Autopilot da Tesla pode ser enganado para andar sem ninguém no lugar do condutor
A Tesla está num processo muito crítico na sua estrutura. Está a ultimar os testes com o Autopilot para ser completamente autónomo e conduzir de forma quase independente, sem qualquer intervenção do condutor.
Pois esse sistema que se quer robusto e seguro, tem agora uma nova falha reportada. Foi descoberto que o Autopilot da Tesla pode ser facilmente enganado para andar sem ninguém no lugar do condutor.
Problema grave com estes carros
Esta nova situação é grave e foi descoberta pela conhecida entidade americana Consumer Reports. Durante alguns testes ao novo Tesla Model Y, dois investigadores desta entidade descobriram que conseguiam colocar este carro a conduzir-se sem a presença do condutor.
Claro que este está longe de ser o comportamento esperado, mas parece ser muito simples de conseguir. O Tesla parece ignorar alguns testes básicos e consegue ser enganado com elementos e os seus comportamentos que deveria validar acima de tudo e a qualquer momento.
Simples de enganar o Autopilot
Do que é mostrado, bastou colocar uma corrente no volante deste Tesla Model Y para que este dispensa-se as mãos do condutor. Este já por si, é um comportamento que não deveria existir, mas que acabou depois por ser elevado e fazer parte de algo maior.
Os investigadores continuaram a sua investigação e descobriram que o Tesla Model Y funciona sem ninguém ao volante. Basta que o Autopilot esteja ligado e o cinto do condutor aplicado, podendo depois ser aumentada a velocidade e percorridas várias milhas sem qualquer problema ou alerta do carro.
Nem é preciso condutor para guiar um Tesla
Claro que a Consumer Reports não recomenda que esta situação seja repetida por nenhum condutor. Apelou ainda para que esta fragilidade seja resolvida. A Tesla parece ignorar alguns dos seus sensores mais básicos, como a pressão no assento do condutor. Por outro lado, deveria avaliar a presença deste de outras formas.
Com o Autopilot no meio de algumas polémicas, que estão ainda por provar, estas não são boas notícias. Se até há pouco se conheciam apenas métodos para dispensar as mãos no volante, agora tudo muda e nem sequer o condutor faz falta, se bem que ainda de forma não oficial.
Este artigo tem mais de um ano
Vai abrir um novo mega data center em Sines, e vocês só falam da Apple e da Tesla…
+1
conta lá!
O da PT foi 1 fiasco esse então…
interessante, contudo um datacenter construído por empresas de investimento sem qualquer ligação relevante a TI, levanta muitas dúvidas! É que nem sequer mostram quem é que está interessado em usar o datacenter.
Diria que o mais certo é ser como muitos outros projectos anunciados em Portugal que no final se tornam esquemas financeiros para enriquecer uns poucos para se ficar com uma mão cheia de nada.
https://ella.link/
tens que estudar mais 🙂
comentário mais sem jeito! Um cabo submarino não é um datacenter, nem implica um datacenter associado, nem as empresas envolvidas são as mesmas. Um cabo apenas precisa duma ligação à rede de dados nacional.
Um cabo pode ser uma de várias razões para alguém planear um datacenter num local, mas não é razão suficiente para a existência de um… É preciso que haja quem na prática faça uso do datacenter, e não são as empresas de investimento que irão usar o datacenter. Logo, a não apresentação dum parceiro/cliente que faça uso da infraestrutura, envolvido no seu desenvolvimento desde o início, levanta algumas dúvidas!
Tens dezenas de operadores internacionais a aguardar esse cabo, daí a parceria para a construção do datacenter.
Vais passar a ter 60ms de latência para america latina, muito importante para o investimento Asiatico na região.
O interesse neste cabo e neste datacenter é gigante, já tem fila de espera de clientes há anos, Cogent, TATA, GE, entre outros gigantes das comunicações além de providers de datacenter como equinix, centurylink entre outros assim como grandes empresas que precisam de reserva de largura de banda.
O cabo é uma coisa, este Data Center é outra!
Sem o cabo não havia datacenter, foi a passagem dessa cabo até sines que ditou o investimento na região. São negocios diferentes, mas complementares.
Sem electricidade também não havia datacenter e não é por aí que vou justificar que vai haver clientes só porque há electricidade. Continuam a ser negócios separados mesmo que se possam retirar vantagens dum para outro.
O Castro claramente não quer dar o braço a torcer, mas a razão do datacenter é o cabo sim. Acontece em quase todos os locais onde existem cabos submarinos e neste ainda mais porque este é unico na sua função. Todo este tráfego terá de ser transportado até um datacenter para ser tratado, processado e encaminhado. Em portugal há apenas um DC neutral e uma grande falta deste tipo de espaços. Assim. todo o tráfego teria de ser transportado até esse DC a pagar a operadores, depois pago de novo para sair de Portugal. O que os operadores querem é poder encaminar o tráfego o mais rapidamente possível e neste caso em Sines é o lcal ideal. Falta agora cherem lá operadores de telecomunicações para melhorar a conetividade no local. Venham mais destas boas notícias.
Já está a terminar o troço até Lisboa 😉
+1, só esses é que vendem
Colocar uma corrente? ou um peso?
A unica coisa que tenho a perguntar, quem é o atrasado mental que decide que é uma boa ideia meter uma treta qualquer pendurada no volante e passar para o lado do pendura enquanto tem o auto-pilot ligado?
Depois tem acidentes e vem a malta dizer que o problema foi a marca… Meus caros isto nao é um problema da Tesla mas sim de utilizadores estupidos, com pouco amor a vida e consideracao pela vida dos restantes.
Infelizmente vivemos numa época em que a culpa é sempre de terceiros. Ninguém é responsável pelos seus proprios actos.
Desde que vi instruções para não colocar animais vivos no micro-ondas..
+1
Se dá para colocar animais vivos no micro-ondas então o micro-ondas é inseguro
É isto… Também é útil para gerar visitas a artigos.
a seguir vão dizer que o problema das armas matarem é dos fabricantes delas… à espera… já disseram, mas afinal parece que a culpa é de quem a usa.
Conhece mais utilidade para uma arma que não matar ou ferir?
Em regra usa-se um objeto que dê para o bem e para o mal, estando a decisão do seu fim no utilizador.
Serve para abrir uma cerveja 😉
E “Tiro” é efectivamente um desporto. Não tens de atirar contra alguém, portanto uma arma não é *sempre* letal.
Tens toda a razão.
Defender.
Sim. Têm razão. Erro meu.
Existe um problema grave com os “condutores” não com o carro.
ora nem mais
Precisamente. Está notícia é ridícula. Mais valia acrescentar: “detetada falha na produção de facas: podem ser usadas para matar” ou “tetetado problema com telemóveis: podem ser arremessados à cabeça de pessoas”. Que parvoíce!
Não é só com os Teslas.
É com qualquer carro com este sistema. Por exemplo, os Volvo’s….. que fazem kms com uma simples carteira a fazer peso no volante….
mas volvos não contam, não têm um “T” no inicio do nome.
Autopilot? Prefiro andar a pé.
Então anda a pé! Alguém te impede de andar a pé ou mesmo conduzir manualmente um Tesla com Autopilot?
Ponham se a brincar aos carrinhos elétricos e dps digam qe o café tem formigas
Deves ser trineto daquele senhor que jurava a pés juntos que os carros a combustão não eram o futuro e que a malta ia andar de cavalo para sempre…
Ou tu agr falta saber
A seguir vem o quê? Um “quem diz é quem é”?
Vai lá fazer videos para o TikTok e deixa os assuntos sérios para quem tem maturidade…
Q tipo de assuntos sérios
Andam aqui a brincar aos carrinhos elétricos agr estão a dizer ” deixa pra nos os assuntos sério” hm interessante
Se ter pessoas a fazer parvoíces ao volante, muitas vezes para ter visualizações nos tais videos, não é um assunto sério para ti, acho que a parte da maturidade fica provada.
Podes dizer as vezes que quiseres que são “carrinhos” e não é por isso que se vão tornar “carrinhos”. Não sei se já reparaste, mas estás cada vez mais sozinho nessa ideia.
As aulas presenciais não recomeçaram já? Ou estás na hora do almoço?
Um carro sem ser a pilhas não é possivel fazer isto?
Nao sei se sabe, mas a conducao autonoma ou ate proxima nao e exclusiva dos eletricos.
Depois acontece o que aconteceu ao outro Q falhou os travoes no tesla dele se tivesse um carro em condições a homem em vez de um brinquedo N acontecia isso
Porque toda a gente sabe que as falhas de travões foram mais uma da inovações da Tesla…
Ainda no ano passado no moto GP o Meverick Vinales ficou sem travões e teve de saltar da mota a quase 300 Km hora, foi no grande prémio onde o nosso Miguel Oliveira ganhou pela 1ª vez no Moto GP, e sendo eu um atento expectador da modalidade e principalmente da marca Yamaha, não me lembro da participação da Tesla no desenvolvimento da mota.
Isto tudo só para dizer que falha de travões é “normal”, e não um exclusivo da Tesla
Vai se a ver e a mota não só era da Tesla como também ia em Autopilot 😀
Eu tenho um carro de 2002 e nnc tive problemas de travões sabes porque? Tenho responsabilidades e ando com carro a seria
O que é um carro à seria ? aqueles que são do estado ? lol
Estás a fazer confusão com a Mercedes
Um carro à homem LOOOL realmente como é que alguém com acesso a Internet pode ser tão desinformado?
Lol… Estes comentários!
Exato falhas de travões carros que ardem nada se via antes da Tesla.
O hype de volta da Tesla é tanto que basta Elon musk falar bem de bitcoins para explodir o valor das mesmas, ou simplesmente, responder com um “Eeehhh!” se os elétricos do grupo VW são ameaça para descer as ações do grupo.
Mesmo os proprietários é que sofrem um bocadinho das ideais, passar para o pendura só porque sim, ou para fazer vídeos e meter nas redes, etc.
Um simples sensor de peso no banco do condutor resolver a questão.
E um peso em cima do banco do condutor não “avariava” isso também?
Podíam era pôr um sensor de bafo da expiração no volante
Não percebo como deixam sequestrar um tópico desta maneira