Abrir as janelas do automóvel antes de ligar o ar condicionado?
Circula por estes dias na rede social Facebook uma recomendação que refere que se devem abrir as janelas do automóvel antes de ligar o ar condicionado. A recomendação deve-se a questões de saúde do condutor e dos passageiros, mas há quem refira que se trata apenas de um rumor.
Será que deve mesmo abrir as janelas do automóvel antes de ligar o ar condicionado?
Benzeno é um composto volátil com comprovada toxicidade para os seres humanos.
De acordo com uma publicação no Facebook...
Quando estacionamos o carro no sol, com as janelas fechadas, o nível de benzeno, substância tóxica que afeta o rim e o fígado, fica, em média, mais de 40 vezes que o nível aceitável! Essa substância é extremamente difícil de ser expulsa pelo organismo. O ideal é que ao entrar no carro, deixemos as janelas abertas por no mínimo 2 minutos, para que o ar possa circular, e só depois liguemos o ar condicionado
O benzeno é um composto volátil com comprovada toxicidade para os seres humanos.
No Polígrafo do SAPO, o pneumologista João Carlos Winck, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), explica que abrir os vidros de um automóvel é uma boa forma de reduzir os níveis de dióxido de carbono (CO2) que se acumulam, devido à respiração dos passageiros. “O CO2, quando em níveis elevados, pode provocar sonolência, o que pode aumentar o risco de acidente”, alerta.
“Por outro lado, quando abrimos as janelas dos automóveis no meio de um trânsito intenso, no centro de uma cidade com níveis altos de poluição atmosférica, corremos também o risco de aumentar os níveis de poluentes no seu interior (nomeadamente monóxido de carbono, partículas finas, metais pesados, compostos voláteis incluindo o próprio benzeno)”, esclarece o médico.
Fonte oficial do Automóvel Club de Portugal (ACP), referiu ao Polígrafo que “quando entramos no carro, estacionado ao sol, e com os vidros fechados, o ar que está dentro do automóvel está mais quente que a temperatura exterior. Há por isso vantagem em abrir as janelas do carro e ligar o ar condicionado, pois o ar que está dentro das condutas de ar também está quente e o sistema não arrefece instantaneamente. Por essa razão devemos ter os vidros abertos até começar a vir ‘frio’ das condutas”.
Este artigo tem mais de um ano
E mais uma recomendação para os que pensam que andar com os vidros abertos e A/C desligado poupam dinheiro.
Já saiu em muitos artigos e mesmo no Top Gear que apenas “compensa” andar sem A/C e com os vidros abertos até 60km/h, após isso, graças á força exercida pela resistência do vento, levar os vidros abertos consome mais conbustível que levar o A/C ligado. 😉
Recordo-me que num episódio dos Mythbusters também chegaram a essa conclusão.
correcto
eu vi um estudo que falava em 80kmh, depende do carro, ar condicionado, etc…
O ideal é abrir as janelas todas e ativar os airbags para expelir todo o ar quente do interior do veiculo. Depois arruma-se os airbags, fecham-se as janelas e já se pode ligar o AC.
Melhor que isto é impossível.
Pode manter-se o ar condicionado sempre a funcionar, com filtro HEPA e Carvão Activado.
Se vai gastar energia? Claro, mas é melhor que ter que andar a activar airbags e arrumá-los, abrir e fechar janelas, etc.
Aliás nem é nenhuma inovação, alguns veículos têm o modo de criança, onde o carro mesmo parado se mantém a funcionar para manter o ar condicionado e garantir que a criança no interior não fica em risco de vida… normalmente é um modo activado manualmente, não sei se algum veículo tem modo automático. Em alguns países, como a Rússia, em alguns lugares durante o Inverno nunca desligam os motores, porque se o fizessem o carro não andaria mais até ao fim do Inverno tal é o frio que faz.
Em vários países têm modo de pré-entrada de série nos veículos, onde carregam no comando e activa o motor e liga o ar condicionado.
e em relação aos airbags?
hehehehe
Isso! 😀
Gosto deste tema de conversa de café kkkkkkkkk
Tenho outro: “Desengatar o carro só com o pé no travão, ou com o pé no travão e embraigem?!”
Acho que faz parte do senso comun…, mas eu ainda vou mais longe, eu até so ligo o AC qd o oleo atinge e temperatura ideal ( 90º ).
+1
Sim porque o AC usa óleo do motor
Abrir os vidros totalmente sim no início para tornar o arrefecimento mais eficaz, sobretudo se a viatura estiver fechada ao sol. Depois de alguns minutos fechar.
Claro, é uma questão de bom senso, mas, como o mundo está cheio de gente tonta, vai sendo necessário fazer desenhos para explicar as coisas mais básicas.
Já agora, vi algo sobre os plásticos dos carros, quando expostos ao sol intenso libertam a tal substancia cancerígena.
Relacionado com a climatização do carro, sempre me perguntei quanto é que umas peliculas/vidros escurecidos poderiam poupar em combustível nos meses de Verão? Mais confortável sei que é.
Nunca pensei em colocar nenhumas devido aos preços proibitivos (com principal destaque para o que cobram para a sua legalização).
Independente de estacionar ao sol ou não, tenho um hábito já muito antigo que é deixar as janelas opostas ligeiramente entreabertas onde não cabe um dedo mas que é mais que suficiente para o ar circular.
Se tiver o azar de ao regressar o carro e este estar à torreira do sol, sobretudo em dias muito quentes, o que faço é abrir todas as portas, inclusive o portão traseiro, baixar os vidros por completo, ligar o motor, e ligar a ventilação no max para limpar o maior que está nas tubagens, pouco depois ligo o ar condicionado também no máximo, fecho portas e portão traseiro, espero uns 30s e depois sim entro no carro!
Depois de andar umas centenas de metros, fecho parcialmente as janelas e depois de mais umas centenas fecho as janelas por completo. Pouco depois o ar condicionado estabiliza nos mínimos (em auto) e assim vai.
Por causa do calor, eu só compro carros brancos.
Eu nem ligo o ar condicionado tão pouco faço kilometros com o ar condicionado desligado só ligo quando quando está de chuva.