Adeus SEAT? Volkswagen confirma a “morte” da marca histórica
Quem não conhece a marca histórica de carros espanhóis SEAT? Mas há más notícias! Thomas Schäfer, CEO de Volkswagen confirmou a "morte" da marca como a conhecemos e apresentou novidades para o futuro. Saiba o que vem aí.
O futuro da Seat é Cupra...
A SEAT deixará de existir como a conhecemos. A confirmação foi feita pelo CEO de Volkswagen esta segunda-feira no Salão Automóvel de Munique, que revela que o “O futuro da Seat é Cupra”. Segundo o que é revelado pela revista britânica Autocar, a marca automóvel não irá morrer totalmente, mas existirá de outra forma.
Thomas Schäfer referiu que chegou o momento de escolher entre a SEAT e a Cupra, sendo que esta última traz maior potencial de crescimento e nesse sentido também irá ser feito um maior investimento. No entanto, a SEAT irá seguir outro caminho.
O Pplware referiu aqui que a partir de 2023, a marca automóvel iria recondicionar carros usados, tanto da sua marca, como das restantes marcas do Grupo Volkswagen. Mais tarde, vai incluir um serviço de reparação, reutilização e reciclagem de baterias. Talvez seja esse o futuro da marca de carros que já que pertenceu ao Estado Espanhol.
Num comunicado enviado ao Pplware, a SEAT refere o seguinte:
- Há relatos imprecisos em alguns meios de comunicação de que o Grupo Volkswagen vai parar de produzir carros sob a marca SEAT.
- Na verdade, a marca SEAT está mais forte do que nunca.
- Agora que a situação dos semicondutores começou a normalizar, as vendas deste ano até agora cresceram 18%, atingindo 199.000 carros vendidos.
- A SEAT tem um volume de encomendas muito elevado e tem atualmente a melhor gama de produtos da sua história
- A marca pretende atualizar o SEAT Ibiza, Arona e Leon para continuar a oferecer carros híbridos plug-in e eficientes em termos de combustível até ao final da era da combustão.
- Chegará a hora da eletrificação da SEAT e será diferente. Estamos a trabalhar arduamente para isso.
- Estamos a desenvolver o futuro da SEAT.
- Há uma oportunidade para a SEAT oferecer novas formas de mobilidade que os jovens precisam, como a partilha, as subscrições e a micromobilidade, onde já temos muita experiência com a SEAT MÓ
Este artigo tem mais de um ano
RIP 1.9TDI.
Motor fraco e problemático.
Estas completamente doido.
Lol O número de anos de existência deste motor dizem o contrário.
Se não percebes nada de motores, não atrapalhes o negocio. O 1.9Tdi tem mais que provas dadas na sua fiabilidade. Pena foram os miúdos terem torturado esses motores ate à exaustão. 🙁
Mais que provas dadas… as melhoras.
Seat Ibiza 1.9, diesel, de 1994, simplesmento fabuloso.
Recomendado para execuções na câmara de gás.
Agora é que o Nuno Markl vai ter de comprar um carro.
O que mais vejo na rua é marcas do grupo Volkswagen, e seria estúpido acabar com um modelo que vende muito, mas eles lá sabem.
Vão vender Cupras…a preço elevado.
A Cupra está a vender muito mas muito bem, não só cá como na Europa inteira, México, Austrália entre outro, vai ser lançada tambem nos EUA.
Normal, é actualmente o maior grupo automóvel do mundo à custa das muitas marcas que tem, de boa construção e de um investimento em marketing muito bem conseguido, direcionando cada uma das marcas para um tipo de cliente alvo. Segue-se a Toyota, suportada pela Lexus e pelo grande sucesso no mercado asiático e americano.
Mas de resto concordo. Embora historicamente acho que possa ser um tiro nos pés, talvez eles vejam que os jovens preferem os Cupra aos SEAT e portanto matam a SEAT. A Citroen só não faz o mesmo porque não pode acabar com ela própria, porque na verdade a DS tem cada vez mais sucesso junto do público jovem.
Não vai ser por várias razões!
A SEAT só vive as custas do Ibiza, vendem alguns Leon’s, todos os outros modelos vendem pouco.
O custo da mão de obra da oficina SEAT perto de mim é de 40€/h que é inferior a da Hyundai…
Só vendem maioritariamente para Portugal e Espanha.
O que dá dinheiro é a venda de modelos caros e não modelos baratos, daí a Cupra, modelos mais depostivos, modelos caros, passou a marca premium mas não compete com nenhuma marca do grupo.
Desde que acabarm com os motores System Porsche ,passou a ser uma vw mais barata.
Esta gente as vezes têm tudo o que precisam para vencer e deitam fora, como a Fiat fez com o Lancia Delta, 10 anos a vencer tudo e depois acabaran com o modelo que lhes podia dar dinheiro como chuva.
O povo come carros… Nos próximos anos vão andar tipo gado a comer os pneus.
Uma marca tão boa que desaparece assim do nada.Nem dá para acreditar. 🙁
Pelo que percebi a SEAT vai ficar com a mobilidade urbana (trotinetes, micro-carros elétricos, e-bikes…), manutenções/assistências (combustão e elétricos) e a CUPRA vai vender carros elétricos com melhor desempenho…
Cupra ! aqueles chaimites com rodas que agora existem ! parecem uns tanques de guerra. mais um tiro nos pés.
Só que foi o aumento das vendas desses “chaimites com rodas” que levaram a SEAT finalmente a ter lucro desde 2019:
https://www.seat-mediacenter.com/smc/seat-sa/seat-sa-news/company/2023/CUPRA-increases-sales-by-93-in-2022-and-drives-the-financial-turnaround-of-SEAT-SA
Quando se considera o Cupra como um tiro nos pés quando claramente se vê que é um tiro mesmo em cheio no centro do alvo, é melhor consultar um oftalmologista rapidamente.
so doutorados em gestão empresarial por aqui
Se alguém precisar de um administrador para a sua empresa basta contratar qualquer um dos que aqui comentam acima.
Apesar de não irem além de empregados por contra de outrem, tem mestrados, MBAs e doutoramentos em gestão, tirados pela internet, que envergonham qualquer um de qualquer multinacional!
É aproveitar que por 2000€ já se contratam aos pares!
A SEAT nunca teve carros próprios. Montava Fiats e punha-lhes o emblema. Assim como os russos montavam Fiats e chamavam-lhes Lada.. Só conseguiu ter alguma projecção graças à qualidade dos motores Volkswagen, actual dona.