Audi vai encerrar a fábrica de Bruxelas devido à fraca procura do Q8 e-tron
Novas informações revelam que o Grupo Volkswagen não vai atribuir novos modelos à fábrica da Audi em Bruxelas. Atualmente, esta produz o principal SUV elétrico da empresa, o Q8 e-tron.
Enquanto a Volkswagen pondera fechar fábricas na Alemanha, a Audi já decidiu que não atribuirá novos modelos à sua fábrica de Bruxelas, na Bélgica, implicando o encerramento da fábrica histórica.
Esta informação chega à imprensa pouco tempo depois de ter sido revelado que o Grupo Volkswagen está a ponderar a possibilidade de encerrar algumas das suas fábricas na Alemanha, realçando a situação difícil da empresa. Esta tem tentado cumprir os seus objetivos de redução de custos no contexto da transição para a mobilidade elétrica.
Audi Q8 e-tron não está a ser vendido como esperado
Aparentemente, a decisão do encerramento da fábrica de Bruxelas deve-se, em parte, ao fraco desempenho comercial do Audi Q8 e-tron, o maior SUV elétrico da sua gama. Esta é composta por três versões, todas com tração integral
- 50 e-tron - 340 cv, dois motores, bateria de 89 kWh, autonomia WLTP de 488 km;
- 55 e-tron - 408 cv, dois motores, bateria de 106 kWh, autonomia WLTP de 577 km;
- SQ8 e-tron - 503 cv, três motores, bateria de 106 kWh, autonomia WLTP de 452 km.
A produção do Q8 e-tron terminará antes do previsto e o seu substituto, previsto para 2026 ou 2027, não será fabricado na fábrica de Bruxelas, pelo que cerca de 1500 pessoas poderão perder o seu emprego até 2024 e outras 1100 até 2025.
Na terça-feira, durante uma reunião extraordinária do conselho de empresa, os sindicatos belgas foram informados sobre o encerramento. Embora este seja certo, não é de excluir que sejam propostos projetos alternativos, que deverão ser comunicados aos representantes dos trabalhadores a 17 de setembro.
De qualquer forma, as instalações deixarão de estar destinadas à produção de automóveis, podendo, contudo, ser reutilizadas para outros fins.
Imagem: InsideEVs
Neste artigo: Audi, Bruxelas, fábrica, Grupo Volkswagen, Produção
O que lamento disto tudo são os desgraçados que vão perder o emprego.
Nem imagino o preço de um carro destes, para estar a vender mal deve de ser uma verdadeira fortuna.
o Q8 ICE foi um carro que vendeu bastante, pelo menos por estes lados onde moro são às pazadas velos na estrada.
Versão de arranque é o Q8 e-tron 50 Quattro Advanced que se apresenta com um preço de 81.388€. A versão mais cara custa 107.700€!
Ha melhores opcoes e mais barato no mercado!
107k devem pensar que o pessoal é parvo, existe no mercado eléctrico de igual qualidade por muito menos.
Estes alemães que não acordem para a vida não.
Em Bruxelas os discípulos do Timmermans até engoliram em seco.
Olá Rodrigo.
Honestamente, por conhecimento próprio, não sei que carros elétricos se poderão equiparar à qualidade de construção quer do Audi E-tron como do Q8 e-tron.
Tenho um e-tron de 2020 e posso dizer que, apesar da autonomia reduzida (350km no verão), o carro é uma besta. É o carro mais prazeroso que alguma vez conduzi na vida.
Não há um ruído parasita. Não há uma peça fora do lugar. Não há um plástico manhoso.
O que falta a este EV?
1. Autonomia (como é muito pesado perde autonomia)
2. Tecnologia (comparado com outros carros da sua gama Model X, por exemplo, parece um VW Passat de 1990)
3. Flexibilidade por parte da construtora.
Eu, felizmente, não gastei os tais 107k por ele mas é um carro do melhor que há. Quem já andou num Q8 ICE (a estrutura é semelhante) sabe do que falo.
O @Rodrigo é dos q acredita que elektros q ao fim de 7000 kms estão todos torcidos dos braços e das ponteiras da direção, co rotulas e porcas todas desapertadas, que babam óleo do motor, que apresentam várias espessuras de tinta consoante o painel, que tem faróis de plástico pouco melhor que o dos copos dos festivais da Sagres e que ao fim de 30000 kms têm os interiores todos descascados é que são bons.
Então mostre lá um com os braços torcidos e a babar óleo ?
Anda muito esquecido. Experimente o Memofante.
350km no verão, amazing….
Para além dos problemas crónicos na suspensão (problema bem conhecido) e ainda o desgaste prematuro dos pneus. Boa sorte com os Teslas 🙂
Não estou esquecido, mas não vou considerar um relato de um pseudo mecânico que diz mal de tudo o que lhe aparece, provavelmente porque não lhes sabe mexer, normal nos mecânicos.
Então que problemas teve no seu ?
Então @JL já não acredita naquilo que os seus olhos veem?
Hein ?
Hein digo eu.
Era para o Luís.
Puseram-no a venda a preço de luxo sem grandes mais valias a versao eletrica. O Q4 etron tem melhores espaços e é mais barato.
Melhores espaços? Não sei onde. É mais pequeno. A bagageira é (ainda) mais pequena.
A única coisa que tem de melhor é a autonomia mas isso vem do peso e da limitação de velocidade que no modelo de entrada é 160kph.
De 81.000 a 107.000 dele
Quando já se compra o Model S com Plaid que tem 1000cv por €109.000 este Q8 com “só” com 400cv deixa de fazer sentido…
As marcas europeias só apresentam propostas desajustadas e depois admiram-se…
Todos os trabalhadores directos e indirectos, sem contar com o valor do PIB.
quando isso chegar a auroeuropa vai tudo chorar e vão começar a perceber que o pessoal tem de comprar produto europeu e não produto chinês
Ou americano…
Ou americano made in china
Atualmente a Tesla produz M3/MY em Berlim e o plano é produzir mais. O que a Europa tem que fazer é obrigar as fábricas a estarem na Europa.
As marcas europeias investiram forte nos elétricos mas querem recuperar o investimento muito rápido, daí os modelos serem caros e nada de especial; outro fator é o de a esmagadora maioria das baterias não serem fabricadas na Europa nem os químicos necessários. Se Portugal e outros extraíssem os minérios e fabricassem as baterias, a dependência asiática seria muito mais baixa e um veículo elétrico seria 30% mais barato que atualmente. Também a maioria das marcas usa baterias NCx quando já deviam estar nas LFP ou investir muito nas de sódio.
Qual é o M3 produzido em Berlim?
Quanto ao MY vêm muitos da China e sempre vieram. As paragens “forçadas” da fábrica europeia não aconteceram por acaso.
Agora aparecem em cena as marcas Chinesas a comprar a fabricas a preço de saldo e fabricam em solo europeu as suas marcas evitando assim as sanções…
Só vamos ter crescimento com combutiveis baratos.
450 km ?????? Lol.
Há cerca de um mês, um grupo de entusiastas fez uma prova de 1080 kms com 7 Elektros.
Este E-tron portou-se muito bem atendendo ao tamanho,linhas de SUV e peso que tem. Chegou em 3⁰ mas podia ter feito melhor não fora a inexperiência e espírito despreocupado do seu condutor. É à macaquisse dos condutores do i5 e do EQS.
Gastou mais 4 kWh que o mini carro da Volvo. Não me parece grave, até pq compensa bem com a grande bateria e a curva de carregamento das mais lineares em altas.
Mas, dentro dos EVs, BYD é que é
Porquê?
Ainda é cedo para dizer que toda está politica de carros a pilhas foi um tiro no pé para a Europa? Ainda no outro dia foi a VW.
Acho que neste momento é seguro dizer que ninguem quer carros a pilhas (tirando as empresas, e mesmo essa apenas o fazem pelos beneficios fiscais), portanto é seguir em frente com está politica verde até 2030 e qualquer coisa. Bora Europa, rumo ao fim do velho continente, obrigado esquerda 😉
Querias que se vendessem carros a 107K que nem pães quentes?
Hoje o pessoal já não vai assim na cantiga e anda mais informada sobre preços e concorrência.
A audi não tem carros a pilhas, e esses sim, tem sido um grande fiasco.
Pois não querem, por isso não vendem praticamente nada na Europa, em Portugal nem sequer se vendem.
A esquerdalha está a borrifar-se, ou têm emprego na função pública ou recebem subsídios para continuar a não fazer mais do que votar.
Subsídio dependentes.
Eu estou a dizer a uns anos quando comecaram a aparecer os carros electricos, nunca vão ser o combustível de futuro e sim o hidrogenio. As pessoas já nem olham para só para a autonomia, mas a não é pratico para o dia a dia na cidade tudo bem, mas quem faz autoestrada e pouca cidade electricos na minha opinião é para esquecer. Chego com o meu carro a diesel à bomba de gasolina e 5 min. depois tenho o deposito cheio, num carro electrico 30 min. depois a correr bem… são muito caros e os carros já estão demasiado tecnologicos e pouco carro, é como um telemóvel… essas merdices todas tornam os carros muito mais caros. Entrar num carro chinês parece que estás a entrar numa loja chinesa pralem de estarem a fazer dumping tal como a Tesla eles têm a politica do lose to win, perdem dinheiro a fazer o carro e ganham nas vendas. Eu desde o inicio digo que o futuro certamente vai passar pelo hidrogenio, e os combustiveis fosseis tao cedo não vao fechar a torneira.
Então e o hidrogénio é barato e rápido ?
E já agora, são elétricos na mesma.
Concordo com o hidrogenio ser o futuro (Neste momento ainda é estupidamente caro). No entanto, não esquecer que os carros a hidrogênio serão eléctricos e com baterias
Não estão sozinhos.
Ainda parece que foi ontem que a Volvo que prometeu ser 100% Elektra até 2030 e agora dizer vem serão apenas electrificados para todos os gostos PHEV, HEV MildHybrids e alguns BEV. Que bonecos looolooolool
O mesmo de uma se aplica à outra, mas que oferta têm eles de 100% eléctricos a oferecer ao mercado ?
25% das vendas das Volvo já são carros 100% elétricos, mesmo tendo-se separado da Polestar…
Pois…mas não, o eléctrico é o futuro, deve demorar talvez uns 10 anos a estender se a todas as pessoas, mas o clima vai obrigar a isso
O clima…o governo dizes tu.
Vc ainda acredita nessa ladainha?
O clima sofre mais com carros elektros.
O monoxide de carbono e NOx do teu ice andam a fazer-te mal… isso e gostares de informar-te nos instagram em vez de estudos independentes.
Mas para pessoas simples há um exemplo prático: se não fosse pelo perigo de morte, metias o teu carro ice numa garagem fechada durante 15 minutos motor a fundo; logo fazes o mesmo num eléctrico. E aí ias ver a diferença…(oi não, porque no ice provavelmente não sobrevivias).
Agora multiplica isso por milhares numa cidade, por décadas.
Então e se for uma central eléctrica na tua garagem?, quantos milionésimos de segundo aguentas?
central eléctrica na garagem se for gerador a gasóleo ainda se safa, se for na conversa dos paineis solares tem que mudar de casa devido aos riscos de saude.
Qd rebentarem é q se vai saber, mas à cautela é melhor dar à sola que aquilo é um ninho de metais pesados pior q um ninho de vespas.
É isso é, os ambientalistas não pescam nada do assunto
Além disso quanto mais coisas elétricas, mais cara a eletricidade será. Ou nunca baixará. Por mais ventoinhas, painéis e outros que montem, nunca será o suficiente para baixar porque sempre inventarao mais e maior consumo. Imaginem se os carros elétricos acabassem? Tnhamos excesso e ele baixaria. Assim, pagamos sempre mais cara.
LOL é surreal a falta de cultura e pensamento…
1) o combustível dos ice poderia também ser usado para energia elétrica e mesmo assim a poluição seria fora das cidades, mesmo assim haveria menos problemas pulmonares
2) a energia está cara?! Isso é na Europa e em especial em Portugal porque os políticos e eléctricas têm margens de lucro inacreditáveis! Só um administrador ou gestor da EDP entre salário e prémios e gastos pela empresa são mais de 5 milhões ao ano!!! Achas que esse dinheiro vem do custo de produção eléctrica? LOL
3) tu podes gerar a tua própria energia! Se o teu prédio ou casa estiver forrado a painéis ou em breve até eólicas, tu poderias gastar ZERO (com baterias) da rede elétrica e ter energia ilimitada.
4) se houvesse uma lei como houve na Alemanha há anos (que entretanto os lobbys quiseram reparar) que fomentavam a instalação de painéis solares em tudo, quase seria produção grátis. Mas como não dá jeito às eléctricas, então isso não vai para a frente.
“combustível dos ice poderia também ser usado para energia elétrica e mesmo assim a poluição seria fora das cidades, mesmo assim haveria menos problemas pulmonares”
FIAT
Isso era se não houvesse vento.
Isso era se os elektros não gastassem pneu.
Etc
+1 a unica forma de reduzir a poluicao, principalmente nas cidades, é acabar com os elektros e apostar mais nos ICE.
És capaz de ter razão
Emissions Analytics:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
Os pneus poluem muito mais e emitem muito mais partículas fatais para o ser humano que o tubo de escape dos carros modernos.
Basta fazer o teste, basta ir ao centro de uma cidade em que só circulem elektros, qualidade do Ar esté bastante pior que quando eram só ICE.
Londres sempre teve problemas de qualidade de Ar, agora que estão apostar em taxis elektros vai ser impossivel respirar naquela cidade, imagina milhares de elektros a circular todos os dias.
Quando se fala de partículas, fala o restos dos outros gases letais.
Um pneu novo claro que deixa partículas mais pesadas no chão, agora a questão é se respiras esses pedaços de pneu pesados e ficam na estrada ou respiras os vapores que são mais leves e são arrastados com o vento…
O problema do “fog” de Londres nc foram os carros. O epílogo das desgraças mais conhecias datam dos anos 60 e os grd culpados foram as lareiras e a geração de electricidade.
@Realista, respiras as finas, é do q se está a falar até PPM 25. As grossas comes depois junto com o peixe, fica descansado.
O teu gráfico é sobre a emissão em volume, de partículas e não sobre a quantidade de partículas, mais nocivas…
O que diz aí é que 73mg de borracha pesam mais que 0.4mg de CO2.
Então quer dizer que quando mais a gasolina, gasóleo, hidrogénio, combustíveis sintéticos haver, mais caro são esses combustíveis ?
O que tem a gasolina e gasóleo a ver com o assunto ?
Tudo, não é uma energia na mesma ?
Tb consomem electricidade?
E muita.
Ahahah missas, missas. Ng com combustível precisa de electricidade de rede para o que quer q seja. O contrário é que é vdd.
Não ? Então usam manivelas para o transportar e refinar ?
O carro não é feio, mas é a pilhas. Esse é o problema.
A Audi não tem nenhum a pilhas, nem tem planos para isso.
Ainda continuas nessa conversa? LOOOL
Qual conversa ?
E o Hugo, continua nessa conversa ?
Qual conversa? eu fiz uma pergunta. Andas outra vez bêbado?
ps: As perguntas são retóricas, ambas.
Como viu a conversa é a mesma do habitual, e não vai mudar.
Para os fun boys uma pequena reflexão. Quem dita a lei da procura é o mercado e não as ideias da vossa cabeça. O futuro não é o 100% elétrico!
Então se é procura pelo mercado, porque está a dizer que não é 100% eléctrico ?
Este JL ainda anda iludido. Não é a tua cabeça que dita o futuro! O mercado é soberano, e não quer o 100% elétrico. Podes escrever de seguida os posts que quiseres, responderes a ti próprio, mas apenas estás a convencer-te a ti próprio… Já agora, boa sorte na venda do teu Tesla, quando o fizeres, ninguém vai querer um eletrodoméstico usado.
Eu disso que era futuro onde ? Para mim é presente, no futuro logo vejo.
Só respondi a si, e vou continuar a escrever tal como nada fosse.
O meu não está à venda, esteja descansado. Pois, electrodomésticos normalmente ninguém quer usado, verdade.
Este post vai envelhecer bem…
Vais ser como daqueles que criticavam o carro a combustão ou a internet.
Hahahaha
Sim, podes guardar bem! Já no século passado quando surgiram os primeiros elétricos, diziam o mesmo. Não é a tua cabeça que dita a realidade do mercado.
Sim, podes guardar bem! Já no século passado quando surgiram os primeiros elétricos, diziam o mesmo. Não é a tua cabeça que dita a realidade do mercado.
https://tinyurl.com/mr45wej7
Claro avô.
Vocês confudem tudo isso é verdade o hidrogenio são carros electricos, porque o processo gera electricidade e um motor pequeno electrico que gera a electricidade produzida e compunentes panrecidos aos electricos. As parecenças acabam aí. O modo de colocar combustivel parecido com os carros a combustão, o motor igual ao combustão, autonomia igual ou maior ao combustão, mecanica parecida com o combustão,… um verdadeiro amante de carros quer conduzir o carro, sentir o carro, ouvir o motor do carro,… a minha irmã comprou um carro a pouco tempo já me estava a enervar a porcaria do carro. Apita por todo o lado, não faz barulho nem sei se estou andar de força ou devagar, trava sozinho, vira sozinho, depois faz forca no volante se o contrarias. Se o futuro do carro é esse fiquem lá com os carros electricos por isso é que não vendem… eu quero sentir o carro. Compro um Mercedes classe S para conduzir por mim ou para usufruir do carro? Compro um Audi Q8 pra usufruir do carro… Até terem bem implantado o hidrogenio o combustivel fossil nunca vai desaparecer,…
Não, o motor é igual ao eléctrico, e a bateria também, mais pequena claro.
O processo de abastecimento não tem nada a ver, é bem diferente.
A autonomia também é igual ao eléctrico, já que ele é eléctrico.
Miguel Oliveira, é o maior da sua rua…dos que gosta de mostrar Vrumm, Vrumm … Só diz disparates
Como é igual ao carro eletrico?? O que estás a fazer é colocar água em estado de pureza muito elevado, como estivesses a meter gasolina… o que gera energia basicamente é como o nuclear por isso ser perigoso, a divisão das celulas gera energia e o pequeno motor funciona eletricamente, mas o principal é a água em estado de pureza. A autonomia nunca vai ser igual a um eletrico, vai ser muito superior. Até porque a autonomia de um electrico tem muitas variantes… os carros elétricos como estão não vão ter grande futuro. Os hibridos plug in esses sim muito provavelmente vão ter muitos anos. Os burros dos Japoneses é que tinham razão!
Já vi que não sabe o que é hidrogénio, não tem nada a ver com água, água pura é o que é usado quando se produz hidrogénio verde, que é apenas 2% do produzido mundialmente.
O pequeno motor é eléctrico como um carro eléctrico, alimentado por uma bateria de tração e uma fuel cell, não existe combustão num veículo desses.
Tanto é igual que pode consultar os que existem, Toyota mirai 650 KMS wltp, BMW ix5 fuel cell 502 KMS wltp.
A autonomia de um a hidrogénio tem as mesmas variantes, porque o que o alimenta é electricidade vinda de onde referi antes.
Tanto não tinham razão que nem para eles os conseguem vender. E não foram os primeiros a tê-los, a GM já na década de 60 tinha protótipos funcionais, segue-se a Mercedes e muitos outros, até à Honda e Toyota, e estes só continuaram porque o governo do Japão meteu lá muitos milhões.
La vem a missa elektra. Nem vale a pena ler até ao fim, é copy+paste do tempo em q foi lançado o 1⁰ tesla.
Lá vem a missa combustão.
Se não quer saber de história não interfira, ou então refute.
Já refutei ” n” x’s. Já não há pachorra. Continuem para aí a largar labaredas.
Não pode refutar o que não conhece.
Quem está sempre a largar labaredas é você, agora aguente-se.
Hum, parece que mesmo com benefícios e incentivos à bruta ninguém os quer, e estes até têm, tal como os alemães, o combustível financiando a 50%.
Ou seja, Zero, e no tal têm 9. Loool
https ://zap.aeiou.pt/carros-combustiveis-noruega-625458
A exemplo do mês anterior, Julho, o mercado de carros novos na Noruega voltou a colapsar em Agosto.
É desta forma que deve ser interpretada essa notícia.
Pois voltou, só foi 94% de eléctricos, e mais uma vez, 0% h2.
Já agora, estou a falar de carros eléctricos.
Estás a falar em meia duzia de países num universo de sei lá mais 150 isso nem dá para fazer a média, porque é menos de 1%. As marcas querem vender, se não conseguem vender não fazem. A Volvo que se quer solidificar noutros mercados teve que dar a volta de 360°. A Tesla este mês já foi ultrapassada pela bmw https://expresso.pt/economia/transportes/2024-09-03-venda-de-carros-eletricos-cai-19-em-agosto-e-tesla-foi-ultrapassada-pela-bmw-04427ea1?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter&s=09#Echobox=1725369777 amigo os carros eletricos nunca vão vingar. Deu enquanto foi uma novidade, mas agora já está a cair a fixa! Eu sempre disse são carros basicos, feios,… só vendem bem porque não têm competidores… e está visto!
Estou a falar de elétricos quando falo de veículos a hidrogénio….
Então e a hidrogénio são quantos ? 0.0000001 %
Errado, já são mais de 2% e já há países a passar os 50 %.
https://www.iea.org/energy-system/transport/electric-vehicles
Então deu uma volta de 360º ? em 2030 já só quer vender 100% a combustão ? parece que não, não é ?
E não está a cair, está sim a aumentar, apesar do abrandamento na UE onde outros também estão em queda.
Sobre essa noticia, os diesel caíram 33% e os a gasolina 15.2 % pode ver aqui.
https://gee.gov.pt/pt/indicadores-diarios/ultimos-indicadores/33864-vendas-de-veiculos-automoveis-acap-35
A autonomia não é nada igual a um electrico. A autonomia de um carro a hidrogenio é muito mais parecida com um carro a combustão comum. As variantes de autonomia comecam nas baterias. Que eu saiba os carros a hidrogênio têm depositos de hidrogênio não baterias… e tal como o carro eletrico tem um pequeno motor electrico. A autonomia é muito mais parecida com o combustão que um electrico…
Tanto não é que já lhe mostrei, o que não faltam são dados sobre isso.
Então não sabe, um carro a hidrogénio tanto tem tanques de hidrogénio, e não deposito, e tem uma bateria de tração, que serve para armazenar a energia produzida pelas pilhas de combustível.
Não, é exatamente a mesma , e até menor que um eléctrico do mesmo valor.
O carro a hidrogénio é um carro elétrico… a única diferença é na forma que armazenas a eletricidade.
E faz toda a diferença.
Faz, por isso ser um fiasco.
Tanto ódio, como é possível…
Ódio ? Não é igual ao seu ? Curioso, porque até estamos a falar de eléctricos.
É um carro elétrico na mesma…
Picachu, diz me tu, o que gostas de levar no…
Outra vez ? Já anda aqui o clone.
É lógico: as marcas europeias estão a produzir carros exclusivamente para a burguesia exploradora, para terem margens maiores. Esquecem-se de um pormenor: esse tipo de mercado satura depressa. Como já está a acontecer.
Fácil não querem carros electricos. Os carros electricos só têm 2 ou 3 vantagens em relação aos combustão a electricidade que consomem é muito mais barata, e a manutenção de um carro electrica é muito menor que um carro a combustão. Em relação ao mais amigo do ambiente é e não é. É directamente porque consome electricidade ao invés de combustivel, mas de resto não é a base da construção dele é de materiais nocivos ao ambiente, usa petroleo por exemplo nos pneus, muita electricidade que consome vem de centrais a carvão,.. É amigo do ambiente com muitas aspas. Depois é só pontos negativos em relação aos combustão principalmente na autonomia e no carregamento,… É que é muito bonito os carros electricos em países ricos, mas agora vamos falar de paises Africanos como é que é, e países sul americanos? e mesmo em países ricos o problema que é! Os carros electricos nunca vão ser solução, em cidade acredito que sim. Veiculos de transporte electricos como autocarros, taxis,… e carros particulares para se deslocarem ponta A a B dentro de cidade. Aliás eu acredito que os municipios das principais cidades europeias já estão a banir os carros de entrar dentro da cidade só transportes!
Então e os a combustão não usam ?
Portanto um a combustão não é amigo do ambiente em lado nenhum.
E os africanos também vão ter eléctricos a hidrogénio?