Bi-fuel: conheça a tecnologia que duplica a autonomia e reduz custos
A designação "bi-fuel" descreve veículos capazes de funcionar com dois combustíveis distintos, normalmente gasolina e GPL. Essa flexibilidade combina a conveniência da gasolina com o custo e a eficiência ambiental do GPL. O resultado é simples: mais autonomia, menores custos por quilómetro e emissões mais baixas. Conheça tudo sobre a tecnologia.
Como funciona um sistema bi-fuel (gasolina + GPL)?
Um automóvel bi-fuel possui um depósito convencional de gasolina e um segundo depósito específico para GPL, normalmente instalado na zona da mala ou no lugar do pneu suplente. O GPL é armazenado em estado líquido, sob pressão, e passa por um redutor antes de ser injetado no motor.
O sistema é gerido por uma central eletrónica que permite alternar entre gasolina e GPL. Essa mudança pode ser feita manualmente, através de um simples botão no habitáculo, ou automaticamente, quando o depósito de GPL se esgota.
Nos modelos produzidos de fábrica - como o Renault Clio ECO-G - toda esta integração é feita de origem, o que garante homologação, garantia e integração mecânica/eletrónica superior.
Economia real e autonomia duplicada
O principal argumento do bi-fuel é económico. Em Portugal, o litro de GPL custa em média cerca de 0,82 € (dados de novembro de 2025), valor muito inferior ao da gasolina. Essa diferença traduz-se em poupanças de 30 a 40% no custo por quilómetro quando se circula com GPL.
Mas há outro benefício: a autonomia total. Como o automóvel tem dois depósitos, a distância percorrida antes de reabastecer pode ultrapassar facilmente os 1000 ou mesmo 1300 km. Essa versatilidade elimina qualquer "ansiedade de autonomia" e torna o bi-fuel especialmente vantajoso para quem percorre distâncias longas.
O retorno do investimento - no caso das versões de origem, praticamente imediato - é particularmente interessante para condutores que fazem mais de 15.000 km por ano. E, ao contrário das conversões aftermarket, as versões Eco-G da Renault já saem otimizadas e prontas para circular, sem alterações à garantia.
Impacto ambiental do GPL, usado nas máquinas da Renault
O GPL é um combustível de combustão mais limpa do que a gasolina ou o gasóleo. Queima de forma mais completa, reduzindo a emissão de partículas, óxidos de azoto (NOx) e monóxido de carbono.
Diversos estudos internacionais confirmam que as emissões diretas de CO2 por quilómetro podem ser ligeiramente inferiores às da gasolina, com reduções mais notórias noutros poluentes atmosféricos.
Embora o ciclo de vida total não seja tão "verde" quanto o de um veículo elétrico alimentado por energia renovável, o bi-fuel representa uma sólida opção de transição: oferece reduções imediatas de emissões sem exigir uma infraestrutura de carregamento ou um investimento inicial elevado.
E no contexto português?
Portugal é um dos países europeus com melhor rede de abastecimento de GPL. A cobertura é densa nas zonas urbanas e nas principais vias rodoviárias, o que lhe permite fazer viagens de norte a sul sem preocupações. Essa infraestrutura torna o GPL uma alternativa viável e prática para muitos condutores.
O mercado nacional continua a acolher bem os modelos bi-fuel. A Renault, por exemplo, comercializa oficialmente o Clio ECO-G/ Bi-Fuel, com todas as homologações de fábrica e autonomia combinada que pode ultrapassar os 1000 quilómetros.
Apesar do crescimento dos elétricos e híbridos, há uma larga faixa de condutores portugueses - especialmente os que vivem em prédios sem garagem ou conduzem longas distâncias - para quem o bi-fuel é a escolha mais racional. É uma solução económica e ambientalmente equilibrada.
Num momento em que a transição energética avança, mas de forma desigual, esta tecnologia continua a fazer todo o sentido.
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Já tenho carros a GPL há mais de 10 anos, continua a ser bom mas já foi melhor quando a malta só via gasolina e gasoleo à frente o GPL era bem mais barato
Atualmente GPL não compensa, quando foi agora para comprar carro ainda ponderei isso, mas quando avaliava vs elétrico, o elétrico saia sempre mais em conta (carregar em casa claro), no meu caso a recorrer a credito o custo mensal acabava por ficar igual ou melhor para o elétrico, igual com 20k ano, melhor com 25k, sendo que no meu caso os 25k+ é o mais provável.
Isto comparando ofertas novas, nos semi novos então é ainda mais gritante.
Foi as contas que fiz e acabei de comprar um Peugeot e-208
Faço 30 mil km por ano. Gastava em gasóleo mais de 300 EUR/mês. Sentia-me a queimar dinheiro e ao fim do ano continuava com um carro velho.
A prestação do elétrico vai ficar em 340 EUR/mês e daqui a meia duzia de anos, gastei o dinheiro na mesma, mas tenho mais um carro em casa ou um pisa papéis.
A garantia de 3 anos no carro e a garantia de 8 anos ou 160 000 km nas baterias, também ajudaram a mudar o meu mind set em relação aos carros elétricos. Enquanto estiver na garantia, não vai ser poupado a nada.
340€ em gasoleo dá para fazer em numeros redondos mais de 3000 km/mês!!! para fazer 30 mil km por ano, gastaria em gasoleo na volta de 3000 euros/ano!!! quanto vai dar mesmo por um carro novo? os calculos foram feitos a uma media de 6 litros a gasoleo a custar 1,70€.
Estás a ver a coisa da forma errada, vou assumir que carrega em casa com 12cents kwh, gasta agora 60€ mês adicionais de energia.
logo passou a ter um carro novo com garantia por 100€ mês a mais que o que tinha antes, para não falar que a manutenção é mais baixa, provavelmente com um conforto muito maior pois é um carro novo, mais seguro e se fizer para arranca ser elétrico faz ser ainda melhor, pois é um sonho no para arranca.
E nem vou falar de IUC pois provavelmente o seguro passou a ser dados próprios e anula qualquer poupança ai.
Para não falar que um carro velho facilmente gasta 1200€ ano adicionais em manutenção não programada, basta teres uma embraiagem bi massa a ir a vida e já gastaste isso…
Errado! tenho varios carros com mais de 20 anos, nao gasto isso em manutençao por ano e se gastar num ano, no outro nao gastarei nada! O que falei foi bem fundamentado e com contas bem feitas, agora dizerem que vao poupar dinheiro com carro novo seja ele que combustivel for, é uma grande MENTIRA, o preço do carro também conta meus caros!!!! ou não sai do vosso bolso??
Eu sempre que tive carros com mais de 10 anos, todos os anos eram surpresas, e nenhuma delas era menos de 500€…
Logo o meu argumento é bem fundamentado, para não falar que nunca percebi o orgulho de andar com carros com 20 anos, são piores em tudo que carros equivalentes novos.
Carros de 20 anos são piores? Só se forem os seus, até lhe digo, o meu carro mais novo tem 19 anos, Mercedes S320 CDI W221, tem melhor?? 3.0 com 235cv com 540nm. nestes anos todos, apenas tive 1 ano que tive de gastar 1500€ numa reparaçao! Hoje iguais e em bom estado custam uns 13 mil euros. O mais velho que tenho, tem 30 anos, 535 mil km, C250 OM605, sabe o que é?? e a garagem ainda tem mais 2 BMW 6 cilindros em linha, diesel e gasolina. E o proximo sera um om606 com 25 anos, sabe o que é? tem motor melhor? tem?? Voce tem novos, tudo certo, mas são melhores?? gostava de saber onde!!!!
Oh nuno isso depende sempre de gostos eu entro num carro com 20 anos e entro num carro novo e acho o novo 1000 vezes melhor mas isto sou eu que sou um gajo de tecnologia secalhar o meu avo já é ao contrário.
Eu nunca na minha vida teria esses carros todos com mais de 20 anos que já nem em Lisboa entram trocava por 2 novas e ficava bem mais satisfeito mas isso são gostos.
A mesma coisa para se são melhores ou piores para mim um carro novo é bem melhor para si provavelmente não
Ou seja tens carros de coleção que breve estão em museus…
Um EQS para mim é uma melhor escolha, mas nunca na vida enterrava 13k num carro com 20 anos, só deve ter carros deses quem tinha dinheiro para eles quando novos, caso contrario estás a por num 31 do pior.
Sim, faço mais de 3000 km por mês e o meu carro a gasóleo gasta 6.5 a 7 litros / 100
Por ano são mais de 30 mil km só para fazer o percurso casa – trabalho – casa
E sim, o preço atual do gasóleo na Galp são 1.699 EUR
Fez bem as contas
Está a esquecer-se de somar mais custos, não está? Compra a crédito adicione juros, spread, encargos bancários, seguro muito bom……. para o Banco…….
Ele está a usar custo mensal de ter carro, logo isso é irrelevante, eu faço a mesma conta, pago também 350€ por mês irrelevante quanto isso é juro, sei que este mês gastei 50€ de energia elétrica a mais e não meti nenhuma vez gasóleo e antes era 2 depósitos de 75€… e o carro ainda tem o deposito cheio pois só andou uns 30km desde que tenho o elétrico, que já andou 2500km…
Os mais de 300 EUR que queimava em gasóleo vão servir para pagar a prestação bancária, incluindo os juros.
Eu faço mais de 3000 km por mês (mais de 30 mil km por ano)
O meu carro a gasóleo gasta 6.5 a 7 litros aos 100. O preço atual do gasóleo na Galp são 1.699 EUR
Contas feitas, queimo em gasóleo por ano mais de 3000 EUR
Esse dinheiro agora é canalizado para a prestação de um carro elétrico. Daqui a meia dúzia de anos tenho mais 1 carro na garagem ou tenho 1 pisa papéis, mas queimei os 3000 EUR por ano e tenho algo visivel na garagem. O carro a gasóleo e o carro elétrico, pago com o dinheiro não gasto em gasóleo.
Vou deixar de pagar 11 EUR por cada 100 km e vou passar a pagar 2 EUR por cada 100 km
Contas feitas para o meu caso concreto (números redondos)
Trabalho 260 dias por ano x 140 km por dia = 36400 km por ano
Carro elétrico:
Preço por kw carregando em casa = 0.14 EUR
Consumo de eletricidade para percorrer 140 km = 22 kw
Custo anual em eletricidade = 1121 EUR
Carro a gasóleo com consumo de 6.5 litros / 100
Preço por litro de gasóleo na Galp = 1.70 EUR
Custo anual em gasóleo para percorrer os 36400 km = 4022 EUR
Diferença anual : 2901 EUR
Em 7 anos, tenho o Peugeot e-208 pago com o que não queimei em gasóleo
Adicionar o que não se pagou em manutenções, que nos veículos a gasóleo é mais elevado que nos gasolina, e muito superior aos eléctricos. Tenho veículo gasolina mild hybrid, e faço cerca de 10.000km/ano.
14 Cents está caro, eu meti EDP agora:
P. contratada e Termo fixo: 0,6166 €/dia
Energia: (fora de vazio) 0,1537 €/kWh
Energia: (vazio) 0,0929 €/kWh
Isto para 6.9Kva.
P. contratada e Termo fixo: 0,8842 €/dia
Energia: (fora de vazio) 0,1537 €/kWh
Energia: (vazio) 0,0929 €/kWh
para 10.35Kva
E posso garantir com um Eletrico em casa bi horario compensa, este mês mesmo com ACs ligado dia todo carregar 2 mil km em casa 2 terços foi em vazio…
Mais um a confirmar o que tenho dito nos últimos 3 anos… e ainda diziam que eu era mentiroso.
LoL
O meu faz mil km de autonomia e tem um custo de 4litros ao 100 km. valerá a pena comprar um elétrico? É fazer as contas.
Depende dos Kms feitos, há um break even point em que sim…
Para poupar dificilmente, mesmo hoje em dia um GPL é bem bem em conta é claro que se comprar um eléctrico para carregar em casa fica mais em conta mas também tem o custo do carro já vai depender de quais são as opções de carros que tem em cima da mesa. Eu tenho um eletrico mas mantenho o velhinho a GPL que dá sempre jeito
trocar um carro recente a GPL por elétrico tens de fazer muito km para compensar, mas não ficaria surpreso para a malta que anda 50k ano, mas isso é poucos e seria apenas 2.5k poupados por ano em energia, contudo se for algo tipo tesla que não tem revisões anuais a coisa pode mudar de figura, poupança de energia supre para os 2.8k e 3 revisões ano facilmente custam 600€…
Se o teu GPL neste senário for um Duster, dar a trocar por um tesla Model 3, assumindo que ainda vale 15k, tens uma prestação de 320€ a 7 anos por um tesla pre configurado de 38k, logo fica elas por elas e passas a ter um carro ainda mais novo e superior em tudo (menos altura de condução para quem gosta)
A única coisa no GPL que não evolui é altura do abastecimento, ter que colocar o adaptador e os gases que saem ao retirar a pistola…, pouco prático ainda…, mas de resto uma excelente opção.
Muitos carros já têm o adaptador incorporado no carro
A questão é o preço atual do GLP… já está praticamente a 1€ e se o carro for novo (em garantia da marca), as revisões são mais caras. Há que fazer bem as contas para os Km’s que se faz por ano.
a menos que andes 10k km ano, eletrico vai ser melhor opção, isto nas contas que fiz…
As revisões não são mais caras a não ser por uma coisa ou outra que tens de trocar mas é material na ordem dos 15€. O Gpl está praticamente a 1€ e a gasolina está praticamente a 2€ sempre foi assim de as voltas que der o GPL acaba sempre por ser metade da gasolina
Se instalassem postos com E85 é que era de jeito
Então o preço da gasolina está baixo demais ?
mais autonomia nao está relacionado com a tecnologia bifuel, mas sim com o facto de ter 2 depósitos.
A questão não são os dois depósitos, mas sim um motor que queima dos dois combustíveis 😉 e isso, sim, está relacionado com a tecnologia bifuel
Em Portugal (Europa toda, penso) todos os veículos GPL são bifuel… Mas, penso, que na Coreia, já se encontra apenas com GPL…
Entretanto a Dacia está a desenvolver um motor a GPL de injecção directa… de que se trata? Bom algo similar ao que hoje se vê a circular em veículos de GNL/GNC como, por exemplo, os autocarros movidos a este gás (gás natural).
Ora este desenvolvimento ainda irá reduzir o consumo de GPL… não sei se será para manter o bifuel, o que não fará sentido. Ou seja teremos um ou dois injectores na câmara de combustão… os actuais sistemas de GPL misturam o GPL na admissão, no colector.
Uma “coisa” é certa: nunca se viu tanto veículo bifuel! As plataformas TVDE terão muitos veículos com esta característica. Já tenho veículo a GPL há muitos anos, nunca tinha que esperar para abastecer… agora é terrível! Pior, postos de combustível que trabalhavam 24hrs, em que o pagamento era feito por MB junto à bomba, deixaram de o fazer por variadas razões, quer de segurança quer por serem vitimas de danos materiais no equipamento.
A longo prazo (quão longo?), uma vez que o GPL é um derivado da refinação de petróleo, terá, à semelhança da gasolina e gasóleo, os dias contados.
Sim, é verdade que a procura por veículos o bi-fuel tem crescido. E isso nota-se na oferta das várias marcas, sobretudo na Dacia e Renault, mas há outras. Em nível empresarial, a questão da autonomia e do preço do GPL tem atraído os consumidores. Além disto, tem a ver com os incentivos fiscais. As empresas podem deduzir 50% do IVA na aquisição/locação de viaturas movidas a GPL/bi-fuel, dentro de limites legais (ex.: teto do montante elegível). Isto é um dos principais incentivos para frotas.
Vamos ver como o mercado em 2026 vais lidar com esta opção que está a atrair tb mais particulares.
Em veículos ligeiros de passageiros, de momento e em Portugal, creio que só se encontram os DACIA e RENAULT. Há uns anos atrás existia também OPEL (motor FLEX FUEL), FIAT (PUNTO e PANDA) e também CHEVROLET.
Sim. Já foi popular, depois deixou de o ser e agora está de novo na berlinda!
Esse motor 1.2, desenvolvido pela HORSE (empresa detida pela RENAULT e GEELY), irá surgir em primeiro lugar no DACIA DUSTER, versão MILD HYBRID, e funciona com 3 energias: gasolina, GPL e apoio eléctrico no motor montado no eixo traseiro, como 4×4. Não tenho conhecimento se irá permitir circular em modo exclusivamente eléctrico, mesmo que em curtas distâncias e baixa velocidade.
Esta malta tem de voltar a ter aulas de matemática!!! Podem querer ter carro novo, devido ao cheiro a novo, devido ao status, devido a imagem social, tudo isso é válido, agora para POUPAR dinheiro???? vão-se encher de moscas e voltem para a escola para aprenderem a fazer contas.
Até achava útil o teu comentário, se… a complementar esse teu eloquente comentário, mostrasses cálculos, que sustentassem a tua opinião. Agora… “mensagens à manel”…
Sim chama-se um “investimento” tal como a alguns anos a malta preferia pagar um pouco mais por um carro a gasóleo porque depois o combustível é mais barato.
Eu tenho um captur bi-fuel recente (a versão mais equipada e com jantes de 18”) e os consumos são elevados. A GPL, o consumo médio são 11 litros aos 100km, e a gasolina 7.1 litros aos 100. Claro que depende do estilo de condução, do ambiente e do modo selecionado (no modo eco, a 120km/h na autoestrada é possível fazer 9.3l de GPL por 100km), mas ainda assim penso que só compensa quando comparamos com outros carros a gasolina.
Do ponto de vista de condução, não se nota qualquer diferença entre o modo GPL e gasolina.
supostamente o GPL até anda mais, mas isso é carro para custar novo 25 mil euros, por 30 mil já tens opções eletricas e os 5k de diferença mesmo vs gpl ficam pagos rapido, cerca de 70k km…
Confirmo sim, por alguma razao o carro anda mais a GPL
A Renault faz uma “repro” quando a GPL e tem 100cv em vez de 90cv.
Sim, mas com um pouco mais de autonomia e nível de conforto equivalente, já excede os 30 mil. Este, com os dois depósitos cheios já dá para fazer mais de 1000km com relativa facilidade, o que para as viagens à terrinha ao fim de semana faz mais sentido para nós. Mas não discuto que noutras situações o elétrico seria mais vantajoso.
Caro Vitor M. comecei assim o meu primeiro comentário neste tópico em resposta ao user Miguel: “340€ em gasoleo dá para fazer em numeros redondos mais de 3000 km/mês!!! para fazer 30 mil km por ano, gastaria em gasoleo na volta de 3000 euros/ano!!! quanto vai dar mesmo por um carro novo? os calculos foram feitos a uma media de 6 litros a gasoleo a custar 1,70€.”
Pergunto: estes calculos estão errados?? O preço de aquisição de um carro novo, nao conta?
Facto. Como estava fora do contexto… mas aproveito, que estive a ler o saudável diálogo, e deixo a minha opinião:
No meu ponto de vista, ambos têm alguma razão, mas estão a falar de perspetivas diferentes.
1. O ponto do Miguel
O Miguel faz uma comparação emocional e financeira a longo prazo.
Ele gastava cerca de 300 euros por mês em gasóleo, o que está próximo dos cálculos realistas (306€). Optou por aplicar esse mesmo valor numa prestação mensal de 340€ por um carro elétrico novo.
Do ponto de vista dele:
– Deixa de “queimar dinheiro” em combustível.
– Passa a investir o mesmo valor num ativo novo, com garantia e menor manutenção.
– A motivação não é poupar de imediato, mas canalizar o gasto mensal para um bem com valor futuro.
2. O ponto do Nuno
Já o Nuno faz uma análise estritamente matemática e imediata.
Pelas contas, (análise correta) 340€ em gasóleo dá para fazer cerca de 3000 km/mês e que 30.000 km/ano custam cerca de 3000 € em combustível. Ou seja, o gasto anual em gasóleo é comparável à prestação do elétrico, mas não inclui custos de eletricidade, seguro, manutenção, ou perda de valor do veículo novo.
3. Síntese
– O Nuno tem razão nos números. O cálculo do consumo em gasóleo está correto.
– O Miguel tem razão na lógica da decisão. Se já gastava esse valor mensal, trocar por um elétrico novo com garantias e menos manutenção pode fazer sentido, é uma decisão racional no plano patrimonial e emocional, não puramente financeira.
Em conclusão:
Na minha opinião, o Nuno está certo nos cálculos, mas o Miguel está certo na estratégia e no raciocínio de investimento. O primeiro vê o gasto; o segundo vê o destino do dinheiro.
Caro Vitor M. esta tudo muito acertado o que escreveu, no final quem consegue a mesma finalidade com menos dinheiro gasto? até pode chamar investimento, comprar um carro novo, seja que combustivel for, mas vai perder sempre muito dinheiro, até mesmo a longo prazo, embora menos, mas é sempre a perder. E volto a frisar, o dinheiro da compra do automovel, tem sempre, mas sempre de entrar nas contas finais.
No fundo, ambos estão certos: um fala de racionalidade económica pura, o outro de racionalidade de uso e conforto pessoal. E sabemos que TODOS vão tocar nestes pontos.
Nuno:
Trabalho 260 dias por ano x 140 km por dia = 36400 km por ano
Carro elétrico:
Preço por kw carregando em casa = 0.14 EUR
Consumo de eletricidade para percorrer 140 km = 22 kw
Custo anual em eletricidade = 800 EUR (fiz a conta errada num comentário em cima)
Carro a gasóleo com consumo de 6.5 litros / 100
Preço por litro de gasóleo na Galp = 1.70 EUR
Custo anual em gasóleo para percorrer os 36400 km = 4022 EUR
Diferença anual : + de 3000 EUR
Em 7 anos, tenho o Peugeot e-208 pago com o que não queimei em gasóleo
Já vi que o Nuno é dono de carros antigos… também eu e sei o que gasto anualmente em manutenções. Só este ano, já gastei mais de 3000 EUR em reparações. No ano passado, foram quase 2000 EUR. Há 3 anos foram mais de 2000 EUR … isto de ter carros antigos a circular é muito bonito, mas as despesas acumulam-se… parados não gastam nada, é certo!
Já vi que o Nuno tem bons carros antigos na garagem mas não precisava de ter sido arrogante com o Rui… também eu tenho carros antigos na garagem e mesmo assim comprei um elétrico. Uma coisa não invalida a outra. Se quer que eu lhe indique os carros antigos que tenho na garagem, aqui vai:
– BMW E38 740i, motor V8, 4000 cc, gasolina … quando anda, só gasta 1 tanque de cada vez e parado não gasta nada.
– BMW E39 525 TDS (6 cilindros em linha) … o tal que gasta 6.5 aos 100 e ainda faz 140 km por dia… só este ano já gastei mais de 1000 EUR com este BMW em reparações e ainda não está a 100%…
– Mercedes E300 OM606 … gasta mais gasóleo do que o BMW E39. Em 2 anos levou-me mais de 2000 EUR em reparações – teve que levar uma junta da cabeça, cablagem de motor nova, embraiagem, etc… só não o despachei por causa do valor sentimental na familia.
– Audi 1.9 TDI – Já atingiu a maioridade. Agora está reformado. Parado não gasta nada.
Vendi há 2 meses um carro que já estava em casa há 8 anos. Uma Volvo V70 2.5 TDI, com motor de origem Audi. Deu-me 2 alegrias: Quando a comprei e depois quando a vendi.
E sim… agora tenho um elétrico e em 7 anos vai-se pagar a ele próprio só com o que eu não vou queimar em gasóleo com o BMW E39 525 TDS
Quando eu quero mostrar status, basta sair de casa com o BMW E38 740i… não preciso de um elétrico novo para isto!
Caro Miguel, todos os carros podem dar problemas, todos, mas ha que saber comprar carros que estejam em condiçoes, tenho vários carros nunca tive esses montantes em arranjos e afins, ha que saber usar, ha que saber escolher, ha que saber evitar importados, ha que saber estudar antes de fazer a compra. A maiora das pessoas compra sem estudar nem 1 pouco do que deve, sem analisar porcaria nenhuma. No final das contas comprar novo fica sempre, mas sempre bem mais caro do que comprar BOM usado! Saibam comprar, saibam escolher!!!!