Alemanha proíbe a Tesla Cybertruck nas suas estradas
A Tesla Cybertruck, a pick-up elétrica que tem feito manchetes desde o seu lançamento em 2019, já não poderá circular nas estradas alemãs. O Ministério Federal dos Transportes da Alemanha (FMoT) negou a aprovação. Considerou que a pick-up viola várias normas de segurança europeias, um grande revés para a estratégia de expansão global da marca.
Alemanha proíbe a Tesla Cybertruck
A decisão foi tomada após membros das Forças Armadas dos EUA terem solicitado permissão para a importar e utilizar na Alemanha, ao abrigo do acordo especial USAREUR-AF. Este permite aos militares norte-americanos conduzir veículos não aprovados em solo europeu. No entanto, as autoridades rejeitaram o pedido, porque a Cybertruck se afasta demasiado dos requisitos legais para justificar uma exceção.
Segundo o comunicado de imprensa da alfândega, as entidades reguladoras encontraram problemas significativos de segurança passiva no modelo. O design da Cybertruck, com a sua carroçaria em aço inoxidável, de formato angular e afilado, é apontado como um potencial risco numa colisão. A juntar a isto, há outro fator crítico. Excede em muito o limite de 3,5 toneladas da regulamentação europeia.
Isso obrigaria à instalação de limitadores de velocidade e ao cumprimento de normas adicionais que a Tesla não incorporou. O próprio Ministério dos Transportes salientou que a decisão não é meramente técnica. Segundo a agência, apresenta um problema de impacto público. A sua aparência marcante e altamente reconhecível pode contrariar o espírito discreto das isenções que permitem a circulação de automóveis estrangeiros na Europa.
Pick-up elétrica não poderá circular nas estradas
A declaração alfandegária vai ainda mais longe. A Agência Aduaneira do Exército dos EUA não emitirá certificados de importação para este modelo. Isto significa que qualquer militar americano que tente trazê-lo para o país terá de o devolver aos EUA a expensas próprias.
Esta recusa alemã ocorre num momento difícil para a Tesla. Há alguns dias viu-se novamente com problemas por incentivar os condutores cansados a utilizar o "piloto automático" e enfrenta um novo revés. No entanto, a empresa continua a expandir a disponibilidade da Cybertruck, embora este veto evidencie o conflito entre o compromisso de Elon Musk com um design futurista e as estruturas regulatórias da UE.
Para a Alemanha, a segurança e a coerência jurídica superam a inovação estética, e já tomaram a sua decisão. A Cybertruck não será permitida nas suas estradas. Enquanto se aguarda para ver como esta questão se desenvolve noutros países, é provável que o resto da Europa adote uma postura semelhante para garantir uma mobilidade segura.






















https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-cybertruck-regras-europa/
Um comentário lúcido encontrado aqui mesmo:
“E carros blindados ou veículos todo o terreno com grandes grades de ferro na dianteira também são proibidos na Europa?”
se estiverem homologados não, se não estiverem sim!
é simples. nem se percebe porque se coloca em causa a decisão. não cumpre, não cumpre. não interessa se é tesla ou outra marca qualquer.
1. No que um Mata Vacas (ou quebra mato) é diferente do Cybertruck?
2. No que um carro blindado é diferente?
Vê que não faz sentido essa colocação de “homologação”?
Entretanto podes tirar a carta Panzerführerschein, e conduzir um tanque pelas ruas…
Não, não podes.
Tem política no jogo, dos dois lados. E os argumentos da negativa são para embasar… decisão política.
As regras já existem antes do Cybertruck. É simples…
“Forças Armadas dos EUA terem solicitado permissão para a importar e utilizar na Alemanha, ao abrigo do acordo especial USAREUR-AF. Este permite aos militares norte-americanos conduzir veículos não aprovados em solo europeu”
Podias ter colocado o parágrafo completo.
«No entanto, as autoridades rejeitaram o pedido, porque a Cybertruck se afasta demasiado dos requisitos legais para justificar uma exceção.»
Além disso, se fosse uma decisão política era só proibir qualquer Tesla, não?
Que mania da perseguição…
A questão está a envolver, especificamente, seu uso por militares americanos, pois existem bases americanas da OTAN na Alemanha.
Era uma exceção a regra civil.
+1
A Tesla nunca preparou o Cybertruck para a Europa. Se procurarem no youtube vão ver o que alguns europeus tiveram de alterar para cumprir algumas das regras europeias.
Entre as quais, o facto de na Europa, existir a obrigação de separar a luz de travagem com a luz de pisca. A Tesla que tanto gosta de tudo controlado por um ecrã, ao qual podes brincar com funções que não servem para nada a não ser para se armar em crianças, não tinha o raio dos leds de trás, preparado para ter as várias cores necessárias, pisca, travagem, nevoeiro e até macha atrás.
Tudo o resto vem por arrasto.
Uma coisa é certa: é mais fácil proibir a Cybertruck do que a corrupção interna.
A Tesla não quis pagar por baixo ….
Os EUA é dos países corruptos do mundo, e muitas situações envolvem a Tesla.
Muito bem! Objeto ignóbil feito da mente de um alucinado, um veículo que consegue ser mais horrível que o Fiat Multipla.
O Fiat Multipla, ao pé deste trambolho, é um carro de aspecto simpático e, muito importante, não veio da mente de um defensor do tipo de extremismos desumanos que inquinaram a Europa entre 1922-1975 (do início do regime de fascista ao fim do regime franquista, sem nomear os regimes do artista falhado austríaco e do professor de economia com alma de camponês sovina.