Baterias dos carros elétricos da Tesla resistem melhor no frio ou no calor? Estudo revela tudo
O tema das baterias é sempre um foco de discussão nos carros elétricos, em especial nos da Tesla. Estas têm um comportamento único dependendo do ambiente em que operam, com algumas ideias já pré-concebidas. Um novo estudo vem responder à velha questão sobre como estas resistem melhor, se no frio ou no calor.
Tesla resistem melhor no frio ou no calor?
Foi há algumas semanas que mostrámos um estudo que deixava clara a ideia de que a utilização constante do carregamento rápido não tinha o impacto esperado nos Tesla. Estes carros elétricos podem assim usar esta forma de alimentar as baterias sem qualquer risco.
Com os dados que a Recurrent recolheu neste estudo, surge agora uma nova análise que deita por terra outro mito. Respondem à pergunta se as baterias dos carros elétricos da Tesla resistem melhor no frio ou no calor. A resposta pode surpreender muitos, com base em alguns mitos e informações nem sempre confirmadas.
A análise aos carros elétricos da Tesla
O que a Recurrent concluiu é que as baterias dos carros elétricos da Tesla resistem melhor quando expostas ao frio. Fica claro que a pontuação média de alcance para estes veículos pertencentes e operados em zonas de clima frio e marítimo é mais alta do que a atribuída a Teslas operados em zonas de clima quente.
A pontuação de autonomia para carros Tesla em áreas classificadas como "frias", "muito frias", "subárticas" e "marinhas" foi de 95, em comparação à de 92 para veículos localizados em "húmidos", "áreas quentes" e "quentes secas". Isso significa que os Tesla conduzidos em áreas frias têm uma degradação de autonomia menor em comparação com os de climas quentes.
A causa da degradação da bateria no calor?
Segundo a Recurrent, as baterias são muito parecidas com as pessoas, sempre a envelhecer. É possível reduzir estes efeitos, como exercício e sono, ou coisas que os acelerem, como fumar e bronzear-se.
Este princípio é aplicável às baterias, pois serem expostas ao calor tem o mesmo efeito que fumar. O calor ambiental contribui com energia extra para as reações eletroquímicas na bateria, o que pode acelerar reações químicas indesejadas que envelhecem a bateria prematuramente. O limite geralmente aceite para a degradação acelerada da bateria é de cerca de 30º.
Este artigo tem mais de um ano
Lá se foi mais um mito: “ah e tal no frio perdem muita autonomia…”
Ainda mais num país que não faz frio.
Portugal é dos países mais amenos da Europa.
Um dos mitos, que não é um mito é relacionado com que não usam bomba de calor para o aquecimento do habitáculo.
Os teslas tem bombas de calor relativamente ao eficientes. Mas o mesmo não acontece com certos modelos.
Um amigo tem um e-208 e durante o inverno com temperaturas negativas perde mais de metade do alcance caso use aquecimento, mesmo tentando manter o habitáculo a 16° é um gasto energético enorme.
Uma bomba de calor geralmente gasta entre 2 a 4 vezes menos energia comparado com um sistema puramente resistivo para produzir uma quantidade igual de calor.
*relacionado com carros que não usam bomba de calor
De que ano é o e-208? A partir de 2021 já tem bomba de calor.
O leasing começou em 2021, mas não sei se esse foi o ano de construção do veículo. Pode ter tudo o azar de ter apanhado dos últimos a sair sem a opção.
Mas lembro-me de no inverno fazer menos que 150km com aquecimento. O que normalmente não é um problema no dia a dia no caso deles, apenas nas saídas de fim de semana.
Vem já o EQTR911 dizer .: EVs não são o futuro, o futuro é H2 :):):):):)
As baterias da tesla explodem no frio:):) e congel no calor :):):):);)
Hilariante 🙂
LOOOL, boa.
O BEV perde autunomia com a climatização, é natural, sendo o mais eficiente aparentemente a Tesla.
Todos perdem, pelo menos no verão.
Na prática todos os que tiverem bombas de calor, e já são várias marcas a usar, são todos muito eficientes.