Segmento automóvel: Europa deixa cair o Wi-Fi e aposta no 5G
Atualmente existem duas excelentes tecnologias no que diz respeito às comunicações, o Wi-Fi e o 5G. Com as características conhecidas do 5G, é provável que em alguns cenários o Wi-Fi deixe de fazer sentido.
Depois de aprovarem o Wi-Fi como padrão para as comunicações no segmento automóvel, a Comissão Europeia voltou atrás e apoia agora o 5G como tecnologia padrão.
Foi em abril que Comissão Europeia aprovou a tecnologia Wi-Fi como padrão para a comunicação dentro e entre carros. O uso da tecnologia Wi-Fi era apoiado pela Volkswagen, Toyota, Renault, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom.... no entanto, agora tudo parece ter mudado e a Comissão Europeia passou a apoiar a tecnologia 5G como padrão para este segmento.
Esta tecnologia tem o apoio de marcas como a BMW, Daimler, Ford, PSA Peugeot Citroen, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.
Não se sabe ainda quais foram as motivações para a mudança de escolha. Tal informação deverá ser apresentada na reunião do próximo dia 8 de julho.
A tecnologia 5G é hoje um tema da nossa sociedade, especialmente de quem está ligado à parte tecnológica, mas também ao segmento automóvel. Portugal só definirá em setembro uma estratégia para a utilização desta tecnologia. Na nossa vizinha Espanha esta nova tecnologia já é uma realidade - ver aqui.
Para além de maiores débitos (20 Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), esta tecnologia deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitirá um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Viva o cancro :’)
Já ficava contente se assegurassem o 3g na maioria do território Português. Qual 4 qual 5g nem de longe nem de perto as antenas das telecomunicações estão prontas.
A rede 5G vai conseguir chegar mais longe com menos antenas… Depois existem repetidores para zonas sombra das antenas principais. Além disso, com o 5g ativo e a “full power”, o 3g e 4g deixam de compensar porque onde estas existem, o 5g tbm vai estar e mais além até… e estas acabam por se tornar obsoletas… Só a rede 2g e 5g basta para uma utilização total sem perda de qualidade.
Acho que é a oportunidade ideal para as operadoras colocarem iptv em serviços sem fibra e terminar de vez com o satélite e poder servir tão bem quanto a fibra.
O siresp vai ser 5g ou 2g:D
Existe a necessidade de matar gente como quer a nova ordem mundial a 5G vai tratar disso.
A Europa (políticos) não deveria permitir a implementação do dito 5G até que as especificações fossem devidamente analisadas e verificado (por parte de empresas especializadas e universidades técnicas da área) que a segurança e privacidades estavam tanto quanto é possível asseguradas… coisa que pelas notícias vindas a público até ao momento não se verifica.
Sei que os estados querem vulnerabilidades nas suas redes públicas, mas ao menos que sejam vulnerabilidades que só eles possam explorar e não seja um sirva-se você mesmo para todos os parolos.