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Audi vai encerrar a fábrica de Bruxelas devido à fraca procura do Q8 e-tron

                                    
                                

Imagem: InsideEVs

Autor: Ana Sofia Neto


  1. B@rão Vermelho says:

    O que lamento disto tudo são os desgraçados que vão perder o emprego.
    Nem imagino o preço de um carro destes, para estar a vender mal deve de ser uma verdadeira fortuna.
    o Q8 ICE foi um carro que vendeu bastante, pelo menos por estes lados onde moro são às pazadas velos na estrada.

    • José+Faria says:

      Versão de arranque é o Q8 e-tron 50 Quattro Advanced que se apresenta com um preço de 81.388€. A versão mais cara custa 107.700€!

      Ha melhores opcoes e mais barato no mercado!

      • Rodrigo says:

        107k devem pensar que o pessoal é parvo, existe no mercado eléctrico de igual qualidade por muito menos.

        Estes alemães que não acordem para a vida não.

        • Yamahia says:

          Em Bruxelas os discípulos do Timmermans até engoliram em seco.

        • Pedro says:

          Olá Rodrigo.

          Honestamente, por conhecimento próprio, não sei que carros elétricos se poderão equiparar à qualidade de construção quer do Audi E-tron como do Q8 e-tron.

          Tenho um e-tron de 2020 e posso dizer que, apesar da autonomia reduzida (350km no verão), o carro é uma besta. É o carro mais prazeroso que alguma vez conduzi na vida.

          Não há um ruído parasita. Não há uma peça fora do lugar. Não há um plástico manhoso.

          O que falta a este EV?
          1. Autonomia (como é muito pesado perde autonomia)
          2. Tecnologia (comparado com outros carros da sua gama Model X, por exemplo, parece um VW Passat de 1990)
          3. Flexibilidade por parte da construtora.

          Eu, felizmente, não gastei os tais 107k por ele mas é um carro do melhor que há. Quem já andou num Q8 ICE (a estrutura é semelhante) sabe do que falo.

    • Estevex says:

      Puseram-no a venda a preço de luxo sem grandes mais valias a versao eletrica. O Q4 etron tem melhores espaços e é mais barato.

      • Pedro says:

        Melhores espaços? Não sei onde. É mais pequeno. A bagageira é (ainda) mais pequena.

        A única coisa que tem de melhor é a autonomia mas isso vem do peso e da limitação de velocidade que no modelo de entrada é 160kph.

    • Nuno says:

      De 81.000 a 107.000 dele

      • Realista says:

        Quando já se compra o Model S com Plaid que tem 1000cv por €109.000 este Q8 com “só” com 400cv deixa de fazer sentido…

        As marcas europeias só apresentam propostas desajustadas e depois admiram-se…

    • Naodou says:

      Todos os trabalhadores directos e indirectos, sem contar com o valor do PIB.
      quando isso chegar a auroeuropa vai tudo chorar e vão começar a perceber que o pessoal tem de comprar produto europeu e não produto chinês

      • Peter says:

        Ou americano…
        Ou americano made in china

        • Croft Lara says:

          Atualmente a Tesla produz M3/MY em Berlim e o plano é produzir mais. O que a Europa tem que fazer é obrigar as fábricas a estarem na Europa.

          As marcas europeias investiram forte nos elétricos mas querem recuperar o investimento muito rápido, daí os modelos serem caros e nada de especial; outro fator é o de a esmagadora maioria das baterias não serem fabricadas na Europa nem os químicos necessários. Se Portugal e outros extraíssem os minérios e fabricassem as baterias, a dependência asiática seria muito mais baixa e um veículo elétrico seria 30% mais barato que atualmente. Também a maioria das marcas usa baterias NCx quando já deviam estar nas LFP ou investir muito nas de sódio.

          • Yamahia says:

            Qual é o M3 produzido em Berlim?
            Quanto ao MY vêm muitos da China e sempre vieram. As paragens “forçadas” da fábrica europeia não aconteceram por acaso.

      • Realista says:

        Agora aparecem em cena as marcas Chinesas a comprar a fabricas a preço de saldo e fabricam em solo europeu as suas marcas evitando assim as sanções…

  2. Paulo says:

    Só vamos ter crescimento com combutiveis baratos.

  3. Elonao says:

    450 km ?????? Lol.

    • Yamahia says:

      Há cerca de um mês, um grupo de entusiastas fez uma prova de 1080 kms com 7 Elektros.
      Este E-tron portou-se muito bem atendendo ao tamanho,linhas de SUV e peso que tem. Chegou em 3⁰ mas podia ter feito melhor não fora a inexperiência e espírito despreocupado do seu condutor. É à macaquisse dos condutores do i5 e do EQS.
      Gastou mais 4 kWh que o mini carro da Volvo. Não me parece grave, até pq compensa bem com a grande bateria e a curva de carregamento das mais lineares em altas.

  4. Fusion says:

    Ainda é cedo para dizer que toda está politica de carros a pilhas foi um tiro no pé para a Europa? Ainda no outro dia foi a VW.

    Acho que neste momento é seguro dizer que ninguem quer carros a pilhas (tirando as empresas, e mesmo essa apenas o fazem pelos beneficios fiscais), portanto é seguir em frente com está politica verde até 2030 e qualquer coisa. Bora Europa, rumo ao fim do velho continente, obrigado esquerda 😉

  5. Miguel Oliveira says:

    Eu estou a dizer a uns anos quando comecaram a aparecer os carros electricos, nunca vão ser o combustível de futuro e sim o hidrogenio. As pessoas já nem olham para só para a autonomia, mas a não é pratico para o dia a dia na cidade tudo bem, mas quem faz autoestrada e pouca cidade electricos na minha opinião é para esquecer. Chego com o meu carro a diesel à bomba de gasolina e 5 min. depois tenho o deposito cheio, num carro electrico 30 min. depois a correr bem… são muito caros e os carros já estão demasiado tecnologicos e pouco carro, é como um telemóvel… essas merdices todas tornam os carros muito mais caros. Entrar num carro chinês parece que estás a entrar numa loja chinesa pralem de estarem a fazer dumping tal como a Tesla eles têm a politica do lose to win, perdem dinheiro a fazer o carro e ganham nas vendas. Eu desde o inicio digo que o futuro certamente vai passar pelo hidrogenio, e os combustiveis fosseis tao cedo não vao fechar a torneira.

  6. Yamahia says:

    Não estão sozinhos.
    Ainda parece que foi ontem que a Volvo que prometeu ser 100% Elektra até 2030 e agora dizer vem serão apenas electrificados para todos os gostos PHEV, HEV MildHybrids e alguns BEV. Que bonecos looolooolool

  7. Antonio+Vasco says:

    Pois…mas não, o eléctrico é o futuro, deve demorar talvez uns 10 anos a estender se a todas as pessoas, mas o clima vai obrigar a isso

    • Contador says:

      O clima…o governo dizes tu.

    • Yamahia says:

      Vc ainda acredita nessa ladainha?
      O clima sofre mais com carros elektros.

      • Croft Lara says:

        O monoxide de carbono e NOx do teu ice andam a fazer-te mal… isso e gostares de informar-te nos instagram em vez de estudos independentes.

        Mas para pessoas simples há um exemplo prático: se não fosse pelo perigo de morte, metias o teu carro ice numa garagem fechada durante 15 minutos motor a fundo; logo fazes o mesmo num eléctrico. E aí ias ver a diferença…(oi não, porque no ice provavelmente não sobrevivias).

        Agora multiplica isso por milhares numa cidade, por décadas.

        • Yamahia says:

          Então e se for uma central eléctrica na tua garagem?, quantos milionésimos de segundo aguentas?

          • Toni da Adega says:

            central eléctrica na garagem se for gerador a gasóleo ainda se safa, se for na conversa dos paineis solares tem que mudar de casa devido aos riscos de saude.

          • Yamahia says:

            Qd rebentarem é q se vai saber, mas à cautela é melhor dar à sola que aquilo é um ninho de metais pesados pior q um ninho de vespas.

      • JL says:

        É isso é, os ambientalistas não pescam nada do assunto

  8. António says:

    Além disso quanto mais coisas elétricas, mais cara a eletricidade será. Ou nunca baixará. Por mais ventoinhas, painéis e outros que montem, nunca será o suficiente para baixar porque sempre inventarao mais e maior consumo. Imaginem se os carros elétricos acabassem? Tnhamos excesso e ele baixaria. Assim, pagamos sempre mais cara.

    • Croft Lara says:

      LOL é surreal a falta de cultura e pensamento…

      1) o combustível dos ice poderia também ser usado para energia elétrica e mesmo assim a poluição seria fora das cidades, mesmo assim haveria menos problemas pulmonares

      2) a energia está cara?! Isso é na Europa e em especial em Portugal porque os políticos e eléctricas têm margens de lucro inacreditáveis! Só um administrador ou gestor da EDP entre salário e prémios e gastos pela empresa são mais de 5 milhões ao ano!!! Achas que esse dinheiro vem do custo de produção eléctrica? LOL

      3) tu podes gerar a tua própria energia! Se o teu prédio ou casa estiver forrado a painéis ou em breve até eólicas, tu poderias gastar ZERO (com baterias) da rede elétrica e ter energia ilimitada.

      4) se houvesse uma lei como houve na Alemanha há anos (que entretanto os lobbys quiseram reparar) que fomentavam a instalação de painéis solares em tudo, quase seria produção grátis. Mas como não dá jeito às eléctricas, então isso não vai para a frente.

      • Yamahia says:

        “combustível dos ice poderia também ser usado para energia elétrica e mesmo assim a poluição seria fora das cidades, mesmo assim haveria menos problemas pulmonares”
        FIAT
        Isso era se não houvesse vento.
        Isso era se os elektros não gastassem pneu.
        Etc

        • Toni da Adega says:

          +1 a unica forma de reduzir a poluicao, principalmente nas cidades, é acabar com os elektros e apostar mais nos ICE.

          • Yamahia says:

            És capaz de ter razão
            Emissions Analytics:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
            Os pneus poluem muito mais e emitem muito mais partículas fatais para o ser humano que o tubo de escape dos carros modernos.

          • Toni da Adega says:

            Basta fazer o teste, basta ir ao centro de uma cidade em que só circulem elektros, qualidade do Ar esté bastante pior que quando eram só ICE.
            Londres sempre teve problemas de qualidade de Ar, agora que estão apostar em taxis elektros vai ser impossivel respirar naquela cidade, imagina milhares de elektros a circular todos os dias.

          • JL says:

            Quando se fala de partículas, fala o restos dos outros gases letais.

          • Realista says:

            Um pneu novo claro que deixa partículas mais pesadas no chão, agora a questão é se respiras esses pedaços de pneu pesados e ficam na estrada ou respiras os vapores que são mais leves e são arrastados com o vento…

          • Yamahia says:

            O problema do “fog” de Londres nc foram os carros. O epílogo das desgraças mais conhecias datam dos anos 60 e os grd culpados foram as lareiras e a geração de electricidade.

          • Yamahia says:

            @Realista, respiras as finas, é do q se está a falar até PPM 25. As grossas comes depois junto com o peixe, fica descansado.

          • Realista says:

            O teu gráfico é sobre a emissão em volume, de partículas e não sobre a quantidade de partículas, mais nocivas…

            O que diz aí é que 73mg de borracha pesam mais que 0.4mg de CO2.

    • JL says:

      Então quer dizer que quando mais a gasolina, gasóleo, hidrogénio, combustíveis sintéticos haver, mais caro são esses combustíveis ?

  9. Carlos says:

    O carro não é feio, mas é a pilhas. Esse é o problema.

  10. Jota says:

    Para os fun boys uma pequena reflexão. Quem dita a lei da procura é o mercado e não as ideias da vossa cabeça. O futuro não é o 100% elétrico!

    • JL says:

      Então se é procura pelo mercado, porque está a dizer que não é 100% eléctrico ?

      • Luis says:

        Este JL ainda anda iludido. Não é a tua cabeça que dita o futuro! O mercado é soberano, e não quer o 100% elétrico. Podes escrever de seguida os posts que quiseres, responderes a ti próprio, mas apenas estás a convencer-te a ti próprio… Já agora, boa sorte na venda do teu Tesla, quando o fizeres, ninguém vai querer um eletrodoméstico usado.

  11. Miguel Oliveira says:

    Vocês confudem tudo isso é verdade o hidrogenio são carros electricos, porque o processo gera electricidade e um motor pequeno electrico que gera a electricidade produzida e compunentes panrecidos aos electricos. As parecenças acabam aí. O modo de colocar combustivel parecido com os carros a combustão, o motor igual ao combustão, autonomia igual ou maior ao combustão, mecanica parecida com o combustão,… um verdadeiro amante de carros quer conduzir o carro, sentir o carro, ouvir o motor do carro,… a minha irmã comprou um carro a pouco tempo já me estava a enervar a porcaria do carro. Apita por todo o lado, não faz barulho nem sei se estou andar de força ou devagar, trava sozinho, vira sozinho, depois faz forca no volante se o contrarias. Se o futuro do carro é esse fiquem lá com os carros electricos por isso é que não vendem… eu quero sentir o carro. Compro um Mercedes classe S para conduzir por mim ou para usufruir do carro? Compro um Audi Q8 pra usufruir do carro… Até terem bem implantado o hidrogenio o combustivel fossil nunca vai desaparecer,…

    • JL says:

      Não, o motor é igual ao eléctrico, e a bateria também, mais pequena claro.

      O processo de abastecimento não tem nada a ver, é bem diferente.

      A autonomia também é igual ao eléctrico, já que ele é eléctrico.

    • Antonio+Vasco says:

      Miguel Oliveira, é o maior da sua rua…dos que gosta de mostrar Vrumm, Vrumm … Só diz disparates

  12. Miguel Oliveira says:

    Como é igual ao carro eletrico?? O que estás a fazer é colocar água em estado de pureza muito elevado, como estivesses a meter gasolina… o que gera energia basicamente é como o nuclear por isso ser perigoso, a divisão das celulas gera energia e o pequeno motor funciona eletricamente, mas o principal é a água em estado de pureza. A autonomia nunca vai ser igual a um eletrico, vai ser muito superior. Até porque a autonomia de um electrico tem muitas variantes… os carros elétricos como estão não vão ter grande futuro. Os hibridos plug in esses sim muito provavelmente vão ter muitos anos. Os burros dos Japoneses é que tinham razão!

  13. Miguel Oliveira says:

    A autonomia não é nada igual a um electrico. A autonomia de um carro a hidrogenio é muito mais parecida com um carro a combustão comum. As variantes de autonomia comecam nas baterias. Que eu saiba os carros a hidrogênio têm depositos de hidrogênio não baterias… e tal como o carro eletrico tem um pequeno motor electrico. A autonomia é muito mais parecida com o combustão que um electrico…

  14. Grunho says:

    É lógico: as marcas europeias estão a produzir carros exclusivamente para a burguesia exploradora, para terem margens maiores. Esquecem-se de um pormenor: esse tipo de mercado satura depressa. Como já está a acontecer.

    • Miguel Oliveira says:

      Fácil não querem carros electricos. Os carros electricos só têm 2 ou 3 vantagens em relação aos combustão a electricidade que consomem é muito mais barata, e a manutenção de um carro electrica é muito menor que um carro a combustão. Em relação ao mais amigo do ambiente é e não é. É directamente porque consome electricidade ao invés de combustivel, mas de resto não é a base da construção dele é de materiais nocivos ao ambiente, usa petroleo por exemplo nos pneus, muita electricidade que consome vem de centrais a carvão,.. É amigo do ambiente com muitas aspas. Depois é só pontos negativos em relação aos combustão principalmente na autonomia e no carregamento,… É que é muito bonito os carros electricos em países ricos, mas agora vamos falar de paises Africanos como é que é, e países sul americanos? e mesmo em países ricos o problema que é! Os carros electricos nunca vão ser solução, em cidade acredito que sim. Veiculos de transporte electricos como autocarros, taxis,… e carros particulares para se deslocarem ponta A a B dentro de cidade. Aliás eu acredito que os municipios das principais cidades europeias já estão a banir os carros de entrar dentro da cidade só transportes!

      • JL says:

        Então e os a combustão não usam ?

        Portanto um a combustão não é amigo do ambiente em lado nenhum.

        E os africanos também vão ter eléctricos a hidrogénio?

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