PplWare Mobile

Condutores chateados estão a destruir radares! Governo vai passar ao “ataque”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. vasco says:

    Destruir radares deve passar a desporto em breve…

  2. PM says:

    A culpa é dos radares, dos semáforos, das passadeiras e dos outros que me estão a estorvar na estrada, vou começar a partir ou estragar tudo para eu andar como eu quero, quem não estiver bem, que se mude, mais nada…

  3. Irony says:

    O pessoal ainda não conhece os jammer, mas fazem bem

  4. Pedro says:

    A sinistralidade é um assunto muito grave e urgente minimizar.
    Mas isto parece nitidamente caça à multa.!
    Com a “desculpa” de que é urgente baixar a sinistralidade (e é mesmo) querem aumentar multas ,… Nesta estratégia de redução se sinistralidade, como se enquadra a iniciativa de que “qualquer um” pode ensinar a conduzir?!?
    Ainda mais estranho é, ao que parece, a responsabilidade do tutor em acidentes (a nivel pessoal? Não me parece que os seguros possam cobrir isto ou então vão aumentar os prémios para todos)

    • david gonçalves says:

      E é dificil cumprir os limites de velocidade? Ainda deviam haver mais radares para aprenderem a respeitar como se faz nos outro países

    • PoPeY says:

      Para verificar se tens razão ou nao… Basta analisar se o numero de acidentes é proporcional ao numero de infrações naquele local. Se existirem muitas infrações e poucos/nenhuns acidentes então o radar não esta a contribuir para a segurança rodoviária.

    • GM says:

      Não parece. É. E não é a sinistralidade que está em causa, mas sim as receitas extraordinárias. Porque, em termos de sinistralidade, o estado de algumas (muitas) vias rodoviárias também periga a segurança rodoviária, e quanto a isso, nem um pio.

  5. Joao Ptt says:

    Vão passar ao ataque… com mais radares que a malta vai destruir sem qualquer consequência relevante para quem o fizer, porque estamos em Portugal, a polícia não descobre, mas mesmo que descubra o ministério público não avança com o processo, e mesmo que avance o tribunal dá umas 7 oportunidades para repetir a destruição até finalmente dizer que tem de ir uns meses para a prisão.

    Parece muito provável que este governo passar ao ataque dê em: coisa nenhuma.

  6. jAr says:

    Há uma grande diferença entre deixar de anunciar operações stop e colocar radares estrategicamente sem estarem sinalizados. A primeira verifica se está tudo em ordem com os documentos do condutor e veículo e se este está em condições de segurança para circular, a segunda, dependendo da velocidade para que o radar é calibrado, pode ser caça à multa. Há vários locais onde o limite máximo é exagerado e outros em que é francamente pouco.

  7. contraditorio says:

    Há que observar que por cá e no que diz respeito à realidade rodoviária ainda somos uns verdadeiros calhaus pré-históricos 🙂

  8. Yamahia says:

    ” …A situação tem gerado preocupação junto das autoridades, que veem nestes atos uma ameaça direta à segurança rodoviária. …”
    Correção, uma ameaça direta aos cofres do estado. Já se viu que, da forma como estão implantados, os radares nada contribuírem para a segurança rodoviária.
    No dia em que retirarem os radares de 50 da Santos & Castro e os colocarem nos bairros eu começo a acreditar nessa ladainha.
    #Portugal, país da UE com mais mortes em acidentes rodoviários urbanos.

  9. minage says:

    Nada que uma lata de laca na matrícula não resolva.

  10. Luis Henrique Silva says:

    Acho bem, e espero que seja uma multa bem pessada ou uns bons dias de detenção na prisão que até incha.

  11. Sei pois says:

    E assim mesmo, eu ja rebentei com 2 e tenho grupo no telegram para rebentar com todos! Eu ando a velocidade que quero, nunca tive acidentes. Mandem e os tvde tirar carta portuguesa ou voltem para o bangladesh

  12. JS says:

    E vai mais sinistros agora com a nova lei de os tutores ensinar a conduzir é que vai ser
    Arranjem as bias que cada vez estão piores Buracos sem fim etc

  13. gostava de ver says:

    Gostava de ver esse “ataque” e essa “vigilância reforçada” em relação ao roubo/vandalismo de estações de carregamento para veículos Elétricos, e aos alarves com carros térmicos que estacionam em lugares de carregamento de carros elétricos. Adivinharam: tenho carro elétrico.

  14. PN says:

    A situação tem gerado preocupação junto das autoridades, que veem nestes atos uma ameaça direta à caça às multas.

    FTFY.

  15. Quem pode, pode says:

    Sempre a 10 a patinar de uma roda

  16. Miguel says:

    A conversa é sempre a mesma excesso de velocidade.!!!!
    Para alguns no qual eu fasso parte, o problema é a falta de atenção dosbcondutores!

    1. Estao sistemáticamente ao telefone e nao é a falar, é a ver videos, tiktok e face etc.

    2.dao carta a toda gente, desde de que paguem a qualidade da formação e 0,00000000!

    3. A falta de sistemática de sinalizar a marcha, ignoram as regras do transito manobras perigosos, tracos continuos, é obrigatorio virar a direita e fazem o que querem e lhes bem apetece. Etc

    A polícia só intressa o exesso de velocidade, da memos trabalho do que as manobras perigorisas, o preenchimento da papelada.

    Mas a culpa é o excesso de velocidade.

  17. Diana says:

    Quero lá saber dos radares o carro é para andar, senão vinha com limitador de fábrica. Eu ando sempre de gás e nem piscas dou e nunca me aconteceu nada, e aqueles que andam devagar estão sempre a ter e a causar acidentes.

  18. victor silva says:

    Há casa atrasado (a) mental fazer comentários no site, quem anda em alta velocidade deveria ficar sim 8 pontos e ter uma multa de 5 000€, são esses que causam maiores acidentes .

  19. jorge santos says:

    Radares não servem para reduzir a sinistralidade. A velocidade não causa acidentes…

  20. Max says:

    Nos números sobre os radares (que o SOL diz que a fonte é a Infraestruturas de Portugal, e não o Ministro da Administração Interna, como parece indicar o post) – há uma grande confusão entre o total de radares fixos (169) e os radares em funcionamento (133). Dá a ideia que há 36 avariados ou que sofreram vandalismo, ou coisa assim.
    Os 169 “radares fixos” são contados assim:
    123 da ANSR (Rede Sincro) + 41 da CML + 5 de Ilhas e outras CM = 169
    Só que o que se está a contar na ANR são os “locais de controlo”, as caixas, onde instalar os radares – mas a ANSR dispõe efetivamente só de 98 radares, que vai rodando pelas caixas, ou seja, há sempre, 25 caixas vazias, sem radar.
    Então, o total de radares fixos efetivos (ANSR + CML + Ilhas e outros) são 143.
    Os 133 radares em funcionamento de que fala o SOL e o post só pode ter sido obtido por estimativa – aos 143 deduziram 10, por avaria, obras ou vandalismo.

  21. SouHumanoNaoOcidental says:

    Vejam o Top gear de há uns anos atrás quando falam sobre França.
    Em França colocaram uns radares nas autoestradas por causa dos camiões.
    Sabem quantos eles destruíram no país?
    Todos. Atenção todos.
    Agora já que estamos a mostrar indignação podíamos fazer algo semelhante e tornar isto um desporto nacional: cada vez que um político não trabalha para a população que o elegeu leva uma bofetada e quem der a bofetada ganha um prêmio monetário.

  22. jk says:

    eu compreendo o governo na estrada é so pessoas egocentricas que pensam que a estrada é so delas e que nem um pisca sabem fazer

  23. Max says:

    “Em 2023, [um advogado, de Coimbra] começou a ser julgado por suspeitas de praticar 555 crimes de falsificação para tentar evitar a cobrança de multas a empresas, recebendo “pelo menos” 50 euros pelo serviço.
    O advogado pedia aos clientes para lhe entregarem o auto de contraordenação e preenchia o documento de identificação do condutor, a indicar-se a ele próprio como o condutor infrator em todas as 555 situações descritas neste processo. (…) fazendo prolongar os prazos e procurando utilizar todos os meios legais para garantir a prescrição dos processos. O que veio a acontecer em todos estes casos.
    Poucos meses depois, o advogado foi absolvido dos crimes de falsificação de documentos mas acabou por ser obrigado a pagar uma multa de 12.800 euros pelo crime de falsas declarações.” (Expresso, 16/04)

  24. TRacing1337 says:

    Porque o governo não resolve o problema do asfalto! Só quer ganhar € com a caça à multa!

    • Yamahia says:

      Por X’s, umas simples repinturas nas marcações do asfalto já evitava muita desgraça.. continuamos com estradas onde a única guia são as ervas nas bermas.

  25. João Henriques says:

    Agora são todos defensores do governo que ganha uns milhares à conta dos radares…
    Ah espera, esses mesmos radares ajudaram a reduzir os acidentes… como estão as estatísticas?

    • Yamahia says:

      Nos primeiros meses de 2026 registou‑se um aumento de cerca de 40% de mortos nas estradas em comparação com 2025, apesar da colocação de mais radares q eles dizem q são para salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.