Alfa Romeo quer lançar um modelo elétrico por ano até 2030
As fabricantes continuam a dar cartas no mercado dos elétricos e exemplo disso é, agora, a Alfa Romeo que traçou o objetivo de lançar pelo menos um modelo novo, por ano, até 2030.
Dois anos após a chegada de Jean-Philippe Imparato à Alfa Romeo, o antigo líder da Peugeot fez um balanço do caminho percorrido e discutiu o futuro elétrico da fabricante que, agora, dirige.
Além de querer destacar-se como a marca premium global do grupo Stellantis, a Alfa Romeo definiu 2027 como o horizonte temporal para ser 100% elétrica. Mais do que isso, num plano que se prevê ambicioso, a fabricante estipulou que, até 2030, lançará pelo menos um novo modelo de carro elétrico por ano.
Passaremos de carros zero eletrificados, em 2022, para um limite de emissões zero, em 2027. A transição será rápida, mas resulta de uma decisão essencial para a sobrevivência da marca […] Vamos lançar um carro por ano até 2030. Este ano, há o Tonale, […] o primeiro carro eletrificado da história da marca.
Partilhou Jean-Philippe Imparato, numa entrevista ao órgão de comunicação social francês, L'Argus.
Na mesma entrevista, o executivo admitiu que espera que a rapidez que foi definida para a transição não resulte na mudança da filosofia da empresa. Isto, porque pretende que os novos modelos elétricos façam jus à agilidade que lhe é característica.
Esse é um grande desafio. Teremos de otimizar ao máximo todos os elementos em torno da bateria, para que o desempenho rodoviário seja o de um Alfa Romeo.
Explicou o CEO da marca italiana.
O primeiro modelo 100% elétrico chegará em 2025, enquanto sucessor do Giulia: "um veículo de alto desempenho com entre 350 e 800 cv, um alcance de 700 km e um tempo de recarga de 15 minutos".
Queremos fazer um carro elétrico de substituição, não um carro de transição.
Garantiu Jean-Philippe Imparato, acrescentando que a transição deverá manter as raízes milanesas da marca e que o grande desafio, para já, passa por perceber como podem ligar o ADN da Alfa Romeo ao futuro – "um mundo descarbonizado e conectado".
Este artigo tem mais de um ano
Carros italianos nunca foram conhecidos por terem sistemas elétricos fiáveis.. principalmente Lancia e Alfa.
É verdade. A interminável fama de que tantos falam, principalmente quem nunca teve um. Depois temos topos de gama dos elétricos, de outras marcas, que até explodem do nada. Provavelmente o problema foi de cablagem italiana…