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AeroShark: Película inspirada na pele de tubarão reduz consumo dos aviões

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Hugo Nabais says:

    Reduz imediatamente o consumo de combustível em 1,1%?!
    Portanto vão continuar a gastar 98,9% em cada voo os aviões com esta pele!
    Revolucionário!

    • Ofabulastico says:

      Um avião pequeno em 5500 km produz cerca de 180 toneladas de CO2. Tendo em conta que só a lufthansa them 750 aviões e 2/3 estão sempre a voar, assim por baixo:
      – 750 x 180 (uns viajam mais de 5500 km outros menos) = 135000 toneladas de CO2/ dia.

      Pois se poupa 1.1%, são 1500 toneladas de CO2 MENOS ao dia!

      Num ano só está empresa iria emitir 530.000 toneladas menos de CO2!!!

      • João Silva says:

        Só falta saber quanto CO2 produzem para devenvolver/aplicar esta “escama”.

      • Rui says:

        Fora a poupança o combustivel

      • Hugo Nabais says:

        Exacto, é isso mesmo, segundo esse exemplo que deste, apenas poupam 530.000 toneladas em 50.000.000 toneladas produzidas num ano!
        Portanto em relação ao que os aviões produzem a diminuição é insignificante e o impacto no ambiente será insignificante.

        • Manuel says:

          Não conheces nem um bocadinho desta industria ahah, já ninguem vai inventar a roda ou se muda completamente o paradigma ou o que dá para melhorar são pequenas coisas que muitas vezes são caras como presumo que deve ser o caso desta, uma melhoria de 530 mil toneladas só nos aviões de uma companhia é uma melhoia significativa.
          Ainda te vou dar uma novidade se alguma companhia implementar isto não é de certeza por causa do CO2 e sim pelo combustivel poupado

  2. Miguel says:

    Andam loucos loucos para tirar as janelas!
    Espero que nunca tenham aprovação, eu iria detestar… até me dá voltas ao estômago

    • Mr. Y says:

      Tirar as janelas? Como assim?

      • Miguel says:

        Existem vários “benefícios” em retirar as janelas
        – Menos custos na assemblagem
        – A fuselagem passa a ser mais sólida sem os buracos
        – As janelas são uma parte muito complexa e precisam de muitos cuidados na sua criação
        – As janelas são das partes que necessitam de mais manutenção.
        – Menos custos na manutenção

        E como este artigo menciona.
        “Tecnologia funciona melhor em aviões “sem janelas”
        A equipa da AeroShark diz que é provável que seja ligeiramente mais eficaz em aviões de carga que não têm filas de janelas para trabalhar. ”

        Só para teres noção, as companhias já têm protótipos de ecrãs a substituir as janelas. Só não estão ainda “no ar” porque existe um receio grande por parte dos clientes e muitos receios de aumentar a sensação de claustrofobia (estão a tentar resolver com ecrãs e etc)

  3. PAULO SILVA says:

    Acho curioso a novidade já que a forma de escama para aerodinâmica já é utilizada na bola de golfe há muito tempo… com o mesmo propósito de fazer a bola voar mais longe…
    Na natação existem fatos com esse tipo de material uma vez que a parte irregular aumenta a camada limite e com isso aumenta a deslocação do ar/agua diminuindo o arrasto.
    Apenas vejo agora um material hi-tech aplicado à superfície do avião em vez da tinta… demorou mas chegou.

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