Abate de carros elétricos com poucos quilómetros?
A internet é uma rede enorme de informação, mas também de desinformação (ou informação desajustada). Sobre carros elétricos são muitas as notícias que circulam, especialmente nas redes sociais. Uma delas tem a ver com o facto de carros elétricos estarem a ir para abate com poucos quilómetros. Será que é verdade?
Carros elétricos: são necessárias soluções de reparação e diagnóstico
Apesar dos BEV (Battery Electric Vehicles ) mais recentes apresentarem elevados níveis de instalação de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e tecnologias de segurança passiva, não estão isentos de riscos ou incidentes. Devido à natureza nascente da indústria, as reclamações de incidentes de BEV são atualmente cerca de 25,5% mais caras do que os seus equivalentes ICE e podem levar cerca de 14% mais tempo para serem reparadas. As colisões rodoviárias envolvendo um BEV podem ser catastróficas para o veículo.
Refere o relatório da Thatcham Research, que destaca os riscos para a adoção de veículos elétricos a bateria, que as baterias BEV representam uma percentagem substancial do valor original do veículo e, portanto, estão rapidamente a apresentar um impacto negativo no modelo económico de reparação de veículos.
Embora exista um número relativamente pequeno de BEV no mercado (referente ao mercado do Reino Unido), existe uma falta compreensível, mas preocupante, de soluções de reparação e diagnósticos pós-acidente acessíveis ou disponíveis.
Sem mudanças significativas, há uma forte probabilidade de que os custos com sinistros continuem a aumentar desproporcionalmente.
Grande parte da indústria de seguros automóveis ainda não se adaptou aos desafios da adoção em massa de BEV, e as implicações permanecem não quantificadas na capacidade de reparação, formação e competências, custo e sustentabilidade ao longo da vida dos BEV. Esta falta de consciência significa que muitos BEVs são muitas vezes considerados irreparáveis, levando a amortizações prematuras devido ao elevado custo da bateria e à falta de valor que o ecossistema do Reino Unido pode recuperar deles
Tendo em conta o referido, o estudo conclui que de facto há veículos elétricos com bateria que estão a ir para abate. No entanto, tal acontece apenas quanto a reparação da bateria é totalmente inviável. O estudo destaca também que a indústria tem, de se adaptar a este "novo" segmento automóvel.
Este artigo tem mais de um ano
Por isso é que a nova tecnologia LFP Blade da BYD é um grande passo, até a Tesla já começou a apostar nesta tecnologia.
Por exemplo o novo BYD Dolphin já tem este tipo de bateria e a marca da garantia de 8 anos ou 200.000Km, mas afirma que a durabilidade da bateria pode atingir até 30 anos ou 1 milhão de Km.
O “pode atingir” para mim interessa-me ZERO. Se confiam tanto na sua tecnologia, então podem dar 750.000 km ou 25 anos de garantia.
Eles não dão garantia para que a bateria dure para sempre, dão garantia para que defeitos de fabrico que possam ocorrer durante esse tempo, se não ocorrerem é porque não existem, logo não faz sentido dar mais, apesar de já haver marcas como a toyota que dão 1 milhão de kms.
“haver marcas como a toyota que dão 1 milhão de kms.”
-Garante se fizer 1 milhão em 10 anos. Se passar 1 semana mesmo que tenha 50 mil kmsnão pagam nada.
-Garante ou diz que garante SE fizer inspeccoes na Toyota a cada 15 mil kms e renovam anualmente se acharem que se portou bem. Para atingir 1 milhão em 10 anos presisa fazer 7 inspecções /ano na marca. Isso não é de borla. Chega para pagar uma extensão de garantia e ainda sobra muito.
-Garante à custa de grandes secas para o proprietário enquanto o carro carrega.
A curva de carregamento desses Toyotas é miserável, exatamente para proteger a bateria no período de garantia.
Com essas secas nc vai conseguir percorrer os 100 mil por ano.
Por fim adverte que no fim do período, a capacidade da bateria poderá estar reduzida a 70% da capacidade original por conta da degradação pela qual toda bateria de carro elétrico está sujeita.
Portanto garante bola.
Garante ao fim de 10 ANOS uma bateria mamada (70% de capacidade) a troco de 70 inspecções à bateria pagas a peso de ouro.
Exacto, não sabe o que é uma garantia ? Acabou, acabou, é assim para tudo.
Não é de borla mas é mais barata que qualquer outro, custa metade de um Aygo.
Errado, onde inventou isso, a renovação é feita a cada manutenção desde que seja feita pela toyota, o melhor é ler as condições em vez de fazer hate.
Onde dizem “se acharem”?
https://www.toyota.pt/mundo-toyota/campanhas/toyota-relax#info
Curioso porque a toyota dá mais garantia ás baterias do que ás fuel cells e tanques de hidrogénio. Deve ser para ver se duram até lá.
Poderá ? é como os seus comentários ? na maioria das vezes deve estar a pensar que “poderá dizer alguma certa”. LOOOOL
Já viu o que está a pedir?
Não tem lógica nenhuma.
Então são 10 aninhos se forem tratadas com mãozinhas de lã para não degradar abaixo de 70%.
Significa que ao fim de 10 anos, se não descer abaixo dos 70%. Vai para casa com um chasso e não lhe pagam um tusto.
Mas já agora, para que serve uma bateria com 70% da capacidade? Se é que acho que um gajo ainda se safa com um carro com uma bateria degradada a esse ponto…
@Yamahia ? onde dizem isso ?
Para que serve ? serve para tudo na mesma, simplesmente faz 30% menos autonomia que em novo.
Mas desde quando a garantia só cobre a degradação ? afinal ainda nem sabe o que é uma garantia. LOOOOL
Insistindo, onde é que dizem que ao fim de 10 anos tem 70 % de capacidade util ?
Então quer dizer que se comprar um aygo e ao fim de 5 anos e 100 mil kms a bateria morre ?
“@Yamahia ? onde dizem isso ?”
Onde?Em todo o lado e não é só a Toyota. Se tem 70% tá bom, é a bitola do mercado.
No caso da Toyota está bem explicito nesta artigo.
Agora convirá dizer, também, que a Toyota oferece uma garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros (leu bem!) para 70% da capacidade de carga da bateria. ”
https://jornalaguarda.com/index.php/economia/o-eletrico-da-toyota-esta-a-venda-em-portugal-com-garantia-de-1-milhao-de-km
“serve para tudo na mesma, simplesmente faz 30% menos autonomia que em novo”
Uma bateria degradada a 70% da capacidade pode implicar:
-O carro não liga.
-O carregador não funciona, ou o carro carrega devagar.
-A bateria descarrega rapidamente.
-O carro desliga sozinho.
Uma bateria com 70% da capacidade inicial pode ser considerada degradada a 80% qt mais a 70. A duração da bateria e a sua eficiência não é diretamente proporcional à sua capacidade.
Vc queria o carro com uma bateria nestas condições?
Não, onde dizem que ao fim de 10 tem 70%?
La vem você com essas mentiras de que o carro nao liga, onde inventou isso ?
O do Bastos nao liga ?
Errado, uma bateria com 70% tem menos 30% de autonomia que em novo.
Fico a aguardar onde dizem que ao fim de 10 anos vai ter 70 % de capacidadez
30% de degradação o carro nao liga ahahahahahh este inventa tudo meu deus, se um eletrico com 1 milhao de km tivesse 30% de degradação era um ganda espetáculo porque 95% dos carros a combustão nem chegam perto de 1 milhão ahah e mesmo que lá cheguem já foram 100 mudanças de óleo 10 distribuições já teve de abrir o motor e o carro já gasta mais uns bons litros
” https://www.standvirtual.com/blog/carros-eletricos-sintomas-de-uma-bateria-estragada/
”
https://www.standvirtual.com/blog/carros-eletricos-sintomas-de-uma-bateria-estragada/
@Nuno,
Já o disse acima, com a curva de carregamento qvesses carros têm, o proprietário, mesmo q queira, nao tem tempo para fazer o milhão. Eheheh
@JL, no caso de degradacao da bateria o @Yamahia esta correcto. Com o decaimento da capacidade das baterias, alguns circuitos podem nao funcionar por nao manter a tensao necessaria. As baterias podem ser usadas noutras aplicacoes que nao necessitem de uma descarga de corrente elevada ou consigam funcionar a uma tensao mais reduzida.
Qt ao carro não ligar, reclamem aí com esse site. O link ja deixei acima:
“3. Dificuldade no arranque
A bateria é responsável por fornecer energia para o motor elétrico, pelo que algum tipo de irregularidade no funcionamento do segundo pode ser sintoma de falha no acumulador”
Errado, o que diminui é a capacidade, em vez de carregar 100 kWh, carrega 70 kWh, e até demora menos tempo a chegar aos 80 %.
Errado, os circuitos funcionam todos na mesma, tanto que há por aqui um exemplo com 35% de degradação, o yamahia conhece bem, e o carro está a funcionar normal, tanto que o dono vai continuar a usar mais uns anos.
Nao inventem que não vale a pena.
A tensão de trabalho de uma bateria é sempre a mesma , seja que degradação seja.
Nao preciso de reclamar, qualquer um que entenda de bateria sabe que isso é mentira, estão a comparar baterias de alta tensão com baterias de 12v que quando estão mortas já não chegam a aguentar o motor de arranque a trabalhar.
Coisa de novatos ou conspiradores.
@JL tens de rever o funcionamento de baterias (curvas de funcionamento e o que afecta as mesmas, seja temperatura ou uso). A tensao de trabalho nao e constante. Na saida dos conversores para o motor, podes ter correntes e tensoes mais lineares devido ao controlo aplicado. No entanto, a partir de um certo decaimento da bateria vais ter um vida util da bateria muito inferior, Dai fazer menos km e a partir dai o decaimento sera superior. Apesar disto, as novas baterias usadas pela tesla tem um decaimento muito baixo o q e’ muito bom para o tempo em que investimento em carros electricos esta’ a ser feito.
É isso é, a bateria degradada até começa a fazer ruídos como zumbidos e tal, deve ser ela a relinchar como fazem os “apoiadores” da tecnologia alternativa.
LOOOOL
Já agora:
“A bateria é responsável por fornecer energia para o motor elétrico, pelo que algum tipo de irregularidade no funcionamento do segundo pode ser sintoma de falha no acumulador.”
Falha não é degradação, isto é avaria….
“Se está a ter dificuldades para carregar o veículo elétrico ou se este deixou de ser capaz de manter uma carga completa, pode ser um sinal de falha no conector, mas também de algum tipo de instabilidade.”
Este igual, AVARIA e não degradação.
Degradação não é uma avaria.
A tensão de trabalho é constante sim, tanto que o carregamento é CC/CV, a tensão de trabalho só varia com a temperatura, de resto é sempre igual independentemente da degradação.
O que se está a referir é a resistência interna, isso é outro efeito que pouco está relacionado com a degradação, as variações de tensão apenas acontecem com a variação de temperatura e em poucos casos.
Leaf com 25 % de degradação, comparado com leaf com 51% de degradação, tensões de carregamento exatamente iguais.
Agora digam-me onde o carro falhou e não pegou e não carregou ?
https://youtu.be/CHEnbbmlo_A
https://www.youtube.com/watch?v=ZwMA4K9tMEY
@JL pode me mostrar algum documento/estudo onde mostre que a tensao de trabalho de uma bateria e’ constante?
Ora essa:
https://batteryuniversity.com/article/bu-409-charging-lithium-ion
Atenção, tensão de trabalho não, também errei, tensão máxima de carga e mínima de descarga, obvio que entre os 100% e os 0% de SOC a tensão varia, referia-me à tensão máxima de carga e mínima de descarga.
Se fosse o primeiro ministro ou o galabamos a vender isso era um triliao de km com dois grátis…
Em vários países europeus viu-se por várias vezes que as marcas tentaram capitalizar com isso: em muitos acidentes dados pela marca como “catastróficos” ou a reparações super caras por substituição completa da bateria, em oficinas independentes conseguiram ver que não havia risco e reparar só o que danificado por uma fração do preço. No entanto marcas como a Mercedes dizem que há que substituir tudo sem sequer ver o que foi danificado. Isso é especialmente mau nas marcas alemãs…
Como é natural as marcas não lhes interessa perder tempo com este tipo de reparações, é mais rentável para eles substituir a peça toda de uma só vez, mas para o cliente é um enorme rombo na carteira, o que faz com que se tenha de equacionar entre gastar tanto dinheiro ou partir para outra…
Simplesmente o Mercado paralelo tem de crescer e surgir com segundas opções, se isto fica retido somente nos fabricantes a brincadeira passa a compre use e deite fora.
E já surgiu em força, não sei se é o caso deste pais, mas por cá já existe e com qualidade.
Eu ando a tentar arranjar uma bateria destas cá para casa para armazenar a energia dos painéis a ver se vejo uma baratinha, mas isto é assim desde sempre comprem um a gasolina novo e tenham um acidente e o motor também vai novinho para o lixo
“…compre use e deite fora.”
Em nome da sustentabilidade.
Felizmente este mercado já está a desacelerar. Por outras palavras, as pessoas já estão a abrir os olhos.
Onde dizem isso ? ou é você que diz ?
Está a desacelerar para quem ? para a toyota ? obvio…
2022 +63%
2023 +49%
2024 +35%
Vejo aqui uma desaceleração, vc não vê?
https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-akio-toyoda-procura-eletricos-desacelera/
—
Por outro lado…
https://insideevs.uol.com.br/news/688666/volkswagen-suspensao-producao-carros-eletricos/
https://www.turbo.pt/tesla-gigafactory-alemanha-producao/
Etc…
Fui agora ver o relógio só para ver se estava certo, pelo que entendi ainda estamos em 2023, e já existem numeros de 2024 ?
Curioso, porque as maiores quedas parecem ser dos a combustão.
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-9-2-in-september-battery-electric-14-8-market-share/
Projecções. Nc ouviu falar? Os investimentos são feitos com base nelas.
E desde quando elas batem certo ? por isso é que depois gajos como o da toyota vêm dizer que não está a dar certo, e deu certo para outros.
LOOOOOL
Diga antes assim, anda toda a gente a adivinhar uma crise e anda tudo a fechar a fechar o bolso.
Deve ser por isso que a toyota já desistiu dos hidrogénio e já está a investir forte nos elétricos
A Toyota neste momento esta a apostar em varios sectores, e ha espaco para o hidrogenio noutros meios de transporte. Eles vao apostar no hidrogenio, mas nao para veiculos de passageiros.
https://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/toyota-switches-hydrogen-fcev-focus-commercial-vehicles
Se não dá certo com ligeiros, como pode dar em pesados, onde o custo crucial do transporte é o combustível ?
Não viram o Mercedes FCEV ? para fazer 1000 kms a andar devagar gastou mais de 3000 euros em hidrogénio ? isso é viável em que aspeto ? quando um camião a gasóleo faz isso por pouco mais de 15% do custo em combustível ?
pelo que percerbi, seria para uso no transporte logistico em que ja estao definidos os pontos de entrega/armazens. Neste caso, diminuiria os postos de abastecimento, que e’ algo imporante para os veiculos de passageiros.
E o Toyota mirai acho que teve boas reviews o problema estava nos pontos de abastecimento. O link anterior da para ter uma ideia do carro. Quanto ao mercedes tenho de ver, nao sabia q estavam a apostar ou apostaram nos FCEV’s
Sim, tal como o projeto piloto que aconteceu com 47 camiões da Hyundai na Suiça, que faziam transporte, só que o hidrogénio deixou de ser financiado, e as empresas tiveram de suportar os custos do mesmo.
Resultado: estão todos parados e a Hyundai já quer ir para a Alemanha onde o mesmo é financiado a 50%.
O mirai é um carro bom, não muito fiável, com manutenção cara, o problema é que é um carro grande, pesado e pequeno de utilidade. 4 lugares em alguns países com 278 litros de mala.
Resultou muito bem nos países onde teve enormes incentivos como nos EUA em que ficava a metade do preço e uma rede com poucos utilizadores, o problema veio depois, os postos de abastecimento falham muito, o fornecimento é complicado e lento, deixando muitos postos vazios, ao dia de hoje apenas 40 % dos postos estão funcionais e com stock.
Depois veio o problema do preço, com o aumento da energia, o hidrogénio disparou em 2 anos de 15 dólares para valores de 30 a 36 dólares por kilo, mutos tinham os cartões de abastecimento gratuito até 3 anos ou 15 mil doláres foram aguentando até acabar, quando acaba, a maioria vende a preços ridiculos, é facil encontrar carros com 3 anos e menos de 10 dólares, a maioria prefere renting por 3 anos, trocando a cada 3 porque acaba por receber novo cartão de 3 anos de combustível ou 15 mil dolares.
Com isto a toyota viu o seu stock a aumentar com o mercado cheio de carros em segunda mão a valores ridículos. Teve a produção parada e durante algum tempo só vendia a empresas de aluguer.
A mercedes tem um camião fcev já em testes, usando tanques de hidrogénio liquido com 80 kilos de capacidade, praticamente o dobro do que havia até agora na hyundai e outras, vamos aguardar por resultados mais independentes.
Sendo h2 liquido tem um mercado muito especifico, são camiões para rotas muito bem definidas sem grandes intervalos de tempo de descanso.
Em relação a um comentário anterior sobre a BYD e as suas baterias, é importante que as pessoas tb saibam que tanto a BYD como outras marcas, colocam o “depósito” das baterias como uma estrutura que faz parte da estrutura rígida do veículo e que por esse motivo a sua substituição ou é impossível ou é muito difícil e cara. Certas marcas indicam mesmo isso nas características para que as pessoas depois não digam que desconheciam os factos.
Colocam ? então posso ver isso ?
~
Está a referir à tesla ? o que não é verdade, até o model y permite que as baterias seja retiradas, o que acontece é que a “caixa” das baterias faz parte da estrutura, mas a mesma é aparafusada ao resto do chassi do carro.
Olha até o novo Renault 5 já vem com essas baterias que fazem parte estrutura do carro, vai ser a nova moda para os elétricos baixarem de preço. Infelizmente um pequeno toque e lá se foi
Onde é que um pequeno toque vai a bateria à vida ? quando o pequeno toque chegar à bateria já o carro não tem aproveitamento.
Que acha deste ? é para a sucata ?
É um pequeno toque ?
https://ibb.co/r6NZg1w
É tudo uma questão de seguradoras, as seguradoras não estão para se chatear e qualquer toque do arco da velha em carros elétricos dão os carros como salvados sendo que os mesmos têm de ir para a sucata, ou dão um valor bem mais pequeno e manténs o carro mas ai depois já mete outras ginásticas financeiras em que a maior parte das pessoas não se quer meter ainda por cima em carros elétricos que são maioritariamente recentes.
Esse carro da foto de certeza que foi dado como salvado pela seguradora.
Errado. O carro da foro da foro é da minha sobrinha e está em reparação.
Então prove lá que dão um calor pequeno ?
Errado o Renault 5 EV não usa esta tecnologia da BYD, usa a tecnologia NMC (LI-NMC) são coisas diferentes e tem muito menos tempo de vida.
Exato
Para além de dificultarem o acesso físico à bateria, certos construtores tb limitam acesso ao software da mesma numa clara intenção de promover a obsolescência
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/scratched-ev-battery-your-insurer-may-have-junk-whole-car-2023-03-20/
Acho muito bem que sofram na pele o reverso deste tipo de esperteza saloia.
Ainda bem só usam a palavra “may have”
Já sabe das novas regras sobre esses e outros assuntos a nível de tecnologia?
Em poucas palavras, tudo o que disse e até que o veículo tem de permitir substituição de componentes sem intervenção da marca tem de ser possível.
Obsolencia programada têm os a combustão há décadas, onde mandam substituir peças e fluidos sem qualquer necessidade.
1º quem faz isso é a tesla e não a byd
2º se tiveres um acidente que afete a bateria o carro está longe de ser salvo seja qual for a bateria
A Tesla se o impacto for superior a “x” G… É verdade total… Ninguém quer andar com um carro com impactos monstruosos… O carro perante o impacto através dos sensores dá logo o relatório forense do estado geral do acidente…
Para mim os eléctricos serão sempre um nicho enquanto a tecnologia das baterias não for modular, de baixo preço e construção com materiais não raros.
A autonomia baixa, os tempos de carregamento elevados (não existem milagres, não existe capacidade para colocar supercarregadores do tipo Tesla em todo o lado), o peso das viaturas devido às baterias, mas mais importante a falta de infraestrutura para carregamento das viaturas nas cidades que não tenham garagem impossibilita o crescimento em massa.
Entretanto outras soluções como os combustíveis sintéticos ou hidrogênio estão a começar a arrancar. Aguardemos mais 5anitos.
Portanto não há eletricidade na cidade, mas já há eletricidade para produzir combustíveis sintéticos e hidrogénio, onde é necessário 5 a 10 x mais.
Está a arrancar ou está a parar ? é que a toyota diz que vai para outra…..
https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-admite-fracasso-do-hidrogenio-e-revela-dificuldades/
Nao falei em falta de electricidade. Falo sim na componente pratica de carregar as viaturas que não têm uma infraestrutura para estarem a carregar de uma forma continua.
A Toyota apenas indica que nas viaturas ligeiras o H não será a melhor solução. O hidrogénio no entanto é o mais pratico para navios, aviões e camião.
Mas a parte que se queixa existe muito menos para as soluções que indica. Até porque em Portugal já existem mais de 3 milhões de carregadores, aliás, é difícil saber ao certo, podem ser até dezenas de milhões, apenas estou a contar as casas com garagem.
Mais prático ? Vejo muitas vezes essa opinião, no entanto conhecendo a tecnologia acho estranho apontarem uma tecnologia que num veículo tão pequeno é tão cara e ineficiente a ser usada num veículo muito maior, onde esses problemas se multiplicam. Mas esperamos para ver.
Acredito que para navios, avioes e camioes nao seja usado o Hidrogenio com fuel cell (neste caso alimentado motores electricos), mas seja como combustivel liquido, como num motor termico. Deve ser mais facil nestes casos por ter espaco para depositos maiores a hidrogenio. Que acredito que seja o inconveniente nas viaturas ligeiras.
Nem mais, nestes, apesar de uma eficiência muito mais baixa, faz muito mais sentido os sintéticos, como a amonia que não precisa de tratamento para combustíveis mais refinados e os motores dos navios podem trabalhar com eles com poucas alterações.
Já agora, os a hidrogénio são eléctricos, e ambos os que referiu dependem essencialmente de eletricidade e METAIS ESTREMAMENTE RAROS.
Portanto fiquei sem entender muito bem a sua opinião.
E em muito menor quantidade.
Lá esta vc a comparar a formiga com o elefante.
Claro que em menor quantidade, tanto que são muito raros.
Mas olhe que já há preocupações.
Eu não disse se era pouco ou muito, até porque litio para carros há cerca de 6x mais que aquele que é preciso, e platina para carros nem para metade chega, apenas achei o comentário engraçado, é tipo os seus “eu não quero isto por aquilo, mas apoio isto”, no entanto aquilo que apoia é bem pior naquilo que eram os seus argumentos.
Enfim, o não fundamento do costume.
LOOOOL
Parece que não é bem uma formiga, e ora bolas, 70% está nas mãos de apenas um fornecer, e mais bolas, em Africa, tudo bem que é um pais civilizado.
https://www.ief.org/news/energy-transition-to-trigger-huge-growth-in-platinum-for-hydrogen
JL têm razão. Eu de facto no meu comentário deveria ter sido explicito e indicar electricos movidos pela bateria exclusivamente.
A questão está apenas relacionada com a quantidade de materiais necessarios para uma propulsão exclusivamente com bateria vs celuca de combustível.
Que nesse caso são muito mais e em mais quantidade para os a hidrogénio, até porque usam mais energia, mais sistemas de conversão, e até sao mais pesados, tanto no veículo como na infra-estrutura.
Quando compramos um carro e este tem um acidente a companhia de seguros se o valor de reparação mais o valor comercial do carro for superior ao de novo da um carro novo. Em Portugal são muitos já os casos de carros eléctricos que na falta de capacidade de averiguação pela marca de garantir segurança nas baterias é orcamd taxa a troca da mesma logo o carro não é reparado e o proprietário recebe uma viatura nova.
Ora ao trocar uma célula da bateria e está ainda não cumpriu os km necessários para compensar o desgaste ambientar que provocou na sua construção estamos perante um prejuízo para o ambiente e não em benefício do ambiente te.
Este é o problema que tem de se colocar em cima dos mesa. Estamos a poluir em antecipação de uma forma que a natureza não acompanha.
Vamos matar o planeta mais rápido porque o loby dos eléctricos está acima de tudo, e basta ver a posição da líder da UE que só se preocupa com a parte financeira ne. Que para isso queira proibir a venda de veículos eléctricos mais seguros para as baterias de forma a não se danificar as mesmas em pequenos acidentes como acontece actualmentente.
Onde é que dizem que essas células vão para descarte ?
Como sabe que não cumpriram o mínimo de kms para serem menos emissoras.
Desde quando é preciso garantia a segurança da bateria em qualquer toque ? Não leu o artigo ? Também garantem a segurança do motor a combustão num acidente que não afetou o motor ? E nesse caso como justifica as suas emissões ?
O que parece é que o lobby dos combustíveis está bem forte; até usa argumentos como lobby do eléctrico, que não entendo muito bem qual é , se é da parte da energia, onde eu devo pertencer, já que sou produtor de energia; ou dos carros, o de qualquer marca de ice pertence.
Quem é que quer proibir a venda de carros eléctricos mais seguros ?
Os EVs estão a destruir o planeta.
Estão ? onde ?