PplWare Mobile

Abrir as janelas do automóvel antes de ligar o ar condicionado?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Berto says:

    E mais uma recomendação para os que pensam que andar com os vidros abertos e A/C desligado poupam dinheiro.
    Já saiu em muitos artigos e mesmo no Top Gear que apenas “compensa” andar sem A/C e com os vidros abertos até 60km/h, após isso, graças á força exercida pela resistência do vento, levar os vidros abertos consome mais conbustível que levar o A/C ligado. 😉

  2. Jorge M. says:

    O ideal é abrir as janelas todas e ativar os airbags para expelir todo o ar quente do interior do veiculo. Depois arruma-se os airbags, fecham-se as janelas e já se pode ligar o AC.
    Melhor que isto é impossível.

    • Joao Ptt says:

      Pode manter-se o ar condicionado sempre a funcionar, com filtro HEPA e Carvão Activado.
      Se vai gastar energia? Claro, mas é melhor que ter que andar a activar airbags e arrumá-los, abrir e fechar janelas, etc.
      Aliás nem é nenhuma inovação, alguns veículos têm o modo de criança, onde o carro mesmo parado se mantém a funcionar para manter o ar condicionado e garantir que a criança no interior não fica em risco de vida… normalmente é um modo activado manualmente, não sei se algum veículo tem modo automático. Em alguns países, como a Rússia, em alguns lugares durante o Inverno nunca desligam os motores, porque se o fizessem o carro não andaria mais até ao fim do Inverno tal é o frio que faz.
      Em vários países têm modo de pré-entrada de série nos veículos, onde carregam no comando e activa o motor e liga o ar condicionado.

    • Sabe-se lá says:

      Isso! 😀

  3. Andre Rodrigues says:

    Gosto deste tema de conversa de café kkkkkkkkk
    Tenho outro: “Desengatar o carro só com o pé no travão, ou com o pé no travão e embraigem?!”
    Acho que faz parte do senso comun…, mas eu ainda vou mais longe, eu até so ligo o AC qd o oleo atinge e temperatura ideal ( 90º ).

  4. Driver says:

    Abrir os vidros totalmente sim no início para tornar o arrefecimento mais eficaz, sobretudo se a viatura estiver fechada ao sol. Depois de alguns minutos fechar.

    • Algrivão says:

      Claro, é uma questão de bom senso, mas, como o mundo está cheio de gente tonta, vai sendo necessário fazer desenhos para explicar as coisas mais básicas.

  5. ETH says:

    Já agora, vi algo sobre os plásticos dos carros, quando expostos ao sol intenso libertam a tal substancia cancerígena.

  6. R says:

    Relacionado com a climatização do carro, sempre me perguntei quanto é que umas peliculas/vidros escurecidos poderiam poupar em combustível nos meses de Verão? Mais confortável sei que é.
    Nunca pensei em colocar nenhumas devido aos preços proibitivos (com principal destaque para o que cobram para a sua legalização).

  7. Yamahia says:

    Independente de estacionar ao sol ou não, tenho um hábito já muito antigo que é deixar as janelas opostas ligeiramente entreabertas onde não cabe um dedo mas que é mais que suficiente para o ar circular.
    Se tiver o azar de ao regressar o carro e este estar à torreira do sol, sobretudo em dias muito quentes, o que faço é abrir todas as portas, inclusive o portão traseiro, baixar os vidros por completo, ligar o motor, e ligar a ventilação no max para limpar o maior que está nas tubagens, pouco depois ligo o ar condicionado também no máximo, fecho portas e portão traseiro, espero uns 30s e depois sim entro no carro!
    Depois de andar umas centenas de metros, fecho parcialmente as janelas e depois de mais umas centenas fecho as janelas por completo. Pouco depois o ar condicionado estabiliza nos mínimos (em auto) e assim vai.

  8. Há cada gajo says:

    Por causa do calor, eu só compro carros brancos.

  9. antonio barreira says:

    Eu nem ligo o ar condicionado tão pouco faço kilometros com o ar condicionado desligado só ligo quando quando está de chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.