BMW e Volkswagen multadas por limitarem utilização de tecnologias amigas do ambiente
As construtoras automóveis alemãs, como a BMW, a Volkswagen ou a Daimler, estão novamente a ser visadas por ações legais na Europa. Desta vez o problema não está em alterações realizadas nos seus carros, mas sim na tecnologia que os poderiam tornar melhores.
Este não é um caso novo, mas agora a Comissão Europeia revelou o valor da multa que vai aplicar a estas marcas. Ao todo são 875 milhões de euros que estas vão ter de desembolsar por limitarem o acesso a tecnologias que poderiam tornar os seus carros menos poluentes.
Foi em 2017 que o jornal Der Spiegel revelou um possível escândalo que envolvia a BMW, a Volkswagen e a Daimler. Do que foi revelado na altura, estas 3 marcas estariam a combinar entre si a utilização de muita da tecnologia mais recente e que iriam tornar os motores diesel mais limpos.
As marcas decidiram em reuniões secretas como esta tecnologia seria implementada, não permitindo que esta fosse usada de forma concorrencial. Assim, e de forma não visível e clara, esta demoraria mais tempo a chegar aos seus carros, com prejuízo para os consumidores.
A Comissão Europeia investigou esta situação de imediato, tendo recolhidos todas as provas para que em 2019 acusasse formalmente a BMW, a Volkswagen e a Daimler. Agora, e para fechar este processo, a CE decidiu finalmente as multas a aplicar.
Assim, a Comissão Europeia revelou que a multa a aplicar a estas 3 empresas é de 875 milhões de euros. Este valor será repartido pelas 3 marcas, com a Volkswagen a ter de pagar 502 milhões de euros e a BMW a ter de pagar 373 milhões de euros. A Daimler conseguiu escapar a uma multa de 727 milhões de euros por ter revelado este cenário.
A informação da Comissão Europeia revelou que a Daimler, BMW e Volkswagen possuíam tecnologia para reduzir emissões prejudiciais além do que era legalmente exigido. Mas evitaram competir no uso de todo o potencial dessa tecnologia. Assim, a multa surge para punir uma situação de conluio.
Com um historial muito negativo no que toca a escândalos e a ocultar informação dos consumidores, a Volkswagen está novamente envolvida num problema. Ainda assim, estas multas podem ter um impacto mínimo, dado que os lucros do ano passado foram de 12 mil milhões de euros para a Volkswagen e 5 mil milhões de euros na BMW.
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teoria dos jogos, se fizeste um crime com os teus parceiros é melhor denunciar-los pois se algum deles o faz primeiro estas tramado.
Era o que mais faltava, não poderem definir a engenharia como eles querem se isso significar proteger os seus avanços.
Neste caso era limitar os seu avanços
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Imaginem não ser permitido fazer algo inferior e ou prejudicial por escolha e de forma a ter ganho financeiro.
só não podes é fazer cartel, foi o que aconteceu
Só vejo um consorcio para defesa de IP, não vejo qualquer cartelização.
Curiosamente os especialistas parecem discordar da sua opinião. Porque será?
agenda politica? duh ?
Assim se vai sabendo que existe Tech Gate em muitas coisas e aproveitamento do consumismo.
Os carros eléctricos e condução semi-autónoma pode ser implementado mais rápido. Alias se não fossem as petrolíferas, já teríamos carros eléctricos desde os anos 60 ( mais coisa menos coisa ).
Se fossem as petroliferas já terias carros a hidrogenio desde os anos 60.
Carros electricos nem agora tens tecnologia suficiente para os desenvolver convenientemente quando mais nos anos 60.
Problema é que o lobby dos EVs neste momento é quem dita o mercado e estão a fazer com o hidrogenio aquilo que as petroliferas fizeram há 40 anos também com o hidrogenio.
No meio destas guerras de lobbies todas quem sai prejudicado é o consumidor e o planeta, fazem-se inumeras tecnologicas, arranjam-se 1001 desculpas para trocar de carro e com isso produzir mais carros, enquanto tudo o mercado vai enriquecendo e o consumidor vai gastando dinheiro a cada X anos e o planeta vai vendo os seus recursos diminuirem, se tivessemos ido logo pelo hidrogenio antes do boom populacional e do boom da mobilidade as coisas seriam bem diferentes.
Exatamente por isso nikola tesla morreu pobre.. só não o assassinaram devido aos projetos de armamento que agradava ao governo…
” com prejuízo para os consumidores”.
Esta frase tem muito que se lhe diga, as novas tecnologias de redução como esta gente lhes chama aquilo que tem feito é muito prejuízo na carteira dos clientes, como agora para reduzir as emissões temos carros com motores de lambreta, quem vai pagar ? o cliente, em vez de durar 100 dura metade .
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o estado é isto as pessoas é que nao veem como as coisas funcionam, o ultimo a pagar é sempre o pobre!
Isto é um pouco estupido. Isto era como se aplicassem uma multa à Intel e AMD por terem trocado IP and terem protegido os seus desenvolvimentos da concorrência com o x86 e x64 :s Amanhã se a TESLA criar uma bateria que carrega em 2 min e dá para 1000km e em segredo só partilhar os segredos com a Toyota também apanha multa? Cheira muito a politiquice! Depois admirem-se que as empresas deixam de investir em R&D porque não ganham nada com isso. Mais vale copiar dos outros e poupar.
Por mim acabavam era com a União Europeia sempre a chupar dinheiro para gajos que tão la e ninguém os conhece… querem ser amigos do ambiente mas quem se lixa é o consumidor com filtros de partículas caríssimos e egr a encher o motor de carvão e a matá-lo com essas falsas conspirações do aquecimento global e quem paga isso somos nós enquanto eles enchem os bolsos..vivemos numa mentira e não podemos fazer nada.. enfim quem não perceber o que estou a dizer por favor faça uma pesquisa aprofundada na internet…
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a UE não passa de um ninho de mafias e lobbys
Atenção que daqui a uns dias entra em vigor a carta dos direitos humanos digitais.
E texto fake como este teu, pode dar multa.
Quem deveria ser multado eram os palhaços que decidiram.multar…
A custa dessas.merdices de faps e afins, tenho o motor todo f*****