Após testes, a DHL revelou que o Tesla Semi “excedeu as expectativas”
O camião elétrico da Tesla não tem deixado as empresas que apostam nele ficar mal, com mais uma a demonstrar a sua qualidade. A DHL revelou que, após testes, o Semi "excedeu as expectativas".
No verão, a DHL testou o camião elétrico da Tesla durante um período experimental com os seus parceiros da cadeia de abastecimento dos Estados Unidos.
Durante duas semanas, a DHL Supply Chain USA analisou de perto o Tesla Semi, integrando o camião elétrico em 5000 km de operações normais a partir de Livermore, Califórnia.
O ensaio incluiu um longo percurso de 625 km, no qual o Semi circulou totalmente carregado, com um peso bruto combinado de 34 toneladas. Conforme anunciado pela DHL, os resultados confirmam a capacidade do camião elétrico para transportar cargas úteis típicas da DHL numa longa distância com um único carregamento.
Durante o ensaio, o veículo experimental atingiu uma média de 1,72 kWh por milha, operando a velocidades superiores a 80 km/h, em média, durante mais de metade do seu tempo na estrada. O resultado excedeu as nossas expectativas e até mesmo a classificação da própria Tesla.
Considerando que 1,7 kWh de eletricidade pode custar 0,15 dólares, nos Estados Unidos, abre-se a oportunidade de reduzir significativamente o custo de funcionamento dos camiões da DHL e de outras empresas de transporte de mercadorias.
Após os testes e confirmando a sua capacidade, a DHL afirma que está "pronta para avançar" com o Semi da Tesla. Neste momento, aliás, a empresa está a planear a integração do veículo na sua divisão dos Estados Unidos.
Ainda que não haja planos conhecidos nesse sentido, eventualmente, poderemos ver o camião elétrico a circular pela Europa em nome da DHL. Afinal, a empresa opera nos países europeus e a Tesla pretende trazer o Semi para cá.
Leia também:
Muito boa notícia! Tendo em conta os inúmeros camiões tão poluentes que circulam pelo mundo fora!
Basta ver as estradas nacionais neste país. Também por culpa dos últimos 50 anos de desenvolvimento na ferrovia nacional. Entretanto os camiões poluem, estragam mais estradas e paga-se mais por custos de transporte.
+1
A ferrovia devia acabar a não ser que sobreviva sem dinheiro dos contribuintes, não tem flexibilidade nenhuma é contra o comércio livre e é umas das melhores maneira de se ser chantageado.
Deixa cá ver… os Europeus têm apostado na ferrovia e estão errados…
Um Comboio tira quantos camiões da estrada? Com que dinheiro foram construidas as estradas? com que dinheiro foi construida a ferrovia?
Um comboio a diesel gasta 350 litros aos 100 e tira bem á vontade 20 camiões da rua…
Por exemplo quando vou para o Algarve vou de autocarro não de comboio. Muito mais flexível, uma paragem é uma coisa simples não um complexo arquitetónico…
Um comboio de carga consegue tirar 50 camiões da estrada.
Prefiro ter muito mais liberdade num comboio do que estar sardinha enlatada num autocarro de longo curso.
O comboio é sim a solução para médio curso, e infelizmente Portugal não se valorizou nisso, ao contrário de outros países na Europa.
Para além do mais, numa hora de ponta a chegar a Lisboa, façam comparações entre um AP e um REN, por exemplo.
Vão saber logo a diferença
Mais desinformação. O pessoal sabe perfeitamente que é uma má solução e que não serve para as empresas de transporte.0
Basta perguntar a quem nunca conduziu um camião.
“Basta perguntar a quem nunca conduziu um camião”?
Aqui tem muitos não condutores experientes. LOL
https://pplware.sapo.pt/motores/este-e-o-futuro-pepsi-partilha-experiencia-dos-seus-condutores-com-o-camiao-eletrico-da-tesla/
Lapso freudiano…
Já apareceram por ai
A DHL não está no caminho certo , antes de tudo devia ter consultado os experientes tugas sobre o assunto, não faz sentido avançar sem essa consulta.
Seria excelente chegar à Europa o quanto antes – zero emissões e redução significativa da poluição sonora.
Além do momento em que estão em circulação, não podemos esquecer que os pesados a combustão interna tipicamente passam largos períodos de tempo com motor ligado antes de iniciar o serviço/viagem, ou durante paragens intermédias, e após terminar o serviço.
Haters da mobilidade elétrica terão sempre a sua posição e argumentos, há que respeitar, e esperar que respeitem também a opinião de quem conhece ambas as realidades.
Verdade.
O mais estranho é como é que um pais com tanto conhecimento e pessoal inteligente continua a ser pobre.
Imagina como seria uma empresa destas com os tugas a tomar decisoes, seriam as melhores do mundo
É só massa cinzenta desperdiçada.
Vendo Kompensan….
E também Reni….
Que a inveja inunde os comentários !
Mais uns q vão receber uns camiões de borla.
Sim, com o que vão deixar de gastar.
Existe uma empresa de transportes na minha terra, muito famosa no país, porque limitou a velocidade maxima dos camiões a 85 kmh, o que poupam todos os anos em combustível, dá para pagar mais aos motoristas, tanto o tempo a mais como ordenado, e ainda compram 2 camiões novos por ano.
A questão é q um camião elektro carregado não faz 106,87 kWh por cada 100 km. E se alguém diz q faz, é pq está a receber vantagem para que o diga.
Um camião elektro carregado não
faz menos de 200kWh a cada 100km e é preciso q seja a velocidades urbanas muito baixas e sem grandes engarrafamentos.
Tanto faz que existem vários relatos sobre isso, o último foi da DHL
E não, não recebo nada, mas posso dar o IBAN a quem queira pagar.
Quando maior for o engarrafamento, menos consumo faz, não estamos a falar de camiões a combustão.
Se tens conhecimento desses porque não fazer um relatorio e fazer uma apresentacao a essas empresas ou fazer um “leak” ganhavas umas boas notas com isso. Se eu tivesse esses dados era isso que fazia.
Já sao varias empresas a serem enganadas com valores errados.
Muito antes da Tesla, já a Renault e a Volvo faziam camiões
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcUFb0mzxbjNx_asUw
Ora nem mais.
Isso só confirma que este Tesla gasta menos, quando um model 3 consegue fazer menos que um Renault zoe.
Você anda mesmo a leste.
Não confirma nada pq a coisa mais elementar para afirmar se faz mais ou menos ninguém sabe ou não é público. (A capacidade do pack das baterias).
@Yamahia e depois afirmas que o teu carro gasta pouco quando tive carros a gastar mais de 10L em viagem.
Se o meu carro gastar 10L é impossivel o teu gastar menos que isso.
Basta olhar para o camião para fazer diferença, uma parede nunca será mais aerodinâmica que uma flecha.
Mais uma vez, sem saber a capacidade do pack vs kms percorridos é impossível determinar os kWh consumidos a cada 100 kms. E enquanto esse dado não for divulgado, os 106 kWh aos 100 num camião carregado não são para levar a sério.
@JL pouco importa a o formato do q puxa o atrelado. Os carros Tesla tb são “setas” entre outros elektros de cujo apuro aerodinâmico depende grande parte do alcance.
Os atrelados em carros eléctricos têm uma influência devastadora nos consumos. Os camiões ekektros não são excepção.
Um carro elektro pode consumir 50kWh ou mais
https://evcamping.info/towing-ev-range/
se atrelar um Safari Combo que até tem um formato deveras aerodinâmico muito mais aerodinâmico que as galeras quadradas da Tesla. https://images.app.goo.gl/ZTybisUy6fDNcqJ57
É vc quer que a malta engula que o Semi da Tesla só consome o dobro de um carro com atrelado apesar do tamanho e das 34 tons?
É impossível como ? Precisa de saber o tamanho do depósito para saber quanto consome um veículo ?
Por isso os teslas serem, entre outras razões, os mais eficientes.
Não diga disparates, tem a certeza que olhou bem para o camião da Tesla ? Até proteção aerodinâmica tem para o reboque
Eu não quero nada além da verdade, só falta dizer que a DHL e a pepsi estão errados. Loooookl
Vai ter de engolir o saco e meter a viola no saco.
E provavelmente também “obrigam” os motoristas a abastecer antes de entrar em Portugal, tenho dois primos que fazem transportes internacionais e o patrão “obriga” a abastecer antes de entrar em Portugal.
Eu tenho carta de pesados e enquanto militar conduzia regularmente, Berliet Tramagal, Mercedes Unimog, DAF e outros veículos pesados nos Unimog e nas DAF tínhamos de esperar que os depósitos de ar dos travões enchessem para podermos arrancar, nem sei se hoje em dia ainda é utilizada esta tecnologia nos pesados, num camião VE é chegar e arrancar.
Duvida os camiões VE da Tesla como é que fazem para transportar galeras frigorificas?
E também como é que fazem o aquecimento da cabine se o motorista dormir lá dentro?
O semi não tem cama.
Isso não consigo confirmar, mas quem passa perto dessa empresa vê um grande e enorme depósito, presumo que seja o local onde abastecem, quem tem combustível frota não faz sentido abastecer fora.
Os camiões frigoríficos não têm alimentação pelo trator, o reboque ou câmara frigorífica tem o seu próprio sistema de refrigeração, têm um motor diesel e tanque de combustível, quando estão parados têm a possibilidade de ser ligados à rede.
E se for um contentor marítimo frigorífico, como faz?
É igual.
Não é nada. Os contentores não têm depósito próprio de combustível. Vai ter que ligar ao camião se não quiser chegar com os alimentos estragados.
Então no barco vão com o camião ?
Looool
Aliás, nós navios usam a própria câmara do navio
Nos camiões frio nos EUA os reboques é que têm o depósito de combustível, tanto que há muitos que para dormir desenharam a galera e afastam-se devido ao barulho.
É só vantagens e poupança… lol
Assim, para além de correr o risco de demorar mais a fazer os serviços ainda pode acontecer os motoristas queimarem mais combustível.
Bem podiam ter atribuído prémios por eficiência ou algo do género.
Isto é tudo muito giro, mas, por exemplo, onde estão os postos de carregamento e quanto tempo demora a carregar a bateria?
Os transportes pesados de mercadoras são para circular praticamente todo o dia, só muda o motorista. Não é como os ligeiros que ficam em casa durante a noite a carregar (ou a carregar num candeeiro de rua com um lugar vago para a estacionar, como em Inglaterra), ou se anda de dia à procura de um posto de carregamento rápido disponível (e não se encontra)
A UE, em 2023, aprovou que: “Para os camiões e autocarros, as estações de carregamento elétrico têm de ser disponibilizadas a cada 120 km e devem ser instaladas em metade das principais estradas da UE até 2028 e com uma potência de 1.400 kW a 2.800 kW. (E, ainda, que: Os Estados-membros têm ainda de assegurar a instalação de estações de abastecimento de hidrogénio ao longo da rede principal da RTE, pelo menos a cada 200 km até 2031.)
Como já escreveu alguém, com centenas de camiões a querer carregar bateras em Vilar Formoso é que ia ser uma festa.
A DHL e o seu Semi estão apenas a divertir-se.
Sem contar a potência necessária pra um posto de carregamento rápido pra um camião, que é um absurdo.
E repara que diz lá o peso combinado e não o peso máximo de mercadoria que é o importante pra uma empresa.
E quanto iria custar a eletricidade? E substituir baterias a camiões quanto custa? Quanto tempo duram? Já sabemos como são as baterias, por mais inovações que tenham…..vão sempre dar o berro.
Precisam de substituir baterias para quê?
Ao que parece nos veículos vão dar o berro depois do veículo.
Obviamente que este artigo é para se ignorar. Estas empresas só porque conduzem camiões pensam que sabem mais que os outros.
Bem me parecia que era mais um não condutor muito experiente.
Já agora, e se fosse um camião eléctrico da Mercedes, o que mudava ?
@JL, tinha qualidade, made in Germani 🙂 🙂
Os meus primos dizem que se não for Scania ou Volvo, nem vale a pena conversar, como camionistas à largos anos dizem eles que são as melhores marcas e com maior mercado em segunda mão, e nunca falei com eles sobre camiões VE.
A conversa dos camionistas é a mesma que clube de futebol, no que eles andam é que é bom.
Tudo tem vantagens e desvantagens. Os primeiros ecrãs LCD era horriveis, mas já traziam vantagens relativos aos CRT. Hoje, ainda são muito utilizados e ninguem diz que os CRTs é que são bons.
Os Haters dos Eletricos, olha para o ponto mais fraco dos Eletricos, ignoram vantagens e dizem que eletricos não prestam.
Nos camiões ainda vamos perceber melhor qual a viabilidade da sua utilização. Se a dhl, conseguir colocar trocar metade dos camiões, por eletricos que gasta metade ou 1/3 do custo de deslocação, isso significa que a tecnologia é má? e nos carros do dia a dia é igual… Se 1 ou 2 milhoes de portugueses, conseguiria fazer a sua vida normal, sem qualquer impacto por ter um eletrico, afinal a tecnologia é má?
As pessoas não consegue separar o que é bom ou mau, sem dizer qual seria a experiencia delas, mesmo que nem sequer se enquadre e seja completamente irrelevante…
Loooooooooool, eu não sou hater, simplesmente sei que baterias não são solução. Não me importava de ter um elétrico se o preço fosse acessivel. Os “não haters” falam em poupança mas a realidade é que para terem um eletrico com 650km de autonomia pagam uns 40 mil, o meu a gasolina novo foi 12 mil. Mesmo que gaste mais 200€ por ano em gasolina e revisão…..Tudo muito bonito ao inicio mas quero ver as baterias desses camiões passado uns anos…E quando derem o berro, porque vão dar, quanto é que a “poupança” vai custar. Pagar 4x mais para poupar no custo da deslocação é para rir.
Não são solução porquê? Porque você não quer ?
Se gasta 200 euros por ano em combustível quer 650 KMS de autonomia para quê ?
Mas porque haviam de trocar baterias ? Está a pensar que estás baterias são a bateria de 12v do seu, que como não usa deve avariar muitas vezes.
As baterias vão dar o berro já depois do camião dar o berro, pelo menos é o que indicam alguns estudos.
Não é 4x mais, é cerca de 50 % mais.
Ainda ontem estava a falar com um colega que comprou um Fiat 500E, estava a perguntar como estava a correr a coisa, resposta dele, para as voltinha é bom para viajar não,” pedi” mais explicações, como não tenho como carregar em casa tenho de carregar nos postos públicos, deu o exemplo de 2 carregamentos um pagou o total de 15€ em que efetivamente 4,35€ foi de energia o resto foi taxas e taxinhas e outro de 13€ onde o preço da energia foi de 3,50€, o resto é o mesmo, fazendo as contas ele diz que consegue fazer com uma carga cerca de 180km e fica com 20% de autonomia.
Dos 360 km anunciados de autonomia ele consegue fazer 220km de deixar baixar dos 20%.
Ele carrega nos postos do Ping Doce.
Já recomendei a ele e segundo o @JL a procurar os postos do Continente por serem mais baratos, mas no caso dele a deslocação é maior do que para o Pingo Doce.
Hora vem reforçar o que penso, ter VE sem poder carregar em casa não me parece muito viável, e por isso o VE ainda não é para todos.
Então afinal serve para viagens, senão tinha mais autonomia.
Não, os ve ainda não são nem dão para todos, mas dizerem que não são solução já é fanatismo.
@JL, fanatismo há em todo o lado dos dois lados e sobre tudo o tipo de tecnologias e produtos o que eu não consigo entender é que o VE polui mais que um ICE no dia a dia, essa é a parte que eu discordo plenamente.
Concordo.
Tudo depende quantos carros existem no agregado familiar. Existindo somente 1 carro as opcoes deveram ser diferentes do que quando existem 2 ou mais carros.
Para quem procura carro unico, para as voltinhas curtas um phev pode ser uma boa opcao. Dá para fazer uns 40km em modo electrico e gasolina para viagens longas.
Para quem tem mais de 1 veiculo, compensa ter pelo menos um 100% electrico que dá para a maioria das utilizacoes.
@Toni da Adega, ou seja o VE é um excelente segundo carro, mas pode ser curto como primeira opção.
Estou de acordo alias foi sempre isso que defendi aqui.
Para quem só possa carregar fora de casa na minha modesta opinião é um “mau” negócio e esta a impressão com que fico por relatos de alguns amigos e conhecidos .
Ainda ontem estava a ver um Yutuber a falar das vantagens e desvantagens dos VE vs Híbridos ele tem um Tesla e dizia que quando sai fora da rotina dele “passeios” ficava sempre apreensivo com a questão do carregamento e que talvez se fosse hoje tinha antes comprado um hibrido, vale o que vale, por normas desejamos sempre aquilo que não temos 🙂 🙂
Depende das necessidades pessoais, para quem nunca ou raramente viaja é indiferente maioria dos EV é uma boa opcão.
Para quem viaja frequentemente, depende da distancia e destino, Para uma viagem lisboa-Algarve é na boa.
Conheco quem faca 300km 2x por semana e tem um Tesla faz vários anos e está contente.
Viagens frequentes acima disto pode ser mais complicado dependendo da distancia e destino (sitios remotos pode ser mais dificil).
E certos paises estao mais avancados que PT. Por exemplo o UK nas auto estradas possuem Tesla chargers a cada 50km. Dá para atravessar o pais sem problemas.
Um amigo meu comprou um egolf de 2017 com 485 mil KMS para a namorada fazer 90 KMS todos os dias.
Como ela tem estado de baixa ele é que tem usado, tirou uns dias de férias e foi para o Algarve, eu a pensar que ia no BMW, afinal levou o egolf, porque diz que o BMW agora está a fazer barulhos esquisitos . Loool
“então e cargas?”
“Fiz uma a meio do caminho e cheguei lá, para cima igual.”
Portanto são segundos carros até os usarem, depois encostam os a combustão porque são inconvenientes….
Boa piada @JL
Piada ? não entendi:
https://ibb.co/1zzBmtX
Entretanto já pedi foto do odometro. LOOOL
Não quero que lhe falte nada.
https://ibb.co/f8FxW64
Portanto, com ¾ de “depósito”, o carro diz que tem para 119kms. Está despachado apesar de já ir com o 5⁰ pack looolooolool
Esses carros com 100 mil no odometro, em utilização real já só fazem 100kms no verão, sem AC e a andar muito devagarinho.
No inverno o alcance baixa para 70 kms nas mesmas condições
https://youtu.be/ASxR8IWvxes?si=lUc5isDbfP39IIZA
Esse seu amigo foi ao Algarve com uma carga mas não foi de certeza a sair das Caldas. Na melhor das hipóteses terá saído de Odemira. 😛
Está despachado porque andou a abrir com ele, mais logo já lhe envio uma com. 265, é o que ele diz que mostra agora.
Está é a versão de 36 kWh, 32 kWh úteis, estas vieram muito melhor que as primeiras de 22 ou 24 kWh.
Não arranje desculpas para o óbvio, se o carro fez 485 mil KMS em menos de 6 anos , não foi a fazer 100 por carga.
É isso é, e até Odemira foi de avião. Loool
Olha afinal, agora já tem mais autonomia passados 3 meses.
https://ibb.co/cYxBBtq
Lol
Completamente de acordo.
E a maior parte dos argumentos contra é simplesmente porque não têm experiência e desconhecem como funciona o transporte de mercadorias. Só falam dos camiões que passam por Vilar formoso como se os camiões fossem utilizados exclusivamente nessas viagens. Quando é o oposto a maioria dos camiões não esse tipo de viagem.
Quando compram alguma coisa da Alemanha e está em casa em menos de 48h julgam que Vai um camião da loja diretamente para a casa deles, rodam os motoristas sem parar.
Um dia descobrem que existe transporte nacional e Regional. Ou centros de distribuição.
Não quero imaginar este pessoal a gerir empresas provavelmente comprariam um Autocarro para levar a família de férias, afinal autocarro é para transportar pessoas
Há 20 anos:
“Dez mil camiões por dia na fronteira entre Portugal e Espanha. Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro é a fronteira com maior tráfego de veículos pesados de mercadorias – cruzam-na 1987 camiões por dia, o que dá uma média de 83 por hora. Segue-se a fronteira do Caia/Badajoz com 1390 camiões, Valença/Tuy com 978 e Campo Maior/Badajoz com 377. Os restantes veículos pesados fazem-no nas cerca de seis dezenas de passagens fronteiriças secundárias.” (Público, 26/07/2005
Só há energia eléctrica na fronteira ?
Esquece o pessoal que os camioes sao utilizados exclusivamente no transporte international. Quando na realidade é a minoria
Somente 40 a 45% das importacões/exportacões de portugal sao efectuadas por meio terreste.
A maioria dos camiões que circulam em Portugal nem sequer passam pela fronteira.
Para exportar algo de uma fabrica Portuguesa passa pela fronteira?
Para transportar mercadorias para um pingo Doce ou contimente passa pela fronteira?
Enviar uma encomenda do norte para o sul do pais passa pela fronteira?
Esses bens que passam por dia na fronteira entre Portugal e Espanha vao directamente para o consumidor ou vao para um centro de distribuicao e passam pelo menos por mais 2 camioes até chegar ao destino final?
Certo – exceto em Vilar Formoso 😉 o que não vão faltar nas estradas são postos de carregamento rápido para baterias de camião.
O que está previsto pela UE é que haja a cada 120 Km – mas apenas nas estradas principais. E para quantos camiões de cada vez e quanto tempo demoram a carregar?
É que nas bombas de combustível é abastecer e andar.
Um camião não é para estar parado, porque é dinheiro perdido.
@Aves Em portugal (Segundo dados do INE), a grande maioria dos camioes fazem deslocacoes inferiores a 300km. Aliás transporta-se mais material até 50km de distancia que acima dos 500km( 946 955T vs 712 976T). A grande maioria dos transportes sao de curta a média distancia.
“Um camião não é para estar parado, porque é dinheiro perdido.”
Temos aqui mais um especialista de transporte.
No final do dia as empresas de transporte são as que menos sabem.
Temos que avisar as empresas de distribuicao o camiao tem que estar preparado para passar em Vilar Formoso. Mesmo quando é para transportar para um centro de distribuicao a 100km de distancia
@Nuno25, pensa lá um bocadinho…
https://www.instagram.com/reel/C_5b7z4Mb50/?igsh=bGJzY3B1ZHR0dWpy
Os eléctricos já viraram muros de lamentações, já que continuam a fazer tudo como sempre fizeram, mas reclamam como se fizesse alguma diferença.
Não estamos a comparar maças com maças… este carro gasta 3,6 litros/ 100km? a que velocidade? um eletrico, com 10x mais potencia a mesma velocidade quanto gasta?
Nem vou falar em caso de acidente a 50kmh como ficas dentro dentro de um moderno.
o carro tem 60anos, mas de certeza que não andou a fazer 20.000 km ou mais por ano…. se o fez, os custos de manutenção não devem ter sido baratos em 60 anos…
Eu penso, mas penso em muitas variaveis, não apenas, comparar 1 utilização e generalizar para a vida de um carro. Clara que a manutenção não é tão alta como um carro novo, os airbags nunca vão disparar, o ABS nunca vai avariar, o turbo nunca vai partir, o ar condicionado tambem não avaria, nem vidros eletricos, nem fecho centralizado….Podemos comparar maças com laranjas, mas temos de perceber que não se podem comparar sem fazer previamente um equilibrio. Se só comparamos autonomia, um camião diesel é que um carro normal, melhor porque pode ter depositos de 900 litros e fazer mais de 1000 km …
Para quem já conhece muito bem o VW carocha digo com 100% certeza que esse video é tanga. Menos de 9L para fazer 250KM, que comédia nem a descer faqz isso.
O consumo médio de um carro desses é a rondar os 8/9L100km na EN sem se puxar muito por ele .
Sim, tens razão, o carocha não gasta menos de 9L/100Km.
Mas se comprares um carro novo, que consuma 5L/100, é bastante provável que o que gastas em combustível seja o dobro do que gastas no carregamento elétrico de estrada. (Depende também se é gasolina ou gasóleo e da variação do respetivo preço).
Deve ter sido isto o que o vídeo quis dizer com os 14€ na “gasolinera” e os 7€ na “electrolera”.
E o vídeo quis dizer também que há outros fatores a considerar, para além do consumo de combustível/eletricidade.
Espera, não vi bem, 3.6 litros ? Mas para 50 KMS claro.
Enfim, coisas ah lá Yamahia.
Basta ler os comentários. Todos dizem que é impossivel gastar aquilo. É mesmo de quem acredita em tudo que está na internet.
Um carocha a gastar 3,5L? LOOOL tá bem abelha…
É híbrido.
Hibrido, quando acaba a gota vao 2 amigos a empurar
Depende da reta ? lol
Já não é só uma empresa a confirmar que o veículo é eficaz e a DHL é uma empresa bem grande pode significar um contrato bilionário para o Musk.
Que o motor eléctrico é o futuro também para os camiões não tenho dúvidas agora qual será o tipo de fonte de energia a alimentar esses motores é que ainda não existe certezas absolutas.
Sempre existe os positivos e negativos. As baterias actuais são completamente diferentes de a 10 anos atrás e muito mais baratas. O progresso continua.
Quanto à electrificação, acho que não tem como voltar atrás. Os comboios já são praticamente todos eletricos (usam geradores a diesel).
As máquinas industriais também já estão a caminho, os grandes camiões das minas são também eletricos com geradores.
Até os vehiculos a hidrogénio, nem todos, são eletricos e convertem o hidrogénio para energia.
Em suma, a mobilidade eléctrica parece ter vindo para ficar e só a fonte de energia é a grande questão.
Todos os a hidrogénio são eléctricos, apesar de haver protótipos a combustão, nenhum até hoje demostrou viabilidade.
Oxalá proliferem os camiões BEV.
Faz muito mais sentido começar a eletrificação pelos transportes pesados cujas as empresas dispõem de muito mais capital face ao comum privado para a aquisição de veículos do que no sentido inverso que é o que se tem verificado.
Foi pena a Tesla não ter começado por um Teamster na vez do roadster
Com tanto camião eléctrico a circular na Europa, porque dão noticias do Semi? A única novidade é a TESLA estar atrasada em relação à concorrência.