Condutores chateados estão a destruir radares! Governo vai passar ao “ataque”
A vandalização de radares de velocidade está a aumentar em Portugal, com vários equipamentos a serem destruídos por condutores descontentes. A situação tem gerado preocupação junto das autoridades, que veem nestes atos uma ameaça direta à segurança rodoviária.
Radares estão a ser alvo de danos propositados
De acordo com as informações mais recentes reveladas pelo ministro da Administração Interna, Luís Neves, alguns destes radares foram alvo de danos propositados, ficando inoperacionais.
Em Portugal continental e nas ilhas, há 169 locais com radares fixos. Desses, apenas 133 estão a funcionar. Em Lisboa, dos 41 fixos existentes, quase metade estão vandalizados, uns por acidente, [como o da foto] na Avenida de Ceuta, pois houve um condutor que se despistou, há seis meses, e destruiu a caixa onde os cabos são ligados; e outros por puro vandalismo, como são os casos da Avenida Gulbenkian e do Areeiro. Alguns condutores furiosos com alguma multa decidem cortar os cabos, depois pegam fogo à caixa e a seguir colocam uma espuma que é muito difícil de tirar. Mesmo em Entrecampos, onde há sempre gente, fizeram o mesmo
Estes equipamentos são considerados essenciais para o controlo da velocidade e para a redução da sinistralidade nas estradas.
Perante este cenário, o Governo já reagiu e garante uma resposta firme. A estratégia passa por reforçar a fiscalização e adotar uma política de “tolerância zero” para comportamentos de risco ao volante, incluindo atos de vandalismo contra infraestruturas rodoviárias.
Além disso, deverão ser intensificadas as operações STOP e poderá haver um aumento do número de radares, numa tentativa de dissuadir infrações e garantir maior segurança para todos os utilizadores da via pública.
As autoridades recordam que a destruição destes equipamentos constitui crime e pode resultar em consequências legais graves.




















Destruir radares deve passar a desporto em breve…
A culpa é dos radares, dos semáforos, das passadeiras e dos outros que me estão a estorvar na estrada, vou começar a partir ou estragar tudo para eu andar como eu quero, quem não estiver bem, que se mude, mais nada…
Mais nada, quer ser uma flor de estufa, que fique em casa
O pessoal ainda não conhece os jammer, mas fazem bem
Tambem é ilegal, e dá apreensão do veiculo
Conta mais…
depois diz que nao tens rede para telefonar
Só gente tonta. É destruir radares e semáforos se controlo de velocidade.
A sinistralidade é um assunto muito grave e urgente minimizar.
Mas isto parece nitidamente caça à multa.!
Com a “desculpa” de que é urgente baixar a sinistralidade (e é mesmo) querem aumentar multas ,… Nesta estratégia de redução se sinistralidade, como se enquadra a iniciativa de que “qualquer um” pode ensinar a conduzir?!?
Ainda mais estranho é, ao que parece, a responsabilidade do tutor em acidentes (a nivel pessoal? Não me parece que os seguros possam cobrir isto ou então vão aumentar os prémios para todos)
E é dificil cumprir os limites de velocidade? Ainda deviam haver mais radares para aprenderem a respeitar como se faz nos outro países
Para verificar se tens razão ou nao… Basta analisar se o numero de acidentes é proporcional ao numero de infrações naquele local. Se existirem muitas infrações e poucos/nenhuns acidentes então o radar não esta a contribuir para a segurança rodoviária.
Não parece. É. E não é a sinistralidade que está em causa, mas sim as receitas extraordinárias. Porque, em termos de sinistralidade, o estado de algumas (muitas) vias rodoviárias também periga a segurança rodoviária, e quanto a isso, nem um pio.
Vão passar ao ataque… com mais radares que a malta vai destruir sem qualquer consequência relevante para quem o fizer, porque estamos em Portugal, a polícia não descobre, mas mesmo que descubra o ministério público não avança com o processo, e mesmo que avance o tribunal dá umas 7 oportunidades para repetir a destruição até finalmente dizer que tem de ir uns meses para a prisão.
Parece muito provável que este governo passar ao ataque dê em: coisa nenhuma.
+1
Há uma grande diferença entre deixar de anunciar operações stop e colocar radares estrategicamente sem estarem sinalizados. A primeira verifica se está tudo em ordem com os documentos do condutor e veículo e se este está em condições de segurança para circular, a segunda, dependendo da velocidade para que o radar é calibrado, pode ser caça à multa. Há vários locais onde o limite máximo é exagerado e outros em que é francamente pouco.
Há que observar que por cá e no que diz respeito à realidade rodoviária ainda somos uns verdadeiros calhaus pré-históricos 🙂
” …A situação tem gerado preocupação junto das autoridades, que veem nestes atos uma ameaça direta à segurança rodoviária. …”
Correção, uma ameaça direta aos cofres do estado. Já se viu que, da forma como estão implantados, os radares nada contribuírem para a segurança rodoviária.
No dia em que retirarem os radares de 50 da Santos & Castro e os colocarem nos bairros eu começo a acreditar nessa ladainha.
#Portugal, país da UE com mais mortes em acidentes rodoviários urbanos.
Não existe ameaça aos cofres do estado, se descer de um lado aumentam do outro.
Nada que uma lata de laca na matrícula não resolva.
Fia-te na virgem e não corras
Havia o rumor de meter verniz incolor das unhas nas chapas de matrículas
Ou laca do cabelo.
Acho bem, e espero que seja uma multa bem pessada ou uns bons dias de detenção na prisão que até incha.
E assim mesmo, eu ja rebentei com 2 e tenho grupo no telegram para rebentar com todos! Eu ando a velocidade que quero, nunca tive acidentes. Mandem e os tvde tirar carta portuguesa ou voltem para o bangladesh
Portugal está bom é para os de fora fazerem o que lhes apetece, sem consequências…
E vai mais sinistros agora com a nova lei de os tutores ensinar a conduzir é que vai ser
Arranjem as bias que cada vez estão piores Buracos sem fim etc
Gostava de ver esse “ataque” e essa “vigilância reforçada” em relação ao roubo/vandalismo de estações de carregamento para veículos Elétricos, e aos alarves com carros térmicos que estacionam em lugares de carregamento de carros elétricos. Adivinharam: tenho carro elétrico.
A situação tem gerado preocupação junto das autoridades, que veem nestes atos uma ameaça direta à caça às multas.
FTFY.
Sempre a 10 a patinar de uma roda
A conversa é sempre a mesma excesso de velocidade.!!!!
Para alguns no qual eu fasso parte, o problema é a falta de atenção dosbcondutores!
1. Estao sistemáticamente ao telefone e nao é a falar, é a ver videos, tiktok e face etc.
2.dao carta a toda gente, desde de que paguem a qualidade da formação e 0,00000000!
3. A falta de sistemática de sinalizar a marcha, ignoram as regras do transito manobras perigosos, tracos continuos, é obrigatorio virar a direita e fazem o que querem e lhes bem apetece. Etc
A polícia só intressa o exesso de velocidade, da memos trabalho do que as manobras perigorisas, o preenchimento da papelada.
Mas a culpa é o excesso de velocidade.
Quero lá saber dos radares o carro é para andar, senão vinha com limitador de fábrica. Eu ando sempre de gás e nem piscas dou e nunca me aconteceu nada, e aqueles que andam devagar estão sempre a ter e a causar acidentes.
Há casa atrasado (a) mental fazer comentários no site, quem anda em alta velocidade deveria ficar sim 8 pontos e ter uma multa de 5 000€, são esses que causam maiores acidentes .
Radares não servem para reduzir a sinistralidade. A velocidade não causa acidentes…
Nos números sobre os radares (que o SOL diz que a fonte é a Infraestruturas de Portugal, e não o Ministro da Administração Interna, como parece indicar o post) – há uma grande confusão entre o total de radares fixos (169) e os radares em funcionamento (133). Dá a ideia que há 36 avariados ou que sofreram vandalismo, ou coisa assim.
Os 169 “radares fixos” são contados assim:
123 da ANSR (Rede Sincro) + 41 da CML + 5 de Ilhas e outras CM = 169
Só que o que se está a contar na ANR são os “locais de controlo”, as caixas, onde instalar os radares – mas a ANSR dispõe efetivamente só de 98 radares, que vai rodando pelas caixas, ou seja, há sempre, 25 caixas vazias, sem radar.
Então, o total de radares fixos efetivos (ANSR + CML + Ilhas e outros) são 143.
Os 133 radares em funcionamento de que fala o SOL e o post só pode ter sido obtido por estimativa – aos 143 deduziram 10, por avaria, obras ou vandalismo.
Vejam o Top gear de há uns anos atrás quando falam sobre França.
Em França colocaram uns radares nas autoestradas por causa dos camiões.
Sabem quantos eles destruíram no país?
Todos. Atenção todos.
Agora já que estamos a mostrar indignação podíamos fazer algo semelhante e tornar isto um desporto nacional: cada vez que um político não trabalha para a população que o elegeu leva uma bofetada e quem der a bofetada ganha um prêmio monetário.
eu compreendo o governo na estrada é so pessoas egocentricas que pensam que a estrada é so delas e que nem um pisca sabem fazer
“Em 2023, [um advogado, de Coimbra] começou a ser julgado por suspeitas de praticar 555 crimes de falsificação para tentar evitar a cobrança de multas a empresas, recebendo “pelo menos” 50 euros pelo serviço.
O advogado pedia aos clientes para lhe entregarem o auto de contraordenação e preenchia o documento de identificação do condutor, a indicar-se a ele próprio como o condutor infrator em todas as 555 situações descritas neste processo. (…) fazendo prolongar os prazos e procurando utilizar todos os meios legais para garantir a prescrição dos processos. O que veio a acontecer em todos estes casos.
Poucos meses depois, o advogado foi absolvido dos crimes de falsificação de documentos mas acabou por ser obrigado a pagar uma multa de 12.800 euros pelo crime de falsas declarações.” (Expresso, 16/04)
Porque o governo não resolve o problema do asfalto! Só quer ganhar € com a caça à multa!
Por X’s, umas simples repinturas nas marcações do asfalto já evitava muita desgraça.. continuamos com estradas onde a única guia são as ervas nas bermas.
Agora são todos defensores do governo que ganha uns milhares à conta dos radares…
Ah espera, esses mesmos radares ajudaram a reduzir os acidentes… como estão as estatísticas?
Nos primeiros meses de 2026 registou‑se um aumento de cerca de 40% de mortos nas estradas em comparação com 2025, apesar da colocação de mais radares q eles dizem q são para salvar vidas.