Bicicleta elétrica 3D feita 100% com fibra de carbono oferece 96 km de autonomia
A empresa norte-americana Arevo está a lançar dois modelos de bicicletas bastante inovadoras. Os veículos têm os quadros construídos como uma peça única que é impressa em 3D e feita 100% de fibra de carbono.
As designadas Superstrata têm um modelo elétrico cuja bateria oferece uma impressionante autonomia de 96 km. Tudo isto a um preço que pode chegar aos 3.500 euros.
Superstrata: a bicicleta impressa em 3D com fibra de carbono
A Arevo é uma fabricante da Califórnia que está a lançar a primeira bicicleta no mundo com o quadro impresso em 3D como uma peça única totalmente feito a partir de fibra de carbono.
A Superstrata tem dois modelos diferentes, mas ambos com o quadro construído da mesma forma com os mesmos recursos. O modelo clássico Terra tem o preço de 2.799 dólares, cerca de 2.500 euros; e o modelo elétrico Ion, que é extremamente leve mas poderoso, tem um preço de 3.999 dólares, perto de 3.500 euros.
O quadro de ambos os modelos foi construídos como uma peça única, onde não são visíveis quaisquer emendas ou marcas de solda.
De acordo com Sonny Vu, CEO da Arevo:
Esta peça sai como uma peça única das nossas máquinas.
Não há cola, junções, parafusos, soldas a laser, nada disso. Na verdade, as peças são cortadas na fase do pós-processamento.
Cada exemplar destas bicicletas pode ser impresso de acordo com as dimensões do ciclista.
São mais de 500 mil as configurações relativas à altura, peso, comprimento do braço e da perna. Para além disso é ainda levada em consideração a posição que o ciclista prefere bem como o nível de rigidez da estrutura.
O modelo elétrico Ion traz um motor de 250 watts e pesa apenas 11 kg. A sua bateria permite uma autonomia de 96 km com apenas uma carga, sendo capaz de andar a uma velocidade máxima de 32 km/h.
Encomendas da Superstrata a partir do Indiegogo
As bicicletas estão à venda através da plataforma de crowdfunding Indiegogo, não havendo ainda data para as primeiras entregas, apesar de se estimar que isso aconteça em dezembro de 2020.
O CEO da marca adianta que o Indiegogo está a ser usado sobretudo como plataforma de lançamento do produto, e não tanto como angariação de recursos.
Sonny Vu espera que o negócio destas bicicletas aumentem para "milhares eventualmente", mesmo tendo noção de que é um mercado competitivo.
Como uma empresa de impressão 3D, podemos fazer isso. Se 437 pessoas odiarem as bicicletas e não conseguirmos chamar a atenção de ninguém, tudo bem. Vamos fazer carrinhos de bebé ou outra coisa. Eu simplesmente amo este mundo de fabrico aditivo porque podemos fazer este tipo de coisas.
Para já a Arevo vai produzir 500 exemplares da Superstrata e a impressão será feita nos EUA e Vietname.
Este artigo tem mais de um ano
Shut up and take my money
11 kg, 96 km a 32km/h, não acredito.
Uma Spezialized Turbo Creo SL pesa 12.2kg e tem 120km
* e chega a 120 km
E custa 3 x mais do que esta…
Claro… Basta ver quanto tempo duram pois a qualidade do carbono também é de louvar.
Olhando para as melhores marcas de bicicletas du mundo todos TODOS têm algum em comum no design do quadro da biclicleta: todos têm um “seat tube” no meio para não causar stress no resto do quadro em carbono cujo carbono é da melhor qualidade que o mercado possa oferecer trabalhado a mão…
Mas esta start-up sem experiência pelos vistos descobriu a pôlvora no design do quadro e isto de um quadro que é ainda por cima imprimido em 3D. Consegiu pelos vistos também a pôlvora pois consegue mais KM de autonomia com 1/5 de capacidade de bateria…
Pois claro… É simplesmente mais uma start-up que descobriu a pôlvora no indiegogo que depois não passa de um grande desgosto…
Melhor piada é a tabela de comparação… faz um highlight que “Shimano Groupset” é melhor que “Shimano Dura-ace” LOOL eu não sou um expert mas tenho certos conhecimentos na área e digo já… este projeto quanto mais detalhe partilha mais ridiculo se torna…
E depois ainda dizem que as bikes 11,500$ tem o garfo a frente em alumínio… que marketing enganador 😀
Isto para não falar que esta bicicleta não se pode dizer que é realmente feita em fibra de carbono. A impressão 3d é feita usando um filamento reforçado com fibra de carbono. Estes filamentos sao constituídos maioritariamente por um polímero (ie plástico), regra geral por nylon, e pequenos pedaços (menores que meio milímetro) de fibra de carbono, pedaços estes que não são contínuos como uma folha de fibra de carbono. Embora seja um dos filamentos mais resistentes que podemos usar numa impressora 3d, o resultado está bem longe de possuir a rigidez de uma peça feita realmente em fibra de carbono. Às vezes estas campanhas de indigogo e outras plataformas do género é no que dá. Pessoas a comprarem algo que simplesmente não passa de uma fraude.
Nuno V quando for lançada ao mercado vão se descobrir muitos “afinal”… Tipo “afinal faz 96km de autonomia a 35khm/h… com o Peter Sagan a pedalar nele…”
“É Shimano Groupset… mas groupset Shimano 105″…
Estou curioso do resultado quando for lançado e gostaria que a pplware fizesse um “follow-up” na dada altura 😉
Pois, uma bateria para fazer 96km não é nada leve…
Por 3500€ compro um carro ou mota e faço muitos mais quilómetros.
O espertalhão chegou.
Tás a olhar para o espelho?