Acidente com uma Cybertruck torna-se viral: condutor ia com o Full Self-Driving ativado
Um condutor de uma Tesla Cybertruck relatou que colidiu contra um poste depois de bater num passeio enquanto utilizava o Full Self-Driving (FSD), o avançado sistema de assistência à condução da Tesla, que Elon Musk promete tornar totalmente autónomo ainda este ano.
Publicação do acidente com a Tesla Cybertruck está a tornar-se viral
Jonathan Challinger, um programador de software para drones residente na Florida e funcionário da Kraus Hamdani Aerospace, partilhou no X o relato sobre um acidente com a sua Cybertruck, que se tornou um tema amplamente debatido.
Challinger afirmou que estava a conduzir com o sistema Full Self-Driving ativado, um conjunto de funcionalidades avançadas de assistência à condução que exigem supervisão constante do utilizador. No entanto, a Tesla tem vindo a sugerir que, em breve, este sistema poderá operar sem necessidade de supervisão humana.
De acordo com o seu testemunho, conduzia com o FSD v13.2.4 na faixa da direita, que se encontrava a terminar e obrigava a uma mudança para a faixa da esquerda. No entanto, o veículo não efetuou a manobra e acabou por bater no passeio. Challinger explicou que não reagiu a tempo para assumir o controlo da Cybertruck:
O sistema falhou ao não sair da faixa que estava a terminar (não havia nenhum veículo à minha esquerda) e não tentou reduzir a velocidade ou virar até já ter batido no passeio.
Após o embate no passeio, a Cybertruck colidiu com um poste. Felizmente, Challinger saiu ileso do acidente.
Soooooo my @Tesla @cybertruck crashed into a curb and then a light post on v13.2.4.
Thank you @Tesla for engineering the best passive safety in the world. I walked away without a scratch.
It failed to merge out of a lane that was ending (there was no one on my left) and made… pic.twitter.com/vpT4AGz8jZ
— Jonathan Challinger (@MrChallinger) February 9, 2025
O local onde o poste estava posicionado era algo invulgar, mas não há qualquer justificação para o sistema FSD da Tesla não ter mudado de faixa. Mesmo que não tivesse feito essa manobra, deveria, no mínimo, ter evitado o embate no passeio.
The vehicle was in the shoulder lane when Tesla's Full Self-Driving (FSD) first missed the road markings signaling to move left 500 feet before the pole, then failed to detect the pole in the middle of the lane where the shoulder had just ended.
This shows three problems with… pic.twitter.com/GvvZoi9hRZ
— Troy Teslike (@TroyTeslike) February 9, 2025
Um alerta para os condutores de Teslas
Challinger afirmou que decidiu partilhar a sua experiência como um "aviso público", para alertar os condutores para a necessidade de manterem sempre a atenção quando utilizam o sistema Full Self-Driving da Tesla:
Foi um grande erro da minha parte, obviamente. Não cometam o mesmo erro que eu. Prestem atenção. Isto pode acontecer. Acompanho de perto a Tesla e o FSD e não tinha conhecimento de qualquer acidente com a versão V13 antes deste.
Este poderá ser o primeiro acidente registado com a versão mais recente do FSD v13, que o CEO Elon Musk tem descrito como "revolucionária" e um passo crucial para alcançar uma condução totalmente autónoma até ao final do ano.
Musk e vários influencers da Tesla têm divulgado frequentemente vídeos do FSD, alegando que a tecnologia está "à beira de se tornar verdadeiramente autónoma". No entanto, os dados disponíveis indicam que esta funcionalidade parece estar mais longe do que isso.
Leia também:
Acho impressionante um carro tão pesado e resistente a balas e mais umas botas ficar todo partido a menos de 25 kmh, insuficientes para deitar o poste abaixo.
Segundo o condutor ia a 30-45mph.
45mph=72kmh. Perto de uma escola acho improvável, bem com a essa velocidade até um mini tinha deitado o poste abaixo.
Estou a regular-me pelo limite de velocidade de 15mph visível na foto.
Afinal não se estraga tanto, mas pronto , tem de inventar sempre um pouco.
Inventar o quê? O poste está firme e hirto como se tivesse acabado de levar com um mosquito. A Cyber está toda partida LOL
Depende do poste, mas claro que sendo um Tesla, tudo serve para duvidar.
O acidente é de noite, é improvável que ainda fosse hora para largar/recolher alunos, que parece ser para o que essa via serve. Está lá escrito “15 mph when flashing”
Sei lá se é improvável. É simplesmente o que o autor do post diz.https://x.com/MrChallinger/status/1888558301840916630?t=VSNSTQ_NAKAQQNtFzEYsqA&s=19
E na photo está visível 15mph when flashing. Limite só se aplica a certas horas
Na mesma publicação ele indica o o sistema FSD falhou, o que causou o acidente. Mas … agradece a Tesla por ter sair ileso.
Este pessoal adormeceu e não querem acordar para a realidade 😀
São casos de estudo!
“Se o poste tivesse auto pilot o acidente não aconteceria”, dirão os defensores de que quando for tudo automático é que isto vai ser bom (e não duvido… mas vá lá, ainda não é a altura para brincadeiras).
Se foi o FSD o condutor ja tinha publicado o video na net, parece mais uma tentativa para descartar a responsabilidade.
A estrada é que está mal feita -.-
“Full Self-Driving (FSD), o avançado sistema de assistência à condução da Tesla, que Elon Musk promete tornar totalmente autónomo ainda este ano”. Há anos que anda a prometer isso. A última, é que chegava o computador (H3) que vem com os Teslas que têm sido vendido recentemente. Afinal não chega, é preciso o H4. Quem já comprou o FSD, a Tesla substitui gratuitamente o H3 pelo H4. Quem não comprou, como na Europa em que o FSD não estava à venda, se quiser compre o H4 … e uma Nª Srª de Fátima .. e não tire as mãos do volante.
Fico impressionado é com o poste . Depois de ver como o carro ficou e o poste aparentemente nada sofreu , grande poste . Enquanto isso o vigarista continua por aí fora a mentir e a convencer os tolos que os carros dele é que são bons.
+1
Ser dono de um tesla tem algo de masoquista.
Não, não. Dizem que é MAGAnífico.
Ahahahah
Tesla é o carro mais seguro do mundo mas como tudo na vida nada é perfeito. Ainda assim em testes independentes quem conduz tesla tem menos de 3% de ter um acidente enquanto um outro carro tem mais de 60%
“Tesla é o carro mais seguro do mundo” Investas-te isso sozinho ou foi precisa ajuda ?
Deve ter sido sozinho, porque encontrar alguém que partilhasse a mesma baboseira que o rapaz acabou de dizer, era muito difícil.
Os testes independentes que fala, é ele que os faz com carrinhos da hot wheels.
@Eu, o que eu já me ri da tua resposta, muito bom
Estava a olhar para a foto e esta uma raquete caída ao lado do carro, a bagageira da CT é a frente?
Aquilo é tudo bagageira
Pudera… por exemplo nas AE nem passam dos 100 Km/h!
Eu ainda ontem fiz Lisboa Albufeira em 1hora e 20 minutos…em auto estrada quase sempre a 180-200
Já tenho água pelos tornozelos, podes parar de regar sff?
Quais ? Os a combustão ? Sim.
Olha outro! Mais tabaco nisso…
É o que vejo.
Não é o que diz o estudo da Carscoops disponível em:
https://www.carscoops.com/2025/01/volvo-subaru-tesla-lead-study-with-most-5-star-safety-ratings/
Esses dados são bué científicos
Outro tretas.
Teslas são os carros onde se morre mais por acidente e já agora os que são mais propensos a verem-se envolvidos em acidentes:
https://www.msn.com/en-us/autos/electric-cars/study-finds-tesla-has-higher-rate-of-fatal-accidents-than-any-other-car/ar-AA1uw3xA#:~:text=Tesla%20has%20the%20highest%20rate%20of%20fatal%20accidents,brand%20in%20the%20US%2C%20according%20to%20new%20research.
Isso não quer dizer que seja o menos seguro, se tiver menos acidentes e mesmo assim com mais mortes….
E número de acidentes por carro ou por km ?
O que é que quer que lhe diga? Leia o artigo e aprenda! Está lá tudo!
É o que diz lá:
“Focusing on crashes involving 2018 to 2022 model-year cars that resulted in at least one occupant’s death”
Hum que estranho, afinal a tesla aparece em 6º com o model y e 21º com o model s
Que estranho.
https://www.iseecars.com/most-dangerous-cars-study#v=2024
Estamos a falar de marcas e não de modelos. Lá vem vc a querer dividir para reinar.
No seu site isso está bem expresso:
1. Tesla – 5.6 | 2. Kia – 5.5 | 3. Buick – 4.8 | 4. Dodge – 4.4 | 5. Hyundai – 3.9 | Média geral – 2.8.
Ou seja, se guiar um tesla a probabilidade de marar é 2x’s superior à média geral da indústria.
Só que a versão oficial é de que o carro se desviou de um peão que entrou de repente na passadeira. O sistema detetou, travou e fez o desvio.
Não é preciso ardrabar, basta olhar para a foto e a seta a vermelho. O carro seguia pela via da seta e espetou-se no post de iluminação que está no fim. Que a via é bastante esquisita, com um poste no fim, e pode enganar um sistema de condução autónomo é certo. Não é preciso inventar peões na passadeira.
Mais um arruaceiro a passear num Tesla.
O problema não é da Inteligência Artificial… é da burrice Humana em confiar na IA.
A Tesla é um desperdicio de dinheiro. Problemas do principio ao fim.
O Musk ainda não sabe como resolver o problema, dos postes magnéticos.