Atualização da Tesla tornou muito mais simples emprestar o carro a um amigo ou familiar
Para além do hardware que tem presente, uma grande parte das funcionalidades dos Tesla depende do software que tem presente. A empresa de Elon Musk sabe desenvolver as novidades com base nesta plataforma, cada vez mais evoluída.
É assim normal vermos chegar novidades a este carro elétrico depois de uma atualização. Estas são preparadas para corrigir falhas, mas também para melhorar a sua utilização. A mais recente trouxe uma funcionalidade esperada. Agora é simples emprestar o carro a um amigo ou familiar.
Novo software da Tesla traz uma novidade
Os planos da Tesla para o futuro dos seus carros elétricos são bem conhecidos. A marca quer criar uma frota de táxis com os carros que tem nas estradas, garantindo assim uma nova área de negócio e até uma utilidade maior para estes.
Para isso, tem em desenvolvimento as capacidades de condução autónoma, a fim de dar uma liberdade ainda maior. Enquanto estas não chegam, mostram algumas utilidades importantes. Agora, e com a simplicidade que se esperava, os Tesla podem ser emprestados.
Mais simples emprestar um carro elétrico da marca
A novidade veio com a última atualização do software dos seus carros, que passaram a ter a possibilidade de ser emprestados. Com um simples registo, estes podem, assim, ser delegados a quem for pretendido.
Com um máximo de 5 condutores adicionais, estes ficam registados nos serviços da Tesla e podem assim ter as permissões necessárias. Isto leva a que possam também ter a app instalada e com ela gerir o acesso a funcionalidades do carro, como se dos donos se tratasse.
Uma melhoria que será alargada a todos
Por agora, esta funcionalidade parece estar limitada aos condutores dos EUA. Não se sabe se será eventualmente alargada a outros mercados, mas espera-se que esteja ainda em testes, para depois ser generalizada a todos os carros elétricos.
Mais uma vez, a Tesla mostra que com uma simples atualização do seu software consegue trazer novidades importantes aos seus carros elétricos. Esta partilha vem, assim, abrir caminho para outros futuros e para mais pessoas poderem usar um único veículo.
Este artigo tem mais de um ano
Ao ponto que estamos a chegar, compro um carro mas não posso emprestar a ninguém porque o fabricante não permite,.
Isto só se aplica em quanto se paga o carro caso se recorra a crédito?
Desculpem a ignorância.
embora acho que o futuro vai passar por carros elétricos, não acredito que sejam com este tipo de tecnologia.
Pior… compras o carro, fazes os upgrades e quando o venderes a empresa faz reset ao sistema para evitar que o novo dono tenha coisas que já foram pagas.
No dia em que libertarem para o público geral o patch que permite usufruir da totalidade dos veículos sem eles poderem fazer reset é que vai ser giro.
O título diz “tornou mais simples emprestar”… O carro pode ser utilizado através da app ou de um cartão. Se eu tenho o cartão e o dou a alguém, será a forma de emprestar o carro igual a qualquer outro veículo( que precise de “chave” para funcionar).
Se eu tenho a app e o cartão, não é mais fácil emprestar o carro a quem eu permita na app sem ter de deixar a “chave” em qualquer lado para que essa pessoa o utilize?
Este é um dos motivos para não ter optado pelo tesla. Demasiado big brother
O conceito não é novo, apenas é mais apurado. Quero dizer, não somos donos de nada, apenas pagamos para usufruir, veja-se a quantidade de subscrições, desde programas informáticos, comunicações (tel. int. tv), netflix, serviços cloud, renda da casa, luz, água, saneamento, lixo…
Com os veículos está a acontecer a mesma coisa. Ora, se a Tesla faz upgrades, quer dizer que downgrades também são possíveis. O carsharing veio para ficar e quem tiver dinheiro para pagar algo mais, vai poder pagar, só isso.
Tretas… Já o meu avô emprestava o carro dos bois ao vizinho sem qualquer problema!
A mim ainda tinham de me pagar para comprar isto, mas é fino, santa estupidez ,gastam o dinheiro e o carro não deles.
As peneiras e o estatuto é para mostrar tenho um software com rodas está sempre a fazer updates e não meu quem manda é o fabricante.
E como digo a mim esse lixo não faço tensões de comprar eu compro carros onde eu sou o dono e eu conduzo.
A santa certa a evocar não é a estupidez, é a ignorância.
Mas quanto à ignorância posso ajudar e esclarecer que o carro é do proprietário que sempre pôde emprestar o carro a quem queria. Se não quiser actualizar o software é só ignorar a actualizações. Se for contra o controlo da marca, pode sempre desactivar o acesso remoto… Se mesmo assim não quiser comprar “esse lixo”, pode sempre comprar outro “lixo” qualquer.
Depois disto, se não consegue ultrapassar e ainda sente necessidade de vir comentar sem perceber nada do assunto, o problema pode ser “cotovelite crónica”. Não sei se há algum santo para ajudar nisso…
Excelente resposta ion fan
Obrigado. Não era fácil, mas apesar de tudo tentei ser construtivo
Like
Pagar 60k ou (bem) mais por uma coisa com qualidade de construção inferior a um utilitário de 15/20k é obra. Lixo é favor…Já tiveram tempo para fazer bem melhor.
Cada um faz o que quer com o seu dinheiro.
Eu tenho um ICE de 20k e um Tesla de 60k e anuncio aqui que o que escreveu é um disparate que só podia mesmo ser escrito por alguém sem noção nenhuma sobre o que está a escrever…
Admito que o controlo de qualidade e qualidade dos materiais é inferior a alguns carros do mesmo preço, mas apenas ligeiramente. Eu dou valor ao carro por outros motivos e, por isso, o carro vale o dobro de um qualquer carro Alemão do mesmo valor, que foi exactamente a troca que fiz.
Se já tiveram tempo para fazer melhor? Não sei. Só sei que o primeiro carro de produção em larga escala da Tesla foi entregue em 2012. São 8 anos contra um século ou mais nas marcas usadas para fazer estas comparações. Na minha opinião, quem já teve tempo para fazer melhor foram os outros.
Os outros já fazem melhor. Um indivíduo que criou uma spacex de fazer inveja à NASA não sabe montar painéis de um carro, ou pintar ?! Prefere, de forma consciente, entregar produtos com defeitos, receber o cash e depois ir tratando dos problemas que criou. Pra fazer melhor basta ver o que os outros fazem mal ou aprender com quem faz bem. Atenção que falo da qualidade de montagem/construção. Em tech dá 10-0 a qualquer outra. Mas enquanto houver mais 1 ota*** a pagar ele continua a despachar. E sim, cada 1 gasta o que tem como quer… Não é nada pessoal.
Chamar ota*** aos milhares de pessoas que compram um produto e dizer que não é pessoal não me parece um discurso coerente…
Acha que é o Elon Musk que monta os carros? Porque é que fala sem saber? Sabia que a maioria dos problemas iniciais com os painéis se deviam ao facto de serem em alumínio? O alumínio tem propriedades diferentes do aço e, por isso, foi preciso afinar o processo nas prensas. E sabia que os problemas de pintura são transversais a todas as marcas agora que se passaram a usar tintas menos poluentes? Sabe que a Tesla fabrica os carros numa fabrica que pertencia à GM e Toyota e, por causa disso, não tem as melhores condições na estufa de pintura? Já viu algum destes problemas reportados num veiculo fabricado na fábrica da China, que foi já construída de raiz pela Tesla? Se sabe que a Tesla corrige os problemas depois da entrega e com maiores custos, nãoacha que há um esforço para que isso não aconteça?
Estas são perguntas que podia ter feito a si mesmo antes de vir comentar. Tinha poupado fazer figura de ignorante…