PplWare Mobile

Abate de veículos com mais de 16 anos? Saiba quanto pode receber

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Grunho says:

    Os sem vergonhas do lobby automóvel conseguiram à viva força o objectivo deles. E vão empochar milhões à conta dos contribuintes.

    • PTO says:

      Não. não vão. Pelo menos de mim não vão ver nem um tusto.

      Eu tenho um Toyota Corolla de 2006 em perfeitas condições e não o vou mandar abater por essa quantia ridícula e endividar-me para comprar um carro que não me vai trazer praticamente nenhuma poupança, seja no combustível ou no valor de IUC.

      E sim, os EV’s não constam da minha equação pois para além de ainda estarem a um nível de preços para classe média alta e ricos, existe tb o problema de que quem não tem garagem e tem de carregar nos postos de rua o custo para fazer 100kms fica igual ou mais caro do que com um EV do que com um carro a gasóleo.

    • Ifm says:

      “valor a rondar os 3 mil euros (valor não será igual para todos).”

      Alguém leu bem isto??

      1- rondar os 3k pressupõe que pode sem mais ou menos. ( acho que na linguagem PS lê se MÁXIMO)

      2- rondar os 3k pressupõem se que mesmo o valor mais baixo de incentivos não seja inferior a 2000€ ( e 2000€ nem é sequer rondar os 3k)

      3- comprar um carro elétrico pode ser a um particular? ( ou a ajuda dos 3k vai só para as comissões do stand ” de usados”)

      4- comprar um carro elétrico pode ser impostação de um?? ( ex:Alemanha)

      Aposto que haaa muitos mas aqui no meio.
      E que a melhor aposta é mesmo pegar nos 3k e comprar uma bicla.

      ( aquelas que nem com os incentivos, anterior ninguém viu a guita)

      Hahaha

      Vão é receber uma mão cheia de nada.
      elEu tenho 1 carro para despachar, que só não foram para abate porque o motor é de guerra, e para transportar mercadorias sujas, é top não tenho de me preocupar com nada, desde riscos a sujo nada.

      Mas por 3k vai já.

      Mas não acredito, conversa de bandidos

  2. freakonaleash says:

    No orçamento para 2024 continuará a haver dotação para o incentivo à compra de carros elétricos? Se sim dará para juntar com o valor atribuído ao abate?
    Obrigado pelas respostas.

  3. Pijama says:

    como querem que uma pessoa compre um carro mais novo se não dão nada por um carro velho/antigo

  4. Rodrigo C. says:

    Não vão ter muita sorte, não tenho intenção nenhuma de me ver livre do meu clio de 2002 que faz 1100 num deposito sem ligar a luz da reserva. Depois já houve conhecidos meus que vem com a conversa de arranjar um carro “melhor”, pergunto melhor em que? Mas também não me sabem responder…
    O carro dá para tudo o que eu faço, gasta pouco, é fiável, a manutenção é acessível, etc… Porque haveria de querer um carro novo só por ser “melhor”?

    • André says:

      Ora nem mais! Nem eu com a minha megane de 2006 que faço 4.4l aos 100! Muito abaixo da realidade dos cangalhos electrónicos de hoje.

    • RuiRuelas says:

      Melhor na minha opinião é conforto e não estar estar a pensar que todos os meses venha uma surpresa de manutenção. Mas isto sou eu com a minha experiência talvez não tive as melhores sortes. Com isto não quero dizer que com um carro novo ou “melhor” não tenhas essas surpresas mas o risco é menor.

      • Rodrigo C. says:

        Tenho feito a manutenção toda ao carro, ta todo certinho nele, e como já disse a reparação mais cara que fiz nele foi a mudança da correia de comando e bomba de água, mas não quer dizer que não aconteça algo de mais grave no carro. Agora pelo o que eu vejo é os carros com cada vez mais eletrónica (sensores, etc) cada vez mais avarias dão.

      • Grunho says:

        Como se não houvesse más surpresas nos zero kms que se compram hoje, principalmente alemães e franceses. A diferença é que os mais antigos podem ser reparados quase em qualquer oficina, enquanto que os novos têm de ser obrigatoriamente reparados na rede oficial, e então se forem híbridos ninguém lhes pode tocar, pelo perigo que a instalação eléctrica representa.

    • PoisPois says:

      Estima-o e mantém-no, porque pela minha zona carros em 2º mão estão a desaparecer dos stands. Tenho um amigo que quer comprar um em 2º mão e está difícil de encontrar e os que há são preços de saltar as órbitas fora do crânio.
      O nosso País já não vai lá com palavras e dialogo, só quando houver um 2ª 25A mais musculado, coisa improvável de acontecer com tanta flor de estufa existente, até já ganham concursos de beleza MsPT.

      • mikado says:

        Mesmo com um 2º 25A nada mudara infelizmente. O que o país precisa é de uma mudança de regime pois a republica só foi asneiras e corrupção.

        • Grunho says:

          Pois, pois, põe-se uma palhaço parasita com uma coroa na cabeça a fingir que é deus, ou divino ou sobre-humano ou lá o que é, e a corrupção desaparece logo por artes de magia.

        • RuiRuelas says:

          O que é preciso é que a justiça funcione e com penas pesadas e serem cumpridas. Deixava logo de haver corruptos num instante. Mas é mais fácil perdoar e fingir ahlzeimer’s .

      • Rodrigo C. says:

        É o plano, tenho estimado o carro e planeio o continuar a fazer. Tenho outro clio 1.2 de 2003 que em 2020 foi 1800€ e tinha 150 mil km, e agora vejo eles a venda por quase 3000€ e se não por mais. (Atenção que sou dos açores por isso os valores dos carros, mesmo nos velhos é sempre mais alto)

    • Parlare says:

      Também tenho um Stilo de 2002 e está um relógio.

  5. David Guerreiro says:

    Se eu vender o meu carro antigo consigo mais do que os 3000€ que o Estado dá de incentivo.

  6. Infinity says:

    Pois, com esta fantastica actualizacao do IUC, quem vai comprar carros antigos? Obrigado Costa

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Pumba…. ora aí está! 🙂

    • Aves says:

      O que se pretende é que os chaços altamente poluentes sejam abatidos. Não é que passem de mão em mão por causa do IUC baixo.
      Ainda não tinhas percebido? Pensavas que o aumento do IUC era para compensar a redução nas portagens?

      • Fusion says:

        Certo, mas o cidadão comum que só tem poder económico para comprar carros antigos, como faz? Mais uma vez o governo a prejudicar o pobre e a classe média. E não digo com isto que o ambiente não seja importante e que não se tomem medidas, mas por amor de Deus, não afetem mais as carteiras dos mais pobres, porque, sejamos honestos, estas novas medidas só vão prejudicar ainda mais aqueles que já estavam em situação difícil.

      • Infinity says:

        Como se os eletricos sejam muito limpinhos, quer na altura do fabrico das baterias assim como a eletricidade nos carregamentos. A poluição que os carros produzem é uma gota de agua comparado com os avioes, barcos e afins. Alem de que achas que a malta tem dinheiro para comparar carros novos? ja custa pouco a pagar as casas quanto mais carros novos. Se quiseres podes ajudar a malta a mudar de carro das 90% do valor de compra

    • Portugalnoseudesastre says:

      Carros é só despesa, tenho um renault clio II, ja com 245.000 km, não me despacho dele nem por nada, pouco consumo, mecanica barata, e vai para onde quero. Este governo está a empodrecer o país, mas como o povo portugues come e cala, continuaram a empodrecer ainda mais.
      O mais impresionante é que conheço muitos idosos que me dizem que o país está a ficar muito pior que antes do 25 de abril a nivel de pobreza, e hoje o povo não lut.

  7. Aves says:

    O incentivo ao abate de viaturas com mais de 16 anos são as que tiveram aumento do IUC – as matriculadas antes de 01/07/2007.
    Por certo o incentivo será maior para as viaturas mais antigas.
    Não é dito nada sobre os anos seguintes (os orçamentos do estado são aprovados anualmente), mas faz sentido que a medida continue.
    A ver se algum dos queixosos com o aumento do IUC vem dizer que sempre é uma ajuda para comprar um carro semi-novo/novo, ou se se continuam a queixar. Senão queixo-me eu, porque tenho um carro um pouco mais recente que os de 01/07/2007 e não há incentivo.

    • Realista says:

      > A ver se algum dos queixosos com o aumento do IUC vem dizer que sempre é uma ajuda para comprar um carro semi-novo/novo, ou se se continuam a queixar

      Muita gente não tem um carro com mais de 16 anos porque quer, mas sim porque não tem outra hipótese. Muitos dos queixosos assim o são, queixosos, porque porque vão ter dificuldade em pagar este aumento do IUC. Não têm dinheiro para isso. Quanto mais para comprar um carro novo/semi-novo. Mesmo com incentivos de até 3000€.

      • Aves says:

        Costuma-se dizer que “muita gente … é toucinho”, ou seja, é um argumento que não leva a nada.
        Mas também vou usar o “muita gente”.
        – Muita gente não troca de carro porque praticamente não paga(va) IUC
        – Muita gente não troca de carro, porque tem carrões altamente poluentes (muitos já importados velhos) e não os quer trocar por carrinhos
        – Muita gente com carros matriculados antes de 01/07/2007 é mais rica que os que têm carros matriculados depois.
        Agora sem usar o “muita gente” – os que têm carros matriculados antes de 01/07/2007 há 16 anos que não pagam a componente ambiental do IUC. Eu, com um carro um pouco mais recente, pago 200€ (a componente de cilindrada é igual). O que pagaram a mais de Imposto Automóvel à cabeça (antes da reforma que o dividiu em ISV e IUC) já está compensado nos 16 anos.
        Mas que pena que eu tenho que lhes aumentem progressivamente o IUC – pode ser que dê para baixar o que estou a pagar para ficarmos a pagar o mesmo.

        • NP says:

          O que e’ altamente poluente? a diferenca de um ano/mes faz os carros serem mais/menos poluentes (mesmo modelo)?
          Qual e’ o peso na economia e no ambiente destes incentivos? Os carros antigos vao sendo substituidos ao longo do tempo, sem necessidade dos contribuintes terem de pagar para estes programas. Qual a vantagem de mudar de um carro termico para outro? Ou para hibrido ou electrico? sera que nao aumentou o CO2 em termos de recursos utilizados e se perdeu dinheiro pelo caminho?
          So e’ enganado quem quer. A taxacao aplicada em prol do ambiente e’ ja feito sobre o preco do combustivel, porque pagar IUC sobre o CO2?acho que seria a questao mais sensata e importante para os contribuintes.
          As taxas sao so isso, taxas. Angariacao de dinheiro para ser usado noutra coisa qualquer que o estado ache melhor,.

          • Aves says:

            Não percebes nada disto. Mas o que interessa é – automóveis ligeiros matriculados a partir de 01/07/2007, em gr de C02 por km EDC, valor da componente ambiental do IUC:
            – até 120: 63,23€
            – de 121 a 180: 98,88€
            – de 181 a 250: 206,07€
            – mais de 250: 353,01€
            Valores da componente ambiental do IUC dos matriculados antes de 01/07/2007: 0 (zero) €, mesmo que emitam mais de 250 gr de CO2 por km!
            Onde é que está a justiça disto? Aumentem-lhes o IUC para ver se deixam os carrões altamente poluentes e comprem carrinhos. Mas que peninha que eu tenho deles, especialmente por estar a pagar cerca de 200€.

          • PJA says:

            Sr Aves a produção de um automóvel produz muito mais poluição e utiliza os recursos.

        • Fusion says:

          Tenho acompanhado os teus comentários desde que apareceste por aqui e geralmente concordo contigo em 90% das coisas, mas neste caso ao ler os teus comentários sinto que nesta questão do IUC estas com “dor de corno” porque tens um carro pós 2007 e pagas mais que os outros, e não me leves a mal, mas sinto que estas com a postura de “se eu pago” então vocês têm que pagar tambem.

          E atenção, não leves a mal o que digo, no entanto ao ler os teus comentários sobre este assunto é o que sinto.

          Não sou economista e longe de ser entendido nestas matérias, mas acho que se poderia encontrar outras formas sem prejudicar aqueles que já são naturalmente prejudicados todos os dias.

          O que falaste no teu comentário (“muita gente … é toucinho”) é verdade, no entanto é verdade que muitos vão passar a sofrer, porque sejamos honestos ainda não existe mercado de segunda e terceira mão de elétricos aos preços dos homónimos a combustão, o que faz com que as opções para quem tem pouco sejam poucas ou nenhumas.

          Eu próprio neste momento tenho um carro pós 2007 e pago um IUC brutal, e não é por isso que me insurjo com os pré 2007 a dizer que “se eu pago tambem tens que pagar”.

          • Aves says:

            O que chamas dor de corno serve para acabar com a hipocrisia. O que é totalmente hipócrita é:
            – Os que têm carros matriculados antes de 01/07/2007 são uns povrezinhos, coitadinhos, os que foram matriculados depois é que são os riquinhos. Pelo meio, uns descaem-se, a dizer que não se querem desfazer dos carrões e comprar carrinhos, e que os riquinhos estão muito invejosos do IUC que pagam
            – A outra é os que estão em campanha eleitoral permanente contra o atual governo (estão no seu direito mas era perfeitamente dispensável num blogue tech, com este governo ou outro) se aproveitam – quando qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que o aumento do IUC nada tem a ver com a baixa do preço de portagens, continuam com a mesma cantiga.

          • Ifm says:

            Concordar com este Sr a nível de política.

            É porque mereces um grande barrete.
            Ou porque és daqueles que ganham com a crise do outros.

            Sempre ouvi dizer e é verdade, nos momentos de crise criam se grandes fortunas.

            Mas de qualquer forma concordar com medidas políticas, que esta Aves defende. Não podem ser boas pessoas.

          • Filipe says:

            Aves

            Sim, tens dor de corno. Tu compraste um carro superior ao ano de 2007 porque quiseste. Podes dar a volta que quiseres, com as fórmulas que entenderes, com esse “patoa” todo porque pensas que assim mostras o teu lado intelectual e que o teu ponto de vista é aquele que é válido. Mas no fundo, queres que os outros paguem o que tu pagas, quanto tu é que não quiseste comprar um carro <2007 que provavelmente até seria mais barato. E sim, quem mantém um carro <2007 não tem posses. Eu acha que gostam de andar a limpar vidros embaciados com panos, vidros abertos com 40 graus lá fora? Enfim.

            Você sabe quantos milhões de portugueses seriam considerados pobres se não fosse os subsídios/apoios/ajudas do Estado? Pois…

        • NP says:

          @Aves, Não percebo nada? É só uma fórmula, nada vejo qual a dificuldade. Tenho carros de IUC novo e antigo, ambos a GPL. Acha que querem saber q polui menos? Claro que não, pagam como se não tivessem a conversão. Ou seja, não tem nada a haver com o ambiente. O que importa é aumentar a receita fiscal e este é um bom cavalo de Tróia. Agora são os anteriores a 2007, quando não houver os de 2007 são outros. Simples.

          • Vitolas says:

            Já experimentas-te quando vais a inspeção e eles fazem o teste do co2 ter o carro a funcionar a gpl em vez de a gasolina como eles pedem?
            Eu já, todos os anos, e vêm logo ver se o gpl estava ligado e repetem o teste, vá sé lá saber porque..

          • NP says:

            @Vitolas Normalmente, pedem para alternar entre o gpl e gasolina. Houve um ano que a nao podia fazer o teste a gpl porque os sensores nao consigam detectar o CO2.

        • Realista says:

          @Aves
          Esqueceu-te do “Muita gente tem uma pequenez de carácter em que, se estão mal, então o resto das outras pessoas não podem estar bem”

          E não. 3500€ de IA pagos há 16 anos, como foi o meu caso, não estão mais que compensados. Ainda mais quando esse montante, na altura, valia mais que vale agora. E pagar 3500€ de uma vez é diferente e mais nocivo do que ir pagando um valor inferior e parcelar ao longo dos mesmos 16 anos. E “muita gente”, para os pagar de uma única vez, teve de recorrer a crédito automóvel, acrescendo ainda os juros sobre esses mesmo valor. E ainda sem contar que poderiam ter sido investidos, valorizando-o ainda mais o seu valor, redundância à parte. Ou outras hipóteses. Mas essas hipóteses não lhes foram sequer dadas.
          Por isso, se pensar um bocado, não, pessoas que adquiriram carros após 01/07/2007 não andam a ser prejudicadas. Beneficiaram isso sim, de não ter de desembolsar uma quantia tão elevada logo de início, podendo utilizar esse valor como muito bem entenderam.
          Espero que pense um bocado no que leu aqui. Pode ser que lhe diminua um pouco a amargura que tem sentido ao longo destes anos todos.

          • Carlos Silva says:

            Nem mais, excelente resposta.
            Concordo e subescrevo a 100%

          • Aves says:

            E os matriculados a partir de 01/07/2007 não pagaram ISV à cabeça, que também é um valor elevado?
            É certo que os que pagaram IA pagaram mais do que os que a seguir pagaram ISV.
            Mas o que conta é diferença entre o valor pago a mais do IA (IA – ISV) e o valor pago a menos de IUC nos 16 anos (ou num número de anos igual).
            Não é a diferença entre o valor pago a menos de IUC com o total do IA.
            Posso escrever 50 vezes “IA pago a mais” (IA – ISV) mas quem quer fazer propaganda esquece o ISV, pago pelos veículos matriculados depois de 01/07/2007.

          • Pois, Pois says:

            @Aves, para que insistes, já admitiste que o que te move não é a racionalidade mas a dor de cotovelo “se eu pago os outros também têm que pagar”.
            Faz um favor a ti e à malta, desampara a loja…

      • livreseforsopamim says:

        “…porque porque vão ter dificuldade em pagar este aumento do IUC. Não têm dinheiro para isso. …”
        Epa, que a vida ta dificil, sem duvida, mas tb sem hiperbolizaçoes com travos de prestidigitaçao, tb nao! Com a norma travao, sao 25 eur de aumento anual. No limite, menos uma voltinha em 3 ou 4 fds e menos 5 maços tabaco anuais (sim para isto nunca faltara é curioso, mm com novo aumento de 15% no imposto).

        • Pois, Pois says:

          Há várias formas de analisar a coisa, a principal para mim é a alteração das regras que o próprio estado definiu e que convenhamos não tem nada a ver com a poluição, a ideia é só sacar mais dinheiro onde podem.
          Outra forma de ver a coisa é através do aumento percentual, alguém pode achar razoável duplicar o valor de um imposto de um ano para o outro?
          Depois, em valor absoluto aumentar 25€ não será crítico para quase ninguém, mas aumentar 100€ em três ou quatro anos já me parece um roubo, até porque depois ficam a pagar esse valor enquanto mantiverem o carro.
          E depois, a malta paga o aumento, mas os carros vão continuar a circular, qual o ganho para o ambiente? Nenhum, só mesmo o estado é que ganha mais e à custa de uma abordagem injusta e de quem no geral não terá grande desafogo económico (claro que haverá excepções, mas são isso mesmo, excepções)

      • Yamahia says:

        “é uma ajuda para comprar um carro semi-novo/novo, ou se se continuam a queixar”
        Semi-novo só se for elektro até 4 anos já meio mamado.

  8. Simão says:

    Não tenciono trocar os meus de 1996 e 1980 .
    Até 3000€ para comprar um carro a pilhas que custa 10x mais?
    Fiquem com eles.

  9. Chico Fininho says:

    Alguém sabe se existe algum incentivo para ligeiros comerciais?

  10. Verdinho says:

    Mas a base da agenda verde não é prevenir e REUTILIZAR?
    Alguém sabe de algum estudo que compara a pegada ecológica da utilização de um carro “velho” vs manufatura+utilização de um carro novo?

    Querem atirar areia para os olhos das pessoas ao dizer que é mais uma taxa por questões ambientais…

    • Grunho says:

      A base da agenda verde é arranjar pretextos para o meter nos bolsos do lobby automóvel. A poluição de produzir carros novos, somada à poluição de descartar os velhos, não interessa nada para o caso.

  11. antonio says:

    O incentivo vem do PRR, pago pela UE, quanto ao novo incentivamos a desgovernança, pagando todos os custos que nos impõem e fazendo sair divisas do nosso bolso, que os nossos políticos não descortinam a sair, não são eles que pagam directamente à alemanha pelos BMW pelos VW, ao japão pela Honda pela Toyota etc…

  12. Filipe says:

    eu nao concordo com isto estou contra o que vai dar 3000€ nem um carro de 2002 cosigo comprar

  13. Azul says:

    O importante aqui é “igualdade” (que tanto brandam aos céus)… no IUC também (ao menos aqui o PS teve coerência com a igualdade, mas assim os seus seguidores já não gostam). Pagam todos por igual! Ou sobem todos CC3 + CO2 ou baixam todos apenas CC3.
    Coitado dos “pobres” com carros antes de 2007 – Porches, BMWs 7, Audis A5, Mercedes S… sim, pobrezinhos… Mas o desgraçado que tenha um Renaul Clio de final de 2007 já é um rico….
    Nota: Ando à anos a tentar convencer a esposa a mudar de carro, pode ser que com esete apoio eu finalmente consiga (o carro dela no mercado atual vale 1500€, portanto os 3K são bem vindos)…

    • PTO says:

      Se ao menos soubesses porque é que os carros anteriores a Julho de 2007 pagam menos IUC…

      Mas não sabes e por isso é que fizeste o comentário ignorante que fizeste.

  14. Pedro says:

    Trocar o meu carro com qualidade de construção, fiável, fácil manutenção por esta foleirada nova que anda na rua? Estão mas é malucos. Os novos não valem nadinha, manutenção caríssima, qualquer coisa param logo. Não sou de andar a conduzir lixo.

  15. Miguel Lima says:

    Esta medida nunca se poderia chamar “Incentivo ao abate de veículos”, mas sim “Incentivozinho à aquisição de veículos eléctricos”.
    Tenho um carro de 2000, que gostaria bem de poder enviar para abate, em troca de algum dinheiro, SEM que seja obrigado a adquirir uma nova viatura. Pode ser, Costa?!

  16. Yamahia says:

    “Aquisição de um veículo novo a combustão interna com emissões reduzidas”
    Que carros são esses?

  17. Z says:

    Tanta discussão, dissidências e diversidade de opiniões, quando a conclusão a retirar desta nova legislação, é bem simples: o Estado, como bom “ladrão” que é, nunca deixa de por em prática a sua sua apetência fundamental, qual seja: a de em nome de uma pseudo preocupação ambiental, aproveitar para, uma vez mais e como sempre, esbulhar fiscalmente o cidadão trabalhador…Mudam os fundamentos da sobrecarga fiscal, a seu belo prazer, e lá vão convencendo os “idiotas do costume”, que tudo é feito em nome do bem geral do país, ou (como agora), da sobrevivência e bem estar da humanidade..Mas quem é que ainda acredita nesta gente?? – A finalidade última é, como tem vindo a ser nas últimas décadas, encher os cofres do Estado, com recurso ao habitual esbulho dos do costume: a classe (cada vez menos) média..O resto do discurso político nacional, em contrário desta triste e crua realidade é, como dizem os nossos irmãos brasileiros, “música para boi dormir”…

  18. Hyperrush says:

    O meu fiat grande punto 2007 só tem 56500 km ta novo

  19. Carlos Silva says:

    Esta medida é mais um tiro que o Costa e o xuxalismo, dá nos pés e na economiazinha de Portugal.
    Se não, analisemos, os stands de automóveis usados que tem carros com matrícula anterior a 01-07-2007 ainda à venda, vão fazer o quê ? Enviá-los todos para abate ? E quem lhes paga o prejuízo ?
    Porque com este aumento, quem é que agora vai procurar comprar um carro matriculado antes 01-07-2007 ?
    Vamos mandar todos estes carros para o abate ?
    Então mais a Economia Verde, não nos manda Reduzir o consumo sempre que seja possível, Reutilizar e Reciclar ??
    Se isto fosse, noutro país da Europa, tínhamos de certeza, grandes manifestações e greves !!
    Mas como estamos em Portugal, tá-se bem é só mais um aumentozinho no IUC !!

    • Yamahia says:

      Por acaso há por aqui um vizinho com um BM de Jun de 06. Está fantástico e anda todos os dias.
      Será que a ideia é destruir este tipo de carros com enormes custos para o ambiente e incentivar a compra de novos, cujo fabrico tem custos enormes para o ambiente ?
      É esta a politica ambiental que se pretende?
      Que palhaçada. Este BM é menos poluente actualmente q qq elektro. Pelas emissões que conteve ao não ter sido reciclado e porque não foi preciso gerar novas emissões para produzir um novo carro. Então se o novo carro for elektro, é para esquecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.