Apoio à compra de carros elétricos: candidaturas já quase esgotaram
O apoio estatal à compra de carros elétricos em Portugal teve uma procura tão intensa que 80 % das candidaturas disponíveis foram usadas em apenas duas horas após a abertura das inscrições, informou o Governo.
Apoio a carros elétricos: mais de 80% das candidaturas já realizadas
A medida, gerida pelo Fundo Ambiental, permite que interessados peçam incentivos para adquirir veículos elétricos novos ou já comprados desde 1 de janeiro de 2025, desde que cumpram os critérios definidos no aviso publicado no fim de dezembro.
As candidaturas abriram no dia 29 de dezembro de 2025 e vão permanecer ativas até 12 de fevereiro de 2026, ou até que o orçamento disponível, cerca de 17,6 milhões de euros — se esgote
Em apenas duas horas, quase esgotaram as candidaturas ao apoio à compra de carros elétricos. Ao final da manhã desta segunda-feira, mais de 80% das candidaturas possíveis já tinham sido submetidas no site do Fundo Ambiental. Em entrevista à SIC, Maria Graça Carvalho, ministra do Ambiente, garantiu que no próximo ano haverá mais apoios.
Segundo Maria Graça Carvalho,
Vamos ter ao longo de 2026 uma autorização para ter mais 20 milhões de euros para este tipo de concurso e iremos, assim que este esgotar o financiamento, abrir um novo em 2026, em princípio logo nos primeiros meses
Segundo o Ministério do Ambiente e da Energia, mantém-se a exigência de que o veículo adquirido seja novo, bem como a de "abate de um automóvel a combustível fóssil com mais de 10 anos".
As candidaturas podem ser apresentadas no site do Fundo Ambiental.






















Impossível, segundo o secalharya só querem carros a gasolina.
Se derem o mesmo beneficio para gasolina ninguem compra eletricos. Andar a puxar cabos e esperar horas para carregar uma latinha quando qualquer carro de 1000 euros atesta em 10 segundos?
E já deram, era o incentivo ao abate, mas os fanáticos têm memória curta.
Então vejo confirmar que afinal não tem ou teve nenhum, pelos novos dados.
Então porque não compra esses de 1000 euros ?
Já agora, se atesta em 10 segundos, precisa de carro para quê?
Assim se vê como o interesse em trocar um carro a combustão por eléctrico cada vez aumenta mais.
Só gente maluca. Lol
Se me derem 20 mil euros por um SEAT Leon 2.0 TDI 180 CV DSG eu compro um elétrico.
Para fazer fumo e barulho não dou nem 2000€…
Esse não faz fumo nem barulho… e olhe que o mercado dá-me os 20 mil euros. Porque será?
O mercado ? Então mostre lá uma proposta de troca ?
Ah agora são os a combustão que não valem nada. Pois….
O site já nao aceita inscrições…
É que dá termos governos de vistas curtas… e não por falta de orçamento.
Podiam e deviam aumentar o valor total destes apoios para 80/100 milhões ano. Mesmo que fosse menor, por ex: 2500/3000€, e abrangia mais candidaturas.
Deveriam reduzir os impostos na aquisição viaturas e assim a frota automóvel em Portugal era renovada mais facilmente.
Para empresas, serão 4400 milhões, de euros!!!! só em benefícios fiscais, por adquirirem EV e estações, de carregamento. Se lhes juntar, as majorações de 125%, para consumo, de electricidade “verde”, o valor deve ficar, próximo, dos 15000 milhões, de euros, anuais. Não chega?
Se em vez de apoios e subsídios, cortassem nos impostos seria muito melhor. Um país funciona melhor com menos impostos do que viver destas “esmolas”.
O problema dos menos impostos é a despesa pública, ou diminuis a despesa pública ou tens de ir buscar receita a outro lado, por isso os impostos só podem ir diminuindo conforme fores balanceando. Agradece a a décadas de agenda de esquerda a governar o país, quando tiveste a direita a governar o país foi em dois resgates, ou seja, foi impossível fazer alguma coisa.
Seriam precisos 2 mandatos de direita sem interrupções e com maioria absoluta para conseguir equilibrar as coisas.
Socialismo acaba quando acaba o dinheiro do povo
E cortaram, até o ISP levou um corte.
Zé Fonseca A. – Totalmente de acordo!!!! Não poderia dizer melhor.
Mas o que me chateia são pessoas a achar que a esquerda é certa e o errado é a direita. Depois… é o país que paga a fatura.
Quais impostos? O IVA que paga nos elétricos?
Quando compra um carro que impostos é que são cobrados?
E reduzem, basta que tenham menos cilindrada e façam menos poluição.
Nos elétricos? O IVA
IVA e mais ?
Eu falei nos carros em geral. Nos elétricos o IVA é reduzido e o ISP tem isenção (até o governo mudar de ideias).
Nos eléctricos o IVA é o mesmo, 23%.
Foram 84 milhões, com 26000 milhões, em benefícios fiscais, para os próximos 5 anos, para empresas. Somando os 51 milhões, usados no anterior, já vão em 134 milhões, só em 2025.
Não acha que já é um bom pacote, com 4367 milhões, de euros, directos, em ajudas, para aquisição de EV?
Comparado com os 71 milhões, do E-lar, que foi, todo, para os mais ricos, nota-se uma cumplicidade, entre benefícios fiscais e ajudas estatais.
É claro que se não acerta num único número, depois faz perguntas descabidas.
Já agora mil milhões ou 100 mil milhões de euros. Já agora dar um a cada português
Tantos setores onde aplicar o dinheiro e andam a dar os nossos impostos para alguns do povo andarem de carro novo. Enfim… 50 anos a ser xulados com impostos e para encher os bolsos só de alguns.
Essa é uma visão pequenina. Até porque a maioria das compras são de frota e tu nunca vais descontar o que as empresas pagam de impostos. Portanto, primeiro estes subsídios fazem parte de um pacote comunitário, onde Portugal tem alguma participação, mas é mais a receber que a contribuir (o que é mau). Segundo, quem mais contribuiu para o crescimento deste segmento são as empresas, não é o que tu descontas por si só 🙂
Boa noite!
Não vou comentar os comentários anteriores, só gostava de saber porque sendo isto candidaturas a subsídios, porque esgotam as candidaturas? Se ainda nem sequer foram analisadas e já esgotaram? e se a maioria não forem aprovadas? Vão fazer nova candidatura? Ou dizem que não foram todas aproveitadas? e isto no 1º dia de candidaturas. Isto é uma palhaçada…
Depois voltam a abrir para preencher as que não foram aprovadas.
Boa noite, só uma pequena ajuda este apoio dos carregadores elétricos dá para habitação singular ou só para prédios / condomínios ?
Obrigado
Só serve para condomínios