Após testes, a DHL revelou que o Tesla Semi “excedeu as expectativas”
O camião elétrico da Tesla não tem deixado as empresas que apostam nele ficar mal, com mais uma a demonstrar a sua qualidade. A DHL revelou que, após testes, o Semi "excedeu as expectativas".
No verão, a DHL testou o camião elétrico da Tesla durante um período experimental com os seus parceiros da cadeia de abastecimento dos Estados Unidos.
Durante duas semanas, a DHL Supply Chain USA analisou de perto o Tesla Semi, integrando o camião elétrico em 5000 km de operações normais a partir de Livermore, Califórnia.
O ensaio incluiu um longo percurso de 625 km, no qual o Semi circulou totalmente carregado, com um peso bruto combinado de 34 toneladas. Conforme anunciado pela DHL, os resultados confirmam a capacidade do camião elétrico para transportar cargas úteis típicas da DHL numa longa distância com um único carregamento.
Durante o ensaio, o veículo experimental atingiu uma média de 1,72 kWh por milha, operando a velocidades superiores a 80 km/h, em média, durante mais de metade do seu tempo na estrada. O resultado excedeu as nossas expectativas e até mesmo a classificação da própria Tesla.
Considerando que 1,7 kWh de eletricidade pode custar 0,15 dólares, nos Estados Unidos, abre-se a oportunidade de reduzir significativamente o custo de funcionamento dos camiões da DHL e de outras empresas de transporte de mercadorias.
Após os testes e confirmando a sua capacidade, a DHL afirma que está "pronta para avançar" com o Semi da Tesla. Neste momento, aliás, a empresa está a planear a integração do veículo na sua divisão dos Estados Unidos.
Ainda que não haja planos conhecidos nesse sentido, eventualmente, poderemos ver o camião elétrico a circular pela Europa em nome da DHL. Afinal, a empresa opera nos países europeus e a Tesla pretende trazer o Semi para cá.
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Muito boa notícia! Tendo em conta os inúmeros camiões tão poluentes que circulam pelo mundo fora!
Basta ver as estradas nacionais neste país. Também por culpa dos últimos 50 anos de desenvolvimento na ferrovia nacional. Entretanto os camiões poluem, estragam mais estradas e paga-se mais por custos de transporte.
+1
A ferrovia devia acabar a não ser que sobreviva sem dinheiro dos contribuintes, não tem flexibilidade nenhuma é contra o comércio livre e é umas das melhores maneira de se ser chantageado.
Por exemplo quando vou para o Algarve vou de autocarro não de comboio. Muito mais flexível, uma paragem é uma coisa simples não um complexo arquitetónico…
Mais desinformação. O pessoal sabe perfeitamente que é uma má solução e que não serve para as empresas de transporte.0
Basta perguntar a quem nunca conduziu um camião.
“Basta perguntar a quem nunca conduziu um camião”?
Aqui tem muitos não condutores experientes. LOL
https://pplware.sapo.pt/motores/este-e-o-futuro-pepsi-partilha-experiencia-dos-seus-condutores-com-o-camiao-eletrico-da-tesla/
Lapso freudiano…
A DHL não está no caminho certo , antes de tudo devia ter consultado os experientes tugas sobre o assunto, não faz sentido avançar sem essa consulta.
Seria excelente chegar à Europa o quanto antes – zero emissões e redução significativa da poluição sonora.
Além do momento em que estão em circulação, não podemos esquecer que os pesados a combustão interna tipicamente passam largos períodos de tempo com motor ligado antes de iniciar o serviço/viagem, ou durante paragens intermédias, e após terminar o serviço.
Haters da mobilidade elétrica terão sempre a sua posição e argumentos, há que respeitar, e esperar que respeitem também a opinião de quem conhece ambas as realidades.
Verdade.
Vendo Kompensan….
E também Reni….
Que a inveja inunde os comentários !
Mais uns q vão receber uns camiões de borla.
Isto é tudo muito giro, mas, por exemplo, onde estão os postos de carregamento e quanto tempo demora a carregar a bateria?
Os transportes pesados de mercadoras são para circular praticamente todo o dia, só muda o motorista. Não é como os ligeiros que ficam em casa durante a noite a carregar (ou a carregar num candeeiro de rua com um lugar vago para a estacionar, como em Inglaterra), ou se anda de dia à procura de um posto de carregamento rápido disponível (e não se encontra)
A UE, em 2023, aprovou que: “Para os camiões e autocarros, as estações de carregamento elétrico têm de ser disponibilizadas a cada 120 km e devem ser instaladas em metade das principais estradas da UE até 2028 e com uma potência de 1.400 kW a 2.800 kW. (E, ainda, que: Os Estados-membros têm ainda de assegurar a instalação de estações de abastecimento de hidrogénio ao longo da rede principal da RTE, pelo menos a cada 200 km até 2031.)
Como já escreveu alguém, com centenas de camiões a querer carregar bateras em Vilar Formoso é que ia ser uma festa.
A DHL e o seu Semi estão apenas a divertir-se.
Tudo tem vantagens e desvantagens. Os primeiros ecrãs LCD era horriveis, mas já traziam vantagens relativos aos CRT. Hoje, ainda são muito utilizados e ninguem diz que os CRTs é que são bons.
Os Haters dos Eletricos, olha para o ponto mais fraco dos Eletricos, ignoram vantagens e dizem que eletricos não prestam.
Nos camiões ainda vamos perceber melhor qual a viabilidade da sua utilização. Se a dhl, conseguir colocar trocar metade dos camiões, por eletricos que gasta metade ou 1/3 do custo de deslocação, isso significa que a tecnologia é má? e nos carros do dia a dia é igual… Se 1 ou 2 milhoes de portugueses, conseguiria fazer a sua vida normal, sem qualquer impacto por ter um eletrico, afinal a tecnologia é má?
As pessoas não consegue separar o que é bom ou mau, sem dizer qual seria a experiencia delas, mesmo que nem sequer se enquadre e seja completamente irrelevante…