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Baterias dos carros elétricos raramente falham ao longo dos anos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Realista says:

    A única coisa que não é fiável são alguns comentadores aqui relativamente a veículos elétricos…

  2. João-Sousa says:

    Globalmente a noticia não está incorreta
    No entanto se comprarem um Leaf, para andar e carregar sem limitações vão conhecer a exceção que confirma a regra.

  3. Toni da Adega says:

    Quem não tem veículos elétricos sabe muito bem que não é asssim. ~
    E necessário perguntar a quem não tem e quem nunca usou, esses são os que mais sabem.

  4. Rui says:

    Quem anda no trânsito também sabe bem o quanto leva a percorrer meia dúzia de metros por causa dos tais que nunca falham… em ocupar espaço na via pública. Cada vez mais ocupam espaço e menos se anda.

    • José says:

      Curioso, eu a arrancar nos semáforos só vejo os fumarengos a desaparecer pelo espelho.

      • JL says:

        Também me queixo do mesmo, vim há uma hora de Águeda pela A1, só houve um que passou por mim, e 500metros a seguir saiu para a área de serviço, provavelmente ficou sem combustível.

        • Rui says:

          E quando chegaste a casa, ainda deu para ligar o carro ao carregador e abastecer a vizinhança tamanho era ainda o excedente de baterias no frigorifico

          • JL says:

            Quando cheguei a casa, ainda tive de sair e fazer mais 50 kms, e sim chegou, ainda tem 30 %, acabei de chegar novamente a casa.

          • JL says:

            Não meto as baterias no frigorífico, como sabe elas não gostam de frio, estão na garagem que tem uma temperatura boas para elas.

    • Toni da Adega says:

      +1 uma das melhores medidas para melhorar o transito nas cidade era aumentar o numero de veiculos a combustao

    • Grunho says:

      Para o trânsito foi inventada a trotinete: 0,4 m2, contra mais de 10 m2 para um SUV. As bicis eléctricas também têm resultados top. Mas isso resolve-se taxando os SUVs a doer com portagem urbana e estacionamento agravado, além dos 30 kms/h para securizar quem usa trotinete.

  5. JL says:

    O meu em 10 anos falhou numa placa que chamam BMB, battery module module, cada modulo tem uma placa destas que faz a leitura das condições de cada modulo e envia para o BMS master, nem foi trocada, foi reparada porque a avaria já é conhecida, existem até vídeos sobre isso.

    Boa para mais 10 anos. 😀

    • paulo+g. says:

      No meu falhou o software da bateria, que foi “reparado” e agora os travões…

    • Nuno says:

      No meu o tanque do combustível nunca falhou nem perdeu capacidade!
      Já vai com quase 200.000kms e ainda não gastei o que teria gasto num zoe só para o comprar…

      • JL says:

        Pode falhar a bomba que é muito comum e até ficar rompido.

        Não perdeu capacidade mas perdeu eficiência no motor.

        Diz você que não gastou porque não fez contas.

        • Hugo says:

          Lá vem ele pedir provas e orçamentos LOLOL
          É comum a bomba de combustível falhar?? Então não é, volta e meia lá está ela a falhar e o depósito a romper. É o que mais acontece.

          • JL says:

            Está a ver com você é doente, como vê eu não disse nada disso.

            Vá se curar.

          • JL says:

            Pois não, nem sei porque os doentes trazem para aqui assuntos que nada têm a ver com o tema.

          • Hugo says:

            Já gastei demasiado tempo contigo e expliquei-te que se a conversa é “poupar”…é usar carros usados a combustão a menos que faças muitos kms por dia.
            Mas não vou voltara esse assunto e muito menos contigo.

          • JL says:

            Poupar para mim nem é comprar carro.

            Se não fizesse kms não o comprava.

            Qual assunto, ele nem nunca foi consigo.

          • Hugo says:

            Oh tóne, é tanto comigo como contigo. Falaste para todos…todos podem responder ou não? Ignóbil.

          • JL says:

            Ah agora já se pode meter nos assuntos dos outros, só os outros é que não se podem meter nos seus. Assim vemos a qualidade do toino.

          • Hugo says:

            “só os outros é que não se podem meter nos seus”??? Ahh??
            Mais uma vez…de que estás a falar?

          • JL says:

            Aqui tem:

            “Lá vem ele pedir provas e orçamentos LOLOL
            É comum a bomba de combustível falhar?? Então não é, volta e meia lá está ela a falhar e o depósito a romper. É o que mais acontece”

          • Hugo says:

            OMG não entendes mesmo Português.
            Citei apenas uma parte da afirmação e mesmo assim foges ao assunto.
            Sim, qualquer pessoa pode comentar mesmo não sendo com ela. Não sabias? LOLOL

          • JL says:

            Eu entendo, você é que não.

            É comum falhar sim, tanto que em algumas marcas até faz parte do plano de manutenção.

            Se qualquer pessoa pode comentar, porque no outro post veio com essa conversa ?

          • Hugo says:

            Não diria que algo que nunca me falhou seja comum falhar. Lá estás tu a generalizar.
            Bomba de combustível no plano de manutenção? Nunca vi tal coisa, mas a ser verdade não o é para a generalidade dos veículos de certeza absoluta.
            Em que post vim com essa conversa?
            Não entendo do que falas…misturas assuntos, posts, pessoas e não concluis coisa nenhuma. Não tenho estudos para estas conversas eloquentes com pessoas com défice de atenção 😀

          • JL says:

            Eu não misturei assunto nenhum, quem veio com essa conversa foi o Hugo e o Nuno.

          • Hugo says:

            Sim sim. É isso e um par de botas.

          • JL says:

            Eu não sou “mal mandado”, nunca faço aquilo que me dizem para fazer, lamento que você seja o contrário.

            Exato, conduzir mal é encontrar uma lomba a meio da noite sem sinalização. Bom, ver mal até vejo, dai usar óculos para ver melhor.

            Se sabe que é barato, é porque já lhe aconteceu, portanto não chame aselhas aos outros, e não, o seguro não pagava porque a lomba não tinha seguro, não tenho nem nunca tive seguro contra danos próprios, curioso ir isso de alguém que chama aselhas aos outros e depois usa seguro para pagar os danos que ele próprio provoca no carro. LOOOL

            Mas olhe, também não sei quanto custou, não fui eu que paguei mas sim a camara.

        • Nuno says:

          Conduzo cerca de 50.000km por ano desde 2010 e nunca tive problemas com nenhum carro. Até hoje não há nenhuma vantagem para mim em ter um carro a pilhas.
          Em vez de vires para aqui mentir e dizer que não fiz contas, porque não mostras antes as tuas para ficarmos a saber de uma vez por todas quem é o burro a matemática?

          • JL says:

            A pilhas não tem vantagem nenhuma relaxante, agora eléctrico a baterias só vejo vantagens.

            De notar que o problema que tive no meu já vinha com ele, eu comprei avariado.

            Mostre se suas primeiro, assim ficamos a saber quem está a mentir, porque em lado algum fiz qualquer menção a números.

          • Toni da Adega says:

            Eu também nunca conheci ninguém que tivesse tido problemas com carro a combustão. Centenas de milhares de km e nunca foram á oficina (se é que existem oficinas)

          • JL says:

            Exato, e existem centenas de lojas de peças e lojas com peças em segunda mão, inclusivé com motores completos onde se vê milhares de comentários a pedir preços, não devem ter procura nenhuma, deve andar tudo pela hora da morte. Loooll

          • Nuno says:

            Ainda bem que os EV não avariam…
            Já vêm é com defeito de fábrica…
            O JL que o diga…

          • JL says:

            Depois diz que os outros é que mentem, onde disse que comprei novo? o carro tinha 9 anos quando o comprei.

          • Hugo says:

            Já expliquei ao JL que no últimos 20 anos gastei cerca de 20mil € eu automóveis, combustível e oficina. Obviamente me contrariou e disse que eu não fiz bem as contas. Falar com este rapazinho tem de ser com faturas na mão LOLOL
            És um bot JL. Nem a ironia do Toni entendeste. Não é possível alguém entender tão mal Português.
            Dito isto não tenho absolutamente nada contra vE’s. Apenas não compro porque não me justifica e não tenho interesse absolutamente nenhum em gastar tanto dinheiro num automóvel seja ele elétrico ou a combustão.

          • JL says:

            Tanto que você disse mas não apresentou contas, e facilmente se fazem onde gastou mais, além disso duvido que lhe tenham dado o carro.

            Desculpe, mas os bots são assim tão inteligentes ? que vos conseguem tirar do sério ? ou afinal vocês são assim tão fracos que nem com um bot aguentam ?

            Se não têm absolutamente nada contra porque lhe chamam nomes ? também chamam nomes à vossa mãe mesmo que gostem dela ?

            Eu entendi, tanto que também continuem a ironia dele, mas parece que você nem uma nem outra.

            E eu disse para comprar onde e o quê ? Eu também não compro mais nenhum a combustão, porque não me justifica, mas não é por isso que lhes ando a meter defeitos, só quando me obrigam.

          • Hugo says:

            Tirar alguém do sério é sínónimo de ter inteligência? LOLOL
            Queres é conversa. A tua mãe que te ature.

          • JL says:

            Tirar alguém do sério é porque não foi sério.

            Simples assim ?

          • Hugo says:

            Não foi essa a minha pergunta. Claro que fui eu que perguntei mal LOLOL. Boa noite.

          • JL says:

            Se não respondeu às minhas perguntas, porque tenho de responder às suas ?

            Boa Noite.

          • Hugo says:

            Que perguntas pertinentes foram essas? Algumas nem foram para mim. Fazes demasiadas perguntas (estúpidas por sinal), a demasiadas pessoas em simultâneo. Ainda se depois a conversa progredisse..mas não …é para enrolares ainda mais 😀
            E outra coisa …tu respondeste á minha pergunta…mas fugindo ao assunto, portanto não afirmes que “não respondes” ok? Pará de tentar aldrabar o Português quando não tens capacidade para tal 🙂
            E como até estou com tempo vou responder às tuas perguntas:

            “Desculpe, mas os bots são assim tão inteligentes ? que vos conseguem tirar do sério ?” -Não.
            “ou afinal vocês são assim tão fracos que nem com um bot aguentam ?” – Também não.

            “Se não têm absolutamente nada contra porque lhe chamam nomes ? também chamam nomes à vossa mãe mesmo que gostem dela ?” – Não entendi a pergunta, suponho que não seja para mim.

            “E eu disse para comprar onde e o quê ? ” – Suponho que também não seja para mim.
            Brilhante hem??

          • Hugo says:

            Obviamente que eu nem queria que respondesses pois sei perfeitamente a resposta…assim como tu, no entanto é mais fácil fugir ao tema do que desdizer o que foi dito.
            Não te chateies mais. Agora não fiz nenhuma pergunta nem quero nenhuma resposta. Está arrumado e como não és obsessivo compulsivo não vais querer ter a última palavra :D:D:D

          • JL says:

            A conversa não progride porque não lhe convém ou não sabe responder. Se não era para si, não se meta.

            Eu não estou chateado, se tivesse ia fazer outra coisa, quem está chateado é o Hugo, que agora até veio responder à pressa, onde também não responde a nada

            Mas vamos lá.

            “Tirar alguém do sério é sínónimo de ter inteligência? ”

            Não.

          • JL says:

            Agora respondi porque já tive alguma resposta.

            Obsessivo talvez, curioso…. Muito.

            Loooool

            Não se chateie, isto é apenas uma parte da diversão. Loool

          • Hugo says:

            Diversão LOL Deve ser uma alegria conversar contigo.

          • Hugo says:

            “Tirar alguém do sério é sínónimo de ter inteligência? ”

            Não.”


            alguns posts antes…

            “Desculpe, mas os bots são assim tão inteligentes ? que vos conseguem tirar do sério ? ”
            É só rir contigo…

          • JL says:

            Para si não deve ser porque entende pouco ou nada de argumentação e menos ainda de tecnologia, logo não é nada divertido.

          • JL says:

            Não sabe a diferença entre um humano e um bot ?

            Para um bot é sinal de inteligência sim, já que normalmente só fazem aquilo para o qual são programados.

          • Hugo says:

            Ui…agora vais-me ensinar o que é um bot LOLOL
            És perito em mudar de assuntos .
            Explicas-me tantas mas tantas coisas…e ainda não aprendi nada contigo. Obviamente que o problema é meu…nem precisas confimar. Vá…adeus!

          • JL says:

            Quem mudou de assunto para o bot foi o Hugo.

            Se não aprendeu foi porque não quis.

            De quem é o problema não sei, não tenho problema nenhum.

          • Hugo says:

            Eu falei DE bots. Tu direcionaste para aí o assunto 😀
            Sempre a aprender verdinho.
            Agora vá…puxa a conversa para “cores” e diz que fui eu LOLOL

          • JL says:

            Se foi você que falou, não venha dizer que fui eu que mudei. LOL

          • Hugo says:

            Bem…devo confessar que estou surpreendido com com o nível de estupidez a que te sujeitas. Parabéns.

          • JL says:

            Eu também estou surpreendido com o seu nível na mesma categoria.

          • Hugo says:

            Nada melhor para um obsessivo compulsivo em ter a última resposta do que terminar com um clássico “quem diz é quem é” LOOOOL

          • Nuno says:

            Não sei o que me espanta mais…
            Se o JL fanático dos EVs com a sua cegueira doentia…
            Se o Hugo a achar que vai conseguir fazer com que o JL abra os olhos para o mundo real…

          • JL says:

            Eu não sou fanático, você é que é o fanático, tanto que vem tentar vender veículos de categoria diferente da que se fala por aqui, portanto isso sim é fanatismos.

            Ainda estou a aguardar pelas contas, como foi possível fazer meio milhão de KMS gastando apenas o valor de um zoe…..

          • Nuno says:

            Meio milhão? A sério?
            Eu digo quase 200.000km e tu para tentares ter razão falas em meio milhão?
            Será que tens tanta razão que tens de exagerar em mais do dobro e mentir de forma tão descontrolada para tentar parecer que tens razão?
            Credo rapazinho… Se tens de exagerar o que eu disse em 2 vezes e meia é óbvio que não preciso de fazer contas nenhumas que já provaste bem o meu ponto.
            Continua na tua cegueira a falar com quem passa a vida a conduzir que se isso te faz sentir melhor por mim podes continuar…

          • JL says:

            Vá lá, estava atento, eu fiz de propósito, como disse que fazia 50 mil por ano, fiz de propósito.

            De qualquer maneira não sei como fazia 200 mil kms ao custo de um zoe, a não ser que esteja a falar do zoe atual, mas eu metia ao custo do zoe há 4 anos, só assim fazia sentido.

            Quem está na cegueira é o Nuno, tanto que diz que não precisa de fazer contas, eu pelo menos fiz algumas contas e posso afirmar que não o faz.

          • Nuno says:

            “fiz de propósito para ver se estava atento” é capaz de ser das piores desculpas para quando se mente…

          • JL says:

            Acredite ou não, como antes já tinha andado a dizer que desde 2010 fazia 50 mil por ano, comecei a achar estranho esses números, mais estranho ainda quando não sabe quanto gasta para os fazer.

            Mas é consigo, afinal estamos num post de eléctricos e você é que insiste.

          • Nuno says:

            Estás a sair de fininho depois de teres sido apanhado a mentir…
            Boa sorte com o resto da tua vida…

          • JL says:

            Apenas menti no número de número de KMS , eu queria era essas contas.

            Obrigado, boa sorte para si também.

          • Nuno says:

            Apenas mentiste no número de kms? Lol
            E isso é bom ou quê?

          • Yamahia says:

            Quê? O @JL a mentir? Nããã

          • JL says:

            Sim, apenas isso.

            Mentir nunca é bom.

          • Hugo says:

            “fiz de propósito” LOOOOL
            Não ouvia algo do género há muuitos e longos anos…a clássica “estava brincar”.

          • JL says:

            Mas eu não estava a brincar, estava a falar a sério com um numero inventado, que é muito comum por aqui entre aqueles que afirmam fasquias obtidas mas admitem que não fizeram contas.

          • Hugo says:

            Sim, então claro que estavas.
            A arrogância que tens de ter para ter interpretado mal uma informação….e assumires que o fizeste de propósito LOOOOOL
            É só doentio tal comportamento. Deve ser uma alegria lidar contigo no dia a dia 😀

          • JL says:

            Arrogância ? onde demonstrei arrogância ? deve estar a ver-se ao espelho, só pode.

            Fiz de propósito para ver se saiam as contas, afinal nem assim.

            Chame-lhe o quiser, até lhe pode chamar um chapéu de Sol.

            É mesmo uma alegria, pergunte aos meus colegas.

          • Hugo says:

            MAS QUAL DE PROPÓSITO LOLOLOL Mentiroso.

          • Hugo says:

            É verdade que és o tipo de pessoa que “tenta” passar rasteiras com o Português. Já o fizeste aqui comigo por inúmeras vezes suponho que não sejas diferente no dia a dia, mas isto é todo um novo nível.
            Fizeste uma interpretação errada (percebe-se perfeitamente onde e porquê) e dizes que fizeste de propósito, mesmo já tendo dito acima que “apenas mentiste nos números”.
            Não faz sentido nenhum, quanto muito a rasteira seria do Nuno e NUNCA tua. Então estás a passar a mesma rasteira que te passaram anteriormente???? LOOOOL….e no final…depois deste comentário vais bater o pé Ahah se isto não é doentio…

          • JL says:

            Doentio é aquilo que está fazer, a inventar uma história da carochinha como se fosse para embalar uma criança, enfim.

            Não, não vou bater o pé com quem nem entende português e menos de rasteiras.

          • Hugo says:

            Interpretaste mal, mentiste…foste apanhado…pelo meio assumiste….mas afinal não. Os outros é que perceberam mal. LOOOOOOL
            Não há cá histórias.Está aqui tudo escrito. Hipócrita.

          • JL says:

            Hipocrisia não, sabe ao menos o que isso quer dizer, é que parece que não.

            Está pois, e não retiro nada daquilo que escrevi.

          • Hugo says:

            Claro que não retiras…já te disseste e contradisseste LOL
            Qualquer reparo que faças…será ridículo.
            Se fosses homenzinho tinhas dito algo do género: “olha…disseste que fazias 50mil kmh por ano há 10 anos e concluí que bla bla bla”…mas não…”fizeste de propósito para ver se ele estava atento” LOOOL CROMO

          • JL says:

            E até disse, mas mais uma vez, não saber ler.

            E sim, sou muito homenzinho, por isso assumo os meus erros.

          • Hugo says:

            Mentiroso. Falaste nisso mas sempre frisando que o disseste “de propósito”. Isso não é assumir nada. É ser trapaceiro.

            “Vá lá, estava atento, eu fiz de propósito, como disse que fazia 50 mil por ano, fiz de propósito.”

          • JL says:

            Então afinal assumi.

            É pior que as melgas. LOL

          • Hugo says:

            Assumiste que mentiste… devias ter assumido que interpretaste mal. Assumir que mentiste devias assumir acerca de teres dito que “fizeste de propósito”. Foi aí que te chamei, e bem, mentiroso. Vai aprender a ler, não apanhas uma irra.

          • JL says:

            Mas eu não menti, nem interpretei mal.

            Parece um papagaio, sempre a repetir o mesmo. Vá, agora assobia.

          • Hugo says:

            Não mentiste mas assumiste por escrito que mentiste. Afinal não és burro…és mesmo doente LOLOL
            Rapaz, já disse e repito: não é necessário assumires o que quer que seja basta não te enterrares mais 🙂

          • JL says:

            Quem está doente é o Hugo, para não assumir as invenções que faz, ataca os outros, mas ok, já tínhamos chegado a isso.

            Aqui ninguém se enterra, uns apenas tentam ser superiores aos outros, esse é o seu caso doentio.

          • Hugo says:

            Sim. A culpa é do mundo e tu és uma vítima do sistema. Tens razão.
            Aliás..quem inventou histórias fui eu? LOOOL
            As melhoras.

          • JL says:

            Não me considero uma vitima, até porque tenho boas defesas.

            Foi, é o Hugo que inventa histórias, eu inventei um numero.

          • Hugo says:

            Preferes assumir que inventaste um número do que interpretaste mal AHAHAH
            É que se percebe perfeitamente de onde veio esse número mas lá está, somos todos diferentes…e tu és trapaceiro 🙂

          • JL says:

            Eu sou um homem, não sou um papagaio que está sempre a repetir o mesmo.

            Agora repita comigo: sou um papagaio … Lool

          • Nuno says:

            Um homem que diz “fiz de propósito para ver se estavam atentos” não é um homem.
            É só um mentiroso!

          • Hugo says:

            E verdade seja dita Nuno…era muito fácil lendo o teu comentário tirar tal conclusão. Ele acabou por mentir para escolher o caminho mais difícil. 😀

          • JL says:

            Errado, é homem, acabei por assumir o acto.

      • Hugo says:

        Não digas isso ao JL que ele já recuperou o dinheiro do carro e ainda tem “receita”, dito por ele. LOLOL
        Isto nem tem a haver com carros elétricos vs combustão…é só recompensador estar perante o primeiro ser vivo cujo automóvel lhe trouxe income.

  6. JL says:

    *BMB = battery module board.

  7. Paulo Santos says:

    Bom artigo. Combater a desinformação dos fumarentos.

    • Hugo says:

      Desinformação é achar que quem usa carro a combustão é desinformado ou que quem tem VE percebe alguma coisa do assunto. Bens não dizem absolutamente nada sobre os seus detentores.

      • JL says:

        Quem tem ve está bem mais informado que os quem não tem, além disso quem tem ve já teve a combustão, mas enfim, é difícil a malta engolir este facto.

        • Hugo says:

          Essa generalização é absurda. Há que tenha tido carros nos últimos 30 anos e não saiba mudar um pneu. Não há aqui nada a “engolir”

          • JL says:

            Não sabem porque não se preocupam com isso, já que há quem saiba e não se importam de pagar para o fazer.

            Portanto não há generalização nem isso é um requisito, senão era obrigatório saber quando se tira a carta.

          • Hugo says:

            Então mas sabem ou não sabem? Enganaste-te a escrever ou escreveste à toa? Deve haver aqui algum mal entendido e aposto que fui eu que entendi mal 😀

          • Yamahia says:

            Quem não sabe mudar pneus compra elektro. Assim de repente parece-me a melhor desculpa para comprar um elektro. Eheheh
            O elektro não tem pneu suplente pq o espaço q este ocupa faz falta para mais um pouco na bateria e/ou para dizer que tem um frunk e/ou um trunk para guardar uma catrefada de cabos looolooolool

          • JL says:

            O mal entendido é seu, se não sabem mudar um pneu é porque têm quem o faça e pagam por isso.

            É mesmo necessário explicar tudo ao pormenor, já que parece que não lê, como já é costume

          • Hugo says:

            Claro que fui eu que entendi mal LOOOOL
            “Quem tem ve está bem mais informado que os quem não tem”
            “Portanto não há generalização”

          • JL says:

            Não, não há generalização.

          • JL says:

            Não é pela falta de espaço, tanto é que os eléctricos até têm mais espaço disponível.

            Qual carro agora trás pneu suplente ? trazem todos kit de reparação que faz muito mais sentido.

          • Hugo says:

            Não há é noção da tua parte.
            Generalizaste e ponto final. Está lá escrito. Podes é não saber o que escreveste…aí peço-te desculpa 😀

          • JL says:

            Enfim, diz que faço generalização e no mesmo post acaba por fazer o mesmo. Looooool

          • Hugo says:

            Não precisavas confirmar que não sabes o que é generalizar. Já tinha dado para entender.

          • JL says:

            Quem confirmou que não sabe foi o Hugo, senão não o tinha feito e depois vem acusar-me do mesmo.

          • Hugo says:

            Escusas de continuar. Já entendi que não conheces o significado da palavra.

          • JL says:

            Eu sei, está aqui:

            “Desinformação é achar que quem usa carro a combustão é desinformado ou que quem tem VE percebe alguma coisa do assunto. Bens não dizem absolutamente nada sobre os seus detentores.”

          • Hugo says:

            As nossas premissas são contrárias…e para uma estar certa a outra estará certamente errada.
            …Tu queres ver que as pessoas que têm VE’s são mesmo mais informadas??…LOLOL
            Metem dó as barbaridades que dizes. No final de contas….vieste aqui comentar, algo que segundo a tua forma de “estar”, nem era da tua conta….e acabas por não dizer absolutamente nada 😀 Que luxo.

          • JL says:

            Então agora já não é generalizar ? hummm que engraçado.

            São mais informadas sobre esse assunto, obviamente, senão não tinham comprado e ficavam com o que tinham.

            Eu comento cada vez que quiser, sempre o que quiser, e não por você estar todo chateado e cheio de presunção que vai alterar nada.

            Aliás, vou fazer diferente, vou comentar ainda mais. LOOOL

          • Hugo says:

            A diferença é que a minha “generalização” é fácil de demonstrar ao contrário da tua. Vá…sê ignorante sozinho…não te vou dar mais palha.

          • JL says:

            Ah agora já fez ?

            Então demonstre lá.

          • Hugo says:

            Demonstrar que “Bens não dizem absolutamente nada sobre os seus detentores”??? Precisas mesmo que seja demonstrado? AHahah
            Opah…vai pedir colo à tua mãe.

          • JL says:

            Os bens dizem alguma coisa sobre os seus detentores ? que falem disso os mais mediáticos ex-qualquer coisa deste pais que têm ou tiveram problemas com a justiça, há aqueles que até só têm uma garagem na Madeira. LOOOOL

            A generalização começa logo na primeira frase, e parte para a segunda.

          • Hugo says:

            O que eu afirmei foi muito claro mas mesmo assim já me estás a falar de corruptos e bens não declarados? Vá, conclui o raciocínio ao menos para ver se é a favor ou contra a minha afirmação.

          • JL says:

            Tal como a generalização não diz nada sobre cada 1,

          • Hugo says:

            Irra, não terminas um raciocínio e ainda dizes que tens “atenção a mais”. Só se for atenção arterial, só pode…

          • JL says:

            Não sou nenhum papagaio como você para estar sempre a repetir o mesmo, tenha uma vida.

          • Hugo says:

            Tinhas de nascer outra vez para me dar um bom conselho 😀
            Vá…bom dia.

    • TecnicoIT says:

      A sério? Acreditas realmente no que estás a dizer? A malta não compra VE porque está informada, ao contrário do que pensas…

      Longe vai os tempos que havia falta de informação sobre as coisas, hoje é facil ficar informado sobre os mais diversos assuntos sem andar em fantasias criadas por aqueles que acham que a sua realidade se adapta a tudo e todos…

      • JL says:

        Ao que parece não estão informados, a prova está aqui.

        Agora não existe falta de informação, existe é informação a mais, não vê aqui quantos tentam combater esta informação ?

        Nunca vi ninguém a dizer que a realidade deles tem de se adaptar à dos outros.

        • Yamahia says:

          Informação sempre houve.
          Hoje em dia há é mais notícias tendenciosas e propaganda paga em forma de notícia.
          Compete ao receptor separar o trigo do joio.

          • JL says:

            Mas o receptor separa de acordo com as suas convicções.

          • Yamahia says:

            Um bom receptor é isento e como disse, compete-lhe o “trabalho” de separar o trigo do joio se não quiser andar enganado e iludido!

          • JL says:

            Um bom receptor é isento, e você é um bom receptor ?

            Tanto separa que até inventa.

            Andar enganado e iludido andam aqueles que só pegam na opinião daqueles que lhes convem.

  8. freakonaleash says:

    O problema dos primeiros leaf nem é tanto a bateria falhar é comprar um carro que tinha autonomia para 150km e passados uns anos só ter metade ou menos.

  9. 2 dedos de testa says:

    Acho tanta piada a falarem de fumarentos… Espero que se refiram aos típicos charutos alemães como Seat Ibizas, Audis e BMWs que graças à xico esperteza dos donos e alguns mecânicos negligentes, acham que são mais esperto que os engenheiros das marcas e tiram tudo que seria filtro.

    Depois desta amigável descrição do que são fumarentos, há espaço para os carros a pilhas e os carros a combustão que não são fumarentos.

    Nem todos querem contrair empréstimos, ou podem pagar a loucura de preços de um carro à pilhas com autonomias longe do desejado, com uma ainda fraca e deficiente rede de abastecimentos, sim são poucos os postos e as alegadas potências ficam aquém do que é entregue, para não falar de quando um carro à carga fica sem carregar quando chega outro para carregar, que top.

    Acho que é uma transição para algo mais definitivo, é como em todo, há pioneiros que dão o corpo às balas, pq querem e podem.

    Acredito sim que o futuro são as células de combustível alimentadas por hidrogénio branco, obtido por perfuração, renovável e limpo.

    Enfim, informem-se, não emprenhem à toa, leiam, desconfiem e então escolham, e acima de tudo respeitar que, nem todos podemos ser pioneiros ou nascemos em berço de ouro, ou então, temos não fumarentos que cumprem euro 5/6 e acreditem não estes que estão a ameaçar o planeta, mas sim aquela classe que descrevi no início, que era pô-los com a boca no escape…

    Tenho dito e passem bem

    • Andre says:

      Os meus sinceros parabéns, por ler um comentário comentários acertado. De resto já nem comento os posts de dois cromos já bem conhecidos dos temas relacionados com a eletricidade. Já todos conhecem os seus motivos (vender).

      • JL says:

        Acertado ? Coitado nem sabe distinguir tecnologias.

        Então quer dizer que você e ele também são vendedores ? Que tentam também vender uma tecnologia que nem sequer conhecem em detrimento de outra que também não conhecem.

        Agora vamos ver quem são os cromos.

      • JL says:

        Já agora, não comenta posts relacionado com electricidade e comentou este e concordou com ele ?

        • Hugo says:

          Vá André…explica ao JL. Isto não é assim…chegar aqui e concordar com as coisas. Responde ao todo poderoso 😀

          • JL says:

            Obrigado por confirmar que afinal sei alguma coisa que vos incomoda. Ainda bem que se vão juntado. LOOOOL

          • Hugo says:

            Coisas que me incomodam? ah?? Como assim? Estás, mais uma vez, a falar de quê?

          • JL says:

            Ah claro, como sempre não entendeu. Loool

          • Hugo says:

            Ainda não entendeste que o problema não é eu não entender mas sim tu não conseguires explicar ABSOLUTAMENTE nada do que dizes?
            A diferença é que eu assumo que não entendeo. É sempre um problema bilateral, mas com um maníaco como tu é ignorar… boa noite…

          • JL says:

            Se calhar o problema está na vossa capacidade para entender alguma coisa, o primeiro começa por dizer não a uma coisa depois já diz sim, o segundo concorda mas não comenta, mas comentou, e ainda chama vendedores, quando eles andam aqui a fazer exatamente o mesmo.

            O terceiro, como não entendeu nada, já que nunca entende, vem sempre armado em carapau de corrida, já que outro argumento não consegue ter.

            Enfim, depois os outros é que são cromos. LOOOOOOOOOL

          • Hugo says:

            Talvez seja esse o problema…talvez não seja.

    • JL says:

      Você é que se deve informar, primeiro mete defeitos nos carros a pilhas e depois vem dizer que acredita que são o futuro ?

      Portanto não há rede para eles mas são o futuro ? São caros e ninguém quer contrário empréstimos e são o futuro ?

      Mas olhe que os a pilhas são bem mais carros que os eléctricos a baterias.

      Mas se os a pilhas são tão bons como diz e acredita que são futuro, porque não compra 1 ? Não pode ser pioneiro porque não acredita, e espera que sejam os outros a testarem.

      • Yamahia says:

        Não desvie a conversa.
        Já deveria ter interiorizado que a generalidade das pessoas qd se refere a “carros a pilhas” estão-se a referir a carros com baterias. E com razão, uma bateria não passa de um aglomerado de pilhas recarregáveis!
        É transversal a todos:
        1-https://www.instagram.com/reel/C6OyG8BMUgD/?igsh=MTRjYm0yZmZkdzZlbg==

        • JL says:

          Então que carro é que ele tem ?

          Ao que parece ter um a combustão é igual, até têm de saber quando têm de arrefecer o turbo, mudar o óleo, mudar mudar a água do radiador, saber quando deve arrancar com eles, etc,etc, etc.

          Mas esse deve ser mais algum que como sempre, não tem nem nunca teve. LOOOL

          Então mas se não percebem nada de carros, porque vêm falar deles .

          Pois, já você confirma o mesmo, porque não existe nenhum carro electrico com aglomerado de pilhas recarregáveis, mas pronto, de você já sabemos que não percebe nada.

          Mas agora fiquei na duvida, para ter um filho andaram também na universidade e na escola sobre o assunto ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    • Iris says:

      Não é necessário remover filtros para haver efeitos negativos na saúde das pessoas. Impactos locais onde os veículos passam lado a lado com os pedestres. Se não há confiança nos elétricos porque há nos a combustão? Não faz sentido algum.

      Muitos infelizmente ainda não têm capacidade financeira por causa dos preços dos veículos elétricos mas outros são só negligentes por serem cabeça dura e terem um ego enorme. Emissionsgate!!!
      Dieselgate!!!
      Emissions scandal!!!

  10. EuTech says:

    Vim aqui so assistir ás “picarias” entre quem tem carro eletrico vs quem tem a combustao é engraçado….deixem as pessoas terem o carro que quiserem e que podem financeiramente….

  11. poispois says:

    façam os estudos que quiserem que não me convencem. O meu diesel está pago e é um maquinão, enquanto houver peças não me desfaço dele. Ir comprar um eléctrico porque está na moda? não sou vaidoso. Um eléctrico que emitiu muiiito mais CO2 equivalente do que um diesel emitiria para ser fabricado (dá para 200mil quilometros no disel até atingir o mesmo nível de emissões)? Ter de muiiito provavelmente substituir a bateria e motor do electrico nessa quilometragem? (sim desconfio deste estudo, confio nos mecânicos e a realidade que eles observam todos os dias é outra) isso sim um atentando ambiental. gastar o dobro em pneus? no caso de ser híbrido ter de gastar milhares a trocar o cenfim e umas boas centenas nas bombas injetoras? Mas que palhaçada é esta PPLware de se colarem à moda em vez de ser realistas, “GreenWare….”

    • JL says:

      Façam os estudos que quiserem, mas para afirmar que emitem mais no fabrico já os estudos valem ?

      A realidade que eles observam é outra ? Então que mecânicos são esses que mudam baterias ?

      Realmente é esta a palhaçada que se vê nos comentários quando os artigos dizem algo que não gostam.

    • Iris says:

      Emissionsgate!!!
      Dieselgate!!!
      Emissions scandal!!!

      • Yamahia says:

        “Emissions” são sp mais prejudiciais numa central termoeléctrica de onde se abastecem os elektros.
        Ganha juízo e acorda pá.

        • JL says:

          São mais ? então explique lá isso senhor ambientalista.

        • JL says:

          Mais valia dizer assim: “acorda pá, que existe aqui um rebanho a tentar convencer do contrário”

        • Iris says:

          E isso está ligado ao escândalo das fabricantes de automóveis?

          É que quando deixei aquele comentário referia-me ao escândalo enorme onde todos formos enganados pelas fabricantes, nós fomos os grande prejudicados.

          Não percebo esta situação em que tantos sentem este tópico como algo pessoal, quase como um clube de futebol.

          E digo mais, se achas mesmo que é pior ter um veículo elétrico por causa das centrais termoelétricas não percebo o porquê de apoiar uma alternativa que também é prejudicial para a saúde de todos nós.

          Se realmente as centrais são o problema, então que se revoltem contra isso e não contra os carros elétricos.

          Morrem milhões de pessoas por ano por causa da poluição atmosférica e imensas doenças estão directamente ligadas à poluição por partículas e dióxido de azoto o que cria uma maior pressão no nosso sistema de saúde quando na verdade não era fundamental se quer termos metade dos veículos que temos a combustão, são para muitos (não falo dos necessitam por várias razões, como trabalho) só uma comunidade não necessaria.

          • JL says:

            Ele vai dizer que os cientistas e ambientalistas estão todos errados e os estudos dele é que estão certos. Lool

          • Yamahia says:

            Já ouviste falar em bodes expiatórios?
            Poluem mais os cruzeiros ao largo de Lisboa que todos os carros juntos de Lisboa mais os outros que todos os dias entram em Lisboa e ainda mais todos os carros que existem nas 9 maiores cidades de PT.
            Uns vão trabalhar e são ostracizados outros vão passear e são aclamados.
            A demagogia no seu melhor.

            Um ex.: Veneza acabou com os cruzeiros mas não acabou com os carros. O ambiente melhorou significativamente.

            As actividades ligadas à extracção de materiais necessários para a composição das baterias e o fabrico das baterias em si matam muito mais por esse mundo fora a comparar com os carros que queimam combustível durante o andamento , apesar dos carros elektros que dependem dessas baterias ainda representarem um muito pequeno nicho à escala global.

          • JL says:

            Claro que poluem, os carros para serem mais limpos usam um combustível super refinado, por outro lado os resíduos dessa refinação têm de ser consumidos, já que era mau irem para o rio ou para o mar.
            Porque não fala disto ?

            Já agora a solução passa pela electrificação e também de alimentação dos navios com electricidade fornecida externamente de modo a que não usem os geradores dos navios que em muitos casos são a diesel.

            Quem diria…..

            https://www.transportenvironment.org/discover/europes-luxury-cruise-ships-emit-as-much-toxic-sulphur-as-1bn-cars-study/

            Matam ? Então mostre lá essas mortes ?

            Agora fiquei curioso, o que fazer aos resíduos da refinação senão forem os navios a consumir ?

          • Yamahia says:

            Estamos só a falar da poluição gerada ao largo do porto de Lisboa. Nesta fase os Cruzeiros já não estão a queimar o fuelóleo.

            O que fazem com o fuelóleo (o que vc chama de resíduos)? Olhe, queimam e transformam em electricidade, como sempre fizeram e ainda fazem. Agora de de futuro ainda mais que há que ter muita para os carros elektros andarem e para fabricarem muitas baterias.
            É isso e o carvão!

            Antigamente, o que era deitado ao mar era o sub-produto da refinação chamado GASÓLEO. Não sabiam o que fazer com ele e então era esse o destino dado ao produto.
            Da mesma forma lhe pergunto. E então, vamos acabar com os carros a gasóleo?!
            Pois é, os carros modernos a gasóleo têm sistemas de retenção para tudo e mais alguma coisa (as centrais e os navios é que coiso…). Só não têm para as partículas provenientes do desgaste dos pneus e para as partículas resultantes do desgaste do alcatrão e mais uma vez aqui, considerando apenas qd em circulação, os carros elektros são 50% piores no 1º caso e 30% piores no 2º comparado com o seu semelhante a combustão!

          • Yamahia says:

            Quanto à matança em resultado da febre elektra:
            Pela “quincentésima vez”:
            https://youtu.be/stxkY2JelZ0?si=Ysb1fMsDu5a7qVaH

          • JL says:

            Fazem onde ? cá já não fazem ? secalhar é melhor montar uma central em Loures para isso, não acha ?

            O que é melhor, queimar em centrais ou em navios ?

            Se o futuro for aquilo que você quer, hidrogénios e sintéticos, não vão ter outra hipótese senão queimar carvão e fuelóleo para gerar eletricidade para isso tudo.

            O gasoleo não precisa de acabar, pode ser usado nestes navios, é por isso que eu disse o que disse, só consomem fueloleo para que os carros possam consumir combustíveis mais limpos, os motores dos navios consomem muito bem o gasóleo, por isso querem tirar os a combustão das estradas e alimentar os navios com combustíveis mais limpos, não leu o link que deixei, dos AUTORES DESSE ESTUDO que você usou para dizer os disparates em cima, mas depois vem dizer que os da T&E são isto e são aquilo, mas para este assunto já serviram, isso sim, é o a isenção na sua maior plenitude.

            Os carros novos TÊM alguns sistemas que foram durante muito tempo aldrabados e ainda não são eficazes, além disso quando dão problema por não lhes fazerem manutenção, já que o dinheiro só chega para o gasóleo, depois tiram-os, gastando dinheiro, entretanto vão ter de gastar novamente para os colocar.

            São 50% piores ? prove, e seja isento, que é aquilo que nunca vi ser.

          • Yamahia says:

            Já lhe disse que não precisamos de mais electricidade aqui. A que existe chega e sobra.
            A demanda por mais electricidade é resultado da panca elektra, se de facto estão a ver que é preciso mais elctrões para alimentar os carritos, sugiro que se implantem minicentrais a carvão/gás/fuelóleo nas garagens dos possuidores de carros elektros.

            Qt aos sintécticos o futuro o dirá, por enquanto não precisamos deles e cheira-me que, quanto a metas, tudo se vai alterar já a partir de Junho.

            Os cruzeiros não consomem só fuelóleo, já lhe disse. Ao largo da costa de determinados paises, incluindo PT, com Lisboa ou Funchal à cabeça, já consomem gasóleo. Isso não impede que poluam à farta dado que não dispõem dos mecanismos de retenção dos carros modernos. Nunca se falou do impacto em alto mar que é onde o fuelóleo é usado!

            Eu não usei a T&E, não me diga que foi a T&E que baniu os cruzeiros de Veneza looolool
            As quantidades de emissões em Lisboa e o ban dos Cruzeiros de Veneza foram noticiadas por diversos órgãos de comunicação nacionais credíveis, pouco me importa quem apurou os nrs. Se fossem “fake” esses nrs não seriam divulgados por aqueles órgãos e o sumo que importa extrair da questão é que NÃO SÃO OS CARROS que estão a deixar Lisboa doente como pensa ali o amigo @Iris em defesa do qual vc entrou a pés juntos. Toque-se mas é!

            Em relação aos pneus o que quer que lhe diga? Mais peso e o torque a ser disponibilizado bruscamente comem mais pneu são factos “milenares”.
            Mesmo pneus feitos propositadamente para EV’s (com mais borracha, mais pesados e já agora mais caros) gastam-se 20 a 30% mais rápido que um pneu tradicional usado num carro a combustão semelhante…Um pneu tradicional num EV não dura nem metade nas mesmas condições de circulação e terrenos. Um EV seg. C, tipo LEAF pesa mais 1000 libras~470 kgs que o seu semelhante a combustão, só para nos situarmos!
            A poluição proveniente dos pneus é 2.000 x’s pior do que a proveniente dos gases de escape à medida que o peso dos carros aumenta.
            Pode conferir neste gráfico disponibilizado pela Emissions Analytics:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm

          • JL says:

            Tanto precisamos que desde 1950 a produção esteve sempre a aumentar, e nessa altura não havia eléctricos, e como sabe os eléctricos gastam menos de 1% da electricidade que é consumida no país, mesmo que fossem todos 100% eléctricos nem a 15% de aumento chegavam.

            Portanto a única panca que vejo aqui é a sua, tentado repetir vezes sem conta a tanga pensado que alguma vez isso vai ser verdade.

            Sim sim, em junho o mundo dos petrolheads vai mudar. Loooooool

            Pois não, consomem fuelóleo, gasóleo, electricidade quando estão atrasados, gás, entre outros.

            Tanto têm mecanismos que são obrigados a ter, e muito mais eficientes que aqueles usados nos carros, já lhe deixei a informação que você insiste em ignorar, gostava era de ver os navios a retirar o fap. Looooool

            Tanto que usou a t&e que foi a entidade que avançou com isso, e sim a Venezuela proibiu depois dessas conclusões e mais algumas.

            Eu disse que eram fake onde ?

            Ele disse que andavam a deixar Lisboa doente ?

            Alguém falou em pneus ? Mesmo que fale vai ter ao mesmo, os ve até consomem menos para o mesmo tipo de carro, agora compararem a duração de um pneu de um carro com 500cv com um o de Opel corsa, é mesmo só para rir, talvez devam comparar a duração de um pneu de um zoe com o de um Ferrari.looool

            Pneus mais caros ? Então mostre lá pneus só para ve mais caros.

            Um leaf pesa 1570 kilos, qual é o carro semelhante que pesa 1100 ? Essa vai ser outra para rir.

            Esse gráfico não fala em ve em lado nenhum.

          • Yamahia says:

            Precisa vc que anda à rasca com medo de ficar apeado.
            Eu não preciso. Gasto o mesmo que gastava há 30 anos ou ainda menos que agora tenho lâmpadas inteligentes looolool.

            Não me admira que os elektros apenas gastem 1% da electricidade disponível. Afinal continuam a não passar de um nicho com pouco mais de 1% do parque automóvel circulante.
            O problema vai ser se chegarem aos 100 % como muitos sonham!

            Junto à costa os cruzeiros apenas podem usar gasóleo. Se foram apanhados a gastar outra coisa, comem pela medida grande!
            E não têm nenhum mecanismo eficiente como os carros, caso contrário “meia-dúzia” de barcaças não poluiam mais que todos os carros juntos das 9 maiores cidades de PT.

            Qts aos nrs quem é que disse que V/falou em fake? Qt ao amigo @Iris disse só isto:-“imensas doenças estão directamente ligadas à poluição por partículas e dióxido de azoto o que cria uma maior pressão no nosso sistema de saúde quando na verdade não era fundamental se quer termos metade dos veículos que temos a COMBUSTÃO são para muitos (não falo dos necessitam por várias razões, como trabalho) só uma comunidade não necessaria.”
            E vc subscreveu.

            Quem falou em pneus?!?!?! fdx…há 6 posts que se anda a falar de pneus, ali para o meio dei a minha opinião e vc saiu-se com esta:-“São 50% piores ? prove, e seja isento, que é aquilo que nunca vi ser” Então já se lembra?
            O Gráfico não fala em elektros especificamente mas indica que a poluição dos pneus é 2000x’s pior que a poluição que sai dos escapes! É apenas para acalmar as convicções do @Iris, as suas e de todos os que acham que a salvação do mundo está nos carros elektros. Se forem isentos vão perceber que, pelo contrário, os elektros é que têm tendência a provocar “imensas doenças estão directamente ligadas à poluição por partículas e dióxido de azoto o que cria uma maior pressão no nosso sistema de saúde …”

            Sim os pneus com a especificação EV são mais caros. Muito mais caros até.
            Tem aqui um testemunho de um incauto que em pouco mais de 1 ano viu voarem cerca de 4500U$ só para as borrachas. Dramático diria:
            “Tires. I’m tired of dealing with tires. Overall I have spent over $4500 on wheel and tire replacements in the first year. I was already cautious, but now I’m super anxious about bumpy roads, pot holes and speed bumps. These low profile wheels and tires cannot handle Indiana roads well.”
            https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/1-year-used-tesla-model-3-review.325510/

            LEAF com 1570 kgs?, deixa-me rir, só se for daqueles com alcance até à Malveira como o do TiBastos loooloooloool
            Quanto aos pesos gasolina/álcool vs elektros tem aqui:
            NISSAN KIKS 1120 kgs
            https://www.icarros.com.br/nissan/kicks/ficha-tecnica/29570
            NISSAN LEAF 1706 kgs
            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Nissan/117552/Nissan-Leaf-2-e+-62kWh.html
            É só uma diferença de 586 kgs a comer pneu e a desgastar alcatrão.

            O gráfico é importante para se perceber que o impacto do desgaste dos pneus q é um caso muito mais sério de poluição 20.000x’s pior a comparar com os gases de escape. Independentemente do carro ser elektro ou combustão. No entanto, conforme já referenciado, o elektro é muito mais prejudicial neste aspecto exactamente devido ao peso excessivo que carrega!
            P.S.:
            Caso não conheça, o Nissan Kicks é um carro melhor que o Nissan LEAF e tem a vantagem de oferecer mais espaço interior.
            É um carro mais barato que o LEAF e retém mais valor ao longo dos anos. Ao fim de 5 anos o Kicks é vendido por um valor superior ao LEAF!
            https://www.iseecars.com/compare/nissan-kicks-vs-nissan-leaf

          • JL says:

            Quem anda com medo de ficar apeado ? só se for você, até porque energia e carga não me falta, deve ser por isso que os diesel andam tão devagar.

            Quando chegarem a 100% nem 15 % a mais do que se consome agora aumenta, mas é engraçado que você tenha medo do que gastam os eléctricos e depois não tenha medo do que gastam as soluções que tanto gostam que chegam a gastar 10 x mais, enfim, só mesmo para rir.

            Podem usar se tiverem, em muitos são apenas rebocados.

            Você é que falou em pneus, já não sabe o que diz ?

            O gráfico não fala em eléctricos nenhuns, Mas diz que é 2000 x pior onde ? Ainda acredita que os escapes emitem 0.02 na realidade quando o limite lega é 4.5 ? LOOOOOL

            “Salvação do mundo ” cada vez que vejo essa frase, só me lembro de um bando de petrolheads num grupo tipo igreja a ouvir os mandamentos do seu dono com as lavagens cerebrais. Enfim, nada a dizer sobre isso, como se o mundo precisasse de ser salvo.

            Então mostre lá que são mais caros ? E é obrigado a mete-los ?
            Onde está essa lei ?

            Não foi 4500 dolares para os pneus, foi para a mudança de jantes também, ou não sabe ler ?

            Nissan kicks flex ? que é isso ? onde posso comprar em Portugal ?

            1590 pesa o de 40 kg, esse só tem o dobro da potência e espaço do que você indicou, que nem sei o que é isso.

            Ah agora já aumentou para 20000 x ? porque não mete 1 000 000 000 de vezes ? era mais simples.

            Curioso porque os ambientalistas andam todos enganados.

            Como já foi referenciado por quem ? você ? o ambientalista mor ?

            Peso excessivo ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Curioso, vem dizer que ao fim de 5 anos vale mais, mas depois posta informação do contrário, enfim, você é mesmo uma piada.

          • Yamahia says:

            Porquê se o gasosas fosse vendido em PT iria pesar mais, looolooolool
            Só lhe deixei 2 carros da mesma marca de da mesma categoria que é para não haver confusões.
            Aguente-se que é de amigo. Qs 600 kgs a mais para o mastodonte do elektro.
            O algodão não engana x1.

            Qt ao resto é a triste realidade elektra.
            “Resale/Retained Value: Looking at the 5-year depreciation rate for both models, the Nissan Kicks loses 30.3 percent of its value and the Nissan LEAF loses 55.6 percent of its value. This means the Nissan Kicks retains 25.3 percentage points more of its value and has the advantage of higher resale value versus the Nissan LEAF.”
            O elektro vale menos ao fim de 5 anos. Só confirma a triste realidade elektra a que temos assistido nestes últimos tempos.
            O algodão não engana x2.

          • JL says:

            Sabe muito bem que ia, porque na Europa existem outros requisitos, foi por isso que foi para o Brasil.

            Não diz lá que vale menos ao fim de 5 anos, deve ser mais um eléctrofobico como você, que diz que vale menos mas.mete o valor maior.

            Mas onde estão eles por cá, curioso porque os seus argumentos valem tanto que vai sempre para milhares de KMS buscar números, gostava de ver era cá, é aqui que moramos e não nos estados unidos e brasil.

          • Yamahia says:

            O homem queixa-se estar cansado de gastar dinheiro é com pneus não é em jantes, nao viu? Jantes? Porque raio iria trocar as jantes? Troca jantes sim, a Tesla recomenda isso mas é de trás para a frente e da frente para trás, isto a cada 10000 kms a ver se os pneus aguentam mais 5 kms e custa uma nota preta só para a MO loooloool
            Qt ao valor de pneus EV serem mais caros, nem sei pq insiste. Isso é senso comum. Chegam a custar mais 50% que o equivalente tradicional para carro a combustão.
            Tem aqui a explicação de um especialista:
            “em média, pode contar com um preço 20 a 30% superior ao dos pneus convencionais”
            https://caetanoretail.pt/blog/pneus-para-carros-eletricos/
            Vc deve usar mas é os pneus do tractor aí da terra por isso não sabe e vem tirar despique!

            Em relaçã ao peso dos carros EV vs ICE, dei-lhe dois modelos equivalentes do mesmo fabricante e mesmo assim vc não fica satisfeito. Irra!!! O que tem? hummm? Os modelos não se vendem um e outro no mesmo país? Há muito carro que não se vende em PT e não é por causa das normas de segurança. É por causa da carga fiscal desajustada e bacoca! Não me acredito que os americanos sejam menos zelosos que os portugas. Normalmente estes últimos é que engolem toda a palha que lhe dão. Já os américas encostam o Sr. Musk às cordas. Nestas coisas é preciso tomates coisa que não existe por cá nos consumers elektros!
            Mas pronto, se o faz feliz tome lá um Nissan que vende na UE:
            NISSAN PULSAR 1265 kg
            Praticamente meia tonelada de diferença. É a bitola da marreca elektra:
            https://motoreu.com/pt/nissan-pulsar-1.2-dig-t-consumo-ficha-tecnica-56227

            Qt ao “fóbico”, essa paga direitos de autor! E aplica-se a si em relação aos carros a combustão. É favor não distorcer o sentido das coisas!

            Qt à desvalorização elektra de 50% é um facto. Ainda há dias os ingleses se queixavam do mesmo e não era em 5 anos. Agora bastam 3 anos.
            Continuem a comprar que a sociedade de consumo agradece, loolool

            Relativamente aos pneus poluírem 2.000 x’s mais que os gases de escape, é um facto. Lá por numa das x’s me ter saído um zero a mais já não vale? Vá-se curar.
            Tem 3 x’s referência ao facto com os zeros correctos. Nao sabe descortinar uma gralha? FDX!
            https://www.theguardian.com/environment/2022/jun/03/car-tyres-produce-more-particle-pollution-than-exhausts-tests-show
            Aguente-se. Carros elektros deviam ser proibidos de circular nas cidades!

          • JL says:

            Eu li, por isso é que disse que gastou em jantes, tires é pneus, wheel é jante, provavelmente trocou alguma. Até explica porquê.

            Também gastou dinheiro nos pneus que tem de comprar mais, lá usam pneus de inverno e se verão.

            Quem tem tem um performance e carrega no acelerador é normal gastar pneu, ou pensa que aquilo é algum caracol tipo Audi que não tem força e por isso não gasta pneu, meta aí um relato de um Ferrari que faça 50 mil kms com os mesmos pneus
            Looooool

            Claro que são mais caros, pneus de baixo perfil e todos pipis são caros .

            Não são equivalentes, até porque nem sequer se vendem no nosso mercado, então qual é o model cá ? E quando pesa ?

            Um Nissan pulsar também é parecido com um leaf ? Looooooool porque não compra com um Smart fortwo ?

            Eu também tenho fobia por carros a combustão, senão ia para posts sobre eles dizer mal deles, tal como você faz.

            Não é facto nenhum, senão já andavam de volta disso.

            Tanto deviam que afinal são os que vão ficar nas cidades, estes ambientalistas afinal andam todos enganados e você com essa fobia é que está certo.

          • Yamahia says:

            O NISSAN PULSAR é um C como o LEAF.
            Comparar isto a um Smart, só se for o Smart #3.

          • JL says:

            Era quando foi fabricado, da maneira como faz a comparação, que interessa o segmento ?

            Até pode comparar com segmento E.

          • Yamahia says:

            Hummm endoidou de vez looolooolool

            Qt é q marcamos o pica entre o performance e a audi? Estou curioso para ver se isso aguenta a velocidade máxima durante mais q 20kms a alta velocidade looolooolool
            Sugiro um percurso simples: Lisboa-Almeria.
            Quem perder paga as multas looolooolool

          • JL says:

            Se quiser apostar o carro, mas tem de arranjar algum que vale a pena, de chaços não vale a pena.

          • Yamahia says:

            Tou a ver, tou a ver.
            Tou a ver que já eu estava a abanar o capacete no Burana e ainda andava o performance a tentar arrefecer as baterias com a brisa do mediterrâneo ali perto de islantilha loooloool

          • JL says:

            Performance ? quem falou em performance ?

          • Yamahia says:

            Vossemecê!

  12. poispois says:

    e já agora, porque é que os elétricos em 3 anos desvalorizam praticamente metade do preço inicial? pq é que os electricos no geral têm uma desvalorização muito superior comparados a combustão? mesmo considerando as estratégias de vendas e respetivas baixas de preço. estarão os consumidores estúpidos e a precisar de iluminação dos jornalistas do greenware? porque é que os bons modelos diesel já com uns bons anitos estão a valorizar? vá lá que existem outras publicações que nos permitem saber mais verdades

  13. Yamahia says:

    Nada de novo. Uma rápida pesquisa pelo site e a constatação óbvia:
    -»Recurrent= +1 site em prol da EVangelização!
    No entanto quem extraiu dados do site para suportar o artigo, consegue ser pior que o próprio site!
    Qd a Recurrent afirma que apenas 1,5% das substituiões de baterias não foram abrangidas pela garantia e dá isso como sendo um garante de fiabilidade das mesmas só podem estar a brincar. Imaginado que neste momento existem 17 milhões de EV’s a circular (não contando com a China), significa que cerca 255000 papalvos ocidentais tiveram que arcar com as despesas de substituição apesar do carro se encontrar no periodo de garantia.
    De facto a substituição de uma bateria continua a não se barata, mesmo que opte por uma recondicionada. Nos padrões actuais, uma bateria recondicionada, desde que atinja uma eficácia acima de 70%, está boa, o que é só ridículo
    Foi o que aconteceu recentemente a um pobre iludido que levou com um calhau no sub-chassis que levou à falha da bateria do seu recente model3, 16.550,67U$
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraIduYKW2TRvIXFxOw?e=8c0qCm em troca de um produto recondicionado. Se tivesse optado por uma bateria nova, a conta seria 7000U$ mais alta.

    Depois afirmam que as baterias estão a ficar cada mais fiáveis e menos susceptíveis a falhas. Isso não é verdade e o próprio gráfico deles o desmente, havendo marcas que chegam a ter num passado recente (4 a 7 anos) falhas nas suas baterias na ordem de 40%. Isto já de si é motivo de alarme. Quem não teve a sorte de ter sido chamado para a substituição da bateria no periodo da garantia, arrisca-se a ficar com o menino nos braços.
    Basta consultar um site português “clubeletricos” nascido pela égide do Leaf e estudar a respectiva secção. O desejo nr.1 dos user que têm Leaf , mesmo os modelos mais recentes, é que a bateria falhe no periodo de garantia para que a marca troque por uma nova. Muitos “rezam” para que se apague a última das bolinhas para poderem levar o carro à marca para que se faça o diagnóstico para uma eventual troca. Acontece que a marca não está para papar “grups” e muitos que “provocaram” a falha vêm de mãos a abanar. Outros mais sortudos viram finalmente, depois de muitos meses, os seus intentos salvaguardados. Já depois de terem metido advogados etc. É incrível que haja quem pense que se pode viver neste terror e ao mesmo tempo ser feliz.

    Trata-se de um mercado que começou a ganhar tracção há cerca de 10 anos, afinal a maioria dos carros em circulação está praticamente ainda no periodo da garantia das baterias. São nrs muito maus, mesmo que tirados de um site que quer comprovar o contrário.

    • JL says:

      Ena, tanta invenção, depois diz que os outros são papalvos, então você é o quê ?

      1.5 % fora de garantia é realmente um indice de fraca fiabilidade. LOOOOOL

      Realmente o gráfico desmente, quando a partir de 2016 as substituições baixaram radicalmente:

      “Como podemos ver no gráfico, a partir de 2016 registou-se uma mudança radical nas substituições de baterias devido a falhas. A partir de 2016, este valor atingiu os 0,5%, mas a maioria dos casos variou entre 0,1% e 0,3%.”

      Venham de lá essas estatisticas de 40% de substituição por falha, senão não passa de invenção da sua evangelização contra os ve’s.

      Portanto usa um site que apenas refere o leaf, na maioria deles UBERS E TVDES para evocar a sua evanglização contra, provavelmente foi nesse site que foi buscar os 40%, ainda gostava de saber se aqueles que não tiveram problemas também vão lá dizer o mesmo, que eu saiba só se vai a foruns quando se tem problemas.

      Ui, são números péssimos, como se poder ver pelo gráfico.

      Já agora, é mentira que essa fatura seja de uma bateria recondicionada, essa é nova, quando é recondicionada é mencionado com letras bem gordas, se quiser volto a postar o orçamento que a tesla me deu para a minha onde disse exatamente isso.

      Agora vamos ver quem anda com evangelizações.

      • Yamahia says:

        Por acaso não tinha visto este seu post. Ou então não entrou logo.
        1⁰ ponto, a bateria é recondicionada. Vc orgulha-se de saber tanto de teslas e não sabe que que o “acrónimo” RMN, contido na descrição do item(ASY,HVBAT,75KWH,AWD,KELVIN,1PH,M3,RMN), significa que é uma bateria recondicionada (remanufactured=RMN) capisce?
        Repito, uma bateria recondicionada a aplicar pela Tesla, só precisa de estar acima dos 70%. Vergonha!

        Os valores que vc indica apenas chegam para remendos (vulgo módulos)
        “Replacing modules (not pack) will only cost $5k to $7k”
        Elon Musk 5:18 PM · 13 de abr de 2019 https://x.com/elonmusk/status/1117099861273219073

        É bom notar que não são 1.5% fora da garantia. São 1.5% de baterias pagas pelo Cliente NO periodo da garantia! É muito. Representa um risco enorme!

        Os grandes problemas surgiram exactamente depois de 2016 e não foi informação retirada do site dos Leaft’s, foi da própria análise da Recurrent, conforme penso já ter dito:
        https://assets-global.website-files.com/60ce1b7dd21cd5b42639ff42/642c67a4b3983b126e715d09_Battery%20Replacements%20by%20Year%20-%20with%20recalls.webp
        portanto as baterias não melhoraram a fiabilidade/durabilidade. Bem pelo contrário!

        Os 40% de falhad em certas marcas tb vieram da análise da Recurrent:
        https://assets-global.website-files.com/60ce1b7dd21cd5b42639ff42/641899569e395e3c4da5749b_Battery%20Replacements%20by%20Model%20-%20V3.webp

        Em relação ao Clubeletricos, Scho pouco um TVDE fazer 100.000 kms em 8anos. O que o leva a afirmar que são todos TVDE? O ZéBigodes tb é da classe? É que ele é que é o fundador/presidente daquilo.
        Outra coisa gira para apreciar é que de início o entusiasmo era grande e com muitos membros. Hoje em dia resume-se a meia dúzia de gatos pingados.
        Ainda estou para perceber se a desilusão é com a techno elektra,  se é por causa da arrogância intolerante e fanática do presidente ou dos dois!

      • JL says:

        Errado, essa bateria é nova, recondicionada para os modelos da primeira fase, que é assim que chamam, custam entre 6700 e 9910 euros, nova a partir de 10 mil, se quiser amanha envio fotos do site das peças.

        Errado, têm sempre mais de 90 % e quando a fornecem, senão nem davam garantia com 70 ou acima. Vergonha sim, o que inventa.

        Não são remendos, são os 4 módulos que constituem o pack do model 3, enfim, bate certo com o custo que está no site para recondicionados.

        Errado, não dizem em lado nenhum que é fora da garantia, estão lá todos os números em anos, o que diz é que muitos foram substituídos em garantia.

        Os grandes problemas surgiram com a Chevrolet a fazer RECALL AOS PACKS, nada a ver com garantias, mas que aparecem na estatística a cor diferente já por isso mesmo.

        Depois tem o descaramento de dizer que é isento, quando nem sabe interpretar, ou seja, sabe mas não quer.

        Os maiores problemas do leaf já se sabem há muito, são as cargas rápidas consecutivas, que faz aquecer as baterias, por não terem refrigeração e o pack incha, logo falhas no pack, que nem é por capacidade, é mesmo por falha de isolamento.

        O Zé bigotes ainda tem o dele original, não sei porque veio falar dele.

        E sim a maioria dos problemas nesses carros é em TVDE’s, é o carro mais usado para isso, se bem que agora já andam de volta de outros, era o carro mais barato com melhores condições.

        Claro que reduziu,, as pessoas estão com os carros a funcionar, está tudo ok, não vão para o fóruns perder tempo, estão mais informadas, que é também para isso que servem os fóruns, quando têm problemas vão lá.

        • Yamahia says:

          qual foi a parte que não percebeu?
          recondicionada=remanufactured=RMN
          A bateria é RMN logo é recondicionada! Ahhh e se for em PT é mais IVA eheh

          Qt aos gráficos, a azul está o que a marca suportou. A verde o que os Clientes suportaram.
          O facto das marcas terem pago não invalida o facto de que baterias mais recentes deram mais problemas que baterias mais antigas. Portanto as baterias não estão mais fiáveis nem menos susceptíveis a falhas.

          Em relação a fóruns, não é vc que diz que o clube tesla tem muitos membros e muitos comments? Então anda tudo com os carros avariados? loooloooloool

    • JL says:

      Já agora, a nissan nunca troca uma bateria em garantia por uma nova, é sempre recondicionada, portanto mais uma mentira sua.

      • Yamahia says:

        A Nissan e as outras

        Desde que esteja acima de 70% recondicionada está boa para troca.
        É esta a triste realidade das garantias oferecidas pela industria elektra. O Cliente que se dane, qd baixar novamente dos 70 que vá reclamar ao Totta.

        • JL says:

          Das outras, depende, ali a Chevy trocou por novas.

          É triste então ? Lançam um artigo a dizer que a maioria foram trocadas em garantia e é triste ? Deve ser triste é para si que não era isso que queria.

          • Yamahia says:

            Pq não haveria de querer? O q queria mesmo era q a situação dos 1.5% que não tiveram direito a nada ainda no período de garantia, fosse resolvida.

          • JL says:

            Como sabe se não foi resolvida ? A minha foi, tanto de um como de outro, resolução a 100%.

          • Yamahia says:

            Tem aí um exemplo acima que fugiu ao secretismo comunicacional em torno do problema. O Cliente é que pagou a bateria apesar do carro estar na garantia
            Agora é só extrapolar.

          • JL says:

            Se pagou é porque não estava na garantia, porque TAPARAM OS KMS DO CARRO NA FACTURA ? Foi o rebanho que fez isso ?

          • Yamahia says:

            A garantia da bateria não cobre danos motivados por calhaus. Considera assim tão importante os kms pq?

          • JL says:

            Em lado nenhum diz lá que foi provocado por calham, mas não responde à pergunta porquê? Porque ocultaram o odometro ? Isso parece serviço de grupo de haters e outros rebanhos.

            Porque se tiver mais de 192 mil kms ou 150 mil milhas está fora de garantia dos 8 anos, por isso é que ocultaram os KMS, para ser mais sensacionalista.

          • Yamahia says:

            Qt ao calhau, digo-lhe eu que foi um calhau que provocou o dano.
            Para o caso pouco importa se tinha mais ou menos kms. O que importa é que a bateria falhou e o Cliente arcou com aquela bela conta pq a TESLA não pagou, assim como não pagaria se já tivesse ultrapassado os kms. Nem sei o que é pior, sinceramente!.
            Acho que a Tesla fica menos mal vista por não pagar danos resultantes de causas externas do que não pagar porque a garantia passou 10 ou 20 kms.

          • JL says:

            Até podia dizer que foi um besouro.

            Vi logo que era invenção.

            Como sabe que falhou e quais os motivos ?

            Se ele pagou é porque foi viável pagar, ou é obrigado a pagar algo que não queira ?

            Então a audi paga-lhe um motor novo se entrar uma pedra na frente do carro e lhe partir o motor, ou carter e ele gripar ?

          • JL says:

            Espera lá, então se eu partir a minha tv, a marca dá-me uma nova ?

          • Yamahia says:

            Claro que não.
            Aqui o sumo a retirar desta situação é confirmar o custo com a bateria ( RMN que se estiver acima dos 70% é elegível para ser montada) de um elektro no caso de haver um azar. Coisa que a pandilha elektra tende a desvalorizar.

            Foi o único ponto que me interessou nesta história toda.

            De resto o máximo que pode acontecer a um combustão numa situação semelhante é partir o cárter. Já baterias rasgadas consequência de detritos na via são aos montes.

          • JL says:

            Onde é que a Tesla diz que é acima de 70% ?

            Único ponto da história ? Que história ? Aquela que inventou ?

            Partir o carter e o motor rebentar. São aos montes ? Então onde estão elas ?

          • Yamahia says:

            Os motores não partem devido a calhaus.
            O que parte é o carter, mesmo assim a bateria elektra está muito mais exposta que o cárter do ICE. Diria q 50x’smais exposto devido à área q ocupa.

          • JL says:

            As baterias também não. Só quando quando inventam….

            Errado, a bateria está guardada num compartimento, separada por uma placa de titânio.

            O carter é uma chapazeca réles, quando não é alumínio que ainda são mais frágeis.

            É só ver quantas lombas não têm lá a marca. Loooool.

            Só não disse 100 por não calhou…

          • JL says:

            Olha que estranho, afinal o motor novo para um performance não custa 11 mil dólares.

            https://ibb.co/tXf9dnd

          • JL says:

            Ah, isto é para um Model S de 2014.

          • Yamahia says:

            Tbm não custa os 3 mil e tal q VC dizia.
            Eu sp falei em aprox 7000U$. Obrigado por confirmar. Vou guardar nos tesourinhos..

          • Yamahia says:

            Titânio a proteger a bateria? Tá bem tá. Alumínio e já vai com sorte q é única coisa q a apregoada reciclagem consegue tirar delas até hoje. looolool

            Os combustão partem o Carter em lombas?! VC sonha hóme
            Até um Fiesta de 200€passa por isso a voar e não parte nada
            https://youtu.be/DJzA5nho8FQ?si=hKRFHQqmPlZmZ3nR
            Se calhar pensa q o Carter anda rateirinho ao chão tipo as baterias looolool

          • JL says:

            Sim, titânio, isso não é novidade para ninguém, isto na Tesla.

            Então deixam lá as marcas de óleo é o quê? Estiveram a mudar o óleo na lomba ? Looool

            Tanto anda perto que fica ao mesmo nível da parte mais baixa do carro, nunca viu um carro por baixo ? Estranho.

          • JL says:

            Pois não, eu falei 3950 para um motor normal, não para um performance.

            Pode guardar, isto só confirma que custa uma fracção de um motor a combustão.

          • Yamahia says:

            Então arranje uma factura com esse valor. Todos falam em 7000 U$ para a drive unit no fórum da Tesla. Enquanto não provar o contrário leva com os 7000 na cabeça.

          • JL says:

            Você falava era em 11 mil .

            Para performance sim, é esse valor, para não performance é menos, a única coisa que posso mostrar é o valor das peças, como já tem o orçamento é uma questão de se fazer, o número de horas não de obra mete se o mesmo ao valor de cá tal como as peças.

          • JL says:

            Até uma batidela num passeio é inofensiva, faz o caso ir para tribunal e por somente mandar o carro para a sucata.

            https://ominho.pt/braga-bateu-no-passeio-seguiu-viagem-e-o-motor-gripou-nem-o-seguro-contra-todos-os-riscos-lhe-valeu/

          • Yamahia says:

            História mal contada pelo menino do papá.
            Se assim fosse estavam bem arranjados os milhões de donos de carros q estacionam diariamente em cima de passeios, não ganhavam para cárter’s looolooolool
            O menino foi mas é fazer TT para se armar aos amigos e esqueceu-se de montar a necessária protecção de cárter. Nc na vida um gajo parte o cárter, vai almoçar, volta, dá à chave e não repara na luz de aviso de óleo baixo. Ainda por cima num carro moderno q aquilo é avisos por todo o lado. E antes de gripar ainda lança avisos de alta temperatura ainda maiores.
            Por fim, mesmo sem pinga de óleo, um motor não gripa 100 metros depois de ser ligado:
            “In general, an engine can run without oil only for a maximum of 30 minutes before it goes down and gets damaged.”
            https://piketransit.com/how-long-can-engine-run-without-oil-before-damage/
            A seguradora não teve para papar “grups” e neste caso acho muito bem.

          • JL says:

            Claro que está mal contada, já que envolve um a combustão, como se nunca tivesse acontecido, até nas lombas, quando decidem mudar o óleo ali mesmo.

            Nesse artigo diz o máximo, não diz o minimo, e no meu artigo não relata quantos minutos foram.

          • Yamahia says:

            Em 100m um motor não aquece ao ponto de gripar.
            História mal contada pelo chavalo!
            Se fosse meu filho levava logo 2 tabefes se me viesse com essa história!

          • JL says:

            Pois não, já tinha gripado antes.

            Claro que é mal contada, só as histórias dos seus vídeos e artigos é que estão bem contadas.

          • Hugo says:

            Rebentar o cárter nas lombas ou em passeios? LOOOL
            Há azelhas para tudo mas não façam a regra a partir da exceção.

          • JL says:

            Óbvio, só se ocorrer com eléctricos é que é regra.

          • Hugo says:

            Tu lá sabes. Eu não disse nada disso mas tu sim, disseste que acontece nos a combustão. Pormenores.

          • JL says:

            Eu disse que era regra ? isso foi o Hugo que inventou.

            Depois diz que os outros não entendem ironia. LOOL

          • Hugo says:

            Ah??? A tua estupidez não tem limites. Qual é a tua dúvida acerca do que eu escrevi??

          • JL says:

            Pois, a sua parece que já atingiu o limite.

            Eu não tenho dúvida nenhuma, obrigado na mesma

          • Hugo says:

            Então talvez seja boa ideia aprenderes a ler de uma vez por todas. Não há um comentário que não tentes trapacear.
            Não inventei absolutamente nada nem tão pouco afirmei tal coisa. Limitei-me a “repetir” o que disseste antes.
            Foste tu que fizeste suposições.

          • JL says:

            Eu não falei em regra nem exceção em lado nenhum, quem veio inventar isso foi o Hugo.

            Eu não disse nada disso.

            Não fiz suposição nenhuma, mostrei um facto.

          • Hugo says:

            “Óbvio, só se ocorrer com eléctricos é que é regra.”
            Isto é um facto ou ironia afinal? LOOOL. Acorda pra vida miúdo. Dás tanga à tua mãe que é ela que tem obrigação de te educar.
            Mas tu conheces alguém que alguma vez estoirou um cárter no passeio ou numa lomba ou esta conversa é só absurda, para variar? (dica: é uma pergunta retórica)

          • Nuno says:

            Adorei o teu esforço em recuar 17 anos para conseguires encontrar meia dúzia de casos onde alguns deles foram causados por uma elevação defeituosa da estrada com 22cm…
            Nada como is desenterrar notícias do que aconteceu 11 anos antes de haver EV’s nas nossas estradas para tentar justificar o injustificável…

          • JL says:

            Então qual a diferença ? Os carters mudaram ? Ou foram as lombas que mudaram ?

            Então foram os EVs que mudaram os carters e as lombas de local ? Ou com a entrada de evs os carters passaram a partir menos ? Ao tempo que foi não é relevante, e até postei um caso em tribunal do ano passado.

            O que é relevante é que acontece e não são tão poucos quanto isso.

          • Nuno says:

            4 milhões de de carros vendidos nestes 17 anos mais tantos outros que já cá andavam e tu encontraste meia dúzia… Top!
            Esse do ano passado não me apareceu aqui nos links… Estranho…

          • JL says:

            Não sei quantos encontrei, ou será que estão todos na internet, o que eu parti não está na internet.

            Eu só postei alguns para dizer que não são tão raros quanto isso.

            Existe vida além da internet.

          • Nuno says:

            Deves ser pouco cromo para partir um carter… Faz o mesmo com o teu EV que vais ver a conta de luz que tens para pagar…

          • JL says:

            Não fui eu que parti, foi a lomba.

            O meu ev não tem carter.

            A bateria nunca vai bater na lomba, basta ver onde ela está, mesmo que alguma coisa lá bata, tem proteção de titânio, coisa que os carters não têm. Looool

          • Nuno says:

            O iphone também tem estrutura de titânio e dobra com o peso de um rabo… Continua a ser aselha e a conduzir como a minha avó que o titânio há-de valer-te de muito…

          • JL says:

            Quando numa estrada que passa todos os dias, e de um dia para a noite, sim foi de noite, lhe aparecer uma lomba acabada de fazer sem ainda ter sinais, depois diga-me o que lhe aconteceu…..

          • JL says:

            Portanto dobra com o peso de algo com centenas de vezes mais de peso, parece me ok. Lool

          • Nuno says:

            “foi de noite” também é a desculpa que a minha avó também usa. Já lhe disse para parar com isso que além de ficarmos a saber que conduz mal, ainda sabemos que não vê melhor.
            De qualquer forma é um arranjo barato já que paga o seguro se a lomba nova não está marcada pelo que a má condução passa ao lado.

          • Hugo says:

            Partir um cárter não custa nada, assim como não custa nada ir contra uma parede sem querer, agora dizer que isso é “comum” é estupidez pura e dura. Se é comum no teu “mundo” aviso-te já que andas rodeado de nabos.

          • JL says:

            Eu não sou “mal mandado”, nunca faço aquilo que me dizem para fazer, lamento que você seja o contrário.

            Exato, conduzir mal é encontrar uma lomba a meio da noite sem sinalização. Bom, ver mal até vejo, dai usar óculos para ver melhor.

            Se sabe que é barato, é porque já lhe aconteceu, portanto não chame aselhas aos outros, e não, o seguro não pagava porque a lomba não tinha seguro, não tenho nem nunca tive seguro contra danos próprios, curioso ir isso de alguém que chama aselhas aos outros e depois usa seguro para pagar os danos que ele próprio provoca no carro. LOOOL

            Mas olhe, também não sei quanto custou, não fui eu que paguei mas sim a camara.

            @Hugo: foi o Hugo que disse que não acontecia, só lhe mostrei que acontece, e mais que aquilo que pensa, mas se quer negar, é consigo, em mim não altera nada.

          • Nuno says:

            Todas as estradas públicas em Portugal têm seguro pelas entidades responsáveis.
            A mim nunca aconteceu porque além de ver bem não conduzo mal por enquanto.
            Se a câmara pagou foi barato, tal como disse já que o seguro foi acionado e não te custou nada.
            Mas se achas que é preciso ter-me acontecido para saber o preço como é que sabes o preço das baterias e motores dos EVs? Tens ficado a pé assim com tanta frequência?

          • JL says:

            Sei porque já tive 2 orçamentos para 2 e nalguns casos que já mostrei aqui, é ir ao site de peças, para quem é dono, e ver o preço.

            Já fiquei a pé 3 vezes, essa foi uma delas.

            Se sabe é porque já lhe aconteceu, e nos casos em que o cuidado é pouco, o custo pode subir e muito, tal como aconteceu ao exemplo que deixei por ai.

            Não sei quem pagou, mandaram-me escolher a oficina onde queria que o carro fosse reparado, o carro foi rebocado para lá e passado uns dias fui buscar.

          • Nuno says:

            Tão estranho estares sempre a dizer que os outros só podem saber de algo se lhes acontece mas quando te dizem que fica mais barato comprar um carro e fazer 200.000km do que comprar um EV dizes logo que não…
            Que carro foi esse onde fizeste 200.000kms e gastaste mais do que para comprar um EV, pode saber-se?
            É que se és assim tão limitado que só sabes o que te acontece certamente não tens problema nenhum em dizer qual foram esses carros só para a malta se rir um bocado.

  14. Olhando para os dados says:

    As marcas dão 8 anos de garantia nas baterias? Elas lá saberão porquê…

    Sem querer alarmar os possuidores de eléctricos MY2016… os vossos carros são a seguir… os 8 anos estão aí…

    Olhando para quadro do “EV battery replacements due to failure MY2011-MY2023” os MY2015 já começaram a falhar, não tarda estão em níveis dos MY2011-MY2014 (que vão continuar a subir), e é expectável que se sigam os MY2016, MY2017,…

    A falha na bateria de um EV sem garantia… transforma-o num enorme pisa-papéis… é mandar esmagar.

  15. Alastair says:

    Anyone who has a phone or a conventional car will know that batteries get weaker over time and will suddently fail. In fact in very hot countries where air-cons are in constant use car batteries do suddenly fail within about three years. EV batteries are no different.

    • Yamahia says:

      Of course, só o @JL acha que não.

      • JL says:

        Eu e todos, por isso terem sistemas de refrigeração para não acabar nesse sentido, é aí que entram as do leaf, que como se prova aqui, são as piores.

        Eu nunca disse que duravam para sempre, vocês é que inventam muito.

        • Yamahia says:

          Uma bateria parada para que precisa de refrigeração?
          Repete-se o facto a ver se lhe entra:
          -Uma bateria sem uso degrada-se ao longo do tempo!

          • JL says:

            Onde falam em parada ?

            Degrada sim, dependendo das suas condições de armazenamento, por isso haver condições para isso.

            Tal como acontece com qualquer coisa produzida pelo ser humano, degrada com o tempo, isto não é diferente.

  16. TdSR says:

    Por isso as marcam dão garantia apenas para 8 anos…

    • JL says:

      E 10 anos também.

      • Yamahia says:

        Para baterias grandes e analisadas a cada 15000 kms com inspecções a pagar pelo Cliente na marca, claro. Caso contrário o Cliente agarra-se ao pau.

        • JL says:

          Paga metade da manutenção de um carro minúsculo como um aygo.

          Mas agora fiquei curioso , qual é o carro espetacular a combustão que as análises do motor e do resto são pagas pela marca ? Looooool

          • Yamahia says:

            A malta da combustão não anda a querer impingir que os carros não têm manutenção. Esse ónus compete à pandilha elektra.

          • JL says:

            Nem a malta dos eléctricos.

            Aliás, é a malta da combustão que inventa a maioria desses disparates, basta ver por si.

            A pandilha eléctrica não anda a armazenar fotos e publicações que depois alteram e recortam como lhes convém para depois andarem a divulgar os seus disparates.

            A pandilha eléctrica não usa o exemplo de um para generalizar tudo.

            A pandilha eléctrica não anda em topicos de eléctricos a falar mal daquilo que não conhecem.

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