Atenção à velocidade! Operação da GNR está na estrada
Depois do período da Páscoa que registou um número de vítimas recorde, a GNR vai voltar a ter uma fiscalização ativa. A GNR estará nas estradas entre 17 e 23 de abril, e irá controlar a velocidade em todo o território continental.
Operação da GNR está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol)
De acordo com as informações da autoridade, o objetivo é controlar a velocidade em todo o território, mas principalmente nas zonas com mais sinistralidade e infrações.
No comunicado, a Guarda Nacional Republicana explica que esta operação está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), "organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias."
Desde 2021 que GNR faz parte deste grupo internacional, "passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização". Acima de tudo, com esta operação, a força de segurança procura "sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas".
Segundo as informações, em 2022, a GNR registou 3816 acidentes fruto de velocidade excessiva e excesso de velocidade, num total de 78896 acidentes. No mesmo ano 119651 infrações foram registadas.
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“a Guarda Nacional Republicana explica que esta operação está enquadrada na Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), “organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.” – para as autoridades portuguesas as normas rodoviárias resumem-se à velocidade de circulação. Viva a prevenção rodoviária
Continua-se a insistir na mesma metodologia e a esperar obter resultados diferentes. Isto só tem um nome.
Tem o nome do, acelera e coloca a vida dos outros em perigo e vais ver o que te acontece. Depois vem para aqui chorar que te retiraram pontos ou a carta por teres comportamentos de um garoto e 10 anos.
O que acontece é que cada vez que vêm em massa para a rua aumentam os acidentes, as mortes e os feridos graves.
Que raio de prevenção!
Cada vez que a GNR vem para a rua há mais acidentes? Mostra lá as tuas fontes a comprovar isso. Deviamos banir a fiscalização?
O que é que não percebeste do meu comentário ?? Ao que parece tudo.
Ainda ontem, estava a voltar do hospital com a minha esposa à 01 da manhã, e dois anormais num picanço na A8 iam-me batendo por trás. Ainda por cima com dois bmw serie 3 horríveis. Atrás deles, ainda sem pirilampos, vinha um C4 da GNR.
Um pouco mais a frente lá estavam à direita. Pode ser que aprendam, ou não, que as auto-estradas não são autódromos. Se não aprenderem é proibição de voltar a tirar a carta e acaba-se o brinquedo. Querem libertar energias? Reservem o autódromo do estoril. E eu tenho um e-tron com 313 cv disponíveis imediatamente. Só não ando mais rápido porque há leis.
irra. É assim tão difícil ler os sinais brancos e vermelhos?
zona de leiria é muito azeite.
@Pedro, com um maquinão desses até parece mal deixares que 2 farroncas quase te passassem a ferro!
“De acordo com as informações da autoridade, o objetivo é controlar a velocidade em todo o território, mas principalmente nas zonas com mais sinistralidade e infrações.”
Solução:
Colocar um radar fixo e um aviso de radar.
Garantidamente que se o ponto é crítico deixará de o ser, e a isso chama-se prevenção rodoviária.
Bem visto. Mas esse método rende pouco!
Não teria dito melhor ! Muito bem observado
Há uns anos (muitos até) um conhecido meu foi a julgamento, em Beja, por uma multa de excesso de velocidade que resolveu contestar, No julgamento, respondendo ao Juiz, começou por dizer: “Vinha eu, calmamente, a caminho de Lisboa, quando um carro, já de noite, se colou à minha traseira. Nem ultrapassava, nem se afastava. Desconfortável com a situação, acelerei para ver se o deixava para trás. Mas ele continuava colado à minha traseira, depois abrandei e ele continuou… depois acelerei e voltei a acelerar e ele sempre colado à minha traseira!!”
Perguntou o Juiz: “É capaz de identificar o carro?”, ao que ele respondeu: “Sim, era um Nissan Primera vermelho” vi-o bem quando passámos numa localidade iluminada.”
Réplica do Juiz: “Oh homem, vá-se lá embora que como você já é o quinto que me aparece aqui hoje!!”
Sabendo como os portugueses são “bons alunos”, esta coisa da “RoadPol”, até vai dar para fiscalizar a velocidade das cadeiras de rodas!
Não sei se estás a contar alguma anedota mas isso já me aconteceu pelo menos 2 x’s (um deles um ibiza cinza com Zés do boné e tudo eheh)
A diferença é que não fui na cantiga!
Deviam era multar os 99% dos “condutores” portugueses, que não conseguem/sabem usar a m)%#@s dos piscas!!!
E não só … Mas também os indivíduos de mota que fazem ultrapassagens em locais de faixa continua. Ainda no outro dia, quase me borrei de susto …
Era melhor mesmo, era tirarem a carta a esses inconscientes.