Barómetro da CE conclui que europeus estão menos preocupados com o preço da energia
Um estudo publicado pela Comissão Europeia (CE) comparou duas alturas diferentes e concluiu que os europeus estão menos preocupados com a situação económica e significativamente menos preocupados com o preço da energia.
Além de tudo o que a guerra implica para o invasor e para o invadido, a invasão da Ucrânia pela Rússia resultou, desde logo, em efeitos colaterais, nomeadamente, para a Europa. A par de outras, a crise energética foi das mais debatidas e das que preocupava mais os cidadãos.
No entanto, agora, um estudo publicado pela CE, no dia 10 de junho, mostra que a energia caiu do terceiro para o sexo lugar da lista de "principais preocupações a nível europeu".
Conforme explica a Euronews, os resultados foram reunidos entre maio e junho nos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE) e, posteriormente, foram comparados com os dados da edição do Eurobarómetro de inverno, que compilou os dados recolhidos entre janeiro e fevereiro.
O último inquérito Eurobarómetro Standard realizado em junho de 2023 e publicado hoje mostra que os cidadãos da UE continuam a apoiar esmagadoramente a transição energética e a esperar um investimento maciço em energias renováveis.
Lê-se na publicação da CE.
Segundo partilhou, apesar de a inflação continuar a representar uma preocupação importante, "a perceção da situação económica e as expectativas económicas estão a melhorar".
A maioria dos europeus considera que o NextGenerationEU (o plano de recuperação da UE no valor de 800 mil milhões de euros) pode ser eficaz para responder aos atuais desafios económicos. O apoio ao euro mantém-se elevado.
Europeus estão muito menos preocupados com o preço da energia
De acordo com os dados do Eurobarómetro, a inflação e o custo de vida continuam a ser a principal preocupação para 27% dos inquiridos, seguidos pela situação internacional (25%) - um termo que se refere, sobretudo, à guerra na Ucrânia. Contudo, ambas perderam relevância para os europeus, nos últimos seis meses.
A representar mais preocupação do que antes está a imigração, que subiu para a terceira posição, com 24%. No top de preocupações dos cidadãos europeus estão ainda as alterações climáticas (22%) e a situação económica (17%).
Por outro lado, a energia assume o maior declínio, desde a última edição do Eurobarómetro: de 26% para 16%. A Grécia é o único Estado-Membro que coloca a energia a par da imigração (25%).
Esta mudança de perceção pelos cidadãos europeus acontece após vários meses consecutivos de descida dos preços do gás: segundo a Euronews, a negociação no Title Transfer Facility (TTF), a principal plataforma da Europa, fechou na sexta-feira a 33 euros por megawatt-hora, significativamente longe dos três dígitos "que assombraram os consumidores durante a maior parte de 2022".
Além disso, a recuperação da estabilidade nos mercados globais permitiu aos governos reabastecer as suas instalações de armazenamento subterrâneo sem alimentar uma espiral de preços: os níveis de armazenamento da UE situam-se, atualmente, em quase 80%, em comparação com 60% no ano passado.
O «Eurobarómetro Standard - primavera de 2023» (EB 99) foi realizado através de entrevistas presenciais entre 31 de maio e 21 de junho de 2023 nos 27 Estados-Membros da UE. Foram entrevistados 26 425 cidadãos na UE. Foram igualmente colocadas algumas perguntas em 12 outros países ou territórios.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente. Desde que os meus painéis solares funcionem, estou tranquilo. Melhor investimento de sempre. Obrigado Fundo Ambiental!
Sim, o preço da energia afeta-me indiretamente noutros aspetos. Mas aí já não posso fazer nada.
Tens baterias ou não gastas energia de noite?
Ele é guarda nocturno!
É bastante incómodo no verão poder ter o AC ligado todo o dia e não ter que se preocupar com o custos.
por acaso tenho baterias sim. Só naquela
“O último inquérito Eurobarómetro Standard realizado em junho de 2023 e publicado hoje mostra que os cidadãos da UE continuam a apoiar esmagadoramente a transição energética”
Continuam?! A mim ng me perguntou nada. Foi feito algum referendo q me tenha passado ao lado?
A tua opinião vale por 20? 🙂
Tanto queres criticar a electrilização que cais no ridículo. Sabes o que são sondagens, certo? São infalíveis? Não, mas podem ajudar a ter uma percepção da opinião pública.
Já sei que vais criticar a ditadura da UE e isso não é ignorado no estudo:
«A maioria dos indicadores gerais mantém-se estável, nomeadamente 47 % da população da UE tende a confiar na UE, enquanto 32 % tende a confiar nos governos nacionais. 45 % tende a não confiar na UE.»
Portanto, é mais um sinal que o estudo não é tendencioso.
Ridículas são estas sondagens. Façam um referendo se é que querem dar alguma credibilidade à coisa!
26 425 representa o quê, é uma amostra de quê? ≈ 0,05285% da população, qué qué isso? E se calhar escolhidos a dedo.
Estes ainda são piores que o ACP que conclui que a maioria da malta de PT tem garagens onde carregar elektros depois de fazer 6000 entrevistas. Só visto eheh
*digo ≈ 0,005285% da população da UE.
Não, não é pequena. Há fórmulas na teoria de probabilidades que indicam qual o número mínimo da amostra para obter resultados com nível de confiança altos, normalmente, acima dos 90%
Vê-se logo que chumbaste a Estatística/Matemática…
Este não sabe o que é uma amostragem.
Depende da amostra.
Nesse caso acaba-se com eleições e referendos para sempre neste mundo democrático.
Bastam umas amostragens e estatísticas.
Queres um exemplo de amostragem enganadora?
ACP
69% dos portugueses têm estacionamento próprio:
https://observatorio.acp.pt/estudos/condutor_portugues/22/index.html pág. 23
Amostra: 6560 pessoas (pag. 26) =0,0656% da população.
REALIDADE
Só duas em cada dez casas à venda em Portugal têm garagem ou lugar de estacionamento:
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2018/02/09/35521-so-duas-em-cada-dez-casas-a-venda-em-portugal-tem-garagem
Ou seja, Uma amostra 12 x’s maior que a outra e falha por completo.
Capisce, ou é muita matemática para a tua “caminete”?
Pois, chumbou mesmo a Estatística/Matemática
Agora relaciona posse com vendas.
Meu caro, isso quer dizer que as que tinham garagem já foram. LOOOOOL
Mesmo que perguntassem, a ESMAGADORA MAIORIA MANTINHA-SE .LOOOL
O que te impede de comprar um gerador a gasóleo e alimentar a casa?
Tenho uma ideia melhor, compra o gerador sim, mas também uns painéis solares e umas eólicas, depois compra uma estação de produção de combustíveis sintéticos para produzir combustível para o gerador.
É só vantagens, armazena a energia e ainda beneficia do som do gerador. Looool