Afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico em Portugal?
A pandemia por COVID-19 veio prejudicar bastante as vendas do segmento automóvel. No entanto, no segmento dos elétricos, houve até um ligeiro crescimento. As tendências e as próprias ofertas têm ajudado ao crescimento.
Mas afinal quanto custa em média carregar um carro elétrico na Europa? E em Portugal?
Em 2020, os carros elétricos representavam 10,5% do total de matrículas na Europa, um aumento significativo em relação a 2019, quando representavam apenas 3%. O caminho do segmento automóvel parece ser mesmo elétrico e nos últimos tempos têm sido criadas várias infraestruturas para dar suporte a esta "nova era".
Quanto custa carregar um carro elétrico em Portugal?
O site electromaps disponibilizou recentemente uma tabela com o preço médio de carregamento de um carro elétrico. logicamente que tal resposta depende da capacidade da bateria. Para o estudo realizado, foi usado um carro elétrico com uma bateria de 60 kWh.
Com esta capacidade (aproximada) temos, por exemplo, um VW ID.3 de 58 kWh ou o Hyundai KAUAI e Kia e-Niro com 64 kWh bateria.
Como se pode ver pela imagem seguinte, o preço médio para carregar na totalidade um veículo elétrico com uma bateria de 60 kWh custa cerca de 13,25 euros. Portugal não é dos países mais caros, pois à frente tem países como a Alemanha (19,02€), Dinamarca (17,71), Espanha (13,99 euros), etc. Mas também há países mais baratos, dentro da mesma "faixa" como França (11,87€), Suécia (11,41 €) e Holanda (8,92€).
Os mais baratos são mesmo a Ucrânia (2,91€), a Sérvia (4,61 €), a Macedónia (4,89 €) entre outros.
Tendo em conta a comparação de 38 países, Portugal aparece quase no final da tabela, como sendo um dos mais caros para se carregar um veículo elétrico.
Esta diferença de preços dos 38 países que compõem a lista deve-se a diversos motivos, como a situação política, a situação energética, a origem da energia, o custo da energia, as condições meteorológicas, os impostos, os salários. Ou mesmo a capacidade de recarregar em casa ou no trabalho, entre outros fatores.
Este artigo tem mais de um ano
Falta a tabela de custo vs salario minimo.
Mostrar o preço como % em relação ao ordenado mínimo.
Se bem que em Portugal não só os ordenados mínimos que são uma vergonha…. trabalho qualificado ás vezes é ainda mais gritante
É é o preço medio por kwh, convem que se compare com o salario medio em Portugal.
Tem toda a razão. O problema de Portugal não é o preço dos combustíveis ou da electricidade, são os salários de miséria que se praticam neste país.
caríssimo … o salário mínimo se for a realidade nem tem dinheiro para ir a lado nenhum ,,, vive na escravatura emprego [ se tiver ] casa ???? quarto ou pior …
e ainda querem ir para electricos 😀
Entre gastar 14€ num elétrico ou 68€ quando atesto o meu a gasóleo, diria que não há muitas dúvidas em qual escolher.
Se atestares o carro todas as semanas (que não atestas), so passados 5 anos é que consegues poupar 15mil euros, que mal da para um carrito!
Um eletrico so compensa para quem ainda não tem carro. Quem já tem, que fique quietinho.
O Tiago faz cada comparação!!!!!!!
Agora pergunto-lhe, e quantos km faz com um e com o outro?
E se ficar sem bateria (fora dos centros urbanos, por exemplo a subir a montanhas), como é que faz?
eu gasto 20€ em eletrecidade por mes antes gastava 80 em gasoleo as contas sao muito simples, no meu caso é hibrido mas ando 99% do tempo só em eletrico carrego em casa durante a noite
Nesse caso, como são calculados os km para a revisão? São os mesmos km entre revisões, independentemente de usares eletrico ou combustão?
@ToFerreira, depende da marca, há marcas que é por kms, outros por anos de uso, e outros nem têm revisões obrigatórias, como é o caso da Tesla.
Depende de quem carrega no pedal. A minha mãe faz uns 1000km. Com um deposito. Eu faço uns 500.
Mas há uma questão bem relevante aqui.
É que alguem com painéis solares pode nunca ter de pagar nada pelo carregamento do seu carto.
E também, alguem que adira a um tarifário bi eletrico, e carregar o carro apenas em horário nocturno nao vai pagar isso.
O meu tio gastou 2500€ em painéis solares e vai demorar 10 anos a recuperar o investimento… Se ele conseguir deixar o carro elétrico parado das 11:30 às 16:30 talvez acelere esse tempo mas só usa o EV à noite… Mais vale comprar um diesel e ficar com 200.000km de gasóleo pagos do que andar a investir milhares em painéis solares e muitos milhares a mais num EV…
E quanto custa um carregador elétrico doméstico, sua instalação e manutenção?
Qual a vida útil das baterias e quanto custa a substituição das baterias?
Não esquecer estes valores no cálculo do custo por Km andado.
Boa tarde
Sou utilizador de VE desde 2016.
Em dezembro ultimo, bati com o meu Kauai com 15 dias. Tive 2 meses sem carro e um carro a gasoleo.
Entre gastar para cerca de 8 mil kms, 600€ de gasoleo, ou gastar 280€ de luz, estará aqui a diferença.
É e será sempre a melhor escolha! Até porque, mesmo sendo 14€ que seja para 550KMs, e na revisão em vez de 150 a 200€ de oleos, ter 30€ de revisão, é e será sempre mais economico!
Em 8000km poupas 320€…
Em 80000km poupas 3200€…
Em 240000km poupas 9600€…
Ou seja, o preço do EV inclui 240000km de gasóleo pago mais manutenções, seguro, etc…
isso do biorario e um engano pois durante o dia e mais caro logo a tarifa de potencia tabem e mais cara eu em minha casa tive o bio HOARIO E DAVA UMA DIFRENCA POR ANO DE 2€
comparação do ….
se tiverem quarto deposito, também te poes a subir uma “montanha”?
ao longo da vinha vida como muitos aqui, já viu carros e motos a ficarem sem combustível! alguém viu algum elétrico parado a beira da estrada sem bateria?
resposta simple e direta… Já, mais do que um
(atenção sou a favor das energias renováveis, mas ainda não compensa em todos os casos. diferença de preço, longevidade, rede de carregamentos, e por ai vamos…)
https://www.mylondon.news/news/west-london-news/shoppers-stuck-westfield-london-car-22063600.amp
A pergunta também se pode fazer ao contrário, e se ficar sem gasóleo como é que faz? É que com um elétrico se ficar sem bateria na montanha pode sempre descer a montanha e carregar a bateria enquanto desce. Com um carro a conbustão bem que pode chamar o reboque.
Atestas o teu carro com 13 paus?
14€ num elétrico dá em média para 200 a 250 kms
14€ num carro a diesel 100 cv / normal dá para pouco menos do que isso com a diferença de que um electrico custa bem mais do que um diesel….
No meu caso dá para 1000 kms, cada 100 kms custa-me 1.15 euros, numa carrinha peugeot partner.
E FASES OS CUSTO AO KILOW O AOS ENCARGOS DA FATURA
Contas mal feitas Pedro.
14 euros dá para 450 Km essencialmente em AE (e a andar rapidinho). Gasto 25,5Kw/100Km e tenho tarifa bi-horária.
Para esses mesmos 450 Km, num carro da mesma gama a gasóleo e com a mesma média de velocidade gasto 50,4 euros. 8lt/100 Km a 1,4 euros o litro.
Carros de comparação? Model S e E300 Hybrid 2015
8L/100 num diesel hybrid? das duas uma ou vais em excesso de velocidade ou entao vais em 5. com um bloco de 2.1L so fazes essas medias se andares a abrir. tenho um carro com bloco de 2L e facilmente faço 5-6 L/100 em AE
Infinity, em AE o modo elétrico é para esquecer. Não funciona. Faço 95% do trajeto em AE.
Quanto à velocidade, os 25,5Kw/100Km refletem a mesma velocidade que os 8lt/100Km. Caso contrário, baixa para os 20Kw.
Verdade que o modo eletrico é para esquecer, a nao ser nas acelerações. Contudo 8l/100 tens que fazer uma media muito alta, Pelos 25,5Kw/100Km a 450Km a bateria é de quanto?
Infinity, embora a Tesla diga que o Model S é para 610Km, isso é uma treta.
Primeiro, com 102.000km, já só dá 558km (teóricos e a passo de caracol).
Segundo, nunca deves carregar a bateria completamente a 100% por norma. Os 90% dão-me para os 502Km “teóricos”.
Ou seja, a média de 25,5 kw dá para cerca de 320 km reais. O que para mim é suficiente, pois faço 270km diários.
14euros para mim da me para 600kms nao para 250/300. Nao sei onxe vao buscar estas contas!!
Depende da velocidade. Acredito que a velocidade moderada consiga isso. Mas se fizer essencialmente AE, esqueça.
No meu caso é ao final de 240000 Km, fiz média de 26Kw/100 Km. O que dá cerca de 3,5 euros por cada 100km. Ou 21 euros cada 600 km.
Mesmo assim é bem melhor do que os 12,8 euros/100 km a gasóleo
Nao, mas quantos km fazes 13 paus de eletricidade… ??
Atestas com gasoleo e dependendo do modelo fazes entre 800-1000km e com eletricdade?? 13 paus da para o que??? 100km?? 200?? Para mais que estas sempre limitado a distancia que podes percorrer e quando podes voltar para casa… Fdx nao tenho bateria tem k ficar a carregar… Olha vou alugar um quarto de hotel… Ja saiu cara a energia
Pedro, para fazer 150km são precisos 30KWh em media, em bi horario cada kwh custa 0.08€ logo Cada 250km tem o custo de 2.4€. Longe dos 14€ que mencionou.
Eu tenho uma carrinha electrica peugeot partner e gasto apenas 1.15 euros por cada 100 kms, e chego a fazer 240 por dia.
Graças a deus que atestas por 13.25€, no fim de semana encostei o meu na galp e foram apenas 126.65€. Fico tão feliz pelos teus 13.25€ de depósito atestado
Conduzes um camião?
O meu Arteon leva 95€ de gasóleo… E está longe de ser um camião… Se o atestar numa bp ou galp facilmente chego aos 120€…
Mas para mim ao preço a que meto é 95€.. faz cerca de 1100km… Gostava de saber a autonomia do eléctrico com que fizeram o atestamento de 13€ e a autonomia e preço do mesmo…
Claro, Portugal tinha que estar entre os mais caros…para acompanhar o altíssimo poder de compras dos portugueses!
Isso dá menos de 3 euros por 100km?
Vamos ter que aguardar as taxas quando o parque automóvel electrico foi significativo… Até vai doer!
Taxas sobre a eletricidade? As taxas sobre os automóveis em si ainda podem subir até chegar aquelas dos carros a combustão.
Espero mesmo por essa altura para ver quanto vão pagar os a combustão. Mas futuro é com a Maia.
A tendência é os carros mais antigos pagar menos
Tenho um carro de 1990 e só pago 18 €de imposto
Sim os velhos, e os novos ?
Pagam menos porque na compra pagaram esse imposto na totalidade.
Na prática talvez seja um pouco mais…
“De acordo com o exemplo utilizado pela ERSE, que considera um cenário de 12,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico, o custo implícito para 100 quilómetros, incluindo as novas taxas, será de 5,80 euros no primeiro caso e 5,87 euros no segundo.”
Eu faço 1.15 euros por cada 100 kms rodados, por acaso o calculo que usaram está muito acima da média por cá.
Deves carregar em casa…
Exacto, este artigo é sobre carregamento em casa, trabalho, etc.
De certeza ?
“No obstante, el estudio no especifica si se trata de recarga pública o residencial, aunque lo más probable es que se base en datos de recarga pública”.
Já agora, esse elétrico que tens é uma Peugeot Partner ? Se for tem uns consumos esquisitos…
Peugeot partner electric de 98, tem motor de 28kw, é fraquita e facilmente faz 13 kwh /100 kms.
Ainda hoje vi um nissan leaf a fazer 9kwh/100 kms, esse sim podem comprar com combustão que fazem 4 a 5 litros aos 100, porque um eléctrico a consumir 20 kwh aos 100 já é igual a um combustão a fazer 6 e 7 litros.
Só perguntei porque os dados da marca são diferentes.
13kwh é muito bom…
1.15€ para 13kwh dá menos de 9 cêntimos por kw! Onde se arranja esse preço?
E tendo em conta as conversões e as perdas esse consumo é muito abaixo do que a marca anuncia… 40% a menos é obra.
Mas já me contentava em saber como se pode ter a electricidade a menos.de.9 cêntimos o kw…
Resumindo e concluindo:
De acordo com o exemplo dado, o VW ID.3 uma carga completa para 345 km (esperando que se gaste a bateria até ao fim. e que os 345 km sejam reais), custa 13,25 €.
Ora, se com 1 deposito do meu carro consigo fazer uma média de 1000km, isso implicaria gastar em eletricidade no ID.3 o valor de 38,41 € para a mesma distância.
Mas teria que gastar muito mais tempo a “abastecer o carro”.
E o carro custa o dobro de um equivalente a combustíveis fosseis.
Sendo simpático, vou atribuir o mesmo valor para a troca de bateria (s), para o equivalente em revisões a um carro de combustíveis fosseis (Estou mesmo um mãos largas :D).
Trocando para miúdos e graúdos: Não compensa, pelo menos enquanto o carro for tão caro.
A escolha por um eléctrico depende de vários factores :
– em relação ao preço, a disponibilidade financeira de cada um.
– aos valores de carregamento, a possibilidade de carregar em casa, a um preço muito mais baixo, e ás próprias nessecidades de mobilidade.
– quanto ao break even do custo de aquisição , a quantidade de km/ano.
A questão ambiental depende da interpretação/consciência de cada um…
A questão ambiental (alterações) não depende de interpretação ou consciência, é um facto.
Devia ser.
Mas muitos não querem saber…
Ainda pensam que é ficção.
Aconselho a ver “O Lado Negro das Energias Verdes”, um documentário emitido pela RTP, pesquisa no Google. Se calhar a tua visão sobre este assunto já não será a mesma.
Esse documentário apenas mostra que ainda há margem para os elétricos serem ainda mais sustentáveis
Como é obvio, mesmo mantendo as condições como descritas no documentário, os VE são e vão continuar a ter um impacto consideravelmente menor do que veículos a combustão.
Isso já mete e nojo
Mt burros vão ganhar milhões a custa disso
Isso é um negócio e o que e
Não sei que contas usaram, mas eu gasto apenas 1.15 euros a cada 100 kms.
Eu continuarei com o meu Corsa gás/gasolina, fica-me bem mais barato!
Mais barato que um electrico nunca fica, porque estes artigos só se referem a carregadores públicos, carregar em casa, nos privados e nos das redes fora da mobie não estão incluídos nestas taxas.
1.15 euros por 100 kms é o melhor que se tem até agora, só possivel com electricos.
Estou para o mesmo. Consigo comprar um diesel melhor que um EV e a diferença de preço paga mais de 200.000km, manutenções, seguro, iuc, etc…
E o EV para andar esses 200.000km também gasta electricidade e seguro…
Contas feitas, não compensa. Se vamos lá pelo ambiente, deixo de usar desodorizante, e vou de bicicleta…
E a gasolina vai descer!!
Nah, estão a lucrar muito. Há quase 15 anos atrás o barril esteve a mais de 150$ e os combustíveis estavam mais baratos que agora. Isto não melhora tão cedo. E toda a melhora é sol de pouca dura para adoçar a boca.
Gostei do estudo mas o estudo nao devia estar o preço duma bateria? Visto que nao é só o carregar duma bateria que conta….
Mas isso vai para cima de 7.500€.
No meu Honda civic hibrido (2009) já custavam para ciam de 3.000€
Um motor a combustão quando der o berro custa muito mais.
Depende n trocas o motor todos os 5 anos ou 10… Eu tenho um de 1990 e nunca precisei de mexer sequer
Ele quer é gota lá pra dentro
O mesmo para um elétrico, eu tenho um de 98 e tá bom.
Gostei do estudo.
Isso prova que em termos economicos é totalmente inviável migrar para carros electricos 🙁
Porque temos que juntar a esses 13€ por “deposito” o facto de cada “deposito” electrico dar para bem menos kms que um deposito a combustão, além disso temos o preço “adicional” dos carros electricos e principalmente a esperança média de vida e o preço das baterias.
Qual é a esperança de vida ? eu tenho um com 22 anos, e ainda estou para ver qual será.
Deve ter um Toyota que dura muito mais e deve ter um híbrido que força menos as baterias.
Não, é uma peugeot partner de 98, e é ao contrário , um híbrido força muito mais as baterias.
Quem tem carro elétrico carrega maioritariamente em casa, nesse caso fica a 0,10 o kW para um consumo de 15kw cada 100km. Tenho elétrico quase a 2 anos e só nas férias carrego fora de casa.
Por favor, parem com a mania que o elétrico tem que mudar a bateria. Mude se tiver raramente se tiver problemas, como um carro a combustão muda o motor.
No meu caso em 220km tive que mudar o turbo 3 vezes.
220000km em não 220km
Fonis eu tenho um de 2002 e nnc tive de mexer nele era um citroen o teu?
E quantos kms fez ? também tenho um carro electrico de 1998 e a bateria e motor ainda rolam.
Os carros alemães são menos fiáveis … por isso queimou o turbo …se for um híbrido a experiência tem demonstrado longas durações das baterias, se for 100% EV não há experiência ou a pouca experiência que há não é tão boa como nos híbridos. Em casa os EV compensam muito. Carregar fora é mais caro do que os híbridos.
Com 60€ faço 700km vs os 13€ dos eléctricos (vamos supor que também faz os 700km).
Ficamos com uma diferença de 47€.
Contas feitas são 564€ euros que poupo ao ano (isto abastecendo apenas 1 vez ao mês que é o meu caso), uma grande poupança é verdade nada apontar.
O problema vem nos anos que preciso de poupança em combustível para poder amortizar a valor que dei pelo carro eléctrico vs um carro a combustão.
Com o que poupei no valor do carro a combustão, consigo pagar combustível fóssil a vida toda do carro e ainda poupar.
Facilmente se encontra carros em ótimo estado a rondar os 5000€ que ainda podem rolar a vontade uns bons 10 anos.
Por isso economicamente falando, ainda compensa mais o carro a combustão, e pela comodidade também, não estou virado para ir a procura de tomadas eléctricas pela cidade e ficar meia hora dentro do carro a espera que carregue as pilhas.
Então e porque não considera um carro eléctrico em segunda mão, tenho 2 que custaram menos de 10 mil euros.
Um híbrido com 60€ faz 6.000 km ……..
Estive a fazer contas e nem um electrico consegue fazer tão pouco, penso que está a referir-se ao combustivel que ele gasta + electricidade (no caso de ser pugling).
Tenho uma proposta, se conseguir provar a conduzir esse carro que consegue fazer 6000 kms com 60euros de energia, eu pago-lhe 2 milhões de euros pelo mesmo. Aproveite que não há ofertas destas todos os dias.
Sim. É plugin. Com bateria 9 kWh. Carregados com fotovoltaico.
Qual a potência de fotovoltaico necessária para carregar uma bateria de 9kw nas 4 ou 5 horas que os painéis produzem electricidade? Quanto custa esse sistema fotovoltaico? E quem tem o carro parado das 11h às 16h todos os dias?
tenho carro a gasolina, meto a volta de 20euros por semana, e as vezes da ate para 2 se não andar a esticar com o carro 2.0 de cilindrada, já tive o prazer de conduzir um carro elétrico tesla dual motor do meu cunhado, eu em particular não gosto de carros elétricos tudo bem que pode ser para melhorar o ambiente ate acho bem, mas por mim elétricos não, os meus motivos para isso são: gosto de carros onde possa travar com o motor ( mudanças manuais ) gosto de um carro que tenha um travão de mão, amo meu ver estes 2 fatores para mim são mais seguros não sei se me faço perceber , e depois os carros elétricos para mim em autonomia não e o que parece 200 ou 500 km de bateria só se for a 50kh, e depois sou uma pessoa de alma aberta que gosto de ouvir musica bem alto dentro do carro ( tipo chunga ) gosto de ter o meu carrinho com o tal amplificador o tal sub o tal radio a escolha 🙂 estes são os meus motivos, ah já para não dizer que o meu cunhado esta farto de falar que foi ma escolha ter comprado um carro elétrico ( por agora ) mas mais tarde sim pode ser melhor. Bem agora vou por mais tabaco. 🙂
Nesse caso gosta de carros eléctricos, pois eles travam muito mais com o motor que qualquer outro a gasolina ou diesel, nem que vá a 100 kmh e mete uma primeira.
Portanto gasta 20 euros de gasolina, o que lhe dará para menos de 200 kms por semana, portanto um electrico com essa autonomia, não. loooooool
Num eléctrico ainda pode ouvir mais alto e sem ruidos, pois tem menos um monte de ferro e aliminio a fazer barulho.
É só boas ideias por ai. Meta mais tabaco e continue para nos fazer sorrir mais um pouco.
Monte de ferro??? Amigo esse “monte de ferro” q vc o chama e música prós ouvidos e uma banda é um um principal motivo de N abandonar a geração de carros de anos 90
Pois pois, mas argumentar os disparates que disso não consegue.
Para os mais distraídos, não comparem um carregamento de um carro eléctrico para um depósito de um diesel. A diferença são muitas centenas de km 🙂
A diferença é se a carga for em casa ou for nos postos. Já paguei mais nos postos do que a MCI
Cada caso é um caso eu optei por comprar um hibrido com 45 km de autonomia reais faço 40 por dia o que dá 900km por mês, carrego sempre em casa durante a noite e no final dos mês gasto entre 16 e 20€, em gasoleo gastava 80 para fazer a mesma distancia portanto nestes 3 anos já poupei cerca de 2200€ por este andar vai começar a compensar daqui a 5 anos o que não é nada mau a partir dos 8 anos do carro já paguei a diferença e poupo 60€ por mes
1-A vantagem que vejo nos eléctricos é,talvez,uma manutenção mais simples e mais barata.
2-Segunda vantagem. Talvez menos perigoso em caso de acidente pois, não tem combustível inflamável.
3-Quanto ao tempo de carregamento, terá que ser estudado um meio de carregamento em andamento, que já existe.
Teria que ser feita uma faixa de rodagem, em local possível, onde se entrasse, como uma portagem e durante x kms ia carregando, com vários locais de saída, aos 5kms, aos 10kms, etc.,por ex.e aí pagaria a conta ou, como nas portagens por multibanco, sem parar.
Estes carros podem também ter sistema para carregarem nas descidas mais acentuadas, podendo carregar e ao mesmo tempo produzir energia para a rede com um sistema de íman instalado na via de rodagem.
Enfim, não vou sonhar mais hoje! Cumpts.
1- É verdade até à troca de baterias.
2- É mentira, igualmente perigoso quando comparado com gasolina, já o diesel é muito dificil de inflamar.
3- Bom filme, a que horas dá?
1 – é igual à troca de motor, caixa e etc.
2 – é verdade, são muito mais seguros, isto dito por quem percebe, Sim, pois, mas os diesel são os que mais se incendeiam.
3- No meu caso demora 20 segundos por dia, já que ele carrega sem eu lá estar a segurar o cabo, é uma confusão de muita gente, mas eu gasto 20 x menos tempo que a malta que vai abastecer no posto.
Optando pela consciência pelo ambiente, escolhi o GPL.
É um pouco melhor que gasolina e bastante melhor que diesel.
Mas o CO2 continua a aumentar.
Exacto e pela carteira,20€ dá-me facilmente para 400km e isto em circuito urbano e isto com uma picasso de 2003.
Tem piada que o estado dá incentivo para carros eléctricos, mas põe iva de carregamento no máximo (23%).
Em que ficamos, incentiva ou desincentiva?
Também dá para carros a diesel, e deu muito tempo para carros novos.
Uma questão? Qual será o valor de um veículo eléctrico ao fim de 8 anos em média (quando acabar a garantia das baterias)?
Já são mais caros na aquisição, têm um custo de amortização elevado, todos os constrangimentos associados aos VÊ. Quando o quisermos “despachar” qual será o seu valor?
Depende dos km. Tenho um diesel com 6 anos e 320.000Km. E já não tem garantia.
Sim, os elétricos são mais caros na aquisição.
Não percebo a da amortização.
E como proprietário de 4 a combustão e um elétrico não vejo esse tipo de constrangimentos.
Manutenção? Ainda hoje foram mais 350 euros para a Mercedes pelos sensores do turbo. Elétrico com 18 meses e 102.00Km, manutenção 0 euros
Eu tenho um de 1990 e só precisa de gota N precisa de gastar dinheiro em oficinas
Qualquer carro com 8 anos não vale nada.
Fica a faltar o calculo com tarifa bi-horaria.
E tambem a quantidade de paineis solares, e o seu custo, para nunca mais se pagar “combustível”
Hoje em dia com 2000 euros já mete um sistema solar a funcionar e ficar a pagar 20 a 30 euros por mês de electricidade.
Efuel = gasolina sintética! Google it.
Nanoflowcell. Andam tão preocupados com o ambiente que suprimem tecnologias muito mais limpas e eficazes que um monte de baterias. Ou combustão com uma bela nuvem negra a cada troca de marcha.
É pena não haver já, 5 a 7 euros o litro é que vai ser poupar de electrico.
diversidade
Ainda há um longo caminho a percorrer na electrificação automóvel.
O fossil ainda vai ter que ser usado para dar energia nas tomadas para carregar os ditos “+ verdes”.
Paineis solores recolhem energia durante o dia, mas coloco o carro a carregar em casa à noite… de nada servem nesta situação.
Não está vento, as eolicas produzem muito menos… pouco servem.
Abre-se a barragem… há pouca água… pouco serve.
Alternativa… queima combustivel para haver energia.
E com a agravante de se estar a aumentar o numero de veiculos… mais necessidade á noite de energia, e energia pouco verde…
Mas a esperança está em alguma tecnologia que ainda está para surgir, e realmente eficiente e pouco ou nada poluente… pode ser que o hidrogénio finalmente dê o salto quando se chegar à conclusão que não há viabilidade no 100% electrico.
Mesmo usando fossil para carregar carros eléctricos toda a gente sabe que é mais eficiente, a maior vantagem dos electricos ninguem fala que é a elevada eficiência energética que têm, um tesla a andar bem consome o equivalente a 0.8 litros de diesel.
È verdade … um dia deste questionei estes factos quando estava a ler os dados de um teste sobre um SUV elétrico : O tal SUV consume em média em autoestrada 22kwh /100km .
Ora se um litro de gasolina tem á volta de 10kwh de energia , estamos a falar de pouco mais de 2L/100 . E mais , um litro de gasóleo tem á volta de 12kwh portanto menos de 2litros aos 100 km . Por aqui vemos que os ICE teem perdas enormíssimas !!
Outra situação ; já repararam que um carro novo em média é muito mais caro que á 15 , 20 anos atrás … e pelo que tenho lido já não duram como duravam . Só um exemplo :eu tenho um 2.0 Tdi e tem tido vários problemas e nem sequer é um dos famosos PD que são ainda piores .Só o volante bi-massa foram 1400€ com mão de obra e não foi na marca !
Eu nunca comprava agora um diesel novo ! Cada vez mais problemáticos !
Em certas marcas o elétrico já é competitivo em relação ao diesel : comparem por exemplo o VW Tiguan ao VW ID.4 com a mesma potencia …
Em breve todos os EV serão chineses. Os carros alemães não têm fiabilidade …. E já tive vários ….
https://youtu.be/stxkY2JelZ0
Esse documentário tem alguns erros, o tesla mostrado não usa imans, muito menos as eólicas.
Além disso não são só os elétricos que vivem desses minerais, sem litio, sem grafite, sem cobalto entre outros não havia carros a combustão, cobalto por exemplo é usado na refinação de combustível, como catalisador de enxofre.
É que nem que custasse 1e e o diesel/gasolina 5e o litro. Para já está muito bem assim. Prefiro aguardar sem qualquer ânsia que a tecnologia evolua para carga instantânea e 500km mínimo de autonomia, e hajam tantos pontos de carga quantas as bombas de gasolina.
Tenho um elétrico.
Carregamento pela rede elétrica com bi-horario gasto 1.5 € / 100Km
Como tenho também painéis solares, a utilização desde a compra do carro até hoje tenho uma média de 0.60 € por cada 100Km.
Eu também, e mesmo que carregue da rede gasto, carregando de noite, 1.15 euros por cada 100 kms.
Achas que consegues chegar a gasto de eletricidade com o carro de 0€? Digo isto porque se tens painéis solares e carregares sempre em casa não pagas a ninguém o abastecimento do carro.
é interessante, serão cerca de 1.500 Euros poupados por ano (fazendo 20.000 km/ano, que é provavelmente o que fará em média um Português).
A questão é, quantos anos são precisos para compensar o investimento. No entanto aguardo ansiosamente o desenvolvimento tecnológico e sobretudo do mercado dos próximos anos, estamos a chegar ao ponto em que as marcas estão a equipar com motor electrico todos as gamas/criar um modelo electrico para cada gama, pelo que tudo indica que a curto prazo 2/3 anos, será bastante mais usual
Devia informar o custo pelo km rodado tanto por gasolina quanto por eletricidade e não esqueçam de incluir a vida útil da bateria e o custo de sua reposição. Por enquanto parece muito discrepante e não se explicou a causa de variação tão grande entre Alemanha e Ucrânia, por exemplo. Como está a matéria é apenas especulativa e quase nada informativa!
Então e incluir a vida util do motor a gasolina? não ?
Por essa razão não incluirem, porque o custo até é menor no electrico.
Bom bom é ter carro híbrido da empresa: é só beneficios, sem ter de me preocupar com manutenções nem qual o valor que terá quando o vender e ao fim de 4 anos tenho outro novo. 😀
Não é indicado como é calculado o custo médio. Carrego em casa a 10ct o Kwh. Os tais 60Kwh custam 6€. Os km que esses 60Kwh fazem dependem de muitos factores como conduzir de dia ou noite, ac ligado ou desligado, acelarações bruscas, etc., podem variar entre 450 ou 300. O custo do carregamento varia muito, desde 10ct em casa até 60ct no carregamento rápido das autoestradas.
De dia e de noite ? consomem mais de noite ?
Não são todos iguais ? o consumo de algo depende sempre das condições de utilização, seja qual coisa for.
É falso essa notícia porque os subsídios são brutais, agora o grave do problema é que quem não tem carro em Portugal paga pelos que têm carro! Os custos energéticos o deficit tarifário que é cobrado hoje etc. cabe a todos é falso pensar que o custo não é repartido tal como o CO2 produzido pelos eléctricos que massificam dia a pós dia a produção de energia vinda do petróleo e gás!
Quais subsídios ?
Passado 8 anos quero ver o pessoal dos elétricos a chamar pelo tio…
Tiooooo dá-me 8000 Mocas para comprar uma bateria….
Lá se foi a poupança.
Daqui a 8 anos as baterias serão ao preço da chuva, como acontece com todos os produtos tecnológicos, tio!
Isso não é verdade e sabe bem disso …. mudam as tecnologias mas os consumidores pagam o mesmo …. estado, petrolíferas, construtores ….. eles vão buscar de outra forma….
Tem alguma razão mas pouca, as baterias à 8 anos custavam o mesmo que agora com metade da capacidade, os carros têm vindo a descer de preço, um tesla custava 140 mil euros com 400 kms de autonomia, hoje custam metade para ter 600 kms.
Já estou no sector há 20 anos
Isso é ser otimista … Nos telemóveis é ao contrário …. Cada vez são mais caros ….
Porque 8 anos ? então motores a combustão têm 2 anos de garantia também avariam ao fim de 2 anos ?
Fala com quem tem um veiculo electrico com 22 anos e a bateria está a trabalhar, mania de falar sem saber.
Há qualquer coisa que não bate certo
1 kW tarifa normal 15 cent, 15 x60 da 9 EUR…
Tarifa bi horário 10 cent kW a noite.
O meu sai a menos de 1 EUR ou 2eur para 100km ( depende da tarifa, dia ou noite), está a consumir 13kW 100km
Mas ATENCAO, o preço dos postos PCR e muito acima da tarifa doméstica, então aqueles ultrarapidos instalados recentemente nas AE, Segundo a sapo um carregamento de 50 EUR só 6 EUR e de energia, os restantes 44 EUR e para taxas e taxinhas. Assim não vamos lá! ( Tb carrego só em casa e a noite, e como vivo na madeira o eletrico faz todo o sentido)
Ah pronto, mais uma sobrecarga desnecessária. Se em 50€ só 6€ são para cobrar o custo de usares a rede estamos a ser chulados. Já estamos a ser com a gasolina, e mais seremos com a eletricidade para os carros. Vão dizer que 44€ é pela comodidade de carregares em autoestrada e terem puxado os cabos até lá.
0 electrico ainda está altamente subsidiado. 0 automovél a combustão é uma parte significativa das receitar do governo, das quais não vai prescindir. Por enquanto os eletricos não pagam IUC nem os impostos taxados nos combustiveis. Quando o governo começar a aplicar o IUC e a componente identica aos combustiveis nos eletricos estes ficam economicofinanceiramente insuportáveis para a maioria dos portugueses
Ora nem mais.
Secalhar pensam que o eléctrico vai ficar isento de ISV e IUC para sempre! E também não fazem contas ao custo extra de aquisição nem à substituição de baterias, que no caso do Leaf pode custar perfeitamente 13 000€ a cada 200 000km!!!!!
Só o ISV que um carro a combustão paga, mais o IVA em cima, são logo mais 10 a 20 000€.
Pode como ? mostre-me lá um exemplo disso, e que tenho mais de 300 mil kms em electrico e nunca meti bateria nenhuma. Secalhar sou um caso de estudo da nasa.
Estou ansioso para que os elecricos paguem iuc, até porque já pagam, vá lá ver a tabela, para ver quanto vão pagar os a combustão, ainda bem que os a combustão duram para sempre sem levar nada, afinal as oficinas existem só para enganar a malta.
O combustão também, ou já se esqueceram que também havia incentivos para isso, fora a parte do custo mais baixo no diesel.
Lei o orçamento de estado, assim não diz tanto disparate.
Os eléctricos pagam sim iuc, vá lá ver a tabela de iuc.
Eu quero é ver o quanto de iuc vão pagar os a combustão quando os electricos começarem a pagar mais. lol
Em casa tenho um a gasóleo e outro 100% elétrico. Sobre o elétrico não pago IUC. Quando a percentagem de elétricos a circular for significativa os impostos vão carregar.
Vão carregar nos 2, sempre mais nos a combustão claro.
Já agora, eu pago 36 euros de iuc do meu electrico.
Eu pago 20 euros no meu de 92
Exclusivamente eléctricos estão isentos de IUC. Híbridos ou híbridos plug-in pagam o valor normal como qualquer outro automóvel.
Estão isentos à cerca de 1 anos, só no ano passado não paguei, nos anos anteriores paguei, porque é um veiculo anterior a 2007, vá ver na tabela de IUC, ao fundo, aparece lá.
Tenho VE Desde 2016 e nunca paguei iuc…
Veículos elétricos de 2007 pra frente estão isentos.
Tenho um elétrico e um a GPl ando smp a GPL pois n compensa andar a eletricidade
Qual é o eléctrico e a que potência ele carrega ao máximo e que bateria tem?
Nissan leaf mas a versão mais “ligth”….. Já estou e arrependido de o ter comprado talvez o venda
Qual é a versão light ? que bateria tem ? sabe qual é o nome da porta de carga rápida ?
Todos ficam arrependidos após 8 anos de terem um carro elétrico.
Só não fica arrependido quem troca de carro a cada 5 anos.
Arrependido porque ?
E a versão q tem a bateria com menos potência
Então é de que ano ?
Não entendo qual o seu interesse em andar aqui a mentir, não vê que é difícil convencer alguém que tem algo sem a ter.
É tudo muito bonito, mas isto pode ser tudo preços bonitos e isenções, mas quando o Governo precisar vai começar a retirar de algum lado…
Espero cá estar para ver quanto vão pagar os a combustão nessa altura.
Haverá muitas soluções. Os MCI não serão os mesmos de hoje. Híbridos EV, com H2, biocombustíveis, etc. Para o bem da humanidade que não se volte às monosoluções tecnológicas.
Nenhuma solução é boa se for exclusiva e monopolista.
Um carro hybrid quando funciona a diesel ou a gasolina, consome mais que um carro normalé é a mesma coisa que um carro automatico, porque sao mais pesados, uns devido as batarias e o outro devido a caixa de velocidades.
Errado, nenhum hibrido consome mais.
Tb querem o q???! Só facilidades?! Já n basta pagarem os impostos mais BARATOS da Europa e terem os maiores ordenados da mesma e c os maiores benefícios e ainda se queixam da oletricidade p brinquedos dos pobretanas?! Epah crescem e aparecem… Mas p boer uma sff
Se o carro híbrido quando esta a trabalhar com o motor a combustão poluiu mais é porque consome mais combustível, é a mesma coisa que um carro automático, são mais pesados, vi um gráfico na televisão, em que um carro híbrido quando trabalhava a combustão era o que mais poluia, conseguia poluir mais que um mercedes a combustão, o que menos poluia era o carro totalmente elétrico.
E então qual o problema de poluir
Mas consome mais onde ? então o motor a combustão não é igual aos outros ?
Não, viu mal, o que viu foi, carros hibridos plugin quando NÃO CARREGADOS NA TOMADA, emitem mais que aquilo que anuncia, mas isso é um problema de todos os carros só a combustão, todos eles como é sabido emitem mais que o anunciado.
Isso de emitir mais emissões é o menos grave o mais grave é beber mais
Bebe mais para quem fizer de próposito, os plugin foram feitos para, imagine, “plugin” se não os carregarem nalgumas situações até bebem mais, mas no geral não, ex: cidade.
Emitir mais ou beber mais é o mesmo, só emite se beber.
Mas a preocupação é no quanto ele bebe N quanto ele polui
Int€r€ses
O que ele bebe ou polui é a mesma coisa, quanto mais bebe mais polui.
Claro que interesses, se não fosses esses interesses ainda hoje andava de carros a gasolina com carburador, e diesel só em camiões e tractores, normas Euro…..
Essas s sao máquinas
Máquinas que gastam muito e andam pouco, ainda bem que muitos gostam.
Amigo tenho um cm 30 anos e gasto média de 30 € faço 400 km
E tem força que se farta
Jon comparado com os da idade dele, não queira comparar um carro com 30 anos com carro recente, se o faz é porque tem pouca experiência com carros novos.
Eu com de 1998, com 30 euros faço 2600 kms.
Nem qero carros novos colega n quero prejuízos
O meu abastace os 50kWh da bateria por cerca de 5€. E chega para 350/400km dependendo do peso do pé direito.
Bastante económico. E faz 8seg dos 0 a 100km/h not bad, not bad.
Faço em média 100/150 km por dia uma vez ou outra mais cerca de 200 mas e raro e estou a pensar comprar um eléctrico pois a minha media de combustível anda sempre pelos 400euros mas, pois o meu trabalho assim obriga.
Sera que um elettrico compensa para mim?
Não sei as suas condições mas no seu lugar compraria a GPl
Fazer médias de 400 km com pouco mais de 12 €
Já pensei nisso mas nao arranjo nada em condições ou muito antigo tudo com muitos Km ou então de alta cilindrada
400 km por 12€ de GPL… diga onde compra esse GPL
Tem a gasolina ou gasóleo?
mesmo coisa pesquiso no Stand virtual por GPL nada de interessante.
Se o seu for a gasolina pode aplicar a GPl gasta cerca de 1000 euros
é a Gasoleo
A sorte dos humanos é os carros não andarem a água pós se assim fosse morreriam à sede pois seria impossível ganhar para pagar aos ladrões ligados aos fornecedores , nesse caso de água.
Esse ė um indício muito claro de que não percebes nada de economia.
Um bem como a água nesse contexto não é um bem escasso para contribuir para a inveja. Não estamos aqui a falar de água potável.
Usa esse cérebro para pensar um bocadinho, dasss!
A melhor solução, a meu ver, será nos próximos anos, começando já, é a reconversão de carros actuais para eléctricos, sem necessidade de comprar carros novos eléctricos.
É mais fácil para muita gente ter carro eléctrico. Muito trabalho e emprego para quem investir neste sistema.
Evita-se o avolumar, a breve e médio prazo, de sucata aos montes por todo o mundo.
É uma maior ajuda para conter a poluição a nível mundial.
O estado é responsável por ter alguma coisa a assumir neste sentido.
De acordo com o exemplo utilizado pela ERSE, que considera um cenário de 12,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico, o custo implícito para 100 quilómetros, incluindo as novas taxas, será de 5,80 euros no primeiro caso e 5,87 euros no segundo.