.

      • Samuel says:

        Ehehe. Voce é um brincalhão

  11. Jaquim says:

    Só falta o BK substituir os toldos e usar os telhados com paineis solares e dar mais um contributo para a redução do CO2. Aqui e em qualquer parque de estacionamento dos supermercados, devia passar a ser obrigatório para os novos.

  12. Samuel says:

    Mas ainda perdem tempo com isto?! Alguem que diga a estes papalvos que o eletrico morreu antes mesmo de começar?

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